Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Começamos a conhecer a cara do time

felipe santana

Se concordamos ou não, o importante é que o elenco Atleticano começa a ser definido e mostrado ao Torcedor. Assim, cada um ao seu estilo – otimista ou pessimista – pode fazer suas projeções e apostas para 2017. Eu prefiro acreditar, ainda mais considerando que temos de volta, com toda energia, o nosso ídolo nos bastidores, o diretor de Futebol Eduardo Maluf.

Durante esta semana, meu contato com o Torcedor Atleticano de Belo Horizonte tem sido exclusivamente pelas redes sociais, uma vez que estou na minha Araxá para passar o Natal em família. Aqui mesmo, andando pela cidade, sinto o quanto as avaliações são controversas. Quanto ao Danilo, lateral que vem do Coelho, que a meu juízo foi contratados pelos gols que fez na decisão do Mineiro, ouvi gente aqui colocando a maior fé no jogador. Que seja como o Edmilson José, da Rádio Cidade de Araxá, propagou ontem em seu programa diário, quando falávamos sobre o lançamento do livro “O menino e o Rei”, ocorrido ontem à noite aqui na terra de Dona Beja e também do blogueiro.

danilo
Fotos: UAI/EM

Quanto ao zagueiro Felipe Santana (foto no alto), revelado pelo Figueirense e que circulou pelo continente europeu durante quase uma década, confesso meu total desconhecimento. O que não quer dizer nada, já que sou do tipo sectário e acompanho exclusivamente as coisas do nosso Galo. Não dou noticia do que acontece na casa do meu vizinho, então não me credencio para uma avaliação precisa e tampouco isenta. Digo sobre isenção, pois minhas opiniões – via de regra – são em defesa das cores do nosso Clube Atlético Mineiro.

Entretanto, aqui na terra, um primo/amigo/irmão, Paulo Márcio Ferreira, aposentado já faz alguns anos, usa seu tempo – sistematicamente – acompanhando todos os campeonatos europeus pela TV a cabo. Sempre que passo por aqui, costumo obter uma atualização básica sobre brasileiros que estão atuando na Europa. Paulinho não perde uma única partida transmitida daqueles campeonatos nacionais ou até mesmo da Liga Europeia. Ele me assegurou que se trata de um excelente jogador e que o Galo estará muito bem servido para a próxima temporada. Que assim seja!

Ao lado destas confirmações, aliadas a algumas saídas de jogadores que não vingaram com a camisa do Galo, especula-se muito sobre a saída do Pratto. Um jornal inglês noticiou que o o West Ham 14 milhões de euros, o equivalente a R$ 58 milhões, pelo jogador.  Já soube, extraoficialmente, que ele deverá ser negociado por 19 milhões de euros, que retiradas as comissões de agentes e outras despesas, deixarão nos cofres Atleticanos o equivalente a 16 milhões de euros. Sinceramente, acho que não tem como a diretoria tentar segurar o argentino, uma vez que nosso orçamento prevê a venda de jogadores, sendo ele a única moeda segura para investimentos em 2017.

Enquanto isso, o Atleticano segue na expectativa de novos nomes a serem anunciados. Outro zagueiro, um volante (se fala em Roger e vou ouvir do Paulinho sobre este jogador) e ainda um meia atacante.  Que essas definições sejam logo anunciadas e o Torcedor passe a projetar e sonhar com um ano de 2017 recheado de grandes conquistas.

 

24 thoughts to “Começamos a conhecer a cara do time”

  1. ATENÇÃO CONTROLADORES DA WORLD PRESS. CORRIJAM ESSE PROBLEMA DE QUANDO A GENTE ABRE O CAMPO PARA RESPONDER ELE JÁ VEM COM O NOME EO E-MAIL DE OUTRA PESSOA. AFINAL, O NOSSO E-MAIL TEM GARANTIA DE SIGILO E ISSO ESTÁ REVELANDO O E-MAIL DE VÁRIOS DE NÓS, SE NÃO DE TODOS. OUTROS COMPANHEIROS AQUI DA PÁGINA JÁ RECLAMARAM DISSO. AGRADEÇO A ATENÇÃO E AGUARDO SOLUÇÃO.

  2. Para aqueles que acham que o Robinho amarela em decisões, o brasileiro são 38 decisões, ele fez 12 gols e oito assistências, sem ele seria 20 gols a menos e com certeza o Galo brigaria para não cair. Faltou foi um bom esquema tático para ele desenvolver melhor seu futebol. Não é à toa que o Santos esta querendo ele novamente.

    1. O Rithely é realmente um bom jogador, volante pegador e que dá bom passe, mas, tem vários clubes atrás dele. Lembra-me o Richarlyson quando era jovem e jogava no São Paulo. Quando veio para o Galo já estava cansado. Do outro, do Rosário, nunca ouvi falar.

    1. gambá de itaquera querendo mais grana por um jogador que foi dispensado pelo pïrängï e pelo florminenC ? GALO tem de sair batido nesta ,sem contar que a posição que ele vinha atuando -pelo lado esquerdo do campo – temos o segte : _ Robinho . Luan .Otero .Maicosuel e as vezes até o Cazares , Quem desses daria lugar a ele …me ajude aí Nepomuceno … tem coisa melhor dando sopa por aí .
      _ Dudu ,ouvistes a entrevista do diretor de base André Figueiredo à um veículo de BH hj pela manhã ? Caboclo parece viver em Neverlands , e vou te falar viu , nossa base com este sr. à sua frente o futuro do CAM será buscar jogadores em outras paragens,por que dali sai nada que preste não. Entre muitas ,disse que o santos – referència em aproveitamento e revelação qdo o assunto é base no País – só revela muito por não ter grana para buscar jogadores de renome no cenário futebilístico . Seu discurso sobre nossa base ,não bate com o que se vê em campo …. desanimador. para não dizer outra coisa …Que falta faz um Zé das Camisas numa hora dessas viu! Fico a pensar: _ com a estrutura que temos hoje ,qtas joias não seriam lapidadas em sua mãos ,qtas … !!!!! SAN

        1. Pois é caro, discurso de quem tá nem aí para um dos setores mais importantes de um Clube de futebol . Impressiona tbm,ele dizer que quem tem de revelar é o time profissional . Dá a impressão que nossa base é uma festa só, aliás, festa não, uma bagunça só …SAN

  3. Caro Eduardo, b você realmente acha que por enquanto, nessas 3 negociações, estamos evoluindo? A torcida do mequinha, tá soltando foguetes e fazendo carnaval, por terem ficado livres desse lateral (horroroso), Corinthians idem. Esse Felipe tbem não conheço. Acorda GALO, pelo andar da carruagem… Não vejo melhoras, por enquanto. Vamos GALO.

  4. Com certeza as contratações até agora 2, foram pra melhor ou preferem Edcarlos e Lucas Cãndido? Eu assisti vários jogos do campeonato brasileiro nesse ano e posso afirmar sem erros, nos últimos jogos do Curica o Marlone jogou muito, quem critica não deve ter assistido ou prefere Carlos Eduardo, Patric improvisado, Carlos etc.etc.etc. Totalmente a favor da venda do Pratto por essa grana toda. O Turma chata derrubem o Nepomuceno e vão lá dirigir o Galo. Saudações Alvinegras.

  5. … Tardeli, “de novo”, NÃOOOOOOO … deixa ele lá com a amizade do Sheik e suas redes sociais … é bananeira que já deu cacho … muda isso aí, Maluf … vira a chave porque o Galo precisa de futuro, desapega do passado!

  6. Bom dia, o Felipe Santana é um excelente jogador, acompanhei sua passagem pelo Borussia, único clube europeu que gosto de ver seus jogos devido ao show proporcionado por sua torcida, um verdadeiro espetáculo, sem duvidas a mais bonita torcida do futebol europeu. É um zagueiro de boa estatura mas que tem velocidade e boa recuperação além de ser bom no cabeceio ofensivo, O Marlone certamente vai ser importante e produtivo, é um jogador que tem bom passe, bom arremate de longa distancia, visão de jogo e ajuda tb na marcação, quanto ao Danilo Barcelos, não vou comentar quero vê-lo jogar. Ainda precisamos de mais um zagueiro e um volante, principalmente se não houver acordo com o General. Abraço!!!!

  7. Bom dia!!!!!!!!!!!! Temos que ser otimistas, mas R$ 10.000.000,00 pelo Marlone parece um exagero não é? Não acho que vem para resolver. Até agora temos o mesmo meio de campo do ano passado. Até o presente momento o Roger vai ter que fazer mágica para o setor de criação do Galo. Danilo, Marlone, Felipe Santana são peças para compor banco de reservas na minha opinião. Outra coisa é o Robinho, grande jogador, mas não decidiu nada pra nós em 2016. Ele amarelou em todas as decisões. Concordo com o comentário de que seria uma boa trazer o Tardelli de volta. Acho o Fred bom, mas some muito durante a partida e isso pode ser fatal na libertadores. Falta um camisa 10 que distribua as jogadas, um volante melhor do que a enceradeira do Rafael Carioca. Marcos Rocha machuca a toa e quem vai substituí-lo? Patric? Passo a bola pra voces aí…..Grande Abraço e sejamos otimistas com contratações que realmente resolvam…..

  8. Bom dia, ilustre Eduardo nosso blogueiro otimista e demais atleticanos pelo mundo. Projetar e sonhar, Eduardo, a gente faz todo início de ano. Agora, um 2017 cheio de grandes conquistas está me parecendo difícil pelo menos por enquanto. Danilo, Felipe Santana e Marlone. Dá para sonharr? Êta Ferro! Sem falar das assombrações que a imprensa fica jogando pra cima da gente o tempo todo. Maluf, você ficou tanto tempo parado que esqueceu como é que faz? Vamos ter que aguentar a barca do Roger também? Como eu sou muito exigente não estou gostando nada da cara desse time. O pior é que quando o Nepomusono acordar eles já estarão treinando. São José, ô São José, sai dessa cama, São José, vá lá sacudir o Nepomusono pelo amor de Deus! Deus nos acuda; Nossa senhora. São José é o santo protetor do sono e do presidente do Galo.

  9. ESSA DIRETORIA PENSA PEQUENO DEMAISSSSS….PRA QUE TRAZER ESSE LIXO DE MARLONE????? OUTRO LIXO, BRUNO MARIA…..ENQUANTO ISTO COMO FICA O CASO DO GENERAL?????????

  10. Caro Ávila,
    essas vendas de jogadores, são sempre nebulosas, ninguém sabe o valor real que sobra para o clube, o valor que vai pro Galo é uma incógnita… É certo que o galo não tem direito a 100% do valor… seria bom que se apurasse quanto realmente entrará nos cofres do clube…. Quanto ao Felipe Santana, também desconheço, mas disputou liga dos campeões da Europa e gostei da fala dele na entrevista, mostrou personalidade… seria leviano fazer um pré julgamento… No mais é torcer para que dê certo… O Danilo será um bom reserva, já que o titular é o Fábio Santos… Aguardo seu post sobre o grupo do Galo na Libertadores da América….

  11. Minhas humildes sugestões para o presidente:
    – Com o dinheiro da venda do Pratto, contrate o Tardelli, o Nilmar e o Elias. Os três irão mudar o patamar do time.
    – Empreste Fred para o São Paulo e Hiury pro Botafogo (vai aliviar bastante a folha de pagamento)
    – Empreste Patric e Leonam pra Chapecoense (irão se destacar lá)
    – Doe o Carlos Eduardo pra quem se interessar
    – Renove o contrato do Donizete por 1 ano apenas, com cláusula de produtividade para que seja renovado automaticamente por mais 1 caso ele atinja os objetivos.
    – Traga Marlone e Bruno Rodrigo para compor o elenco (são jogadores razoáveis e poderão ser úteis)
    – Venda o Carlos pra Ucrânia.
    – Mantenha Cazares, Clayton e Rafael Moura no elenco (eles podem dar algum retorno ainda)
    – Por fim, cobre dedicação e profissionalismo de todos os jogadores. Assim, seremos campeões da América novamente!

    1. gostei do seu comentário Guilherme. O Marlone não vem mais. Só se for por mais de R$ 10.000.000,00; achei ótimo. Não vale e não joga isso tudo. Concordo com a permanência do Rafael Moura e Cazares. Eles ainda vão nos dar alegrias. Para vender o Carlos o Atlético vai ter que pagar em vez de receber. A falta de dedicação e profissionalismo foram determinantes para o mau ano que tivemos. A diretoria tem que entender que é a cabeça do clube e tem que comandar com pulso forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *