Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

De volta o bom astral da Massa

Depois de tempos, e bota tempo nisso, o Atleticano teve um dia seguinte com a leveza que todo torcedor gosta. Longe de dizer que a vitória e classificação curou o sentimento de insatisfação reinante, foi agradável projetar e sonhar com o final de temporada que parecia inevitável caminhar para um vergonhoso fracasso. Disse na quarta-feira, em live que participei com o amigo Bolivar e ontem repeti em várias resenhas sobre como o futebol é algo mágico e misterioso. No melhor dos mundos, caso o Galo afaste de vez o fantasma da zona de perigo no campeonato nacional (falo de rebaixamento) e concomitante a isso chegar ao título da Sul-americana, muda completamente o roteiro das ruas e será palco de grandes comemorações ao final do ano Atleticano. Afinal a capital dos mineiros é conhecida como a Cidade do Galo.

Vejam só, disse isso na mesma live, o nosso próximo adversário na Sula – pelo resultado do jogo de ida – sinalizava ser o Once Caldas. Afinal, no primeiro confronto, na casa do adversário Independiente del Valle, saiu em vantagem de dois gols. A decisão com o time equatoriano, com a presença maciça da sua torcida, praticamente selava o avanço dos colombianos. Teve carreata comemorando a vaga. Pois o Del Valle foi no estádio do Once Caldas e repetiu o placar e na decisão por penalidades eliminou o favorito. No nosso caso, reafirmo, se o time reagir – temos um mês para nos preparar aos jogos das semifinais e a final será em 22 de novembro -, podemos mudar todo esse panorama e levar a Massa a festa como aquelas que estamos acostumados a fazer nas ruas de Belo Horizonte. Sem tirar o foco de pontuar no Brasileirão e fugir da zona da degola, claro!

Caso esse delírio do day after se confirmar, vejam só como vamos terminar o duro ano de 2025. Dois títulos. O hexa mineiro e a Sula, por consequência desta, a vaga na Libertadores. Isso pois, além do campeão nacional – título disputado palmo a palmo por porcos e urubus -, ao vencedor da Sula e da Copa do Brasil vale a mesma coisa que ao segundo colocado no Brasileirão até o fechamento do G mais amplo a mesma classificação. Vale dizer que segundo, terceiro, quarto e até quinto, sexto ou mais asseguram tão e somente a vaga na Libertadores como compensação por sua classificação no BR. Trocando em miúdos, entre os times mineiros – desde que essa premissa se confirme -, tão e somente o Galo irá comemorar títulos na temporada e ainda levar vaga tal qual outro na competição internacional da conmebol.

Mas, as prosas ontem não se resumiram tão e somente a essas possibilidades, aconteceram muitas considerações sobre o desempenho fraco no jogo e a comemorada classificação. Quem diria, o gol foi do Bernard e de cabeça, no meio de uma zaga que no jogo de ida na Bolívia foi implacável com as tentativas aéreas do Galo. Como já disse e passei a defender, motivado pelos companheiros do Centro Atleticano de Memória – tão bem conduzido pelo Emerson Maurílio – se não for emocionante não é Galo. Xô essa de sofrido. O Galo é emoção 24 horas todos os dias das semanas, dos meses e anos durante uma vida inteira. Não foi por acaso, que depois da promoção de compra um e leva dois, a Massa ocupou o espaço das arquibancadas e cantou do princípio ao fim do jogo que assegurou a classificação. O Atleticano foi o grande destaque daquela noite no meio dessa semana.

Outra conversa que gerou contradições é sobre Hulk. Alguns criticando o jogador, mas ao meu sentir – também minha opinião – o jogador ainda tem lenha para queimar. Ressente de um companheiro mais próximo dele para tabelar e buscar as redes adversárias. Não penso nele sequer no banco, caso esteja já sentindo o peso da idade, nada contra guardar o super herói para os jogos caseiros aqui na Cidade do Galo. Ele atrai dois ou três na sua perseguição, isso mesmo pois aquilo que estão fazendo com ele não é marcação, sob o olhar cínico da arbitragem. Tanto que por sua deliberação deixou a condição de capitão, tal era a perseguição dos amigos do Daronco com o nosso jogador no gramado. Qualquer reclamação era motivo para ser amarelado, como fez aquele desavergonhado Zé Pereira lá de Pernambuco e outros da cbf e até da conmebol. Puro corporativismo desses fracos apitadores de jogos tão importantes para cada clube. Fosse flamída, curintia ou outro de Rio e SP, seriam diferentes e tolerantes. Hulk incomoda o eixo até hoje e incomodará até o final da sua carreira. É um mito de verdade.

Pois bem, para fechar a Massa deve ir amanhã apoiar de novo o time frente ao favorito Mirassol, mas o mínimo que se espera é um comportamento básico de jogadores e elenco. Comprometimento. Necessitamos vencer, nem pensar em empate. Temos de fugir dessa zona do perigo. Se vencer, asseguro – na terça nem precisaria, mas já tá assegurado o pague um e leve dois – que vamos lotar a Arena do Galo. Por fim, entre os times brasileiros que ainda tem chances nas competições da conmebol, apenas o Galo na Sula e Palmeiras e flamídia (os dois melhores no BR) na Libertadores ainda estão brigando pelo título. As duas competições agora entram na fase semifinal. São quatro equipes em cada Copa lutando pelas duas vagas nas finais de cada competição. O fluC caiu para o Lanus e São Paulo para a LDU. Pegamos o imprevisível Independiente del Valle, decidindo a vaga na nossa casa, com a força da Massa, em busca de mais uma conquista. Assegurando o título será o tri da competição, uma vez que ganhamos a Copa Conmebol – antecessora da Sul-americana – em 1992 e 1997. Diga-se, em oito edições, ganhamos duas, fomos vice uma vez (1995 – aquela loucura frente ao Rosário) e em outras duas ocasiões semifinalistas (1993 e 1998). Pela Sula, agora na décima participação, chegamos nas semifinais em 2019. Pra cima deles, Gaaalooo!

*imagens: 1) Daniela Veiga/Atlético; 2) Cazé TV (reprodução)

18 thoughts to “De volta o bom astral da Massa”

  1. Queria saber se os 4 Ratos estão felizes agora em terem ruído a corda com a LFU e ter aderido à Libra. O Flamerda para variar está fazendo o que lhe convém em detrimento dos demais membros, Galo precisando de grana e agora as receitas ficam retidas por capricho dess clube de merda. Aguardemos!!!

  2. Não se pode esperar que esse time vá voar de agora em diante… não vai… torço muito para que o Sampaoli consiga pelo menos fazer o time competir de igual, segurar atrás, criar na frente e fazer gol para vencer os jogos… qualquer jogo 1 X 0 GALO é goleada.

    E nessa toada, de agora em diante até chegar as semifinais da SULA, é faca nos dentes e muita raça para vencer jogos pelo brasileiro, fazer os benditos 45 pontos e se livrar do rebaixamento.

  3. Bom dia xará e amigalos. Do excelente texto do Guru o que me chamou a atenção foi a a frase: ” se o time reagir”. Tô aguardando isso a meses. Quem sabe o Padre Torga não opera outro milagre neste sábado contra o Mirassol!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Dessa vez com gol do “craque” Júnior Santos.

  4. VTNC Diretoria!!!

    Três personagens do jogo de quarta:

    Bernard o protagonista.
    Tanto pelo gol da vitória, quanto pela hipocrisia e oportunismo de reclamar de Cuca. Como este jogador, que desde que chegou nunca apresentou nada, pode reclamar de chances? Se ´passou a não tê-las, foi pelo suas próprias atuações. E detalhe o cara ganhou no clube desde que chegou cerca de 12 milhões em salários e fez míseros 2 gols, ou seja, 6 milhões por gol. Ainda vem de mimimi e posando de vítima, como se tivesse feito uma puta partida. Vá te catar Bernard!!!
    Aliás, estas declarações de Bernard simplesmente expôs novamente a diretoria (Vitor e Brats), ao mostrar que o time não tem comando.

    Hulk
    Para mim o maior ídolo do clube, pelos títulos e principalmente por nunca ter vestido a camisa das Marias.
    O cara tem sido sim sacrificado, afinal não tem ninguém pra jogar com ele. Aliás, quem está jogando neste time? Mas a idade chegou e está pesando e ele ao contrário de tempos atrás, não tem mais força de carregar o time nas costas. Contra ele as tomadas de decisões em campo e as reclamações, que até certo ponto com razão, mas o problema está no excesso, que invariavelmente virão cartões.
    Sobre ele querer ir embora? Desculpe ídolo! Que vá. Realmente o clube precisa se desapegar.

    A massa
    Mesmo sendo ludibriada pela diretoria, que dissimuladamente, deu uma de boa gente com liberação de ingressos de última hora (só que isto ocorreu devido à pouca procura), compareceu.
    Indiferente desta cafajestice, a massa acabou fazendo o que sempre faz: apoiando e carregando este bando de jogadores medíocres.

    Enfim, o importante foi classificar. Que esta vitória e classificação seja o combustível para a recuperação no BR, que é muito mais importante.

    1. Boa tarde! Primeiramente, uma retificação. Foi o terceiro gol do Bernard, já que ele havia marcado contra o América e na derrota no Chile para o Iquique. Já virou clichê essa de jogador culpar técnico que já saiu, fizeram o mesmo com o Milito. Então, que Bernard com ou sem razão, esqueça o Cuca que já foi e todo o passado e se concentre no presente, para fazer mais gols e justificar seu alto salário! Que a vitória e o gol dele sejam uma virada para todos (ele e o resto) e que já se veja isto no jogo de amanhã, importantíssimo!

  5. Bom dia!

    Amanhã, jogo difícil demais, como serão todos.

    Lembrando sempre de tomar cuidado com os avanços do lateral esquerdo Reinaldo.
    O jogador sempre aparece como fator surpresa, mesmo que a jogada esteja acontecendo do outro lado do campo.

    Abraço

  6. Meu otimismo também está na mesma linha do blogueiro democrático e sempre pedindo a ajuda dos deuses, para que possamos virar essa página ruim e que durou tanto tempo. Tenho esperança sempre, como todos os amiGalos, mesmo sabendo e reconhecendo que tudo para o nosso time é sempre muito difícil. Dentro e fora dos gramados, incluindo-se o apito e tribunais. Vamos pra cima do Mirassol com ARENA lotada, já sabendo que o adversário é pedreira, e rezar para que o apitador não venha atrapalhar a festa.

  7. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Respeitosamente, ouso discordar em relação ao Hulk. A decadência do FUTEBOL dele é flagrante. Mas o Hulk tem uma assessoria de marketing muito competente. Desviar o foco da queda de seu futebol para a voluntária desistência de ser Capitão. Se dizer vítima de arbitragem, pode servir para tirar o foco do ponto principal: perda de força nas arrancadas, tomadas de decisões erradas ( prende a bola e perde quando deveria passar), um ano sem gol com bola rolando no Brasileiro, não está acertando nem cobrança de falta e a perda de liderança e confiança dos companheiros. Será que a entrega dessa faixa de Capitão para o Lianco é apenas para evitar problemas com a arbitragem ou reflete algo mais? Séria coincidência a ascensão técnica do Scarpa quando o Hulk não está em campo? E agora, me vem, o Hulk não cravar a continuidade em 2026. Falar nisso, alguém tem visto , o seu Gilvan, no estádio? Minha opinião: Padre Torga, sempre lembrava aos seus alunos do Colégio Salesiano: Há tempo para tudo no firmamento! Então, que o Galo, vença a Sula, escape do rebaixamento e faça uma justa homenagem e despedida para o Hulk. Em 2026, este time precisa de ser reformulado. E a reformulação passa, pelo menos, pelas saídas de Hulk, Arana, Dudu, Bernard, Junior Santos, Igor Gomes e Fausto O Roni é um bom reserva. Esse cara é muito ESFORÇADO. Espero que uma eventual conquista da Sulamericana e permanência na série A, não adie a reformulação desse time atual. O oba oba na torcida é impressionante, daqui a pouco já teremos emocionados pedindo permanência de Bernard, pq ele é atleticano, pq ele fez o gol da classificação contra o poderoso Bolivar, NA SEGUNDA DIVISÃO DA AMÉRICA. Pessoal este Agonia nas pernas custa 15 milhões por ano! Por fim, a trinca Eder Aleixo, Leo Silva e Vitor, também precisam retornar ao seu devido lugar: GALERIA DOS IDOLOS DO PASSADO, fazendo companhia ao Dario, Reinaldo, Ronaldinho, Hulk, Tardelli, Bernard, Belmiro e outras lendas do Galo. Ah o Hulk jogou muita bola no Galo, mas jogou de graça não viu. Foi muito bem remunerado para isto! Honrou a camisa, liderou o time em 2021, mas passou! Minha opinião! PS: Que carraspana foi aquela do Toninho de Juiz de Fora no seu comentário de ontem! Não gosto de fazer intrigas, mas foi a lá Márcio Paulada.kkkkkkk

    1. DOMINGOS SÁVIO,

      Concordo muito contigo e acrescento…

      RUBENS MENIN deveria aproveitar a deixa do Hulk sobre sair do Atlético para visitar a Cidade do Galo e perguntar para os caras de forma curta e direta:

      “(…)___ Pessoal, o seguinte: o risco de o Atlético ser rebaixado é real. Matematicamente já serão 15,8% as chances do rebaixamento, fora dizer que somos o 1’ Time, o 16’, fora da ZR; a questão é a seguinte: se perdermos nosso jogo contra o Mirassol e o Juventude e o Vitória vencerem seus jogos, entraremos na ZONA neste final de semana. Caso o Atlético termine o ano rebaixado, qual de vocês vai continuar a Temporada 26 conosco na 2’ Divisão? Você vai jogar a 2’ Divisão, Hulk?! Você vai, Dudu? Vai, Júnior Santos? Vai, Arana? Quem vai encarar a 2’ Divisão? Quem não quiser jogar a 2’ Divisão, caso a gente termine rebaixado, pode conversar comigo no privado a partir de agora que vamos encerrar o contrato hoje! E a partir de agora, pra quem quiser ficar, acabou essa conversa de 2’ Divisão aqui no GALO. O GALO é gigante, muito maior do que todos nós juntos. Vamos todos passar e o GALO vai ficar. ALGUMA DÚVIDA?!!”…

      1. Sigo o relator. Ja passou da hora da direção do Galo parar de beber chá de camomila. Tem de cobrar desses profissionais postura e compostura. E afastar os que não querem se esforçar. Me ajuda aí, ganhar do Mirassol é obrigação sim. Se perder tem de passar o rodo. A Hulk não é a liderança técnica do elenco? Então é para o bem e para o mal.

    2. DS onde assino?
      O Galo precisa se desapegar de ex jogadores, pois este apego tem sido nosso mal. Que o diga Leo Silva, Eder e o monge tibetano Vitor que não manda P nenhuma. Segundo Tanaka quando Hulk parar já tem cargo garantido no clube, ou seja mais um.
      Lá do outro lado da lagoa não vejo ninguém de ex jogador trabalhando no clube e olha que tem o Moreno, Sorin, Sobis e outros candidatos pra isto.
      Vou cometer um sacrilégio de não querer a sula. Vai que estes sem noção da diretoria achem que temos um baita elenco justamente em função deste título.
      Precisamos fazer uma faxina completa e pra mim somente Everson (com restrição), Lyanco, Alexsandro e Cuello ficam. O resto? barca.

      1. Prezado JBHGalo, pois até o Fred o Fluminense correu com ele de Diretor de futebol. No Galo é um romantismo sem fim: muitos acreditam na lorota de que os profissionais da bola, são torcedores. O Ronaldinho Gaúcho vive dizendo que não gosta de assistir futebol. Esses caras hoje tem profissionais que cuidam do marketing, inclusive assessores que fazem postagens nas redes sociais. O que interessa é dentro das quatro linhas. Muito embuste. Vide o tal de Deyverson. Esse Lianco também é meio personagem viu. Teve um Cruzeirense que jogou no Galo, o falecido Wanderley Eustaquio de Oliveira, Palhinha. O cara se entregava em campo. Aquele meio campo: Chico, Cerezo e Palhinha. A cuica roncava. Hoje o povo fica enaltecendo os discursos de atleticaniedade do Agonia nas pernas. Difícil

  8. Bom dia, Atleticanos, sobre o Hulk, ele é titular incontestável do time do Atlético. Ou alguém acha que ele deve sentar no banco pra Jr Santos, Dudu, Rony, Biel, João Marcelo, Isaac ou Cadu? São esses os outros atacantes que temos à disposição. É claro que, mesmo sendo titular absoluto, pode e deve ser criticado e/ou substituído qdo necessário. Ninguém está acima do clube, mas a inteligência deve estar acima da falta de inteligência, e Hulk deve seguir titular. Outra coisa, espero que os apressadinhos que mais atrapalham que ajudam, e que já estavam criticando o Sampaoli que acabou de chegar, tenham mais paciência (inteligência) pra saber que futebol não se faz do dia pra noite. Vi muita gente que elogiava o Sampaoli por ter montado o elenco campeão com o Cuca em 2021, criticando o argentino por não ter resultados com o elenco montado pelo Cuca em 2025. Contradição tola e prejudicial ao Galo. Amanhã o jogo é duríssimo (como será a semi da Sula com o Del Valle, time forte e cascudo, quem acompanha futebol sabe disso). Dias melhores virão, confio! GALO SEMPRE. SAN

    1. Caro, saudações Atleticanas! Sampaoli tem de pensar uma maneira p melhor aproveitar o Hulk dentro de CAMpo. De falso 9 enfiado entre zagueiros ele não renderá – início dele com Cuca foi a mesma coisa,lembra?! Não rendia nada .- Como Sampaoli não abrirá mão do jogo posicional – diferente de esquema tático q ele faz variações dentro
      das partidas. Inclusive qdº percebeu q a saída de três não estava funcionando frente ao bolívar houve mudança ñ se vc percebeu – vamos ver como irá resolver este quebra cabeça. Ao meu juízo este GALO de Sampaoli carece de um centro avante q faça o pivô, com isso Hulk conseguirá jogar mais solto, e lhe digo, no elenco principal ñ temos peça com esta característica. Na Base tem um garoto – porte físico dele é parecido com aqle jogador dos porcos – o Cauã Soares, q cairia como uma luva neste esquema. Moleque é aqle atacante moderno q não guarda posição,além de saber atuar pelos lados do CAMpo,o tal do quebra linhas q o Keno – sem comparação antes q algum vivente pense sobre – executa/va com muita eficiência. Enfim… Como somos meros torcedores,q façam o q seja melhor pelo GALO. Qtº ao del valle,assino e dou fé! Tal de Sormoza – ex peixe e florC – é quem faz o time jogar. Ah! Tem tbm o Cazares,mas este é banco.
      Venceremos!
      Forte abraço.

  9. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

    Na zona mista, no pós-jogo contra o Bolívar, HULK falou tanto sobre pedir para deixar de usar a faixa de capitão para SAMPAOLI quanto da possibilidade de deixar o Atlético ao final desta Temporada 25, mesmo tendo contrato até o final de 2026…

    A FAIXA DE CAPITÃO

    “(…) demorei para entender isso e a partir de hoje não uso mais a faixa de capitão, para não me expor tanto…eu tomei vários cartões e fiquei sem entender…existe diferença entre comunicação e reclamação… o fato de eu discordar não quer dizer que eu tenho que tomar amarelo… chega a ser bizarro…”…

    A PERGUNTA PEGADINHA DO FALAGALO PARA HULK SOBRE AS CRÍTICAS

    “___ Queria saber como está a sua cabeça e se você realmente quer ficar ano que vem diante dessas críticas?!!”…

    HULK SOBRE O CONTRATO

    “___ primeiramente, eu tenho mais um ano de contrato e eu respeito muito o Galo e a prioridade é ficar; mas se não tiver que ficar, vamos ver, vamos esperar…”..,

    HULK SOBRE AS CRÍTICAS

    “___ cara, criticar é a coisa mais fácil do mundo… é uma coisa que não tira a minha paz; eu não me apego a número, a recordes; quando eu faço um gol, eu não sou o melhor do mundo; quando eu perco gol tampouco eu sou o pior; cara, o mais importante é ter a consciência tranquila, mesmo jogando às vezes mal, mesmo não correspondendo às expectativas; eu tenho que dar o meu melhor e isso me tranquiliza…”…

    PADRE TORGA

    “Stat sua cuique dies” (“a cada um o seu dia está estabelecido”)…

    Frase atribuída ao poeta Virgílio que disse que o momento final chega para todos, independente de glória ou fortuna…

    E VIVA O HULK!!!

    E VIVA O GALO!!!

    E QUE VENHAM O MIRASSOL E OS 45 PONTOS!!!

  10. Bom dia MASSA!

    Graças aos deuses da bola, a semana está parcialmente salva.

    Jogo horroso, feio, uma clássica pelada do terrão. Tipo de jogo que se assistido pendurado no alambrado, rapidinho o torcedor está indo para casa, de tão ruim que é.

    Que venha mais jogos assim, álias se possível, todos até os fins dos tempos. Afinal o resultado foi a vitória do 9ALO. Isso é que importa. Estou cansado de exigir jogo bonito e receber a derrota como presente.

    Que venha Mirassol, florminenC, Sport, Juventude, csa-MG, Ind. del Vale, etc. E que o 9ALO continui apresentando esse futebol horroso, mas que vença. Pois só a vitória nós interessa.

    BOOORRRAAAAAA 99AAAAALLLLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O declinante desempenho do Hulk, passa pela perda do seu parceiro Paulinho, com quem dialogava no campo, como se um só fosse. Tão criticado por perder gols, Paulinho foi o grande artífice das belas atuações do Hulk. Mas são águas passadas e temos que buscar alternativas no plantel. O Hulk, da forma como o time joga, não será mais o Hulk de outrora. Não só pelo peso da idade, como também pelos parceiros no campo de jogo. O jogador que vejo para melhorar o desempenho do Hulk, seria o Cuello, desde que tivesse a liberdade de flutuar pelo campo, sem a necessidade de ser ajudante de lateral. O Raniere, se entrar em forma, também poderia ser este ajudante para melhorar o desempenho do Hulk. Quem sabe guarda-lo para o segundo tempo, quando a intensidade do jogo diminui?
    Hulk continua ainda sendo imprescindível ao galo!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading