Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Balanço e expectativa

Caríssimas e caríssimos, nestes próximos dias – por deliberação e convite do blogueiro – alguns amiGalos irão ocupar o espaço nesta reta final de temporada. São alguns poucos, com os quais tive o privilégio de conviver com certa proximidade, tendo como resultado uma boa resenha numa cafeteria na última terça-feira. Hoje, estreando essa decisão, vamos ao texto de um dos mais diletos parceiros que esse blog me presenteou.

Balanço e expectativa

Domingos Sávio Mendonça.

Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer, ensinava o saudoso Padre Torga aos seus alunos do Colégio Salesiano de Araxá. Finalizada a temporada de 2023, a inauguração da Arena MRV, o reconhecimento do campeonato de 37 e a institucionalização da SAF, foram realizações que encerraram um ciclo na vida do Galo. Teremos o Galo, antes da SAF e da Arena e o Galo depois da SAF e da Arena.

No campo de jogo, o terceiro lugar no campeonato brasileiro, trouxe mais de 40 milhões para os cofres da SAF e definiu o calendário de 2024. Em um almoço realizado ontem em BH, entre os donos do Clube e o Felipão, foi batido o martelo: O treinador permanecerá no comando técnico do Galo em 2024. Bruno Fuchs, Arana, Mariano, Saravia, Bataglia, tiveram seus contratos renovados. Especula-se que o Felipão teria pedido a contratação de um armador e dois atacantes.

Gustavo Scarpa, ressurge no noticiário como uma possível contratação para ser o armador do time, depois de ter seu nome descartado. Rodrigo Muniz, é outro nome especulado para o ataque. Enfim, a pauta do noticiário esportivo será o mercado da bola: o famoso quem chega e quem sai.

E a barca do Galo? Como ensina Eduardo Barata, certamente plagiando Padre Torga, “galinha na mangüara não tem preço”. Por isto, na minha opinião, o que segundo o Teobaldo não significa nada, o Galo está agindo, com sabedoria mineira, ao dizer que não haverá reformulação e será mantido 95% do elenco. Não creio!

Muitos dos atuais jogadores do elenco deverão ser vendidos ou emprestados. Todavia, isto não pode ser anunciado nas entrevistas, para não desvalorizar jogadores que, embora não tenham vingado no Galo, possuem mercado no futebol brasileiro e podem render um bom dinheiro para os cofres da SAF.
Tchê Tchê, Calebe, são exemplos de jogadores que saíram do Galo e se destacaram em outros clubes. Acontece! Por outro lado, Allan, Jair, Guilherme Castilho, Natan pescador, ainda não vingaram em seus destinos. Acontece também!

Por derradeiro, agradecemos ao Eduardo Ávila a oportunidade de manifestar a minha opinião no Canto do Galo e desejar a todos os amiGalos, boas festas, saúde, paz e prosperidade. Em relação ao Blog, para a felicidade geral da nação alvinegra, após merecido período de férias, Eduardo Avila, dirá ao povo que fica! EU ACREDITO!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Balanço e expectativa”

  1. FICA Eduardo. Antes e agora depois do fim do site do superesportes você é o único canal de notícias do Galo que leio e sigo diariamente. Pena eu não ter ido também nesse café, porque também estou sempre participando com minhas opiniões. Um abraço Eduardo e como disse o seu amigo de hoje eu ACREDITO que você vai nos presentear com a frase: diga aos Atleticanos que FICO.

  2. Parabéns ao Domingos Sávio pela crônica. Espero que o Ávila reconsidere sua decisão e não nos prive de sua convivência diária. Também fiquei p*to com aquela seleção sem o Paulinho, mas depois que vi que foi a ESPN que votou, não liguei. Fazer uma seleção do campeonato brasileiro sem o seu artilheiro mostra a “competência” dos que votaram. Bom fim de ano e Boas Festas para todos, que são fanáticos pelo GALO.

  3. Boa tarde.

    Passando aqui só para cumprimentar o Domingos Sávio, que mandou muito bem e mandar um abraço ao Eduardo D’Ávila.

    Abraço.

  4. Boa tarde!
    Um camisa 10 de verdade;
    Um ponta veloz;
    Um centroavante goleador, e,
    Eduardo Ávila no comando do Canto do Galo.

  5. Na minha opinião, a permanência de felipão é nociva ao Galo. Treinador arrogante, teimoso e ultrapassado, faz 2 ou 3 jogos bons e depois fica 11 jogos sem vencer. Retranqueiro demais para o DNA do Galo. Estava na cara que se conseguisse a vaga na LA continuaria no Galo (Infelizmente).
    Outra situação inexplicável é a permanência do diretor de futebol. sem sombra de dúvidas o pior entre os piores (sobre um cara que contrata fabio gomes, dizer o quê?). Enfim, espero estar equivocado, mas 2024 será mais um ano aos trancos e barrancos. Coitado do Galo, agora entregue a esses mercenários…..
    Torcer sempre, alienado, jamais…vamos Galo.

  6. Bom dia!
    “PRA FELICIDADE GERAL DA MASSA,O EDUARDO DIZ QUE FICA!!!”
    Alvíssaras!!! Alvíssaras!!!
    Tomara!!!
    O café da terça-feira surgiu esse efeito pra gente e muitos outros pra você, Domingos e pros outros que o beberam…( acho que alguém bebeu chá de Camomila.)
    Abs!

  7. Bom dia MASSA!

    Bela iniciativa Guru.

    Parabéns aos parceiros do blog que irão nos contemplar com as próximas resenhas.

    Não acho que no 9ALO há uma barca de jogadores. Como vc disse, alguns bons jogadores não vingaram, assim como dos nossos que saíram tb não e outros deram certo. É assim mesmo, isso acontece até com nossa vida profissional. Tem empresa que da certo, tem outros que não encaixa, mas não quer dizer que são bons profissionais. Só não deram certo. Alguns chegam funcionários e saem torcedores, outros continuam como funcionários.

    Agora vai ser um período de especulações pra lá de metro. Empresário tentando plantar jogador pra tudo qto é time, principalmente no 9ALO que a vem a anos em evidência na vitrine do futebol.

    Vamos que vamos.

    Domingos, faço coro com suas palavras: EU ACREDITO!

    PS.: Paulinho, artilheiro do brasileiro, não foi escolhido para a seleção do brasileiro. Se estivesse num time do eixo-do-mal, além de escolhido, teria sido o homenageado dos homenageados. Esse país da bo$a não é fácil.

  8. O ÁVILA está que nem o FELIPÃO e o RODRIGO CAETANO. Não sabe se vai ou se fica…

    Depois de um período de merecidas férias, coincidente com a pausa do futebol entre as Temporadas 23 e 24, intuo que o ÁVILA retornará…

    EU TAMBÉM ACREDITO!!!

    Dirá o padre Torga, com lembranças de uma frase que ele gostava muito: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas…”…

    O ÁVILA que dê jeito de continuar com o CANTO DO GALO e seguiremos nessa torcida…

    Se o ÁVILA depois das férias realmente não retornar aí o DOMINGOS SÁVIO é quem terá a responsabilidade de continuar com as resenhas do BLOG…

    Se o GALO é imortal, o CANTO DO GALO também o é…

    Parabéns, ÁVILA…

    Parabéns, DOMINGOS SÁVIO…

    A propósito e finalmente o seguinte…

    Eu fui colega de sala de aula do DOMINGOS SÁVIO, o Xista, da antiga 5ª Série ao 1º Ano do extinto Científico em Bom Despacho…

    E não é que numa noite em 1980 o Atlético jogava com o flamengo e o professor Anacleto, de matemática, tão genioso e inteligente como o padre Torga, estava a ministrar com esmero de costume a magna aula de sempre e de repente algo inusitado acontece…

    É que eu olhei pra turma da cozinha e o Xista, na última carteira, segurava um MOTORÁDIO na orelha e ouvia ao jogo flamengo x ATLÉTICO que pegava fogo…

    Até hoje não sei o porquê o professor não mandou o Xista sair da sala de aula seguida de uma suspensão de cinco dias que era o esperado para atos tidos como indisciplina, que era o caso…

    Ao que me consta o mestre era cruzeirense e a reprimenda com suspensão era a única alternativa lógica para aquela situação…

    Porém, o mestre nada fez e o Xista ouviu aquele jogo durante toda aula que era dupla (50 minutos + 50 minutos) sem nenhuma reprimenda…

    A única explicação para a omissão do mestre, que era o mais severo daquele educandário, terá sido este pensar que o Xista ouvia ao jogo do flamengo e não ao jogo do ATLÉTICO…

    Afinal, todo cruzeirense é, no fundo no fundo, uma flamenguista e foi isso, aliás, que o o celestino confidenciou ao arquibaldo no presídio…

    E por fim…

    O ÁVILA e o DOMINGOS SÁVIO merecem ambos uma vida longa com felicidades e paz…

    São ambos atleticanos raiz e de primeira água…

    DEUS os abençoe!!!

    E vida longa ao CANTO DO GALO!!!

    1. 0h Ernest, ali era escolha se Sofia, ou faltava de aula para ouvir no radio o jogo do Galo, ou levava o radio para ouvir na sala de aula. Fiquei com a segunda opção. Como ensinava Padre Torga: as vezes fazemos coisas erradas por razões certas. Abraço amigo.

  9. Bom dia, Domingos e Massa,

    Que esta previsão de remontagem e rejuvenescimento aconteça pelo bem do Galo. Um time que jogou se não me engano 66 vezes e tendo jogadores que fizeram apenas 2 boas atuações o ano todo e alguns de seus companheiros menos que isso não podem ou devem ficar no clube, um verdadeiro descalabro.

    Jogadores que ficam encostados o ano todo no DM deveriam ter contrato somente por produtividade, é muita gente pra mamar na teta da gata.

    Como já foi mencionado aqui no Canto do Galo, acho que Soteldo seria uma boa pro Atlético, jogador atrevido, bom drible, passe e visão de jogo.

    Que nosso blogueiro continue com este espaço tão importante e salutar para os galistas.

    Galo!

  10. Manter 95% do atual plantel é repetir, em 2024, a medíocre campanha de 2023. Os ceguinhos por conveniência inquirirão: por que medíocre? Terminamos em terceiro lugar. A mim pode terminar até em vigésimo, desde que redunde em títulos. Que título de relevância o Galo conquistou em 2023? Pelo que se deduz, em 2024 será mais do mesmo.

  11. Bom dia a todos. Agradecer ao Avila a oportunidade de ocupar esse espaço neste sábado, bem como a oportunidade do café com grandes atleticanos. Barata, Teobaldo, Otto Levi, Ernest, conhecem como poucos o nosso Galo. O desafio foi enorme de escrever primeiro, pois certamente os convidados que virão a seguir, pelo que constatei durante a resenha irão nos blindar com conteúdo bem melhor. Abraço a todos. Saúde, paz e prosperidade é Viva o Galo!!

  12. Salve Massa, Guru e Domingos

    Clima de fim de festa, se bem que a festa não foi tão boa assim pela campanha do time nesta temporada.
    Se a vitória contra nosso maior rival foi nosso êxtase, as derrotas para a Mariada, a desclassificação contra os Gambás e esta última partida contra o Bahia, foram vexames que se não fossemos forjados na dor, jogaríamos a toalha.
    Enfim, 2024 já começou e espero que as bizarrices feitas na temporada 2023 não venham a se repetir.
    Repito, não gosto do atual técnico, mas se ele representa continuidade, vou aturar.
    Afinal como ando dizendo: chega de técnicos fujões.
    Domingo prazer em dividir esta resenha com vc, que sempre respeitou as opiniões contrárias e nunca quis impor a sua verdade. Nos encontramos por ai!

    1. Prezado amigalo, obrigado pelas generosas palavras. Aquí na resenha do blog a gente se diverte. Tem o Lugalo, forjado na dor, no amor e ba injustiça. Tem o Barros que detesta o Filipao ( tá sumido) e tem o irreverente Viana, com seus criativos textos. Uma futrica, o leitor predileto do Avila reside em Brasilia. Como diria o Barros: quem é sabe!

  13. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Domingos Sávio, obrigado por ter aceito o desafio do nobre brogueiro e nos colocar a par dos acontecimentos recentes no galo. Também acredito que não se deva desvalorizar mercadoria que quer vender. Quem sabe, como já me posicionei anteriormente, que o galo poderia ir ao mercado, também com proposta de troca. Com certeza, alguns jogadores dispensáveis ao galo , poderiam ser objeto de consumo de outros times. Como disse, já algum tempo atrás o amigalo Barata, porque não tentar trocar jogadores quando se sabe que falta dinheiro para contratações? Exemplo disto foi o Fluminense com a presidência de Francisco Horta, que promoveu troca-troca de jogadores e formou um timaco no fluminense. O que foi sucesso antigamente pode-se repetir atualmente, porquê não?
    Abraço.

    1. Bom dia Eduardo e massa. Espero eu ea maioria que não nos abandone Eduardo. Este éo maior blogue democrático com vários amigalo virtual neste blog a tempos. Grande texto Domingos savio. Também concordo que o Galo precisa de uma barca grande. Começar com Caetano e 7×1 mas isso não vá acontecer. Então temos que atulerar 7×1 e seus afilhados e bois cansados em 2024.rsrs. vá Galooooo.

    2. ÂNGELO ,

      transações efetuadas pelas próprias diretorias dos clubes , SEM INTERMEDIÁRIOS .

      Hoje , os tais “empresários” tomaram conta da “bagaça” , mandam e demandam nos elencos de todos 9s clubes .

  14. Bom dia a todos. Eneu também ficarei. Que assim seja.
    Vamos aguardar as negociações de entrada e saída. Acredito num galo mais forte em 24. Sigamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *