Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

E agora, mestre Cuca!

Bora lá mexer o doce? Eu e a maioria dos Atleticanos reconhecemos seu belo trabalho ao longo dos tempos no nosso time do coração. Tenho dito que suas conquistas o colocam numa mínima polegada, pode ser um milésimo de segundos, à frente do maior treinador brasileiro e do Galo de todos os tempos, Telê Santana. São títulos incontestáveis. Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil e Mineiros contrapondo a Brasileiro e Mineiros do mestre Telê.

Mas, sem a intenção de provocar, ao contrário quero é mexer com seu brio e com de seus atletas. A expressão mexer o doce foi sua mesmo. Agora, com a devida credencial de treinador vitorioso, leio e ouço sua convocação para a Massa comparecer em apoio ao time em campo. Peço vênia e me permito recorrer ao Sampaolli, que deixou a desejar, mas inegavelmente seu legado foi por demais aproveitado por você e pelo Atleticano. Ele disse que eram os jogadores quem deveriam embalar a Torcida e não o contrário, como é sua intenção de momento.

Apesar do meu reconhecimento às páginas memoráveis que vosso trabalho contribuiu e entrou para a história Atleticana, assim como daqueles que de benfeitores chegaram à condição de investidores, o que o Torcedor quer e deseja é simples. Vitórias e títulos! Afirmo, sem medo de errar, esse sentimento é compartilhado por boa parte dos Atleticanos, mas já foi muito mais que nos dias atuais. Trocando em miúdos, de heróis e juras de amor eterno passaram a ser questionados nas suas previsões futuristas. Não estou sozinho e essa cobrança é muito maior em cima do Menin mór e seus sócios, – seja familiar ou de gestão – dessa saf.

Queria, ou melhor quero, voltar a te amar bem como a eles todos. Mas, o único caminho pavimentado para reconquistar esse reconhecimento é aquele dito acima. Vencer e comemorar conquistas. Assim é o torcedor no mundo todo e o Atleticano não é diferente. Ainda que nessa agravante da promessa de um time de ponta, nisso o treinador está imune, fosse esquecida nas pautas das entrevistas oficiais. Me lembra governos, em qualquer nível, arruma uma imprensa porta-voz e só se manifesta sem ser questionado. Sigamos!

Em meio a esse ambiente que relato, não precisa ter qualquer qualificação profissional para identificar, voltamos hoje para o Estádio do Galo. Eu, particularmente como já disse várias vezes, estacionando o carro numa daquelas alternativas informais da região. Ao preço médio de 50 reais, exatamente metade do que pagamos a Estapar na nossa Arena. E no Mineirão essa mesma operadora cobra 60 reais. E no nosso caso não tem qualquer consideração ou respeito com quem vai trabalhar ou investiu em compra de camarote e/ou cativa.

Diante de todas essas lamentações, ainda não posso dizer nada sobre o novo gramado, acústica e outros remendos feitos, vamos pegar um fluminenC instável como o nosso Galo. Na quinta colocação do BR, tem quatro pontos (13) a mais que o Galo, que dormiu em décimo segundo (9). Sem jogar perdemos duas posições. Se vencer, podemos avançar para a sexta e até nona colocação. Depende de nós!

Na SA, o time carioca também em segundo no seu grupo vem de empate e derrota para times desconhecidos. Na CB superou com goleada o Marabá e penou para eliminar o Caxias, agora fez um magro e mínimo resultado – em casa – frente ao Aparecidense. Nós vencemos com discutível facilidade a Tocantinópolis e Manaus, agora agarramos frente ao Maringá, empatando na casa deles. Como se percebe, se tá mal aqui lá também as coisas não estão estimulantes. Nem quero saber de nada diferente dos três pontos hoje. Mexe o doce, metre Cuca!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “E agora, mestre Cuca!”

  1. Parabéns a quem acredita que Cuca é treinador!!! Devem acreditar em mula sem cabeça também!!!
    Nunca foi e nem nunca será!!!

    1. Ao contrário de quem reclama com certa ingratidão, foi ele, o Cuca, juntos do Hulk e Cia, que te proporcionou os últimos títulos de expressão e que elevou o nome do Clube Atlético Mineiro no cenário esportivo mundial. Sabemos que a fase não é das melhores, e que o elenco é enxuto. Não pode colocar somente nele a culpa dos últimos resultados. Tem a parcela dele de culpa sim, mas dizer que ele não é treinador, acho que vc precisa conhecer um pouco mais de futebol para afirmar isso. Vc não precisa ser fã dele, mas o mínimo de reconhecimento basta para saber que partiu dele as alterações que deram a vitória pro Galo hoje diante do florminenC. Aqui é Galo, hoje e sempre!

  2. Amigalo JBH, vc comentou ontem sobre a Galoucura não se manifestar mais… com essa parada para as reformas, a organizada “ganhou” seu espaço de cimento no anel superior da Arena e não dúvido inclusive que alguns milhares de ingressos estão destinados a essa organizada gratuitamente… só isso já basta para a mesma parar de cobrar aos donos da SAF… concorda???

    E jogo logo mais???

    1 x 0 GALO é goleada!!!

    1. Amigalo valeu pelo comentário

      Desde a saída de Josimar a Galoucura vem se omitindo e os motivos podem ser estes apontados por vcs ao até outros que desconhecemos.
      Mas a GRD fez a manifestação e vai ganhando seu espaço. Se continuar assim, a mais famosa e numerosa torcida organizada de Minas passará a ser ignorada pelo torcedor atleticano, até porque o que mais precisamos hoje é de cobrança e não omissão.

  3. Considerando o fato de hoje ser Dia das Mães, não vejo como lotar a ARENA, até porque, como noticiado aqui, até às 17 horas de ontem, só 20.000 ingressos foram vendidos. Tomara que eu esteja enganado e, de ontem para hoje, chegue aos 40.000… Se não lotar – e era para lotar por causa das reformas anunciadas e ainda não testadas, além do próprio jogo -, óbvio que muito disso só poderá ser debitado ao desestímulo que o time vem apresentando. Ainda não vimos uma grande partida, à altura dos certames que o time está em disputa, salvo o HEXA mineiro. Vou lá assistir, claro, e torcer muiiiitttoooo, porque, aqui, É GALO ATÉ MORRER!!!!

  4. A puteza é tanta que esqueci desta jóia , palácios , descoberto pelo olhos atentos da ciga , na Colombia. PQP , ciga , vai a PQP.

    1. Raramente fico afim de comentar aqui, mas leio as postagens do histórico jornalista e blogueiro Ávila e os demais Atleticanos todos os dias.
      Mas o Evandro Pereira aqui acima, resumiu bem:
      > (A puteza é tanta que esqueci desta jóia: palácios, descoberto pelo olhos atentos da ciga, na Colombia. PQP , ciga , vai a PQP).
      Nosso time tem bons jogadores, mas alguns não estão no nível do Galo.

  5. O doceiro mor do galo , Cuca , está cometendo um erro historico e de previsão catastrófica : escalar jogadores que não podem nem jogar a serie c : fausto vera , igor rabelo , bernard, caio paulista , este ultimo, contratação pedida por ele. Não , não , mil vezes não. Contar com estes perebas , nào há time que aguenta. Volte, cuca , a ser como era , como foi a vida inteira , ou seja , um ódio mortal por cabeças de bagre. Falem o que quiserem , com estes elementos , não ganharemos nada , eu desisto de ver futebol quando vejo fausto vera , corrido do galatico curintia. Nào dá.

  6. Salve Massa e Guru

    Pra mexer o tal doce Ávila, Cuca primeiro precisa saber a receita e pelas últimas escalações acho que ele não sabe, apesar dos ingredientes que tem em mãos serem de má qualidade.
    Caio Conceição, Fausto Vera, Bernard, Palácios, Vitor Hugo, Jr. Alonso, Igor Gomes são caricatura de jogadores.
    Além de ruins os caras ainda são preguiçosos e sem vontade piorando a coisa.
    Imagino hoje a defesa delivery diante de um ataque mais qualificado.
    Mais que doceiro, Cuca hoje precisa ser é mágico pra fazer este time jogar.

  7. Muitos falam que o Atlético tem um time titular forte e um elenco fraco o que não é a realidade tem um time titular mais ou menos e um elenco sofrível…
    Alonso,Natanael, Roni, Exausto Vera são titulares e fracos

  8. Bom dia! Nobre guru, me permita apenas uma consideração sobre a sua colocação, o Cuca pediu que a torcida apoie durante o jogo, e se não corresponderem protestem e xinguem no final. Ele não pediu para enchemos o estádio como sugere o texto. Abraços e vamos para mais um sofrimento

  9. Bom dia.

    O florC levou um time reserva para disputar essa última partida da sul-americana, poupando os titulares para a continuidade das maratonas.
    Isso é uma coisa que o Cuca não faz.

    Se estivesse jogando no gramado sintético desde o início do ano, estaríamos afirmando com certeza, que o gramado foi o causador de tantas lesões nos nossos atletas. A ver….

    Eu vejo alguns comentários interessantes de preocupação dos torcedores do GALO, quando enfrentarmos os times que estão a nossa frente da tabela. Ontem o Mirassol que estava atrás da gente, venceu o curintias que está a frente, o vitória venceu o Vasco, o grêmio empatou com o então líder bragantino.
    O fortaleza enfiou uma taca no juventude, estando ambos atrás da gente na tabela. E isso não quer dizer absolutamente nada, como diria o saudoso Rolando Lero.

    Se o dia das mães não atrapalhar, estarei na Arena MRV, a minha outra casa.

    Abraço.

    1. “Se estivesse jogando no gramado sintético desde o início do ano, estaríamos afirmando com certeza, que o gramado foi o causador de tantas lesões nos nossos atletas. A ver….”

      Excelente ponto levantado por você. Zé Eustáquio. Aguardemos a primeira contusão (tomara que não) para que os entendidos, SEM NENHUM EMBASAMENTO, manifestem suas certezas. Abraços!

  10. HABEMOS DOCEIRO?!!

    De cara é bom admitir que o Elenco Alvinegro é desequilibrado e curto…

    Os ONZE chamados titulares até formam um bom time e só é olhe lá…

    A pergunta é outra: HABEMOS ELENCO?

    Não!!!

    O ELENCO É CURTO E DESEQUILIBRADO porque os reservas imediatos não conseguem fazer o Time jogar…

    Fato!!!

    Temos dois excepcionais goleiros. Daí pra frente é uma agonia…

    Os dois laterais direitos são mais ou menos, tanto o um quanto o outro. O outro não tem conseguido substituir o um e a posição é desqualificada…

    A lateral esquerda tem o um mas não tem o outro. Quando o um se lesiona, como tem sido recorrente, o outro precisa ser improvisado na posição…

    Na zaga tem-se dois razoáveis na titularidade, mas os outros substitutos são fracos e não correspondem quando entram…

    Na primeira volância falta tanto o um quanto o outro. O time não tem primeiro volante…

    Segundo volante digamos que temos o um e temos o outro…

    Meia direita temos o um e o outro que chegou, para assumir a camisa 92, pode até responder, mas quando?!!

    Meia esquerda tem o um mas os outros quando entram não correspondem…

    Habemos pontas, mas precisamos lembrar que a argentinização atleticana (Coudet e Milito) acabou matando o jogo pelas beiradas e somente agora o Atlético conseguiu repor na função que ficou desconsiderada por muito tempo e isso tem consequências…

    No pivô, na centroavância, pela argentinização atleticana, desde Sampaoli e Turco, a função foi deixada de lado e a Direção Atleticana acabou acreditando que o time consegue rodar sem um centroavante bão e definidor…

    Ledo engano…

    O time do Cuca até consegue criar muitíssimas chances de gols, umas vinte por jogo, numa média que é muito alta…

    Bom lembrar que com o Milito o Time não produzia ofensivamente e com Felipão o Time jogava por uma bola…

    Cuca chegou e mexeu o doce e o Time passou a produzir muito ofensivamente…

    Porém, o Time não consegue fazer gols justamente porque falta um definidor…

    Em suma, é isso. O Atlético até tem um Time, os ONZE, mas mesmo assim falta ao Time Titular um lateral direito, um 1’ volante e um centroavante bão e definidor…

    Como os reservas são fracos e quando entram não conseguem responder, pode-se afirmar com toda certeza que o Atlético não tem ELENCO para as três competições…

    E mais: se o Cuca for demitido quem vai conseguir mexer esse doce?!!

    Conclusão: Habemos doceiro, mas falta colher de pau e açúcar pra mexer esse doce…

    Fato!!!

  11. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 08/38 – Fluminense (casa) – Defensivamente, estamos lascados. Quando os zagueiros são fracos em bolas aéreas, os laterais têm que bloquear cruzamentos na linha de fundo. Os volantes não estão conseguindo proteger os zagueiros.

    Aconteceu na vexatória derrota pro Iquique. Tomamos gol de cabeça de um pigmeu. Outro gol em que zagueiro não bloqueia e o bate e rebate, tipo sinuca, faz a bola ir pra rede.

    Repetindo pela 3ª vez: “Não tem goleiro que aguente a falta de atenção destes zagueiros, laterais e volantes”.
    Na próxima janela, a SAF tem que gastar nestas posições.

    Ofensivamente, temos o ídolo Hulk e o destaque Cuello pelos dribles ousados. Scarpa precisa assumir a condição de “cérebro” deste time. Rony é perigoso e precisa receber mais bolas. Júnior Santos só precisa de sequência pra mostrar seu valor.

    De volta pra casa só nos resta torcer com força e fé. Nossos pontos perdidos: 04 (casa) e 08 (fora), num total de 21/114 pontos disputados. Ganhar e continuar subindo na tabela, Gaaloôô!

  12. Confesso que no final do mineiro início do BR conseguia escalar o time titular de cor. Hoje com tantos desfalques e sem peças a altura para reposição não consigo escalar uma defesa e meio de campo sólidos. A defesa sem o Lyanco ninguém que entra corresponde, as laterais na direita virou um revezamento, na esquerda Caio péssimo aí vamos tirar o Rubens do meio para marcar o Arías descobrimos o meio que o Veras não consegue marcar ninguém, para mim é um jogo para dar chance ao Patrick ou Ivan Roman de volantes e ainda faltará um no meio e a esperança é que Rony, Cuello e Hulk tenham pontaria nesse jogo difícil mas que de todos os cariocas é o mais freguês do galo. Bora Galo.

  13. Bom dia, o problema do Atlético é o elenco fraco. O culpado de nossos problemas é quem contrata o elenco. O treinador pediu Douglas Santos e recebeu Caio Paulista. Vejo muitos entendidos pedindo Rabello. Vitor Hugo é bem melhor do que ele. Precisamos de meias (que marquem e ataquem) e, principalmente, de zagueiros. Laterais tbm seriam úteis! Vamos ser inteligentes e parar de repetir os mesmos erros, todo ano essa ladainha de treinador sem conseguirmos enxergar o óbvio, que o problema é muito maior do que uma simples troca de comando técnico. Errar faz parte, repetir sistematicamente o mesmo erro é burrice! GALO SEMPRE, pra cima do flu hj, SAN

    1. Bom dia Barros. Olha Barros, eu ouvi e li, em 2021, que o Centro de Inteligência do Galo, tinha um monitoramento de jogadores do mundo inteiro, com um banco de dados contendo três opções para cada posição do time. Em 2021, nossos laterais eram Mariano e Guga. O Ciga indicou ou aprovou Saraiva e Natanael? Quem seriam os outros laterais constantes do banco de opções para a lateral direita do Ciga? O Savarino era ponta direita em 2021. Saiu. Os substitutos: Dilan Borreiro, Ademir e Palácios eram as três opções do Ciga para reposição do Savarino? O Fausto Vera reserva do Corinthians, foi contratado por seis milhões de dólares. Ele estava no banco de opções para volantes do Ciga? Com seis milhões de dólares o Ciga não tinha outras duas opções melhores? Este Ciga funciona ou é somente um embuste?

  14. Bom-dia Ávila. Bom dia a todos. Vitórias e títulos são realmente o anseio do torcedor, porém o que torcedor abomina é falta se esforço. Pq a torcida gostava do Jorge Valença, do Leandro Donizete, do Dinho ” seleção ” . Carlão e Patricao da massa dois laterais meia-Boca, mas nunca entraram em campo para fazer hora. Nesse time atual Cuello, Lianco, Hulck e Roni. Este Fausto Vera me lembra o Renan Oliveira. Aquele drible que tomou no segundo gol do iquiqui inaceitável. Jogador do Mirassol passando no meio de três e ninguém nem faz uma falta ( né mesmo Rômulo).E o tal de Caio? O cara é bisonho! O mínimo que esse doceiro, tem de fazer é não escalar essa inconha. Se não tiver outra, ENTRA COM DEZ. Já pensaram a Mina: Jhon Árias, em cima do Caio, com a cobertura do Alonso? Ver o Alonso em campo me faz sentir saudade até do Jemersson. A que ponto chegamos? O que diria o Valdoveu, depois do vexame do Iquiqui? E aquela Laurinha? Pediria a saída de quais patetas? Caio , Fausto Vera e Bernard?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading