Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Camisas, reforços e intrigas

Foi um lançamento diferente daqueles que a Massa se acostumou ao longo das décadas. Nos meus tempos passados, isso sequer existia e a camisa era praticamente única ao longo das temporadas. De lá para cá, virou um glamour esperar a nova coleção, a exemplo dos desfiles de estilistas famosos, anualmente.

A programação foi longa e os acessos acabaram sofrendo oscilações para cima e para baixo. Quero acreditar ter atingido aos objetivos propostos, inclusive do almejado crescimento das redes sociais Atleticanas. Se no jogo treino no meio da semana, os números online chegaram a algo em torno de 100 mil, ontem foram menores, porém significativos. Quase 50 mil.

Quanto às novas camisas, pude perceber reações divergentes. Ficou evidente que a de goleiro foi mais contestada, notadamente a verde. A cinza é a tradicional e parece agradar mais ao Torcedor. Até mesmo o goleiro Victor confessou preferir essa opção.

A branca é, historicamente, o nosso manto número dois. Muito apreciada. Bonita mesmo. As imagens do CT foram especialmente atrativas aos olhos do Torcedor que acompanhou pelas redes sociais. Enfim, apesar da programação ter sido muito extensa, o Atleticano ficou por exatas quatro horas acompanhando.

Alguns não perdoaram algumas coisas, por exemplo, errar a letra do hino. Tem tempos que isso acontece na arquibancada e muitos imploram por uma ação oficial no sentido de corrigir essa falha. Vamos aprender a letra, gente!

Por fim, ao que interessa, a nova camisa de jogos do Galo. Diferente da branca, trouxe controvérsias. Entretanto, ao meu sentir, vai vender como qualquer outra que fosse lançada. O Atleticano torce pelas cores preta e branca. Eu, pessoalmente, prefiro as listras verticais bem simétricas e sem predominância de qualquer cor sobre a outra. Ainda assim, devo comprar a minha como sempre. Galo é Galo!

Foi legal acompanhar esse momento tão esperado da nova coleção, entretanto, vamos ao que mais nos interessa que é sobre o time e o clube. No domingo, mesmo sem jogos, a pauta de contratações e a política interna seguiram agitando e movimentando as atenções da Massa.

Agora é a vez de se especular sobre a possibilidade do goleiro Everson, do Santos. Foi para o time paulista, a pedido do próprio Sampaoli, sendo que ajuizou a sua equipe por atraso salarial. Insisto, a meu juízo, goleiro tem de jogar bem é debaixo das traves e não com os pés. Mas, o treinador é quem responde pelo assunto.

Também o argentino Nahuel Bustos, dado como definitivamente fora das possibilidades financeiras do Galo pelo presidente Sette, estaria insistindo com seu clube – Talleres da Argentina – em se transferir para Belo Horizonte. Vamos aguardar durante esses próximos dias esses e outros andamentos. No domingo, mesmo sem a presença do Torcedor, o Galo estará de volta para nosso alívio. Depois de mais de quatro meses, não vemos a hora desse retorno.

Por fim, neste final de semana aqui no nosso espaço – sábado e domingo – creio que exaurimos o lamentável ruído político que vem incomodando ao Torcedor. Nosso desejo é que as coisas se acomodem a bem do Galo. Existem três prejudicados com esse imbróglio. O presidente, o prefeito e a instituição Clube Atlético Mineiro. Fossem apenas os dois, nem nos ocuparíamos, mas prejudicar ao Galo o Atleticano não perdoa.

E só me manifestei com aquilo que julgo ser publicável, informações que recebo dessa mistura PBH/CAM – de um lado e do outro – em nada contribuem ao que nos interessa: o Galo. Não podemos misturar gestão pública com interesses do nosso time do coração. Fui!!!

*fotos: Flickr Clube Atlético Mineiro

15 thoughts to “Camisas, reforços e intrigas”

  1. Caro Eduardo, é sempre um prazer ler a sua coluna, acho que seus pensamentos resumem os pensamentos da massa. Realmente concordo, lançamento de camisa virou algo muito chamativo, acho bobeira gastar tanto apenas para mostrar a camisa, um vídeo no site “lojadogalo” seria ótimo e resolveria sem tantos custos. Bem mas o que importa é a camisa, também gosto das listras da mesma largura, mas só de finalmente lançarem a camisa sem patrocinador já vão alavancar as vendas, eu mesmo já comprei a minha. Honestamente as camisas pareciam abadás de tão coloridas. Camisa sem patrocínio é galo e apenas galo. Agora só falta voltar a ver o galão voltar a campo!

  2. Boa tarde,

    A live foi muito legal, o campo ficou muito bonito.
    A música para os jovens é top para os demais boa.
    As camisas ficaram lindas como sempre, porém, mostrar a camisa com o BMG preto foi um tiro no pé, eu mesmo vou esperar para comprar assim.
    Camisas de goleiros meio duvidosas, não possuem nenhum detalhe para se destacar, e a cor cinza e vermelha são de treino, julgo assim por não possuir número.
    Excelente a ideia da venda das camisas sem os patrocínios.
    Fiquei maravilhado com o agasalho, porém o preço é absurdo, haja visto que só está a venda a blusa, em 2019 já era caro agora piorou, mesmo com o desconto de 7%.
    Se ontem o Everson tinha entrado na justiça, hoje também o Sasha entrou.
    Julgo que não existe a necessidade da contratação de outro goleiro, mas, daí a dizer que o Everson é inferior, eu não concordo, pois, sua média de gols tomados é a terceira melhor do mundo.
    Não podemos esquecer que quem encheu os cofres do Galo este ano foi a venda de um goleiro da base, então, um dos goleiros disponíveis deve ter o jogo com os pés bem desenvolvidos, é dar oportunidade para a base.

    Boa semana a todos!

    1. Caro Wellington, acredite, Everson é muito ruim, e é muito inferior aos nossos outros goleiros. A baixa média de gols tomados por ele tem mais relação com a defesa (e com o trabalho do técnico, ainda bem) do que com o goleiro propriamente dito. Acompanhe a manifestação da torcida do santos, que vc há de concordar comigo. Todos por lá, estão muito satisfeitos com a saída dele, e putos, porque por causa do Everson, perderam o Vanderlei (está no grêmio), esse sim, muito bom. Concordo contigo quando diz que não há necessidade de contratar outro goleiro. O Matheus Mendes que está treinando agora com os profissionais é muito bom, e o Cristian, que estão no grupo de transição, tbm é, porém mais novo (acho que 17 ou 18 anos). Além dos dois, temos Victor e Rafael, que dão conta do recado. SAN

  3. Caro ÁVILA ,

    pra ficar só com o primeiro parágrafo de seu
    excelente post , fico a lembrar da emoção de
    um pequeno torcedor , com seus onze anos
    de idade , maravilhado com o uniforme que
    os jogadores usaram na última partida e que
    naquele momento estava dependurado a
    secar no varal depois de , exaustivamente ,
    ser esfregado o tecido de algodão em preto
    e branco .

    Era o que víamos , ao adentrar o estádio ali
    pelas sociais , eu e meu amigo de infância ,
    cujo pai era o presidente na ocasião .

    Íamos pra lá com o Dr Edgar , e enquanto
    ele despachava , batíamos uma bolinha no
    gramado …

  4. Caros,

    Kalil tem meu voto…quem o MENINIM? Querer saber quem é O Meninim é dividir? Pode nosso Galo na mão de um Meninin q nossos atleticanos ñ saber adonde cresceu. Quien le son los bisabuelos? Galo é tradição e é FAMIGLIA! ? ! Pera lá, irmão, futebol é DINHEIRO e ele, como o nome diz, é o NOVO, começou agora (seria ele a RENOVAÇÃO?). É brincadeira? E de mãos dados com o BANCÁRIO q todos conhecem do verão passado, Mister série B! Qnd vejo tanta ação abNEGADA sinto q o JABA tá passando do ponto, êta cheirinho bom, meu Deu$…E pq Kalil estaria fora? Me gusta mucho la patuscada…É oposição a q? Mesmo pq, qnt pior pra aumentar o miasma, o Bocarra ia fazer necessidades nos becos e passear pelas bem cuidadas ruas da capital, ao mesmo tempo agora…o maior CAPITAL do Kalil dentro do CAM é simbólico…Quem é Meninim perto do Kalil qnd este era apenas um Boquinha e ñ O BOCARRA? Kalil ñ é oposição a nada. E a divisão do BUTIM da Joia Santa de Lourdes? Sujeitos devotos, diria, um BANDO DE ABENEGADOS! Alto lá! prometeram uma quitandinha pro Kalilzim Neto, apertadinha ali entre o Mequidonaldo e o AssakaBrasa, de frente pro ArtMan, e ainda tem o Parking lot FREE. Kalil o q mais quer?..

    O de q a FAMIGLIA toda bem situada na oposição entre si e os seus, o de mais gosta é dos JABOGUÊROS anti política! Ô Neutrão plantonista!?! E aquela famosa MASSA, outrora aguerrida, cada vez mais distante e ALIENADA do clube…Agora é a vez do NOVO! aiaiai…agora é a vez do Meninim! (Ô pessoal! nada contra, muito antes pelo contrário… entendam! É a democracia alvinegra?!)

    …Sras, Srs e afins, claro o Cantim só de atleticanos ABNEGADOS, VIVA A ATLETICANIDADE!, querer defender um conto de fadas intitulado Cia 7 de Meninim & Guimarães contra Kalil. Ñ penso q é MAUCARATISMO! Kalil valia ANTES, dentro do Galo desde meninim (a maioria do tempo coçando o saco na maior cara dura, diga-se), e agora é OPOSIÇÃO? Ora, quem propiciou a “VENDA” – considerar pra manter o nível da conversa -, quem propiciou toda a ideia de ESTÁDIO e quem propiciou a “volta por cima” de Guimarães e Cia para dentro do Galo, pós VEXAME. Guimarães é um BANCÁRIO sem ideias de futebol. FATO! Pensando bem, futebol é NEGÓCIO, só negócio, O NOVO FUTEBOL! É tudo NOVO hj em dia! E Meninim? Frequentou o pré primário? (ñ importa, o q vale é o perfume base cifrão, uma bagatela!).. talvez até seja neto do HOMÃO! TODA essa patota é conta do Kalil. Como assim querem o Kalil fora? A aritmética e o conto da carochinha prá deversionismo da turma do portão 7, a turma Senta ai!, ñ fecham! Kalil é REI! Respeitem!

    Obs.: o q apavora a essa hora: Pq todo time fudido começa por um PREZEPÊRO e pq todo grande time em formação arruma primeiramente a META!
    1. a festa é em cima de um reserva de um CLUBECO q hj só sabemos notícias qnd abrimos a nota policial…O garoto de 30 anos (começo entender a onda meninim q tomou conta do nosso Galo) nunca jogou, onde? Ah! só lhe faltou oportunidade! E todos dizem q é um grande goleiro, q estamos bem servidos. Q tipo de crença é essa? Pq os Atleticanos somos assim ou essa contratação é no mínimo duvidosa? Quem tá bancando, se me perguntas? Agora tentam um prezepero NOVO de Santos…q crença é essa? Ali onde fica o ARQUEIRO ñ é posição pará ficar de brincadeira ou de palhaçada ou de cruzeradas! Fica a dica!

    Sampaoli tem razão, precisa GOLEIRO de verdade, isso se a turma descartar o SÃO VITOR, ainda o melhor q temos (com a saída do Pastor mamador pilantra São Vitor tem tudo prá voltar ao panteão!)

    2. comentarista do Cantinho Só Nosso de Atleticanidades A mil afirmou no De volta ao coração da Massa, 15 de julho de 2020 às 15:03: “…Mattos juntamente com o Menin estão certos qdo falaram q o projeto é p daqui a cinco anos.”… Ou seja, se Meninim e Mattos falaram isso já assimilaram rapidim a filosofia completa e cabal da TURMA PORTÃO 7, ô turma SEMVERGONHA, viu!
    …Só q jogaram o famoso ANOQVEM prá daqui 5 anos (>><<)…A turma tá pedindo prazo, é piada ou Eu acredito?

    E O ESTÁDIO, SAI OU NUM SAI? 1º foi o capecetim q num queria sair do terreno q ocupa desde
    Cabral das caravelas. Depois, dificuldade de conseguir um trator…Agora essa de Meninim com Bocarra? Tenham paciência! Resolvam esse prezepada logo, aí, pode ser até no tapa, no duelo. Porém, o certo é continuar o projeto VENCEDOR! Comprar Pastores, patriques & natã, VENDER as jóias, a Vila, o Labareda, arrendar pro BMG o Maior CT do Brasil!…Feito isso, QUEREMOS TIME pra AGORA! time bom, competitivo, com jogadores de verdade. Ou queremos a formação de um amontoado pro AnoQVem daqui 5 ANOS!

    AQUI É SÓ GALO! Política é coisa de FANFARRÃO!

    GALO SEMPRE!

  5. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!

    Gostei do Manto, sempre é bom inovar. Os cofres do Clube agradeçe.

    Mas para mim, o mais importante e o que decide dentro de campo, é aquela peça que está dentro do manto. Camisa não ganha jogo.

    Ansioso pela chegada dos reforços.

    Saudações Alvinegras,

  6. Camisas lindas, sem dúvida alguma. Evento OK, mas é o que tem pra hoje, em tempos de politicamente correto. Gostei muito da resiliência da diretoria, ao bancar a apresentação da moça, apesar do MIMIMI de certos torcedores que se julgam maior que o clube. Ontem, vendo uma live de atleticanos, um senhor que dela participava disse que o CAM é maior que seus dirigentes e seus jogadores, mas não é maior que a torcida. Poucas vezes ouvi coisa mais bizarra que isso. Não há termos de comparação entre o CAM e sua torcida. Esta é NADA diante da grandeza do clube, e grande parte nem o hino sabe cantar, como lamenta o blogueiro, a quem faço coro nesse particular. Meus ídolos são Reinaldo, Cerezo, Palinha, Éder, Guilherme… jogadores fantásticos, e que inclusive já jogaram no outro lado da Lagoa. Profissionais, mas deixaram tudo que podiam em campo quando envergaram nossa camisa. Não ídolos dirigentes… mas se os tivesse, jamais escolheria aquele que nos jogou na 2a. divisão, por escolha individual de “treinadores” bom de prosa e ruins de serviço. Quanto mais ruim de serviço e mais bons de prosa, mais o cidadão morria abraçado. Aqui, é preciso reverenciar a torcida, pois RG, de longe O PIOR DIRIGENTE DE TODOS OS TEMPOS DO CAM, nos rebaixou uma vez, mas tentou nos rebaixar várias outras. Ocorre que a força da massa, exigindo a dispensa dos falsos treinadores bons de prosa e péssimos de serviço, nos livrou de tantos outros descensos. Graças ao torcedor o Galo promoveu um (péssimo) rodízio de técnicos, à base de dois por ano na média. Ocorre que, não fosse isso, seria ainda pior: morreríamos abraçados aos sucessores de Tite, tão ao gosto do pior dirigente que o Galo já teve, e, creio, jamais terá pior. Um torcedor humilde tira de onde nem tem para comprar uma lembrancinha do Galo ou assistir a um jogo ao vivo, e ainda é brindado com organizadas chulas que nem o hino sabem cantar. Para esse, tiro o meu chapéu. Para bilionário herdeiro que doa o que ganhou e que lhe sobeja, para pagar de filantropo, meu repúdio. Tanto mais para aqueles que, se achando tanto e tanto tendo em termos financeiros (herdado), nos presenteia com o inferno. Saber que ele está de volta dando as cartas me arrepia até a alma. Que Deus nos proteja.

    1. Amigão Maurício:

      Sem a torcida, o Galo ñ existiria. Creio que ambos se completam. Mesmo tamanho, mesma importância.

      Quanto a cantora, concordo com a maioria, pega muito mal trazer uma flamenguista e pior ainda, manter um cruzeirense trabalhando dentro do clube. No mínimo, estranho.

      Nao atoa disse aqui neste espaço democrático, amiúde vezes, que esse sujeito/presida, pode ser Maria.

      Péssimo presidente. Tá fazendo time agora, apenas para se reeleger. É o que vai ocorrer. Tudo isso eu havia previsto, basta lerem meus textos anteriores.

      E a fortuna jogada na lata do lixo nos dois primeiros anos? Quem paga? As dívidas que foram aumentadas absurdamente?

      O desprestígio acumulado durante administração desse senhor, é enorme.

      Abraço

  7. Bom dia Massa e Guru

    Para mim, a divulgação da nova coleção do manto foi um sucesso, apesar de um pouco demorada. Acredito que tem muita gente ai hoje, que está com a língua queimada com as críticas antecipadas, baseadas numa uma foto escrota tirada por alguém tão escroto como.
    Até a polêmica da BBB (até canta bem) que não soube cantar o hino do clube, aliada as entrevistas com Keno e Alonso que estavam nitidamente fora do contexto e tímidos, tiraram o brilhantismo do evento. Aliás, contrapondo a entrevista deles, foi muito bacana a escolha de Marquinhos que com seu sorriso, passou a emoção de uma criança quando ganha um brinquedo novo.
    A destacar também foram os detalhes na nova coleção, sinalizando que o efeito Flávio Manto da Massa, foi absorvido pela Le Coq Sportif e estará presente nos futuros lançamentos. De resto, foi um show, principalmente os efeitos visuais, a lembrança do 9×2, mas nada comparado a apresentação da linda e simpática modelo Hadassa Baptista, que brilhou encarnando o espírito da torcida em sua performance.

    #Show Hadassa, aqui é Galo!!!!

  8. Antes de mais nada, que maravilha abrir essa página e ver a Hadassa. Mulherão linda que abrilhantou o desfile. Os homens também. Já descobriram que a bela modelo loira é maria. Profissional, fez o seu trabalho muito bem.
    Ué, a convidada não iria movimentar o canal? A audiência simultânea caiu 50% em relação ao jogo-treino que foi em dia útil pela manhã. O que vi foi uma dúzia de adolescentes tumultuando o chat, falando da moça e nada do CAM.
    Um dia irão entender que o Torcedor, que faz o tal engajamento pretendido nas redes sociais, que atrai visibilidade para a marca CAM/Galo, em eventos ligados ao Clube gosta de estar entre os seus. Gosta de ver e ouvir histórias do seus…
    Porém, fora a péssima escolha da moçoila, organização e produção excelentes. Como atração o Felipe, salvou. Aplausos.
    Que delícia assistir Léo Silva, Reinaldo, Victor e outros. Muito bom os vídeos enviados por Torcedores. Pinel e Kika merecem destaque especial pela competência e a emoção transmitida durante toda a live, em especial ao falarem do escudo refletido no gramado.
    Alonso, cara de mau, já virou o queridinho da Massa.
    Camisas lindas, amei. Espero que um dia resolvam fazer uma com listras horizontais, por que não? E que voltem com as meias listradas. Seria show.
    Por fim, quanta alegria em ver nosso CT tão lindo. Lembrando que a Cidade do Galo só existe graças também ao visionário Elias Kalil que comprou aquele terreno, é claro, mas MUITO graças à paixão de Torcedor do Ricardo que junto aos “Amigos do Galo” tocou esse projeto.
    Financiou parte da obra e DOOU um terreno – hoje avaliado em 30 milhões – para expansão. Quem não te conhece vomita muita merda por aí, mas você sempre discreto ajudando o CAM em tudo. Se live ontem foi nesse lugar tão lindo, você faz muito parte disso, Ricardo!
    Em tempo, o João Victor Xavier disse que o Galo tentou Balotelli. Agora que estamos nos livrando do bagunceiro Cazares? Mas, não duvido que muitos buscariam no aeroporto.

  9. Quanto ao lançamento dos nossos novos uniformes, lamento o fraco nível do evento, com “música” de péssima qualidade, com “artistas” capazes de envergonhar o mais obtuso dos brasileiros, e, com apresentadores, em que pese o caráter institucional da transmissão da Tv Galo, totalmente sem conteúdo, abusando das perguntas inócuas e vazias. Muito ruim o evento. Quanto à contratação do goleiro Everson, sendo verdade, lamento! Ele é muito ruim e muito inferior ao Rafael e Victor. Sampaoli fez o mesmo no Santos. Barrou o ótimo Vanderlei, hj no Grêmio, e bancou o fraco Everson. Espero que a Diretoria não banque essa péssima ideia e invista nossos parcos recursos em outros jogadores, de posições realmente carentes. SAN

  10. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    só mesmo o Galo para me fazer ficar quase quatro horas em frente a um computador, ouvindo aquela sofrência, sei que muita gente gosta, mas eu não… Bem, mas não foi por causa da música que fiquei, fiquei pra ver a nossa camisa… Penso que o que atrapalha tudo na vida é a expectativa, se esperamos muito, se vier um pouco menos, ficamos decepcionados, se pouco esperamos, o que vier a mais já nos empolga…. Pena que os tempos atuais são de alta expectativa com relação a tudo…
    Gostei nas camisas, são bem feitas e os detalhes impressionam… A camisa de treino que pensei que era do ano passado, aquela que o Galo usou no jogo treino contra o coelho, é a atual…. Bem feia na minha opinião!!!! Mas a branca de treino da comissão técnica é bem legal!!!!
    Como já disse, só por ser uma camisa do Galo já é , pra mim, a mais linda do mundo!!!
    Gostei da fala do executivo da Le Coq Sportif….
    Quanto ao hino, parece que eles trocaram a última estrofe,” Lutar, Lutar, Lutar
    Com toda nossa raça pra vencer, Clube Atlético Mineiro, Uma vez até morrer.” por “Lutar, Lutar, Lutar, Pelos gramados do mundo pra vencer, Clube Atlético Mineiro, Uma vez até morrer”, repetiram a terceira estrofe…
    Já externei minha opinião sobre a disputa política nos Galo e a quem interessa, e também ao lado de quem eu estou….
    OBS: Como é linda essa modelo da foto!!!!!! Me parece que o nome dela é Adessa ou algo assim!!!! Bom demais começar a semana com essa imagem!!!!
    Uma ótima semana a todos e DOMINGO TEM GALO!!!!

    1. Como disse a Lucy o nome da nossa “pérola negra” é Hadassa, que além do ballet clássico e contemporâneo e do jazz, também canta nas horas vagas. “Começou por apenas diversão, mas ainda quero colocar em prática. Quem sabe um dia!”, Valeu menina!!! O manto sagrado ficou mais lindo em você!!!!!!!

  11. Prezado Blogueiro, o senhor comenteu de um equívoco, as listras da camisa do galo são verticais e não horizontais.
    Ps. Estou tentando falar com vc mas o telefone que tenho seu não completa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *