Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

E seguem as especulações

image

Mais um dia sem novidade aqui pelo lado bom da lagoa, vale dizer, nenhum novo nome anunciado pela diretoria para a próxima temporada. Depois de Felipe Azevedo e Danilo, zagueiro e lateral esquerdo, respectivamente, especulou-se muito sobre a possibilidade da vinda de Marlone para o Galo, mas a reação da torcida corintiana fez a diretoria paulista recuar na negociação.

O meio atacante corintiano, apesar de ter apenas 24 anos já é jogador bastante rodado. Do Vasco para o futebol mineiro – onde não teve qualquer destaque –, passou ainda pelo Fluminense, depois Sport até encontrar abrigo no clube paulista. Nunca se firmou, apesar de ser voluntarioso e de sua boa finalização. Viria para facilitar o pagamento de dívida do time paulista com o Galo pela transferência do sonolento Giovanni Augusto.

A reação do torcedor paulista e da própria imprensa daquele estado, foi determinante a levar os dirigentes a “dar pra trás” no acerto com o jogador. Pode ser que ainda se concretize, mas, a meu juízo, se isso ocorrer deve ser sem aumentar um centavo nos valores negociados que já eram consideravelmente altos.

A imprensa paulista andou dando muito destaque ao fato de o Galo ter negociado a venda de Giovanni Augusto e atrelado à negociação a liberação de André, no inicio desta temporada, como um “chapéu” dado na direção corintiana e isso acabou sendo determinante ao recuo deles. Incluíram até Guilherme no pacote. Ora, se fosse para voltar no tempo, até argumentaria que o “grande negócio” que já fizemos com esse time de São Paulo foi a liberação de Bruno (goleiro) e os meio campistas Renato e Ramon. Essa sim foi uma grande cartada do Galo em cima da turma da pauliceia.

image

Enfim, se Marlone vem ou não vem, em minha concepção, pouco importa. Afinal, quero contratação de maior peso que esse jogador. Caso a diretoria decida por sua contratação, terá todo meu apoio bem como o da massa. Aqui é Galo, por%*!

Ontem, andando pelas ruas da minha Araxá, a todo o momento sendo abordado por Atleticanos, ouvi várias sugestões de nomes e alternativas até internas para o novo treinador. Algumas me chamaram a atenção e divido com o caro leitor Atleticano. Numa delas, o torcedor defendeu a escalação do jovem Gabriel como volante. Argumentou, e com propriedade, que o jogador poderá se revelar com um grande cabeça de área, superando o zagueiro que andou falhando na temporada atual. Achei procedente a sugestão e, considerando as saídas de Júnior Urso e Leandro Donizete, valeria a tentativa. Pode estar aí uma solução doméstica para um velho problema da equipe, especialmente neste 2016.

Entre os outros dois jogadores ventilados, que na minha avaliação merecem destaque, um deles – coincidentemente – teria entrado na pauta do Galo. Seria Rithely, volante do Sport e um dos destaques da equipe pernambucana na temporada. Entretanto, além do Galo, Internacional, Corinthians e Palmeiras estariam pretendendo sua contratação. Acredito que apenas o campeão brasileiro poderia ameaçar, tanto pela disponibilidade de recursos que tem quanto pelo fato de também disputar a Copa Libertadores. Inter e Corinthians não teriam a vitrine da Copa Libertadores e os gaúchos ainda irão amargar a série B em 2017.

O outro jogador mencionado é o que, entre todos, mais me agrada. O catarinense William Pottker, de apenas 23 anos, revelado pelo Figueirense e com curtas passagens pelo exterior, Red Bull, Linense até chegar à Ponte Preta, foi um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro deste ano, ao lado do nosso Fred. Este, sim, acredito que, vestindo a camisa do Galo, poderia despontar no cenário esportivo nacional e mundial. Prefiro Pottker a vários Marlones.

Mas, quem decide está na sede de Lourdes, até que a Prefeitura de Belo Horizonte passe a dividir suas atenções.

 

14 thoughts to “E seguem as especulações”

  1. FELIZ NATAL a todos. Para voce caro Eduardo e toda sua família. Feliz natal também a quem é do América, ao antigo Usipa, ao antigo Siderurgica, ao antigo Sete de Setembro, e é claro pra turma do Cruzeiro, porque natal é confraternização.
    Magic Castor, cada vez mais mágico.

    1. Desejo o mesmo á vc prezado ! Aproveitando, estendo á todos os amigos e leitores do Canto do GALO os votos de um Natal de Paz e um ano novo de realizações com saúde e prosperidade . Ao CAM , que nossos dirigentes tenham juízo e não cometam as bobeiras deste ano . SAM

  2. Acabei de ler uma notícia que diz sobre a situação do Donizete. Estranho dizerem que o atleta está fora dos planos do Roger. Apesar da idade, acho que o jogador ainda rende o esperado. Dizem que não faz o estilo do Roger por não saber sair jogando. Tá de brincadeira ne? Sob o comando de Cuca e Levir o Donizete fazia rapidamente a ligação nos contra-ataques. Pode até não ser um jogador com a técnica do Rafael Carioca, mas é aguerrido, não fica de passinho pro lado, é corajoso e tem bom tempo de bola nos passes de ligação. Com o time ajustado, acho que o Donizete tem papel muito importante. Sobre o Potker, sei não, tem cara de ser um Wellington Paulista da vida, que só dá certo em time pequeno. Além disso, o Roger manifestou interesse em contar com o Carlos. Será que vai fazer o garoto jogar bola? Tomara.

  3. Vamos gastar direito Daniel. .,….,va à. argentina e busque um camisa dez infinitamente melhor que essa encrenca do tal marlone jogadorzinho meia boca

  4. Alguem aí viu o desespero do presidente do crucru sobre a iminente construcao do estadio do GALÂO em entrevista a itatiaia ?
    Se ja está se borrando agora ,imaginem quando estiver construido!!
    O maluco opina sobre assuntos do time rival e ainda sem a minima noção dos fatos .
    Por essas e outras que o ATLETICO é o MAIOR CLUBE de MINAS.

  5. “Algumas me chamaram a atenção e divido com o caro leitor Atleticano. Numa delas, o torcedor defendeu a escalação do jovem Gabriel como volante. ”

    Que bom que estão começando a perceber que zagueiro nunca será. Já é um começo… Colocar juvenil para disputar titulo dá nisso. Adeus caneco… Falhou nos 4 gols do Grêmio e fez um para descontar. A massa aplaudiu o homem que entregou o ouro naquela ocasião, mas agora já vejo a torcida raciocinando melhor.

    De volante? Também seria fraco… No melhor das hipóteses lateral direito reserva do reserva…

  6. Meu caro Eduardo, acompanho o blog já algum tempo, e é a primeira vez que escrevo. No minha opinião de “corneteiro de alambrado” as contratações devem ser feitas para mudar peças no time titular e até agora só contrataram recomposição de elenco, o time do Atlético tem bons nomes individuais que não produziram como um time e não vejo perspectivas de melhoria jogando com os mesmos nomes ano que vem.

  7. Tá maluco véi ! Por 3k de euros vai-se ali na argentina e trás Montoya ou Musto .Jogadores jovens e cancheiros , Deixemos o tal marlone com os curicas de itaquera, que eles nos paguem o troco de pinga – giovane ‘chinelinho’ augusto – e vão furar o olho de outro, afinal todos os dias sai um bobo de casa mesmo ! Quem compra mercadoria duvidosa, que faça um bom proveito dela . Rithely é um bom nome,porém pelo valor – 20k de reais por 50% do passe – dá para fazer uma composição e trazer os dois acima citados ou,um deles e mais o Elias . Futebol para uns é mesmo uma teta , pensam que podem sugar à vontade que o leite nunca irá acabar … SQÑ !!! SAN

      1. Ele mesmo, amigo! GALO antes de sair catando pregos, deveria ter olheiros que enxergem o que os outros não vêem. Muita coisa boa no futebol sulamericano que nego não vê ou finge não ver. SAN

  8. Pelo amor de Deus, MARLONE não. É muito dinheiro pra um jogador meia boca, que nunca se explicou. Com essa grana dá pra comprar dois jogadores bons.

  9. Acho bem desnecessária a contratação de Marlone. A não ser que algumas saídas estejam previstas sem a gente saber ainda. Mas o Galo já conta com Maicossuel, Luan, Otero (que mostrou muita vontade de vestir a camisa do Galo) e a provável volta de Tardelli. Creio também que Hyuri ou Clayton (um ou outro) permaneçam na próxima temporada. Além disso, tem que resolver o destino ou a permanência de Rafael Moura. Ou seja, para o setor ofensivo, o grupo está inchado. Acho que a preocupação deveria ser com um camisa 10 de qualidade, um volante e mais um zagueiro de qualidade. Seria interessante, se realmente procede a oferta, vender o Erazo para o Besiktas. Se o Roger acertar o time (sem retrancá-lo, como em foi em algumas partidas do Grêmio este ano), acho que nesta temporada o futebol do R. Carioca, Maicossuel e Luan irão se destacar. Imagino até Robinho pegando banco em algumas circunstâncias… Sobre o Gabriel ser testado como volante, acho válido também, desde que se treine bastante o passe. Um detalhe que não foi muito comentado e acho válido destacar, é a renovação do Giovanni. Um ótimo goleiro, que com ritmo vai se destacar ano que vem enquanto o Victor não voltar, isso se o Victor não encarar um banquinho também dependendo do momento do Giovanni. Só me preocupo um pouco com o Uilson de reserva imediato neste período. Acho que ele tem tudo pra ser um ótimo goleiro, mas ainda lhe falta maturidade e calma em alguns lances importantes. No mais, estou confiante para a próxima temporada. Se o Roger foi este estudioso mesmo que todos comentam, ele analisou bem as falhas que ele cometeu enquanto treinador do Grêmio; haja visto o ótimo desempenho sob o comando do Renato Gaúcho após a sua saída. Acho interessante o padrão que o Roger dá ao time, a intensidade, a compactação, mas o time dele pecou em alguns momentos por ser recuado demais em alguns momentos e compacto demais, sem muita saída ofensiva com qualidade. O que o Renato fez foi isso, manteve a base e o esquema mas deu mais autonomia para o Douglas, provavelmente treinou bastante e fortaleceu a saída ofensiva e elevou a moral do grupo para os momentos decisivos. Então, se o antenado Roger souber administrar estes detalhes no Atlético, nossa temporada será excelente ao meu ver. Eu acho que o Fred vai comer banco dependendo de quem chegar para o ataque… no esquema do Roger o estilo do Fred perde espaço. Mas estou otimista para 2017. Vamo que vamo Galo!!!! Feliz natal a você Eduardo e aos demais atleticanos leitores do blog!

  10. Caro Ávila, o nome do zagueiro é Felipe Santana e não Felipe Azevedo…. Quanto ao Marlone, é muito dinheiro para um reserva…. jogador irregular e que se machuca com frequência…. melhor ficar onde está….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *