Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vou ali e já volto!

Caríssimas e caríssimos, que já por quase sete anos proseamos aqui neste espaço, vou dar um tempo a partir de hoje. A decisão já estava tomada tem tempos, com algumas poucas pessoas comentei nos últimos dias. Aprendi muito com leitoras/es comentaristas deste espaço. Tenho arriscado em afirmar que conheço bem a alma e o coração do Atleticano. Sou um entre milhões!

Chatos, exigentes, insatisfeitos até nas vitórias e conquistas, mas de uma paixão invejável. Aqui em Minas Gerais, somos e seremos sempre os únicos. Por exemplo, se em 2023 – outra vez, virou rotina – vamos para a Libertadores, o segundo do estado disputa a sul-americana. Outro, ao que soube, a copa Itatiaia. Hegemonia incontestável no território mineiro. No âmbito nacional, em que pese termos capitulado na temporada, estamos na linha de frente dos clubes brasileiros.

Isso, por si, é gratificante a um Atleticano que se prestou ao papel de blogueiro desde o já distante ano de 2016. Como disse no início, essa temporada foi dura comigo, me esforcei e me doei ao máximo para conseguir chegar neste 16 de novembro. Três cirurgias delicadas em fevereiro, junho e setembro (as duas primeiras de coluna e a última de próstata). Três dias depois da segunda delas uma perda familiar irreparável. Minha irmã, que tem tudo a ver com minha Atleticanidade.

Segui, ainda que limitado, sem deixar o espaço prejudicado. Do apartamento de um hospital, mediava comentários e até escrevi textos para o nosso blog, sem sacrifício. Sim, pois falar de Galo ainda que numa fase ruim (vi a derrota por 5 a 3 para o FluC lá do Biocor). O empate com o Santos no Mineirão, único jogo mandante que não fui em 16 anos – três dias depois pelo aplicativo – enquanto minha irmã era velada em Araxá e eu proibido de viajar.

Dito isso, ciente da compreensão de todas as pessoas que foram parceiras durante esse período, quero elevando o pensamento para o alto, registrar minha confiança na temporada de 2023. Espero que o novo treinador, seja ele brasileiro ou estrangeiro, combinado com uma necessária reformulação do elenco, tenha o maior e melhor sucesso. A nossa alegria, festa e comemoração depende deles, diretoria, comissão técnica e jogadores. Então, é este o meu desejo, que acertem tudo no próximo ano. Seja quem for o treinador e jogadores a chegarem.

Não foi um ano tão terrível, pois as conquistas do Mineiro e da famigerada supercopa foram algum alento. Entretanto, insuficientes para uma Torcida que começou o ano sonhando com a repetição e até mesmo ampliação das conquistas de 2021. Nada veio. Eliminações patéticas nas Copas do Brasil e Libertadores, aliadas a uma campanha sofrível no Brasileiro. Por fim, essa quase patética vaga na pré-Libertadores, que – a meu juízo – o Galo tem a obrigação de vencer os dois adversários e avançar na fase de grupos. Seria o mínimo de retribuição para uma apaixonada legião de Atleticanos.

Que venha 2023 e, no meu caso, depois de passar por um período sabático – preciso muito descansar e (re)avaliar muita coisa na minha vida. A idade pesa sim, apesar da minha resistência histórica, desde alguns dias passados, não pago passagem nos ônibus urbanos. Entenderam? 6.5 nas costas sugerem mudanças de hábitos. E sou obediente às orientações médicas e da ciência.

Em tempo: neste post, onde deixo meu “até breve”, algo para reflexão e – quem sabe – até mesmo uma ação dos clubes, notadamente do nosso Galo. Membro da comissão de arbitragem, em nome da lisura e da isenção, não deveria ficar na cabine de VAR. E mais, como foi notada a presença deles, qual a razão de no áudio não ter eventuais interferências deles? Quem garante que não deram palpites? De um Atleticano que, confessamente, tem sérios indicativos e convicções dos prejuízos dessa gente ao nosso Galo.

*imagens: 1 e 2) Atlético; 3) extraída das redes sociais

47 thoughts to “Vou ali e já volto!”

  1. Olá Eduardo, boa tarde! Tudo bem?

    Meu nome é Larissa e eu falo pela bet.tt, que é um site de apostas esportivas. Encontrei seu site hoje pesquisando sobre o campeonato mineiro e achei ele ótimo, parabéns!

    Mostrei ele aqui internamente e surgiu a idéia de fazer alguns guest post com você, visto a necessidade merecida deste seu descanso.

    Se você topar, aí podemos escrever sobre algum tema que você sugerir ou posso redirecionar algum que a gente ia escrever para o nosso blog. Estamos super animados com os campeonatos de 2023 e queremos compartilhar esse entusiasmo com você e seus leitores.

    Se fizer sentido pra vocês me avisa e aí organizamos certinho os detalhes.

    Um abraço!
    Lari

  2. Volto, novamente, ao espaço democrático, porquanto, do meu último comentário prá cá, ouço barbaridades sobre o que vem ocorrendo nos bastidores. DAÍ A NECESSIDADE DE TRANSPARÊNCIA MESMO por parte da diretoria. Já disse aqui e repito minhas indagações: afinal o que foi feito, efetivamente, de forma mínima contábil que esteja ao alcance de entendimento por parte do torcedor, com a venda do Diamond? Quem é o DONO da Arena, efetivamente? Vai, ou não, transformar em SAF? O que vai sobrar de patrimônio do Clube? Enfim, HOJE, qual é o MONTANTE da dívida?

  3. Eduardo,

    Você merece uma vida longa com felicidade e paz!!!

    Siga confiante a vida na proteção e bençãos do Criador…

    Até breve e viva o Galo!!!

  4. Quando o caro blogueiro democrático retornar, teremos muito do que falar sobre o novo técnico argentino contratado por, dizem, 1,2 milhões mensais, mais sua equipe de assistentes. Torço para que dê certo, óbvio, até porque o conheço muito pouco. Primeiro quero ouvir os amiGalos. Mas, antes, para não dizer que sofri influências e fui “Maria vai com as outras”, digo desde logo que aqui tem gente BOA e bem mais em conta financeiramente. E que Deus proteja o nosso Galo em 2023, com mais transparência EM TUDO, excelo naquelas questões que, reconheço, devem permanecer em sigilo POR UM TEMPO APENAS, para não atrapalhar nas negociações. Por exemplo: já vi demais um dirigente trouxa manifestar interesse público numa mengociação por um jogador ou técnico e ir outro clube adversário ir lá na frente e contratar!

  5. Bom descanso! e um ótimo 2023 pra todos nós!

    Bom dar um tempo de Galo e deixar pro ano que vem acompanhar o inicio de trabalho.
    Vejo alguns colegas ansiosos com a indefinição do técnico…

    Mas o momento agora é de abstinência do Galo (após sábado, pois temos um clássico com nosso freguês, dessa vez no feminino!) Vamos Vingadoras!

  6. Obrigado pelos dias até aqui, Eduardo! Saiba que você é o nosso 13º jogador, sempre. Continuarei visitando o espaço, na esperança de seu breve retorno, desejando também boa saúde, boas reflexões e boas decisões. O preto e branco de sua alma haverá de continuar a lhe dar a força para bons dias. Vá lá e volte – te aguardamos.

  7. Caro Eduardo, sentiremos falta da sua presença amiga diária neste espaço e de suas postagens que são a voz do torcedor anônimo e sem lugar para se expressar. Diversas vezes vimos em seus textos pensamentos, conclusões e percepções de algo que nem estávamos notando. Lamento muito os percalços que passou este ano e os meus sentimentos pela sua irmã. Certamente, ela está torcendo por você e pelo Galo! Faço votos que possa descansar bem nesse período, que suas reflexões sejam proveitosas e que tome a melhor decisão, sempre a que opte pela felicidade. Se decidir voltar, estaremos contigo. Grande abraço e muito obrigado por dedicar tanto a este espaço que é e sempre foi SÓ GALO!

  8. Que volte logo mesmo, meu caro blogueiro, porque este é o único espaço democrático que temos aqui no UAI com liberdade de expressão sobre o nosso glorioso Galo. Hoje, por exemplo, tem bomba publicada noutro espaço que, se verdadeira, é muito triste para o clube. Fica até parecendo com coisas ali do Barro Preto que levaram o nosso adversário maior à falência.

  9. Caro Eduardo, sentiremos muito sua falta, você nos representou com muita garra e sabedoria aqui no blog,te desejo tudo de melhor em sua caminhada,continuamos na torcida pro nosso querido Galo,um forte abraço !!!

  10. Caro Eduardo de Ávila,

    Grato pelo espaço de oportunidade para manifestação da multiplicidade de nosso âmago atleticano.

    Bom descanso e retomada de seu bem-estar.

    Lembrete: siga orientação de nutrólogo ou nutricionista para substituir remédios e procedimentos por alimentos e suplementos funcionais e atividades físicas, mantendo saudável longevidade.

    Boas Festas e Feliz 2023 para você e família, cada um de nós e o Galo!

    Abraços e até breve.

  11. BOA NOITE!

    QUERO AGRADECER DE CORAÇÃO (ATLETICANO) ÀS INÚMERAS MANIFESTAÇÕES DE CARINHO RECEBIDAS DURANTE TODO ESSE DIA NO POST DO BLOG.
    SAIBAM QUE, LENDO UMA A UMA E AGORA ANTES DE DEITAR RELENDO, ME SINTO CONFORTADO. SEI DA RESPONSABILIDADE E DO COMPROMISSO COM CADA TORCEDOR E COM O NOSSO TIME.
    VOU APENAS DAR UM TEMPO EM BUSCA DE REENERGIZAR. QUANDO ME SENTIR EM MELHORES CONDIÇÕES, AINDA QUE GRADATIVAMENTE, VAMOS RETOMAR ESSE NOSSO BOM DEBATE.
    VOU DORMIR, DEPOIS DE TEMPOS, RELAXADO E SEM ME PREOCUPAR COM O QUE ESCREVER E PUBLICAR NA MANHÃ SEGUINTE.
    SÓ ESPERO QUE, PARA O ANO SEGUINTE, TENHAMOS MUITO O QUE PROSEAR E COMEMORAR.
    OBRIGALO A CADA UM QUE FAZ PARTE DESSE NOSSO CANTO DO GALO!

    QUE VENHA 2023!

    * Futebol pra este cidadão que está blogueiro é só Galo. Nada mais!

    1. Caro amigo, não sou muito assíduo aqui porque prefiro o lado AZUL de Minas, mas confesso que ler sua opinião, ainda que tendenciosa ao lado alvi-negro sempre é um prazer.
      Descanse e recupere-se logo.
      Você é o atleticano mais atleticano que conheço.
      Saudações Azul Celeste.
      Grande abraço.

  12. Até hoje comentei pouco nesse espaço, mas leio todos os textos desse “nosso” espaço e já indiquei esse blog a muitos companheiros atleticanos. Vai fazer muita falta aqui Eduardo, mas é melhor se cercar de cuidados pra aguentar as fortes emoções que o nosso Galo nos impõe. Boa recuperação, força e muito obrigado por abrir esse espaço. Porque “aqui é só Galo”.

  13. Obrigado, Eduardo Ávila!
    Obrigado por conseguir dar voz a tantos atleticanos, com tanta diversidade e pensamentos diferentes, realmente um espaço democrático como poucos. Isso é para poucos. Descanse bastante, porque o ano não foi fácil.
    Abraço!

  14. Ao EDUARDO de ÁVILA fica meu agradecimento por estar a frente deste espaço e nos dar as oportunidades de expressar sobre nossa paixão pelo CAM… muita saúde pra você EDU!!!

    E aos amigalos que aqui frequentam, todo o meu respeito e um até breve!!!

    A todos, um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações e com muita saúde… que o nosso GALO Forte e Vingador possa nos brindar com muitas vitórias e conquistas na nossa Arena, aliás, será que é nossa mesmo???

  15. Que possa aproveitar e descansar da melhor forma possível durante a sua merecida folga do blog, Eduardo! Muito obrigado por tanta dedicação a este espaço!

  16. Parabéns e obrigado pelo ótimo espaço que você construiu. Descanse mesmo, pois essa jornada é difícil. Ainda mais com o Galão sem ajudar. kkkkkkkk

    Abraços!

  17. Querido amigo que nunca vi face a face. Essa sua despedida, ainda que até breve, me deixou mais triste, embora compreenda suas razões.
    Poderia dizer muitas coisas mas deixo aqui, de coração o meu MUITO OBRIGADO!
    Me desculpe quando abusei da sua democrática serenidade.
    Você é o cara!!

  18. OBRIGADO DAVILA PELA CONVIVÊNCIA AQUI NESSE ÓTIMO BLOG , QUE VOCÊ NOS PROPORCIONA DIARIAMENTE.
    SOU LEITOR ASSÍDUO , DIARIAMENTE E DOU OS MEUS PITACOS TAMBÉM.
    ATÉ BREVE.

  19. Meu Guru, se cuida!
    Não se preocupe com a idade; só não fica velho, quem morre cedo!
    Breve regresso, com o GALO nos dando ótimas notícias.
    Inté breve!
    Eustáchio

  20. Caro amigo virtual e companheiro de jornada!
    Um grande abraço
    Parabens pelo trabalho,
    você faz parte da nossa Atleticanidade,
    da nossa paixão e irmandade CAM!
    Muita luz e um revigoramento à você!
    Deus te abençoe!

  21. AmiGalo Eduardo, que seja mesmo um até breve!!
    Não nos abandone por favor, tira umas férias merecidas e volte com tudo em 2023.
    Afinal 2023 vai ser o ano do Galo, o ano da Arena MRV e precisamos comemorar os títulos que nos espera.
    De vez em quando aparece no canal do Breno Galante.
    Grande abraço

  22. Obrigado pela convivência no blog Eduardo! Virei fã e morando fora de Belo Horizonte ler diariamente seu blog me fez sentir na minha saudosa BH, resenhando com os amigos sobre nosso Galo. Espero um dia lhe encontrar na Arena MRV para um abraço! Que Deus lhe abençoe

  23. OBRIGALO, amigo,OBRIGALO!
    Saúde, paz,prosperidade, fé,esperança…
    Boas férias, bom descanso, mas não faça como o Poeta do Clube da Esquina, não pendure a chuteira.
    Abraços!

  24. LEITOR DIÁRIO DESTE “CANTO DO GALO” SENTIREI FALTA DAS SUAS CRÔNICAS, MAS, COMO PERTENCENTE AO GRUPO DOS “MAIS ADIANTADOS EM IDADE”, ESPERO QUE RENOVE AS ENERGIAS, LHE DESEJANDO MUITA SAÚDE, PARA ENCARAR A NOSSA ATLETICANIDADE SADIA. UM ABRAÇO, FELIZ NATAL A TODOS E QUE TENHAMOS UM 2023 MAIS VITORIOSO.

  25. Bom dia xará e amigalos!!!
    Descanso mais do que merecido a um dos atleticanos mais ilustres! O ano de 2022 não nos traz lembranças boas mas enquanto houver esperança sempre torceremos contra o vento….
    Boas férias e bom descanso. Que 2023 venha repleto de boas realizações e conquistas. Espero que a Diretoria do GALO reflita sobre os erros deste ano. Errar é humano, persistir no erro é burrice! E viva o GALO mais querido do mundo! Um bom Natal a todos do Blog e um feliz 2023!

  26. Sigamos prezado amigo temporão,qualquer dia a gente se encontra, não será no Adeus GALO velho, nem tampouco no Feliz GALO novo,mas com certeza a gente vai se encontrar.
    Cuide-se temos muito GALO pela frente antes das cortinas se fecharem.
    Forte abraço e Saudações Atleticanas

  27. Obrigado Senhor Ávila, foi muito bom poder vir aqui e assistir a paixão que os atleticanos como você e os outros comentaristas tem pelo CAM. Sou Cruzeiro e venho aqui com muito respeito ver a opinião dos meus amigos atleticanos sobre o seu clube de coração. Tenho muito respeito pelo Galo e sua história. Seu descanso será merecido Ávila. Estaremos aqui esperando o seu retorno. Abraços fraternos. 13 é galo!

  28. Descanse, nobre Eduardo. Cuide-se. Cuide dos seus.
    E daqui a pouco retorne com aquela disposição que sempre demonstrou na defesa dos interesses do Clube Atlético Mineiro.
    Você merece essa pausa e certamente voltará mais energizado.
    Somos todos seus fãs. A sua postura orgulha a massa Atleticana.
    Aqui é Galo, hoje e sempre!!

  29. Bom dia,todos! fique tranquilo, amigo! Descanse, renove a alma, mas por favor volte. Vc é brilhante na sua essência alvinegra e nos faz também brilhar. Fui pouco este ano a BH e aos jogos do Galo, mas em 23 quero ir mais. Como sei que vai ser difícil achar ingresso na nova arena, quero ir no campeonato mineiro, levar meus filhos, e queria muito ter o prazer em conhecer pessoalmente vc. Abraços a vc e a todos, Feliz Natal e ótimo 23!

  30. Obrigado Eduardo por trazer diariamente essa oportunidade de falar do Galo. Obrigado pela sua obstinação, dedicação e liberdade para o debate saudável. Desejo a vc tudo de melhor, depois de todo esse tempo é como se fossemos velhos amigos. Que seja apenas um até breve. Abs

  31. Bom dia Eduardo, espero que vc possa descansar muito esse resto de ano e recarregar as baterias para o ano vem vc possa abrilhantar esse espaço com suas maravilhosas resenhas

  32. “Não há nada de errado com a velhice. O problema é conseguir ficar velho”. (frase do filme “Alta Frequência”). Até breve, blogueiro, e descanse em paz!

  33. Meu caro AmiGalo Dr. Eduardo, sentiremos falta de suas resenhas diárias. Não foi um ano fácil para nós, em diversos aspectos, mas Nosso Pai Celestial sabe muito mais que nós, meros mortais. Espero que descanse bastante e volte logo a escrever, nos brindando sempre com sua sabedoria. Forte abraço.

  34. Bom dia Massa e Guru

    Hoje guardarei minhas reclamações, cornetagens, palpites, para tirar do fundo do coração meus agradecimentos ao Guru.,que tanto nos aturou durante este tempo.
    Estes 5 anos de comentários que aqui frequentei diariamente, foram de aprendizado. Aprendizado como pessoa e principalmente como torcedor desta paixão chamada Galo.
    A vc Eduardo Ávila os meus agradecimentos e desejo de muita saúde.

  35. Prezado Ávila!
    É com pesar, como assíduo participante, mas entendendo perfeitamente as condições que o levaram a se ausentar, momentaneamente, como titular do Blog, que registro um carinhoso abraço deste ainda jovem próximo dos 82 anos, provavelmente o mais idoso da turma, que muito aprendeu com todos atleticanos que usaram do espaço democraticamente por você ofertado. Foi muito gratificante participar do seu blog e lembrarei com carinho o tempo usufruído neste espaço e agradeço ao amigo a oportunidade de uma convivência que muito enriqueceu a minha atleticanidade . Obrigado por permitir-me ser seu amigo! Com certeza a sua ausência será muito sentida. Espero que seja apenas um até-logo! Abraço e que Deus o proteja e o ilumine para que você possa superar as adversidades postas no seu caminho!
    Hoje e sempre, galo!!!

  36. Bom dia. Que seja mesmo um até breve, pois ficaremos carentes das boas prosas e das noticias do nosso galo. Fé e perseverança!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *