Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um empate com gosto de vitória

Faltando 16 rodadas, ou seja, com 48 pontos ainda em disputa, o Campeonato Brasileiro vai se definindo e os dois pelotões – de dez cada, em tese – evidenciando quais clubes têm chances de título e de sonhar com uma vaga na Copa Libertadores e aqueles que ainda terão de lutar para escapar do rebaixamento. No post da tarde, pretendo entrar no detalhamento desses dois grupos. O Z4 e o G4.

O Galo, lá nos pampas, apesar de não apresentar o futebol que o Atleticano conhece, quer e espera, até que conseguiu um bom resultado. Um empate frente ao chato time do Grêmio no território inimigo merece ser festejado. É bem verdade que ainda sofremos com desfalques aos cuidados do departamento médico, mas, a meu juízo, a escalação de três volantes no início foi de bom grado. Entretanto, entrar com Fábio Santos, deixando Douglas Santos no banco, além do Robinho, gera desconforto.

Europa 468x60

Não quero aqui levantar qualquer tipo de polêmica, mas, para essa opção, tiraria qualquer um dos outros três – Fred, Pratto ou Maicosuel – e manteria o camisa 7. Foi dito que estava com desconforto muscular. Convenhamos, no entanto, que quando ele entrou o time cresceu em campo. Resumindo: Robinho deu conta do desafio. Teria empatado logo que entrou, não fosse um “erro” daqueles que pararam o ataque em impedimento inexistente. Falar sobre isso, enche o saco, mas a torcida do Chapecoense reforça a tese do favorecimento ao Flamengo.

Na verdade, tomamos sufoco durante todo o primeiro tempo e no segundo, até o Grêmio fazer o seu gol e Robinho ser acionado. Justiça seja feito, tenho demonstrado receio com o goleiro Uilson, mas ontem mesmo disse que era o jogo ideal para o jovem atleta dar a volta por cima. E deu. Não fosse ele, o placar poderia ter sido outro. Até Ronaldo esteve bem, apesar de que no lance do gol mostrou seu lado “Conceição” que vem sendo renegado. Como Léo Silva tomou o terceiro cartão amarelo, temos agora que torcer pela recuperação do Erazo até 7 de setembro.

Robinho jogo com o Gremio 28-08-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Enfim, embora o ideal fosse uma vitória, o empate é bem recebido pela massa. Afinal, sofremos com desfalques, enfrentamos um time que disputa a parte de cima e ainda temos a má vontade da arbitragem. Além do lance mencionado acima, o próprio Robinho vem sendo mais marcado pelos juízes do que pelos zagueiros. Os defensores apelam para a violência e os apitadores fazem cara de paisagem. No jogo com a Ponte Preta, Daronco deu mais trabalho ao atacante do que a zaga paulista.

Ontem, Rafael Carioca foi amarelado por reclamar – com toda razão –pelo fato de o juiz não ter aplicado o segundo cartão amarelo a jogador gremista. Ninguém aguenta essa sacanagem. Dias atrás, um leitor sugeriu aqui, num comentário, algo muito interessante. Deveríamos criar a CBF do B, reunindo todos os estados brasileiros, exceto o eixo RJ/SP. Essa que está ai só vive para favorecer cariocas e paulistas.

Apesar disso, ontem, após a partida, entre vários Atleticanos que encontrei pela cidade, destacaria a confiança demonstrada pelo Podé Nastácia, vocalista que leva o nome de Minas, a exemplo de tantos outros artistas Atleticanos mineiros, para todo o Brasil. O integrante do grupo “Tianastácia” estava serelepe esperando o horário de cinema no Belas Artes, comemorando o momento do Galo.

Em tempo: ainda perdíamos o jogo, mas o blogueiro estava confiante na virada, como certa vez com o Santos, em pouco menos de cinco minutos. Quase que o Pratto me fez acertar. Aquela bola aos 45 minutos por pouco não me fez explodir. Vida que segue!

18 thoughts to “Um empate com gosto de vitória”

  1. Bom resultado, um empate fora de casa para uma boa equipe como o Grêmio, ainda por cima com vários desfalques. Temos que ter estratégia, não adianta colocar 10 jogadores atacando e perder o jogo.
    Continuo com a minha campanha para a criação de uma nova confederação , denominada pelo Eduardo como CBF do B, ótima sigla !
    Tem um jornalista bomba, carioca que está explodindo de raiva com o Galo, e continua seu ataque terrorista contra o Marcelo Oliveira. Acho que ele vai ter que nos engolir KKKKKKKKK!!!!!!!!

    1. O mais interessante, Jeferson, é que quando o Galo ganhou do Santa Cruz, do Figueirense, da Ponte Preta e da Chapecoense, por exemplo, para este “jornalista” ele não fez mais nada do que a sua “obrigação”, pois de tratavam de times “medíocres”. Quando o outro time, que luta desesperadamente para não ser rebaixado, ganha desse mesmíssimo Santa Cruz, o mesmo fez “bonito”, sendo capaz de, agora em diante, “lutar por uma vaga na Libertadores”! Nessa mesma toada, escreve que empatar com o Grêmio, em Porto Alegre, um dos líderes do campeonato, foi igualmente “medíocre”. É por essas e por outras que ele impede comentários em suas colunas, pois até ele deve se envergonhar dos absurdos repletos de parcialidade que escreve. E ainda se acha um grande entendido em matéria de futebol!

  2. Tenho sentimento de que pelo menos 80% dos juízes brasileiros apitam com a camisa do Flamengo em baixo do uniforme. Dois lances ontem me chamaram a atenção no jogo contra a Chapecoense. No lance em que o jogador da Chapecoense foi tocado por trás o juiz estava bem distante do lance o que lhe daria a condição de omissão, já no lance de ataque do flamengo que originou o pênalti ela estava bem próximo ao lance. Outra coisa que sempre observo; na dúvida o juiz sempre opta por favorecer ao Flamengo. Isto tenho visto ao longo de muitos anos.

  3. Amigos Atleticanos, vou falar como técnico de futebol: Fui lá em POA, buscar 1 ponto, logo 100% de acerto. A opção de Robinho e Douglas, era em caso de necessidade, portanto, quando foi preciso, foram pra campo. Se vocês não sabem ler o jogo, Lucas Pratto, joga sem a bola, segura a marcação e a leva consigo para deixar os companheiros livres, foi o que aconteceu no gol. “Oh torcida chata!”. Já falei o Galo será campeão na hora que nos quisermos. Pronto…..

  4. Está na hora do Lucas Pratto ir para a reserva. É bom jogador, mas ESTÁ EM PÉSSIMA FASE. O Marcelo tem que ter peito para tomar esta atitude. Fred e Pratto não jogam juntos, só em determinadas circunstâncias. Só uma consideração a mais, se quiser brigar pelo título, ESQUEÇAM ARBITRAGEM. Isto nunca mudará. Tem que vencer na bola, se anular um gol, vai lá e marca dois. O Galo precisa voltar a jogar bola, nos últimos 4 jogos ficou devendo…

  5. O galo tem que achar rápido outra proposta pelo Pratto. É convocado da seleção argentina e não vem jogando absolutamente nada já faz algum tempo. Parece uma barata tonta em campo sem posição tática definida até hoje. Falha do jogador ou do técnico? Enquanto isso….a moeda de troca do fraquíssimo Clayton, Rafael moura vem marcando gols em todos os jogos do Figueira…..é mole!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Abraços alvinegros e estamos no páreo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Boa tarde, Massa!!! O fato é que se o Galo não chegar à liderança e distanciar do Flamengo e Corinthians, podemos esquecer o título, pois a arbitragem é RJ/SP, simples assim!

  7. FUTEBOL É MOMENTO ..NOSSO GALO VEM GANHANDO E EMPATANDO ..JOGANDO MAL..EM TEMPO…FRED FAZ MAIS GOL QUE PRATTO ..NO MOMENNTO QUEM TEM QUE JOGAR É FRED …E O TIME COM DOIS VOLANTES E QUATRO NA FRENTE É SUICIDIO ..MARCELO TEM QUE TER PEITO PARA COLOCAR UM NO BANCO..AFINAL GANHA BEM PRA ISSO ..

  8. Eduardo, você é ótimo profissional, boa pessoa, particularmente compartilho com o Neneth. Eduardo, vamos ser sinceros, o Atleticano não quer ouvir críticas destrutivas, nós queremos ouvir críticas construtivas. Fale do problema e levante os êxitos, os atleticanos de verdade querem uma criticidade e não uma pessoa para por lenha na fogueira, o que mais existem são desacreditadores do nosso time, você é competente, tem trânsito dentro do clube, construa e certamente terá mais admiradores. Daqui de Braga em Portugal os meus respeitos e admiração.

  9. Bom dia, Massa!!! Como disse Renato Russo; Quando tudo está perdido sempre existe um caminho, ao contrário do que a maioria aqui no blog sugeria,(salvo as exceções) não fomos derrotados e muito menos humilhados, o Galo fez uma partida segura até aquela maldita bola resvalar no Ronaldo e tirar a chance de defesa do Uilson; Mas quando tudo parecia perdido, o Marcelo Oliveira acha o caminho, o poupado Robinho ( muito bem poupado diga-se de passagem) juntamente com o Douglas Santos , entram para mudar a história, por pouco saiamos com a vitória, se não fosse a tarde pouco inspirada do Lucas Pratto. Temos agora uma sequência de três partidas para chegar no líder, Vitória ( casa), FlorminenC (fora) e Sport (casa), O Galo terá pouco mais de uma semana para recuperar os lesionados, se não der para o equatoriano vamos de Gabriel ou Edcarlos, mas temos que vencer!!!! E vamos, vamos Galo ganhar o Brasileiro!!!!!!

  10. Todo cuidado agora é pouco!! A tv globinho já está dando o título para o framenguinho. Os Jogos teoricamente mais difíceis fora de casa já foram (Santos e Grêmio), agora temos duas pedreiras em casa (Palmeiras e o tal mulambo). Qualquer vacilo estaremos fora da briga, que 2012 e 2015 nos sirvam de lição, apesar da ajuda da arbitragem, perdemos esses dois títulos pra nós mesmo. Vamos Galo!!!

  11. O Galo foi com o propósito de tirar pontos do Grêmio…e foi bem sucedido. Em campeonato de pontos corridos em confronto direto, tem que se usar estratégia. Foi arriscado, concordo, e tínhamos limitações devido à ausência do Robinho nos primeiros 45 minutos, mas vejamos o resultado, continuamos no G4 e o Grêmio em sexto…missão cumprida!

  12. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS! Foi um ótimo resultado, e por pouco não saímos do sul com uma bela vitória. Quanto ao Goleiro Wilson, ontem pegou muita bola e salvou o Galo de levar outros gols que poderiam desta forma nos tirar qualquer chance no jogo. Que este jogo sirva como referência para ele apresentar seu trabalho. Parabéns Wilson. Deus lhe abençõe. Pois se de repente começar a pegar bem e com suas saídas arrojadas podemos acreditar que está surgindo um novo grande goleiro. Vamos torcer. Quanto ao forma do time jogar , sofrer pressão o tempo todo nunca é bom, mas jogávamos contra um candidato ao título também e a cautela foi válida, continuo achando Lucas Cândido limitadíssimo tecnicamente e afoito demais em vários lances. E Leandro Donizete vem errando muito na saída de bola, tem que melhorar esse fundamento. Quanto aos desfalques, o que mais me entristece é todo dia receber foto de Cázares em piscinas e festas com mulheres e parece que são fotos recentes realmente. Claro que o jogador fora de campo tem todo o direito de fazer o que quiser da vida dele e o rapaz é novo, mas se ele estava jogando aquilo tudo e na gandaia por mim tudo ótimo. Agora a conversa de bastidores é que ele está confinado na Cidade do Galo pois se sair vai direto para a gandaia. Isso sim que me preocupa pois ai demonstra uma falta de limite. Vamos ver se após os ditos 3 meses ele voltará ou irão arrumar outra desculpa p sua ausência. Se isso for verdade é uma pena pois é um jogador de grande futuro, mas não será o primeiro nem o último que jogará uma brilhante carreira pelo ralo. No mais Bica Bicudo. A caça ao líder continua.

  13. Público e notório que a arbitragem tem má vontade conosco. Mas se o Galo fizesse os gols, chutasse, acertasse, creio que seria difícil anular todos os nossos gols na cara dura. Acho que contra fatos não há argumentos. Fato é que as mãozinhas da CBF, sempre pendem para o eixo RJ/SP, se argumentássemos com gols, ai a história poderia ser outra. Ah, só pra constar, não entendo de futebol, entendo do meu amor pelo Galo, mas no que se refere a participação nessa copa do brasil, o Galo bem que poderia fazer surgir um novo time titular para esta disputa. Estaríamos treinando nossos reservas e manteríamos o foco no brasileiro.

  14. Xará, não vi o jogo, então comento em cima do resultado: teve bom. Quase acertei meu palpite que beliscaríamos 3 pontinhos, faltou o Pratto acertar aquela bola no final, mas em vista das condições da partida, vários desfalques sair com um ponto foi lucro.
    Apenas pelo que li e escutei de gente que assistiu o jogo, há que se refletir sobre essa história de 3 volantes, pois time que não consegue incomodar o adversário atacando e fica sendo amassado por quase todo o jogo tem grandes chances de uma hora tomar um gol. Sorte nossa que o Robinho está com a macaca, próximo á área, é mortal.
    Agora sim, considero obrigação ganhar do Vitória em casa, estamos com a mesma pontuação do turno contra os mesmos adversários, hora de deslanchar e partir para o título.
    Bom dia e boa semana a todos.

  15. Contra o Santos independente de 2 ou 3 volantes(Marcelo apostou nos desfalques santistas e entrou com 2 volantes),Otero deveria ter entrado.Na minha opinião o Galo não pode jogar sem um armador,Robinho e Maicosuel não são armadores,são pontas de lança,na função de armador o Galo tem Otero e até Carlos Eduardo.Quando um técnico opta por jogar com 3 volantes ele tem que ter um armador de qualidade,o “dono do time”,assim como o Grêmio tem o Douglas por exemplo,pra cadenciar e puxar contra-ataques.Basicamente quando o Galo jogar com 3 volantes ele precisa jogar com 1 armador,1 velocista e 1 centro-avante,meu time seria com Otero ou Carlos Eduardo,Robinho ou Maicosuel e Pratto ou Fred

  16. Voce tem razão: o empate pode ser considerado um ótimo resultado porque o grêmio foi melhor o tempo todo. Só não concordo com a postura do Galo, jogando totalmente recuado. marcelo apostou nisto e felizmente deu certo. Para finalizar eu queria dizer que o Fred parece mesmo um ex-jogador em atividade. O Lucas Pratto perdeu espaço com a chegada do Robinho e não tem mais interesse nenhum em apresentar seu futebol. robinho joga demais e nada de deixar ele no banco no primeiro tempo. Se ele estivesse desde o início a gente teria vencido.

    1. Li um comentário aqui em baixo do colega atleticano Tiago, de que o Cazares tem sido visto em festas sem fim e com certeza isto pode ser um fator que atrapalhe a sua recuperação. Portanto cabe à diretoria do Galo, fazer com que ele esteja cumprindo seus horários de serviço e que verifique isto a fundo. vamos precisar muito dele na reta final, porque seremos campeões este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *