Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A dança dos técnicos e as motivações políticas

Imagem: UAI/EM

A atual direção assumiu o Galo em 2015, sob o comando do treinador Levir Culpi, que acabara de conquistar a Recopa e a Copa do Brasil (ambas em 2014). Como consequência dessa segunda, também conquistou uma vaga para a Copa Libertadores da América do ano seguinte. Levir pegou o bonde andando, depois do fracasso de Autuori, ainda na gestão Kalil.

Levir não era uma unanimidade, até eu mesmo cansei de lhe dirigir críticas – tendo me curvado depois das viradas épicas da Copa do Brasil (Corinthians e Flamengo) -, mas tinha o grupo sob sua batuta e total confiança dos jogadores. Depois de sinalizar por sua permanência, inexplicavelmente o treinador e o Torcedor foram surpreendidos com a sua demissão. Levir deu entrevista emocionado demonstrando certa indignação.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

E não poderia ser diferente. A inesperada decisão veio após o noticiário dar como certa a permanência do treinador, até mesmo por conversas adiantadas com a diretoria sobre renovação e contratações para a temporada seguinte. Ao que pude observar, sentir e até mesmo intuir, “forças ocultas” agiram e sinalizaram para que Levir fosse demitido. Nepomuceno arcou sozinho com este preço. Seguramente, seu primeiro e o maior erro na gestão.

O presidente, então, ainda tendo Eduardo Maluf ao seu lado, sai à caça de novo treinador e descobre Diego Aguirre. Aquele mesmo que havia eliminado o Galo da Libertadores, sob o comando de Levir. Com direito a pomposo jantar, onde Aguirre e Nepomuceno festejavam o momento, enquanto Maluf e o procurador do treinador ajustavam detalhes do contrato ao lado. Veio então o uruguaio que nada mostrou. Nem mesmo o famigerado Campeonato Mineiro, onde optou por time alternativo na decisão, foi capaz de comemorar.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Demitido, foi a vez do sonho da maioria dos Atleticanos. Contratou Marcelo Oliveira. O ex-atacante do Galo chega com a dura missão de ganhar tudo, afinal, havia sido duas vezes seguidas campeão do outro lado da lagoa, quando ninguém acreditava no seu trabalho. Saiu do Galo, onde prestou inquestionáveis serviços – como atleta e treinador – quase que pelas portas dos fundos. Deu no que deu, pior ainda, demitido antes da partida decisiva da Copa do Brasil.

Aí, vem a atual temporada. Novamente, a direção Atleticana vai ao Sul, de onde descobriu Aguirre e de onde já vieram vários fiascos pelo Galo – como Minelli, Tite e Roth – e buscam Roger Machado. A exemplo de Roth, muito bom de discurso. Enquanto o anterior abusava com “oportunizar”, o novo treinador optou pela “dinâmica do jogo”, e nenhum deles deu certo. Machado, pelo menos, conquistou o Mineiro. Deu um nó no seu também conterrâneo, aquela mala do lado de lá da Lagoa. Demitido, apostam em Rogério Micale. Tragédia anunciada.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

O treinador de categorias de base não podia mesmo dar certo. Seguramente, se não foi o pior, ele figura entre os piores aproveitamentos de treinadores de todos os tempos, e acabou demitido como os anteriores. Daí, trazem o contestado Oswaldo de Oliveira. Chegou com o olhar desconfiado do Torcedor. Pois, acreditem, está conseguindo mostrar algum resultado, porém, não fez e jamais fará milagres.

O problema não estaria no comando técnico, mas, sim, na direção do Galo? O ex-presidente Kalil, agora prefeito de Belo Horizonte, está mesmo distante dos acontecimentos do time? Ao que sinto, não! Pelo contrário, mais presente que imaginamos. Ele, a meu juízo, foi o maior presidente da nossa história. Afinal, foi na sua gestão que ganhamos o maior título de todos os tempos.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Mas, em que pese essa condição, o mesmo mérito – desde contratação de jogadores e treinadores – não teve na indicação da diretoria. O próximo presidente, sem qualquer possibilidade de ser diferente, foi sugestão do próprio Kalil. Presidente e vice, diga-se! Tomara que a próxima diretoria não incorra nos mesmos erros da atual. Sem qualquer intenção de crítica aos atuais, mas o estilo centralizador de Kalil foi muito mais eficiente.

Que o próximo presidente tenha sorte e mais autonomia para gerir os interesses do Galo, afinal, seis treinadores (sem citar os interinos) em três anos é muito. Levir em 2015, Aguirre e Marcelo em 2016, Roger, Micale e Oswaldo em 2017, é demais.

Em tempo: Com este post, acredito ter resgatado dois compromissos com os leitores, base na terça-feira e técnicos hoje. Farei ainda uma postagem extra, a ser publicada às 13h13, explicando que estarei inativo por alguns dias. Mas o blog não para. Como não se trata de Galo, é questão pessoal, lá explico ao amiGalo a razão de um curto afastamento.

38 thoughts to “A dança dos técnicos e as motivações políticas”

  1. A culpa é e sempre será do arrogante do Daniel Nepomuceno, moleque, que bate na mesa, mas não teve cacife pra manter um treinador sequer.
    Na ânsia de um cara jovem pra dirigir um clube do porte do Atlético, fez muita besteira, ainda q nos bastidores (com a ajuda de uma equipe competente), tenha ajudado a colocar algumas contas do clube em dia.

  2. Costumo dizer que no futebol temos que copiar o que dá certo, não é preciso inventar. O Cuca perdeu os 5 primeiros jogos, perdeu de 6×1, a diretoria manteve e deu certo! O Mano Menezes foi caçado pela torcida do Cruzeiro o primeiro semestre inteiro, a diretoria manteve e deu certo! Nem vou falar do Alex Fregson no Manchester que ficou 25 anos, 6 deles sem ganhar nada, mas que conquistou absolutamente tudo por lá.

    O futebol precisa evoluir neste aspecto. Trocar treinador, interromper planejamentos deve ser a última alternativa. Eu sempre falo, que demitir treinador é quando o time corre risco de cair e se conclui que o problema é o técnico. Treinador não é o cara que troca pneu com o carro andando, isso acontece nos times do interior, mas o Galo com o Nepomuceno foi igualzinho. Pior são os argumentos:

    – Melhor pecar pelo excesso que pela falta!
    – Mais fácil trocar um que 22!

    O grande legado do Nepomuceno será o estádio e a torcida deve toda gratidão por isto. Na gestão do futebol foi ingerente e imaturo. É a minha opinião!

  3. “Com talento ganhamos partidas;com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos.” Michael Jordan
    ✓ fostes feliz mais uma vez em vossa letra caro! Qdo todos pensam da mesma forma, alguém não está pensando. Que o CAM seja cada vez mais FORTE,VINGADOR e ETERNO. Pessoas passam,ele o CAM permanece… Aqui tens um amigo q torce por vc! Abs irmão ?️?? GALO

  4. Um aventureiro despreparado que ficou à sombra do Kalil para virar presidente e ganhar visibilidade estadual, quiçá ganhar um grande título. O sonho do Nepomuceno sempre foi usar o Galo para cavar uma futura eleição.
    Mas o fracasso estampado na cara inerte deste pateta impregnou o clube. Três anos perdidos. Três anos vendendo jogadores promissores e repondo mal. Três anos desequilibrando as contas.
    Eis o maior fracassado da história da instituição CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.
    Jamais se esqueçam

  5. Tenho conversado com vários Gremistas sobre a final da Libertadores, eles preocupados com o jogo da volta, e a maioria deles desconhecem que somos BI Campeões da Conmebol e nosso BI campeonato foi conquistado lá na Argentina em uma grande vitória sobre o mesmo Lanús por 4×1.
    Também conquistamos a Repoca Sulamericana com uma vitória em cima do Lanús 1×0 lá e 4×3 aqui.
    Acho que essa mentira plantada pelas marias que não somos Bi Campeões foi pouco combatida por nós torcedores e pelas várias diretorias durante os anos.
    Temos que valorizar mais o Bi Campeonato da Conmebol que hoje é a Sulamericana com certeza é um título de expressão e deve ser valorizado e lembrado sempre.
    Saudações!!

    1. E eu acho que esta diretoria poderia ter feito alguma coisa junto à Conmebol para que unificasse os títulos, passando a valer como Sulamericano. Eles não se gabam que tem uma boa relação?? Neste caso tem que tirar o chapéu para a diretoria das Marias, conseguiram fazer um torneiozinho virar campeonato brasileiro.

  6. Há muito venho observando, nos comentários, a total omissão dos nomes e propostas da chapa de oposição na disputa pela direção do clube. Com pouca chances, porém merecedora de nosso respeito. É também bom lembrar, que o presidente atual, que todos desdenham, foi escolha pessoal do Kalil, tanto no clube e prefeitura. Sobre os técnicos, Levir usava da ironia e não aceitava críticas. Foi tarde. Marcelo Oliveira, não deveria ter vindo. Depois de tomar um couro do Gremio em casa, tinha quer ser dispensado. Micale…esse é unanimidade, foi um lamentável equivoco sua contratação. Os demais, faltou-lhes tempo e persistência. Foram vários estilos de jogo implementados, que acabaram descaracterizando o grupo. Treinador é uma peça importante, porém não única. Ter uma diretoria de futebol capacitada e atuante é fundamental.

  7. Caros,
    Nos anos de Nepomuceno o CAM virou meio q bordel, sem pai nem mãe, com equívocos repetitivos nas contratações de pernas de pau misturados com mercenários e distanciamento da torcida. Mas patifaria mesmo na administração NpmSceno foi a demissão de MOliveira na véspera da decisão. Ao invés de terem ido curtir as tranquilas e ensaboadas praias cariocas, aproveitando a folga no árduo trabalho para alugarem a Rua da Alfândega brigando pelo mando de campo na final, deixaram tudo acontecer e a sorte da bolinha sorriu pro grêmio. Lamentável. Confundiram-se na execução do Planejamento, prá variar…Aprecio demais qnd falam do Levir e eu jamais deixaria de exagerar nos elogios a um dos melhores entregadores de camisa da história do CAM em 4 passagens, bem humorado prá piadista e burro q chega, tanto q, para ñ acharem q é de brincadeira, ele mesmo se reconheceu O Burro com Sorte. A torcida no final do desgaste sempre o homenageia. Me lembro muito bem dele dizendo num momento de euforia lá pelos idos de 2014: “meu time é Conceição (Emérson) + 10”. Ñ vi nenhum erro na dispensa desse Gigante da terra do Sol Nascente. Onde ele fez um bom trabalho nos últimos 15 anos? No Galo é q ñ foi, pois aqui pegou um time muito bem montado.
    Obs.: vcs leram a carta aos Conselheiros? Deem uma passada lá, Tá lá no GE. Ao invés de atacarem uma oposição inexistente, num jargão politico de baixo extrato, os futuros mandatários deveriam vir a público expor o plano para o time, para o Clube. Ñ basta dizer q são parte da Era Kalil vitoriosa, é preciso mais. Será q os Jabazeiros percebem isso ou é proibido?
    QUEREMOS A MONTAGEM DE UM TIME PARA VENCER O BR18.
    O Galo deve voltar a ocupar lugar na CBF.
    Fora os pipoqueiros, os Jabazeiros, os mercenários come quieto e os perna de pau.
    Fortalecendo a ideia, GALO SEMPRE!!!

  8. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Contrariando muitos AmiGalos, considero a gestão de Nepomuceno muito boa. Principalmente sendo mais racional que passional.
    Fez grandes contratações (inclusive muitas delas eu aplaudi de pé), melhorou muito o CT com reformas e modernização e até no momento vem conduzindo as finanças do Clube em dia.
    Conseguiu liberar a grana do Bernard e antecipou em 5 anos as parcelas do PROFUT. Acabou de desenrolar a dívida com o Grêmio que envolvia o Victor.
    Poderia citar outras coisas mais. Lutou e conseguiu a aprovação para a construção da nossa tão sonhada casa própria.
    Falhou sim, com as trocas de técnicos e as suas escolhas. Mas quem não erra?
    Outra falha feia, foi não ter buscado um Diretor de Futebol.
    E hoje, a maioria da Torcida lhe joga pedras, porque não conseguiu dar um título de expressão para o Clube. Se tivesse dado, todos nós estaríamos aqui pedindo a sua continuidade.
    Veja o outro lado. O Presidente sai ovacionado pela Torcida, pois conquistou uma CB; entretanto, levou o Clube à falência, com escândalos que daqui a pouco irão parar nas principais páginas policiais.
    Vamos subir, GAAALOOO!

  9. Bom dia Eduardo!!!
    Passando por aqui somente para te desejar MUITA SAÚDE!!! Que o Querido e Bom Deus continue iluminando e abençoando sua Vida.

  10. Bom dia, MASSA! Vamos lá:

    Levir: Foi tarde. Não aceita estrela no time, por que a estrela tem de ser ele. Cri cri cri….

    Aguirre: Poderia ter feito um bom trabalho, mas começou a inventar. A começar por jogar a final da Champions League Mineira com time alternativo. Só nisso já deveria ter sido mandando embora no vestiário, antes do time entrar em campo p a final.

    RM: Time com medalhões tem de ser treinado por gente tarimbada. Se Jair Ventura vir, vai ser a mesma coisa. Deram certo nos outros times por que só tem jogadores medianos e outros ainda procurando espaço.

    MO: Não treinava, não tinha como dar certo mesmo.

    Micale: Nada

    OO: Está fazendo o feijão com arroz e vem dando mais ou menos certo, até por que o nível do futebol brasileiro esta por menos.

    Gremú: Torci contra ontem e vou torcer contra semana quem.

    mulambada: Espero que tome de goleada hoje. Torço pra eles igual ou mais, do que torço para as maria.

    Ainda bem que hoje tem JOÃO X maria. 99AAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOOOO………

    VVAAMMMÚUUUUU 99AAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Bom dia Eduardo e Massa atleticana!
    Temos que parar com essa de no primeiro tropeço de qualquer técnico, pedir a demissão dele. O Nepomuceno errou nas contratações dos técnicos? Sim. Quais? Diego Aguirre e Rogério Micale. Os outros, Marcelo Oliveira e Roger Machado teve unanimidade da torcida, onde o primeiro teria sido bi campeão brasileiro pelo rival e levado o Coritiba a 3 finais da copa do Brasil. Quanto ao segundo “Roger”, havia feito um ótimo trabalho no Grêmio e estava sendo cobiçado pelo Palmeiras e Fluminense, onde demorou-se para confirmar a sua contratação e me lembro que nós torcedores cobrávamos do presidente uma solução imediata, pois poderíamos perde-lo para os concorrentes. Por não ter conseguido ganhar nenhum título de expressão, nós temos a mania de dizer que tudo que o Nepomuceno fez foi errado. É claro e óbvio que a sua administração foi péssima, pois errou muito, mas também acertou em outras, mas sem sucesso de ter dado certo. Meter o pau em tudo quando não se conquista nada de expressão, é muito fácil depois do leite derramado. É óbvio também que os seus erros foram mais de que os acertos, mas quando contratou o Marcelo, foi quase no meio da temporada, sendo que o elenco não foi formado por ele e contratar jogadores no meio de temporada são poucos que dão resultados. No caso do Roger a esperança do torcedor era grande, jovem e talentoso, mas que pecou muito em achar que tínhamos um elenco suficiente, depois da conquista do mineiro, para levantarmos taças nas competições a serem disputadas no restante da temporada. Foram coniventes, ele e o Nepomuceno e quando veio os tropeços seguidos dentro do horto, onde o Galo era quase imbatível e perdendo para adversários da prateleira de baixo, a nossa torcida já sem paciência, pediu a cabeça dele, faltando menos de duas semanas para as duas decisões importantes que teríamos. Erro este desastroso. quando o inexperiente presidente foi na onda da torcida e demitiu o Roger. Até hoje não sei o motivo de terem escolhido o limitado Micale, que nem precisa dizer, levou o time para o caos total e se não sai, seríamos rebaixados novamente. Disse aqui que o Nepomuceno não escolheu sozinho a contratação do Micale, que com certeza teve o dedo do Sr. Kalil, mas não podemos afirmar com certeza, pois isto não virá à tona nunca, mas que houve o dedo dele pode ter certeza. E para terminar o assunto, escolheram o Oswaldo de Oliveira, que tinha uma rejeição muito grande, devido aos seus últimos trabalhos e fracassos por onde passou, mas que também não deram uma sequência a ele, para demonstrar a sua capacidade. O Oswaldo no pouco tempo que está sob a direção técnica do time, já fez muito mais que os dois anteriores, podendo até não conseguir a tal vaga, mas demonstrou que é boleiro e sabe lhe dar com medalhões. Esperamos que ele consiga a tão sonhada sexta vaga consecutiva na libertadores e prossiga com o seu trabalho para 2018. Chega de trocas incessantemente de técnicos e entraríamos o ano com um técnico já conhecendo o elenco e as suas carências, indicando jogadores para suprir. Saudações atleticanas!

    1. Vamos falar de contratações de meio de ano que dão certo. O Kannemann chegou ao Grêmio no meio do ano passado, por 700 mil dólares. Encaixou perfeitamente na defesa do Grêmio que ganhou de nós a Copa do Brasil, e que está na final da Libertadores.
      Enquanto isso nosso presidente pateta estava em programa esportivo dizendo que tinha certeza que Jesiel ia vingar, que Edcarlos era zagueiro de primeiríssimo nível, tudo depois de ter trazido o péssimo Ronaldo Conceição.
      O presidente fracassado, do alto do seu amadorismo e da conivência de seus capachos submissos que não agregam nada à gestão (Lásaro e Domênico, para citar dois) foi engolido pela diretoria de outros clubes. Tanto na hora de contratar técnico quanto na hora de pinçar bons jogadores no mercado. Ficou 3 anos pegando muxiba.

  12. alve massa Atleticana!!!
    Temos dois títulos em cima do freguês Lanús, jogamos lá duas vezes e duas vitórias 4×1 na Conmebol Bi campeonato garantido e 1×0 no título da Recopa.
    Não vai ser fácil mas da para o Grêmio levar essa, vou torcer para o Grêmio com certeza.
    Saudações!!

  13. Um dos piores Presidentes da história do Galo, já vai tarde Nepomuceno e nunca mais volte! Amém! Inexperiente, omisso e despreparado, o maior erro do Kalil. Três anos no lixo!
    …………………………….
    Tenho nada contra o Grêmio vencer a LA. Agora, atleticano de verdade NUNCA TORCE pelo mingau. Se o Galo está nesta situação no BR foi por pura incompetência. FOCO NO BR18!

  14. Caro Eduardo , o futuro e provável presidente do Atlético, juntamente com seu vice, redigiram uma carta para o conselho deliberativo e,consequentemente , para a torcida , falando de suas candidaturas para a eleição que se aproxima , dia 11 próximo.
    Alertam sobre a necessidade de votar na situação e do perigo de um retrocesso, dos “tempos sombrios”, pré Kalil.
    Tudo muito bonito e didático , exercendo ambos o jogo democrático , enfim, dois candidatos eleitos sem perigo de reviravolta.
    Porém , e há sempre um porém, faltou nesta carta , explicar este violento retrocesso da atual diretoria , cuja incompetencia e falta de planejamento nos alçou aos referidos tempos sombrios e tenebrosos . A oposição atleticana não se constitue em perigo,, simplesmente pelo fato que ela não existe , o tempo se encarregou de sepultar em caráter definitivo , aos olhos do conselho e torcida , estes personagens que fizeram estripulias no comando deste gigante clube brasileiro, nosso orgulho maior. Portanto, não mudemos o foco, oposição no Galo não existe , abandonemos o fogo amigo e nos concentremos nesta atual política de terra arrasada ,principalmente no futebol, onde a incompetencia e omissão foram de doer e a blindagem , da direção e mídia capacho, fizeram de nosso querido e amado clube , uma entidade elitizada , distante do torcedor, um clube fechado ao grande patrimonio do mesmo, a TORCIDA.
    Candidatos, o que a torcida espera de voces é uma postura frontalmente oposta a esta péssima gestão, que apesar de ser blindada pela imprensa, não resiste a uma avaliação , não se sustenta na opinião popular, e nada mudará este fato. Portanto, mudança total , é o que queremos.

  15. Concordo demais com sua análise sobre a ridícula rádio itatiaia, esse câncer provinciano que ilude os tolos (assim como o pseudo jornalista JC).
    Quanto aos treinadores, Levir merece muito mais respeito da Massa, é o terceiro treinador que mais nos dirigiu, extremamente vitorioso (alguns idiotas o chama de levice, esquecendo as conquistas que teve à frente do GALO) e SEMPRE fez bons trabalhos (94/95, 01, 06/07 e 14/15).
    Marcelo nunca deveria ter sido contratado. Apesar dos títulos com as marias, quem conhece e entende da parte tática, sabe que as conquistas que teve do lado de lá foram muito mais pela qualidade do time do que por sua participação. É fraco, preguiçoso e não saca nada de tática. Saiu defenestrado do palmeiras e faz trabalho igualmente ridículo no coritiba, talvez o pior time que enfrentamos nesse campeonato.
    Roger e Aguirre poderiam dar bons frutos mas foram demitidos antes do tempo (dá-lhe itatiaia!) e Oswaldo é um cara correto, que não inventa, mas na minha opinião, não deveria continuar em 2018. Pra mim, o cara é o Cuca. SAN

  16. Não sou profeta do acontecido, mas o ano que vem esta caminhando para a mesma coisa. Sete Camara bom advogado, presidente sem experiência, Alexandre Gallo não deu certo nem como Treinador muito menos com dirigente… e o Andre Figueiredo Continua. As categorias de base do Galo ganhou tudo esse ano, mas na hora de subir os jogadores ele sempre perde os bons jogadores para outros clubes ou empresários – o ultimo Flávio centroavante do sub 20, inexplicável foi mandado embora e tantos outros. Ninguém explica isso. Mistério.

  17. Eu achei uma sacanagem tremenda com nós, torcedores atleticanos, demitir o Marcelo, antes da partida decisiva da Copa do Brasil do ano passado, deixasse o cara pelo menos até a última partida, pô…parece, sinceramente, que estamos sendo dirigindo por quem não é atleticano…eles acharam sinceramente que, tomando essa decisão, iam reverter o placar da primeira partida da final? não têm nem lógica uma coisa dessas…por pior que o treinador fez ( que alias, não acho que a culpa foi só dele, pois tínhamos um adversário bem encaixado naquela final, tanto que está na final da libertas esse ano) às vezes ele arranjava alguma coisa e a gente ganhava aquela copa, mas demitindo o cara antes da hora, é lógico que ia dar no que deu, porque, entre outras coisas, imaginem o clima entre os jogadores naquela semana…esse fato foi, no mínimo, de um amadorismo danado dos dirigentes; e, os dirigentes, tendo visto no que deu, achei que não mais iam repetir tal erro, e quando assustamos, demitem o Roger antes do segundo jogo decisivo da copa do brasil e da libertadores…acho, que,se tivessem deixado o cara, com certeza ele ia armar o time todo trancado, que pelo menos, passar na copa do brasil nós íamos, já que nós tínhamos ganhado a primeira partida…porque podem dizer qualquer coisa, mas armar o time o Roger sabia, vide a primeira partida da final do mineiro, que travou o adversário que não conseguiram jogar; e aí, o restante da competição seria tranquilo, inclusive na final, porque íamos pegar o mesmo time da final de 2014, e aí com certeza seria outra lavada; resumindo, por esses fatos, essa diretoria já vai tarde…tomara que a próxima, não repita esses erros; tem que fazer igual fizeram com o cuca, deixar os caras trabalharem um tempo, que aí o título vem;
    Outro assunto, se falam que o Kalili está sempre presente, acho que esse palpite de demitir o treinador antes da hora, ou seja, antes pelo menos do segundo jogo decisivo, tanto na copa do brasil de 2016 e 2017 e da libertadores de 2017, ele podia ter dado; não é possível que ele concordou com isso…ou então é como você mesmo disse: “forças ocultas” agiram…

  18. bom dia Eduardo e massa,na minha opinião,aguirre,roger machado,micale nem era para ter vindo,o aprendiz do presidente trousse,o levir também critiquei muito como fiquei arrependido se estivesse no galo estes cones e medalhões já tinha vazado do galo a muito tempo,marcelo oliveira e ídolo do galo mais para ser treinador não deu certo,que o novo presidente percebe de futebol,etc,obs,volta rápido Eduardo,o blog não pode parar,rsrs,reage galo,vai galoooooooooooooooooooooooooooooooo

  19. Bom dia Massa,

    Realmente este troca troca de treinador é de doer, não chega a lugar algum.

    Apesar que AGUIRRE, MICALE E ROGER nunca foram treinadores de verdade.

    A pergunta que não quer calar, como o Bebeto de Freitas conseguirá ser Secretario de BH e Diretor do Galo ao mesmo tempo?

    Parece ate conselho de Empresa Publica: muita gente, pouco trabalho, alto custo e pouco resultado.

    Abraço

  20. Bom dia!!
    Essa constante troca de técnicos com estilos completamente diferentes, e a falta de convicção do Nepomuceno foi o maior erro de sua gestão, por isso não conquistamos títulos de expressão em sua gestão.
    Espero que o Sette Câmara tenha aprendido e independente do técnico escolhido para 2018 que ele tenha convicção de sua escolha, banque e dê suporte ao técnico escolhido durante toda temporada.

  21. Boa colocação! mas acho que falta ao Galo um maestro, algo igual a que tínhamos em 2013 Ronaldo Gaúcho. Precisamos de um cara assim novamente e urgente que pense com inteligência nas jogadas, que imponha respeito captou!

  22. Bom dia!
    Sem dúvida, essa atual diretoria foi desastrosa! Quanto aos treinadores pós Levir, OO tem surpreendido. É teimoso como os outros mas tem funcionado. Agora não espero outro. É apostar no que vai dar em 2018.

    Que o Galão da Massa vença as duas últimas partidas, pois não espero e nem quero esperar nada de bom de maria, não acredito no título do Grêmio, ainda mais depois de ontem e não acredito no título da carniça na sulamericana.

    Pra ser bem sincero, não quero que o Grêmio seja campeão da Libertadores. Quero que o Galo continue sendo o último campeão brasileiro da competição. E JAMAIS vou torcer pra carniça rubronegra. Se conseguirmos a vaga pra Libertadores com mais 6 pontos, muito bem, senão, tudo bem também. Sei que vou rir dos 3 patetas no final…kkkk

    1. Concordo 100%. Também não torço para o Grêmio, muito menos para o Flamengo. Se formos à Libertadores, que seja por mérito nosso. Torço pro Galo, mas se for pra depender do sucesso de outros times, prefiro ficar de fora. Abs

  23. Eduardo,

    As trocas de treinadores são excessivas, mas vamos também admitir que grande culpa disso também é de nos, a torcida e imprensa….Após as derrotas sempre criticamos quem? treinadores…..enquanto isso jogadores enganadores como robinho e fred continuam no grupo sem a critica que merecem e com os contratos em via de serem renovados

  24. Bom dia Eduardo!
    Bom dia amigos da legião alvi-negra de apaixonados pelo GALO!

    Gostaria de deixar aqui apenas uma observação sobre esse post Eduardo.
    No meu ponto de vista, não foram 6 treinadores.
    Foram 2.
    Levir Culpi e agora o Osvaldo de Oliveira!
    E 4 alunos da escola de futuros treinadores!
    Nosso maior erro, foi investir em elenco qualificado e apostar em treinadores.
    Quanto ao Levir Culpi, pra mim, foi a maior de todas as cagadas o que o galo fez com ele!
    Nossa torcida em determinados momentos chega perto do ridículo repetindo o que a imprensa
    planta. E quando digo imprensa, me refiro diretamente a RADIO ITATIAIA!
    Essa radio mequetrefe é o maios câncer do futebol mineiro!
    Eles contratam, demitem, queimam jogadores, falam o que não devem, plantam inverdades, tudo
    de acordo com o que lhes convêm. Fora quando tiram o rabo fora e falam que não falaram.
    São formadores de opinião contra os clubes e jogadores. Exemplo o que fazem com Marcos Rocha que pelo fato de não conceder entrevista pra eles, constantemente o chamam de avenida marcos rocha e jogam toda a torcida contra o cara.
    O Levir fez tudo que a diretoria do galo pediu! Sim, pedidos do Nepomuceno!
    Correr com R10 para se livrar da divida que crescia! Recusar reforços e afirmar que tinha o elenco forte para suportar o campeonato, pois o clube não tinha dinheiro para contratar e encontrava-se no momento com salários atrasados e a ITATIAIA pedindo cabeças e contratações!
    Para no final, ser demitido na crocodilagem e ser substituído por um projeto de treinador!
    Infelizmente, pra mim, o nosso maior erro foi esse!
    Abraços a todos e um bom dia chuvoso na capital mais alvi negra do pais!

    1. Parabéns Rodrigo! De fato, essa emissora chapa inteiramente branca, pois não é somente nos esportes, é que, ainda que analfabetos funcionais, dita os rumos do futebol, apadrinhando uns e detonando outros. A propósito, veja como tratam o FRED, verdadeiro perna de pau que de vez em quando marco um gol, e não me venham com estatísticas, porque contra moirão podre até eu, é matador é jogador de área etc. Ao que se sabe o Levir jamais o admitiria em sem time; parece que tal ocorrera no Fluminense. O atual presidente é um verdadeiro maria vai com as outras, percebe-se pelas entrevistas que concede. Volto a dizer: iniciamos no precipício com a dispensa do Levir, com a contratação do FRED e consequente venda do Pratto. O Jô está aí para provar que não precisa ser craque, como era Reinaldo, para fazer muitos gols, basta ter pernas para correr, ainda que em paralelo ao que conduz a bola, ter um pouco de domínio e mínima destreza para driblar. Nada disso possui o poste do FRED, quero ver como vão se desfazer dele, porque coragem para colocá-lo no banco somente o Levir, este enfrentaria o cunhado dele na tal emissora que nem o nome vale a pena repetir.

  25. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Essa história da gestão Nepomuceno, sobre os treinadores, reflete bem uma insegurança do presidente quanto a certas cobranças, que além da torcida e imprensa, parece ecoar de “instância superior”. Na minha opinião, o fato do atual gestor do Galo ser subordinado ao Kalil, pode ter prejudicado a sua autonomia. Aquelas suas malfadadas entrevistas dizendo das obrigações a cada eliminação, me pareceu uma forma de mostrar pra “alguém” que ele estava agindo com firmeza. Sei não. O que tenho certeza é que tem coisas nos bastidores do Galo que a são muito estranhas. Vendo o desempenho do Rafael Carioca no México, a gente suspeita sobre o porque ele, assim como outros que ainda permanecem, perderam a vontade para jogar. Acho que o elenco não foi nosso maior problema na temporada. Talvez a forma de lidar com ele tenha sido o pior. Vamos atropelar nossos próximos adversários e isso vai mostrar esse “sobrenatural” fora das quatro linhas e dentro dos segredos da Cidade do Galo. ?

  26. Pela sua exposição acima, caro Eduardo, deduz-se que essa atual diretoria não está, e nunca esteve, à altura de dirigir um portento como o time do GALO. Praza aos céus que a próxima chegue para resgatar a credibilidade do maior de Minas e guindá-lo à posição de onde nunca deveria ter saído. Saudações atleticanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *