Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Depende de nós!

A diferença apavorante de sete pontos caiu para quatro, e já na quarta-feira pode ficar em apenas um. Só depende do Sampaoli e de seus comandados. Foi uma rodada quase perfeita, vencemos e somamos enquanto o São Paulo foi derrotado pelo Corinthians de Otero, Fábio Santos e Cazares. Digo quase, pois o time do Cuca acabou sendo goleado pelo Flamengo.

Entrar nessa reta final tendo como – neste momento – principais concorrentes o São Paulo e Flamengo é esperado muita emoção. Ambos os times, com histórico da manipulação de jogos e – consequente – resultados ao longo dos tempos. No meio da semana, a partida antecipada da sétima rodada pela CBF será determinante aos anseios nossos e dos paulistas.

Já vi o Galo vencer o São Paulo em seus domínios por diversas ocasiões, como também presenciei ser derrotado em nossa casa. Quero dizer que é um resultado imprevisível, desde que jogado e decidido dentro de campo e sem a interferência externa na mediação da arbitragem e agora com essa novidade do VAR. O São Paulo tem sete pontos creditados, nesse campeonato, a esse expediente. “Erros” de interpretação.

Sem estender sobre esse tema, mas é preciso registrar que a partida será apitada por um trio goiano que não traz boas lembranças ao Atleticano. Wilton Pereira Sampaio será o árbitro e seus auxiliares serão Fabrício Vilarinho e Bruno Raphael. Os dois primeiros não me agradam, sendo que o juiz é irmão do Sávio, que – incrivelmente – apitou quatro jogos do Galo neste campeonato. Acho Wilton escalado um acinte ao Galo.

De qualquer maneira, essa tensão sobre a arbitragem deve ser tratada pela diretoria junto à CBF até mesmo antes do jogo, sem que isso interfira no trabalho do treinador e jogadores. Partir pra cima do São Paulo, que terá desfalques por suspensão e contusão, buscando vencer e colar nos paulistas pela briga do título.

Ontem ficou provado que o time do Caboclo não é lá essas coisas. Coube ao Grande Otero, cedido pelo Galo, fazer o gol que reanimou a massa. Alguns, exagerados ou não, já começam a puxar pela memória as conquistas de 2013 e 2014. Quando tudo parecia estar perdido, o Galo reagiu e superou New Old Boys e Olímpia, para, no ano seguinte, virar em cima do Corinthians e Flamengo. Já disse que não sou supersticioso, mas gosto desse clima de confiança.

Ao que sinto, seja da minha intuição e das prosas de ontem antes e após a partida entre os paulistas, o treinador tem um time definido. Não cabem mais contratações, portanto o material humano que temos é esse que estamos assistindo. Diego Tardelli poderá ser integrado e, quem sabe, fazer uma dupla surpreendente com Vargas.

Fica a questão do goleiro, onde é fácil de perceber a opção do Torcedor pelo Rafael. Ainda assim, não se trata de uma preferência esmagadora. Tem muito Atleticano que escolhe o Everson. De qualquer maneira, isso cabe ao treinador argentino escolher, só ele é quem pode definir os escalados.

Evidente, para todos, que o título está em aberto. Galo, Flamengo e São Paulo com maiores chances, seguidos bem de perto por Palmeiras, Internacional, Grêmio e Fluminense. Faltam 13 jogos, sendo seis em casa e sete fora de Belo Horizonte. São 39 pontos, 18 aqui e 21 lá, creio que se o Galo fizer entre 26 a 28 asseguraria o título. É difícil, claro, mas não impossível.

Pra cima deles, Galo!!!

*fotos: 1) Bruno Cantini/Atlético; 2) Pedro Souza/Atlético

40 thoughts to “Depende de nós!”

  1. Encontramos aqui diversas opiniões diferentes. No meu caso a expectativa é sobre escolha entre Natan, Zaracho, Alan Franco e Hyoran. Falta encaixar este 2 do meio. Mas acho que Sampaoli definirá bem os dois que estão em melhores condições de entrarem como titulares. Já havia me acostumado com Franco e Natan, mas com certeza vou confiar no Sampaoli e torcer independe da escolha.
    Hoje não depende apenas de nós não, Flamengo tem um jogo a menos e pode passar o Galo.
    Não acho boa ideia deixar para assumir no final, é arriscado, se o time estiver jogando bem e com raça, quanto antes assumir melhor.

  2. ALERTA EM TEMPO :
    NUNCA VI UM TIME SER CAMPEÃO SEM UM EXCELENTE GOLEIRO , DEFENDENDO TODAS.
    2013 / 2014 DO GALO COM VÍTOR EM ÓTIMA FORMA COMPROVAM ISSO
    O EVERSON É UM PÉSSIMO GOLEIRO E NÃO INSPIRA NENHUMA CONFIANÇA. É UMA INVENÇÃO DE SAMPAOLI.
    RAFAEL PODE NÃO SER UM EXTRAORDINÁRIO GOLEIRO , MAS É MUITO MELHOR E MAIS SEGURO.
    NA FALTA DE OUTRO , RAFAEL DEVERIA SER O TITULAR.

  3. Caros,

    A oportunidade bateu na porta de novo.

    O título vai ficar com UM GIGANTE do futebol brasileiro, a partir do clube q no momento tem 44 pts, ou seja, palmeiras e grêmio tb entram na roda…fluminense e inter tão mais pra dançar no baile, mas tão ali…Ñ tá fácil prá ninguém! É GUERRA DECLARADA!

    NOSSO GALO tem q ir 4ª com sangue nos olhos e muito VENENO na veia: Né jg de compadre nem de moleque ENTREGADOR DE RAPADURA, ñ! É jg DECISIVO e o bambi sampa é da mesma tradição do urubu pra NÓS: INIMIGO, isso mesmo, MORTAL. Sem meias palavras! E tb, tem essa de eu (pequeninin) ACREDITO blá bla, é só um jg, etc!CONVERSA MOLE, frescura tem limites! É jg jogado, dentro e fora de campo e é pra VENCER!

    Tem PATOTA aí já ensaiando a CORNETA acomodada Cabeça Baixa Sinseñor! É mole? Tem esse de bastar existir Galo, ñ! ISSO É FRESCURA! Tem q VENCER! Futebol é VITÓRIA! Tá certo, dá um desconto, é contra a bambilândia, mas é jg de MACHO! VAMOS GALO! (comentários OTIMISTAS cabeça baixa de AnoQVem será carimbados de MARIA! Né possível!)

    Vamos encarar as coisas como tem q ser encaradas: É GUERRA! É por isso q vamos levar um ARQUEIRO ñ everson, ñ gabriel anjinho dos adversários, mas um DEFENSOR MALDITO, não meio campistas mas VOLANTES, ARMADORES E PONTA DE LANÇA…até ATACANTE ARTILHEIRO MATADOR tá pintando…Futebol contra os bambi é GUERRA!

    O Brasileiro graças ao Grande Otero se ofereceu novamente: é VENCER ou VENCER! Eis a questão!

    4ª é NOSSA OPORTUNIDADE de jogar uma pá de cal e enterrar de vez a CABEÇA DE BURRO e iniciar a contagem regressiva de uma vez por todas!

    VAMOS NOSSO GALO!

  4. O cara é chamado de craque na Argentina, custou milhões e o Treinador pede paciência pro jogador se encaixar no esquema…

    Na minha humilde opinião, quando um craque de milhões é contratado, ele mesmo sem estar encaixado no esquema, pega a bola e mostra qualidades já no primeiro toque e assim vai jogo a jogo…

    O Zaracho que de craque não mostrou nada, vai ter tempo pra se encaixar, porém, pra tudo têm limites e a torcida espera muito mais desse jogador que veio por uma fortuna mas que não apareceu quase nada até o momento!!!!!

    1. Caro Hendel

      Lembra um cara que ficou 2 anos no time ex rival sem jogar nada e agora está no flamengo arrebentando?
      Lembra do Keno quando chegou aqui e depois de umas 5 partidas a torcida queria levar ele no aeroporto pra devolver?

      Então devagar com andor que o santo é de barro.

  5. Bom dia amigos do Galo. Pelo jeito de nada valeu os protestos da diretoria do NOSSO GALO contra a arbitragem, temo que este campeonato já esteja decidido, mas torço para estar enganado. Se não houver interferência de apito o duelo será entre Sampaoli e Diniz.

  6. Não me parece que dependa de nós. O urubu tem um jogo e um ponto a menos e uma sequência teoricamente fácil. O são paulo, mesmo que perca, continuará à frente. Estive pensando que, de certa forma, qualquer resultado de quarta-feira seria irritante. Derrota pelo motivo óbvio, empate porque vale quase tão pouco quanto a derrota e se vencer, pelo fato de sabermos que, se o Galo não tivesse perdido tantos pontos “bobos”, talvez a liderança estivesse garantida(Talvez, em razão de não podermos ignorar as artimanhas da arbitragem).

  7. Não, AmiGalo Barata. O Galo não pode chegar à liderança agora. Ele não aguenta segurar e vai entregar de novo. Tem que ir comendo pela beiradinha até quase no final. Aí sim, assume e aguenta segurar. Mineiro come pela beiradinha, igual sopa. Abraço.

  8. Bom dia a todos,
    O GALO está mais vivo do que nunca. Só não pode se sabotar…
    Agora sem trabalho de bastidores fica complicado. Olha só quem será o ilustre apitador na quarta:
    https://atletico.com.br/noticias/wilton-pereira-sampaio-sera-o-arbitro-de-sao-paulo-x-atletico
    Definitivamente será contra tudo e contra todos: Sampaio, Gaciba, Caboclo, CBFlixo, Globolixo além dos Bambis no campo de jogo.
    Concordo Paulo Silva: um arrozinho com feijão é sempre muito bom.
    Vamo GALO! Pra cima deles GALO!
    O BR É “AINDA” ESSE!!
    Saudações.

  9. Bom dia,

    Para quarta a unica alteração que eu faria era a entrada do Franco no lugar do Zaracho, a lembrança do primeiro turno pode ser um combustível a mais para o Franco.
    Retificação meu caro Eduardo, o único cartão do jogo foi exatamente para quem poderia levar e não ser suspenso.
    Por contusão espero que confirme o desfalque do Luciano.
    Não possuo predileção por nenhum dos dois goleiros Rafael ou Everson, torço para o que for titular, apenas procuro respeitar a opção do treinador, ele ganha muito bem para isso.
    No jogo do Flamengo o segundo gol foi nitidamente um erro da arbitragem a favor deles, e o Cuca também deu uma grande mãozinha.
    Lutar contra estes dois e o Palmeiras que esta sorrateiramente chegando será difícil, mas já demonstramos capacidade para isto.
    Boa semana a todos!

  10. Este timeco vagabundo do santos, comandado por este pilantra cuca, que não acho adjetivo pra nomea r,propositalmente escalou um time alternativo de meninos pra entregar pro flamengo. Safado e vagabundo, ele fez isto de proposito, ele sabia que com marinho , pituca e e soteldo ganharia com um pe nas costas. Sempre dando um jeito de nos prejudicar, não bastou aquela palhaçada que ele armou quando podia rebaixar as marias, não bastou sacanear o time em pleno mundial. Ah , a libertadores. Não credito a ele, jamais, se dependesse dele, não ganhariamos. Ontem, deu tres pontos pro flamerda, conscientemente, este fdp

  11. Até hoje estou atônito com o que
    vimos no sábado , a nova filosofia
    de jogo implantada pelo magistral
    Peladeiro

    O que foi aquilo, meudeusdoceu !

    Eu vi beque sendo beque e ponta
    sendo ponta .

    De onde esse cara tirou tamanha
    criatividade ?

    Bom , o que vale é que ontem o
    time do Diniz NÃO ENTROU lá na
    área do Timão .

    Rodou pra cá, rodou pra lá , mas
    a defesa do Mancini só na dela ,
    de boa, só rechaçando pro mato
    e num desses bicos encontrou o
    serelepe Otero que guardou .

    Então é isso , Peladeiro !

    Coloque em campo novamente
    a revolucionária formação que
    entrou em campo no sábado e
    grite bastante com os caras na
    beirada do gramado que é pra
    eles não pararem de dar
    o sangue nos noventa minutos

    Fim de semana que vem e nós
    na liderança de novo .

    1. Não, AmiGalo Barata. O Galo não pode chegar à liderança agora. Ele não aguenta segurar e vai entregar de novo. Tem que ir comendo pela beiradinha até quase no final. Aí sim, assume e aguenta segurar. Mineiro come pela beiradinha, igual sopa. Abraço.

  12. WELLINGTON SOUZA , atualizando …

    Temos mesmo muitos pontos e tudo
    porque o Peladeiro sabe bem o que faz .

    Assim como o Diniz , o Ceni , o cara do
    Palmeiras , até mesmo o Hellmans …….

    1. Gosta de falar bobagem né? Soteldo é pituca estavam suspensos. Ele tem jogo decisivo contra o grêmio e faz p que bem entende. Acha mesmo que quis entregar? Conversa de maluco.

  13. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    PRATICAMENTE SÓ DEPENDE DO GALO A CONQUISTA DESSE TÍTULO.
    ESPERO QUE O TÉCNICO SAMPAOLI JÁ TENHA COMETIDO TODO O SEU ESTOQUE DE INVENÇÕES E QUE NÃO OUSE MAIS REPETI-LAS.
    TODO TIME CAMPEÃO TEM UM EXCELENTE GOLEIRO QUE FAZ DEFESAS MILAGROSAS . NÃO TEMOS ESSA PEÇA , ESSE É O NOSSO PRINCIPAL PONTO FRACO . A DIRETORIA FACILITOU NESSA IMPORTANTE POSIÇÃO.
    O EVERSON “CHAMA GOL ” É FRAQUÍSSIMO E NÃO INSPIRA CONFIANÇA.
    RAFAEL SERIA O MAIS INDICADO , MAS SAMPAOLI INSISTE EM MANTER O SEU PROTEGIDO , O PÉSSIMO EVERSON MÃO DE ALFACE , QUE AO CONTRÁRIO DO QUE DIZ O BLOGUEIRO , É REJEITADO PELA UNANIMIDADE DA TORCIDA ATLETICANA.
    “”É BOM ALERTAR , QUE É QUASE IMPOSSÍVEL UM TIME SER CAMPEÃO SEM UM ÓTIMO GOLEIRO””.
    RAFAEL JÁ NO GOL.
    TEMOS UM ATAQUE PODEROSO COM SAVARINO , VARGAS E KENO , SE ZARACHO COMEÇAR A JOGAR O FUTEBOL PELO QUAL FOI CONTRATADO AÍ FICA PERFEITO.
    RAFAEL
    GUGA
    GABRIEL (REVER)
    ALONSO
    ARANA
    ALLAN
    A. FRANCO
    ZARACHO
    SAVARINO
    VARGAS
    KENO
    É O QUE TEMOS DE MELHOR

  14. Olá amigos da bola!

    Não tenho dúvida que o trio de arbitragem foi escolhido a dedo, para fazer aquilo que já sabemos…

    Falta pro São Paulo aqui, ali, mesmos lances pro Galo, nada a marcar….

    Jogadores do Galo entram na pilha, ficam nervosos, perdem o foco, concentração, talvez expulsão e por aí vai…

    Tomara que não, mas é bem provável que tudo isso ocorra. Portanto, é imprescindível que antes desses jogos, haja uma palestra, mais que isso, uma conversa com os atletas, para que entrem em campo preparados para não caírem em tentação……

  15. Bom dia xará e amigalos!!!!
    Isso aí Gurú! Só depende do Sampaoli e do time. O GALO tem que parar de entregar a rapadura para times do eixo maldito. Parar de abrir passagem para São Paulo, CBFLA, Palmeiras…GALO tem que se impor e saber que dá pra vencer o “queridinho da mídia São Paulo” em seus domínios. Que Lucas Pratto e Ronaldinho Gaúcho sirvam de inspiração. Sampaoli deve rever o jogo de ontem entre gambás x bambis e mostrar aos nossos jogadores que não existe bicho papão no Morumbi. Acabamos com eles aqui e lá será a mesma coisa. CBFLA goleou o time de juniores do Santos ontem e os comentaristas de resultado já se empolgaram. Ninguém fala do GALO. Melhor assim….

  16. Bom dia a todos!
    O título desse texto já deixa boa parte dos torcedores Atleticanos em aflição. Sempre que o Galo dependeu somente dele, decepcionou. Espero que desta vez isso não ocorra e que possamos comemorar o título no dia 13/02/2021 frente ao fluminense lá no Rio.
    Abraço a todos!

  17. Bom Dia! Espero que Sampaolli e os jogadores tenham assistido o jogo e que, montem estratégias de jogo para vencer o São Paulo. Que particularmente acho viável.

  18. Boa dia, Massa e Guru!

    Galo em tópicos:

    “Depende de nós”, pero non mucho! Ontem por exemplo um de nossos adversários foi altamente beneficiado pela escalação de um time totalmente sub 20 do Santos. É assim contra o Galo time todo titular , contra o urubu time todo reserva.
    Pois é bastou os bambis jogar com um time mais ou menos e abriram o bico, a boa vida acabou São Paulo, daqui pra frente será só pauleira!
    Fiquei p#@# re raiva o Rever jogador tarimbado, sabendo da importância e criticidade do próximo jogo, tomou cartão amarelo, mas talvez tenha sido até melhor porque pra enfrentar o rápido ataque do São Paulo, talvez Gabriel seja a melhor opção.
    Nosso banco de reservas do último jogo: Rafael, Victor, Mariano, Rever, Igor Rabelo, Natan, Alan Franco, Sacha, Marroni entre outros. Craque não temos, mas que o elenco é bom e qualificado, isso sim.
    El Pelado, no próximo jogo a tática será: segurar um pouco e sair no contra ataque. Simples assim.

    1. Bom dia Eduardo e demais Amigalos! Lembrando que podemos perder o Sampaoli para esse decisivo jogo…o Tribunal Desportivo julgará AMANHÃ, terça o fato de Sampaoli estar no Mineirão ao Telefone naquela jogo contra a Mulambada…quero estar errado, maaas…já vimos esse filme…

    2. Falta totalmente desnecessária do Rever. E ainda tomou o cartão amarelo. Pro ano que vem o Galo precisa contratar um zagueiro de alto nível pra jogar com o Junior Alonso. O lado direito da zaga do Galo é péssimo, ainda mais com o Guga na lateral. Que jogador horroroso. Ontem só no primeiro tempo deve ter errado uns 10 passes.
      Também prefiro o Gabriel do que o Rabelo. Mesmo o Gabriel sendo bem medíocre.
      Rabelo falha praticamente todo jogo.

  19. Depende de nós… não sei se isso é bom ou ruim, mas é o que se apresenta para o momento! Por tudo que li, vi e ouvi a maioria esmagadora da torcida, sim, prefere Raphael. Esse embuste chamado Éverson, o tal chama-gol, nada mais é que uma invencionice do Sargento Pincel. E só aportou por essas bandas porque tínhamos (ainda temos???) uma diretoria covarde que cedeu aos caprichos do argentino arrogante (pleonasmo, por óbvio!

    Por fim, soa-me como uma “piada pronta” o Presidente do Galo se chamar Sérgio COELHO…

  20. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
    Sigamos. O que poderia ser 10 pontos de diferença virou 4.
    Os guerreiros do teclados estão triste. Pois terão a reduzir a dose de veneno diário a ser destilado.. kkkkkkkkk. Eu acho é bom.
    Quanto a mim continuo com a mesma confiança e alegria com tudo com vem acontecendo.
    Temos 39 pontos ainda a serem disputados.
    Muito campeonato pela frente.
    Eu Acreditarei sempre e apoiarem sempre.
    Seremos campeões por diferenças de vitórias, quiçá de cartões., pois para o Galo tem que ser assim.
    Sofrido
    Bica Bicudo
    Para quem já tinha jogadoa toalha aconselho a deixa lá no chão.
    Guerreiros do teclados não entenderam a cerne de torcer para o Galo. Estão desistindo fácil de mais.
    Bora Meu Galo mais amado do mundo
    FELIZ POR SUA SIMPLES EXISTÊNCIA GALO

  21. ObriGalo AmiGalo José Roberto (da Mata?) pela resposta à minha indagação de ontem. Sim, o Galo venceu lá em Curitiba duas vezes em 2017. Eu me esqueci disso. Também, parece que foi a única vez. Em regra ele vence o Coritiba e perde para o genérico ou vice versa. Neste ano ele faturou novamente duas vezes. Bom sinal. Um abraço atleticano.

    1. Um prazer,prezado! Repassar o GALO é como saborear uma stellinha trincando de empoeirada.
      Retribuo o abraço e VIVAS ao GALO.
      Saudações Alvinegras.

  22. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Como diz o ditado: ” goleiro é homem de confiança do treinador “. Embora a nossa preferência seja pelo Rafael, o Everson tem dado conta do recado. Quarta-feira será decisivo para as pretensões do galo!
    Sem medo dos “bambis “!

  23. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu comem arroz com feijão todo dia e acham uma delícia. E não é que o doidão também resolveu simplificar a escalação do Galo e colocou um verdadeiro arroz com feijão em campo?

    O time que iniciou a partida contra o genérico, incluindo o Gabriel Delivery, melhor que o Réver e o Igor Rabelo, foi uma boa formação, considerando esse elenco do Galo. Uma escalação simples e sem invenções. Cada um na sua posição jogando o que sabe e pronto. E rendeu. Portanto, se o doidão não ficar inventando o Galo mostrou que tem recursos para formar bons times. O ataque com Savarino, Vargas e Keno foi ótimo. Mostraram bom entendimento, muita vontade e é fácil perceber que farão sucesso.

    E lá na Arena dos Remédios a coisa continua boa para o Galo. Uma vitória do Corinthians que além de segurar o São Paulo mostrou como jogar contra eles na quarta-feira. O time do Fernando Diniz tem muita semelhança com o do Galo. Joga com intensidade, privilegiando o ataque mas encontra dificuldade contra times que não deixam espaço para ele jogar. Não é à toa que eles empatam tanto. Além disso também é fraco na defesa. A diferença entre eles e o Galo é a disposição dos jogadores em campo e a regularidade com que o Diniz mantém o time sem ficar inventando moda.

    Se o doidão armar um time simplificado como o de sábado e deixar os jogadores mais livres para jogar o que sabem, bastará montar um esquema tático que ocupe bem o campo, tipo 4-4-2 e sairemos de La Bambineira com excelente resultado. É esperar para ver.

    Boa segunda-feira para nós, e uma excelente semana.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NA LUTA PELO CANECO.

    1. PAULO SILVA ,

      La Bambineira foi ótimo .

      Precisamos fazer voltar a alegria
      da “zoeira” no futebol , porque do
      jeito que lá vai ‘tá chato pra “daná”

      1. É isso, Barata. Gozação sadia sempre. Mas o termo não é meu. Li em algum lugar que não lembro mais e também adorei. La Bambineira e Arena dos Remédios. Dá para divertir um pouco.

        1. PAULO SILVA ,

          o narrador da Rádio de Minas, no
          auge da empolgação no segundo
          gol do Vargas , impedido , soltou
          uma ótima :

          ” eles têm o VAR , nós temos
          o VARgas ”

          Eu adoro essas criações do nada ,
          espontâneas “

  24. Bom dia!
    Se não inventar e se não tentar estragar o que foi bem feito como no jogo passado, onde Sampaoli fez aquelas substituições quase desastrosas, como a entrada de Rever e Nathan, aí dá pra acreditar em coisas boas. Mas…como o argentino não é confiável, gosta ou tem gostado de nos surpreender desagravelmente…
    Vamos aguardar e torcer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *