Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

E agora, Galo?

Sim, qual proposta de jogo tem a nos oferecer na noite de hoje na nossa casa? Nos últimos cinco jogos, três vitórias – como visitante – e duas derrotas – na condição de mandante -, abalaram a relação com o Torcedor. A afirmação é de fácil comprovação, basta entrar no site de venda de ingressos. Tem lugar em todos os setores da Arena do Galo. Em condições normais teriam esgotado em minutos após a abertura das vendas. Será, como afirmei aqui, seguramente o pior público desde a inauguração do novo Estádio. Culpa do desempenho da equipe.

Segundo o comandante Felipão, assim me sugeriu entender, a responsabilidade – em parte – é do Atleticano que vai aos jogos. Será que com esse público ridículo para essa noite, resultado desse desempenho pífio, vai motivar o time? Não querem a pressão da Torcida? Gozado, nos meus mais de meio século de arquibancada, sempre presenciei na direção contrária do que insinuou o treinador. Vi time fraco, com o apoio da Massa, se superar e vencer adversários que entravam em campo na condição de favoritos.

A meu juízo, pelo que estou vendo o Galo render, desde a 11ª rodada do Brasileirão – coincidentemente frente ao mesmo FluminenC de hoje à noite e na estreia do treinador -, essa situação é de total e inteira responsabilidade do comando técnico. O Galo Forte e Vingador, time de raça, garra e amor, vem cedendo espaço a um sistema de jogo covarde, perigoso e traiçoeiro. Foi assim que permitimos empates e até viradas em jogos que saímos na frente. O esquema suicida de tentar segurar o placar condena a essa perda insistente de pontos. E, consequentemente, o afastamento do Torcedor Atleticano aos jogos em casa.

Mutatis mutandis, porém sem deixar de deixar de dar um recado ao Scolari, em nossos 116 anos de glórias sempre fomos muito felizes com essa maneira de jogar. Até nos tempos de vacas magras, a Massa, sempre lotava as arquibancadas. Portanto, queremos de volta o nosso Galo brigador. Foi essa a motivação que levou Mangabeira a lançar essa opção como nosso mascote. Acorda, ou como disseram Barata e Ângelo, que os jogadores não levem em consideração a recomendação do treinador e partam pra cima dos adversários. É esse o Galo que conhecemos e queremos de volta.

Sobre o jogo de hoje, não se sabe – ao certo – qual a opção de escalação do treinador do tricolor, que acumula a distribuição de camisas da selecinha. Se vai utilizar o time titular, faltando apenas uma semana para a decisão da Libertadores, ou optar por time reserva. Ou mesmo mesclado. O que não tem sido problema para os nossos adversários, haja visto o recente primeiro tempo frente ao Internacional lá em Porto Alegre. Ainda que venham todos os titulares, exceção dos suspensos Cano (graças a Deus) e Ganso, temos de partir pra cima e buscar os três pontos.

Do nosso lado, com a nova contusão do Fuchs (mais uma), de coração, espero que deixe de fora seu xodó Jemerson. Sendo assim, nunca acerto, quero crer no time com Éverson; Saravia, Lemos, Igor Rabello e Arana; Otávio, Alan Franco e Zaracho; Pavón, Hulk e Paulinho. Desde que o atacante argentino, que chegou com pompas de lutador (em seu currículo um bebedor do Mineirão), jogue da maneira que atuou em Bragança Paulista. Se for o Pavón que vimos antes daquela partida, pode ficar no banco ou até ir para o DM, afinal Felipão justificou assim suas fracas atuações. Além disso, que o treinador, se necessário substituir acerte nas trocas, pois as recentes têm sido bastante infelizes. Até a noite na nossa Arena, sou teimoso e seguirei indo aos jogos.

Em tempo: Como se não bastassem nossas angustias e amarguras internas, o Seneme escala Claus para apitar a partida. Esse sujeito, lembrando, assim como Daronco e Sampaio, tem má vontade com o Galo. Ou esse carinha acha que esqueci do jogo Galo e Atlético GO – 2021 – que ele, chamado pelo VAR, não quis marcar penalidade a nosso favor. Manjadíssimo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “E agora, Galo?”

  1. Bom dia,

    Desempenho de um turno do Felipão equivale totalmente a campanha do Cuiabá no primeiro turno, 8º colocado com 8v 4 E 7D, meio de tabela e não classificando para a Libertadores e nem na pré, isso significa que ele ainda surfa na era Kudê.
    Fui mais feliz do que muito ao poder estar presente apenas em jogo fora de casa, em casa realmente paira uma desconfiança que somada ao horário de 22h do jogo é realmente para afastar o torcedor.
    A Galoucura que estava toda pinpona justificando a derrota frente ao Coritiba por sua ausência, caiu do cavalinho, perdemos no jogo chave do ano de novo, mas voltamos a ganhar punições por mal comportamento, sinalizadores e invasões.
    O que dizer…. HÓ a Galocura voltou….hó…
    Fiquei realmente assustado com a diferença de disposição demonstrada de um jogo para o outro, acredito que seja coisa de psicóloga, será que nossos jogadores estão intimidados com a Arena ou será que acham que a mesma vai ganhar sozinha os jogos.
    Só Freud para explicar.
    Vamos torcer novamente pelo G6, pelo menos desta vez só não ficou amargo o 7º lugar dela derrota dos urubu e daquele TiTica.
    Bom sábado a todos!

  2. Bom dia.
    Hoje estaremos lá, e vamos todos aqui de casa.
    Não estarei lá para xingar ninguém e vou assistir ao jogo sentado, aproveitando que os milhares de verdadeiros e fanáticos torcedores não comparecerão.
    Abraço.

  3. Bom dia Eduardo e massa. Mas Logo na arena da vergonha é mais certo que ressuscitamos mais um defunto. Aliás o defunto está na final da libertadores. A flor tem um treinador nos termos um dinossauro ultrapassado e um montes de refugos e bois cansados. Rsrs. A diretoria fraca e omissa tem torcedores das cabulosas a denunciar o Galo na justiça a vergonha da arena no domingo passado. E stjdlixo também está de olho no vexame domingo passado. Os 46 pontos ja está ai ok vier é lucro. Ainda bem que este espaço é democrático porque a viúvas do dinossauro e Gaga 7×1 andam por aqui. Rsrs. Se tivesse uma diretoria seria já tinha começado a reformulação começar com o fraco diretor de futebol. Gaga 7×1 e um montes de bois cansados. Vá Galooooo.

  4. Bom dia xará e amigalos! Vemos ver hoje se nosso GALO continua respeitando demasiadamente o adversário dentro de casa como fez com a porcaria do Coxa e a horrível time do CSA-MG. Acorda Felipão! Deixa o time jogar. A escalação do Gurú é a boa mas eu iria de Alisson no lugar de Pavón que tem jogado de forma pavorosa. Já a escalação de Felipão terá Jemerson na zaga e não Igor Rabello. O cara é teimoso como uma mula! Vamos meu GALO ganhar do vice campeão da Libertadores 2023!!!!

  5. Bom dia, prezados Atleticanos,

    Brasileirão – jogo 30/38 – Fluminense (casa) – O bom deles é que jogam e deixam jogar. Não marcam forte. Neste BR, já tomaram 38 gols contra 23 do Galo.

    O ruim neles é ver Keno. Particularmente, foi a única venda que lamentei. Apesar das lesões, Keno merecia encerrar carreira no Galo, pelos 02 gols históricos que marcou na virada contra o Bahia, tornando-nos CAMpeões.

    Espero sintonia time e torcida pra fazer valer o fator “casa”.

    Atitude, inteligência, foco e determinação prá amassar e ganhar.

    Nossos pontos perdidos: 21(casa) e 20(fora), num total de 87/114 pontos disputados. Volte a alegrar a Massa, Gaaloôô!

  6. Segundo notícias , o Fluminense irá à campo com a bequeira reserva .

    Chance para o “matador” Paulinho encher os caras de gols , caso consiga dominar as bolas que recebe (quando chegam) .

  7. {•••}”Portanto, queremos de volta o nosso Galo brigador. Foi essa a motivação que levou Mangabeira a lançar essa opção como nosso mascote. Acorda!”[•••]
    Com sua permissão,caro! Quem popularizou de fato o Mascote foi o Zé do Monte,grande Ídolo do CAM da 2ª metade dos anos 40 até a 1ª metade anos 50, que todos os jogos entrava em CAMpo com um Galo vivo debaixo do braço e o grito mais poderoso do Planeta o qual aterroriza os camisa feiona ganhou força nas arquibancadas na década de 50 e foi adotado de fato pela MASSA ALVINEGRA a partir de 1960. Reza a lenda que o Mangabeira,torcedor do américa,lá em 1945 qdo estava desenhando o nosso Mascote foi as lágrimas ao lembrar do poderoso grito de GALÔ que saia da Alma da MASSA ALVINEGRA ecoando por todos os cantos dos Estádios. Isto é um pouco da Historia que estes “ratos” vorazes, que tomaram uma Instituição Centenária e POPULAR de assalto e que de amansados ñ têm nada,estão fazendo questão de matar aos poucos até enterrar de vez.
    #FORAVELHIPÃO seu azulado de ɯǝRd@ e aos 5º dos infernos com estes ratos vorazes disfarçados de “atleticanos abnegados”.

  8. Bom dia!
    Ganhando ou perdendo, ou mesmo goleando, nada mais me motiva esse ano. A não ser que aconteça um fato novo, como o lançamento de jogadores da base e que esses correspondendo bem dentro de campo. Fora isso, rio correndo pra cima ou pra baixo, eu quero mais é que esse dinossauro, esses bois cansados, esse diretorzinho de merda e esses Ratos vão todos à pqp!

  9. O FLUMINENSE:

    O FLU (8º) praticamente está na mesma posição na tabela que o CAM (7º). Enquanto o FLU tem 45 pontos e 13V, o CAM tem 46 pontos e também 13V; o FLU empatou uma partida a menos (6) e teve uma derrota a mais (10) que o CAM…

    O FLU tem o 6º melhor ataque com 42 gols feitos, oito a mais que o CAM (34)…

    O FLU tem a 9ª defesa do campeonato (-38) e o CAM, mesmo com Jemerson, tem a 2ª melhor defesa (-23) da competição…

    Enquanto o FLU é o melhor mandante do BR23, o CAM é o 14º nesse ranking…

    Ô lôco!!!

    E cá pra nós, um desempenho tão pífio como mandante, em ano de inauguração da própria casa, é algo surreal, inacreditável, inconcebível, basta ver a HISTÓRIA DO ATLÉTICO para concluir que esse comportamento avestruz, de enfiar a cabeça na areia quando algum perigo se aproxima, não faz parte do ESPÍRITO AGUERRIDO GALO DE SER…

    Ajuda aí, FELIPÃO, ou vamos ter que mudar o mascote do ATLÉTICO de GALO para AVESTRUZ?!!!

    Bota esse time pra cima, na pressão alta!!!

    Diz aí na preleção que a história atleticana é a do “vencer-vencer” e “lutar-lutar” e nada de baixar linhas e entregar a bola para o adversário…

    Faz como prega o Pedro Caixinha do RBB: “com a bola vamos atacar o gol; sem a bola vamos atacar a bola!!!”…

    E saiba de uma coisa, FELIPÃO: o FLU, no próximo sábado 4 de novembro, vai disputar a FINAL DA LA23 com o BOCA no MARACANÃ. O Diniz e aqueles caras de lá não estão nem aí para o jogo de logo mais às 21h. Se fosse possível os caras nem viriam a BH e dariam um WO nesta partida…

    E mais, FELIPÃO: o FLU vai jogar com um time misto e não vai mandar a campo o Marcelo, o Felipe Melo, o Ganso, o Cano e segue relação…

    Então, FELIPÃO, se o ATLÉTICO perder esse jogo de hoje a culpa será total e inteiramente sua…

    Agora é hora de botar esse time do ATLÉTICO no ESPÍRITO GALO DOIDO…

    Se entrar no ESPÍRITO GALO MANSO, de linhas baixas, naquele futebolzinho caranguejo de toquinho pra lá, bola pra trás, cerca lourenço e bola esticada no Hulk, esquece…

    Se vier outra traulitada, para os reservas do FLU, EM CASA, e aí depois do jogo vamos convocar o GALIL para fazer a coletiva pós-jogo com a imprensa, com a bandeira do GALO na mesa, e anunciar a sua dispensa…

    Ou acham que o LAMOUNIER vai vir a público falar hoje depois do jogo?!!!

    E saiba que quem vai fazer a sua escolta até o aeroporto, FELIPÃO, se o GALO perder, será o GALIL, o JOSIAS e sua turma…

    Ah, FELIPÃO, se o GALO perder hoje!!!

  10. Gosto das filosofias, das teorias, dos falsos motivadores, dos entendidos das táticas e das técnicas, dos excepcionais administradores… todos eles infalíveis. Mas para mim o que importa, MESMO, é a camisa preta e branca em listras verticais e o escudo do lado esquerdo do peito… GALO, ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE… se ela der conta!!!

  11. Desde ontem , chegam a nós , em toda e qualquer midia esportiva, que pegaremos hoje um time alternativo, desfalcado , fraco, focado em outra decisão, dando a mínima pra este jogo de logo mais , contra nós. Nào caiam nesta , amigos atleticanos , o devedor da serie C , na calada da noite , espoucando champanhe e comemorando a podridão , virá com tudo. E sobretudo, animado com o jeito de jogar implantado por 7 a 1, covarde, retranqueiro, por uma maldita bola , recuado, chamando o adversario, implorando por levar um ou mais gols. Que hoje os deuses do futebol invertam esta praga e que nossa arena, presencie um time aguerrido, indo em todas as bolas , ganhando divididas, jogando com ra;ca e inteligencia, justificando seus salarios, tomando vergonha na cara, respeitando a torcida

  12. O futebol está chato e imprevisível, exceto para o Botafogo que segue uma linha clara e firme, embora com elenco bem menos caro que vários outros clubes. Não duvido mais que será campeão. A nós, atleticanos de raiz, só nos resta torcer muito e rezar para que a diretoria incompetente tenha pulso e, em boa hora, cobre de todos: ou façam muito daqui pra frente ou uma limpa terá que ser feita para o ano que vem, tudo para ver se, ao menos, possamos salvar o direito de entrar na libertadores do ano que vem!

  13. Bom dia Ávila e Massa,

    Concordo com seu time, Blogueiro, exceto por Pavon, colocaria Rubens, que foi bem em Bragança. Falta ao garoto melhora no último passe ou cruzamento, mas em termo de disposição e roubada de bola não há comparação. Hyoran vinha fazendo bom jogos, mas foi escaneado.

    Em questão das vendas de ingresso nada mais justo, está caro ainda, sem contar o estacionamento, um assalto. É muito dinheiro pra assistir aos bois cansados.

    Achei que não sentiria raiva de treinador como do tal Cudê, esse gostava de denegrir os jogadores, inclusive os que ele próprio pediu, mas ao menos o time jogava com coragem. Ele foi superado pelo atual comandante, retranqueiro e covarde, além de debochado, tirando onda com a Massa e louvando times da segunda divisão. Nojento esse sujeito. Pode apostar que seu amor (Jemerson) estará em campo afrontando a torcida.

    Que naquela roda de jogadores antes do início da partida, Hulk peça a palavra e diga pra turma esquecer as orientações retranqueiras e partam pra cima do FluminenC.

    Vamos Galo!

  14. Treinador deveria ser contratado sob a filosofia do time e não nas ideias dele. Ele tb e funcionário do clube, que paga seus salários. Mas entra técnico e sai técnico, contratam quem eles querem, pro esquema deles. Depois de resultados ruins, vão embora e o clube que fica c os bois cansados. Uma vergonha. Quer vir trabalhar aqui no galo? O negócio é o seguinte parceiro: jogadores são esses e o esquema de jogo é pra frente. Atacando. Técnico de futebol é uma corja aproveitadora, que trás dívidas e jogadores que não tem a menor identidade c o clube. Vai embora e nós e que nos phudemos.
    E esse Felipão no alto da sua arrogancia, tche, barbaridade, quer cantar de galo. Deveria se desculpar pela merda que fez em pleno Mineirão c nossa seleção. Uma mancha na nossa camisa. Que essa diretoria de merda se junte a ele e se explodam p fora da sede.
    PS. NEPOMUCENO TA VOLTANDO? JA NAO CHEGA ONQUE FEZ NO PASSADO?
    Vou pedir ao amigalo Barata licença p usar o É PRACABA.

    1. MIGUEL ,

      parece que o NEPÔ não deu aquela entrevista à toa .

      Apesar de ter dito que está satisfeito em Madrid , sei lá se vai recusar um possível convite dos “benfeitores” .

      À vontade pra usar o
      É PRACABÁ !

      Expressão de domínio público , certo?

  15. Salve Massa e Guru

    Bem lembrada a origem de nosso mascote caro Guru. Galo Forte e Vingador!
    Mas se fosse nos dias de hoje, de certo Mangabeira iria escolher um rato como nosso mascote, bicho que só vive escondido, medrosos e que ataca traiçoeiramente,
    E tudo isto graças a este Dinossauro e seu amontoado, que alguns chamam de time.
    Mas o torcedor que não é bobo e cansado das mentiras, vergonhas e frustações, devagarinho vem dando suas respostas ao clube, principalmente à diretoria e aos 4R´s.
    Público pequeno, GNV caindo e manto da massa com vendas irrisórias em relação à campanhas anteriores.
    Tá dado o recado, entenderam o quer que a massa desenhe?

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Agora é suspender a crista, esquecer o treinador ,e acreditar que os jogadores assumam a responsabilidade da resposta no campo de jogo.
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *