Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dia sem Galo serve para reflexão sobre o Galo

Ontem, evidentemente, aqui no blog e por onde passei o assunto era sobre o empate azedo do Galo com o Criciúma. Reitero o que disse na postagem e respeito o contraditório. Teve quem me abordasse para sugerir aos donos da SAF isso e aquilo, ora – com todo respeito – nem os conheço e tampouco somos da mesma roda. Um deles apenas, já tive oportunidade de prosear, ainda assim rapidamente. O Ricardo Guimarães, em duas ou três oportunidades. E quem sou eu para dar pitaco em questões de macroeconomia com empresários totalmente realizados. Cada qual no seu quadrado, tenho alguns pequenos espaços, como o blog e meu lugar nas cadeiras da nossa casa.

Pois quem, chegando de volta desse dia bem desgostoso e que reafirmo minha boa expectativa com o time na temporada, resolvi fazer um devaneio pessoal sobre nosso elenco. Temos um bom goleiro, imune a todas as críticas – procedentes ou ir racionais – do Torcedor. Além do Éverson, ainda o Matheus Mendes, que em todas as oportunidades que foi lançado se saiu bem. Teve alguns jogos que até se destacou, como na prova de fogo das semifinais frente ao Tombense (2011) quando vencemos por três a zero. O titular foi expulso ao cometer uma penalidade, que foi defendida pelo então menino de 22 anos. Ainda, ano passado, nas vitórias sobre São Paulo e Goiás.

Nas duas laterais contamos com Saravia e Arana. O argentino encontrou seu melhor futebol, desde a chegada do Milito. O outro dispensa comentários. Para o lado direto, em caso de necessidade ocasional, Mariano ainda tem um pouquinho de gás. Pena, em razão da contusão, o desfalque do improvisado Rubens do lado esquerdo. No miolo da zaga, em que pesem contestações, temos quatro bons zagueiros. Fuchs e Rabello são os meus preferidos, apesar da frequência de ambos no DM. Além deles temos o tão cobrado Jemerson que, jogo a jogo, vem demonstrando sua importância e utilidade. Lemos também me agrada.

Dali pra frente temos talentos que permitem rodízio sem perder a qualidade, isso desde a chegada do argentino Gabriel Milito, pois seu antecessor não conseguia extrair tanto do elenco quanto estamos presenciando. Inicialmente na contenção, volantes que protegem a defesa e fazem a ligação com os dianteiros, com boa qualificação cito o Battaglia, Alan Franco e Otávio; mais avançados ainda Zaracho, Scarpa e Igor Gomes. Lá na frente, contando com jogadores que podem fazer a função e ainda ajudar no meio como Alisson, os titularíssimos – no Galo e em qualquer time brasileiro – Paulinho e Hulk, sem esquecer o fato de que Vargas está fininho e mostrando rara disposição. Cadu também merece ser considerado. São 21 nomes mencionados, que somados a outras boas promessas como Vitinho, Rômulo, Renan, Paulo Vitor, Robert, Isaac e Palacios sugere em afirmar que temos um elenco qualificado.

Além dessas considerações, tem algo que me estimula na minha Atleticanidade. Os descaminhos reconhecidos da nossa base por longos tempos, salvo melhor juízo, vem sendo gradual e consistentemente corrigidos. Vou falar do sub16 e de um entre seus atletas. O treinador Henrique Teixeira, com pouco mais de um ano no Galo, conquistou seu sexto título em sete disputados. Levantou a Copa Brasileirinho Internacional, superando concorrentes como Flamídia, São Paulo, Vitória BA Athletic do prefeito falastrão e outros dois mineiros. Ah|! O desconhecido Ibrachina da final é dos maiores investimentos de futebol de base no Brasil.

Sobre essa conquista, faria alguns registros que acompanho junto a amigos como o atento Galo da Mata. Nosso treinador foi eleito o melhor da competição, onde o Galo jogou oito vezes e venceu todas as partidas. Marcou 36 gols e sofreu um único tento – de bola parada –, tendo entre tantos destaques o artilheiro da competição, João Teixeira, e como capitão dessa série de títulos o zagueiro Vitão. Sobre esse garoto, lembro que em 13 de novembro do ano passado, falei sobre essa promessa da base Atleticana. Com seus 16 anos, idade que Reinaldo e Savinho foram lançados no profissional, o beque já fez jogos pelo sub20. Quem me destaca sobre esse jovem é o mesmo que me alertou sobre o Savinho. A conferir! Pra cima deles, Gaaalooo!!!

* fotos: 1 e 2 Pedro Souza/Atlético; 3 BH Fotos

20 thoughts to “Dia sem Galo serve para reflexão sobre o Galo”

  1. Boa tarde! Apenas uma observação, embora respeitando o contraditório. Igor Gomes e Jememerson, a meu ver serão eternos reservas.

  2. Boa tarde, Eduardo e Massa.
    Desisti de continuar a ler as postagens. Depois de uma crônica tão real e com otimismo do nosso Guru, só consegui ler postagens de desânimo, de descrença, de pessimismo, de desconfiança… Todos tem direito a ter e expressar seus pensamentos, mas hoje, ao que parece, resolveram cerrar fileiras para trazer pessimismo para nós… Recolho-me à minha insignificância.

  3. Oi Eduardo e Amigos!!!

    Na minha opinião, Saravia e Igor Gomes são muito fracos. Deveriam dar linha.

    Fico na torcida para que o nosso técnico dê certo e que o time possa evoluir.

    Saudações Alvinegras,

  4. edenilson vazou , mais uma vitoria , a limpa está seguindo seu rumo certo. Falta patric, com os dias contados, segundo li, o craque kardec e lemos, que agrada ao blogueiro , crem Deuspai. Voltem , Barata e e joaquim Portugal , cornetar é preciso.

  5. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Estou bem agora que voltaram a me enviar o Canto do Galo. Eu fui excluído sem aviso prévio e agora corrigiram a falta.

    Pois bem, o nosso Guru deu uma aula de otimismo em sua crônica. Quisera eu ter o mesmo pensamento. Minha vivência de mais de setenta anos com o Galo, no entanto, não me permite ser tão otimista. Deixarei de falar do treinador por enquanto. Falarei de fatos que marcaram esse meu convívio com o Galo. Primeiro: O Galo não joga bem e dificilmente vence no nordeste. E neste ano temos três clubes de lá na primeirona. Só aí prevejo 9 pontos descendo pro ralo. O Galo não vence em Santa Catarina e já perdeu dois pontos antes de ir lá. Outra tranqueira na vida do Galo é time de Goiás. E pior que esse é o do interior gaúcho. Vejam só o que a história reservou para o Galo neste ano. Com muita boa vontade digo que o Galo vai perder, no mínimo, 11 pontos só com os egressos da série B. Só aí já conto dezessete pontos perdidos

    Razão para otimismo?

    Vai depender das ideias do treinador. Dizem que ele é cheio delas. Tem tantas ideias de jogo que tá me parecendo perdido no meio delas. Em seis jogos usou seis formações diferentes. Tirou o Hulk de campo em todos os seis. Dizem que ele está preservando o craque por causa da idade. Isso me parece um decreto de velhice. Tirar o Hulk e deixar o Paulinho em campo é conflito de ideias. Tirar o Hulk e colocar o Vargas é ausência de ideias. Tirar o Paulinho e colocar o Vargas que já fez ótimas parcerias com o Hulk seria mais assertivo, porém, parece que as ideias do treinador não atingiram esse nível ainda. Oro para que as ideias do treinador convirjam para um senso mais ordinário, permitindo uma evolução do time. O que vi até agora é um time confuso, perdido num emaranhado de ideias e com jogadores que terão de se converter em militantes para compreender as ideias desse Milito.

    1. Caro e estimado Paulo Silva, que bom tê-lo de volta ao nosso convívio. Seu contraditório, com suavidade e argumentação, são fundamentais ao bom debate em torno do nosso Galo. Queremos, ai falo em nome de outros amiGalos que reclamam sua presença, seus comentários aqui diariamente. Gaaalooo!!!

    2. Bom dia, Amigalos!!!
      Que bom ver novamente os comentários do Sr. Paulo Silva. Lembro que sempre frisava que o Galo precisava “”jogar bola””. Seja bem-vindo novamente, perdão pela redundância.
      abraço a todos!!

    3. Satisfação em relê-lo, Paulo Silva. Só pra completar o seu desalento: o Sport será o nosso adversário na Copa do Brasil. Como diria o filósofo Bdilson Bbtistb: “Vamos aguarrrrdarrrr”. Abraços, querido!

    4. Oi Paulo Silva,que prazer saber q vc está bem e com a letra afiada como sempre. Forte abraço prezado amiGALO. E o criciúma,hein!? Quem viveu o GALO anos 80/90/2000 sabe bem o qtº este catarinense nos assombra desde 1900 e lá vai pedrada. Outro é o Paraná,mas essa é outra história. Some não!

    5. Parabéns pela análise. Concordo plenamente. A sorte (será?) do Milito é que está sendo comparado com Felipão. Felipão não é parâmetro para comparação. Que tal compararmos com as equipes de Sampaoli2020 ou Cuca2021?

  6. Bom dia xará e amigalos!
    GALO mudou a maneira de jogar com Milito mas a queda de rendimento dos jogadores na segunda etapa dos jogos é preocupante. O time volta desatento e cansado. Criciúma pressionou até conseguir seu gol. Esse comportamento da equipe era recorrente nos jogos com Felipão e continua com Milito. GALO deixa o adversário marcar como quer e deixa pra combater já dentro da sua grande área no desespero. Isso tem que ser corrigido porque os outros treinadores que não são nada bobos já perceberam. Avançam a marcação e o GALO aceita. Brasileirão é campeonato de regularidade e não dá pra bobear tanto assim.

  7. Bom dia amigalos,ainda tem muita coisa pra melhorar no Galo,Patric e Ednilson foram
    negociados, economia de 1,2 milhão mês, Alan Kardec, Mariano, Pedrinho,Fucs(canela de vidro)Vargas juntando deve dar uns 3 milhões mês, dinheiro jogado fora,o que sobra é um elenco mediano,tem que contratar jogador jovem, com vontade de vencer,e dar oportunidade aos moleques da base

  8. Já velho e desgastado pelo futebol, principalmente por ter defendido (e sofrido) durante muito tempo da minha vida a necessidade de vencer jogando bem, quedei ao pragmatismo, sem nenhum constrangimento. O importante no futebol, e só o que importa, é vencer. Quer ver espetáculo, vá ao teatro! Eu quero vencer hoje; comemorar hoje. Isto posto, vejo os resultados auferidos pelo Atlético sob o comando do Milito: 3 empates contra CSA-MG, Corinthians e Criciúma e 2 vitórias contra Caracas (ninguém) e CSA-MG (quase ninguém – Rssss!). NADA ANIMADOR!!!! Insistir em “poupar” os principais jogadores sem que o placar dos jogos esteja, em tese, definido, é um erro crasso do atual treinador (vide o último empate). Continuo vendo necessidade de renovar o elenco (o tempo ideal era a partir do returno do BR-23 até o final do Rural-24, mas perdemos a oportunidade), uma vez que nosso não consegue “manter a pegada” (FATO!), como exige o Milito. Lamento, mas acho que o processo de renovação será feito durante a temporada, um erro que pode nos levar a “queimar” jovens com grande potencial. Apenas como exemplo, nunca é tarde para lembrar que o tal Savinho (citado pelo blogueiro) foi solenemente execrado aqui neste Canto do Galo, por diversos entendedores (risos, muitos risos) e outros donos da verdade. Por hoje é só… acho! Abraços a todos os amiGalos!

  9. Salve massa e Guru

    A preocupação ontem pelo resultado negativo anti o Criciúma Guru, se deu principalmente pelo histórico do ano passado, quando perdemos vários pontos, justamente para times da prateleira de baixo, o que nos deu o apelido de Robin Hood.
    Quantas vezes lamentamos perdas de pontos para Curitiba, Goiás, Marias e outros, que impediram chegarmos ao título?
    E amanhã, mais uma vez estaremos diante de um time da prateleira de baixo.
    Milito vem dando outra cara ao time e mudando a postura dos jogadores em campo, porém precisa urgentemente resolver a questão da perda de força e foco da segunda etapa.
    Se conseguir isto, não tenho dúvida, vamos pras cabeças.

  10. Prezado ERNEST, ontem, vontade de trotar ainda mais trincheira catrumana adentro, ao deparar com seu lume nos comentários de ontem clareando as nossas tateações em cima do jogo GaloxCriciuma. Indigno de tanto. Seria, por outro lado, desconsideração para com a sua elegância interpretativa e generosidade. Você , sim, e outros tantos amigos aqui tradicionais, mais o Eduardo Ávila , resenham com mais destemor e objetividade, furando eventuais bexigas de romantismo. Celebremos o espaço original atleticano com a água benta Roseana: ” Amigo é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado”.

  11. Everson, você tem o apoio da maioria dos torcedores, você tem o apoio dos jogadores, da diretoria e VOCÊ TEM A ÁREA PEQUENA. ELA É SUA!

  12. Desanimado com o aclamado “caldeirão do Galo” que não tem sido um bom aliado, mas concordo que temos um bom elenco e que o time melhorou muito sob a batuta de Milito. Minha zaga seria Fuchs e Jemerson.

  13. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Imperdoável você ter esquecido do Allan Kardec e Pedrinho, expoentes máximos do DM do galo e que muito contribuem para o time adversário quando em campo. kkk . Brincadeiras à parte, gostaria que o Milito fosse ousado e entrasse no campo, como teste com o seguinte time: Everson, Saravia, Bruno Fucks, Bataghia (emprestaria melhor saída de bola) e Arana. Otávio, Zaracho, Scarpa e Rubens, Alysson e Hulk. O Paulinho não está atravessando uma boa fase e o preservaria neste momento, podendo entrar no decorrer do jogo, assim como o Cadu no lugar do Hulk.
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *