Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

E o Galo mostrou a sua cara

Não foi uma exibição digna do nosso time, daquelas de gala, mas valeu pela classificação. Antes deixa fazer uma consideração pessoal. Não pude acompanhar o jogo direto, em função da instabilidade no meu estado de saúde, que me levou para um Pronto Atendimento desde as 16 e só me liberando – na marra – pouco antes de 22 horas. Fiquei no aplicativo, comentários de grupos, alguma jogada pelo youtube. Só ao final e de volta para casa pude ver os melhores (?) momentos. Portanto, posso cometer alguma consideração que seja digna de contestação. Situação que mesmo vendo o jogo todo é passível de visões diferentes. Isso é bom e faz parte da liberdade de expressão.

Diria que o primeiro tempo foi terrível, o segundo muito em função de o gol sair logo no início – aparentemente – foi melhor. Situação que vem se repetindo, o Galo joga um tempo bem e o outro de maneira medíocre. Tem sido assim, quando vai bem na etapa inicial, cai na segunda metade. E quando vai mal, costuma voltar mais determinado. Saudosamente queria o time bem nos dois tempos de jogo. Ontem valeu pela classificação. Muitos entre nós, inclusive o blogueiro, temia pela classificação. E passamos com mérito, queira eu queiram todos queira o Chico Barrigudo. Daí, com todo direito, podemos hoje comemorar avançar às quartas de finais da Sul-americana.

Se peru não morre de véspera, não será o Galão da Massa. Confesso que estava tenso e preocupado, mas encontrei com gente que já dava a vaga como perdida. Assim como na Copa do Brasil para o flamídia e agora para o csa mineiro. Jogo é jogado e lambari é pescado, confere Ernest Soares? Quando recebi uma mensagem logo no início do jogo dando conta de uma penalidade, ainda deu tempo de ler desses mesmos pessimistas alguns horrores. Revisado e cancelada a marcação, ainda tive de ouvir o tal de Simon afirmar que foi penalidade. Simon sendo Simon. Lá de onde eu estava pude conversar com um ex árbitro e hoje blogueiro de arbitragem. Simon, como sempre errado, até na avaliação de seu antigo colega de cbf.

Quando li as circunstâncias da eventual penalidade, pensei, se confirmasse o Vitor Hugo nem poderia voltar para Belo Horizonte. Digo isso, pois ele foi um destaque da partida. E ontem, aqui no nosso Canto do Galo, espinafrei sua possível escalação. Rendo ao jogo que fez, foi perfeito, merecendo a vaga ao lado do Lyanco ou Iván Román. Alonso precisa voltar a ser o zagueiro e capitão de 2021. Tá longe disso. Outro que se destacou foi Natanael, igualmente criticado pelo blogueiro, não só pelo gol da vitória. Foi bem e deu conta do recado. Aos lances que vi, os dois destaques foram Vitor Hugo e Natanael, nesta ordem. Concordo demais com a avaliação feita por um amigo, Hulk e Rony juntos não funciona. O super herói com Reinier e Scarpa (centralizado) é o melhor caminho que temos para a sequência da temporada e das três competições. Por fim, sobre atuação dos jogadores na vitória e classificação, tenho de dar uma no cravo e outra na ferradura sobre Éverson. Fez uma defesa importantíssima e decisiva, mas seu antijogo que tem lhe premiado com cartões amarelos merece e precisa de repreensão. Alguém precisa alertar que isso pode tirá-lo, como já aconteceu no BR, de jogos decisivos nas Copas.

Ah! E o Dodói Cruz bateu com vontade e como já era esperado. Jogamos naquela máxima, com o regulamento debaixo do braço e o gol deu tranquilidade e possibilitou ceder a bola para o adversário. Nas estatísticas venceram em quase todos os quesitos. Chutes, chutes diretos ao gol (tivemos um e entrou), posse de bola e até escanteios. Ao final, Galo um a zero, vaga carimbada para a fase seguinte. Como bem disse Zé Maria Vargas, amigo decano da publicidade, “ensinamos ao adversário que gol dói. Ao final, com a intenção explícita de tumultuar, o banco dos argentinos tentou arrumar briga com nossos jogadores. As intervenções precisas do Cuca e Hulk, foram determinantes para conter a reação de alguns jovens jogadores do Galo.

Virando a chave, domingo tem São Paulo e no outro final de semana o Vitória. Ambos na casa dos adversários e pelo Brasileirão. Entre os dois jogos, o clássico mineiro, valendo vaga para as semifinais da Copa do Brasil. E tem sido assim, uma vez que não dá para priorizar nenhuma das competições, ainda que o BR não sugira sequer vaga na Libertadores – pela classificação de momento -, mas temos de fugir da zona destinada à série B no próximo ano. Vencer, vencer, vencer, no BR, na SA e na CB. Com a eliminação do foguinho ontem apenas fluC e Galo seguem em três competições. Que assim seja!

*foto: Pedro Souza/Atlético

26 thoughts to “E o Galo mostrou a sua cara”

  1. Bom dia MASSA!

    Nuuuhhhhhhh!!!! Que pelada. Jogo horroroso.

    Que venha o próximo e que joguemos do mesmo jeito.

    BOORRRAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ganhar a SA e CB.

  2. Bom dia!

    Caro Eduardo, espero que você esteja totalmente recuperado e que tenha sido só um susto.

    Grande abraço. Amanhã a gente fala do GALO!!!

  3. Os argentinos lutaram muito e como era de se esperar, até neutralizaram o ataque alvinegro no primeiro tempo, numa marcação implacável,e o Galo não chutou uma bola em gol sequer , salvo engano. Já nossa defesa e meio campo combateram o bom combate, melhor até do que no jogo aqui das alterosas. Foi bom, não se desdenha. No entanto, repetindo, o Dodói Cruz é um time tecnicamente fraco. Precisamos de mais pólvora pra sermos campeões .

    1. Caro amigo. Melhoras priorize a saúde mesmo com pensamento e o coração no nosso galo que não nos larga nem nas dificuldades. Falando do jogo, ontem dos volantes para trás todos foram bem, ano passado com.o Milito sofremos com a defesa esse ano estamos sofrendo com o ataque. Ontem, Scarpa, Hulk e até o Cuello muito mal o Rony ficou só naquela correria de sempre ajudando a marcar, me preocupa tem muitos jogos que observo, nosso time não chuta ao gol só toque de lado a lado e ontem do meio pra frente não acertaram nenhum passe certo. Time não suja o uniforme de nenhum goleiro adversário. Teremos mais 2 jogos fora no BR, só rezando para ganhar ao menos 1. Classificamos mas time tá devendo muito, futebol paupérrimo. Se cuide mestre.

  4. Vlw pega vaga ufa!! Infelizmente o time não passa confiança nenhuma mas tá passando e tá passando tá valendo.
    Copas tem muito disso jogar mal e conseguir o objetivo mas no Brasileiro é implacável e como não temos nenhuma chance no Brasileiro é focar nas copas e nos 45 pontos do Brasileiro.
    Enfrentar as marias sem o Lyanco vai ser osso mas que venha as marias que esse ano agente repita as duas finais de COPA MAS COM FINAL DIFERENTE CAMPEÃO NAS DUAS!! AÍ SIM SERIA MARAVILHOSO!!

  5. No mundo do futebol é assim e as críticas e os elogios andam lado a lado o tempo todo, portanto, após a classificação, os elogios são merecidos e não pelo futebol vistoso, mas sim pela determinação e vontade de continuar na competição.

    Já era sabido que o adversário ia querer ganhar no grito e na porrada porquê futebol mesmo eles não têm, então, o nosso GALO suportou muito bem as pressões e até vencemos com um gol do criticado Natanael.

    A verdade é que para seguir sonhando com os canecos das Copas, Cuca vai precisar fazer muito mais com seus comandados e o futebol do time precisa começar a evoluir o quanto antes.

    P.S.: fico daqui desejando muita saúde para você Eduardo… se cuide e vamos em frente!!!

  6. Ávila, desejo que vc esteja recuperado desse percalço de saude. Peço a Deus que te abençoe, dê muita saude e nos agracie com muitos anos de vida para que siga nos dando um pouco de alegria todos os dias.

    Melhoras para você!

  7. Bom dia a todos, ontem foi o dia da redenção dos execrados, por isso o futebol é incrível!

    1- Vitor Hugo dominou a área, cortou todas as bolas aéreas e fez jogo consistente
    2- Arana jogou bem ontem, voltando a ser aquele velho lateral que conhecemos
    3- Alonso fez partida excelente
    4- Natanael, fechou a lateral e ainda fez gol
    5- Rony cumpre um papel de recomposição e briga o jogo todo

    Jogo ontem foi muito bem controlado e nao passamos sufoco, o difícil é entender porque oscila tanto. Agora é se preparar para atropelar o CSA/MG na quarta

  8. Bom dia xará e amigalos. Primeiro tempo mais do mesmo e um segundo tempo para garantir a vaga. A defesa se portou bem evitando sufoco do Dodói Cruz. Vitor Hugo não comprometeu e Natanael foi o melhor jogador do GALO. Alan Franco foi bem. Roni péssimo dos péssimos. Cuello bom para bater boca mas ruim pra jogar. Hulk marcado com violência e conivência do juiz. Valeu pela classificação mas GALO precisa melhorar muito pra vencer o São Paulo fora e subir na tabela do Brasileirão.

  9. Bom dia prezados amigos atleticanos.
    Passando para desejar um rápida recuperação ao blogueiro Eduardo Ávila. Que se recupere o mais para não perder os jogos do galão da massa. Quarta-feira tem mais!!! Abraços.

  10. Vi o jogo todo, muito ruim, adversário mais do que fraco, não serve nem pra treinar, mas na atual situação que o galo vive qualquer adversário é dificil pois ele é adversário de si mesmo. Valeu apenas pela classificação. Não tem defesa que aguente, ataque não segura a bola, escolhas sempre erradas na hora do ultimo lance, meio campo que corta a jogada mas entrega de presente logo em seguida. Arbitragem acertou em ir até o var e invalidar o pênalti e foi só, pois deixou a pancadaria correr solta, Hulk é um chato mas realmente sofreu muitas faltas não marcadas. Cuello foi o pior em campo na minha opinião, lento , preguiçoso dando bolas pro adversário. Bom que a classificação veio, eu duvidava, um bom resultado contra o são paulo seria uma força a mais para jogar com as marias.

  11. Bom dia, classificação merecida e muito difícil. Sobre o Vitor Hugo, criticado por muitos que sequer o viram jogar, apenas pelo fato de ter sido indicado pelo treinador, trata-se de um bom zagueiro, muito, muito superior ao Igor Rabello. Sigamos, com sabedoria e paciência, GALO SEMPRE. SAN

  12. Melhoras de saúde para o blogueiro democrático. Ontem, não achei o jogo dos melhores, como, de resto, tem acontecido ultimamente, mesmo com o placar sendo a nosso favor na SA e CB, já que estamos classificados nas duas para as quartas de final. O que observo e pondero, pelo jogo de ontem, é que a Massa precisa não ser tão afoita com determinados jogadores, uma vez que, na minha modesta opinião, fomos um pouco injustos com o Natanael ao criticá-lo, por não ter jogado tão bem um pouco antes do jogo de ontem, no qual mostrou que sabe sim jogar bola. No mais, que venha o CSA. Eu ACREDITO, porque, aqui, é Galo enquanto sobrevivermos!

  13. Bom dia,

    Quanto ao jogo e ao pênalti ficou claro que aconteceu exatamente pelo pé trocado do zagueiro, corrigido parcialmente no momento que ambos inverteram as posições, digamos que o Alonso é menos cego do o pé direito.
    Tenho que confirmar e admitir que o Vitor Hugo realmente foi o melhor em campo e não perdeu nenhuma de cabeça, um verdadeiro paredão.
    O segundo foi o Natanael juntamente com o Alexsander, já a dupla de ataque está um zero a esquerda e podemos acostumar que pelo menos fora de casa em copas o Ronny continuará titular pela combatividade, só.
    O Hulk como sempre aos 20 minutos de jogo após bola bater na canela e vários passes errados eu disse para mim mesmo, tudo normal, hoje tem gol do Hulk.
    Arana também fez um bom jogo, estava devendo muito.
    Fôlego recuperado estaremos mais fortalecidos para a próxima fase da Sul-americana.
    A tabela do brasileiro sempre prejudicando nosso time, enfrentaremos o SP na casa deles e com dois dias a mais de descanso, apesar da importância do resultado acho que o Cuca deveria escalar um time alternativo porém mantendo a força da equipe.
    Everson, Menino, Ivan Roman, Vitor Hugo, Caio Paulista, Fausto Vera, Igor Gomes, Bielorrússia, Junior Santos e Renier.
    No papel um belo time.
    Temos que aproveitar o resultado para ter um dia mais tranquilo.
    Boa sexta feira a todos!

  14. Galo classificado,mas com muito sofrimento,o Time não existiu no primeiro tempo , medíocre, horroroso, abaixo da crítica,o Cuca de ter chamado os caras na chincha no intervalo e o Time voltou diferente no segundo tempo,o gol logo no início deu um alívio,mas esses caras não conseguem acertar um mísero conta ataque, esse Cueio é um merda de um displicente do caralho, o pior jogador disparado,o Vitor Hugo foi muito bem, esse garoto Alexander o melhor do jogo,o Scarpa péssimo de novo,embolou o meio de campo, o Hulk ajudou a segurar o jogo,o Rony ganha mais de um milhão por mês só pra correr,e assim caminha a humanidade, nosso Galão

  15. Salve Massa e Guru

    Ontem o Galo teve seu dia de Fênix, renascendo das cinzas.
    Já ouviram falar da frase ” a morte passando à sua frente”?
    Este foi o sentimento, quando na primeira jogada Vitor Hugo, supostamente cometendo um pênalti. Me coloquei no lugar de Cuca, que resolveu escalar o cara.
    Mas Cuca é um burro com sorte e o Vitor Hugo foi um dos melhores em campo.
    Se lá atrás as coisas funcionaram, lá na frente as coisas desandaram.
    Além do inútil Rony, nosso Hulk hoje é uma caricatura do jogador de dois anos atrás e Cuello tb mal. Ai pergunto: qual o problema de Cuca escalar somente 2 jogadores de frente e colocar mais um no meio campo?
    Enfim continuamos vivo na sula, ms sinceramente minha preocupação é com o BR.
    Não quero viver novamente a experiência do ano passado, quando quase caímos ao priorizar as copas.

  16. NOTA DOS JOGADORES PELA TORCIDA / GE:

    Everson 9,0

    Vítor Hugo 8,6
    Natanael 8,5
    Alexsander 8,4
    Franco 8,2

    Alonso 7,1

    Arana 7,1
    Reinier 6,7
    Scarpa 6,4
    I. Gomes 6,3

    F. Vera 5,9
    Cuello 5,8
    Rony 5,8
    Hulk 5,7

    MELHOR EM CAMPO / ITATIAIA: Natanael
    NOTA TÉCNICA MAIS ALTA / SOFASCORE: Everson

    SCOUTS DA PARTIDA – SOFASCORE:

    6,82 (Desempenho Coletivo) 6,93
    4-1-4-1 (Esquema Tático) 4-3-3
    47% (Posse de Bola) 53%

    12 (Finalizações) 7
    2 (Grandes Chances) 0
    8 (Escanteios) 1

    0 (Defesas do Goleiro) 4
    19 (Desarmes) 14
    44 (Recuperações da Bola) 45

    1 (Amarelo) 4 (Everson, Natanael, Franco e Fausto Vera)
    1 (Vermelho) 0

    SUBSTITUIÇÕES:
    75′ – Reinier (Scarpa)
    84′ – Fausto Vera (Alexsander)
    84′ – Igor Gomes (Hulk)
    89′ – Román (Rony)
    89′ – Júnior Santos (Cuello)

    PÓS-JOGO:

    ALÊ OLIVEIRA / ITATIAIA:

    “(…) A proposta era se defender. Não foi um grande jogo do Galo….Copa você tem que avançar e o Galo avançou. Precisa melhorar…” …

    CUCA SOBRE A PARTIDA:

    “(…) No 1’T não criamos nada… jogamos melhor no 2’T e o 1 a 0 foi ótimo… a gente soube competir … se não vence, entra em crise… passamos e é o que importa…”…

    “SEU NOME E SEU BAIRRO”:

    CÉLIO / GOVERNADOR VALADARES: “ (…) O Galo tem que parar de jogar um tempo só; tem que ter mais equilíbrio…” …

    ANDRÉ / DIVINÓPOLIS: “(…) Hulk não tá fazendo nada não…” …

    LUÍS MÁRIO / CALIFÓRNIA – EUA: “(…) Copa não se joga, passa de fase, mas dava para ter jogado um pouquinho mais…” …

    JOAQUIM JUNIOR / CARATINGA: “(…) Vamos ganhar essa Copa Sul-americana…” …

  17. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Inicialmente gostaria de manifestar publicamente os meus votos pela restauração plena de sua saúde. Força no tratamento, pois você vai vencer mais essa batalha. Parabéns pela forma com a qual está passando por este período da vida. Força Ávila. Missão cumprida na Sulamericana, o foco principal é o clássico, que será um divisor de águas para os dois times. Do Galo tudo se pode esperar! Até mesmo a recuperação do Lianco para o jogo. Eu não vejo o Cruzeiro como favorito. Perdeu no Mineirão para Ceará e Santos. Jogo de 180 minutos. Na minha irrelevante opinião o Galo tem de jogar no estilo Valdemar Carabina, ou seja, fechado igual boca de bode. Não podemos perder o primeiro jogo. Se for possível ganhar ótimo, a eliminatória é em 180 minutos. É jogo para o Hulck calibrar a pontaria e decidir essa parada. Se eliminar o Cruzeiro e ganhar essa Sulamericana e ficar no meio de tabela do Brasileiro salva o ano de 2025. FALTAM 05 JOGOS PARA O TITULO DA SULAMERICANA E SETE VITÓRIAS NO BRASILEIRO EM VINTE JOGOS. NA COPA DO BRASIL SE ELIMINAR O CRUZEIRO PODE EMBALAR E CHEGAR AS FINAIS E ATE VENCER. POR QUE NÃO? Quem achava que o Galo passava pelo Flamengo? Parabéns ao Cuca por bancar o Natanael e escalar o Vitor Hugo. Se improvissasse o Gabriel Menino, como Eu sugeri, a carreira do Natanael iria entrar no módulo evolução rabo de égua ( crescer para baixo, essa asneira foi para taiar o sangue do Toninho Juiz de Fora,kkkk). Lado outro tirou o Ivan Roman de uma fogueira, pois se eventualmente falhasse, seria o Silvestre do século XXI. São Paulo e Cruzeiro são os adversários ideais para o Galo entrar no módulo cujo nome não posso falar aqui no blog. Viva o Galo. MELHORAS EDUARDO. COMO DIZEM EM PERDIZINHA: FIRMA O TACO!

  18. E o GALO mostrou a sua cara… para tristeza de muitos. Sigamos!

    Priorizar, no momento atual, mostra inteligência, maturidade e reconhecimento das próprias deficiências. É o que penso, o que não tem a menor importância. E continuamos seguindo….

    1. ” para a tristeza de muitos?”.Por acaso, estás a insinuar que Ernest fica triste quando o Galo vence, pois o prazer dele é detonar a SAF? “

  19. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A sua recuperação, caro Ávila, é mais alvissareira que a classificação do galo. Jogo sem muitas emoções. Fizemos o dever de casa, mas se não fosse mais uma vez o Everson, a vaca tinha ido pro brejo. O único fator positivo, na minha opinião que não quer dizer nada, foi a atuação de Vitor Hugo. Preciso em todas as oportunidades. Fez um penalty, corrigido pelo VAR, após verificação de que a bola saiu dos seus pés até tocar no seu braço. Everson e o Vitor Hugo foram os grandes destaques na vitória do galo. Precisamos melhorar muito, se quisermos almejar coisas maiores. Estimo melhoras e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading