Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Deixem o Galo em paz

O nosso time é a união de todas as raças, crenças e ideologias. Para quem, como eu, frequenta estádio tem mais de 50 anos, já teve oportunidade de comemorar e abraçar pessoas que nunca mais revimos.

Lembro-me ainda adolescente, isso lá nos anos 70, Mineirão lotado; aproximou-se uma vistosa morena sambando e demos um beijo como se fossemos amantes apaixonados. A Massa festejou como se fosse o gol do título.

Ao longo desse tempo percorrido com o Galo, já torci e vibrei com o time ao lado de adversários políticos, – lá na minha Araxá, nos anos 80 quando fui vereador – e abraçados, comemoramos vitórias. Aqui em Belo Horizonte, para onde retornei, no início dos anos 90, igualmente, pude dividir espaço com quem pensa diferente do que sonho em termos de justiça social.

Inúmeras vezes, pelos bares e ruas da cidade, comemorei títulos abraçando brancos, mulatos, negros e todas as cores de pele, irmanados pela emoção que o nosso time proporciona ao Atleticano. Viagens com grupos de Torcedores fossem de ônibus, utilitários, carro ou avião. Para o interior, outros estados e até países. Algumas boas amizades permanecem ao longo da vida.

Sou religioso e frequento Casa de Oração faz décadas. Lá mesmo nos identificamos como irmãos da fé religiosa e Atleticana. Outras convicções religiosas, por mais diferentes que sejam a minha, também fazem parte dessa rica convivência em torno da nossa paixão comum, o Clube Atlético Mineiro.

Faço todas essas considerações e digressão dos tempos atuais, para reclamar veementemente contra a politicagem que estão tentando impor e atrapalhar esse momento de recuperação da nossa fidelidade com o time. É inadmissível que projetos políticos pessoais – dentro ou fora do Galo – coloquem em risco um trabalho de reconstrução que vem sendo implementado.

O Galo não pode servir a interesses de pessoas ou grupos, por mais vitoriosa que tenha sido a passagem de qualquer um entre nós, desde Torcedores, dirigentes, treinadores ou jogadores. O Atleticano sabe muito bem quem se doou e nos fez comemorar títulos épicos, mas saberá mais ainda penalizar quaisquer que sejam a prejudicar nossa escalada.

Estamos vivendo um momento especial, com contratações e construção de estádio, tendo como nosso benfeitor mor a família Menin. Tanto Rubens quanto Rafael, pai e filho, estão empenhados em nos brindar com melhores dias e tempos. Serão eternamente reconhecidos e lembrados pela Massa.

Não vou entrar no mérito, mas está tão exposta à motivação política visando atrasar medidas urgentes, que o Atleticano está de olho no passo a passo dessa movimentação. Convocação de reunião do Conselho com prazos vencendo, alvará de obra do estádio sendo retardado, tudo em nome da desavença pessoal.

Não podia existir momento mais impróprio para essa sacanagem. O Campeonato Mineiro está sendo retomado já no próximo final de semana. Com a liberação de Belo Horizonte para os jogos restantes, ontem ficou confirmado que o Galo fará os dois jogos da fase de classificação em casa, uma vez que o Independência tem a cara do Galo.

Então, Atleticanas e Atleticanos mesmo sem público vão enviar boas energias para o time nas partidas do estadual e confirmar quem é o maior de Minas. Somos todos Galo. Seja da esquerda, centro ou direita. Pretos, mulatos, pardos ou brancos. Católicos, evangélicos ou kardecistas. E outras situações que não mencionei.

Aqui é Galo, po##@!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

21 thoughts to “Deixem o Galo em paz”

  1. Excelente e bem a tempo seu texto, Eduardo!
    Muitíssimo bem complementado pela Lucy.
    Alguém Atleticano acha que o Castellar tem cacife prá bancar essa situação???
    Kalil: não manche e nem apague sua história no Galo!!

  2. Boa Noite,

    O problema do Kalil sempre foi a vaidade.
    Ao indicar pessoas que ele próprio sabia que não o substituiria a altura, queria manter sua fama de se o melhor.
    Agora ao perceber que a massa está dando méritos a outros que estão ajudando o Galo, procura atrapalhar, sem medir as consequências, porque o que vale mesmo é sempre seu ego.
    Num momento de calmaria e união entre torcida e time, bem está política nojenta querer aparecer e prejudicar nosso Galo.
    Fico triste mas não fui pego de surpresa, de político pode se esperar tudo.

  3. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanas!
    Não vale a pena nos desgastarmos com coisas passadas. Quem foi melhor, quem foi pior ou quem foi diferente. Somos apaixonados pela instituição atlético Mineiro. Poucos são os torcedores que estão se lixando com esta briga, se é realmente que existe briga entre as mesmas correntes que sempre dominaram o Atlético. O que o torcedor quer são resultados. Prova disto está na mudança de atitude de grande parte dos torcedores do galo. Até ontem, uma administração nefasta a do Sete Câmara e hoje estamos se não aplaudindo, pelo menos condecedentes com o que ocorreu no passado. Com certeza,esta disputada de vaidades entre os prováveis candidatos à presidência do galo, não faz bem à instituição, embora faça parte do jogo político. Amigos hoje, adversários amanhã. O que importa para nós neste momento de euforia, seria paz. Poucos são os que elegem o presidente. A carta do baralho já está marcada. Ganhe quem ganhar, o que precisa urgentemente é a mudança de estatuto, com a responsabilização dos dirigentes por atos nefastos ao clube. Por isso mesmo, precisamos, nós torcedores, não somente ter voz, mas mais do que isso, precisamos ter votos , para que possamos fazer parte dos destinos do galo. Até agora, por mais que gritemos, nossa voz pouco será ouvida. Muda -se o estatuto com abrangência maior dos sócios que podem votar, ou então vamos continuar no mesmo do mesmo. O que interessa mesmo ao torcedor, são vitórias no campo de futebol. Se o galo ganhar o campeonato brasileiro da primeira divisão, todo o passado será esquecido de os diretores serão reverenciados pela galera. Por isso mesmo, sendo todos farinha do mesmo saco, que vença o menos pior. Até as eleições, vamos conviver com essa situação de disputa, até então adormecida.
    O que interessa são resultados, se não vierem, as nossas críticas contumazes!
    Hoje e sempre, galo!!!

  4. boa tarde Eduardo e massa. grande texto Eduardo. ja disse aqui e repito. kalil para mim foi o maior presidente do galo. eo 7 câmera um dos piores presidente do galo até agora. não que queira defender o Kalil. mas esta briga de poderes não é boa para o galo. quero nosso galo de volta com grandes vitórias e títulos não importo quem seja o presidente do galo. bom final de semana aos amigalos. e cuida-se do vírus. vai galooo.

  5. Kalil e os seus são dirigentes eternos no GALO, JAMAIS SERÃO APAGAGADOS. Hoje firmamos o nosso apoio a quem nos dá ESPERANÇA DE TÍTULOS COM UMA BOA GESTÃO, e é essa diretoria que está aí, com os patrocinadores, apoiadores, etc… Penso que essa briga passa por ACORDOS POLÍTICOS: ELEIÇÃO DO GALO X ELEIÇÃO MUNICIPAL. Se Kalil tá perdendo o apoio de bolsminions isso é muito bom, quer dizer que tá no caminho certo, tá governando para o POVÃO. Se deixar o GALO caminhar o POVÃO estará contigo, pois, GALO É POVÃO. RAFAEL, MARIANO, BUENO, ALONSO e ARANA. ALLAN e FRANCO. SAVARINO, MARRONY, BUSTOS (SASHA) e KENO.

  6. Vamos lá , só retirando uma coisa aqui , outra ali .

    MAURÍCIO
    “Kalil é o que mais venceu – E SEM MECENATO ? ”
    Tem certeza que não havia o BMG na parada ?

    MARIANA
    “Vinha numa crescente com decisões acertadas
    para o COVID e perdeu grande parte para a
    TORCIDA BOLSONARISTA ?????”

    Lojistas ,comerciantes , autônomos ,prestadores
    de serviços , liberais , operários da construção
    civil , mais de 150 mil empregos destruídos e a
    certeza que mais de 40% deles não recuperam ,
    e essa turma é a “torcida bolsonarista” ???
    Então ‘tá !!!

    LUCY
    “Tenho visto muita gente chamando parte da
    torcida de fãs de bilionários. Eu sou fã , sim …”

    Pois é, LUCY , essa mesma turma é aquela que
    pede quinhentos jogadores milionários com
    seus astronômicos salários e depois questiona
    a diretoria pela quebradeira do clube .

    Provavelmente devem correr uma rifa entre a
    torcida na arquibancada e pedir para cada um
    dos torcedores vender uma cartela com dez
    bilhetes para concorrer a um iphone .

    Essa é a minha postagem por hoje .

    p.s.
    Vi hoje alguns lances e gols de antanho , como
    faço diariamente .
    Numa falta a ser cobrada , no lance estavam a
    discutir quem iria bater , dois caras :
    NELINHO E ÉDER !!!

  7. Boa tarde!
    Eu ia escrever alguma coisa mas depois de ler Lucy, além do mestre de barbas, escrever mais o quê!?
    SAN!!

  8. Nunca discuti a importância do Kalil na história do CAM. O presidente mais vencedor, para muitos o maior.
    Sempre soube que é autoritário, centralizador e vaidoso (isso é coisa do outro lado), desconhece gestão de pessoas. Não sabe negociar com quem diverge de suas ideias. Não aceita opiniões contrarias, não aceita oposição.
    Kalil sempre jogou a Torcida contra o Guimarães, e saia vitorioso porque parte dela apenas vê o Ricardo como “o único responsável pelo rebaixamento”, como se ele – Atleticano nato – tivesse gostado disso. Esquecem que o auxílio de RG evitou outros tantos rebaixamentos.
    Agora, contra os Menins, iria dizer o quê? Confesso que me surpreendeu MUITO saber que foi capaz de, para tentar eliminar adversários, colocar em risco o projeto árduo, bem feito, que tem sido implementado no Clube.
    Tenho visto muita gente chamando parte da Torcida de “fãs de bilionários”. Eu sou fã, sim, do excelente trabalho de reconstrução que se iniciou no Galo, sou fã de transparência. Não preciso falar da Arena MRV e da montagem do Time.
    Quero lembrá-los que através da auditoria e consultoria, contratadas e pagas pelo Rafael, os cofres do Clube deixarão de gastar aproximadamente 6 milhões/mês com supérfluos, excessos e principalmente apadrinhados do Sr Alexandre Kalil. Ressalto ainda a elaboração de um novo Estatuto que será apresentado ao Conselho em “4 ou 5 meses”, palavra do Rafael.
    Para quem nunca foi bem sucedido sozinho, e se acostumou a vencer na vida pendurado ao escudo do Galo, não deve estar sendo fácil.
    No futebol moderno, Clubes que querem ser vitoriosos, protagonistas não podem estar atrelados à figuras como Juvenal Juvêncio, Eurico Miranda , Zezé Perrela e Kalil. Vencedores, sim, boquirrotos idem. E péssimos gestores.
    Que sua megalomania o permita aceitar que o CAM é maior que ele. Basta, Kalil!
    Obs.: Não vou perder tempo falando de 7, é só um fantoche que mudou de ventríloquo.

    1. Não precisa falar mais nada!!
      Até como “mal necessário “ Kalil deixou de existir!! Pelo menos para mim!!
      Basta, o galo não precisa desse tipo de gente preocupada com o próprio bem estar!

    2. Prezada Lucy,

      De acordo com seu texto, a única coisa que eu gostaria de ver no novo estatuto é o CPF do gestor como responsável. Chega de passar dívidas para as gestões futuras, é por isso que sempre estamos patinando. Kalil tchau.

  9. Bom dia a todos! Como sou um democrata nato e militante, como dizia o lendário Odorico Paraguassú, sempre fui a favor da oposição. Inclusive já expus meus pensamentos no Blog. Porém sempre a favor de oposição no campo das idéias, sempre visando o bem maior do Galo. Agora oposição com interesses baixos e políticos, não cabe neste momento do Galo. Kalil, foi brilhante em seu tempo, e será um eterno vencedor. Mas deixe o Galo para outras mãos e siga em seus interesses políticos. Sempre fala que não faz política, mas é só o que faz. E também não pode ser contrariado que faz beicinho e fica raivoso. Não é o momento de mudanças no momento. Agora que o 7C arrumou um mecenas, que também está ajudando demais o Galo, deixe ele terminar a obra!

    1. Chega de Kalil. O Galo só ganhou o que ganhou nos anos do Kalil, por causa do apoio financeiro do Ricardo Guimarães pra montar aquele time. Agora com o apoio também do Rubens Menin temos tudo para ficar quase imbatíveis.

      Kalil só pensa nos interesses próprios. Foi o primeiro a pular fora do barco quando viu que o time estava para cair, e agora se voltou contra os 2 maiores investidores que o Galo tem porque começaram a cortar o cabide de empregos que ele mantinha no clube.

      FORA KALIL! E aproveite e suma da prefeitura também!

  10. Oposição, enfim. O vaidoso presidente, que só está presidente graças ao Kalil (erro crasso deste, diga-se), ameaça ir à justiça contra quem ousar ser oposição. Quem liga? Oposição, graças a Deus. Nem quero saber quem está certo nesse imbroglio (provavelmente ambos estão errados), mas só de saber que há oposição já sei que é bom. E como Kalil é, de longe, o presidente (ou ex-presidente) que mais venceu – e sem mecenato – é claro que só poderia haver oposição entre as facções outrora kalinianas. Em outras palavras, Kalil é o único protagonista, em torno de quem gravitam a situação, ora travestida de oposição, e a nova oposição (Castellar), que em relação ao Kalil é situação. Confuso, como tudo no Galo. É claro que os dólares do vovô, no momento, desequilibram a balança em prol do atual presidente, talvez o segundo pior da história (a marca de pior acho que ninguém vai tirar de R.G. nunca). Mariana Capachi advoga que a torcida do Galo deve se desvincular de Kalil. De minha parte, não, obrigado. Prefiro me desvincular de R.G e 7C mesmo. Kalil nos levou ao topo das Américas. R.G nos levou ao abismo da Série B, para onde caminhávamos em passos firmes e resolutos nas mãos do péssimo 7C, até que o vovô resolveu disponibilizar a senha do cofre, em nome da exposição das marcas de suas empresas e, penso eu, a fim de ganhar estofo popular contra acusações de sonegação fiscal por parte da Receita Federal. Temos oposição, enfim, mas, por incrível que possa parecer, a oposição está no poder (é, no Galo isso é possível). Como disse, e repito, o protagonista é Kalil, e seu pupilo, ao subir ao trono resolver lhe fazer oposição. E isso já tem sido bom para o Galo. Enquanto 7C foi situação, sua atuação foi abaixo do medíocre. Quem sabe agora na condição de “presidente de oposição” (já que foi graças ao Kalil que se elegeu, e agora contra ele se volta) faça melhor, não é mesmo?! A calmaria no Galo, enquanto a tragédia se anunciava, já estava dando nos nervos. Habemus contrariorum.. que bom.

    1. Kaliu nós levou até a América! Certo!!! Mas isso não lhe dá o direito de achar que é dono do Galão, que somente pessoas indicadas por ele são aptas e capazes. Já chega de kaliu mimado, aquele que não pode ser contrariado senão faz birra! Isso é coisa de Maria!!!

  11. Boi de piranha purinho,nobre Ermitão temporão! O q um cheque em branco não produz,hein! De uma hora p outra até a rainha da Inglaterra passa a ser expert em física quântica,pressionante!
    Depois não entendem o pq de estarmos na fila a tanto tempo,tsc tsc tsc… Eh isso mesmo, sempre,eu disse sempre jogaram p a galera q compra facim…facim… !!! O interesse aí é político,quem é mais atento percebe, e o CAM mais uma vez é usado como cortina de fumaça.
    A tal “urgência” deveria ter acontecido em 30/03 é só ligar os pontos e binnngggoooo… sem mais! Saudações Atleticanas.

  12. Bom dia Eduardo, Lucy, Mariana,atleticanos e atleticanas,
    concordo com a Mariana, O galo não pode ficar à mercê de vaidades pessoais…. O contraditório é saudável em qualquer atividade, e no futebol não poderia deixar de ser diferente… Mas tem que ser consciente e sempre pensando no bem comum…
    Atrasar uma convocação de reunião que prejudicaria imensamente o Galo só para atrapalhar um candidato contrário??? Isso é papel de um verdadeiro atleticano??? Nenhum atleticano, adiversário ou não pode querer o mal do Galo!!!!!!
    Atrasar a alvará da construção do nosso sonho (pelo menos da grande maioria) que é o nosso estádio, por vaidade pessoal????
    A hora é de união!!!! Estamos vivendo um momento único e vaidades pessoais tem que colocadas de lado em prol do bem comum….
    Que essas pessoas se encontrem e resolvam suas diferenças sem prejudicar o nosso time!!!
    Estamos atentos e se enganam aqueles que pensam que atitudes contra o Galo não respingam em carreiras políticas!!!!!! Não mexam com a nossa paixão!!!!
    um ótimo sábado a todos e, Marina, apareça mais vezes… Precisamos de mais comentários femininos….

  13. Reitero o que já disse aqui diversas vezes: Como é difícil para o Atlético desvencilhar-se do passado. Em relação ao post, Eduardo, admiro sua polidez. O fato é que esses V A G A B U N D O S insitem em não conseguem deixar o nosso Galo em paz. Transparência e modernidade já!!!!

  14. Bom dia Massa e Guru

    Atlético Mineiro é maior do que todos os protagonistas desta briga política idiota que vem atrapalhando este momento promissor pelo qual o clube está passando. Mas nós torcedores ao contrário de um passado recente (Graças a Deus) hoje, somos mais politizados, ligados às questões administrativas e financeiras do clube e principalmente mais informados para discernir nesta história quem é o verdadeiro bandido, e não vamos deixar que egos de pessoas que deveriam colocar o clube em primeiro plano, venham destruir nossa instituição.
    A minha maior preocupação se torna maior, pelo fato de que as eleições para a prefeitura de BH ocorrerá em novembro antes da eleição para a presidência do clube, ou seja, há indícios de que esta briga será muito maior e desleal no momento onde o clube precisará mais do que nunca de coesão.
    Mas deixo aqui um recado para estes incautos, que estão prejudicando o clube visando somente o seu bem estar:
    A torcida não vai aceitar que qualquer oportunista aproveite da situação para prejudicar o clube. Estaremos vigilantes e iremos até as ultimas consequências para defender a instituição que tanto amamos, então fiquem espertos!!!!!

  15. Sempre sou massacrada entre os atleticanos quando digo que a torcida do Galo precisa se desvincular do Kalil, e o Kalil precisa se desvincular do Galo. Temos experiências no Brasil todo de clubes que ficaram reféns de personalidades que se achavam vitalícias na presidência, como Eurico Miranda no Vasco e Marcelo Guimarães no Bahia. Experiências desastrosas (Em Salvador a família Guimarães chegou a ser banida dos jogos do Bahia na Fonte Nova). Em BH acontece o mesmo. Quando recebe oposição, Kalil “joga contra” para depois aparecer como “o Salvador da Pátria”. E há até pouco tempo a torcida abraçava essa ideia. Precisamos olhar pra frente. O passado tem seu lugar na história, e isso ninguém tira dele. Mas é difícil pra torcida do Galo desconstruir mitos. Confundem olhar para frente com ingratidão. Tanto com jogadores consagrados, quanto ao “mito Kalil”. Mas chegou um momento que o próprio Kalil está facilitando o trabalho, e se ele não recuar, vai inclusive culminar atingindo sua carreira política, que vinha numa crescente e que com as ações com a Covid-19 (a meu ver a maioria acertadas), já perdeu grande parte da torcida Bolsonarista. Ou ele quer ser político, ou ele volta para o Galo (deixando claro que eu não desejo isso, acho q a era Kalil já acabou). “Combinar as duas coisas não combina”. (Terminei com uma redundância porque essa é hoje a imagem do Kalil pra mim quanto ao Galo).

    1. Meu pensamento é convergente com sua opinião, Kalil faz mal para o Galo. Aliás esse feudo que toma conta o CAM é, ao meu ver, extremamente danoso para o Clube, que SEMPRE foi mal gerido, sob meu ponto de vista. Acho que passou da hora o Galo torna-se clube empresa, penso ser a única forma de conquistarmos títulos, esse feudo que toma conta ao que parece quer tudo menos títulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *