Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

É hora do tudo ou nada?


Ouvi, ontem e na quinta-feira, expressões como essa e outras similares por onde passei. Aos que ponderei sobre a situação não depender apenas do Galo, pois o líder tem vantagens em pontos e critérios de desempate, fui retrucado sobre os deslizes do nosso time em jogos que deixamos de vencer e pontuar. Também lamento, mas – como já disse aqui – não vou me pautar nessa lamúria. O time vem demonstrando comprometimento e encantando a todos, Atleticanos e até não Atleticanos. O que passou não tem retorno, então opto por olhar pra frente.
Quem não agradece o pouco, não merece o muito. Tivemos uma temporada, com momentos de turbulência – especialmente quando o treinador Coudet atirava para todos os lados, tirando o dele da reta -, e só agora no final chegamos a voo em céu de brigadeiro. Felipão, que criticamos – não omito que fui um entre tantos – soube tolerar nossa impaciência e conseguiu arrumar o time que vem finalmente vencendo e convencendo. Demorou? Foi tarde? Será? Sobre título, mantenho, não é impossível. Mas, muito improvável.
Se o Palmeiras vencer uma das duas partidas que lhe restam, é o bastante para assegurar a conquista. E, convenhamos, são dois jogos que se apresentam fáceis ao time paulista. Ainda que o Galo vença os dois, basta uma única vitória ao concorrente. A maneira única de reverter esse favoritismo, seria vencemos os dois confrontos e os porcos tropeçar perante FluminenC e csa/mg. Missão quase impossível. Pois bem, diante desse quadro, asseguro, assim como em 1977 e 2005 (decisão com o mesmo São Paulo e rebaixamento) seguirei cantando e louvando o Galão da Massa. Jamais horrorizar e procurar culpados e muito menos invadir e quebrar estádio.

Dito isso, vamos ao que nos espera na noite de hoje. O tricolor paulista, campeão da Copa do Brasil – dirigido por Dorival, que foi reclamado por muitos quando o Galo trocou de treinador – vem para BH muito modificado por lesões. Ao que li, são sete desfalques. Igor Vinicius, Rodrigo Nestor, Galoppo, Marcos Paulo e ainda três jogadores de peso como são Calleri, Pato e James Rodrigues. Não desconsidero esse fato, mas lembro que a camisa do tricolor tem peso significativo. Vencemos bem lá, no primeiro turno, quando iniciamos essa reação que nos assegurou a vaga na Libertadores do próximo ano.
Hoje, concordo, a motivação é muito maior do nosso lado. O adversário não tem risco de rebaixamento e já está na Libertadores. Uma vitória do Galo, pode selar a vaga definitiva no G4, que é o grande objetivo da temporada. Mais que isso, por melhor que possa ser, só por consequência de resultados fora de nossos confrontos. Portanto, vamos pra cima do São Paulo, sem deixar de secar qualquer dos outros cinco do G6. Com um Mineirão lotado, pelos dados anunciados da venda de ingressos. Aqui é Gaaalooo, po##@!
Pra fechar essa resenha de hoje, quando o Galo se despede da Massa em casa, quero crer (eu acredito), Felipão deverá começar com mudanças na lateral direita e miolo da zaga. Os prováveis desfalques seriam Saravia e Lemos, que saíram sentindo dores musculares no jogo de quarta, e Jemerson, punido com terceiro cartão amarelo. Os demais seriam os mesmos das vitórias em cima do Grêmio e flamídia, portanto: Éverson; Mariano, Rever, Rabello e Arana; Otávio, Edenílson, Zaracho e Igor Gomes; Paulinho e Hulk. Todo Atleticano que se presa, sabe de cor e salteado os nomes que vêm sendo utilizados pelo treinador.
Pra cima deles, Gaaalooo! Libertas assegurada, rumo ao G4, mas se deixarem sonhar…
*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “É hora do tudo ou nada?”

  1. Ei, CBF, parem de roubar os times que não são do eixo ou então já declarem o varmeiras campeão. 8 minutos de acrescimos , até ai normal ,, e depois como era de se esperar um acrescimo de mais 3 depois de o galo voltar a frente e , não satisfeito , depois de minar o jogo do galo por 90 minutos com uso claro de criterios diversos para marcação de faltas, permitiu que o jogo seguisse por um minuto alem dos acrescimos. Claramente mal intencionado . Certamente amanha o fluminense vai entregar para o plameiras, mas se jogasse com a estranha fome de vencer do sp hj , certamente complicaria o jogo . Na verdade, se não fosse os ” erros de arbitragem”, varmeiras nem estaria em disputa de titulo . O galo já e o campeao moral ,fod —se o resto , pelo segundo turno , por não ter sido favorecido , enfim …… Amanha o cenario ja esta armado para mais uma entregada . Quantos penaltis de hj o var deixou de interferir paraa o galo e para outros times ? inumeros Como o america jogou com uma ma vontade contra o varmeiras, fluminense e cruzeiro tb farão . Campeonato tosco e patetico , de um jogo irritante muito em conta da arbitragem e da forma de conduzir a partida com clara ma intenção . Fod—-se varmeiras , varmengo , corintia do estadio pago com trafico de influencia e dinheiro publico , do varmengo escorado em banco publico para conseguir o seu ,, e das constantes roubalheiras . O galo pode até não ser campeao, apesar de ser possivel , mas ao menos voltou a jogar com raça , de forma aguerrida

  2. Ô ERNEST ,

    você só pode estar de sacanagem :
    BOLA PROCURANTE !
    Ri a bandeiras despregadas !

    Mas você cometeu um deslize :
    citou o velho e bom ESCANTEIO no lugar de BOLA PARADA .

  3. Boa tarde! Rever Alavanca será titular? Isto é sério? Estão de brincadeira né! Este caboclo está há três anos fazendo turismo por MG e pelo Brasil faturando 6 milhões de reais por ano. Este foi um dos motivos pelo qual cancelei meu GNV após 13 anos como “sócio”,…..que zagueiro HORROROSO!

  4. “É hora do tudo ou nada?”
    Meu amigo temporão se me permite! Vc q gosta de citar trechos de Clássicos da MPB,vai um do Geraldo Vandré : Hora de Lutar.
    [•••] Abram alas, batam palmas
    Poeira vai levantar
    Quem sabe da vida espera
    Dia certo p’ra chegar
    Capoeira não tem pressa
    Mas na hora vai lutar[•••]
    É NÓS POR NÓS! PRÁ CIMA DELES MEU GALO QUIRIDO.
    Ninguém morre nos devendo!

  5. Bom dia, prezados Atleticanos,

    Brasileirão – jogo 37/38 – São Paulo (casa) – Vitórias gigantescas contra Grêmio e Flamengo. Na última, eram 60 mil cantando no Maracanã e mais 40 milhões espalhados. Nossos craques não se abalaram.

    Quanto orgulho do Galo defensivamente, o melhor de todos, só 27 gols.

    Ofensivamente, deu aula 0800 de como jogar com inteligência, precisão nas assistências, velocidade e frieza pra finalizar.

    A reação começou na vitória de 2×0 no Morumbi lotado. Eles já estão LB, mas vão tentar complicar, como fizeram ao ganhar do Bahia em Salvador.

    Temos que manter a “pegada”. É ganhar e colocar pressão no Porco. Quem sabe o Diniz apronta pro Abel?

    Nossos pontos perdidos: 21(casa) e 24(fora), num total de 108/114 pontos disputados. Alegrar a Massa na saideira em BH, Gaaloôô!

  6. Bom dia Eduardo e massa. Edenilson teve 500 chances faltando 4 jogos para acabar o campeonato ele resolveu jogar bola porque? Saraiva também, Jemerson também. Rsrs. a Galo acordou tarde demais mas milagres acontecem quem sabe que palmeiras e foguinho não ganha os 2 jogos restantes e Galo ganha os 2 jogos ai ias eu pedir desculpa a 7×1 até 2050.rsrs. que venha o são paulo. Vá Galooooo.

  7. Há algumas semanas não vejo os comentários dos amigalos deste espaço democrático, no período da tarde e nem sei se meus modestos comentários estão sendo publicados. Fui deletado, por ter sido o primeiro a apoiar o Felipão? Sempre faço críticas, porém construtivas, a meu ver. E sempre para o bem do imortal CAM! Ou porque cobro da diretoria DONA energia da parte de baixo, nos momentos difíceis? Se for por isso tudo bem! Tô fora!

    1. Não tem nenhum comentário seu que não foi publicado. Confira. Não seja injusto comigo. Dessa maneira que disse, lança suspeita em cima do blogueiro. Posso até, eventualmente, levar mais tempo que a média de liberação. Lixeira só para poucos, nesse caso, desde quinta o travestido sumiu.

  8. Todo atleticano, me incluo. que detonou Felipao , em muitos jogos estavam cobertos de razão e as criticas , pesadas ãs vezes, justificadas , muitissimos justificadas. Jogos ruins , retrancados e covardes, reativos , um lixo só dava nojo assistir. As derrotas pra times inferiores e empates , injustificaveis e imperdoaveis , culminando com a derrota pro csa mg em casa, repito, na nossa casa cheia , onde nosso time jogou como time pequeno, Porém , ap;os o jogo no morumbi , contra este sao paulo que enfrentaremos hoje, a postura mudou , o futebol mudou. Somos obrigados a enxergar isto. E, vendo o que acontece neste momento de final de campeonato , qual atleticano , neste mundo de Deus , não pensa : porque não jogamos o campeonato , sempre assim , se regularidade é o que , nos pontos corridos, se faz um campeão? Incomoda e apesar de tudo, ainda sonhamos com o improvavel titulo , que na minha humilde opinião , se resolverá hoje ou amanhã . Confio , desconfiando que fluC ganha dos porcos , este porco sem dudu e roni , time comum , bom, nenhuma brastemp. Sigamos, com secador ligado e respeito ao são paulo, fregues que possui camisa pesada

  9. Voltando aqui para fazer uma homenagem

    Ao que parece este será o jogo despedida do Capitão América.
    Maior ganhador de títulos do clube.
    A ele nosso agradecimento e reconhecimento.
    Com certeza estará sempre na história do clube.

    Vale capitão! Valeu Rever!

  10. Salve Massa e Guru

    Quem diria hein!
    Onde chegamos após as eliminações vergonhosas da era Coudet e os 9 resultados adversos da nova era Felipão!
    Se Felipão teve o mérito de:
    – recuperar o futebol de Saravia, Allan Franco (este coitado sempre foi moeda de troca), agora Edenilso (será? Prefiro esperar mais um pouco) Pedrinho e até de Zaracho.
    – Deu moral a Igor Gomes, jogador escomungado lá no São Paulo e que chegou aqui mostrando serviço,
    – Arrumou nossa defesa, que em outros tempos era uma peneira
    Mas talvez o grande mérito de Felipão, foi reconhecer e aceitar que a torcida tinha razão :
    – Hulk e Paulinho precisavam jogar juntos;
    – O time precisava de jogar com 2 volantes
    – Rubens, até então preterido pelo técnico, passou a ter chances e melhor em sua real posição;
    – Vargas, Patric, Hyoran e Kardec não tinham condições de entrar no time

    Mas Felipão ainda tem seus problemas:
    – Ainda não conseguiu recuperar o futebol de Patric e Pavon
    – Não lançou ninguém da base

    Ontem na live do Breno foi comentado que Felipão para a próxima temporada pediu um atacante, um velocista e um armador e se estes caras vierem com certeza serão pra ser titular.
    Imagina termos no time Scarpa ou Benitez, Ferreirinha e Mastrianni?
    Então meus caros a perspectiva é mais que boa, para a próxima temporada

  11. Eduardo admirado “Guru”. A reação foi tardia e ainda faltam 2 vitórias para não dependermos do Flamengo, Grêmio e Botafogo para garantirmos o G4. Tem jogadores que cresceram no fim da Temporada, torço para não ser só pra garantir presença no ano que vem , cito caso do Vargas que comeu a bola no fim de uma temporada com isso renovou por mais 2anos e deu no que todos sabemos. Que Denilson, Patrick, Igor Gomes, Pavon, não sejam foguetes molhados para temporada 2024. Precisamos de jogadores guerreiros, com raça e habilidade. Que tenhamos uma vitória para despedirmos bem do fracassado ano de 2023.
    .

  12. Ainda saboreando a colherada de mel de jataí, raro e sofisticado, no retumbante 3×0 no RJ, não sabemos o que nos será ministrado hoje. E olhe que o trem já vinha de bão com os mesmos 3×0 no Grêmio, num adiantamento de mel de oropa, rústico , comum , mas igualmente medicinal. Sendo que já haviam nos empurrado goela adentro um tanto assim de vinagres (Curitiba) e purgantes ( csaMG). Vejamos se o Galo tá mesmo no domínio do receituário .

  13. Bom dia Avila, bom dia a todos ! Hoje eu sigo as licoes do responsável pelo saber e livramento de Eduardo Avila, o saudoso e iconico Padre Torga: eu não quero nem saber se a mula é manca, eu quero é rosetar: Galo 4×0 São Paulo

    1. Bom dia. Assiti a um vídeo sobre o Felipão interessante p aqueles que falam que ele é ultrapassado e que querem trocar de técnico. E qual seria esse técnico? Abel? O Felipão ganhou dele. Renato gaúcho? Felipão ganhou dele. Tite, vojvoda? Diniz? Coudet? Felipão ganhou deles todos. Vamos deixar o cara trabalhar.

  14. O TRICOLOR PAULISTA:

    Dorival Júnior, um grande treinador, vai mandar seu time titular a campo num 4-4-2 sem poupar nenhum atleta…

    Escalação provável:

    Rafael;

    Rafinha, Beraldo, Arboleda e Caio Paulista;

    Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo e Wellington Rato (Luciano);

    Lucas e Juan.

    Desfalques: Calleri, Rodrigo Nestor, Pato, James Rodríguez, Marcos Paulo, Igor Vinicius e Galoppo.

    O SP, o atual Campeão da CB23, é o 9º colocado do BR23 com 50 pontos e não aspira mais nada na competição, em tese…

    Tem o 5º pior ataque com 38 gols marcados e a 6ª melhor defesa com 36 gols sofridos, tendo saldo positivo de dois gols apenas…

    E pasmem: o SÃO PAULO é o segundo pior visitante, melhor apenas que o América. Jogando fora de casa venceu apenas uma partida, empatou oito e sofreu nove derrotas…

    A despeito de visitante simpático e cumpridor de tabela, o SÃO PAULO deve buscar um bom resultado para honrar a camisa que é pesada e bater metas financeiras, eis que cada posição no Brasileirão soma mais 2,5 milhões na premiação…

    Bom o GALO abrir o olho e todo cuidado é pouco, principalmente na bola aérea procurante de Wellington Rato em Arboleda, uma jogada manjada do Tricolor…

    É roubar a bola sem faltas para não oportunizar faltas frontais e laterais sempre muito perigosas, assim como evitar dar escanteios ao adversário…

    Para tanto, nada de recuar o time e não entrar naquele modo cerca-lourenço que vira e mexe se abate sobre Alvinegro que nem tiriça…

    Do contrário, a hora é do Time jogar sério, com a velha raça e aplicação de sempre, brigando o tempo todo, e fazer gols para matar o jogo…

    Afinal, no Brasileirão todo jogo é jogado, o lambari é pescado e qualquer partida é sempre uma FINAL…

    EU ACREDITO!!!

    1. Ô ERNEST ,

      você só pode estar de sacanagem :
      BOLA PROCURANTE !
      Ri a bandeiras despregadas !

      Mas você cometeu um deslize :
      citou o velho e bom ESCANTEIO no lugar de BOLA PARADA .

  15. Caros Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Se chegarmos ao vice-campeão, será um fato extraordinário, face ao pífio desempenho no primeiro turno. Ser campeão será um fato estrondoso e só o imponderável poderá explicar. Mas não custa nada sonhar…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *