Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Carona no estrelato de Sua Majestade

rei013

O Galo, ao longo de nossa convivência de quase 60 anos, sempre me emocionando. Às vésperas desta idade do maior ídolo de todos os tempos, o inesquecível Reinaldo (Rei… Rei… Rei… Reinaldo é nosso Rei!), vivi na manhã e início da tarde de sábado (17 de dezembro) um dia único. Ao seu lado, este blogueiro, como autor, em parceira com seu filho Philipe Van, e o ilustrador Felipe Sunça recebemos centenas de amigos na Loja do Galo da Savassi, no lançamento da versão infantil de sua biografia.

Foram mais de três horas de uma fila interminável, comprovando que quem foi Rei nunca perde a majestade. Eu tive o privilégio de ver Reinaldo sendo lançado aos 16 anos no time profissional e acompanhei toda sua carreira. Muitos que ali estavam só conhecem suas jogadas geniais por imagens que restaram da televisão. Vi, presenciei e testemunhei crianças de todas as idades demonstrando saber e conhecer que foi José Reinaldo de Lima na rica e insuperável história do nosso Clube Atlético Mineiro.

Hoje, ainda envolto na emoção daquele momento, escrevo pouco e coloco para os leitores uma coletânea de fotos do lançamento do livro “O menino Rei”, que está à venda nas Lojas do Galo e nas Livrarias Leitura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

11 thoughts to “Carona no estrelato de Sua Majestade”

  1. O nosso presidente, Nepomuceno, já deve estar de chinelinho e só pensando no cargo que vai exercer na Prefeitura. Enquanto isso, os grandes clubes estão saindo à caça e contratando reforços. Depois Nepomuceno, vai chorar o leite derramado… Vou te dar uma dica: parta firme e contrate o atacante Marinho, do Vitória que andou por aqui em BH sem ser bem aproveitado. Com sua raça e força encaixa como uma luva no Galo e no gosto da torcida. Não dê mole Nepomuceno. Contrate o Marinho e faça um gol de placa. Quem avisa amigo é…..

  2. Também vi o tape do primeiro jogo e o meu estômago continuou embrulhando. Mas você disse uma coisa que me chamou a atenção. Que jogadores atrapalharam o esquema tático do Galo. Que esquema tático? O Galo do MO nunca teve esquema nenhum. Foi sempre uma bagunça generalizada em campo. No segundo jogo você tem toda razão foi mais do mesmo com exceção do Grêmio que entrou em campo já campeão e com inteligência deixou a bola com o Galo que como você disse não sabia o que fazer com ela. Desculpe-me a discordância, no mais, parabéns pelo seu comentário muito pertinente.

  3. Guilherme Bicalho, concordo plenamente!
    Fora Nepomusonso!!!
    Tardelli treina em separado na China e será a grande contratação do Galo. Mais do mesmo. Estão de palhaçada com a torcida! O futebol mudou. Um time vale muito mais que os nomes.

  4. Todas as homenagens para o nosso REInaldo são poucas.Mais uma vez,meus parabéns a você para o Philipe Van, o filho do Rei pelo trabalho ,grande De Ávila .
    E que , em janeiro , o Reinaldo tenha uma festa para os seus 60 anos do tamanho que ele merece !

  5. Caros amigos, tive o trabalho de assistir novamente, nesse fds, aos dois jogos da final da Copa do Brasil. Com mais calma, cheguei à mesma conclusão que tive quando os vi ao vivo: o Galo entregou o título no Mineirão.
    Digo isso porque foi absurda a falta de vontade naquele jogo. Revendo a partida, fiquei assustado com o desinteresse de dois jogadores em especial: Cazares e Maicosuel. Eles estavam apáticos, andando em campo. Não jogaram absolutamente nada e o pior é que comprometeram todo o esquema tático, pois não acompanhavam os adversários nem com os olhos, tamanha a preguiça de ambos. Exatamente neste espaço os volantes gremistas deitaram e rolaram. Outros dois que destoaram negativamente foram Robinho e Donizete. Estavam cansados e sem força física – o que já era esperado pela idade avançada.
    Na zaga, o equatoriano Erazo foi a mesma pereba de sempre.
    Carlos César e Júnior Urso pareciam peladeiros, com enormes dificuldades para dominar a bola e errando passes primários.
    Gabriel, Pratto e Marcos Rocha lutaram bastante, mas faltou fôlego.
    Victor fez dois milagres e evitou vexame maior. Enfim, quase ninguém se salvou. Foi uma partida pra ser esquecida. O Grêmio poderia ter enfiado 5 ou 6 gols, mas fez “apenas” 3.

    No jogo de volta, não houve nada de evolução na organização tática, apenas a vontade foi um pouco maior, mas ainda longe de ser uma equipe competitiva. O Grêmio ficou esperando o tempo passar, abdicou de jogar e deixou a bola com o Galo, que não sabia o que fazer com ela.

    Posto isso, quero dizer que a derrota não foi culpa exclusiva do Marcelo Oliveira, como muitos colocaram. Faltou interesse, vontade de vencer e, principalmente, qualidade técnica. Inclusive, acredito que Marcelo tenha extraído desse time o máximo do que ele podia dar. Na minha modesta opinião, nosso elenco nunca foi o melhor do país, talvez nem entre os 5 melhores esteja. Como disse o próprio treinador no dia da demissão, o elenco é completamente desequilibrado. Temos um amontoado de jogadores, sendo que pouquíssimos deles realmente têm qualidade inquestionável.

    Não sei se Roger Machado conseguirá corrigir nossos problemas. A verdade é que ele tem um abacaxi nas mãos e a diretoria está achando que ele é mágico. Não adianta mudar a receita usando os mesmos ingredientes ruins. Precisamos rejuvenescer o time, trazer atletas de nível e dispensar a tropa de muxibas que habitam a Cidade do Galo.
    Caso contrário, bye bye 2017.

  6. António Melane divulgando em seu blog com exclusividade que o Galo já está com 2 zagueiros contratados. Deu 100% de certeza. E a melhor das notícias: Tardelli está voltando. É certo o seu retorno. GAAAALLLOOOOOOO

  7. Futebolisticamente não sou brasileiro, não torço e nem simpatizo com a seleção e nem com qualquer time brasileiro. Costumava dizer que nunca irei ver a seleção jogar; enganei-me, pois a vi duas vezes: uma contra o Galo e outra o Galo com a camisa da seleção. Por sempre acompanhar o Galo também vi e acompanhei a carreira do Rei e considero que nunca vi outro jogador com a qualidade dele. Surgiu numa época em que éramos presa fácil para a turma do outro lado da lagoa, não obstante o titulo nacional com o time de Dario, estive no Maracanã, mas com a entrada dele então menino nossa história mudou, pois, a partir daí, cada jogo do Galo era uma certeza de lances geniais e vitórias sem precedentes. Obrigado Re.

  8. Bom dia, Eduardo e demais atleticanos pelo mundo. UM COMENTÁRIO INTERATIVO SÓ PRA GENTE SE DIVERTIR UM POUCO. Minha mãe amassava com um garfo a comida do meu avô por que ele não tinha dentes para mastigar. Um dia meu pai comprou um liquidificador e a minha mãe começou a misturar nele a comida do meu avô. Juntava as mesmas coisas que a gente ia comer inclusive carne, misturava, jogava na panela, temperava e ficava uma delícia. Meu avô até engordou um pouco. Lembrando-me disso eu tô aqui pensando: Se juntar Uilson, Cleiton, Alex Silva, Jesiel, Gabriel, Erazo, Filipe Souto, Patric, Carlos César, Leonam, Eron, Lucas Cândido, Yago, Carlos Eduardo, Hyuri, Henrique, Carlos, Clayton, Rafael Moura, Dodô, Renan Oliveira, Pablo, Wescley, Marion, Leleu, Donato e Marcos Rocha. Se eu esqueci alguém pode juntar por sua conta. Se colocar todos eles num liquidificador ou máquina de lavar ou até mesmo numa betoneira, misturar bem, mas bem mesmo, será que ao despejar sairá um time? Um timinho qualquer só para disputar a Florida Cup, o Mineiro e a Primeira Liga. Lembrem-se de que eles fazem parte do “melhor elenco do Brasil”. Aguardo respostas.

    1. Tenho uma máquina de misturar ingredientes para fazer ração lá no meu sítio. Ela serviria também para fazer esta mistura não fosse pelo fato de que ela só mistura bons ingredientes, porcaria, não. Se você quiser testá-la eu empresto.

  9. Enquanto houver uma criança – mesmo que os de camisas feiona digam o contrário, as fotos comprovam esta verdade -o GALO será imortal ! _Estar longe da Capital Mundial do GALO nos faz perder momentos- que são únicos ,diga-se – bacanas, entre vários, como este. Ainda bem que temos este espaço para dividir conosco – ‘exilados’ entre aspas – um pouco deles, e mesmo sendo através de relatos e imagens , dá para sentir a vibe emotiva vivida por aqueles que teem o privilégio de vivenciá-las in loco,como é o caso do nobre amigo . É isso aí prezado , vamos homenagear em vida aqueles que de uma forma ou outra ajudaram a escrever a história do Clube Atlético Mineiro … Vida longa ao nobre escriba , ao REInaldo , ao CAM e #GALOSempre … SAN !

    1. Emocionante , só quem é galo sabe. Este é nosso rei. Vamos ser CAMPEÕES BRASILEIROS 2017.
      porque aqui é Galo. Eu acredito.
      Vou lançar Reinaldo como o próximo técnico do Galo, depois que o Roger sair é claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *