Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Depende de nós!

E não é que o Goiás, de novo, apronta sobre os principais líderes da competição? Agora foi a vez do Paranaense. Com o Galo, foi naquele lance que juiz e VAR coniventes facilitaram a vida do time de Goiânia e dois pontos ficaram lá no caminho. Guga, agredido pelo Danilo Barcelos, foi contemporizado pelos dois encomendados plantonistas da arbitragem, dito que “pega de raspão”. Vagabundagem! Era lance para expulsão. Mas, em se tratando da arbitragem nacional…

Quinze dias antes, no mesmo estádio, o time goiano vencia ao poderoso Palmeiras, até que aos 51 minutos do segundo tempo os paulistas empataram num gol irregular e confirmado pela arbitragem. O goleiro do Goiás sofreu falta, não marcada pelo juiz e tampouco denunciada pelo VAR. É assim que as coisas funcionam na arbitragem brasileira. Pois, agora o Goiás, ontem, sapecou o Paranaense. Lembrando que todas essas partidas foram em Goiânia.

Com isso, hoje é dia de no mesmo horário de 18 horas – no meu caso – ficar com um olho no gramado e o outro (espero que o relógio não me ocupe) no aplicativo acompanhando a partida do Fortaleza. Se o Galo vencer aqui, ocorrendo empate lá, viramos co-líder, não foi assim que um sujeito disse ano passado? Na verdade, como nosso saldo está distante, subimos para a segunda colocação. Mas se o Fortaleza e Galo vencerem, aí sim podemos assumir a primeira colocação.

Convém repetir, quero ser o primeiro colocado ao fechamento da 38ª rodada. Ano passado, lideramos desde antes do primeiro turno até o final. Nada mal se isso se repetir! O momento é de motivação, pois além disso – apesar dos tropeços que tivemos no início – estamos na parte de cima da tabela. Mais ainda, logo vamos ter as voltas dos contundidos e ainda os reforços dos novos contratados.

Avaliando o possível time do Galo para iniciar a partida de hoje, penso em Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Otávio, Zaracho e Nacho; Vargas e Hulk. Imaginemos que com as voltas de Jair, Keno, Ademir e as publicações no BID de Jemerson, Alan Kardec, Pedrinho e Pavón como nosso Galo ficará encorpado para a sequência das competições. Fato é que, gostando ou não do treinador, El Turco passará a ter opções de banco. Dá pra acreditar!

O adversário de hoje, apesar dos vários desfalques – contusão e suspensão – é um time brioso e de camisa de tradição. Campeão de Libertadores e Mundial, o São Paulo não pode e nem deve ser desdenhado. Nossos jogadores têm de entrar em campo dispostos a buscar os três pontos. Vitória sobre qualquer equipe da série A valem os mesmos três pontos, esteja o adversário no G4, região intermediária ou Z4. Pontos corridos vale a soma final, não tem prioridade na busca dos títulos.

Eu estou confiante na equipe e nas conquistas. Por enquanto quero todas. O Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores. Semana cheia com as competições nacionais. Já na quarta, pela CB, temos o Flamengo no Rio de Janeiro. Na Libertadores só em agosto. E o BR continua, hoje, domingo que vem e logo depois fecha o primeiro turno. Pra cima deles, Gaaalooo!

Hoje uma certeza que tenho, a Massa vai fazer bonito e a diferença. De novo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

12 thoughts to “Depende de nós!”

  1. O Time do São Paulo:

    Tabela:

    O SP é o 7º colocado do BR22 com 22 pontos (5V, 7E e 3D). Tem saldo positivo de quatro gols (fez 20 e sofreu 16) e aproveitamento de 49%. É o 11º visitante (1V, 5E e 2D)…

    Outras competições:

    Na última 5ªF, pela Copa Sul-Americana, bateu no Chile a Universidad Católica por 2 x 4 e pulou para as quartas de finais. Pela Copa do Brasil irá enfrentar na próxima 5ªF o Palmeiras a quem venceu o jogo da ida no Morumbi por 1 a 0…

    Provável Time:

    Soma 14 desfalques, entre os quais Nikão, que a princípio jogaria, mas não viajou nem foi relacionado.

    O provável SP do técnico Rogério Ceni: Jandrei; Rafinha, Miranda, Luizão e Welington; Pablo Maia, Igor Gomes, Patrick e Rigoni (Igor Vinicius); Eder e Calleri…

    Últimos cinco jogos no Brasileirão:

    (V, D, D, E, V): vitória (1 a 0 – América em casa); derrota (1 a 0 – Botafogo fora); derrota (2 a 1 – Palmeiras fora); empate (Juventude – 0 a 0 fora) e vitória (1 a 2 – Dragão fora)…

    Favoritismo:

    O Galo costuma regular bem contra o SP. Nos últimos 13 jogos em BH, o Atlético venceu dez partidas, empatou duas e perdeu apenas uma.

    O Atlético é favorito!

  2. Boa tarde meu Guru!

    De agora em diante não temos que nos preocupar com as outras equipes; mas, só, e somente só, com o próximo jogo. Assim, hoje só nos interessa ganhar do São Paulo. Com os reforços que estamos recebemos para a continuação nas disputas, a preocupação agora passará para os adversários. Até que enfim. BICA ELES GALO!

  3. Bom dia, Eduardo e Massa!
    Não te cales, meu guru! Continue sim a denunciar as falcatruas, pois o sistema é bruto!
    Quanto ao time, gostaria de ver o meio campo com Otávio, Jair, Zaracho e Rubens. Hulk e Vargas na frente. Deixaria Ademir e o cansado Nacho pra etapa final. Allan não quero nem ver.

  4. Bom Domingo Atleticanos, vitória hoje é fundamental pra nossas pretensões no Brasileirão,acho que é a competição onde temos as melhores chances, acredito que podemos levar esse caneco,mesmo com o futebol irregular apresentado até agora,os Bambi’s vem com o Time bastante desfalcado,temos que aproveitar e vencer

  5. PRONTO : um dos responsáveis pela CARTILHA DO TORCEDOR já foi identificado .

    Algumas determinações já foram expressas por aqui , e é claro que com toda aquela GARRA do VERDADEIRO atleticano , que tem como identificação o famoso “EU ESTIVE LÁ” , o que torna o torcedor lá do interior , sem chances de ver o time em campo , um “arquibaldo” de segunda categoria .

    Essa turma…..

    É PRACABÁ !!!

    ‘Bora pro jogo de logo mais .
    Vitória fácil e mais três pontos .

    1. Pois é, caro Barata. Enquanto eu pude, principalmente quando morei em BH, fui ver nosso Galão da Massa. Agora moro longe e não tenho dinheiro pra acompanhar nosso time de perto. E aí me aparece imbecis se gabando de “estar lá”, desdenhando os que não podem comparecer. Sou tão atleticano quanto qualquer um aqui. Ah…e gosto também de futebol bem jogado, com espetáculo. E viva o Pelé, o Garrincha, o Reinaldo e o Cerezo e todo aquele que sabe tratar bem a pelota.

    2. Boa Barata!
      Pelo meu comentário a carapuça me serviu. Como sempre, espera o comentário dos outros pra destilar o seu.
      Mas fique tranquilo, porque a cartilha do corneteiro e pessimista já vai ser lançada tb.

  6. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 16/38 – S. Paulo (casa) – Chegar ao líder ou assumir dianteira. É a meta.

    Até porque a imprensa RJ-SP já nos condenou a duas eliminações: contra os Urubus na CB e contra os Porcos na LiB. Veremos.

    Não esqueço a cara assutada do atacante Luis Fabiano antes de entrar no Indepa em maio/2013 pela LiB. Era a certeza que o SP iria perder com a pressão da nossa Massa. Foi goleada de 4×1: 03 de Jô, 01 de Tardelli e R10 de maestro. Ceni o goleiro.

    Como disse acima o Eduardo, é camisa de respeito, mas que não ganha do Galo em BH há 31 anos. Que a saga continue.

    Torço que Hulk repita o espetáculo que o R10 nos proporcionou há 09 anos.

    Nossos pontos perdidos: 07 (casa) e 11 (fora), num total de 45/114 pontos disputados. Ganhar em casa, Gaalôô!

    1. Presta atenção nas estatísticas meu caro; esqueceu daquele “coro” do time do Mário Sérgio na primeira metade dos anos 2000? 0
      x 5,…..

  7. Bom dia Massa e Guru

    Por mais contestado que seja, uma coisa não há como negar: El Turco colocou o Galo vivo nas três principais competições e ganhou as duas disputadas.
    Sou daqueles assumidos, que ainda defendem a permanência do técnico:
    por achar que não temos opções no mercado;
    por achar que o time (tempo) para a saída passou;
    por achar que ao contrário de Cuca, o atual técnico nunca teve até então o mesmo plantel à disposição e,
    principalmente por saber que a diretoria não vai trocar o técnico, simples assim,
    O time ainda anda devendo atuações mais convincente e menos sofridas, como a do último jogo, mas como resultado,não poderíamos estar melhor.
    Então é com este espírito que vou hoje ao MInera e:
    por achar que os bons ventos logo logo estarão de volta.
    Afinal: AQUI É GALO P#@!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *