Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Correndo atrás do prejuízo


Amanhã, nem deu tempo ainda de relaxar dos dois últimos jogos – derrota e vitória – já temos um difícil compromisso na briga pela classificação para a Libertadores do próximo ano. Contra um concorrente direto – Fluminense -, embora com um mísero ponto a menos que o nosso time. Se o Galo vencer, abrimos quatro; empate mantém a diferença (mas permite aos demais acima se distanciarem) e nova derrota na nossa casa pode significar o “adeus” ao sonho.
Embora não leve a nada, nenhum resultado prático, os pontos que jogamos pelo ralo – notadamente como mandante – me seduzem a fazer contas de “se isso” ou “se aquilo”. Vasco, imperdoáveis duas derrotas; Bragantino e América, empates no turno; Corinthians, Flamengo, Coritiba e CSA/MG, derrotas. E mesmo os empates com o Santos lá, Palmeiras cá, Goiás lá, todos imperdoáveis e inaceitáveis. Enfim, como disse, não gosto de fazer esse exercício, mas a situação me sugere para tentar entender esse pesadelo.
Pois que, faltando nove jogos, vamos atuar como mandante em cinco deles. Entre os quatro na condição de visitante, um é frente ao América – que negociou o mando de campo para a cidade de Uberlândia -, que em qualquer lugar do planeta o Galo terá maior apoio do torcedor. Fosse aqui no Independência ou como será no Parque do Sabiá, a maioria Atleticana estará nas arquibancadas. Segundo o sincericídio do treinador em exercício, o desempenho em casa tem sido prejudicado pelo Torcedor. Ora, vá te catar!

Sem tempo para esse tipo de embate, que vem sendo proposto pelo técnico – em quem depositei confessa e assumida boa expectativa – temos de pontuar em busca dessa vaga. São 27 pontos em disputa, temos amplas condições de fazer entre 18 e 20, basta os jogadores atuarem com entrega e comprometimento. Se for para repetir os dois últimos jogos em casa, melhor nem arriscar ir na nossa Arena. Falta de brio igual nunca senti, nem nos tempos de vacas magras com times medíocres, quando se superavam pela garra e a raça do Vingador! Seria importante que a assessoria, tão preocupada com assuntos aleatórios, mostrassem a esses comes-e-dormes – bois cansados – a história gloriosa do Clube Atlético Mineiro.
Pois bem, ao que penso, se chegarmos a 64 pontos – faltam 18 para isso – acredito que a vaga no G4, que garante classificação direta para a fase de grupos da Libertadores estará assegurada. Me baseio no histórico da competição. Ano passado o quarto ficou com 65, 2021 foi 58, 2020 com 66. Considero ainda que nesta temporada, diferente de anteriores, não teremos G5 ou mais. Vale dizer, entram do primeiro ao quarto, cabendo ao quinto e sexto a pré disputa. Fluminense e Fortaleza, que estão atrás do Galo, podem – a exemplo do São Paulo na Copa do Brasil – assegurar vaga através da própria Libertadores e da Sul-americana.
Diante disso, amanhã como no meio da próxima semana frente aos mesmos Fluminense e Fortaleza, só a vitória interessa. A Massa, ao que sinto pelas ruas, está desconfiada. Nem tanto com receio de mais vexames, mas revoltada com o desempenho em casa do time Atleticano. Pelo visto, não pelo maluco horário de sábado 21:30, mas o desgosto que a equipe tem feito com o torcedor, poderemos ter o menor público da Arena do Galo desde a inauguração. A conferir. À propósito, os ingressos seguem salgados e a extorsão do estacionamento virou norma. Setenta reais, depois de cinco jogos (esse será o sexto), depois de ter sido 40 e 50 reais. Um absurdo!

Em tempo: Nunca vejo outros jogos que não sejam do Galo. Ontem, por acaso, resolvi acompanhar o duelo dos desesperados, Santos e Coritiba. Wagner do Nascimento Magalhães, carioca que decidiu maliciosamente o campeonato mineiro de 2019, fez lambanças inacreditáveis. Péssimo juiz! Ele nos tirou aquele título, com dois erros cruciais, não marcando penalidade em Igor Rabello no último minuto do primeiro tempo – evitando a revisão do VAR – e invertendo (o bandeira foi cumplice) escanteio que foi tiro de meta, lance que assegurou a derrota do Galo no primeiro jogo. Horroroso! Vergonhoso!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Correndo atrás do prejuízo”

  1. Boa tarde, Ávila e Massa,

    Essa diretoria faz cada negócio, doaram Keno ao florC por 5 mi e contrataram Edenilson por 9 mi segundo Bores do Galo USA.

    Keno vs Jemerson, que os deuses tenham piedade de nós.

    Bora rejuvenescer Galo.

  2. Boa tarde!
    Acabei de ler no portal Hoje em Dia que o Atlético está provomendo um joguinho entre os “influencers” para “aproximar a torcida.
    Isso deve ser coisa do tal Lamonier.
    Ora essa!!! O que aproxima a verdadeira torcida é um bom time com um bom elenco e não esses joguinhos tipo os da televisão brasileira.
    Acabaram com o CAM. INFELIZMENTE!

  3. Olá amigos da bola!

    Rápido e rasteiro!

    Para vencer o Fluminense amanhã, só depende do péssimo, medroso, Felipão. Se subir as linhas, marcar alto, pressionar a saída de bola do adversário, jogar em velocidade, vence fácil e TALVEZ goleia!

    Agora! Se o medroso baixar as linhas como adora fazer, der a bola para o adversário, tentar vencer no contra ataque, ficar naquela lentidão irritante, na base do chutão etc… Perde de novo, como foi contra Cruzeiro e Coxa.

    FORA FELIPÃO!

  4. Bom dia Eduardo e massa. Amanha é outro dia para o Galo ressuscitar outro defunto na arena da vergonha. Aonde somos chacota e memes no Brasil e exterior. Vergonha. Está pifia diretoria não aparece para dar a cara. Vocês não me apresentam. Então o 7×1 Gaga diz que a torcida va arrebentar os jogadores estes bois cansados ja estão arrebentados por você Gaga e diretoria fraca. Então o aposentado kardek voltou para o SPA do Galo. Reformulação urgente em 2024. Comecar com rainha da Inglaterra. Peseudo diretor de futebol. E se pudesse os donos do Galo também. Rsrs. Piadas. Vá Galooooo.

  5. Bom dia. Sei que vou ser alvo de críticas, mas não posso deixar de exprimir minha sincera opinião.
    Torço para que o GALO não consiga classificação para a Libertadores.
    Explico:
    Se por acaso formos à Libertadores do próximo ano, a tendência da maioria é achar que está tudo bem e aos “trancos e barrancos” esta mesmice vai continuar….
    O treinador aposentado vai continuar impondo um jogo vergonhoso…
    O time vai continuar sendo “mulambento” com estes jogadores sem brio nem coragem (Excecão feita ao Mateus Mendes)….
    O diretor de fitebol (que deveria ser preso) vai continuar contratando ex-jogadores…
    A rainha da inglaterra vai continuar apenas como figura decorativa…
    E os vexames no próximo ano, continuarão.
    Então, prefiro que não se classifique e que os donos da SAF (a porra dos 4 R´s), promovam uma verdadeira reformulação desde a diretoria até ao elenco. Assim, quem sabe em 2 ou 3 anos termos novamente um time que dará gosto assistir.
    Até lá, não vou deixar de assistir um bom filme, participar de confraternizações familiares (como já fiz) para assistir um jogo de dar calo nos olhos como este time tem apresentado.
    PS- apesar dos pesares, tenho esperança que dias melhores virão VAMOS GALO….

  6. Bom dia.

    É claro que o Felipão não deu certo no GALO.
    Ficou 10 jogos sem vencer e aí já era um aviso do que estava por vir.
    Aliás, estamos entrando agora exatamente na fase em que no primeiro turno, a coisa ferrou.
    Bragantino. Empate
    Fluminense. Empate
    Fortaleza. Derrota
    América. Empate
    Corinthians. Derrota
    Goias. Empate
    Grêmio. Derrota
    Flamengo. Derrota
    Tem 2 jogos na libertadores também.
    Desses jogos, somente contra o flu,
    o time jogou bem, e contra o Grêmio, só jogou bola após levar o gol.
    A ver.
    Agora contra o bragantino, continuamos com sorte, pois o Sacha perdeu um gol logo aos seis minutos de jogo.
    No segundo tempo, um cara cabeceia de ombro (?), sozinho dentro da pequena área e um outro sujeito acerta a nossa trave.
    Um mísero chute em gol em todo segundo tempo.

    Abraço.

  7. Bom dia xará e amigalos! Está na hora de voltar a vencer no Terreirão do GALO. Chega de apagão dentro de casa. FluminenC não terá German Cano. Então que o treinador do GALO deixe o time avançar e garantir os três pontos. Chega de jogar recuado Felipão! Me ajuda aí!!!!

    1. Bom dia Edu.

      Esse seria o jogo pro GALO partir pra cima do flor, pois semana que vem tem final de libertadores e não creio que eles partiriam para um jogo mais ríspido.
      Abraço.

  8. Salve Massa e Guru

    46 pontos. Nosso objetivo para a temporada 2023 alcançado. VERGONHOSO!
    E tudo graças ao amontoado que alguns chamam de time, capitaneado por treinadores incompetentes, arrogantes e principalmente totalmente fora das características do nosso Galo.
    Não me iludo e não vislumbro mais nada positivo com este pessoal ai e já estou pensando na reformulação para 2024, que deve começar desde a direção.
    Se não fossem as brigaiadas e o interesse pessoal o meu presidente seria o boquirroto, que pelo menos cobraria de jogadores e técnico uma postura diferente.
    Quanto ao elenco? Aqui vai umas dicas já que o tal CEGA, ops CIGA não vale pra nada:

    Benitez – Meio campo Melequinha
    Pedrinho – Atacante melequinha
    Mastriani – centro avante melequinha
    Breno Lopes – atacante Palmeira
    Lima – Meio campo Florminense
    Stive Mendonza – Atacante Santos
    Sornoza – Meio campo Indepediente del valle
    Luan – Meio campo São Paulo
    Guilherme – Meio campo Goiás
    Evangelista – Meio campo Bragantino
    Aderlan – Lateral direito Bragantino
    Lelê – Atacante Florminense

  9. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Um feliz 2024 para todos os amigalos. Eliminação para o Corinthians, o comportamento do time em campo na derrota contra o Coritiba e principalmente contra o Cruzeiro e as entrevistas do Filipao , na minha opinião ( o que nao significa nada), configuram uma afronta a torcida do Galo. Eu só iria ao campo para vaiar essa Diretoria, o Filipao e esses Jogadores indolentes e desprovidos de respeito a torcida que foi ao campo ver o time do Cruzeiro disputando cada bola como se fosse um prato de comida, com sangue nos olhos e os caras do Galo, fazendo o que mesmo? E depois do jogo, o Filipao ainda vem elogiar o Cruzeiro! E , por causa de possibilidade de vaga em Libertadores, vamos continuar apoiando esses caras? Respeito quem pensa diferente, mas por uma questão de dignidade, a torcida do Galo deveria ir na Arena, protestar desde o início contra este Filipao e esse bando de jogadores, pelo vexame que nos proporcionaram. Mas, como dizia Padre Torga: Enquanto tiver cavalo, São Jorge não anda á pé! Oportuna também a lição do Barata: Cada qual, com seu cada qual. Se para o Avila, faltam 09 jogos, este ano, eu já ” montei no porco”. Um feliz Natal e um Prospero Ano Novo para os amigalos.

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      torço para que o porco que você vai montar não seja um dos que o KAFUNGA usava para treinamento de goleiro : todo ensaboado , tendo o atleta que tentar segurá-lo .

      Em tempo :
      suas previsões se confirmaram .

      À exceção de um ou outro jogador , esse elenco atual é dos piores da história secular do ATLÉTICO , principalmente no tocante a BRIO e HONRADEZ .

      E a torcida o glorificava/glorifica como sendo dos mais “qualificados” do país .

      É PRACABÁ !

      p.s.
      Apenas para considerar que este VEXAME está na conta do Atletico S.A.

      O CLUBE ATLETICO MINEIRO jamais aceitaria tamanha VERGONHA .

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Convenhamos, o atlético não tem apresentado nada no campo de jogo que configura a certeza de que podemos almejar vaga na libertadores. Os resultados acontecidos, tem sido muito mais obra do acaso do que desempenho. Lampejos de um ou outro jogador é que tem ás vezes levado o galo a vitória. Assegurada já a vaga para o próximo ano, seria a hora de dar oportunidades aos garotos da base que se encontram no banco de reservas, sem nenhuma chance até agora de mostrarem se tem ou não potencial para titularidade. Já comentei que ao galo falta liderança dentro de campo. Todos são cordeirinhos que obedecem rigorosamente as instruções do treinador, mesmo que equivocadas, o que tem nos levado a situações às vezes vexatórias, como as derrotas em casa para times da prateleira de baixo. Se precisar se indispor com o treinador, que assim seja, em benefício de melhor desempenho do galo. O Cuca, muito bem alcunhado como MANSO pelo amigalo BARATA, foi repreendido publicamente pelo Hulk, mas teve a hombridade de aceitar as críticas e por isso mesmo, o galo foi campeão da libertadores. O Hulk, muito timidamente, disse ser vergonhosas as atuações do galo, mas nada faz em campo para reverter tais situações, mesmo que para isso tenha que se indispor com o treineiro. Parece-me, que MANSO, atualmente, são os jogadores do galo que aceitam tudo passivamente, sem contestar algumas decisões equivocadas do Felipão. Não é possível que somente os torcedores tem constatado a inoperância das decisões do treinador, sem que os jogadores, também, não a constatem e busquem melhor solução no campo de jogo.
    Hoje e sempre, galo!!!

      1. Caro BARATA!
        Para aqueles que acham que jogador não pode desobedecer ordem de treinadores, vão 2 exemplos, da seleção brasileira:
        1958 – Brasil x Áustria. Brasil 3×0. Nilton Santos, desobedecendo ordem de Vicente Feola, que exigia dos laterais não ultrapassar o meio-de-campo, pega uma bola na lateral esquerda, ultrapassa o meio de campo do adversário, mesmo com Feola gritando para dar o passe e voltar à sua posição, Nilton Santos simplesmente não ouviu o Feola, tabelou com Mazola e fez gol contra a Áustria. Feito o gol, Feola, simplesmente aplaudiu a jogada e se curvou a Nilton Santos.
        1970 – Brasil x Uruguai. O Brasil perdia o jogo para o Uruguai que montou um esquema que estava anulando Gerson o canhotinha, o cérebro do time, e imediatamente, Gerson sentindo que o Brasil precisava mudar, simplesmente chamou Clodoaldo, trocando de posicionamento em campo, liberando Clodoaldo para jogar mais à frente, com Tostão se deslocando para a ponta esquerda, e logo após esta troca, sai o gol do brasil, com tostão cruzando da esquerda e Clodoaldo, como centro-avante, simplesmente fez o gol. A desobediência à orientação cega de treinadores é que faz a diferença entre jogadores lideres e jogadores cumpridores de ordem.
        Abraço.

        1. ÂNGELO ,

          muito bem lembrado essas jogadas marcantes nas conquistas referidas .

          Permita-me acrescentar que GERSON também participou da conversa com MARCO ANTÔNIO quando o grupo entendeu que EVERALDO ficaria com a lateral esquerda por conta de ser mais marcador que o garoto do Fluminense , pois a descida ao ataque e construção de jogadas ficaria a cargo de CARLOS ALBERTO .

          PIAZZA na zaga e a efetivação de TOSTÃO de nove , além de RIVELINO voltar a compor o meio, saindo PAULO CÉSAR , toda essa arrumação aconteceu por conta das lideranças EM CAMPO .

          Zagallo foi o Cuca de 70 .
          Aceitou tudo e ficou com a glória .

  11. FELIPÃO, sobre a dificuldade de jogar como mandante, disse no pós-jogo que o time tem dificuldade de propor o jogo em casa.

    Contra o COXA, FELIPÃO?!!!

    Contra o CSABHMGBBBBETIM?!!!

    Desculpa do treinador para esconder sua retranquice.

    FELIPÃO é adepto do jogo por uma bola ou retranca mesmo. Para tanto a ordem é baixar as linhas e entregar a bola para o adversário na vã convicção de que isso irá levá-los (os jogadores contrários) ao erro…

    Ledo engano…

    Quando se baixa as linhas o adversário, mesmo na ZR, encontra espaço para avançar as suas e dá-lhe sufoco…

    Por isso tantos escanteios a favor do CSABHMGBBBBETIM e o RBB…

    Foram apenas 5 escanteios a favor do CAM e, pasmem, 17 escanteios a favor do Bragantino e haja coraçãooooo…

    Essa TÁTICA DO GALO MANSO está matando o espírito do GALO DOIDO do ALVINEGRO…

    A letargia do time acaba contaminando a Torcida que também ficou amansada…

    FELIPÃO que anda citando COUDET nas entrevistas deveria lembrar a máxima de SAMPAOLI e mudar seu sistema de jogo. Não foi SAMPAOLI quem disse que é o time que contagia a torcida e não o contrário?!!!

    O estilo GALO MANSO DE FELIPÃO estará amanssando a MASSA…

    Até o geraldino, agora no sofá, anda cochilando nos jogos…

    Jogo às 21h30?!!!

    No sábado?!!!

    Na Arena MRV?!!!

    O geraldino vai dormir no sofá!!!

    Ô lôco!!!

    FORA FELIPÃO!!!

    1. Ô ERNEST ,

      houve um tempo no qual os personagens que contavam a história do ATLÉTICO eram nomes como YUSTRICH , BARBATANA , TELÊ…

      Quantos jogadores honrados e briosos tivemos a defender o MANTO com DIGNIDADE !

      Hoje , ao ler em sua postagem os nomes de Felipão , Coudet e Sampaolli eu tomo um choque de realidade : como foi possível termos essa gente a comandar o GLORIOSO!

  12. Tirando 2021, entra ano e sai ano e o galo repete o bordão: perder pontos p times em situações de sufoco. Eu, se fosse presidente de um time que ganhou do galo no inicio do campeonato, ficaria preocupado c o Z4. Olha o vaxxxco. Sapecou 2 a 0 em menos de 10 minutos no Mineirão. O loco!!! Olha hj kkkkk. Mequinha, perdendo de 2 a 0: empatou. Olha hj. Santos, Goiás e assim vai.
    O time é relaxado. Tá nem aí. E a gente é que sofre. Acho que prefiro a Sula ano que vem. Vergonha pouca.

  13. Bom dia!
    Fora Felipão! A Massa é o maior patrimônio do Galo e você, Felipão, é só um monte de estrume.
    Fora Rodrigo Caetano!

    1. Bom dia amigalos,correr atrás do prejuízo,o Kardec lesionou de novo,o Vargas tá um tempão no estaleiro,o Ednilson,Mariano,todos no Dm, nenhum deles faz a menor falta,mas o rombo no caixa do Galo é grande, quanto ao Time não passa a menor confiança, futebol muito pobre de ideias, não consegue se impor contra Times fracos, quando ganha não convence, vai empurrando com a barriga pra ver o que acontece,eu não aposto um centavo nessa classificação pra Libertadores, só na cagada

    2. GALO ROBERTO ,

      hoje estou aproveitando os comentários de vocês aqui para debater , haja vista o meu cansaço mental para produzir um simples texto .

      Quanto à MASSA , ela , como o time , foi igualmente vilipendiada .

      Ela ACABOU , não existe isso mais.
      Como o MANTO , execrado , desconsagrado .

      1. Infelizmente, caro Barata.
        Duas coisas me fizeram apaixonar pelo Galo: Reinaldo e a Massa. Hoje não temos nem uma coisa nem outra.
        E se realmente nosso guru “isolar” o Canto do Galo, aí não terei mais nada. Vou estudar um pouco sobre baseball…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *