Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Com raiva e decepcionados vamos ao Horto cumprir nosso papel

Não encontro um, entre milhares de Atleticanos que encontro pelas ruas, bares e cafeterias da Cidade do Galo, que manifeste satisfação com esse time atual.

Pode ser em maior ou menor escala de decepção, mas nenhum que aprove e entenda a tal política de “austeridade” que tentam enfiar goela abaixo do Torcedor. Engodo, a meu juízo pessoal.

Considerando que não sou – tampouco somos todos – Torcedores de diretoria, vamos lá levar nossa boa energia para tentar algo melhor na próxima temporada.

Não faço coro aos que entendem que uma eventual derrocada de adversários domésticos seja motivo de comemoração. Festejo títulos, como por dezenas de vezes comemorei conquistas regionais, tendo vivido intensamente títulos nacionais e internacionais do meu Galo.

Tenho orgulho em ter acompanhado, pessoalmente ou nos tempos das ondas sonoras do rádio – lá de Araxá – como naquele primeiro campeão Brasileiro de todos os tempos.

E em momentos recentes, em minhas primeiras viagens ao exterior (já com a idade avançada), para acompanhar o Galo.

Estive no Paraguai, Uruguai, Argentina, México e na ida ao Marrocos experimentei o território europeu. Depois, já sem o medo das horas a fio dentro de um avião, voltei e pude então passear por vários países como Inglaterra, Espanha, Itália, França e Portugal.

Nesse último, confesso, deu vontade de ficar. Mas, lá ia me faltar o Galo, apesar de ser uma interessante lenda daquele país-irmão. Meu Galo é o Atlético.

Foto: Bruno Cantini/Atlético
Foto: Bruno Cantini/Atlético

Sendo assim, caríssimas Atleticanas e caros Atleticanos, é com esse espírito que vamos todos hoje ao Horto.

Igualmente, na quarta-feira, frente ao Botafogo no Mineirão. Todos que estão no Galo hoje são transitórios, desde jogadores, comissão técnica e até diretores, a Massa é eterna.

Assim como ontem mencionei aqui o pequeno Vitor que estava com o pai, são dezenas de milhares de crianças, que tem o nosso time no coração.

Vencer o Corinthians hoje é fundamental para a próxima temporada, além de encher de alegria esses pequenos Atleticanos que darão sequência a essa nossa louca paixão.

No caso específico meu, como se diz na minha Araxá – “já estou do meio dia pra tarde” – em alusão já ter vivido bem mais da metade minha provável passagem pela terra.

Vi o Galo campeão Brasileiro, vi o Galo campeão das Américas, vi o Galo vencer Copas da América e do Brasil.

Devo ver o Galo, ainda que tenha cá minhas preocupações, ter seu próprio estádio. Esse legado ficará para as futuras gerações, vencer hoje é fundamental a essa construção.

Se Mancini vai usar “boi cansado” ou nossas jovens promessas, por mais que eu deseje a segunda alternativa, não vai me tirar da arquibancada.

A mim sempre foi reservado o sagrado direito da crítica, agrade ou não a eventuais diretores e servidores de seus mandatos.

Assim que essa turbulência passar, quando o recesso permitir momentos de pretensa tranquilidade, vamos sim debater sobre o futuro do Galo, já à partir da próxima temporada.

Que assim seja!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

23 thoughts to “Com raiva e decepcionados vamos ao Horto cumprir nosso papel”

  1. PRONTO. VITÓRIA . NÃO SERÁ MAIS REBAIXADO.
    AGORA NÃO PODE DEMORAR .
    COMEÇAR IMEDIATAMENTE UMA LIMPEZA COMPLETA , DIRETORIA , COMISSÃO TÉCNICA E ELENCO .
    REFORMULAÇÃO GERAL PARA O PRÓXIMO ANO , COM NO MENTALIDADE DE TIME GRANDE E VENCEDOR.
    SAIR DEFINITIVAMENTE DO ACANHADO E MINÚSCULO INDEPENDÊNCIA E PARTIR DEFINITIVAMENTE RUMO AO MINEIRÃO E A TODOS OS TÍTULOS.
    NADA DE POUPAR JOGADOR.

  2. Como não há nada tão ruim que não possa piorar, o Galo deve entrar “reforçado” com o retorno de Elias.
    Nem sei mais se seria bom as Marias caírem, pois se isso acontecer, Sette e Rui vão se gabar do time que montaram e não caiu…

  3. Boa tarde amigos do Galo. Quanto ao NOSSO GALO, tenho duas preocupações, a primeira é se conseguiremos os pontos necessários para permanecemos na série A, e a segunda, é o que será do NOSSO GALO em 2020 com a atual
    diretoria? Esgotei meu otimismo em relação a instituição CAM. Aqui é GALO a 62 anos e nunca vi tanto descaso.

  4. Vivemos num país democrático ( ou pelo menos vivíamos … pelo menos em teoria, democrático). E eu quero expressar o meu sentimento: quem despreza a rivalidade ou vive em outro estado ou alimenta discurso hipócrita. Quem mora em Minas Gerais ou foi criado aqui sempre vai querer que o lado de lá SE LASQUE. Quem diz que não se importar com o que acontece no lado de lá alimenta uma fala mentirosa. Futebol é rivalidade SIM! Eu quero que o Cruzeiro se EXPLODA SEMPRE.

    NÃO ENGULO a empáfia e a arrogância deles. Não ENGULO eliminação na Copa do Brasil este ano! Eles perderam para o Brasil IN-TEI-RO e nos eliminiram!! Isso é aceitável e normal para vcs? Assim como não me descem as encheções de saco no serviço por conta disso e daquilo. Pelo nada que vivemos este ano a queda dos de lá vai ser o MAIOR ACONTECIMENTO DO ANO para mim SIM!

    Se essa bosta do Ceará não atrapalhar vai dar tudo certo.

    1. Você tem na minha pessoa um escudeiro sempre. QUE SE AFUNDEM NA MERDA QUE SAI DO LADO DA TOCA DA GULOSA.
      E que aqueles que tem dó, levem esta merda para eles.
      Viva o Ceará!! Viva o Grêmio!!! e salve o Parmeiras!!!!
      E que nenhum destes debolóides de Lurdes sequer pensem em trazer o Mano Merdezes.
      E quem sabe não acordem e troquem o RUIM de costas pelo Alexandre Mattos. Ele tá dando sopa.

  5. Caros,
    Cazares é um bom jogador sem querer (Deus é justo):
    Tão reclamando dele chinchano a mariaiada toda de tabela. O chinfra decepciona quase sempre naquela de vagalume, aí vem e antecipa O Q Nos Resta… então membros da KKK desse Canto vem detonar a grande jogada dele em 4 anos de contrato no CAM? Brincadeira. Respeitem e aleluia!!! Tô anteveno já a choradeira e a CENSURA da PATOTA KKK do velhaco LLuryrugugu desse CANTO desafinado, demo crático…aiaiai…dá de tudo: um q torce pro flamengo prá ñ prejudicar o CAM, aiaiai…outro q pede a volta do anjo dos advs Gabriel e do ultra cintura dura Cândido, prá fazer linha com patricqão e reerguer o CAM, aiaiai… E inda tem ladainha da turma do racional estádio VAZIÃO, Cruz Credo!……Será? A torcida ALVINEGRA está em estado avançado de degradaçao MORAL. Tema prá desbaste, na falta de “AQUI É SÓ GALO”.
    REFORMULAÇÃO GERAL: plantel, diretoria/conselho e MENTALIDADE da pequenina da SAGRADA FAMIGLIA.
    Obs.: do “apequenamento” da torcida pela cooptação: (tem uns CARA DE PAU q depois q SETTE cortou o Kit Midia (JABÁ) se arrependeram de terem se vendido por tão pouco e agora tão “CRÍTICOS”)…Êta vida marvada, hein?
    Obs.: apoiar o CLUBE SEMPRE ñ significa apoiar SEMPRE o time “da vez”, é confuso e é simples assim, ACREDITEM!
    Peço perdão por comemorar em velório, mas aqui no triste CANTO do GALO será? Q tristeza A QUEDA do cabeleireiro DO ZEZÉ, hein?
    E agora, José? Mandato acabando, helicóptero caindo, a neve voando e O Neves cobrando…Ze pé para onde? para onde Ze pé…
    O jogo é amanhã: Se tem mandinga boa aí, pede pro São Januário…Dá-lhe, do berço ao tumbão!
    GALO SEMPRE!

  6. BOM DIA EDUARDO E MASSA.
    CARO EDUARDO , NINGUÉM ENTENDE ESSA AUSTERIDADE PORQUE SIMPLESMENTE ELA NÃO EXISTE.
    QUE AUSTERIDADE É ESSA QUE PAGA 23 MILHÕES EM MARTÍNEZE HERNANDES , DOIS COMPLETOS CABEÇAS DE BAGRE.??
    QUE AUSTERIDADE É ESSA QUE PAGA 27 MILHÕES EM CHARÁ , UM VELOCISTA QUE SÓ JOGA PRÁ TRÁS , IGUAL CARANGUEIJO.??
    PORTANTO ESSE PAPO É CONVERSA PRÁ BOI DORMIR.
    PARA HOJE É TORCER PARA DERROTAR O CORINTHIANS E DEPOIS VIRAR TORCEDOR DE CEARÁ E FLUMINENSE PARA REBAIXAR AS MARIAS.

  7. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Só nos resta mesmo é torcer para que esses cabeças de bagre vençam para afastar de vez o pesadelo da Segundona.
    Pois, o que está em jogo é a nossa amada Instituição.
    Fica a dúvida no ar. Que algo novo esse timeco irá tirar da cartola para vencer o Corinthians?
    Saudações Alvinegras

  8. Bom Dia! Minha maior preocupação é com o Arbitro da partida – Sr. Paulo Roberto Alves Cunha – aquele que para ser classificado com “ruim”, precisa melhorar muito.

    1. Complementando: o nome do árbitro é Paulo Roberto Alves Júnior. Na foto que ilustra a matéria, notaram a quantidade de “aspones.” Com o Mancini, são 9. Um absurdo!

  9. Não tenho nesse momento mais nada pra escrever a não ser pedir aos céus que ilumine o nosso CAM mais tarde… só a vitória nos interessa pra acabar de vez com essa agonia dos 45 pontos!!!!!!

  10. […]Igualmente, na quarta-feira, frente ao Corinthians no Mineirão.[…]
    Êhhhh…GALO! Dudu permita-me um adendo. O jogo frente aos gambás do itaquerão é hoje, 4ª feira p.v. é contra o time do manequinho. SAN

    1. Meu caro e dileto amiGalo, Zé Roberto (Galo da Mata),
      Agradeço vossa qualificada leitura. Assíduo e atento, passa para corrigir uma falha deste blogueiro. O erro foi meu, me cabendo assumir. Não posso e jamais transfiro essa responsabilidade, como dizer que o momento do time me contaminou. Errei e troquei mesmo os nomes. Já fiz a correção.
      Fosse ali ao lado do Diamond, como temos assistido, não assumiriam e terceirizariam a responsabilidade.
      Nos tempos de hoje, ao que soube ontem, estão “colacionando” nomes de Torcedores indesejados. Como se o eventual mandato e emprego lhes dessem essa faculdade.
      Tenho 62 anos e sou Atleticano tem mais tempo que alguns deles de idade.
      Vida que segue!
      Obrigado! Errei e já corrigi.

      1. A recíproca é verdadeira,meu amigo temporão!
        Plagiando Mário Quintana,já me desculpando pelo atrevimento,a esses amadores digo: “Todos esses que aí estão
        Atravancando e apequenando a caminhada do nosso CAM,
        Eles passarão…
        Eu passarinho! SAN

  11. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    “…vamos lá levar nossa boa energia para tentar algo melhor na próxima temporada.”
    Levar nossa boa energia para esse TIMECO, conforme definido previamente pelo nobre escriba? Eu não! Esse TIMECO não me respeita! Não me representa!
    “Festejo títulos”, gostaria de poder gritar essa frase a plenos pulmões, mas a nossa história centenária não me permite isso.
    Cinquenta anos sem um título brasileiro. Uma copa do Brasil e uma Libertadores.
    Isso são títulos de expressão.
    O RURAL semi amador, comemore quem quiser.
    O que nos leva a pensar que esse TIMECO irá derrotar o Corinthians? Quais foram as mudanças que aconteceram? Novos jogadores entrarão em campo hoje? Novo treinador?
    Nada de novo!
    Enquanto outras torcidas protestam, como a do Palmeiras pela falta de títulos, a nossa prega apoio apaixonado ao TIMECO.
    Teoria do barracão. Estamos satisfeitos com o G16!
    Derrocada possível do rival, eu irei comemorar e muito! Faz parte do futebol, e o pior: FOI O QUE NOS RESTOU!
    Se os homens não mudam as atitudes continuam as mesmas.
    Planejar o próximo ano? Isso me soa como piada!
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!
    ps “obrigado Bragantino!”

    1. Sem mais nada a comentar…
      2020 chegará com a mistica agora o Galo vai…
      E terminará com os lamentos temos de apoiar e em 2021 será diferente…
      Ê meu GALO, diretorias desastrosas e torcedor apaixonado que sempre espera o ano que vem,estão acabando com você…

  12. Salve massa!

    Esta segunda foto do post diz tudo. Um presidente de merda que não entende futebol, um diretor que até agora não diz a que veio e um monte de ex-jogadores que ninguém sabe o que fazem no clube, principalmente Marques.
    Ao contrário do escriba, torço por tropeços de nossos adversários sim, pois pelo menos assim terei a certeza que não iremos cair, já que depender de nosso time e técnico não dá mais, pois eles já mostraram incompetência para isto.
    Quero apenas que meu 2020 comece hoje logo após o jogo, para que eu possa contribuir com movimentos e pessoas, que realmente queiram e tenham cacife para cobrar mudanças, porque de mimimi estou de saco cheio.

  13. Bom dia Avila. Jesus Jesus, tecnico Português, recentemente se declarou apaixonado pelo Flamengo, para em seguida esclarecer que paixao acaba. No caso do Galo, percebo que a paixão do torcedor pelo Clube nao acaba. Mas, na minha opinião, essa paixao está acabando com o Clube, pois os apaixonados estarão apoiando até um time composto por Patrick, Fabio Santos, Di Santos e tendo como idolo o Luan . Eu vejo a torcida do Palmeiras protestando contra o time que perdeu o titulo brasileiro para o Flamengo. Nós, comemorando brasileiro conquistado em 1971 e minguados titulos conquiatados em mais de um século. Em relação a paixao das crianças pelo Galo, permito-me, respeitosamente discordar, pois a nobre Lucy, que frequenta esse espaço, já nos informou que o filho optou pelo Bahia. Tenho conhecimento de varias outras crianças que desistiram do Galo e foram torcer para times do exterior ou de outros Estados. Sem time competitivo e com vexames seguidos, o nosso Galo corre serio risco de tornar-se apenas reduto da paixao incondicional, que nos tempos hodiernos, nao tendo atraído significativas parcelas da nova geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *