Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Depoimentos Atleticanos (3) e Tite sendo Tite

ObriGalo ao quase anônimo que, esperando o resultado do jogo da Seleção na noite de quinta-feira, iniciou uma tentativa de guerrilha com este blog. Esqueceram, entretanto – o divulgador e seus seguidores – que este espaço denominado “Canto do Galo” é destinado a falar do Clube Atlético Mineiro. Afinal, “aqui é SÓ Galo!” Reitero que o posicionamento do blogueiro em relação ao treineiro Adenor – vulgo Tite – não muda com os resultados da selecinha da CBF.

fábio santos
Fotos: UAI/EM

Comemoro, entretanto, o recorde de acessos que – embora no dia seguinte – a postagem de quinta-feira obteve na sexta-feira. Vale dizer, guardou na geladeira para destilar seu pretenso ódio. Entre os comentários, a maioria aprovado (só foram para a lixeira aqueles com forte dose de recalque e quase nada de conteúdo), alguns mostraram que os afoitos não quiseram entender – ou até não conseguiram distinguir – que minha resistência a ele é pessoal e pode até ser isolada, mas é e sempre será sobre um profissional no qual eu não confio.

Vejam, por exemplo, que ontem ele convocou o lateral do Galo Fábio Santos. Até acho que o jogador vem brilhando no Campeonato Brasileiro, mas – sem medo de errar – citaria meia dúzia de profissionais em melhores condições que o Atleticano. Seria para passar o recibo de sua demagogia e a dívida permanente com o Galo? Nesta altura, sequer tenho interesse no que pensa o hóspede da Cidade do Galo.

Entre todos os comentários destacaria parte do que escreveu o leitor José Mauro Hisse. “Não sou fanático por futebol … a gente vai desgostando quando enxergamos coisas com o passar do tempo, principalmente com a seleção brasileira. Sempre achei o Tite um cara muito demagogo, dá para perceber nas suas entrevistas, falso e perigoso …” É um comentário apenas, entre alguns que entenderam a postagem do blog.

Dito isso, segue abaixo mais um depoimento de uma Torcedora. Elaine Botelho Miguel, 27 anos, líder comunitária da região da Cabana.

“GALO! Já começo falando Galo porque não consigo chamar apenas de Atlético Mineiro! O amor que tenho por esse time é muito grande, foram tantas emoções, tantas alegrias e algumas poucas tristezas, mas em todos os momentos eu estou ali torcendo.

Elaine
Foto: Arquivo pessoal Elaine

Muito nervosismo, porque se não for com sofrimento não é Galo. Isso me faz lembrar a Copa Libertadores 2013, no lance em que o Victor defendeu o pênalti ali, praticamente no último minuto. Agonia inigualável e nem quis ver. Só pude ouvir pelo rádio. E quando o jogador do Olímpia escorregou? Era o gol do título dos paraguaios.

Haja coração amigo, torcer pro Galo é só pra quem ama mesmo, todo jogo é decisivo.

Eu tenho que ficar com um copo d’agua do lado, para ir aguentando o nervosismo e a ansiedade e segurar a emoção quando sai o gol no último minuto ou quando somos campeões. Até mesmo nas decisões por penalidades!

E a nossa torcida? Linda! Fanática! Uma torcida que sempre acredita, não tem como explicar. Galo é amor, não simpatia e nessa loucura sem cura, eu vou te amando!

AMO-TE GALO!”

16 thoughts to “Depoimentos Atleticanos (3) e Tite sendo Tite”

  1. Esse Tite fala muito quando esta ganhando, para mim é um grade papo e grande enganador, O que não faz um bom marketing, um cara que antes de aceitar ser técnico da seleção vivia metendo o pau nos picaretas da CBF! Para mim como Galo, ta no mesmo balaio que Venderlei Luxemburgo, Geninho…tudo enganador

  2. Caro Ávila, vamos deixar essa falastrão para os paulistas, lá ele tem guarida e na tal emissora que manda no nosso futebol….. ser campeão em time que todo ano é ajudado pelo “esquema” é fácil, vamos ver em um torneio onde não existem privilegiados…. Mas é bom ver que eles vem aqui ler os nossos comentários porque eu nunca entrei em blog deles e nem me interessa o que eles pensam… Isso só mostra o quanto o nosso time é grande e está incomodando os protegidos… Não precisamos de propina para fazer estádio, não precisamos de esquema para sermos campeões, não precisamos de imprensa para valorizar nossos jogadores, somos o que somos e isso deve matar de inveja muita gente….

  3. Todas as vez que ligo a TV e Tite está dando entrevista mudo de canal! Aqui é Galo Doido e nenhum atleticano vai esquecer o fracasso de Tite no GALO!

  4. Caro…quando tu diz que este Tite é um engodo, um falastrão e enrolador, concordo plenamente. Nunca confiei neste camarada…se ganha tem mil e uma narrativas e explicações, mas se perde, esconde e alega mil e uma coisas extras. Quando encarar alguma seleção melhorzinha, vai levar pau. Seleção que tem Fernandinho, William, Paulinho, etc…não dá para confiar. Se é tão honesto e religioso como faz questão de demonstrar, porque aceitou dirigir a seleção, sabendo que a cbf é um balaio de gatos, aliás de gatunos? me poupe, por favor.

  5. Prefiro que continuemos a falar do nosso Clube Atlético Mineiro, esqueçamos tristezas passadas, lembremos apenas do futuro promissor que sonhamos.

  6. Caríssimo, sou amante do futebol e, como qual, não poderia deixar de ponderar da sua equivocada distinção entre o Tite de 2005 e 2016. Evoluiu, assim como o galo. Digo isso como cruzeiro que sou. Injustas e parciais suas colocações. Esta é última vez que leio seus comentários. Afinal, alguém que se predispõe a escrever um blog sobre futebol jamais poderia dizer “só assisto jogo do galo” e discursar sobre outros. Restrinja-se ao seu mísero conhecimento. Sinto muito pela sua ignorância. Assisto todos e, mesmo Cruzeiro, inclusive do Atlético. Amadureça!

  7. Liguei o rádio ontem e tô ouvindo um cara falando… A princípio pensei que fosse algum mega cientista explicando sobre algum novo invento ou coisa assim, aquelas que que só “malucos” da neurociência, da física, o médico que opera com sucesso cérebro de feto ou gente da NASA, sabe falar a respeito. Com o passar dos minutos acabei entendendo que era o Tite falando da vitória sobre a Argentina e qual foi a tática que utilizou, o que disse aos jogadores, etc… ah gente, me poupe vai! O cara é um engôdo… dá enjôo.

  8. Caríssimo Eduardo,
    Tite rebaixou o nosso Galo. Tite tripudiou sobre nós em 2015. Como atleticanos podem perdoá-lo? Somos o Galo forte e VINGADOR! Não perdoamos.

  9. Caro Eduardo, hj fui ler a repercussao do seu post falando sobre o tite. Penso que vc só deve publicar comentários de Atleticanos ou de quem nos tratar com respeito. Não dê moral pra quem nos esculhamba e nos desrespeita. Ruim demais abrir um espaço alvinegro e ler vários comentários como os do post em questão. SAN

  10. Já entrei aqui no blog para concordar e, muitas vezes, para discordar. Entretanto, sobre o Tite, gostaria de dizer apenas o seguinte: é um enganador boa praça. Vai receber aplausos até 2018, enfrentando seleções fracas (Argentina incluída). Quando chegar a Copa e levar pau das seleções de verdade (aquelas que não têm só elenco, mas time de verdade), vai receber as críticas de ocasião, a começar pelo Galvão Bueno. É assim que funciona no Brasil: ninguém sabe quem elegeu Collor e Dilma, pois na hora do fracasso, ninguém é responsável por nada. CBF continua a ser a casa bandida e tudo feito por quem manda lá tem destino certo: lugar nenhum.

    1. Caro Renato: Realmente é assim que funciona o nosso querido Brasil. Ninguém sabe quem quase elegeu para Presidente do BRASIL, um playboy usuário e traficante de drogas, que nunca trabalhou na vida, que desde a sua juventude só ficou curtindo as boates do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *