Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Debate sobre o Estádio do Galo

Crédito: Farkasvölgyi Arquitetura

Conforme comprometido com o leitor, a pedido de muitos amiblogs, seguem opiniões de pessoas abalizadas sobre a construção do Estádio do Galo. Procurei ouvir gente que domina o assunto, um a favor e outro contrário à construção, uma vez que reitero minha confissão e condição de completa ignorância financeira a respeito disso. Me admira tantas opiniões, consistentes, de quem entende e também de quem não entende sobre essa questão.

Fico mudo, uma vez que eu torço pelo time vencer em campo. Nada mais. Se, para isso, a renda vem das camisas, da bilheteria, da televisão, dos patrocinadores, do shopping ou se virá com o novo estádio, pouco importa, desde que me deem vitórias e títulos. Pois bem, entre as pessoas (vou optar pelo anonimato delas para evitar exposição de quem quis apenas contribuir com o debate, continuando suas vidas Atleticanas e torcendo contra o vento), afirmo que são especialistas e entendem de mercado, embora tenham posicionamentos diferentes. Não divergem, diria, pois ambos querem o melhor para o Galo.

Um mineiro, radicado em São Paulo, Atleticano, executivo do setor financeiro, com experiência internacional e tendo passado pela Europa em endereço onde o mercado da especulação domina o nervosismo, é reticente quanto ao sucesso da empreitada. Seu temor tem razões, que explica com singularidade e sem expressões do economês que deixam o leigo à deriva. Curto e simples, receia que o shopping possa ser totalmente consumido ao final da obra.

Toda previsão orçamentária no Brasil, segundo ele, é furada, com valores que extrapolam o custo inicial. Os estádios da Copa estão aí para comprovar. O valor será muito maior que o projetado. Defende, observando que temos dois estádios em Belo Horizonte ociosos e deficitários, sua utilização. Pedi e insisti que evitasse termos técnicos e de difícil entendimento à maioria e ao próprio blogueiro.

Para este executivo, abrir mão da receita do Diamond, de recursos que poderiam ser aplicados na redução do endividamento, melhorias no CT, investimentos nas categorias de base e contratação de jogadores de alto nível técnico seriam de muito mais valia ao time e à expectativa do Torcedor que uma obra que essencialmente vai atender à “vaidade” de um legado que deixará dívidas para o futuro.  Não vê nexo entre a realidade e a proposta, admitindo que o projeto vai criar um endividamento assustador para as próximas gerações.

Crédito: Farkasvölgyi Arquitetura

Por outro lado, com alguma dificuldade, consegui um depoimento favorável. Em tempo, a dificuldade foi por procurar alguém que não tivesse – como no outro caso – vínculo com questões internas no Galo. O contraponto, defendido por um Atleticano – também da gema – é na mesma linha da apresentação feita pela diretoria no início da semana. Foi, igualmente, bem elucidativo, embora depois de ouvir os dois, fiquei ainda mais confuso.

Segundo ele, nos tempos atuais, com a televisão vendendo as transmissões ao vivo (pay-per-view), seguramente a presença do torcedor nos estádios sofre com tendência de queda. Antigamente, como já aconteceu, em jogos decisivos eram mais de 100 mil torcedores, situação hoje que nenhum estádio comporta. A proposta de uma Arena intermediária (41,8 mil lugares), com previsão de acomodação para as camadas mais populares, facultará aos Torcedores de todas as camadas da sociedade estar no campo e levar seu apoio ao time.

Em seu entendimento, a presença em peso da Torcida Atleticana será motivo – como foi o Horto recentemente – de motivação aos jogadores no gramado em busca de bons resultados e, consequentemente, títulos. Condena especialmente o Mineirão, cujo arrendamento à iniciativa privada deixou de fora os interesses dos clubes mineiros. O edital de arrendamento, segundo suas palavras, teve esse direcionamento e interesse.

Com isso, os dois times de maiores torcidas na capital ficaram alijados das receitas daquela nova arena. No novo estádio, o Galo será dono de tudo, bilheteria, estacionamento, bares e toda a exploração do local, gerando receitas ao seu orçamento. Quanto a ceder metade do Diamond como contrapartida, afirmou se tratar de negócio. Numa negociação, existem interesses das partes, caso contrário, seria filantropia. O Galo procura parceiros para investimentos. Isso é negócio, todos têm que ganhar.

Por fim, dentro da mesma proposta feita ao contendor de explicações práticas e sem termos incompreensíveis, finalizou que o Galo está vendendo metade do que não tem (argumentando que o shopping ainda está nas mãos da Multiplan) e recebendo integralmente um novo patrimônio e preservando sua participação societária no imóvel que faz parte da nossa história. Ele disse ainda ter informações dando conta de que, contratualmente, se houver majoração de custos, o Galo não será penalizado. Vale dizer, os parceiros cobram a defasagem, sem necessidade do Galo vender patrimônio.

Com a intenção de levar ao bom debate sobre o assunto, informo ainda que recebi de um amiGalo, aqui deste nosso espaço, um interessante questionamento (bastante técnico) que vou encaminhar à diretoria do Galo. Caso respondam, será colocado aqui no blog. Se não merecer as explicações, da mesma maneira, deixarei aqui as perguntas para nosso debate Atleticano. Diante disso, aguardemos.

105 thoughts to “Debate sobre o Estádio do Galo”

  1. Caros amigos atleticanos,

    Sou apenas um apaixonado por este clube e por esta torcida que quando vou a campo prestigiar o nosso time, confesso que a sensação é indescritível. E diante deste contexto, conto minha história pessoal com o estádio Mineirão que remota meus 3 anos de idade (hoje tenho 37), meu pai me levando nos ombros para assistir ao jogo do galo e eu nem entendia direito o que acontecia. Lembro de um amontoado de pessoas cantando, xingando, explodindo (gol), indo embora após mais uma vitória, cantando mais ainda, fazendo buzinaço a cada reprise dos gols do nosso amado Vilibaldo Alves e que alguns anos depois com o eterno Vili Gonzer, aprendi o que é o Clube Atlético Mineiro. Os novos torcedores não conheceram o que é ir ao Mineirão com 100.000 pessoas, assistir da GERALZONA, Galoucura portão 9, Charanga porão 7A (meu local preferido), barracas e mais barracas do lado de fora, tropeirão “CABULOSO” e tudo a preços populares. ERA.
    Me desculpem por essa narrativa, mas o que aconteceu com as questões dos estádios, o nosso eterno presidente Alexandre Kalil avisou em 2009, com imensa dor no coração, em entrevista à rádio Itatiaia, que a forma que estavam pensando a reforma do Mineirão (nossa verdadeira casa) que o Atlético não iria jogar mais lá e foi dito e feito.
    Minha defesa não é de um novo estádio, o Estado deveria ter passado a administração do Mineirão para Atlético e Cruzeiro administrarem juntos, assim como é feito em outros países, porém, a mácula política de nosso país chegou ao nosso querido estádio Mineirão. É inviável jogar no Mineirão com as cláusulas assinadas entre Estado e Minas Arena (que é de São Paulo e não sabem nada de nossa cultura). Custos altos, exclusão do nosso tropeirão de cada jogo (chegaram a tirar o ovo da iguaria), e outros fatores foram preponderantes para a defesa do novo Estádio. Só para vocês terem ideia, uma das cláusulas que a Minas Arena tem com o nosso Estado é que se a referida empresa não tiver um LUCRO de R$2.600.000,00 no mês, o complemento desse valor é feito pelos cofres do Estado. Estou falando de lucro por mês e não trimestral ou semestral, e sim mensal. Estamos pagando uma conta que não é nossa por conta de politicagem.
    Perdemos o Mineirão para a politicagem e não para briguinhas antigas de torcedores dizendo o “Mineirão é nosso”, cada um reivindicando a posse, mas na maior esportividade.
    O novo Estádio do Galo não era a solução pensada, mas a solução encontrada para enfrentar os desmando políticos ocorridos no nosso Estado.
    Pode ser inviável, pode até ser, mas o outro lado da Pampulha está sofrendo um bocado com a assinatura de contrato que eles assinaram com a “Minas Arena”.

    Obs: Me desculpem pela narrativa longa, mas queria expor minha defesa não pela parte financeira, mas que o novo estádio está sendo uma alternativa ao que realmente deveria ter sido feito. E só pra reforçar, fui ao independência somente uma vez, contra o Corinthians, gol de cabeça do “gigante” danilinho e nunca mais fui ao mineirão. O novo estádio está sendo a minha esperança de voltar a assistir a um jogo ao lado desta torcida apaixonada.

    Leonardo Borges
    (um simples apaixonado pelo GALO)

  2. Talvez o detalhe mais importante não entrou em cheque, de que a Multiplan pagará 250 mi por metade de um patrimônio avaliado em mais de 1 bi.

    Estádio só dá lucro a partir de 40% de público e só há público se o time estiver bem.

    Bilheteria não é a maior fonte de arrecadação de nenhum grande clube.

    A renda do shopping é maior, líquida e certa.

    Uma pergunta: Ricardo Guimarães é um dos donos da Multiplan?

    1. Boa pergunta, Sr. Carlos, e gostaria de fazer outra. Ricardo Guimarães quer ser dono do Atlético? Afinal ele não se cansa de ’emprestar dinheiro ao Galo com juros que todos nós sabemos, nas alturas.

  3. Vende 50% de um patrimônio por 250 milhões e constrói um outro patrimônio , daqui 4 anos teremos 50% de um shopping mais um estádio avaliado em 480 milhões aumentando assim nosso patrimonio.o Allianz park virou uma grande fonte de renda para o Palmeiras, nenhuma das arenas estatais da copa geram lucro para os clubes.o estado não vai dar estádio para ninguém, o máximo que as Marias conseguem no Mineirão é o direito de administrar por um período, mesmo assim, o custo de manutenção do Mineirão é um dos maiores sem contar que a minas arena tem direito de exploração até 2038.

  4. Como profissional da area financeira vejo como plenamente viável o que o presidente está propondo, pois se abre mão de um valor do shopping equipamento que o galo não tem expertise para administrar e se engloba ao patrimônio um equipamento com o dobro do valor. Além do mais uma arena multi uso não vive so de futebol, vive de grandes shows, de visitação, de alugueis para eventos. E uma arena multiuso não um simples estádio so para futebol. Alem do mais e uma obra paga integralmente sem deixar pagamentos futuros pendentes. Portanto sou inteiramente a favor.

  5. Como pensar em uma obra desta vultuosidade no Brasil, para colocar em concorrência com o mineirāo e independência que dão prejuízo. O que deveria fazer é investir em base, pelo interior e obrigar e exigir do governo e doar o Mineirão para o Galo e Cruzeiro que dividiriam a administração tornando-o. Viável. É muito estranho colocar dois rivais como sócios mas é um pensamento de pobreza administrativa. Somos rivais no campo, nos resultados mas acima de tudo somos brasileiros e não burros. Se isto não acontecer, o mineirão poderá ser doado as Marias e pagaríamos esta conta por sermos mineiros.

  6. “CAROS CONSELHEIROS DO CAM,

    Não obstante a solicitação feita ao Presidente do Clube, abaixo reproduzida, deparo-me hoje mais uma vez nos jornais com notícias relativas ao estádio que se pretende construir sem que em nenhum momento o Conselho Deliberativo tenha sido informado ou indagado a respeito.

    Desse modo venho pedir a todos que fiquem atentos porque, a partir do momento em que formos convocados oficialmente para conhecer e debater o assunto estaremos demonstrando o plano absurdo arquitetado pela atual Diretoria para lesar o maior patrimônio econômico e financeiro que o Atlético obteve nos seus cento e nove anos de existência, como seja o Diamond Mall, a pretexto da construção de um estádio.

    Por enquanto e apenas a título ilustrativo visando uma reflexão preliminar dos membros do Conselho Deliberativo, destaco os seguintes pontos:

    – por todas as avaliações realizadas ao longo dos anos e em razão do reiterado interesse da Multiplan em prorrogar o prazo do contrato de arrendamento ou mesmo comprar o shopping este nunca foi avaliado por menos de R$ 800.000.000,00 (OITOCENTOS MILHÕES DE REAIS) e as notícias plantadas na imprensa por enquanto mencionam a venda da metade mais um da participação no empreendimento, com atribuição da maioria decisória em favor da arrendatária, pelo valor irrisório de R$ 250.000.000,00 (DUZENTOS E CINQUENTA MILHÕES DE REAIS);

    – a receita do clube em valores de hoje e até o final do arrendamento, em 2026, é de cerca de R$ 10.000.000,00 (DEZ MILHÕES DE REAIS) anuais equivalentes a 15% (quinze por cento) da receita bruta e a R$ 90.000.000,00 (NOVENTA MILHÕES DE REAIS) até o término do contrato em vigor;

    – já a receita da Multiplan em valores de hoje e até o final do arrendamento em 2026, é de cerca de R$ 60.000.000,00 (SESSENTA MILHÕES DE REAIS) anuais equivalentes a 85% (oitenta e cinco por cento) da receita bruta e a R$ 540.000.000,00 (QUINHENTOS E QUARENTA MILHÕES DE REAIS) até o término do contrato em vigor;

    – A PARTIR DE 2026, QUANDO O EMPREENDIMENTO PASSARÁ A SER INTEGRALMENTE DO CLUBE E COMO SE DEMONSTRARÁ OPORTUNAMENTE, A RECEITA TOTAL DO DIAMOND MALL ESTARÁ NA CASA DOS R$ 100.000.000,00 (CEM MILHÕES DE REAIS) A R$ 120.000.000,00 (CENTO E VINTE MILHÕES DE REAIS) ANUAIS REVERTIDOS DIRETAMENTE PARA OS COFRES DO ATLÉTICO SIGNIFICANDO ISSO, POR EXEMPLO, QUE NOS PRIMEIROS DEZ ANOS APÓS O ENCERRAMENTO DO CONTRATO DE ARRENDAMENTO ESTIMA-SE EM R$ 1.000.000.000 (UM BILHÃO DE REAIS) TAL RECEITA, GARANTIDA EM NEGÓCIO DE ABSOLUTA LIQUIDEZ E CERTEZA QUE TENDE A MELHORAR CADA VEZ MAIS POR SUAS CARACTERÍSTICAS, SEM DÚVIDA O MELHOR SHOPPING DA CIDADE, DO ESTADO E MESMO DO PAÍS, COM A PRIVILEGIADA LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO MAIS NOBRE E QUALIFICADO DE BELO HORIZONTE E SEM SE CONSIDERAR QUE EXISTE JÁ A APROVAÇÃO DE SUA AMPLIAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DE LOJAS EM MAIS UM ANDAR – O QUARTO ANDAR -, O QUE SIGNIFICARÁ MAIS E MAIS RECEITAS PARA O CLUBE;

    – VEJA-SE AINDA QUE A MULTIPLAN, A PREVALECER A PROPOSTA ABSURDA COLOCADA NA IMPRENSA – REPITA-SE, SEM QUALQUER CONHECIMENTO OFICIAL DE ALGUM MEMBRO DO CONSELHO DELIBERATIVO – PAGARIA OS R$ 250.000.000,00 (DUZENTOS E CINQUENTA MILHÕES DE REAIS) COM MENOS DA METADE DOS RECURSOS FINANCEIROS A QUE FARÁ JUS ATÉ O FINAL DO CONTATO EM VIGOR, CERCA DE R$ 540.000.000,00 (QUINHENTOS E QUARENTA MILHÕES DE REAIS) A VALORES DE HOJE;

    – PARA QUE A DIRETORIA DESTINE TAIS RECURSOS – INSUFICIENTES COMO É ÓBVIO – PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ESTÁDIO QUE, SABEMOS TODOS E TAMBÉM SERÁ OPORTUNAMENTE DEMONSTRADO, ESTARÁ FADADO AO PREJUÍZO CERTO E SIGNIFICARÁ DESDE LOGO O COMPROMETIMENTO DO MAIOR PATRIMÕNIO DA HISTÓRIA DO CAM QUE, AOS CENTO E NOVE ANOS DE EXISTÊNCIA JAMAIS TEVE DESCORTINADO EM SEU HORIZONTE UM EQUILÍBRIO ECONÔMICO E FINANCEITO COMO O QUE SE AVIZINHA A PARTIR DE 2026. É IMPORTANTE PERGUNTAR SE UM ESTÁDIO PODERÁ GERAR RECEITA DESTE PORTE, TOTALMENTE GARANTIDA POR UM EMPREENDIMENTO INTEIRAMENTE CONSOLIDADO E SEGURO COMO É O NOSSO SHOPPING.

    Assim, peço a atenção de todos para a importância de um tema que, não obstante a sua relevância, vem sendo tratado propositadamente à revelia do Conselho Deliberativo através de um pernicioso e irregular processo de convencimento da opinião pública visando apenas e tão somente prejudicar irremediavelmente o Clube Atlético Mineiro, informando que após a apresentação formal da proposta da Diretoria estaremos oferecendo os estudos completos que demonstrarão a iminente lesão ao nosso maior patrimônio e irão impor a rejeição a qualquer disponibilização do Diamond Mall, quer seja pela sua alienação no todo ou em parte, quer seja pela sua atribuição em garantia de qualquer negócio.

    Cumprimentos,

    Edison Simão

  7. Que todos saibam que os terrenos onde se pretende construir o estádio do Galo, pertence ao Kalil e seus “amigos” , próximo a Vila Paris em frente ao aterro da SLU BH na BR 040, ,urbanizado pela ERKAL empresa da familia do Kalil falida e que deve a prefeitura de BH mais de 80 milhões , este Kalil e seu comparsa Damasceno ,querem somente aproveitar dos torcedores com este projeto que ira mergulhar o Galo em dividas

  8. Depois de ler com atenção o texto do mestre Eduardo e os comentários dos amiGalos, .cheguei a uma conclusão: nos moldes ora propostos, sou radicalmente contrário à construção do estádio. Considero essa forma de negócio aviltante, com grandes chances de levar o Galo à bancarrota. O presidente omisso, como um autêntico político, quer desviar o foco do mau momento esportivo com a proposta de estádio. Pra mim, nesse assunto, ele não merece credibilidade alguma: disse que o clube não ia tirar um centavo e já quer dilapidar o patrimônio do clube. Abra o Conselho Deliberativo! Analise com a devida responsabilidade! Queremos transparência sobre o projeto! Basta aos aproveitadores!!! Saudações alvinegras.

  9. Minas não precisa de outro estádio. Aqui tem dois clubes de grande torcidas e um terceiro com pequena torcida.Temos dois estádios ótimos, levando se em conta que o independência deve ser ampliado. Esses dois estádios deve servir ao interesses desses clubes. De suas torcidas que fazem a beleza do futebol. Um país em crise e planejar construção de outro estádio, onde não precisa, é como vi num comentário… é fazer politicagem encima de um povo sofrido. É tentar justificar uma gestão, a qualquer custo, porque não se conquistou nada. Francamente como atleticano não apoio e fico indignado porque vejo isso como mais uma sujeira, jogo de interesses que não é do clube, que não é da torcida. Vaidade pessoal e irresponsabilidade que tem levando o nosso país a beira do caus.

  10. Se estádio desse título o América com todo respeito já tinha ganhado um cinco brasileiros e umas 3 libertadores. O galo deve erguer seu estádio sim mas sem dar mole pra kojac e sem prejudicar as finanças do clube. Quer quiser que invista como parceiro que o lucro é garantido, no mais não façam negócios a veremos com esses urubus de carniça.

  11. Minha resposta quanto o Estadio do Galo é simples e direta …..
    Os azulinhos “Marias“ , estão rezando , para o galo embarcar nessa …
    Motivos … vão ficar com um dos melhores estadio do mundo , pára eles de graça…
    E vão torcer para dar tudo errado , com esse projeto ´´ Maluco´´ do Galo….( secar é o
    sabem fazer….) .
    Pergunta simples..?.. Por que dizem que politico , gosta mesmo é de Obra ???…..Kbô…
    Obrigado….

    1. Cara isso é devaneio de Maria que nem sabe oque é futebol, o Mineirão é tombado como patrimônio histórico então se alguém quisesse doar ou mesmo vender pra elas isso não seria possível, e não é pq o Galo vai construir uma arena que elas vão ganhar um presentão desses de mão beijada.

      1. Procure se informar o Governo do estado não tem interesse no mineirão que só dá prejuízo,ele pode ceder o mineirão em regime de comodato,do mesmo jeito que anos atrás o terreno do shopping foi cedido ao Galo.
        Quero te lembrar que a despesa mensal do Mineirão é de 750 mil por mês.

  12. É tudo muito bonito na teoria, mas espero que os conselheiros analisem com muita seriedade essa proposta. 1 – O Shopping pode representar muita coisa para o Galo no futuro, pois é um ativo altamente valorizado e cuja receita está completamente desvinculada do futebol, ou seja, estando em boa fase ou não, uma grande receita irá cair na conta do Galo todo mês (isso é muuuuito importante!). Estádio, assim como patrocínio, venda de ingresso, camisa, ppv, dependem do desempenho em campo. Essa é uma vantagem que nenhum outro clube teria no Brasil. Portanto, mesmo vendendo uma parte, é muito importante manter uma participação significativa no shopping. Isso está previsto na proposta apresentada, porém estendendo por mais 4 anos o atual contrato (ponto negativo). 2 – Pelo que entendi a Multiplan faria o desembolso dos R$250mi de acordo com o cronograma da obra do estádio. Qual a chance desses repasses sofrerem bloqueio assim como ocorreu com as vendas de Bernard e Pratto? Imaginem uma obra iniciada, compromissos assumidos e um bloqueio judicial? O Galo deve muito ao governo, bancos, clubes, jogadores… todos eles irão crescer o olho nessa grana. É possível tomar medidas de proteção quanto a isso? Tenho minhas dúvidas… 3 – O Galo joga em um estádio com capacidade para 20mil pessoas e que está localizado praticamente no centro de BH e mesmo assim esse estádio não enche nem em Libertadores. Nos jogos que fui esse ano tinha até setor fechado. Parece que é proibido falar isso, a verdade dói, mas é fato: nosso comparecimento está fraquíssimo! É muito otimismo acreditar que um novo estádio é capaz de mudar isso radicalmente. No geral esses planos de negócio são sim muito otimistas, lembrando que para dar certo o estádio tem que encher sempre, seja com o time bem ou mal. Usar Palmeiras e Corinthians como parâmetro não faz o menor sentido, toda partida é 2 ou 3 milhões de receita no mínimo, mas eles tem torcida maior, mídia maior, em uma cidade maior e com renda per capita maior. Na verdade um bom exemplo para o Galo é o Grêmio, estádio novo, longe do centro, em uma cidade do mesmo porte e com torcida do mesmo porte. Me digam: qual a média de público e renda do Grêmio mesmo??? Sustenta um estádio? Finalizando, não acho que a proposta da Multiplan seja absurda, mas também não vejo porque a pressa. O tempo está do nosso lado. Em 2009 fizeram uma proposta obscena que o Kalil queria aceitar… 8 anos depois a proposta melhorou bastante. Acho que valeria a pena esperar mais, jogar no Horto e Mineirão (um estádio de R$700mi que não colocamos 1 centavo para construir e onde temos 50mil lugares a disposição) de acordo com a conveniência, contratar gente boa para bolar estratégia de sócio e ingresso para o torcedor voltar ao campo. No futuro podemos estudar novamente essa questão do estádio. A Multiplan fará novas propostas até 2026, podem ter certeza!

  13. Voltando ao futebol fico revoltado com essa constatação: “O Vitória disputou nove jogos em casa até agora e só venceu um. Sofreu seis derrotas e empatou duas vezes…. “. Adivinha qual jogo ele venceu???
    Vamos ver se amanhã, com reservas , titulares ou mistão voltamos a ganhar.

  14. Sou muito a favor e que seja o mais breve possível. Só assim que nos moradores do entorno do Independência ficaremos livres de gente urinando em muro, desordens, gente mal educada, soltando bombas a qualquer horário, podemos ir e vir sem aborrecimento e levar multas por estar estacionado na porta de sua residência e por aí vai.

  15. Sou totalmente contra construção de estádio neste momento. Aliás, está muito estranha esta insistência com tamanha loucura e que poderá se tornar um “Itaquerão” dos piores, em termos de maracutaia, porque sempre tem alguém querendo levar algum…

  16. Acho q o Galo não deve se desfazer de percentual tão alto do shopping. E outra, o Galo deve chamar as 4 ou 5 principais administradoras de redes de shoppings do Brasil e abrir conversas. Ou pra apurar quem dá mais pra administrar pelos próximos 15 anos ou quem quer administrar por um percentual menor a partir de 2026. Agora, se a conversa for 250 milhões por 20%, talvez possa valer a pena.

  17. Dizem que o shopping lucra R$75 milhões ao ano. Então, em 3 anos e 3 meses já paga o investimento da Multiplan de comprar 50% do shopping por R$250 milhões.
    Porque não espera esses 4 anos para construir o shopping? Continuaríamos com 100% da renda do shopping no futuro.

    Gostaria de uma explicação clara. Qual a vantagem de trocar a receita futura do Galo por um estádio que renderia menos lucro? Quero os números as claras.

  18. Caros amigos gostaria de pontuar algumas coisas que estão acontecendo.

    1 O shopping só poderá ser comercializado com aprovação de 100% do conselho deliberativo,que o atual presidente não tem.(está no estatuto).
    2 O shopping tinha sido avaliado no final do ano passado em 2 bilhões de reais,e hoje ele vale 500 milhões ( estranho).
    3 Quanto ao diretor de futebol,esse cargo já foi prometido ao Leonardo Silva que deverá anunciar a sua aposentadoria no final da temporada.
    4 Rogerio Micale não foi bem nos jogos olímpicos,quero lembrar que a CBF acabou chamando o Tite para ajudar pouco antes de começar os jogos.
    5 A melhor alternativa seria dividir a gestão do Mineirão com nosso rival,e tirar a Minas Arena.

    1. Caro Paulo César,
      Tirar a Minas Arena não é tão simples assim! Ela tem um contrato com o Governo do Estado para administrar o Mineirão por 30 anos, sendo que o investimento na reforma do estádio entre 2010 e 2012, é da ordem de 677 milhões de reais da época da reforma.

  19. Boa tarde amiGalos, gostaria de dar a minha opinião, vejo, para minha surpresa até aqui no Blog, muitas opiniões contrárias à construção do estádio.Penso o seguinte, o futebol mudou muito de 20 ou mesmo 1 anos atrás….a prinicipal fonte de renda de um clube até pouco tempo atrás era o patrocinador master, hoje ele já vem bem atrás de TV Pay per view e sócio torcedor por exemplos.Vamos pensar o seguinte: daqui 9 anos 100% do Shopping voltam a ser do Galo, mas o Galo não sabe admnistrar Shopping, teria que contratar uma empresa competente, que não irá cobrar barato é óbvio, dizem que consumiria algo em torno de 25% do faturamento, portanto a parte do Galo no final já não seria 100% e sim 75%.Vendendo, ficaríamos com 50% e 100% do estádio, sendo que o terreno tem outras possibilidades futuras.No futebol moderno, ter um estádio próprio é fundamental para o sucesso do clube, os exemplos estão espalhados por todo o mundo, tem clubes que já possuem um estádio fantástico,e mesmo assim precisam de melhorar ou projetam aumentar esse estádio, o estádio próprio é um grande catalisador de renda para o clube, você sendo o dono você tem condições de comercializar tudo, desde as placas de publicidade, camarotes, até o churrasquinho e a cerveja consumida.Claro que alguém vai ser prejudicado nessa história, como Concessionárias que exploram outros estádios em BH, ambulantes e comerciantes que fazem de suas casas pontos comerciais, e ganham muito dinheiro com o grande potencial de consumo da torcida do Galo.Está errado o clube querer usar todo o potencial de consumo de sua torcida para o próprio clube?NÃO.Será que temos a real noção do faturamento que movimenta um jogo, principalmente nos bares e arredores?Garanto que é um volume de dinheiro fantástico….portanto, o clube poderá ganhar também alugando ou arrendando esses espaços para pessoas interessadas em explorar comercialmente, pois o terreno pertencerá ao Galo, não será em via pública, ou seja, terá dono, e tendo dono, o clube, que é a razão e a paixão da torcida, que é o que move tudo.Falando especificamente do estádio, o projeto na minha opinião está perfeito, capacidade adequada, 70% para setores mais populares, ou seja, queremos a volta do cimento, nada de somente cadeira numerada , nossa diretoria já viu os exemplos de sucesso e de insucesso, já deu pra ficar bem claro,portanto o projeto tá bacana, eu não tenho dúvidas, que com o estádio, podendo receber boa parte da torcida com ingressos mais baratos, o Galo dificilmente jogará com menos de 70% de ocupação,serão poucos jogos que não atingirão essa taxa, não será um estádio luxuoso e caro, será um estádio bacana, bem feito, funcional e prático.O clube ter um estádio adequado, é o fator principal para alavancar o seu respectivo programa de sócio torcedor, todos sabemos disso, o fato de BH já ter dois estádios, que são públicos e estão em regime de concessão, não permite o clube explorar todas as potencialidades do estádio.Buenos Aires têm vários times, e todos possuem a sua própria casa, a sua própria identidade, em Londres a mesma coisa, vc tendo a sua casa,aumenta consideravelmente o seu potencial, claro que estou falando para clubes que possuem torcida numerosa e que consomem o clube, acho que ninguém tem dúvida do amor, do fanatismo e como a nossa torcida consome o Galo.Portanto, vamo pesar tudo, avaliar bem, o futebol mudou, hoje é um grande negócio, e as grandes empresas só querem se associar a grandes marcas, não temos tempo a perder não, esse é o Capitalismo que vivemos, e as coisas acontecem muito rápido, nós temos que pensar somente no bem do Galo, como vai ficar os outros estádios, existem contratos e quem assinou terá que cumprir, e o Galo está certíssimo em buscar alternativa própria….ve se o Barcelona vai querer dividir estádio com o Espanol, ou o Real Madrid com Getafe ou Rayo Valecano, ou Chelsea com Totheram ou Arsenal ou West Ham ou qualquer outro o Boca com o Velez ou qualquer outro clube de Buenos Aires………esse negócio de dividir estádio é na época da Ademg aqui ou Suderj no Rio…isso já ficou pra trás…..os tempos são outros, ou o clube se insere na modernidade ou vai ficar pra trás, pois a concorrência se mexe sempre, espero com ansiedade imensa a casa própria do Galo, o futuro é esse, e não precisamos de temer, e sim de acreditar e fazermos acontecer, abraço a todos.

    1. Belo comentário, concordo plenamente o shopping não terá 100/ de renda para o GaALO uma vez que terá de pagar alguma empresa para administrar, quanto ao estádio vejam só o Palmeiras.

  20. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Realmente o tema Estádio é confuso e bastante complexo. Já fui mais otimista em relação à
    sua construção. Tenho receio que este sonho se transforme em pesadelo, com o Galo se endividando ainda mais.
    Estourar o orçamento é normal e as suas consequências são desastrosas. Basta você querer fazer uma pequena reforma em casa e logo o reflexo você sente no bolso; vira uma bola de neve e acabamos endividados.
    Pelas “cacas” que o nosso Presidente vem fazendo atualmente no futebol, eu sinceramente não confio nele para encarar uma obra de tamanho porte.
    Primeiro, disse que o Galo não colocaria 1,00 do bolso; agora fala-se na venda de metade do nosso Shopping.
    Por vaidade, ele acabou comprometendo todo o ano do Galo. Começou com a demissão do Levir lá atrás e as consequências estão sendo sentidas agora com esse entra e sai de Treinadores. Mais um ano jogado no lixo e provavelmente sem um título de grande monta.
    Com a perda lamentável de Maluf aí sim, as coisas pioraram muito no futebol. Sinto falta de um Diretor cascudo, com moral para peitar os Atletas, principalmente os medalhões veteranos.
    É hora de esquecer de Estádio e cobrar mais do Elenco. Para mim, a raiz dos problemas está aí. Nosso Elenco se mostra bom somente no papel. Devemos jogar todas as cartas nos mata-matas que vêm pela frente, pois o Brasileirão já era.
    Aguirre, Marcelo Oliveira e Roger… Micale será a próxima vítima?
    Como você bem disse Eduardo, eu quero é Time arrasador em campo, levantando canecos e sem dívidas.

    1. Aumentar o Independência? Fala isso pros conselheiros do mequinha que acreditam piamente que são rívais do Atlético e fazem de tudo para nos atrapalhar e humilhar, não vejo como fazer parceria com um povo desse.

  21. Boa tarde Eduardo! Confesso que ainda estou indeciso nesta questão do estádio! Ao mesmo tempo que fico empolgado com a possibilidade de ter mais uma casa em BH, sinto que não deve ser tão fácil quanto parece. A começar pelo valor do Diamond, acho que vale mais que 500 milhões, fora que é um empreendimento que só valoriza. Por outro lado se a receita do estádio for grande teríamos realmente dois patrimônios lucrativos sendo um deles utilizado diretamente no futebol. Enfim, mostraram números e projeções que só com o tempo veremos se deu certo. Sempre há um risco, acho que vale apena arriscar.

  22. Na minha visão equação simples, metade de um empreendimento que se transformará em 1 1/2. Fica com metade do shopping e com arena. Só calcular quanto o GALO pode ter de bilheteria com seu estádio gerido só pelo clube é um shopping do clube gerido por outra empresa. Não se pode nem comparar estádios da copa com esse empreendimento né, a copa foi para tirar dinheiro nosso do contribuinte pra corrupção, nesse caso são empresas sérias e com know hall no que fazem. Na minha opinião essa arena será a redenção do GALO, fecha logo.

  23. Boa tarde massa Atleticana!
    É um assunto complexo que aqui no Brasil ou em qq parte do mundo, vão ter os contra e os a favor. Nada nesse mundo tem concordância de 100% sobre qq assunto, seja ele de projetos de qq modalidade, na política, na religião e outros mais. Este shopping nunca vai ser administrado pelo Atlético, pois eles não tem condições para isto. Sendo assim sempre vai ficar nas mãos de terceiros, para administra-lo da melhor maneira possível, objetivando sempre o lucro. Vender 50% de um patrimônio que hoje tá arrendado e só repassa ao clube uns meros reais em torno de R$ 9 milhões por ano e podendo no final do contrato ter uma leve melhoria e não dando resultados satisfatórios para o clube, acho na minha humilde opinião, que a construção do estádio seria viável, aumentando o capital investido depois de pronto em quase 100%, sendo totalmente do Galo, onde não será exclusivamente para o futebol e sim uma arena multiuso, ficando o clube pagando aluguel para o resto da vida de um estádio que não comporta nossa torcida, no caso o horto, e como o Mineirão é inviável para fechar contrato e o governo mamando nas nossas tetas, sou a favor do galo ter o seu próprio com todas as receitas a seu favor.

  24. Melhor se juntar com o cruzeiro e com o apoio do Estado pagar a multa para a Minas arena e assumir a administração do Mineirão que custou uma fortuna e está pronto

    1. Eduardo, é bem por aí. Além disso, o que vale é ter Time bom e conquistando títulos; é isso que lota os estádios. Com os últimos vexames do Galo, a presença de público hoje não está passando de 13 mil torcedores. Vamos aguardar o público de amanhã contra o Vasco. Pra ver essa draga jogar, prefiro o conforto de meu sofá.

  25. Boa tarde, Eduardo.
    Sem fazer muita conta, sou amplamente favorável à construção de uma arena própria. O Independência já demonstrou ser muito pequeno para a torcida e o time do Galo, e em jogos finais como os da Libertadores, o estádio não pode ser usado. É fato que todas as Arenas construídas para a Copa de 2014, viraram Elefante Branco, pelos milhões desviados para encher os bolsos dos políticos e agora os Clubes tem que pagar essa conta. Além do mais, essas Arenas não foram planejadas para serem Arenas Muti Usos, para serem usadas para outros eventos, que são até mais lucrativos que o próprio futebol. No caso do Mineirão, toda a arrecadação de estacionamento, bares, placas de publicidade, etc, são receitas única e exclusivamente da Minas Arenas e os clubes que promovem o espetáculo e levam o público nada recebem. Assim também acontece no Rio de Janeiro, uma vez que clubes como Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco (ou seja todos os grandes), não mandam seus jogos mais no Maracanã, pelos altos custos e pouca receita líquida dos borderôs. Ter uma Arena é sim um bom negócio, desde que seja bem planejada e bem administrada. O Clube poderá explorar outros meios de arrecadação como: Shopping Center, estacionamentos, shows, eventos culturais, feiras, exposições, museu do futebol, venda de produtos, etc. Concordo plenamente como o leitor Rafael Galo, pois o Atlético é enorme sim, mas pode ser ainda maior! Saudações Atleticanas!!!

  26. Probre CAM , sempre cercado de agiotas , predadores , aproveitadores .Mantenha o Shopping e use -o para alavancar as guarantias financeiras para a construcao. BMG,MRV, Multiplan nao sao bemfeitores ,Sao interesseiros , compre o Terreno do Menin, Mande o Guimaraes andar e o Perez de Volta para o RJ.

  27. Olá amigalos. Assim como todos, tenho tambem a minha opinião a respeito do Estadio do Galo. Eu penso que, antes de se tomar a decisão de se investir na construção, seria importante avaliar uma outra alternativa: em BH temos 2 belos estadios, com capacidades distintas e por isso, poderiam ser utilizados em conformidade com o tamanho do espetaculo (jogo). Jogo com pouca previsão de publico, joga no horto; jogo maior, joga no Mineirão. Isso valeria tanto para o Galo,quanto para o rival. Acredito que se as 2 maiores forças do futebol mineiro se juntassem fora das 4 linhas para alinhar um acordo amplo junto com o governo de minas e as duas administradoras dos 2 estadios, poderiam chegar a um denominador comum que agradasse a todos, trazendo receita a todos os envolvidos. seria como um consorcio dos 2 estadios envolvendo as 2 administradoras e os 3 clubes, uma vez que o ameriquinha é o “dono”do independencia. Como futebol e estadio é um negocio, nada como pensar sem vaidades e rivalidades. Eu acredito que um acordo nesse sentido seria a redenção do futebol mineiro, numa ação de vanguarda. temos que pensar e agir fora do quadrado. Gostaria de saber a opinião do mestre e dos nossos amigalos. abs e bica bicudo

  28. Bom dia, Eduardo! Complicado essa situação. Vejo que há caroço nesse angu. Eu estava feliz com a filantropia que havia na construção do estádio. Que maravilha, construir sem gastar, sem tirar dinheiro do bolso. Dingo bel, dingo bel, dingo bel, chegou o Papai Noel. Aí veio a surpresa, o 9ALÃO DA MASSA vai contribuir com 50,1% (olha a perda de poder e de direito) de um patrimônio seu. Não pus um pé atrás, “sartei foi de banda”, os pés voaram muito para trás. Como foi dito, orçamento no Brasil é furada, apesar da experiência do construtor. Sei não. Tem caroço nesse angu. Fiquei confuso e com medo depois dessa notícia. Quero e desejo p o 9ALO igual a mesma coisa que vc deseja.

  29. O CAM sempre dominado por Agiotas ,bicheiros , interesseiros e todo tipo de predator. Mantenha o shopping , use seu valor para alavancar o financiamento necessario para construir o estadio . Compre o Terreno da MRV , nada de ” presente ” do Menin, emprestimo do Ricardo Guimaraes , 51% para a Multiplan. Fico pasmo com estas propostas , chamem o Moro , urgentemente .

  30. Bom dia, Eduardo! Devemos encarar o construção de nossa casa como o começo de nossa independência! Em todos os sentidos! A venda de 50% do shopping, ao meu ver, possibilitará que, ao contrário de outras equipes nacionais, tenhamos nosso estádio sem dívida alguma! Temos que lembrar que, para um time de futebol, é muito mais lógico faturar com um estádio de futebol do que com um shopping! Devemos nos lembrar que ficaremos, ainda, faturando com os outros 50% do shopping e, assim, teremos duas e, não uma, fonte s de renda! Com certeza a construção terá a MAIOR DE MINAS fiscalizando todo o processo e não vamos deixar que aconteça o que aconteceu com as construções dos estádios da Copa do Mundo! Você concorda?SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  31. Tem que fazer o estádio ! Matematicamente faz sentido

    Mas ainda assim o futebol não é apenas a matemática. Quem tem estádio próprio eh mais vitorioso , tem mais sinergia com a torcida

    Fora olho gordo !!!

    Nepomuceno tem sido omisso com o futebol (demorou demitir Roger e não investe em um bom diretor de futebol , além de ter cargo na prefeitura -absurdo ) mas será lembrado como o presidente que viabilizou nossa casa

    Galo que já eh enorme será ainda maior

    1. Desculpe-me Rafael, mas um time vencedor precisa de dinheiro e boa administração. Só assim conseguirá trazer a torcida para junto de si. Será que o Nepomuceno está pensando no curto prazo como o Presidente que iniciou a construção do estádio (como um político que é) ao invés de pensar no futuro? Estava a favor do estádio, mas depois destes números e deste acordo que só favorece a Multiplan fiquei com uma pulga atrás da orelha. Moro em Porto Alegre e vejo os problemas que Inter e Grêmio estão tendo com seus estádios (a Arena do Grêmio nem dele é ainda). Pelo que eu li, o projeto original já foi alterado e aquela história do estádio ser multiuso já foi para o saco. Só concordaria com a construção do estádio, se o contrato da Multiplan não fosse ampliado e se o estádio fosse multiuso. Do jeito que o projeto está atualmente não estou vendo vantagem com um Mineirão e um Independência em BH. O Galo e o Cruzeiro deveriam se unir e fazer uma acordo vantajoso para ambos com o Governo Estadual. Nem que este venda o Mineirão para os dois. Para que o Estado precisa de um estádio?

    2. Matematicamente, não faz sentido nenhum, se for reduzir o apoio a construção do estádio a simples matemática vc deve ter outros números para fechar essa equação. Fica claro e muito claro que um projeto de estádio próprio será bom para o galo , mas fica bem claro também que não por agora , será muito mais vantajoso e coerente, esperar o término do contrato com a atual empresa, gestora do shopping para então decidir como será a construção, com recursos próprios vindos da totalidade do lucro ou mesmo negociando novo arrendamento ou uma parte do shopping. Até entendo a ansiedade de grande parte da torcida sem levar em conta pontos técnicos e financeiros, mas não entendo essa pressa vindo da diretoria e conselheiros, não há justificativas para isso , amigos o valor do shopping não diminuirá pelo aumento das compras pela internet e aumento da violência como querem justificar alguns jornalistas ( que nem quero citar o nome ) e “entendidos” do mercado de varejo, esse é um setor milionário que se reenventa a cada dia , ou será que a empresa que o administra investiria tanta grana num negócio fadado ao fracasso daqui a poucos anos ? Apesar de estar claro que ela não está investindo nada , está sim adiantando uma grana e ganhando metade de um negócio sólido … fiquem atentos massa!!!

  32. Realmente acho um absurdo uma cidade com dois estádios construídos com dinheiro público serem dados para empresas privadas. Qual será o impacto de mais um estádio para BH? Por que ninguém nunca questiona a cessão do Independência ao América? Como não ficar desconfiado na construção de um estádio se o nosso Galo tem uma das maiores dívidas de clubes? Já vi anunciarem parcerias que seriam a redenção para o Galo- uma com a Koch Tavares, um parque aquático na Vila Olímpica e a Dryworld. Será que no final da construção do nosso estádio o rival não ficará com Mineirão? Deve-se debater bem o assunto e buscar muita transparência para não sermos prejudicados no futuro. Independentemente da construção do nosso estádio acho que deve-se questionar a cessão do Independência ao América e o Mineirão a Minas Arena.

  33. ”saudações alvinegras”
    Bom dia EDUARDO;já me pus contra a construção do estádio,antes não colocaria um centavo do clube ,agora já são 250.000.000(ainda acho que o shopping vale mais,falava-se em 1 bilhão).O américa já deu sinal de aumentar o independência ,que ficaria quase do tamanho do estádio do GALO, e o melhor com os 5.00.000 por mês quando pegar o shopping.
    Nesses moldes acho ruim construir estádio,haja visto que o mineirão cabe 65.000 pessoas e quantos torcedores nosso rival tem colocado lá ultimamente(apesar de não ter comparação as duas torcidas).Como bom mineiro,prefiro um pássaro na mão ,do que dois voando.e não contar com ovo no fiofó da galinha.
    ”sou mais galo que a seleção brasileira”

  34. Acredito que o projeto do estádio é muito importante para o futuro do clube. Creio que depois da apresentação aos conselheiros, com a explanação detalhadas do projeto, os conselheiros devem aprovar o empreendimento. Nessa parte, Nepomuceno está correto, tendo uma visão futura, ousada e visionária. Outros clubes que não possuem estadio próprio já pensam em telo. A massa deve apoiar a diretoria e cobrar dos conselheiros uma postura de apoio ao projeto. Vejo que daqui a alguns anos, clubes que não tem seu estádio, que não gerem novas receitas vão ficar pra trás. Parabéns presidente, o clube e a massa merecem e necessitam de sua própria casa. Repito, o projeto é muito importante. Estamos juntos.

  35. Não entendo porque o Governo do Estado não passa a administração do Mineirao para o Galo e o Cruzeiro. Acaba com essa Minas Arena. O Mineirão é fantastico e desde a sua inauguração foi a casa dos times mineiros. É um estádio que está ocioso e desde a sua reinauguração era fato que nao ia sobreviver sem os jogos do Galo. Da forma que está sendo gerido só dá prejuízo e nao agrada nem aos clubes e nem ao governo. São picuinhas e brigas de interesse que só prejudicam o Estado (acontece o mesmo com o Maracanã).
    Poderia haver uma divisão nas despesas e receitas com publicidades e os times ficariam com a renda dos seus jogos. Os setores atras dos gols poderiam retornar as origens com as arquibancadas a preços mais populares.

  36. Não sou atleticano, mas defendo com unhas e dentes o futebol de Minas Gerais e as coisas da nossa terra. Lamento apenas que o pensamento, a cultura mineira é muito provinciana. Parece que temos medo da ousadia, do modernismo, da grandeza, as vezes necessária. Parece que temos medo ou preconceito em sermos grandes. Precisou do engenheiro paraense Aarão Reis para pensar grande e projetar BH com largas ruas e avenidas. Praticamente paramos depois de sua obra. Entraram as ideias provincianas, medrosas e contidas. Basta ver que quando se tem algum projeto grandioso (viário, construções etc) para a cidade, surgem os grupos contrários que parecem querer que BH volte aos tempos das fazendas, bondes e carruagens. O mundo todo caminha pra frente. Aqui mesmo no Brasil vemos cidades do mesmo porte e até menores que BH avançando em direção ao futuro. Aqui ficamos apenas a apreciar poesias, a divagar sobre o passado, os passarinhos. É como se fôssemos o avestruz, que enterra a cabeça na terra e esquece da realidade do mundo.

    1. Se não é atleticano, o que está fazendo aqui? Leu o título do blog não?
      Estamos discutindo um assunto seríisimo aqui e você vem com trololó… Faça-me o favor! Blog azul calçinha: rápido!!!

  37. Pessoal, seguem algumas ponderações que fiz sobre o estádio…
    Eduardo, concordo integralmente que o que precisamos é de time para ganhar jogos e títulos… então, eu baseei minha análise pensando nisso, independente se jogaremos no Mineirão, independência ou na nova arena… como para ganhar jogos e títulos sem dúvida $$ faz diferença para contarmos com os melhores jogadores, entendi pela não construção do estádio hoje como melhor alternativa… seguem argumentos:

    1 – Uma conta interessante que me foi passada hj:

    Atlético e multiplan, além de tudo, vão prorrogar contrato por 4 anos…

    Nesses 4 anos, atlético faturaria aproximadamente 62,5 milhões por ano, ou seja, 250 milhões em 4 anos (entre 2026 e 2030)…

    Logo, por coincidência, são os 250 milhões que a multiplan vai ”pagar” por metade do estádio…

    Logo, na prática eles estão tão somente antecipando receita por 9 anos e levando de brinde metade do shopping…

    Genial a tacada (da multiplan)…

    2 – Vale a pena se desfazer de metade de um ativo com valor quase bilionário (lembremos que estamos na maior crise econômica da história, logo esse faturamento de 50/60 milhões ano voltará fácil para mais de 80/90) para pegar um ativo de grande valor (o estádio), mas que nem sabemos se gerará receita?

    3 – Voltemos ao assunto mineirão: se o problema do mineirão são custos altos, será que esses custos altos são maiores do que gastar 470 milhões para fazer um estádio e ter custos um pouco menores??

    Isso mesmo, suponhamos que no Mineirão a gente fature 300 mil a menos por jogo por causa da minas arena… isso da uns 8, 9 milhões ao ano… isso não estou nem considerando que no mineirão podemos colocar 20 mil a mais…

    E aí, o que é mais vantajoso financeiramente?? 9 milhões no ano a menos ou 30 milhões que perderemos no mínimo com metade do shopping??

    Eu opto pelo shopping, ganhamos nessa conta simples 21 milhões a mais (pensando na crise ainda, ou seja, será bem maior esse abismo)…

    4 – 41800 lugares, sendo quase 5000 de camarotes ou área VIP… essa história de que povo não vai mesmo no independência então não precisaríamos de 50, 60 mil lugares é falaciosa… sabemos que na década de 90 com times horrorosos colocávamos 60 mil por jogo… não me venham com história de que ingresso era mais barato (era 10 reais que equivale a uns 40 hoje em dia, ou seja, a mesma coisa)…

    O povo tem ido menos simplesmente por desacostumar a ir, por ter um estádio hoje que vende 20 mil ingressos (sendo que poderia ser 60 mil no mineirão ou num estádio de verdade pro galo)…

    Jogo quando você acostuma começa a ir sempre, e quando desacostuma para de ir…

    Logo, somente 36 mil lugares sem ser camarote e área VIP é muito pouco, desestimulando por exemplo torcedores do interior a virem, o que não acontece no mineirão, que sempre o cara arruma na porta ingresso…

    Assim, se o estádio foi diminuído de 50 mil para 40 mil por causa da crise, não seria melhor esperar a crise passar e fazer algo definitivo, com 50/60 mil?? Para que fazer estádio agora se no futuro provavelmente precisaremos aumentar?

    5 – A MRV teoricamente doou o terreno… agora contam esse terreno doado como custo de 60 milhões… assim, naming rigts seriam baratos para a própria mrv…

    6- por outro lado, 60 milhões para antecipar concessões significa sem qualquer dúvida abrir mão de futuras receitas de estacionamento e bares, ou seja, não levaríamos tudo igual falam…

    Pessoal, essa é minha opinião…

    Que aconteça o melhor pro galo!!

    Abraços a todos e parabéns pelo blog, Eduardo, que já faz parte da minha leitura matinal diariamente (apesar de eu nunca ter me manifestado nesse espaço)…

    1. De onde você tirou 62.000.000,00? Nos próximos 4 anos o GALO teria pelo balancete apresentado recebido 36.000.000,00 no total. Vamos nos informar direito né gente. Só em bilheteria ano passado o Palmeiras faturou mais de 20.000.00,00 hoje é imbatível em termos de arrecadação. E os moldes são parecidos com os do GALO, vamos pensar né?

      1. Gente, será que a matemática é assim tão difícil?! Claro que não é… Vamos lá: “De onde você tirou R$ 62.000.000,00?” Essa pergunta é simples de responder. O Galo recebe HOJE pouco mais de R$ 9 milhões ao ano por 15% do Shopping. Logo, os 100% do Shopping representam algo como R$ 62 milhões por ano. “Nos próximos 4 anos o GALO teria … recebido R$ 36.000.000”. Ora, até 2026 o Galo continuará a receber somente os 15% do negócio, pois o arrendamento só terá seu término nesse ano de 2026, se nenhuma alteração contratual for pactuada. Logo, pelos próximos 8 ANOS caberá ao Galo receber esses R$ 9 milhões líquidos ao ano, e, a partir do fim do arrendamento, passará a receber R$ 62 milhões ao ano. OCORRE QUE A MULTIPLAN, PARA PAGAR OS R$ 250 MILHÕES PROMETIDOS, EXIGE QUE O CONTRATO DE ARRENDAMENTO SEJA PRORROGADO POR MAIS QUATRO ANOS. ASSIM, AO INVÉS DO ARRENDAMENTO TERMINAR EM 2026, TERMINARIA SOMENTE EM 2030, ESTENDENDO O CONTRATO DE ARRENDAMENTO POR MAIS 4 ANOS E PENALIZANDO O GALO EM R$ 53,5 MILHÕES DE REAIS AO ANO, POR 4 ANOS, NUM TOTAL DE R$ 214 MILHÕES DE REAIS A MENOS PARA OS COFRES DO GALO. Vou me antecipar à sua pergunta, e já vou responder de onde saiu esse valor de R$ 53,5 milhões que a Multiplan imporá de prejuizo ao Galo. É bem simples. A partir do fim do arrendamento em 2026, o Galo terá direito a R$ 62 milhões ao ano, PARA SEMPRE, se não embarcar nessa aventura FURADA do Estádio. Ocorre que, caso o Galo CAIA NO GOLPE DA MULTIPLAN, de 2026 até 2030 o Galo fará jus apenas a 15% da receita, em razão da prorrogação do contrato de arrendamento. Ou seja, apenas nesse período de 2026 até 2030, a Multiplan, QUE NADA RECEBERIA, POIS O SHOPPING SERIA 100% DO GALO, receberá a bagatela de R$ 212 milhões. E o Galo, que receberia entre 2026 e 2030 a fortuna de R$ 252 MILHÕES DE REAIS (R$ 62 MILHÕES DE REAIS AO ANO), receberá apenas 15% disso, ou seja, R$ 37,8 milhoes. LOGO, O PREJUÍZO DO GALO SOMENTE NESSES QUATRO ANOS DE PRORROGAÇÃO DO ARRENDAMENTO SERIA DE R$ 252 MILHÕES – 37,8 MILHÕES, TOTALIZANDO UM PREJUÍZO DE R$ 214,2 MILHÕES. E, para onde vão esses R$ 214 milhões que iriam para o cofre do Galo entre 2026 e 2030? Direto para os cofres da Multiplan, que, de uma renda ZERO entre 2026 e 2030 (de acordo com o contrato atual) passaria a ter uma renda de R$ 214 milhões, se o presidente amador cair na lábia deles. Ou seja, só nesses meros quatro anos de prorrogação do arrendamento a Multiplan já quase integraliza os R$ 250 milhões que tão “gentilmente” se oferece para investir no Estádio. Mas se só isso já seria suficiente para dizer NÃO E NÃO E NÃO E NÃO ao projeto proposto por Nepomuceno, a coisa continua ruima partir de 2030, e para todo o sempre. Ora, pelo contrato atual, a partir de 2026 a renda é 100% do Galo. Pela proposta da Multiplan, em troca de pagar R$ 250 milhões a Multiplan quer a prorrogação do arrendamento até 2030 (o que causa o prejuízo já demonstrado de R$ 214 milhões ao Galo) + 50% do Shopping a partir de 2030. Ou seja, a partir de R$ 2030, o Galo, ao invés de receber R$ 62 milhões ao ano, receberia somente R$ 31 milhões ao ano, PARA TODO O SEMPRE. E, em matemática, quando falamos em PARA TODO O SEMPRE, falamos em uma Série Perpétua, ou, simplesmente, uma perpetuidade. Em Finanças, o valor de uma Perpetuidade é calculado descontando-se o valor do pagamento seriado (R$ 62 milhões ao ano) pela taxa de juros básica da economia (no nosso caso, a TMS, ou Taxa Média Selic, que hoje é 10,25% a.a. Ou seja, 62/0,1025 = 606,65 MILHÕES. Em outras palavras: para alcançar uma renda de R$ 62 milhões ao ano, o Galo teria que, por exemplo, vender o Shopping por R$ 607 milhões e emprestar esse dinheiro ao governo, a juros de 10,25 ao ano. Então, na verdade, a perpetuidade do Shopping vale algo como R$ 607 milhões. E o Galo estaria abrindo mão de METADE DISSO, pois o Shopping será metade do Galo e metade da Multiplan. Assim, em troca de míseros R$ 250 milhões, o Galo entregaria de bandeja para a Multiplan R$ 214 milhões em decorrência da extensão do contrato de arrendamento por 4 anos + R$ 303,5 milhões por abrir mão de 50% da renda perpétua do Shopping a partir de 2030. Ou seja, o Galo estaria abrindo mão de R$ 517 milhões de patrimônio em favor da Multiplan, que, em troca, “investiria” R$ 250 milhões no Estádio. MAIS SIMPLES QUE ANDAR PRA FRENTE. A PROPOSTA DA MULTIPLAN É ÓTIMA… MAS APENAS PARA ELA. PARA O GALO, É PÉSSIMA. Que o Conselho tenha juízo e diga NÃO, NÃO, NÃO. O negócio É PÉSSIMO PARA O GALO.

        1. PQP, Maurício!
          Se isto é assim mesmo __ e a gente está lidando com matemática __ então, primeiro que tudo peço desculpas de joelho ao Edson Simão, conselheiro que estava contra o projeto e a gente, eu digo por mim, querendo prisão perpétua pra ele… Segundo, fiquei com medo agora da sanidade do Nepomuceno e da turma que o assiste. Mas não é possível, meu Deus!… Não apenas estou convicto de que este projeto é uma fria como também espantado de haver gente lá dentro há tanto tempo às voltas com ele…
          Abraço, Maurício!

      2. Lugalo, por favor: você, que é convictamente a favor da construção do estádio __ eu até então era “por alto”, construir uma casa não é coisa a ser desprezada __ você certamente prestou atenção nas ponderações do Marcelo BH e do Maurício: matemática pura. Que você está achando agora… Não estou preocupado com minha condição de perdido no baile: estou preocupado com nosso Clube. Por favor, o que você acha… Lhe adianto que não quero saber quanto o Palmeiras está faturando. Você é capaz de desconsiderar estes argumentos numéricos? Um abraço.

      3. Lugalo, por favor, acho que enderecei errado um comentário a você. Ele por certo foi postado como se tivesse sido encaminhado ao Maurício… Verifique, por favor.

  38. Primeira vez que eu leio a matéria do blog e vou direto comentar. Não quis ler AmiGalos para preservar minha cabeça limpa e, consequentemente, melhor colaborar com minha opinião.
    Comecei ficando alegre por você, Eduardo, se confessar mais confuso após ouvir dois pontos de vista: ainda bem, graças a Deus que isto não acontece apenas comigo…
    Pela primeira vez fui contra a construção do estádio. O argumento que a majoração da obra (condição sine qua non de toda obra aqui neste país grande e bobo: por que apenasmente com a Arena do Galo será diferente?) poderá ao final consumir todo o patrimônio Diamond me assombrou. Um fantasma real, possível, evidente, provável, probabilíssimo. A contra argumentação “tenho informações dando conta de que em caso de majoração o CAM não será penalizado” me soou frouxa.
    A Minas e o Governo do Estado por certo estão bem desconfortados com esta história da “evaporação” do Atlético. Acho que apenas habilidade, condição obrigatória de quem comanda uma entidade gigante, será necessária para conseguir números vantajosos e voltar a fazer do Mineirão nossa casa.
    Metade do Diamond pelo estádio é o céu na terra. Mas caberá o céu aqui embaixo?
    Esta é minha dúvida e a minha opinião
    Não vou enviar saudações porque estou/fiquei preocupado, preocupadíssimo.
    Eh Galo!

  39. Bom dia Dudu e Canto do GALO, saudações. Como leigo no assunto,sigo o relator ! Lembrando q para ter um time competitivo tem de haver receita, e pelos valores q o Diamond entrega anualmente- se for os q se vê em publicações recentes,o Allianz Park arrecada o triplo só com bilheteria.- não se compete com ninguém. Acredito q tenha gente seria à frente deste projeto,e como tal jamais colocaríam em risco a saúde financeira do Clube após anos saneando-a, não seriam irresponsáveis a tal ponto. A quem interessa o *não* acontecimento deste projeto q a meu ver -em termos futuros- será a redenção do CAM? Com ou sem estádio, no grito e nas palmas,no peito e na alma eu torço é pelo GALO…???

  40. Bom Dia a Todos. Discussão interessante. Alguns pontos que merecem reflexão:
    1) A construção do estádio não será feita em terreno de propriedade do CAM. Mesmo o Menim sendo um autentico Atleticano, deve ter (outros) interesse financeiros em questão.
    2) Toda obra de engenharia no Brasil, o valor orçado é sempre inferior ao custo final. Como foi citado os Estádios da Copa são exemplos (embora houve casos de corrupção).
    3) Se a Minas Arena e Independência são deficitários aos 2 Clubes, devem se reunir com os Gestores e propor negociações. Haja vista que existe interesses financeiros para todos.
    4) Realmente o Shopping AINDA não pertence ao CAM. Mais EXISTE CONTRATO,que salvo engano, o CAM terá a posse definitiva em 2025 (daqui a 7,5 anos). Sou contra desfazer do patrimônio.
    5) Evidente que existe no projeto (estádio) vaidades pessoais e políticas.
    Finalizando, como disse o Eduardo, quero ver o CAM vencer e ganhar títulos, que no meu entender e, quero estar errado, 2017 será pior do que 2016.O Campeonato Rural não satisfaz.

  41. Bom Dia! a construção do estádio próprio vai devolver o Galo aos seus legítimos donos:o povão!acho que a independência que o clube terá-pagar para jogar-será benéfico em todos os sentidos.imaginem o Galo com estádio próprio cobrando preços acessíveis.e com toda a renda que for gerida.pensem á longo prazo.qual time organizado,sem larápios,dono de seu estádio que está mal financeiramente?

  42. A princípio eu era a favor do nisso estádio. O presidente dizia que já tinha como construir sem o Atlético investir um real. Agora vem dizer que tem ceder 50% do SPH. Realmente orçamento no Brasil é só para iniciar as obras, depois extrapola tudo, chegando nas nuvens. Aibda mais que está a frente um presidente POLÍTICO. Vejam Brasília.
    O que tem ser feito é chamar a Minas arena e negociar melhores vantagens para o Atlético jogar no Mineirão. Duvido que não aceitam, uma vez que está ocioso. Eles tem que entender que será bom para todos.
    Aqui é Galoooo p****

    1. Concordo plenamente. O que percebo nisso tudo é uma pressa absurda por parte do presidente do Galo. Sr. Daniel Nepomuceno. Ele não conseguiu em três anos conquistar nenhum título de expressão e agora ao final de seu mandato quer deixar seu legado com a construção de uma arena de futebol.
      Inicialmente, fiquei animado com a construção do estádio. Afinal, um estádio com acesso rápido de metro, ônibus e pela via expressa. Com capacidade de 50 mil lugares, Shopping, 4 mil vagas de estacionamento, centro de convenções (rivalizando com expo Minas) espaço Gourmet e sem gastar um real. Pensei, puxa… Esse é o verdadeiro negócio da China.
      Só que aos poucos algumas mudanças foram apresentadas. O estádio teria agora pouco mais de 41 mil lugares (sendo que destes, 5000 populares), Não haverá Shopping, Centro de convenções nem espaço gourmet. Para piorar, o Galo terá que ceder 50.01% do Shopping Diamond Mall que esta localizado em uma região nobre e gera lucros. Além de tudo, será entregue 100% ao Galo em 8 anos.
      Então eu pensei. É… Esse negócio não é tão bom assim. Sabe porque? Vivemos uma crise terrível (a maior que o país já enfrentou), com a popularização das TV’s por assinatura e da internet, muitas pessoas vão preferir gastar R$ 50,00, R$100,00 no conforto de suas casas a ter que ir ao estádio. Sem contar a violência que aumenta a cada dia e que tem espantado as pessoas cada vez mais de passeios noturnos.
      O estádio terá jogos as quartas e aos domingos. Isso caso o Galo participe de todas as competições (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Libertadores, Brasileirão). O Shopping abre todos os dias. É dinheiro garantido. E terá expansão já aprovada! Ou seja, a renda do shopping tende a aumentar. Um estádio com capacidade para 41 mil lugares dificilmente estará com a capacidade total em todos os jogos. Um jogo onde o Galo terá que realizar contra o Tupi em um domingo a tarde no campeonato mineiro, dificilmente atingirá capacidade máxima. Sem falar dos ingressos destinados a “Não pagantes” (Convidados, celebridades, membros do conselho, etc.). Enfim. penso que não é um bom negócio não. Temos o exemplo do Internacional. Tem estádio próprio (de copa do mundo) e está disputando a serie B. O que ganha títulos não é estádio. É a seriedade das pessoas que administram o clube e montam equipes competitivas gerando títulos e revelando jogadores para engordar os cofres do clube.
      O maior legado de um presidente de um clube de futebol são títulos e não tijolos.

  43. Não tenho ainda opinião formada sobre o estádio pq tem interesses de grandes empresas e essa obra pode extrapolar o orçamento anunciado, então aguardemos maiores detalhamentos. Mas minha preocupação é no campo e ainda precisamos de um organizador de jogadas no meio-campo e um atacante de velocidade. Quanto ao Micale pode dar certo mas vejo que será importante o apoio da diretoria, principalmente o diretor de futebol e o presidente. Saudações atleticanas.

  44. O Estádio é necessário.

    Infelizmente, o Mineirão (já dizia Kalil) é desinteressante financeiramente para o Galo. Embora os números (até do próprio rival) em termos de arrecadação a cada jogo sejam, sim, superiores aos do Atlético, o que explicaria então a frágil situação financeira do outro lado da Lagoa? Há aí uma fatia gigante para quem comanda.

    E mais: é interessante para o GOVERNO que os times joguem lá, pois dessa “fatia” é retirada um valor que cabe ao Governo pagar à Administradora, garantido por lei. Ou seja, quer tenha jogo, quer não, a empresa sempre ganha um valor. Que senhor negócio, não? Isso sim é Filantropia.

    O Independência foi um “band-aid” muito bem arquitetado pelo Galo, que achou uma brecha no Edital para ser “sócio” da empresa que venceu a licitação. Infelizmente, o estádio não é nosso, e nem temos a autonomia necessária. Caso contrário, já estaríamos com uns 40k torcedores de capacidade, e aí veríamos realmente a renda aparecer.

    Portanto, sim precisamos de nossa casa, não alugada, não arrendada, nossa. Com as cores, a identidade, um Museu, espaço para trófeus, tribuna de honra (para jogadores famosos), enfim. Também precisamos que esse espaço gere a renda em todas as suas ações: da arquibancada, estacionamento, lanchonetes, lojas… tudo conspire a favor do Galo.

    Como já foi ecoado aos quatro ventos, o local é ótimo, com excelente localização e escoamento de público (Anel, Via Expressa e 3 (não duas) estações de metrô: Cidade Industrial, Eldorado e Vila Oeste, sendo duas delas abastecidas com ônibus para escoar mais ainda o público).

    O único ponto negativo dessa contenda seria “pagar” o estádio. Vide Corinthians, Grêmio, Inter e tantos outros. Porém, considerando que o custo que cabe ao clube está equacionado à cessão de parte do ativo Diamond Mall, a venda dos Naming Rights e das cadeiras cativas, não há problema. Além disso, foram apresentadas, PRINCIPALMENTE, duas garantias fundamentais:
    a) toda a renda do estádio irá para o Galo; (dos ingressos ao refrigerante)
    b) todo o ônus da construção além do acordado caberá à construtora (verdadeiro pulo do gato, e já que ela tem a expertisse necessária no assunto, que assuma a responsabilidade).

    Enfim, é isso. Nota: por favor, galera, ao ouvir um zé ruela jornalista de SP ou RJ lamentando e questionando os porquês do Galo não jogar no Mineirão e pra quê construir seu estádio, simplesmente ignore esse idiota que nada sabe do que acontece aqui. O Corinthians, lá na casa dele entrou nessa barca furada e debaixo dos narizes deles, e nada falaram (até ser tarde demais).

    Outro ponto é que muito jornalista MINEIRO recebeu certos “agrados” da Administradora do Mineirão para fazer campanha para o Galo voltar e jogar lá, apelando para a memória afetiva da torcida e tudo mais. A gente tem que ter, como diria minha mãe, um pouquinho de maldade e tentar perceber o real intere$$e de quem manifesta sua opinião.

    Valeu!

  45. Bom dia Eduardo e amigos do blog!
    Como já comentei aqui, nessa questão do estádio o Galo está com a faca e o queijo na mão.
    Na minha opinião o que tem que se debater é se vale a pena dar início agora, ou esperar 9 anos para ter 100% do Shopping e conseguir uma negociação melhor.
    Na minha humilde opinião eu esperaria os 9 anos e tentaria uma ampliação do Independência até nosso estádio ficar pronto.
    O que eles decidirem está ótimo e vou assistir de camarote.
    Saudações!!!

  46. Importante dizer também que se o Atlético não tem ‘ainda’ o shopping por inteiro, teremos o estádio por inteiro nessa parceria?
    Desfazer-se de metade de um patrimônio para ter apenas metade de outro não vejo ser bom negócio para nosso CAMpeão, prefiro que arrendemos o mineirão em sociedade com o adversário, quando possível.
    Concorda Eduardo?!

    1. Confesso que o tema me deixa confuso. Quero, repito, é um time arrasador em campo. Seja no Indepa, Mineirão, como visitante ou na futura Arena do Galo.
      E sem dividas!!!

  47. Concordo com a independencia cada vez maior, já que o galo é odiado pela rede globo . Emissora que detem o maoir controle sobre os veículos esportivos .

  48. Muito interessante a visão dos dois lados na questão, e acho que realmente o tema deve ser discutido exaustivamente, pela diretoria, pelo conselho e até por especialistas. A preocupação com o endividamento é pertinente, pois já vivemos épocas de títulos protestados, rendas penhoradas e patrimônios sujeitos a leilões. Apesar de tecnicamente equacionada, segundo matérias que li, hoje somos um dos cinco maiores clubes endividados do Brasil.
    Por outro lado, creio que a diretoria não esteja embarcando num projeto destes sem o devido conhecimento de mercado, das perspectivas financeiras que poderão advir, e também do ganho técnico jogando em nosso estádio. Hoje, nossa média de público está limitadas pela capacidade do independência, e temos que aguentar as birras do microtime verde contra a ampliação. Creio que os que defendem a construção, já estudaram os exemplos negativos e positivos de times que hoje tem suas próprias casas, citando aí Corinthians, Palmeiras e Atlético Paranaense, e olha que estes times não tiveram parceiros do calibre que temos para construção dos seus estádios.
    Para os que estão preocupados com a venda de parte do shopping, vejo que este tipo de investimento já está ficando saturado, e talvez seja a hora certa de fazer negócio aproveitando a oportunidade do momento.

    1. Esse é um diferencial que pesaria a favor do Galo o time construir uma arena como tantas no Brasil porém sendo o dono dela, o se eu não me engano o Palmeiras tbm teve algo parecido com WTorre que pertence a um sócio do clube, não por acaso é o time que mais lucra com a sua arena.

  49. Por ser projeto do atual presidente já me faz colocar os dois pés atrás quanto não à construção do estádio,mas sim à venda do shopping
    Depois de algumas dessas opiniões vistas no texto,fortalece minha opinião:

    O CONSELHO DELIBERATIVO DEVERIA CONTRATAR AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA E INDEPENDENTE PARA ANALISAR O NEGÓCIO,ANTES DE QUALQUER AVAL

  50. Engraçado o apoio e os elogios que os jogadores do Galo dão agora ao Roger. A cara do Fred então dá dó não é mesmo? Fica mais engraçado ainda quando vaza pela imprensa paulista (pelo menos eu nao sabia) que o Roger queria o Pratto como titular, mas o Fred influenciou a galera (principalmente o parça Robinho) a pressionarem o técnico para mantê-lo como titular. Pratto ficou sabendo e pediu para sair. Isto mostra como um grupinho está comandando o nosso Galo em proveito próprio. Eu achava que era cláusula contratual. Pobre Micale. Aproveite seus três meses.

    1. Se o novo treinador não chegar determinado e colocar na reserva esses medalhões desagregadores (Fred, principalmente), sua estada como treinador do glorioso GALO será curta e tudo continuará como dantes, no quartel de Abrantes.

    2. Carlos, com todo respeito, não acredito nesta informação. Primeiro e mais que tudo o Atlético vendeu o Pratto porque, imperativamente, precisava fazer caixa, aquele caixa… Me parece muito vago nos tempos de hoje, futebol um negócio, questiúnculas internas entre jogadores determinarem de uma hora para outra: “Quero sair!”… “Pratto quer sair!” Não há mais muito lugar para estas questões individuais se fazerem primordiais… Um abraço em preto e branco.

      1. Esta na folha de SP de hoje. E é extremamente lógico. Com certeza Pratto era mais consistente para o estilo de jogo do Roger que Fred. Pratto mudou de ideia repentinamente em só querer sair se fosse para a Europa. Foi uma negociação estranha cheia de cláusulas pouco usadas além de muito rápida. Existe com certeza algo podre no reino do Galo.

    3. Eu sabia que tinha coisa, tudo aquilo foi muito entranho e repentino, mas o culpado em primeiro lugar foi o presidente que achou uma boa trazer mais um medalhão (Fred)

      1. Procurando chifre na cabeça de cavalo depois do acontecido várias informações, o Pratto era pra ter sido vendido antes para os chineses, mas o galo estava na liberta, depois esfriou.. Aí o galo fica com Fred e Pratto lógico que teria de vender um dos dois, aí foi o Pratto. Pratto só era titular na Argentina por causa do bauza que caiu, jogador que só jogou aqui em 2015 e só. Os tricolores tavam já pedindo sua cabeça e o questionando. Agora falar em esquema do RM e difícil, qual era seu esquema? Ainda acho o Fred mais decisivo vamos esperar até dezembro para ver quem tinha razão. Na minha opinião fofoca paulista.

        1. Se a notícia partiu da Band tem sim grande chance de ser inventada, tbm acho que Fred tem mais faro de gol mas com Pratto o time era incisivo no ataque fora que ajudava na marcação, só o tempo vai dizer se o Galo tomou a decisão certa, os jogos decisivos estão chegando.

    1. A única coisa que discordo é a venda de 50,1%, pq assim a Multiplan passará a ser a sócia majoritária e não mais o Galo. Acredito que deve vender sim, mas os 49,9% e ficar com o restante 50,1%, sendo o sócio majoritário. Concordo que com o novo estádio, o sócio torcedor vai triplicar facilmente. Principalmente se fizer um sócio torcedor pra classe mais pobre que já disseram que terá uma área exclusiva com valor mais baixo. Fazer várias modalidades de sócio torcedor, sendo dividido os setores do estádio de acordo com cada categoria de sócio. E deixar uma área pra quem quiser comprar o ingresso pra cada jogo. Sempre Galo

    2. Muito mais,nenhum time no Brasil ganha dinheiro com estádio.
      Olha o Corinthians,Inter,Grêmio, Palmeiras.
      Se você tira o patrocínio do Palmeiras e o time parar de contratar, olha quantos torcedores irão no estádio.O que leva torcedor no campo e time bom, não estádio.
      O país e pobre, não tem como economicamente falando ser viável um estádio
      Negocia com o estado e o cruzeiro de administrar o Mineirão.
      Esse presidente do Atlético é fraco,ele não tem experiência nenhuma com investimento e administração.O cara é político,lembrem o que os políticos fizeram combo país,ele só quer usar o galo para se eleger par algum cargo público.

    3. Godoi.
      Esse eh a conta q não fecha.
      O Estádio não vai dar o mesmo lucro do shopping.
      Pra isso acontecer a média de público tem mais que dobrar e o preço do ingresso tambem.

  51. Outra coisa que temos que anilsar é o seguinte, pela informações o shopping hoje rende algo em torno de 5milhões por mês, o galo fica com 15% algo em torno de 700 a 800 mil por mes, se toda a renda fosse pro galo seria algo de 60milhões por ano, vendendo a metade em 2030 passaria a receber metade dessa renda do shopping hoje 30milhões e mais uns 60milhões se não for mais com renda do estádio se contar que eu penso que quando começar essa obra do estádio o programa sócio-torcedor vai disparar em crescimento, e sem contar que o galo vai ter a multiplan com sócia no shopping empresa do ramo que entendo do assunto sem o galo precisar administrar aquilo, vai se preocupar somente com o futebol a minha conclusão é que o galo irá faturar com o shopping ele faturaria com o estádio e ainda ficando com a metade da renda do shopping.

    1. Godoi,
      O Shopping hoje tem uma renda de 9 milhões/ano ao Galo
      Está no balanço!
      Daqui a 8 anos e meio todo o lucro do Shopping será do Galo, algo em torno de 40 a 50 milhões.
      Vamos jogar pra baixo.
      40 milhões daqui a oito anos e meio.
      Vendendo o shopping, a concessão será postergada por mais 4 anos.
      Só nesses 4 anos, 40 milhões menos 9 milhões de hoje, uma renda liquida de 31 milhões a menos.
      Em 4 anos, 124 milhões!
      Que eh metade do valor que já estamos vendendo.
      Em 4 anos, a perda de receita do Shopping ja paga metade do valor que estamos precisando hoje.

  52. O Galo, assim como praticamente todos os clubes não abre plenamente ao público seus demonstrativos financeiros, como o fazem grandes empresas sob o regime de S.A. aberta. E mesmo nestas às vezes ocorre que as auditorias mais conceituadas ainda deixam passar muitas mutretas. Espero que a decisão seja tomada de maneira sensata e honesta, obedecendo ao fluxo de caixa previsto, e a hipóteses realistas. Caso decidam pela construção, o que aparentemente está caminhando para isto, que seja aberto os números e cláusulas do contrato para que outros além dos interessados e das auditorias possam contribuir no debate.

    O blog do Cosme Rimoli trouxe recentemente números sobre o Corinthians. Estariam devendo parcelas do Itaquerão desde abril de 16, e a dívida superaria 1,5 Bi. Porisso o time não contratou jogadores suficientes para reposição, e o futuro próximo é complicado. Parece que a vaca entrou no brejo e vai afundando na areia movediça. Se a crise no futebol chegar, e um dia chegará, vai ser muito difícil a situação, mesmo com a 2ª maior torcida do país, CBF e RG apoiando.

    Não quero isso para o Galo! Administrativamente, parece que a gestão Nepomuceno equalizou as contas, pagando inclusive antecipadamente tributos. Que usem suas capacidades para exclusivamente a maior grandeza do Galão, e que não tratem este estádio como uma aventura. Penso como o nobre blogueiro. Sou atleticano, torço pelo time vencer em campo. Nada mais.

  53. Bom dia, um risco que não havia pensado é essa questão de o custo da obra ser maior do que o orçado, mas vale lembrar que a obra será executado por atleticano e de total conhecimento de mercado inclusive com poder de negociação na compra de material, lembrando tb que não podemos comparar com os custos das arenas da copa porque sabemos que lá a corrupção imperou, como o especialista diz, estamos vendendo um patrimônio que no momento ainda n é totalmente será no futuro, abrimos mão de 250milhões de um patrimônio e colocaremos em outro de 450milhões ou seja 200milhões a mais, um estádio totalmente feito á vista sem dívida e com receita totalmento do galo e entrando nos cofres imediatamente.

      1. Realmente esta elevação dos custos é uma realidade. Mesmo a Arena do Grêmio e a do Palmeiras custaram muito mais que o projeto inicial. Tem que ver se há no contrato uma cláusula para ver quem arcará com algum imprevisto orçamentário na construção do estádio. Li uma reportagem de um atleticano favorável ao projeto que ele disse uma coisa muito interessante. Estão fazendo a previsão de rendimentos do shopping com o que ele arrecada atualmente. Porém, estes valores podem estar superestimados. Segundo ele, no futuro, os shoppings serão ocupados por cinemas, praças de alimentação e estacionamento. As lojas reduzirão porque as pessoas comprarão mais pela internet. Por isso, o Galo negociando agora com o faturamento atual já garante um bom dinheiro para a construção do estádio. Outra coisa é se no projeto terá mesmo o espaço multiuso e se na realização de algum show, o gramado não será utilizado, pois o estádio ficaria interditado para jogos mais tempo. É imprescindível que o estádio possa ser realizado para outras atividades fora dos dias de jogos.

      2. Marcos,
        Isso é fato!
        Só pegar o balanço da Multiplus, está disponível na internet.
        Receita anual do Shopping em torno de 75 milhões.
        Galo recebe 9 miphoes que representam 15% da receita somente de aluguéis.
        Isso pq o shopping ainda tem outras receitas com estacionamento, publicidade, etc.
        Isso sem contar a margem em torno de 70%>
        Daqui a 8 anos e meio, todo o lucro dessa operação seria do Galo!
        Com a venda do Shopping, a concessão atual será prorrogada mais 4 anos. Somente nesses 4 anos o Galo deixa de ganhar 120 milhões no mínimo que eh quase a metade do valor que está vendendo o shopping!
        Estádio eh ilusão!
        Só gera renda se tiver uma excelente média de público e com ingresso caro!
        Hoje, no Brasileiro, a média do Galo são 14 mil torcedores, com ingresso médio de 30 reais.
        Vamos arredondar pra 20 jogos em casa, isso dá uma renda anual de 8,4 milhões no Brasileiro.
        Mas isso eh renda! Tem custo ainda!
        E pior, isso eh o que temos hoje de renda liquida com o Diamond, sem fazer nada!
        Quando a concessão for do Galo, o shopping vai gerar um lucro de no mínimo 40 milhões!
        Um péssimo negócio!
        E tenho dito!
        Fora Nepomuceno!

        1. Você pesquisou tanto que não sabe o nome da empresa… deixa eu te falar então se chama Multiplan é somente o maior grupo de administração de shopping do Brasil, e se lucra o que vc colocou ai é porque esta apta para isso, o Atlético caso vc não saiba é um clube de futebol e um clube de futebol vive de futebol, isso é básico ate uma criança entende.

        2. Em 2015 o galo recebia 4,2 milhões por ano. Esse papo de 75 milhões ano você achou onde? 2016 o shopping rendeu 46,2 milhões, desses 15% seria nosso, ou seja, cerca de 7 milhões.
          Se o galo abrir mão da metade para adquirir um estádio, então precisaria de algo acima de 23,1 milhões para sair em vantagem… Em se tratando que iremos postergar por mais 4 anos o lucro da multiplan, podemos então considerar algo acima de 27 milhões por ano. Isso é uma moleza mesmo com o time meia boca…

          Fazendo as contas:

          Expectativa na bilheteria: 30 milhões por ano.
          Expectativa no estacionamento: 2,5 milhões por ano
          Expectativa nos bares / restaurantes: 1,5 milhões por ano
          Expectativa aluguel para eventos: 2 milhões por ano
          Total: 36 milhões por ano…

          Ou seja, além de multiplicar nosso patrimônio estaríamos também multiplicando nossa receita. 36 milhões do campo mais 50% do shopping que certamente será menor que a receita do campo.

    1. Srs da Massa Atleticana, bom dia! Muito pertinente a visão dos dois lados. Vai uma pequena contribuição: quem já teve a oportunidade de conhecer o estádio do Barcelona sabe que, com um trabalho bem feito de valorização da marca, diariamente se vê filas de fãs indo ao estádio apenas para visitação (fora dos dias de jogos), gerando caixa significativo adicional. ?

    2. Não existe o risco mencionado no texto Godoi… É ingenuidade acreditar que os estádios da copa ficaram mais caros que o orçado porque no Brasil não se sabe fazer orçamentos. Ficaram mais caros porque foram superfaturados pela CORRUPÇÃO POLÍTICA. Graças a Deus, não existe interferência política na construção da arena MRV. É uma iniciativa privada e será supercontrolada pelo conselho deliberativo do CAM.
      Existe uma única fragilidade em todo o projeto do galo… a venda das cadeiras cativas. São 4.000 ao todo, ao custo de R$ 25 mil reais cada, e o BMG se compromete a comprar 60% do total, ou seja, 2.400 cadeiras (2400 x 25 mil = 60 milhões). As demais 1.600 cadeiras devem ser vendidas e não sabemos se serão. Isso representa 40 milhões de reais (1600 x 25 mil) que o GALO precisa depositar no fundo que será criado para a construção. Não é pouco não, cerca de 10% do custo da obra.
      Com a palavra os Atleticanos… O GALO conta conosco para construir esse estádio e a compra dessas cadeiras é por conta nossa. Dos mais endinheirados… é claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *