Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dia de clássico

 

Crédito: UAI/EM

Chegou o dia de Minas Gerais parar, do maior confronto do futebol brasileiro. Em termos de definição, não altera nada para nosso time, pois já estamos classificados para a fase final da competição estadual. O adversário entra em campo preso ao fato de não perder há seis jogos para o Galo. Nossa última vitória foi dia 19 de abril de 2015, 2 a 1, com gols de Lucas Pratto. A ocasião era a semifinal do Estadual; levamos o título em cima da Caldense. Do time que atuou, só temos Rafael Carioca. Luan e Carlos César estão no banco e o goleiro Victor encontra-se voltando de contusão.

Nós, Atleticanos, temos a maior série de invencibilidade sobre o lado de lá da Lagoa da Pampulha — das cinco maiores, quatro são nossas. Treze jogos entre os anos de 1985 a 1987; onze, no período de 2013 a 2015; e duas séries de dez jogos entre os anos de 1947 a 1948 e 1037 a 1939. Ficamos sem vencer durante 2007 e 2009, por doze partidas, sem prejudicar nosso recorde.

No total de confrontos, 496 sem o jogo de hoje, vencemos 199 vezes, perdemos 166 e empatamos em 131 ocasiões. Comemoramos 704 gols e tomamos outros 631. Os números são amplamente favoráveis ao Galo. Não nos esqueçamos: na única oportunidade que os dois mineiros tiveram para decidir um título nacional, deu Galo. Copa do Brasil, de 2014, naquela quarta-feira do Goulart.

Para fechar este pretenso balancete, a maior goleada é do Galo, por 9 a 2. Por mais que existam contestações, por mais que tentem desqualificar, a informação consta num livro, produto licenciado do lado de lá.

Crédito: UAI/EM

É sempre bom refrescar a memória dos companheiros Atleticanos. Neste espaço, às vezes, provocadores aparecem apresentando dados equivocados. Aqui é SÓ Galo. Tem gente que ainda não entendeu. Continuemos com a resenha sobre nosso time, de mesmo nome e cor, desde 1908. História invejável, incontestável e bonita.

Desejo toda felicidade aos nossos jogadores e aos 5,7 mil Atleticanos que irão ao nosso salão de festas. Mesmo sendo uma partida sem relevância na tabela, o resultado que almejamos é a vitória, acompanhada de satisfatório desempenho em campo. Como dizem alguns sabichões deste planeta do futebol, o Estadual é uma temporada de luxo para as grandes conquistas posteriores.

Apesar de ser 1º de abril, dia da mentira, o Galo tem com o compromisso de mostrar, ainda mais, a evolução do comando do treinador Roger Machado. Em 13 partidas realizadas até o momento, vencemos dez vezes, empatamos duas e perdemos apenas uma. É um bom início de temporada para quem tem projetos bem mais ousados que o Campeonato Mineiro. São seis competições em 2017. Gulosos, queremos todas.

33 thoughts to “Dia de clássico”

  1. A torcida como sempre deu show, o apoio das arquibancadas é fundamental mas a pressão fora delas também. Acho que ficou provado, mais uma vez, que Giovanni e Cazares não são confiáveis, precisamos de um grande goleiro e de um meia armador clássico. O Robinho joga bem com marcação frouxa, já quando se confronta com um time com um sistema defensivo mais sólido desaparece. O Luan é titular incontestável. As avenidas laterais continuam sem cobertura, há anos. Nossos laterais além de não defenderem não atacam, a única jogada que temos é a lateral de mão do Marcos Rocha. Acho que já passou da hora de testarmos o Danilo no lugar do Fábio Santos. Mais um jogo sem chutarmos à gol, já que não temos jogadas pelas laterais e não conseguimos penetrar na defesa adversária, pelo menos deveríamos tentar chutes de longa e média distancias. O Fred deveria receber aulas junto da base, se for pra jogar com um centroavante fixo prefiro o Heman. Independente do motivo ainda estou esperando os resultados práticos de tanto treinamento do Roger. Fora isso, o resto foi bom. Bom final de semana para todos. Galo sempre.

  2. 11 x11 teria sido outro jogo. Está derrota trará frutos,anote aí. Segundo gol da bicharada – na cabeçada- tinha um jogador voltando . O FDP estava impedido e participou do lance. Toda a babaquice e choradeira da vovó mafalda deu resultado… depois a fmf é Atleticana.
    Mais uma vez show dá MASSA, cantou ,apoiou e mesmo em menor número cumpriu a missão e manteve a tradição, impurrou as bichas …Normal! AQUI É GALO poooorrrraaaa!!!!

  3. Eduardo. Infelizmente Geovane não tem segurança para atuar no gol do GALO! Tomou um peru no primeiro gol e falhou no segundo gol das marias quando saiu da bola! Se é pra jogar com o goleiro reserva, tá na hora de dar chance ao Uilson que precisa pegar experiência! O Fred falhou, mas, tem crédito na casa! Quanto ao Róger, fez um bom trabalho e continuo acreditando nele. Mesmo com um a mais, o time do treineiro azul jogou o tempo todo atras e chegou a tomar sufoco! Contou, ainda, com o rigor do apitador para nossos jogadores e a tradicional pena para as purpurinas! No mais, fico com o Elias que disse: “vamos ver 11 a 11” e com a conhecida frase do R10 que alguém repetiu após o jogo: “quando tá valendo, tá valendo”! Para as marias, só digo o seguinte: foi mais um bom treino do GALO! Não acha, Eduardo???? “YES, Y CAM”!!!!

  4. Enquanto essa diretoria pensar pequeno não vamos ganhar de ninguém. Esse Giovani é fraco goleiro de time pequeno, nunca vi o Robinho jogar bem contra um time grande e também esta provado que falta um camisa 10 um armador para arrumar o meio de campo do galo, respeito a opinião dos outros não concordo falar que o Roger tem culpa, uma falha bisonha dessa a menos de 2 minutos de jogo e uma expulsão infatil do Fred é muito. Fred tem que ser punido pela Diretoria vc nao acha Eduardo?

  5. Quanta falta faz um goleiro de nível! Difícil ganhar um jogo tão parelho quando nosso arqueiro engole dois perus. Fiquei me lembrando da época do Juninho, Carini, Edson 6 dedos…Era um vexame atrás do outro.

    No primeiro clássico do ano foi o zagueirão desengonçado que entregou. Hj o culpado foi Giovani. Aí a torcida fica pedindo raça, padrão de jogo e etc. Mas a verdade é que falhas bizarras nos custaram as duas derrotas.

    Obs.: Fred tem crédito, mas fez uma cagada hoje. Quebrou nosso time por pura irresponsabilidade. Logo ele que se diz “macaco velho”. Tem que ser cobrado também!

  6. Alguem me responda por favor porque o Robinho só joga contra time da série B,C ou D? Estou esperando a estreia dele contra um bom time da série A e até agora nada…..é duro viu…..
    Até acho que este time passa da fase de grupos da Libertadores, mas quando pegar time argentino ou brasileiro no mata-mata não aguenta não….Isso é fato. Quando os jogadores vão justificar o salário que ganham?????

  7. Esta derrota poe na conta de Giovanni e Fred. Giovanni ja havia falhado anteriormente e não teve a atitude de assumir seu erro. É um goleiro fraco e que não inspira confiança. Qto a Fred, mesmo fazendo vários gols, em todos os jogos se desentende com os zagueiros adversários . Antes de sua expulsão o juiz já havia alertado a ele e ao Manoel que eles estavam trocando agressões e que ele os expulsaria. Pois bem Fred no auge de sua experiência de jogador de muitos clássicos, cometeu a imbecilidade de agredir o Manoel na cara do Juiz, e detalhe a bola nem iria pra eles disputar. Um irresponsável. Até quando?

  8. Ainda dá tempo, mandar o Roger embora e pagar o que o Cuca pedir + extras, eu nunca vi depois do Levir este time do Galo jogar com vontade de vencer, marcação frouxa, passes errados, é fim da picada não ganhar deste time feio do Cruzeiro

  9. Está provado: Infelizmente o rival tem um time bem superior que o nosso. Temos que engolir.
    Este ano os três jogos mais importantes que disputamos não ganhamos nenhum. Duas derrotas para o rival e um empate com Godoy.
    Continuamos iludidos com os Tupis, Americas da vida. Com este time amenico não chegaremos a lugar nenhum.

  10. Bom dia Eduardo! Hoje é o jogo chave pra esse elenco! Não vale nada na tabela, mas vale pra saber o nível do time. O nível de jogo e de raça. So a vitória interessa! Espero que a preleção hoje seja com o Luan! Vamo Galo!

  11. Eduardo e Atleticanos, bom dia!
    Acordei já respirando o clássico de hoje. A ansiedade é grande na esperança de uma vitória.
    Quer queiram ou não, o clássico é um divisor de águas. Chegou a hora de mostrar quem é o maior de Minas.
    RAÇA… RAÇA… RAÇA…
    Vai VENCER quem estiver este 13º jogador em campo.
    Vai GALO, canta alto e nos faça felizes no dia de hoje.

  12. PRA CIMA DELAS GALO!!! Não pode aliviar nem um segundo, se fizer um tem que continuar pra cima, buscar o segundo terceiro… O maior time de Minas não pode ficar sete partidas sem vencer as MARIAS. Meu palpite 5 x 2 pro Galão da Massa. Gols de Fred (3), Cazares e Otero.

  13. Que bom que você lembrou que nunca tivemos crise de identidade!!!! Nascemos CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, alvinegro e, desde 1908, somos os maiores das alterosas! Também sempre tivemos como maiores “clientes cinco estrelas” (KKK!!!!) as marias do lado ruim de BH! Então, como tudo continua na mais absoluta normalidade, vamos mostrar nossa raça e nossa força, ganhando, mais uma vez das purpurinas azuis, acabando com esse pequeno jejum que, francamente, “elas” sentem mais falta do que nós (como gostam de apanhar!!! KKK), mostrando que “AQUI É GALO!!!! Gostou da ampliação do “CALDEIRÂO”?!?!

  14. Eduardo, lembra daquele Auditor da CBF, Flamenguista fanático, que participou daquele julgamento ridículo do R10?Jonas Lopes Neto, está envolvido até o pescoço junto com o seu pai, no esquema de propinas no Tribunal de Contas do RJ, vai vendo….

  15. Eduardo, como dizem os poetas da bola, classic nao somente joga e sim vence com a forca e raca, no porimeiro do ano perdemos todas as bolas divididas, hoje vamos equilibrar as forcas e na qualidade sou mais nois, aqui e galo

  16. Um excelente dia, Massa!!! A muito tempo não vejo o Galo jogar contra o crüzeiro com gana e disposição. Isso vontade de vencer. Se isso acontecer hoje, certamente construiremos um belo rresultad, pois o nosso time e muito superior tecnicamente. Galooooooo!!!!!!

  17. Bom dia, Eduardo e ansiosas atleticanas e ansiosos atleticanos. É hoje, dia da mentira que nós esperamos ver o resultado da maior pré-temporada do galo. Para nós especialmente, será o dia da verdade. O time está pronto? O trabalho do Roger e dos nossos atletas está surtindo efeito? Estamos realmente no caminho certo? São várias questões que devem ser respondidas hoje dentro do campo. Para nós torcedores, no entanto, a resposta para todas as questões já está na ponta da língua: “EU ACREDITO!” Nosso mantra, como mostrou o nosso ilustre blogueiro está cercado de números positivos o que reforça a confiança. Então, prá cima deles, Galo. Vamos vencer mais esta. Aqui é Galo vivo. Galo vivo e bufando no cangote deles. Eles gostam do calorzinho do bafo.

  18. Bom dia galera!! Estou confiante em uma bela vitória do Galo hoje, o que decide um clássico é RAÇA.
    Mesmo o jogo não tendo importância para tabela, somos primeiro colocado disparado, é importante jogar com RAÇA e vencer para dar moral.
    Pelas declarações e atitudes do Roger durante a semana ele valorizou a importância de se vencer o Clássico, vejo o time bem concentrado e preparado, uns 5×0 tá bom!!
    Saudações!!
    Vai pra cima deles Galooooooooooooooo!!!

  19. Bom dia, xará! Jogo de pouca importância na tabela, mas de muita para começar a sedimentar confiança, da torcida, do time e no trabalho do Roger. Clássico tem poder pra muita coisa! Acredito na vitória e na evolução do time. Acho que o roteiro vem sendo bem conduzido até aqui! Sairemos vitoriosos!
    ‘Bora, Galo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *