Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Diante da Massa e buscando manter a recuperação

Fechando uma semana bem movimentada e cheia de novidades, o Galo volta as atenções ao Brasileiro, desta vez tendo pela frente o Fortaleza. Coincidentemente, foi para esse time cearense que o Galo sofreu sua última derrota no Mineirão, palco da partida de hoje à noite em Belo Horizonte. Depois disso, tivemos exatas três vitórias sobre o adversário, sendo duas delas na condição de visitante.

Aqui em BH, pela Copa do Brasil e pelas semifinais, goleamos por quatro a zero. No jogo de volta, superamos por dois a um. E, pelo Brasileiro, foi dois a zero também no Castelão. E o Galo, reconquistando a confiança do Torcedor, pega o mesmo time que surpreendeu na primeira rodada do ano passado, porém numa semana de intensa interatividade com o Atleticano.

Não bastassem as duas vitórias sobre o maior rival da nossa história, sendo o grande clássico do futebol brasileiro – o Flamídia -, a diretoria vem mostrando caras novas para a sequência da temporada. Vencer esse time carioca, em dois jogos dentro de quatro dias (2/0 e 2/1) pelo Brasileiro e Copa do Brasil respectivamente ameniza muito as reclamações que vínhamos impondo ao time, treinador e diretoria.

Aliado a isso, foram anunciados definitivamente os nomes de dois brasileiros repatriados. Jemerson, cria da nossa base, e Alan Kardec, que no Brasil defendeu Vasco e São Paulo. Aguarda-se ainda as chegadas de Pavón, creio que esse é questão de dias, e Pedrinho, que ainda é jovem – 26 anos – e foi lançado no Corinthians é a bola da vez nas contratações. Some-se a isso, a liberação definitiva de Godín, que assumo me criou esperança, além da possibilidade da saída do Fábio Gomes. Esse, acredito, que nenhum Torcedor depositou qualquer esperança no seu futebol.

A vitória e os consequentes três pontos são fundamentais para manter a chama da esperança em repetir a temporada passada. O líder, no caso Palmeiras, e o vice-líder, Corinthians, abriram sete e quatro pontos de vantagem. Além deles o Internacional, que ontem esmagou o Coritiba, e Paranaense seguem embolados com o Galo na briga pelo G4. Nada menos que cinco concorrentes seguem colados com três pontos a menos que o nosso time. São os cariocas Fluminense e Botafogo, e ainda três paulistas, o Santos, Bragantino e São Paulo.

Como percebemos, apesar da eventual dianteira dos dois primeiros, fruto de nossos próprios vacilos no início, o bloco de cima está bastante embolado. Não nos será mais permitido partidas como aquelas com Coritiba, América. Goiás e Santos. Eles, os concorrentes, que tenham seus momentos de instabilidade, o nosso já foi utilizado sob o comando do Mohamed. Diga-se El Turco está passando por um processo de reavaliação. E, até prova em contrário, sem priorizar competição, todas elas – BR, CB e Libertadores – estão na nossa prioridade.

Ao que acompanhei nos últimos dias, creio que o Galo deverá ir a campo apenas com as ausências de Mariano, além do luto pela mãe recebeu o terceiro cartão amarelo, advertência que também tira Nacho da partida de hoje. Admito que Hulk, em função até mesmo do que ele disse após a partida d quarta-feira, possa ser poupado. A maratona pela frente é muito pesada. Talvez, além deles e como no caso do super herói, possam figurar no banco em eventual e urgente necessidade. É preciso pontuar, mas também dosar a utilização dos jogadores.

Creio em Éverson; Guga, Rever, Rabelo e Rubens; Allan, Otávio e Calebe; Ademir, Sasha e Vargas. Com isso, Alonso, Arana e Hulk, ficariam à disposição, mas não havendo necessidade, poupados para a sequência. Na próxima semana, terça é dia de Emelec (Libertadores) e sábado o Juventude (Brasileiro) ambos na casa dos adversários.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Diante da Massa e buscando manter a recuperação”

  1. No jogo fluminense o Franqueiro tomou dentro da pequena área um gol de barriga.
    No jogo do Flamerda, tomou outro gol dentro da pequena área.
    Sempre ouvi dizer que na pequena área a bola é do goleiro.
    Mas no Galo, não. É do atacante.
    Ainda mais se estão junto o Frangueiro e o Nathan perna presa.
    Ô Frangueiro, veja se apronta hoje.
    Eh, tá na hora de tomar um beta-bloqueador para o jogo de hoje.
    É duro aguentar esses dois….

  2. Boa tarde a todos.
    É sabido que o futebol envolve paixão, mas penso não devermos nos afastar totalmente da razão.
    Sei que muitos discordarão de meu ponto de vista, mas num ambiente saudável a diversidade de opiniões é positiva.
    Assim, lá vão minhas simples opiniões:
    O el turco conseguiu ganhar do flamídia e isso nos deu muito prazer, no entanto, penso que as vitórias de deveram mais ao espírito de luta e genealidades individuais do que propriamente ao treinador. Nenhum esquema tático, nenhuma visão de jogo, demora e não sabe substituir. Ou seja se dependermos desse treinador estamos no mato sem cachorro.
    Queria deixar também, minha opinião sobre o goleiro. Sei que a mídia enganadora (não sei com que propósito) tem enganado muitos elogiando o goleiro ao ponto de ter sido convocado para a seleção.
    Na minha opinião, não passa de um frangueiro. Não tem reflexos se joga no chão anos depois que a bola passa, não sabe sair da área, tem péssimo senso de localização. Quanto ao propalado “dom” de saber jogar com os pés, o que tenho visto dele é chutão p´ra frente, diretamente para a posse do adversário ou então para fora. Isso é um dom?
    Quanto ao Fábio Gomes, considero um fato grave como um jogador que não serve para peladas consegue ser contratado pelo Galo?
    Por último a para terminar de bem, quero registrar meus elogiaos ao Allan, Marciano, Hulk e rezo para que o Zaracho volte logo.
    Saudações atleticanas e torcendo muito por uma vitória hoje contra o leão do pici, apesar de saber que não temos técnico nem goleiro.
    Sorte para todos nós.

    1. Concordo muito quanto ao treinador, fraquíssimo como Marcelo Oliveira que num momento levou o rival a inacreditáveis dois CB’s, treinador de apitar coletivo e bater palmas, o famoso, “vamo lá”! Quanto ao Everson discordo exponencialmente, transmite segurança e opera milagres rotineiramente, talvez você tenha sido um grande goleiro frustrado na vida e por isto não veja nele as qualidades de ti. Voltando ao assunto treinador, foi inacreditável deixar o lesmático naXOOOO em campo por 80 minutos, produtividade zero, parece um amador em campo, como disse, entramos com um jogador a menos em campo. Elenco tem mostrar sua força hoje,….Vargas, Arana, Sasha, Alonso, Alan, Otávio,…

  3. Boa tarde! Que bom! Apesar dos desfalques e as possíveis ausências pra poupar jogadores importantes, desta vez vamos entrar com ONZE em campo; é incrédulo ver este parasita invertebrado naXOOOO em campo, que atleta medíocre, frouxo, fraco, omisso viu!!

    1. Fraco fisicamente sim. Quanto as demais características, discordo de todas. Especialmente quanto ao omisso. Nacho não se esconde do jogo e dá o sangue enquanto consegue. Basta observar o jogo.

  4. Boa tarde. Quero 3 pontos. Do jeito que vir, mas 3 pontos.
    Acho que o galo já elegeu a libertadores, mas não podemos abrir mão dos outros campeonatos. Além de alegrar a massa, a premiação alivia nossos cofres, cheios de dívidas.
    Quero o foco e a garra que sempre tivemos. Vamos reajeitar esse time e dar alegria a massa.
    Vitoria, alegria, conquistas, dinheiro e recn hecimento

  5. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer para não fugir dos líderes hoje o galo está em 5 lugar. o galo emprestou o Alan franco para uma equipe argentina por misero 150 mil dólares isto não paga nem um mês do salário do nacho preguiça e Dodô aposentado no DM , esta diretoria simplesmente não sabe negociar. aff.alias o DM do galo não recupera ninguém o keno vive no DM. Jair também. zaracho e Dodô aposentou.o galo precisando de meias armadores e empresta jogadores de graça acorda diretoria .sobre o EL turco não confio no trabalho dele e espero queimar minha língua mas ainda no blog esta cheio de puxa sacos deste fraco treinador. no sufoco galo 2×1.vai galooo.

    1. Caros atleticanos,pro Galo atual qualquer jogo é perigoso,seja Time titular,reserva,misto,catado,com esse esquema do Turco vamos passar sufoco sempre, aquele placar magro, sofrido, minguado, adversário dominando o jogo, sofrimento a vista, aquardem

    2. Parabéns Eduardo! Bela crônica e não falou sobre arbitragens!! Tenho certeza que não doeu. Faça mais vezes, é mais agradável! Obrigado

  6. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 14/38 – Fortaleza (casa) – O Emelec, na terça, deveria ser a prioridade.

    Recomendo poupar Hulk, Alonso e Arana, que se juntarão ao Nacho e Mariano suspensos por amarelos.

    Quem entrar terá que dar conta do recado e marcar Moisés e Pikachu (fez 02 gols na estreia do BR com derrota em 2021).

    Que os substitutos façam por merecer. Lutem pra nos manter bem na tabela. É marcar com atenção e ligados nos contra ataques deles, que serão muitos.

    Nossos pontos perdidos: 07 (casa) e 11 (fora), num total de 39/114 pontos disputados. Ganhar em casa, Gaalôô!

  7. Meu caro Eduardo falou e disse na coluna de hoje. Mudando o assunto, eu li durante essa semana, que o galo tem uma dívida com um empresário que repassa e intermédia venda de jogadores ao galo de aproximadamente 60 milhões de reais. Eu gostaria que você Eduardo que tem mais proximidade possa perguntar ao nosso diretor jurídico José Murilo Procópio, como pode isso? Será que nas compras e vendas de jogadores esses valores não são mesmo pagos? Porque já não pagam no ato da compra e venda? Tem contrato que estipula esses valores? Porque já não descontam o valor do empresário na trasaçao? O outro lado, ou seja o time que vende ou compra do galo tbem tem essa dívida? Ou só o galo que paga? Fica o questionamento e uma pauta para discursao. E no mais vamos galo ganhar do Fortaleza, Emelec e Juventude.

    1. Isso é o que diz o empresário. O Galo já o chamou pra um encontro de contas, porém ao que assistimos é a tentativa de espetacularização do assunto pela imprensa. O Galo rende cliques, observe a mídia do eixo. Mário César, flamenguista que tem Galo na cabeça; cantícos homofóbicos que todas as torcidas entoam nos estádios, mas a indignação dox carax daquela emissora promíscua é com a Massa.
      Daí me vem esse empresário e multiplica o que tem a receber, muito disso de gestões passadas, buscando visibilidade e desestabilizar nosso time. É mais um dos mesmos.

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O Fortaleza vem jogando um futebol de alto nível, embora esteja penando no Z4. Será um jogo bom para se ver, pois o Fortaleza propõe jogo e não fica só na retranca. Vamos preservar alguns titulares mas temos plantel para escalar um time competitivo e que possa dar conta do recado. Confesso que gostaria de ver o Neto no jogo de logo mais. Precisam dar oportunidades ao garoto para avaliarmos o seu potencial. Vamos buscar os 3 pontos nem o sabendo que não será um jogo fácil. O Fortaleza tem time para impor dificuldades ao galo.
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Prezado amigalo Ângelo, ótimo dia

      Eu também gostaria muito de ver o Neto atuando, o garoto tem um alto nível técnico, passa a bola fácil e tem visão de jogo.

  9. Bom dia!
    E o Dodô! Aposentou? Fazendo estágio na enfermaria? Pendurou a chuteira? Pqp!!
    Se o time entrar focado hoje e sem aquela murrinha de toquinhos pra trás e pros lados, dá pra ganhar.
    Vai pra cima Galoooo!!

    1. Amigalo

      Por mais crédito que tenha, o DM do Galo ´tá precisando se explicar. Tá igual Triângulo das Bermudas, os caras entram lá e somem. E Zaracho?
      Aposto que o Bruno Henrique que teve uma contusão séria e vai operar, vai voltar antes do Dodô e do Zaracho.

  10. Como vai, amigo? Tudo bem? Há muito tempo não passo por aqui para deixar o meu abraço. Acho que o time está no bom caminho e, daqui a pouco (ainda mais com a chegada de reforços importantes), as cornetas estarão soando em homenagem ao Mohamed. Bola pra frente.

  11. Bom dia Massa e Guru

    É fato que El Turco errou bastante nas escalações e no esquema de jogo, quando deixamos pontos preciosos para trás. E isto ficou comprovado, depois que vi o jogo de ontem do Coritiba, o jogo do Florminense diante das Marias e até do próprio micróbio verde. Como conseguimos perder pontos pra estas babas?
    Mas também é certo que, as ausências e desfalques contribuíram para os maus resultados e prova disto, foi que, com as voltas de keno e Vargas (se bem que este ainda parece estar no DM), o time encorpou.
    Então amigos atleticanos, vamos ter um pouco mais de paciência, já que hoje poderemos jogar com até 5 desfalques, e dentre estes aquele que simplesmente destroe.
    Mas um recado ao Turco e seus comandados: pode até faltar jogador titular hoje sim, mas o que não pode faltar é vontade de vencer!

  12. Bom dia, Canto do Galo!!!

    O Time do Fortaleza:

    Time provável (3-5-2): Marcelo Boeck; Ceballos, Marcelo Benevenuto, Titi; Pikachu, Felipe, Ronald, Lucas Lima, Juninho Capixaba; Moisés e Romero.

    Desfalques: Kayser, Robson, Tinga, Hércules e Zé Welison.

    Tabela do Brasileirão: em 19º colocado, o vice-lanterna Fortaleza somou apenas 10 pontos (2V e 4E). Foi o time que mais derrotas teve (7) numa campanha como visitante muito ruim (1V e 4D).

    Outras competições: pela Copa do Brasil, na quarta-feira, venceu o clássico local contra o Ceará por 2 a 0, em jogo bem disputado, com dois gols de Pikachu. Pela Libertadores, passou pelo Colo Colo e vai pegar o Estudiantes, na quinta-feira, pelo 1º jogo das oitavas de final.

    O Jogo contra o Galo:

    No Brasileirão o Fortaleza, que tem um bom time e um elenco nem tanto, andou vacilante e com problemas de indisciplina no grupo (baladas e descompromisso).

    Os maus resultados geraram pressão contra jogadores. Na chegada do time ao aeroporto, após derrota para o Avaí (3 a 2), torcedores protestaram com violência e Robson acabou sendo agredido.Vojvoda pediu apoio e a torcida respondeu positivamente abraçando o time.

    Coincidentemente depois disso o grupo reagiu nos dois últimos jogos com vitórias (América e Ceará) que levantaram o moral do grupo e restabeleceu a confiança do time.

    Os jogadores, a diretoria e a torcida, numa virada de chave, vão priorizar o Brasileirão para evitar o rebaixamento que seria nefasto para os projetos do clube.

    Diante disso, o jogo apresenta um prognóstico difícil diante do momento de virada de chave do Fortaleza e de um time muito mexido do Atlético que deve ir a campo com um mistão.

    Em resumo, o jogo é do tipo indefinido, duro, físico e de muita disputa, que deve ser decidido pelo time que apresentar mais vontade, valentia e raça em campo.

    Joguinho perigoso e casca de banana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *