Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Atleticanidade é arte ou ofício?

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Por Paulo Silva

Não quero falar dos últimos acontecimentos da vida do Atlético e que tanto nos decepcionaram, mesmo porque centenas de comentários já foram feitos aqui abordando esses temas e eu não teria mais nada diferente a dizer. Não quero falar do clássico que de bom só teve o resultado que nos guindou à liderança. Prefiro falar de coisas até inusitadas, porém, mais próximas do nosso verdadeiro ser. Recuso reconhecer, nas circunstâncias atuais, que esse é o nosso Atlético. Mas, nós continuamos sendo atleticanos, por isso…

Fico pensando sobre o que é ser atleticano. Não consigo definição e já li e ouvi inúmeras tentativas de definir a atleticanidade e nenhuma suficientemente satisfatória. É parecido com a definição de mãe. Nós pensamos, pensamos, pesquisamos em dicionários e em outros idiomas, perguntamos e fazemos tudo que é possível para defini-las e, no final, só conseguimos dizer: “Mãe é tudo”.

Ser atleticano é tudo? Acho que não. Ainda fica faltando uma coisinha. Mas o problema reside exatamente nessa coisinha que ninguém consegue definir.

Ser atleticano tem laivos de ofício se considerarmos as muitas dificuldades que enfrentamos para exercer a nossa atleticanidade. Ver e ter que tolerar um elenco repleto de jogadores medíocres, aguentar as lambanças de dirigentes que não respeitam a grandeza do nosso Atlético e menosprezam as nossas conquistas, mesmo sendo incapazes de ações consoantes com a nossa história grandiosa e cheia de glórias e que diante do fracasso são incapazes de reconhecer a sua própria pequenez e retrucam desmerecendo aquilo que não souberam conquistar é outra dificuldade.

Assistir a um jogo do nosso time do coração, então, nem se fala. Ingressos a preços destoantes do valor do espetáculo que nos será oferecido. Mobilidade sofrível numa cidade de trânsito caótico que nos obriga a esgotar quase toda a paciência que somos capazes de gerar. Estádio acanhado e sem conforto, que não comporta a massa de torcedores apaixonados que ficam privados de ver “in loco” o seu time. Onde, às vezes, nem cerveja encontramos e, pior de todos os males, somos obrigados a torcer sem a ajuda desse líquido precioso, verdadeiro motor que enche nossos corpos, nossas mentes e nossas almas com tantos HPs que parece que o coração não vai aguentar. Como num ofício, esses são apenas alguns dos ‘ossos da atleticanidade’.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Atleticanidade tem laivos de arte se considerarmos todas as belezas, alegrias e maravilhas que estão contidas neste ‘ser’ atleticano. Como o artista que coloca o coração no pincel ou no cinzel, como o poeta que coloca o coração em sua pena, como o músico que coloca o coração nas cordas ou teclas do seu instrumento e criam obras que nos encantam e emocionam, nós colocamos o Atlético em nossos corações e encantamos o mundo com a expressão do nosso amor. Ser atleticano é expressão de amor e não de mera simpatia. Somos artistas capazes de criar e exibir uma rua de fogo. Somos artistas ao criar e gritar a plenos pulmões o único e verdadeiro grito de torcida. Quando gritamos “Gaaaaalooooo”, o som sai da garganta vindo direto do coração. Não passa pelo palato, dentes e nem na língua. É som gutural só possível com a força do coração.

E isto é arte que denota a nossa alegria e prazer. Somos artistas ao cantar um hino inclusivo que mostra a simbiose entre clube e torcedores. “Nós somos”. Somos artistas que veem poesia numa camisa balançando ao vento. Temos a fertilidade da imaginação dos melhores artistas por sermos capazes de vislumbrar conquistas épicas quando vemos o nosso manto correndo em campo buscando uma vitória que equivale à apreciação de uma fina obra de arte. Somos artistas porque torcemos com o coração, instrumento gerador e motor de toda arte.

Então, atleticanidade é arte ou ofício? Como perceber a diferença entre coisas tão semelhantes? O artista é um trabalhador que faz da arte o seu ofício. O trabalhador em sua labuta executa trabalhos que são verdadeiras obras de arte. E nós, atleticanos, sabemos promover a simbiose entre arte e ofício no nosso jeito único de ser e de torcer.

E por sermos capazes de exercer essa atleticanidade artística e laboriosa, nós mantemos o Galo cada vez mais vivo e ativo no planeta bola.

Em tempo do blogueiro: Assistam ao vídeo, feito parcialmente, dos gestos obscenos do treinador adversário para a Torcida Atleticana.

79 thoughts to “Atleticanidade é arte ou ofício?”

  1. Boa tarde xará e amigalos! Excelente texto do amigalo Paulo Silva. Atleticano não é simpatizante como a torcida do outro lado da lagoa. Quanto ao jogo de sábado foi muito bom vencer o time considerado pela imprensa como reserva, mas repleto de jogadores com presença constante no time titular deles. No nosso GALO não dá mais para perder tantos gols. Ricardo Oliveira é um bom atacante, mas precisa de uma sombra no banco de reservas. E os reforços? Essa pasmaceira da Diretoria no que se refere a contratações continua??? Vão esperar a tal janela internacional abrir para contratar jogador por DVD e lances do YOUTUBE????? Não se fazem mais “olheiros” como antigamente…..

  2. Boa Tarde Paulo “Alighieri” Silva.Excelente texto.pegou tão fundo que até emissários das marias sentiram o baque.só quem é Atleticano entende este magnifico texto.e o joão maria não sabe que ganhamos de Deus o amor pelo Galo.por isto somos diferenciados deles.recebemos esta graça ao nascer.o Daniel Isnard tem razão:ganhamos mais um leitor.obrigado e volte sempre.

  3. Amigalos, boa tarde
    Ótimo texto Paulo. Entendo que é bem atual e ideal para o momento do clube e torcida.
    Se me permitem, gostaria de voltar no assunto clássico e com algumas ponderações. Vamos lá, então:
    1- Jogamos com 100 toneladas nas costas, em função das duas eliminações recentes.
    2- Os reservas do nosso adversário estavam descansados e jogaram para bloquear o meio, o que, devido ao pouco número de jogadores diferenciados no Brasil, é mais fácil.
    3- Os reservas do Galo também conseguiriam fazer jogo semelhante contra nosso adversário de sábado no Mineirão, exatamente pelo mesmo motivo que citei acima. Eles também não tem jogador diferenciado.
    4- Nas mesmas condições de sábado, os titulares deles tomaram de 3 x 1 recentemente.

    Assim, valorizemos a vitória e bola prá frente. Com uns 3 ou 4 bons jogadores, quem sabe?

    1. Eu também estou nessa, mas uma vitória contra o Flamengo e terminar na ponta antes da parada da Copa, e chegar pelo menos 3 jogadores certeiros, dá para sonhar com a libertadores e quiçá o título

  4. Boa tarde Paulo Silva, xará e demais amiGalos. Paulo você disse bem o que é ser atleticano, expressou muito bem o nosso sentimento de atleticanidade, você escancarou a nossa alma atleticana, parabéns. Ganhamos do rival, estamos no topo da tabela mas temos algumas deficiências, penso que precisamos de no mínimo três reforços, um meia armador e dois atacantes, o mais rápido possível para entrarem e ir entrosando com o resto do time, se deixar pra depois da copa perderemos muito tempo e isso pode fazer falta pra frente. Continuamos torcendo contra o vento. Saudações atleticanas.

  5. Brilhante o texto, Eduardo, parabéns! Nós somos/pertencemos do/ao Clube Atlético Mineiro. Como disse Clarice Lispector “pertencer é viver”. E é Uma vez até morrer! Ainda em Lispector encontro palavras para expressar porque vibro com tanta alegria nas vitórias, ver o Galo ganhar é “experimentar com a sede de quem está no deserto e bebe sôfrego os últimos goles de água de um cantil. E depois a sede volta e é no deserto que continuo caminhando.”

  6. Bom dia a todos.
    Hoje mais uma vez não sei porque, lendo o blog daquele cidadão que tem uma coluna no Super esporte fiquei admirado de tanto que ele frisou que o time das marias estava com time reserva. vejam:
    * Nunca é demais lembrar que o Cruzeiro entrou com o time todo reserva,
    * É preciso levar em conta que o Cruzeiro entrou com o time todo reserva, exceto Fábio
    * Claro que o Galo teria de ser superior em campo. Estava com o seu melhor time, o titular, e o Cruzeiro com todo reserva, exceto Fábio.
    * É bom sempre lembrar que o Cruzeiro era todo reserva, exceto Fábio, e isso fez a diferença.
    * Com reservas, jogando contra o que de melhor o Galo tinha, ficava difícil
    Esse cara é ridículo cara, tentando diminuir a vitoria do Galo. Ele poderia fazer como fez no passado e ir a um jogo do Galo e levar aquela vaia merecida. Se o time jogou com reserva problema é deles. Não me venha diminuir nosso méritos, até mesmo pq já sabemos dos nossos problema. Vai falar do seu Flamerda.
    Galoooooooo

      1. Barros.
        Por isso falei não sei porque…
        Mais fico curioso sabe, fala tanto que torce para os times de Minas que luto mais acabo conferido e vejo que so fala merda. Acho que vou seguir seu conselho da próxima.

    1. Verdade Marcio, e não foi ele só a tentar desmerecer nossa vitória: Teve diretoria adversária dando chilique, e fazendo protestinho…crônica esportiva mineira só falando em time reserva das marias…cariocas e paulistas enfatizando a “secada” do CAM ao flabosta e os malacos curintianos…é até o fantéstico sequer citou o nome do Atlético (não costumo assistir a globosta, mas ontem abri exceção). Pelo menos o “cavalinho” do fantástico apareceu ao final na corrida na liderança, numa ótima sacada, em cima de uma carruagem, acenando pra galera (referência ao casamento real).

      Enfim, eles passarão, eu passarinho…Galoooooo!!!!

  7. Compartilho com os amiGalos essa ótima reportagem do globoesporte.com onde abre a caixa preta do Galo???
    Vocês sabiam que só ano passado o Nepomuceno pegou 131 milhões em empréstimos com o grupo BMG????
    Vocês sabiam que as receitas do Galo aumentaram por causa de bônus da TV que acabaram???
    Esse ano não tem bônus o Nepomuceno já torrou tudo.
    Enfim um Sette Camara pegou um abacaxi danado mas por ser da situação vem abafando o caso onde considero um grave erro.
    Se o Sette Camara fosse mais transparente com a torcida o clima estaria muito melhor, vejam a ótima reportagem:
    https://epoca.globo.com/esporte/epoca-esporte-clube/noticia/2018/05/financas-do-atletico-mg-hora-de-trocar-gastanca-pela-austeridade-enfim-chegou.html

    1. Muito boa essa matéria. Sugiro que todos leiam, para que as críticas à nossa Diretoria sejam menos obtusas e mais fundamentadas. Não quero dizer que não mereçam ser criticados, claro que sim, erraram em manter oswaldo, treinador fraco e obsoleto, erraram em contrarar jogadores de baixa qualidade, erraram em desmerecer as conquistas da conmebol e em outras ações, mas a necessidade de ajuste financeiro / orçamentário é gritante e latente. Nem tudo está ruim como nem tudo está bom. No campo, somos líderes, e isso deve ser muito valorizado, sem nos cegar para o que precisa ser melhorado. Melhor do gritar fora Gallo, é gritar: acerta Gallo! Sucesso do Gallo é o suceso do Galo. SAN

      1. Então….o atleticano sensato que ler essa matéria, aliviará pra cima da atual gestão e odiará com força Kalil e Nepomuceno.

        1. Galo Roberto, o Kalil não teve culpa do estrago que o Daniel Nepomuceno fez.
          O Kalil não recebeu bônus da televisão e mesmo assim nos deu vários títulos.
          O Nepomuceno mesmo com receita recorde só conseguiu ganhar Mineiro, deixou o clube todo endividado e com uma folha salarial de 11 milhões por mês.
          O estrago do Nepomuceno foi muito grande, claro que isso não isenta alguns erros da atual gestão, mas explica a falta de dinheiro.

    2. Bom dia Pablo, Paulo Silva e demais atleticanos!
      É por isto que temos que ter uma certa paciência com a nova diretoria, mesmo não tendo o nosso presidente e diretor de futebol empatia com os torcedores. Fora o futebol, o nosso presidente está fazendo o certo e tentando a todo custo amenizar as finanças do clube, em que o ex presidente a deixou zerada e com diversas dívidas a pagar. Espero que essa diretoria possa procurar entrosar com a nossa torcida, fortalecendo o elenco nessa parada da copa, para que a união seja restabelecida e sendo assim o torcedor com certeza vai abraçar este time muito mais ainda e quando isto acontece, podemos esperar bons resultados fora e dentro de campo.
      Apesar do placar magro, grande resultado este diante do nosso maior freguês de todos os tempos, onde uma derrota poderia significar uma tragédia e turbulência para a sequência da competição. O importante foi os 3 pontos e não interessa se o time jogou bem, se determinados jogadores não foram bem, pois a nossa desclassificação na CB deixou todos estarrecidos e com a crista baixa, mas felizmente conseguiram vencer este clássico, que foi determinante para a sequência do brasileirão.
      Quanto ao vídeo exposto aí do MALA do técnico das Marias, era bom a diretoria denunciar junto ao STJD para punir este escroto, que não tem nenhuma educação no meio futebolístico. Gancho pra ele seria bom para aprender a ter respeito diante das câmeras, onde já é reincidente.
      Saudações atleticanas!

    3. 131 milhões de empréstimos?
      O que é isto?
      Por que o Sette não mostra isso para a torcida? Por que esta proteção a Nepomuceno? Só porque são do mesmo grupo?
      Espero que Nepomuceno NUNCA MAIS ocupe cargo diretivo no Galo.
      O Galo não pode ser usado como plataforma política.
      Lamentável. Muito lamentável.

      1. Boa tarde ANDRADE e amigos do Galo. Acredito que o presidente Sette esteja em uma situação politica difícil, pois ele teve o apoio inclusive do Bozo, e diante disto tem que ficar calado, mas seria muito bom para o presente e o futuro do NOSSO GALO, se esta diretoria alterasse o estatuto do CAM criando regras que impeçam a continuidade do endividamento do CAM. Digamos que seria uma lei de responsabilidade fiscal dentro do estatuto do NOSSO GALO. Porque não?

  8. Bom texto, Paulo! Mas eu quero falar do jogo de sábado ainda: o melhor, é claro, foi ver a cliente satisfeita, carimbando seu cartão fidelidade. Volte sempre querida, você nem precisa disfarçar mais e se apresente nesse espaço com sua cara mesmo. Prometemos que será muito bem tratada, do jeitinho que você gosta!

    Parabéns ao time e ao técnico pela excelente vitória e ótimo jogo. Faltou só enfiar mais três gols (totalmente possível), mas sem reclamação ou crítica. Vocês merecem toda homenagem, ganhar delas e faze-las calar a boca é bom demais…De bônus, nós livramos de muitos comentários destrutivos, de mal sentimentos e até palavras de ódio ao Galo. Tudo fomentado por marias disfarçadas e inocentemente abraçado por atleticanos que vão na onda dos inimigos. Não consigo entender isso, mas bola pra frente.

    Esquecendo as decepções e raivas com as precoces eliminações, e com as mancadas da diretoria, quero reafirmar minha opinião de que não temos time pra ganhar o brasileirão (assim como também jamais pensei em risco de rebaixamento), mas começo a ficar doidim pra estar completamente errado…Ehhh Galo, você somos nós, e nós somos o Clube Atlético Mineiro: com defeitos, com acertos, com alegrias, com tristezas…mas SEMPRE Galo!!!

  9. Sendo bem realista o campeonato Brasileiro esse ano está nivelado por baixo e os melhores times estão envolvidos em Copa do Brasil e Libertadores, por tanto a receita para o Galo ganhar o Brasileiro esse ano é não perder pontos para os times mais fracos e ganhar os confrontos diretos principalmente fazendo o dever de casa.
    Desses confrontos diretos já derrubamos 2 Corinthians e cruzeiro, faltam Flamengo, palmeiras e Grêmio.
    Desses confrontos diretos fazendo o dever de casa já tá bom, o importante é não perder pontos para os demais, ganhar em casa e empatar fora beliscando uma vitória aqui e outra lá dos mais fracos.
    Se encarar cada jogo como uma decisão da para ser Campeão sim, afinal os outros clubes vão ter que priorizar os mata mata.
    Vamos Galão!!!

  10. Eduardo, o seu texto é excepcional e histórico. Parabéns!!! Quanto ao GALO está cada vez melhor. Falta ao TL ter a coragem de tirar também do time o ELIAS, que não desarma, não arma e não chuta a gol. Um a menos… Se tirou o nosso capital LEONARDO SILVA da titularidade porque insistir com ELIAS que nada acrescenta ao time! E viva o GALO!

  11. Amigo Paulo Silva, ser Atleticano é ficar acordado até o final do fantástico para ver o cavalinho do Galo passar de carruagem em primeiro lugar dando tchauzinho para os outros kkkkk
    Ser Atleticano é gritar chupa maria!!
    Ser Atleticano é gritar Galooooooo!!!
    Ser Atleticano é gritar Eu Acredito!!!
    Ser Atleticano é cantar o hino mais lindo do mundo vencer, vencer, vencer esse é o nosso ideal, lutar lutar, lutar com toda nossa raça pra vencer, Clube Atlético Mineiro Galo forte e vingador!!
    Ser Atleticano é gritar vamo Galo ganhar o Brasileiro, vamo, vamo Galo ganhar o Brasileiro!!!
    Sabemos que temos um time LIMITADO mas não é proibido sonhar, jogo a jogo com humildade vamos buscar o Brasileiro.
    Saudações

  12. Bom dia Paulo, Eduardo e amig@s apaixonad@s pelo Galo mais lindo do mundo!

    Belo texto, Paulo! Acho que você se aproximou bastante de definir esse nosso sentimento. Digo isso porque atleticanidade é algo difícil de explicar por si só. É como a fé, você apenas sente. Mas é por aí mesmo, apesar de todos os perrengues que esse time nos tem feito passar, continuamos a amá-lo e não perdemos o prazer de resenhar, debater e falar de Galo o dia todo! Somos loucos? Pode ser. Incompreendidos? Com certeza. Mas não troco esse sentimento por nada!

    Mudando um pouco de assunto: ontem estava dando uma olhadinha na tabela do BRsão até a parada da Copa, e acho até que o presidente 007 vai conseguir cumprir a sua promessa eleitoreira. Serão seis jogos e, na boa, dá pra vencer todos. Todos mesmo!
    Os jogos mais difíceis, na minha opinião, são os três primeiros: mulambos em casa (qualidade do adversário), Sport na Ilha (força do adversário em seus domínios) e de novo a Chape em BH (carga emocional pela eliminação na CB). Só os cariocas estão em condições de brigar pelo título, mas os outros costumam nos causar problemas. Se vencermos pelo menos dois desses jogos, o time vai entrar forte pros três jogos restantes; todos em casa (visitar o América no indepa é a mesma coisa que ser o mandante) e contra adversários mais fracos do que nós. A última rodada nos ajudou muito, e dificilmente teremos uma sequência tão favorável no Brasileiro. Precisamos fazer o máximo de pontos possível, pois a volta da Copa será impiedosa para os times, e abrir uma boa vantagem será fundamental para manter a liderança no segundo semestre.

    Vamos Galo! Ganhar o Brasileiro!
    Saudações Atleticanas!

    1. LUGALO, com todo respeito a você meu caro, faça-nos um favor então…

      nos envie por aqui o “””seu””” MANUAL de Verdadeiro Atleticano… acho que todo mundo aqui quer ver e ler pra tentar te entender!!!!!!!!!!!!

      Obrigado pela sua atenção e estamos no aguardo!!!!!!!!

      1. É enfrentar uma Série B enchendo o mineirão e aplaudindo fazendo com que o time subisse, é ter uma diretoria totalmente mediocre e mesmo assim acreditar num momento melhor, é estar mais na página policial do que futebol e mesmo assim nunca e jamais denegrir a imagem do Clube e principalmente sempre defender as cores alvinegras mesmo nos piores momentos. Volto a repetir, diziam que jamais veriamos uma Libertadores, uma CB, uma Recopa e fomos campeões recentemente acredito piamente que seremos campeões novamente em alguma competição importante sempre acreditarei e assim continuarei. Hoje só sabem reclamar de tudo e de todos. Se vier a vaga na Libertadores estarei satisfeito não sei por que a chiadeira esses mesmo que reclamam do Time por ser eliminado na Sul Americana e CB foram os primeiros a colocar o GALO como rebaixado esse ano chamando o time de mediocre. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

  13. Bom dia!
    Já ouvi falar de atleticano que ficou tão P da vida com o time a ponto de deixar de acompanhar o Galo por um tempo. Desde os anos 70, eu não consegui ficar um dia sequer sem ver ou ouvir sobre o meu Galo. Se alguém tiver uma fórmula que realmente funcione, por favor passe para mim, pra que eu o abandone pelo menos nos momentos de lambanças.

    Mas…nem precisa tentar me passar hoje, porque estou muito bem aqui na liderança desde sábado. Obrigado, cruzeiro querida, por nos deixar trepar em você e chegarmos ao topo da tabela.

    1. Difícil, eu também não sei a formula, aqui em casa é GALO nas paredes, nas fotos, no abridor de garrafas, no carro, nas camisas e nosso hino é entoado diversas vezes até pela calopsita da família.

  14. JC disse que o Émerson não joga nada, e nada mostrou no clássico?! Eu li isso mesmo?! Meu Deus!!!! O rapaz de 19 anos fez seu primeiro jogo pelo Galo, estreando num clássico, apresentou-se muito bem (embora tenha cometido alguns erros, como todos), e já foi decidido pelo JC que ele não joga nada? Que mundo é esse?! Em tempo: o garoto é MUITO bom. MUITO BOM. E digo mais: esse jogo de cerca-lourenço que eu realmente detesto – e que não serve para mata-mata – pode até dar certo num campeonato de pontos corridos. Talvez essa turma que está dirigindo o Galo de fato saiba o que está fazendo. Eu vou acreditar que sim. Melhor que acreditar que não.

    1. JC eh o maior dos boçais da imprensa provinciana de MG, simplesmente ridículo! O importante pra ele eh dizer que eh amigo de fulano, que jantou com ciclano, um completo idiota! De futebol, entende tanto quanto eu entendo de turbina de avião. Eu não o leio pra não dar moral pro babaca. Deveríamos todos fazer o mesmo. SAN

        1. JC há muito tempo não leio, ontem eliminei outro da minha lista de programas esportivos, o Meio de Campo da Rede Minas, apresentado pelo OA, Cruzeirense confesso. Nada contra, por muitos anos gostei de acompanhar o programa, apresentado por ele mesmo, mas das últimas vezes só vem dando bola fora , seja por meio de piadinhas que não combinam com o jornalista que ele é, seja através de convidados ( jornalistas!) que também caem na mesma pilha.Ontem tinha uma jornalista ( pseudo) que dava até dó!!
          Burros (as), não sabem que estão perdendo campo para a Internet e estas atitudes aceleram ainda mais este processo. Perderam um telespectador de mais de 20 anos!

          1. Com todo respeito, gosto muito do programa mencionado. O apresentador foi meu professor e tenho por ele respeito e consideração. Não vi o programa ontem, mas já tive a honra de participar algumas vezes. Sempre defendendo o nosso Galo.

          2. Toda vez que “abrimos” a coluna deste imbecil do JC damos moral para ele. Nós não devemos sequer ler o título. Sujeito puxa-saco de quem tem poder e grana. Amiguinho da turma de ladrões da CBF. Sabe nada de coisa alguma. Um babaca!

    2. Boa tarde Mauricio e amigos do Galo. Sem dúvida o Emerson rendeu o esperado, entrou logo em um clássico e não se intimidou, jogou bem sim e daqui a alguns jogos o JC vai ter que rever suas críticas.

  15. Atleticano é um estado do ser,
    Um jeito de viver,
    Uma crença ao viver!
    Um cruzeirence vai ficar doido mesmo, nao vai entender nunca, que nao somos movidos por um resultado ou outro!
    Somos atleticanos sempre, nao vivemos de titulos, mas de sermos atleticanos!
    Vai a mariada entender um estado de transcendencia desse!

  16. Dois dias de folga pra que ? Haverá parada da copa e há somente o BR pela frente. O Galo é o único time que adota este planejamento que não se mostra eficaz. Deveria estar treinando e treinado, especialmente finalização . Mais trabalho, menos folga .

  17. Bom dia massa Paulo e Guru. PS seu texto traduz literalmente este sentimento inexplicável e imensurável que temos por este clube, e tanto causa invejas em outros desafortunados pelo Brasil afora. Somos plurais e diferentes, alguns bipolares, outros extremamente otimistas e até alguns extremamente pessimistas, mas ao contrário de alguns amigos aqui que se acham dono da verdade, somos iguais em nosso sentimento pelo clube, cada um a sua maneira, sem ser mais ou menos atleticano do que o outro. E é justamente este sentimento que tem sobressaído às bizarrices que nossa atual diretoria tem feito, ao tentar censurar a manifestação da massa. Mas ele é muito diminuto em relação a esta imensidão que se chama Atlético Mineiro, e parece não conhecer a força da massa. Mas oportunidade não faltará para isto, basta algumas simples ações. Porque não começar com a marcação do próximo jogo com o protegido da CBF, para o Mineirão? Boa oportunidade…bora lá interino?

    #FORA ALEXANDRE TADEU!!!!!!

  18. Bom dia Paulo Silva e demais líderes do BR18…Agora só com retrovisor para ver adversário…
    Só para lhe responder poeticamente, aqui mesmo no blog eu deixe uma definição do “Ser Atleticano”
    Caso não tenha lido, foi no dia 17/05/18 na matéria:
    Atlético Mineiro: Laços eternos de uma vida

    Saudações.

    “Somente sendo um pra saber”

  19. Bom dia senhores, bom dia Paulo Silva; belo texto! Falando do campeonato, vamos novamente ficar torcendo contra o vento deitados no berço de uma liderança esplêndida e imprevista ou vamos cobrar desta diretoria que saia da inércia e se antecipe ao que precisamos pra de fato brigar pela conquista? Pela milésima vez questiono; não há absolutamente nada que justifique manter nossos jogos no “cercadinho do Horto”, já fomos eliminados duas vezes somente este ano jogando lá; êta herança maldita do Kalil viu!!!

    1. ,….precisamos de reforços de qualidade; nem medalhão nem meia-boca como trouxeram o OO e o Gallo; tudo nos favorece; tabela, mandos de campo, tempo pra entrosar quem vier durante a parada da copa, boa fase do elenco quanto a contusões este ano e falta de foco dos adversários neste campeonato. Acorda 7Nutella, acorda Alexandre Gallo!! Cobra torcida!!

  20. A arte de ser louco, é nunca cometer o erro de ser igual aos outros. Daí Paulo,Atleticanidade é o ofício da arte. Nós somos o Atlético,e ele somos nós,simples assim! Forte abraço e saudações.

  21. Excelente texto, ao qual eu, modestamente, acrescentaria: atleticanidade é amor! Contudo, mesmo no topo da tabela, com diversos clubes na nossa cola, não me convenço de que poderemos chegar a lugar algum neste ano, salvo não sermos rebaixados. De qualquer forma, por amor vamos torcer.

  22. Bom dia a todos. Textos como este faz que acreditamos ainda mais no nosso GALO.Sabemos da dificuldade de nossos jogadores e da nossa diretoria mas acreditamos em um final feliz.Aqui é GALO.

  23. Bom dia , berilo texto. A bi- polaridade volta atacar. Ganhamos um clássico, mas não ganhamos um elenco. Já tem muita gente empolgada com esta liderança. Beleza mas não se empolguem muito. No final da sexta rodada de 2016, o Internacional era um dos líderes com 13 pontos. Na última rodada daquele ano, o Internacional era um dos rebaixados. Num campeonato longo como este, necessitamos de elenco e constância nos resultados. E com o elenco atual é muita ilusão imaginar que terminarmos a 38 rodada a frente de Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Flamengo , Cruzeiro (Só para citar alguns). Nosso verdadeiro campeonato é para chegar aos 45 pontos, talvez buscar uma vaga para a Série B da libertadores. Mantenham isso em mente.

  24. Bela exposição sobre o que é ser Galo indepente de derrotas ou vitórias.
    Mas este time agora tem me dado orgulho na liderança do brasileiro.
    Como é bom olhar para a tabela .
    Como é bom ver a gente se isolando lá na frente.
    Galoooooô.

  25. Muito fanatismo só indica fuga do vazio. Ver futebol como escapismo não é nada saudável. Agora ver futebol como arte é saudável. Por isto nada de doença. É apenas um jogo de bola. Não pode substituir nossa alegria natural de ter uma vida realmente significativa.

  26. Prezado Eduardo e Atleticanos, ontem preferi não tecer comentários sobre o jogo contra o rival, até mesmo porque a única coisa de relevante foi o resultado.
    Como Atleticano, por ter visto times espetaculares e partidas grandiosas do nosso Galo, nós tecemos críticas fortes sobre o elenco quando as coisas não seguem na qualidade que vislumbramos como compatível com o Clube Atlético Mineiro. Vejo o Atlético em um patamar que apenas um elenco de grande capacidade técnica e com gana podem ser dignos de representá-lo. Penso que este deveria ser o pensamento de todos os dirigentes do Galo em qualquer época. Por querer ver o Atlético em um patamar superior aos adversários e digno de sua tradições, não me conformo com times descompromissados e sem espírito vencedor ve sem resultados expressivos.
    O campeonato brasileiro terminou sua sexta rodada com o Galo em primeiro. Não importando como se chegou a essa colocação ímpar, a diretoria, comissão técnica e elenco têm que ter a percepção que o torcedor quer algo bastante significativo ainda em 2018 e não haverá refresco até se concretizar esse resultado esperado. Faltam 32 duas rodas e todos jogos daqui para frente serão uma batalha a ser conquistada com todo empenho possível. Se isto acontecer, teremos certamente uma vaga na libertadores em 2019. Saudações Atleticanas

  27. Puts
    Vocês ganham uma partida e escrevem um livro, fazem uma menção honrosa, criam debates.. PQP vocês são doentes…. Acordeeem não ganharam nada kkkkk

    1. Um Atleticano incomoda essa gente, dois Atleticanos incomodam muito mais, três Atleticanos mais ainda, OITO MILHÕES deixa Joãozinho e Maria piradas.
      A inveja fala mais alto. Um livro não, temos é biblioteca.

      1. Se não tivesse este livro, debate… como seria seu dia sem nada interessante para ler?
        Continue nos prestigiando com sua leitura diária, afinal entendemos como a vida de uma maria apenas simpatizante deve ser sem graça. Vai fazer bem pra vc sentir um pouquinho do que é ser um Atleticano?

    2. Puts… Os camisa feiona já despertam pensando no GALO. Mal começa o dia e já querem passar sua vergonazinha básica,credo! Vai gostar trem…!

    3. E vocês ganharam um rural, achando que são muito bons por serem invictos em cima de times do interior, cuja folha de pagamento deve ser pouco maior que o seu salário, e tomando um vareio do Galo. Ainda perde seu tempo vindo aqui ser zoado por todos. E certamente será. Quem é louco e quem é são? Parabéns então.

    4. A inveja é mesmo uma m….,kkkkk.
      Doente são vocês. Nós Somos atleticanos Sadios!!!! E como incomodamos os torcedores simpatizantes………………

  28. Ricardo Oliveira não dá. Não consegue finalizar uma bola a gol, bate falta sem nunca ter marcado gol de falta é o pior do time e ainda reclama da substituição.
    O dono do time não joga nada! Estamos jogando com um a menos.
    Ele bater aquela falta, mostrou a falta de comando do treinador.

  29. Bom dia!

    Ser atleticano é ser GALO de coração, alma e de briga; é lutar contra tudo e contra todos e torcer contra o vento. Para resumir, ao atleticano basta um copo cair e quebrar e ali o grito de GALO é a senha identitária. E quem não for um e tiver por perto, haverá ali o silêncio, tremedeira ou inveja. Não haverá truco, troco ou outro grito contrário, pois o grito GALO é único.
    Aqui é Galo, p@##aaa!!!

    Quanto ao Mala Menezes melhor ninguém dizer ou falar nada para não dar moral ao babaca!!!

  30. Bom dia amigos! Paulo, já li muitos textos com o mesmo objetivo do que escreveu hoje. Mas o seu é de uma criatividade e beleza incomuns. O Roberto Drummond, lá de cima, deve ter se sentido representado aqui pelas nossas bandas. Parabéns e obrigado!

    1. ObriGalo, Tércio. Atleticanidade faz isso. A camisa ao vento do Drumond inspirou. Afinal, somos artistas, né? Saudações e um forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *