Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Os números vão definindo as ambições e o desespero

Como sugeri pela manhã, vamos comentar agora sobre os dois blocos do Campeonato Brasileiro. Os que brigam no G4, valendo vaga na Copa Libertadores e o título, com a turma de baixo, que tenta escapar do rebaixamento. Estimo que o Palmeiras seja um dos times que terminará entre os quatro primeiros, não necessariamente o campeão. Acredito que o Galo será outro deles, estimando ainda que seja exatamente o primeiro.

Da mesma maneira, na parte de baixo, se não houver uma reação consistente, América e Santa Cruz já podem planejar o próximo ano na série B. Dois entre os quatro que subiram naquele famoso efeito gangorra. Sobe e desce, sem esboçar o mínimo de reação durante todo o campeonato. Os pernambucanos, nas primeiras rodadas, até chegaram a liderar, já o Coelho nem isso.

Europa 468x60

Com todo respeito aos vários americanos que conheço, convenhamos, o time já teve três treinadores durante a competição. O intermediário deles, um português, que só fez engordar o anedotário sobre nossos descobridores. Talvez seja o ouro que carregaram daqui, por ter secado depois de tanto ter saqueado aos brasileiros, seja seu espírito de vingança. Um português já levou o André, sobre quem temos um resíduo no passe.

Mas, com relação à tabela, vejamos. O líder Palmeiras tem 43 pontos, seguido do Flamengo com 40 (não fossem os pontos conquistados por “erros” estaria fora do G4), depois o Galo com 39 e Corinthians (igual ao Flamengo, mas estaria no Z4 sem os “erros”), que tem 37. Colados vêm pela ordem: Santos e Grêmio (com um jogo a menos), ambos com 36, Ponte Preta 34, Fluminense (um jogo a menos) 31, Atlético do Paraná (também um jogo a menos) e Chapecoense, com 30.

Lance de jogo com o Gremio 28-08-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Dali pra frente, o São Paulo tem 28, na décima-primeira colocação. O próximo é o Sport, com 27; depois são quatro equipes: Botafogo (com menos dois jogos), Cruzeiro, Vitória e Coritiba, nesta ordem, com 26 cada, Internacional e Figueirense (um jogo a menos), que têm 24, cada. Na rabeira os dois virtualmente rebaixados, Santa Cruz e América, com 19 e 13, respectivamente. Atlético do Paraná e Botafogo se enfrentam hoje à noite.

É o afunilamento e a hora de mostrar quem é quem. Ontem, um amigo não-Atleticano estava eufórico com o empate do Galo e o seu time ter deixado o Z4. É muito pouco para quem desfila toda aquela soberba.

Em tempo: será que o Galo na próxima partida nos daria um belo presente? Não só a vitória sobre o Vitória da Bahia, mas usar a camisa tradicional, listrada em preto e branco. Foi a terceira partida consecutiva com a branca. Ela só se justifica em jogos fora e com o adversário usando coisa parecida.

25 thoughts to “Os números vão definindo as ambições e o desespero”

  1. Atualmente o Galo é pior q flamengo e palmeiras. Não acredito no título, Marcelo Oliveira não está fazendo um bom trabalho. Os últimos 4 jogos a equipe caiu de rendimento absurdamente.

  2. Caros Colegas,

    Tudo que está acontecendo no momento é para valorizar a história do título brasileiro/2016 do GALO. Vamos ser campeões com dois pontos de diferença. Não vai ser fácil, porque AQUI É GALO!

  3. Seria uma proeza os portugueses conseguirem roubar de brasileiros numa época em que os habitantes daqui eram na realidade portugueses (mtos judeus inclusive) e filhos ou descendentes de portugueses.
    “Ah mas os índios…”… Não sabiam nem o que era o ferro, mto menos metais nobres.
    Misturar política ou analisar políticamente futebol é um tremendo equívoco, perde-se a credibilidade.
    Veja o tal Fred Melo Paiva, um militante político radical que usa o Galo pra proferir suas asneiras e devaneios. Acabou se tornando um humorista fuleiro no estilo “Porta dos Fundos”. Mas alguns têm a heresia de compará-lo ao grande e inigualável Roberto Drummond.

      1. Pode até escrever bem perante aquilo a que se propõe, mas se ele escreve algo de “refinado”, obviamente não é sobre o Galo e mto menos nesse site.

        Comparar o poeta, romancista Roberto Drummond com o humorista FMP seria o msm que comparar o Rei com o Jô.

        A propósito, lembro-me dele toda vez que vejo uma organizada invadindo ct’s com seus inúmeros marginais, além da sua direção, que condiciona apoio ao time à verba que recebe da cartolagem. Ele defende que essas facções são agrupamentos de benevolentes, e que os marginais não chegam a 1%. E olha que ele vai ao estádio, só não sei em que condições de sobriedade.

        Só pra registro: fui filiado e ficava no meio da Galoucura na minha adolescência.

        De qualquer forma o agradeço e parabenizo pela forma salutar com que permite as opiniões divergentes.

        Um abraço!

        1. Aqui é um espaço aberto e democrático. Porém, com todo respeito, citação de nome me obriga a editar.
          Quanto ao Roberto Drummond, permita-me duas observações. Foi meu inseparável companheiro, não só de Atleticanismo, mas de sonhos com a redemocratização. Não aceitava ser chamado de poeta, tinha orgulho sim de ser escritor. Até hoje, entre seus amigos, seguramente sou dos poucos que mantenho relação com Thisa e Ana Beatriz, viúva e filha do meu saudoso amigo.
          Segunda consideração. Prefiro, aqui, tratar de Galo! Era assim que ele, RD, agia no que chamava de “minifúndio de papel”. Sua coluna diária no EM.
          Sem, entretanto, deixar de defender pessoas que gosto e respeito.

    1. Não aprofunde caro Carlos, alguns que aqui estão aprenderam história nos livros do PT não têm nosso de criticidade. Mas é notório, misturar política com futebol não dá certo.

      1. Exatamente caro Carlos Braga.

        Tudo bem que há mta politica e politicagem no futebol, mas usar a paixão clubística como bandeira política é desvalorizar o futebol e faltar com a honestidade.

        Além do mais, é um recurso que precisa de mto talento, algo pra um gênio como Nelson Rodrigues.

        Um ex: como atleticano sou fã do Kalil, porém acho um grande equívoco dele se envolver com a política, um território onde, como ídolo, ele só tem a perder.

  4. A meta era 5 pontos. Fez 4. Não apresentou bom futebol em nenhum. Mas obteve o mesmo número de pontos das 3 primeiras partidas do primeiro turno. Assim como nas primeiras partidas, muitos desfalques e foco divido em duas competições. Mando invertidos, disputará 6 dos 9 próximos pontos em casa. Se conseguir 100%, supera a meta de 11 em 15. Com 7, chega, meta compensada e alcançada. 6 pontos… não, não… tem que ser no mínimo 7.
    Pra cima deles Galo!!

  5. O Marcelo é fraquíssimo, muito pior que o Levir, mas agora tem que ficar até o final, pois não há outro. O time não apresenta nada e se não fosse um ou outro jogador como o Robinho, estavamos lá em baixo. Dar 2 chutes à gol em um jogo é muito pouco. Será que ele não enxerga que fora de casa , não pode jogar com 2 centro-avante, e sem um meia, pois a bola não vai chegar para eles. Era melhor deixar 1 só e colocar o Otero ou o peso morto do Carlos Eduardo, que pelo menos voltaria ao meio com mais qualidade. Vamos sofrer muito ainda com este técnico.

  6. Caro Eduardo, Como atleticano que somos, queremos muito ganhar este titulo, mas convenhamos, time que não ganha jogos fora de casa, dificilmente ganha campeonato. Não estou me referindo apenas ao jogo de ontem, que em condições normais até faz parte perder para o Grêmio jogando no RS. O problema é que não conseguimos ganhar nem dos menores. Então vamos a minha matemática para o restante do campeonato: Temos 08 (oito) jogos em casa, mais o clássico, que somos obrigados a ganhar, pois perdemos no primeiro turno. Então seriam 27 pontos feitos em casa. Fora de casa temos 07 (sete) jogos tirando o clássico, ou seja, para sermos campeões acho que poderia ser considerado como bom resultado, um empate contra FLUMINENSE, CORINTHIANS e PONTE, contudo temos que ganhar fora de BOTAFOGO, CORITIBA, SANTA CRUZ E CHAPECOENSE. Assim faríamos 15 pontos. Feito isso e contando que os confrontos diretos contra PALMEIRAS e FLAMENGO serão em casa, acho que podemos sonhar de verdade. Contudo, não que eu seja pessimista, mas tenho a convicção de que vamos perder mais uma vez por causa do nosso treinador, pois acho ele fraco, tendo ele ganhado títulos mais por sorte do que por competência. Aquele time do rival campeão por duas vezes seguidas, não precisava nem de treinador. Esse Marcelo comete um tanto de erro e a imprensa daqui fica o preservando, talvez por ser de casa.
    Apesar de tudo EU ACREDITO .

  7. O colega lembrou bem o “brasileirão de 2009”: Disputa acirrada entre Atlético e Palmeiras e no final deu Flamengo. O Galo venceu um jogo nos sete últimos. COM ESSES JOGADORES PREGUIÇOSOS NÃO GANHA NEM CAMPEONATO DE PURRINHA!!! Tem que correr para vencer, raça moçada, marcação pressão!!!

  8. esta dificil comentar o Galo … faltam coisas fundamentais para ser CAMpeão e não vejo elas serem tratadas … como: marcação eficiente, velocidade e inteligência nos passes. A maior parte das partidas vejo um time sem formato, esperando que as coisas se resolvam. Nossa diferença técnica é mesmo (e somente) o Robinho … os demais, tem que ser com mais suor, pois na técnica “é osso”. Ou acordam para o título, fazendo jogos pegados ou o nosso ano de maior investimento e orçamento vai acabar sem nenhuma conquista, das 6 que tínhamos assegurado para esse ano. Parem de deixar o juiz decidir jogos … no detalhe sempre nos ferramos. Joga pra ganhar que o título vem …

  9. O Galo vai precisar de muita força e de uma melhor postura e disposição em campo se quiser chegar entre os 4 nesse Brasileirão. Nossos centroavantes precisam parar de perder gols e jogar mais, não dá mais para escalar jogadores pífios como Yuri, Clayton, Carlos, Patrick e Carlos Eduardo, temos que contar com os melhores, o nosso Departamento Médico vai ter que se virar, é tudo ou nada. Deixaram o Flamengo crescer, inclusive o Galo naquele jogo medíocre em Brasília, e agora vai ficar difícil parar a sua imensa torcida e seu corpo de árbitros, mas não adianta reclamar não deviríamos dar aquele mole em Brasília, só nos resta ir com força total jogadores, torcedores e tudo mais. Galo sempre.

  10. Meu caro, o Galo vai brigar até o fim pelo título e não será fácil de forma alguma. Podem anotar, o favorecimento ao framengo será desavergonhado, como convenientemente é ao curíntia. Só depende de qual dos dois estará no páreo, esta pedra já é cantada por todos e reconhecida mundialmente. Ao Galo, resta ser preciso. O time terá que ser muito forte para suprir as deficiências do técnico e resolver esta parada por sua conta. Marcelo levará alguns louros a reboque. É assim que será, prontacabô!

  11. semo Luan, que é o coração do time não vai ser fácil. e o pratto – a mesma garra e a mesma ineficiencia.júnior urso ou dátolo formando o tripé de meio campo e na frente cazares, maicosuel e fred.deve dar

  12. olha eu acho que no G4 deve ficar com o Galo, Palmeiras , Flamengo e Grêmio , talvez o Santos em quinto. O resto fica pelo caminho. No Z4 vai o América, Santa Cruz e talvez o Vitória e Botafogo. eu queria muito que aquele nosso rival também fosse rebaixado. mas eles devem escapar infelizmente.

  13. Os portugueses não levaram todo o ouro, conforme o colunista afirma. O Brasil era pequeno (vide tratado de Tordesilhas) e os portugueses foram adentrando, expandindo nosso território até chegar a ser o quarto maior país do mundo em extensão territorial (alguns dizem que é o quinto, considerando o Alasca junto com os EEUU). Onde ele arranjaram tanto dinheiro? Aqui. Em resumo, conseguiram aqui e investiram aqui a maior parte. Precisamos acabar com essa injustiça de dizer que Portugal roubou. E, afinal, a terra era deles….

    1. Meu caro, concordo com você em gênero, número e grau. Quem é branco não é natural do Brasil, quem é negro também não o é, o único que poderia alegar que os portugueses levaram seu ouro são os indígenas, nós brancos ou negros não podemos fazer evocação. Se os portugueses usaram o ouro extraído numa colônia que lhes pertencia é semelhante a quem produz a terra é dele, apesar de contrariar o direito natural. Assim misturar análise de futebol com política nunca dá certo, porque pensando dominar o assunto, nos dispomos a ser contradito por terceiros. C’est la vie.

  14. Time quer ser campeão precisa ganhar no mínimo 4 pontos nos dois jogos contra o grêmio, o Atlético ganhou somente 1 (perdeu o primeiro jogo aqui) com esses resultados fica difícil almejar o 1º lugar.

  15. Deixar um recado que acho que devia ser dado a diretoria. O galo nos restantes dos jogos que falta fazer em casa, devia mandar o mando para o Mineirão, colocar os ingressos mais baratos e chamar a torcida pra levar no mínimo 40 mil por jogo e empurrar esse time rumo ao título. Estou vendo o Flamengo chegar assim como em 2009 e eles terão o Maracanã como aliado, vão lotar o estádio todos os jogos. Horto já deu, agora precisamos do Mineirão lotado.

    1. Acredito que depois do ultimo jogo do Galo no Mineirão a diretoria vai ter mais critério na escolha dos mandos de campo Galo , eu sou da opinião que há jogos para o Mineirão e há jogos para o Horto, por exemplo: Galo x Vitória é jogo para o independência, assim como era também Galo x ponte. Sorte do Galo poder escolher entre dois estádios para jogar na capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *