Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Barrados no baile

Pois bem, enfim de volta! Sem a nossa presença física nas arquibancadas. Sem aquele calor que só o Atleticano sabe fazer para incendiar nosso time no gramado. Eu, como blogüeiro, até tentei ir nessa condição. Fiz tudo que pude, mas acabei também barrado pelos protocolos e exigências para o acesso. Ao final, faço um resumo sobre minha peregrinação.

Ao que interessa. Depois de exatos 134 dias sem qualquer jogo oficial, o Galo volta em busca de uma vitória. Se vencer hoje, caso a Tombense não supere o Coimbra – pode ser empate ou derrota do time do interior – o Galo assume a liderança da competição. Independente disso, até mesmo para sacramentar da classificação, a vitória é fundamental.

Passando pelo América, o time Atleticano avança no Mineiro e se credencia ao título de 2020. Quero mesmo é o Brasileiro, mas precisamos resgatar o estadual e confirmar nossa hegemonia nas Minas Gerais. Somos o único de nossas terras na série A e o maior com número de conquistas do campeonato regional. Incontestável supremacia!

Ontem e durante a semana, nós todos, Atleticanos da gema, nos ocupamos em debater e apostar quais serão os jogadores que vão iniciar a partida. Chamados titulares, entretanto, duas razões sugerem não assim serem denominados.

A primeira em razão das cinco excepcionais substituições que serão permitidas na sequência da temporada. Vale dizer, metade do time que começar a partida poderá ser alterado. A outra, que é de conhecimento do Atleticano, é que Sampaoli – por onde passou – é adepto do rodízio no time. Não tem dono de posição.

Sendo assim, ao meu entendimento, podemos considerar – especialmente depois das chegadas de mais dois ou três reforços ainda para o Brasileiro – que vamos contar com mais de 20 jogadores em ação nesse novo momento. A exemplo da maioria dos Torcedores, pelo que percebo, também estou muito confiante na sequência desse trabalho com Sampaoli/Mattos.

O presidente, que muito e merecidamente foi criticado por mim e a maioria dos Atleticanos, parece ter encontrado um rumo em sua gestão. Pena que, neste momento tão delicado e especial, a política interna insista em tentar tumultuar o ambiente.

E dos dois lados. Não misturo Galo com assuntos de interesse alheio a essa nossa paixão. Seja religioso ou político. Mas, pessoas da situação e da nova oposição estão abusando disso. Fazem-me lembrar do Chico Pinheiro com uma de suas máximas sobre os não Atleticanos. “A torcida do Galo só fala do Galo e a do time rebaixado também”. Meu whatsapp, onde privilegio o Galo, não para de receber provocações, usando o Galo, sobre a sucessão municipal. Reitero, dos dois lados!

Para fechar vamos à minha barração no baile (jogo) de hoje. Primeiro, tenho 62 anos. Grupo de risco, embora me cuide mais do que muito adolescente. Procurei os meios apropriados para tentar me inscrever e fui aceito. Porém, a confirmação veio na sexta-feira à tarde. O exame PCR exigido leva três dias para ficar pronto.

Impossível. Tenho um feito na semana, segundo pessoas do setor médico, mais preciso que esse que é o sorológico. Negativado, como devo apresentar, mas o protocolo exigido pelo setor de saúde da PBH determina o outro. Fazer um extraordinário em caráter emergencial custa parcos 400 reais. Muito puxado para o bolso de um escrevinhador. Sobrei!

São 13 anos e cinco meses presente em todos os jogos do Galo em casa. Opa, o Galo não é mandante e “quarta-feira tem mais”. Quem sabe!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

Convocação

Massa! A covid barrou nossa presença no baile. Vamos conduzir nossa orquestra até o palco. Concentração em frente à Cidade do Galo (com máscara e sem sair do veículo) seguida de carreata atrás do ônibus até o Horto. 13h13m/GC.

12 thoughts to “Barrados no baile”

  1. Natan , Hyoran e F. Santos definitivamente não dá.
    Jair é titular absoluto nesse time.
    Precisamos com urgência de um centro avante e um meia .

  2. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O sugestivo titulo: “barrados no baile”, pode perfeitamente ser aplicado ao segundo tempo do atlético. Deu-me a falsa ilusão no primeiro tempo, de que a fatura estava garantida. Segundo tempo, hororoso! Poucos se salvaram. Como ainda estamos no início do trabalho do Sampaoli, vamos ter paciência. Esperávamos mais do cartão de visitas. Vamos aguardar o próximo jogo para sentir se somente foi um ponto fora reta o jogo de hoje, ou vamos ter que conviver com emoções até o fim do ano. Muita expectativa, muita esperança e resultado pífio face às contratações do galo.
    Esperamos resposta o mais rápido para que a nossa alegria não fique no meio do caminho.
    Hoje e sempre, galo!

  3. Boa Noite,

    Dois tempos distintos, mas quem realmente acertou de novo foi o profechor “Vanderley Luxemburgo”, ter um jogador ruim no grupo é a pior coisa que se pode ter, porque mais cedo ou mais tarde você será obrigado a escalá-lo.
    Depois do primeiro tempo excelente, tivemos um segundo tempo horroroso, mas, podemos apenas citar os destaques negativos e positivos.
    Positivos: Rafael, Rever, Savarino, Nathan.
    Negativo: Fábio Santos e Sampaoli
    Porque o Sampaoli?
    Sim, não é possível que ele não viu que mais cedo ou mais tarde o Fábio Santos ia entregar a paçoca, na verdade até demorou. Fez dua substituições recuando o time que estava jogando bem e o pior os dois volantes não entraram para fechar a esquerda, ficaram embolando pelo meio, tirar o Marquinhos e colocar o Nathan de centro avante foi inventar demais.
    Não usou as cinco substituições para tentar desatar o nó que ele mesmo se meteu.
    O mau posicionamento do Alan Franco e Leo Sena não permitiu avaliar a estreia dos dois, e a saída do tão contestado Hyoran acabou com o time, era o único que ajudava o finge que marca.
    Poderia ter colocado o Savio e o Geovani para tentar arrumar a casa.
    Dito tudo isto, agora é esperar e dar o tempo necessário para o time engrenar.
    Dar os parabéns ao Lisca que enxergou o jogo e neutralizou o Savarino.

  4. Horrível!
    América amassou o Galo!
    Fábio Santos em campo…pqp!!!
    Será Nathan mais um protegido?
    Meio campo horroroso!
    Tem que melhorar muito pra ficar ruim!
    Precisamos urgente a renovação de Cazares!
    Precisamos urgentemente a contratação de um centroavante!
    Duas substituições podendo fazer cinco?

  5. Bom dia, Eduardo e Massa atleticana!
    Primeiramente, ansioso pelo retorno do Galo!
    Se o Galo empatar ou perder vou ficar muito P, e já estou armado contra determinados jogadores, especialmente um apaixonado pelo nosso maior rival. Porém…porém, sei que é início de trabalho e o treinador terá, de minha parte, tempo bastante pra observar, implantar sua filosofia e avaliar os jogadores à sua disposição. Só dele chegar limpando o time de jogadores que cansamos de atacar aqui nesse espaço, por só e tão somente só, darem prejuízo ao time, já é um herói pra mim. Por enquanto estou confiante que Sampaoli não vai aceitar jogadorzinho meia boca pra ruim continuar no Galo.
    Torcendo muito pela entrada e sucesso de Savinho. O muleque foi relacionado.
    Acredito que Marquinhos, Marrony e Savarino vão brilhar nessa tarde.
    Vai pra cima deles Galoooooo!!!

  6. Bom dia,

    Passando para desejar a todos e ao nosso Galo um bom domingo, com um retorno aos gramados que deixem os atleticanos ainda mais esperançosos.
    Comentários hoje, só após o jogo.
    Para 2020 sugiro um Pay per view para a torcida, mesmo assim é provável de deixarmos de ver alguns jogos.

  7. bom dia Eduardo e massa. enfim chegou o nosso dia. depois de mais de 4 meses de espera.sampaoli confiamos em ti e que seja em 2020 levantamos o caneco do brasileirão. mas com os pés no chão. vai galooo. galo 2×0 mequinha.

  8. Hj tem GALO! Que alegria! Que seja o início de uma temporada de título brasileiro, é o que todos desejamos. Façamos nossa parte, entendendo o processo de mudança e suas etapas. Confio no trabalho do Sampaoli. SAN

  9. Bom dia Massa e Guru

    Tão importante quanto o apoio ao time, hoje a massa precisará ter paciência. Que temos um elenco melhor é nítido, mas não vamos jogar contra uma “galinha morta” e além disto estamos iniciando uma nova etapa. Então meus caros, não esperem que o time saia “cantando pneu”. Vamos ter dificuldades? Sim e talvez isto seja justamente o que precisamos, para as correções até o dia 09 de agosto, quando, aí sim, estaremos iniciando nossa batalha do ano.
    #bora lá galo, ser feliz ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *