Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Depoimentos de Atleticanos (2)

Bernardo Carbonari, sobrenome de família de origem italiana, filho de pai palmeirense, natural de Vinhedo (SP), e de mãe cruzeirense, natural do distrito de Senhora do Carmo, do município de Itabira (MG). Ela diz que é, mas nunca foi a um jogo e nem sabe de qual partida mais gostou. Por ironia do destino, sempre gostei das cores preto e branco.

admin-ajax
Fotos: arquivo pessoal de Bernardo Carbonari

Minha vida literalmente mudou, atleticanamente falando, quando recebi um convite do meu amigo de infância, José de Almeida Sana Júnior, o Juninho, como é carinhosamente conhecido na minha cidade natal de Itabira. Ele e seu irmão mais velho, o Érico, fanático, me convidaram para um bate e volta de Itabira ao o Mineirão. Foi simplesmente incrível, tanto pela viagem quanto pela primeira vitória do Galo que assisti no Mineirão. Não sei qual jogo e nem me lembro do placar, mas de uma coisa tenho certeza: era mais atleticano do que nunca ao longo dos meus 13 anos de idade.

Passaram-se os anos e a mudança para BH em função dos estudos facilitou minha ida a alguns jogos. Vêm à minha memória principalmente as atuações do Guilherme e do Marques. Que dupla inesquecível! Após a faculdade de engenharia ambiental, primeiros estágios, primeiro emprego, veio a primeira oportunidade de morar fora… Na Inglaterra, levando na bagagem várias camisas do Galo, reapresentando literalmente o Atlético fora do país, em jogos do Manchester x Juventus, Brasil x Itália, dentre outros… Lembro-me de um amigo italiano que gostava de futebol e principalmente da camisa do Galo, até que na minha volta o presenteei com uma camisa, para que nos representasse lá fora também. Virou atleticano de carteirinha e tudo mais!

Após a volta para BH, novas mudanças, primeiro filho, aguardando ansioso a chegada do João Paulo, que desde seu nascimento em 14 de setembro de 2011 só foi campeão com o Galo. Realmente não tem como não gostar…  Até que no dia 25 de março deste ano (Dia do Galo) chegou a nossa princesa Beatriz com muito amor e carinho. Preta e branca até no bercinho. O engraçado é que no dia em que ela nasceu vieram cinco criancinhas, quatro atleticanas e uma do time rival, que chamava-se Maria.

Meu sentimento pelo Galo é meu amor de pai pelos meus filhos. Oportunidade de juntar os amigos e fazer a tradicional resenha antes, durante e depois das partidas e viver momentos inesquecíveis com muita emoção e sofrimento, é claro! Porque se não for sofrido não é Galo. Sair de casa, trabalhar e, quando partir para o jogo, é sentir o orgulho de cantar o hino com emoção, torcer contra tudo e contra todos, uma vez até morrer…

2 thoughts to “Depoimentos de Atleticanos (2)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *