Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Apreensão do Torcedor Atleticano

Pratto - treino 10-01-17

“Somos do Clube Atlético Mineiro, uma vez até morrer!

Em março completamos, com muita raça e amor, 109 anos de glórias.

Presidente Daniel e diretoria, temos mais de 8 milhões de fanáticos torcedores pelas cores preto e branco do Clube Atlético Mineiro. Necessitamos de uma equipe forte e vingadora, de jogadores de qualidade. Temos uma torcida fanática, acostumada, todo ano, a soltar o grito É CAMPEÃO!

Vamos fazer um time de raça e glorioso, honrando o time de Minas.

Contratem jogadores, façam a torcida mais feliz, com conquistas.”

Sérgio Moreira – jornalista –Belo Horizonte.

Recebi esta mensagem, ontem, via Whatsapp, do amigo Sergio Moreira – ex-vereador e ex-vice-prefeito da Paraopeba – demonstrando sua preocupação com a falta de definição de nomes para recompor o elenco Atleticano. A preocupação do Serginho, meu companheiro de cadeira – tanto no Catedral do Horto quanto no nosso salão de festas da Pampulha – é a mesma da maioria dos torcedores. Embora os primeiros dias de trabalho do treinador Roger Machado tenham motivado a massa, na verdade o Atleticano espera o anúncio de nomes que venham suprir as saídas dos volantes e recompor a zaga, setores mais criticados em 2016.

Além das contratações de Danilo Barcelos e Felipe Santana, até o momento apenas o volante Roger Bernardo (até então um nome desconhecido) e que só se apresentará em julho. Pouco. Muito pouco para as pretensões da temporada. Enquanto isso, outros times, principalmente paulistas, ficam brincando com nomes de jogadores do Galo, como Robinho e Pratto. Ora, se querem mesmo, enfiem a mão no bolso e venham cá pagar a multa rescisória e o passe dos jogadores pretendidos.

A TV Bandeirantes, que transmitiu o jogo de ontem da Flórida Cup, numa matéria com o responsável pela divisão de base do Galo, André Figueiredo, forçou a barra. Figueiredo, que nada tem com o grupo profissional, evitou comentar os boates sobre a contratação de Anderson e a saída de Pratto, levando o locutor concluir – a seu bel prazer – que ambas as negociações estão próximas. Haja saco para aguentar essa imprensa paulista e carioca. Afinal, aqui não é “casa de mãe Joana”, e a diretoria precisa mostrar isso a essa gente.

Em suma, caros presidente Daniel Nepomuceno e diretor Eduardo Maluf, o Atleticano está com a pulga atrás da orelha e blogueiro com as barbas de molho. Afinal, no dia 28 próximo já começa o Campeonato Mineiro. A conquista do regional é obrigação. No ano passado, por obra do treinador Diego Aguirre, o Galo abdicou do título em favor do América. É inaceitável perder o Mineiro. Os títulos brasileiro e da Libertadores são o sonho de consumo. Ah! E o mundial, claro. Para tanto, contratações, já!

Luan -treino 10-01-17
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Enquanto isso, o treinador vai esboçando uma eventual formação com o que tem disponível no momento. No gol, com a ausência de Victor, naturalmente Giovanni foi a previsível cara nova. No setor defensivo, sem novidade nas laterais, mas no miolo a entrada de Felipe Santana e a permanência de Gabriel. Seguramente que o dono será Leo Silva, mas ainda está em fase de recuperação.

Luan foi o segundo volante, posição em que na época do Cuca foi bastante utilizado, ainda que emergencialmente. As surpresas, no meu entendimento, foram Maicosuel e Clayton, compondo a ligação do meio com os atacantes titulares Robinho e Fred. A escalação deixa claro que, apesar de Roger estar chegando agora, Cazares terá de mudar seu comportamento para readquirir a confiança do comando técnico.

Já na Flórida Cup, com uma apresentação até certo ponto surpreendente, o Galo sub-20 e com o reforço de quatro jogadores profissionais, vendeu caro a derrota por um magro um a zero para a forte equipe do Bayer Leverkusen, da Alemanha. A meninada resistiu bem. Alguma coisa boa poderá vir desta excursão aos Estados Unidos. Não me preocupa perder o segundo título deste torneio internacional. Alguns destaques: Uilson, Jesiel, Leonan e Capixaba.

Piada que circulou ontem durante a transmissão da partida. “O Galo, com essa camisa tampão ficou estranho. Defendia com o uniforme número um e atacava com a camisa alternativa (uniforme dois)”. A frente é listrada em preto e branco, já as costas é toda branca.

 

35 thoughts to “Apreensão do Torcedor Atleticano”

  1. Caro Eduardo, aproveitando a seriedade e o alcance do seu blog, gostaria de levantar uma questão: não é estranho que o futebol de base do GALO tenha tão pouco sucesso em resultados e revelações? Fico vendo o time cair pelas tabelas precocemente, com técnicos que discursam como se fosse normal. Será que não está na hora da diretoria mudar isso de uma forma radical (novos e competentes profissionais, como sempre exigimos no profissional ) para que possamos colher mais frutos disso? A impressão que passa é de que a diretoria relega a base a pessoas não tão qualificadas.

  2. Rodrigao é melhor que Ronaldo Conceição … Serve para o elenco 2017..Leonan tbem…Lucas Cândido e Patric é chover no molhado falar deles…Capixaba é xerox do Leleu no físico e no futebol…e o técnico Giacomini foi o maior fiasco da participação do galo…onde se viu colocar 4 jogadores aos 91 minutos só para entrar em campo e não encostarem na bola .. O jogo não valia título e estava 2 a 0.. Poderia ter colocado-os pelo menos para jogarem mais 5 minutos…medroso ao extremo..não é difícil entender porque o time de melhor CT do Brasil não revela

  3. A base do galo tá horrível, coloquem alguém que entenda de futebol lá e dar prioridade a parte técnica dos jogadores. Parece que tá ensinando por livros de educação física. Jogadores não estão sabendo nem correr com a bola, passar, proteger a bola…Categoria de base não é lugar pra revelar técnico…Tem que saber o que é futebol…

  4. Achei a camisa ridícula. Tem de ser totalmente preta e branca. Sou favorávl até mesmo à volta daquela antiga com os números vermelhos que dificultavam enxergá-los. Acho que estão descaracterizando demais o nosso manto sagrado.

  5. Não mudou nada na base, não mudou nada no Departamento Médico, nem da fisiologia e preparação física, não mudou a Diretoria e Gerência e vcs querem que o time mude. Será que só o Roger ser capaz de promover milagres.

  6. Fred:” melhor pré-temporada da minha vida”…..parece qua preguiça que o Marcelo ,deixou na Cidade do Galo já foi para as cucuias….chegando mais 2 bons reforços para o meio , esse ano promete….eu gostaria demais de ver o galo fazendo um esforço para trazer o Elias……acho que esse cairia como uma luva nesse meio…..o Arouca também seria uma boa, joga muito( se tiver bem fisicamente)….

  7. Antes de mais nada, gostaria de salientar a feiúra dessa camisa tampão da Topper para 2017. Meu Deus, estão querendo acabar com a tradição mais que centenária da camisa de listras brancas e pretas alternadas do fabuloso Clube Atlético Mineiro, que tantas glórias e títulos encerra. Este ano a camisa é toda branca nas costas , com mangas pretas, é dizer é tão feia quanto a do ano passado, que tinha um quadrado branco num fundo preto nas costas, e também da camisa de 2015, que era toda preta atrás. Ou seja, mudam os fabricantes, mas o mau gosto permanece. Enquanto isso, a mesma fabricante faz camisas para o Botafogo, que é assemelhada à nossa, respeitando as tradições do alvinegro carioca, sem essa invenções horríveis e inaceitáveis. Toma que seja um tampão mesmo, pois ficou feia, muito feia mesmo, essa camisa. Quanto às contratações, gostaria de dizer que, ao contrário do que outros afirmaram aqui, quando soube do retorno do Eduardo Maluf (que Deus dê muita saúde a ele), fiquei desanimado, pois o negócio dele é vender, se possível, todos os nossos melhores jogadores, sem repor, ou repondo muito mal, os que saíram. Triste!

  8. Evidente, até pela foto da apresentação do Felipe e do Danilo, que o presidente Nepomuceno, a quem culpo exclusivamente pelo nosso fracasso em 2016, não possui animo algum para buscar e negociar jogadores, encontra-se focado em outra coisa que todos sabemos quais. Agora o que me incomoda e muito é exatamente isso que você abordou. Os paulistas brincando com a gente. O Arouca se fosse pra outro time, com certeza já estaria fora do Palmeiras, ocorre que o Palestra Italia original o querem como moeda em uma possível troca por Pratto. Ai a minha indignação, que o presidente peça um tempo nas suas atribuições políticas e venha público explicar toda a história do Pratto. Por quê vender o Pratto e não o Frede? Não dá pra entender onde tecnicamente o Frede consegue ser melhor que o Urso. Podem não concordar, mas estão fazendo uma grande sacanagem com o Pratto, querem se livrar dele como se ele fosse um estorvo para o nosso time.

  9. A categoria de base do Galo está se tornando uma fábrica de muxibas! Êta molecada ruim de bola! Há um bom tempo estamos passando dificuldades em quase todos os campeonatos da categoria.
    Ontem foi triste assistir Carlos, Lucas Cândido, Mateus Roldan, Tallis, João Figueiredo, Elder, dentre outras “pratas da casa”.
    Eles não conseguiam trocar passes, conduzir a bola ou sequer chutar a gol com qualidade. O time ficou acuado o tempo todo, não jogava, apenas se defendia. Acredito que a posse de bola tenha sido 80% do time alemão, que diga-se de passagem não é nenhum bicho papão. Muitos aqui no blog não gostam das críticas, mas é preciso saber diferenciar otimismo de ilusão.
    Do elenco que está os EUA e o que disputou a Copa SP, pouquíssimos ainda podem ser aproveitados. A maioria pode largar a bola e começar a estudar para o Enem, ou então fazer algum curso técnico, como bem disse o Carlos Lima nos comentários.
    É impressionante como os altos investimentos na base estão sendo em vão. Alguém deveria explicar isso!!!

  10. O técnico foi um fiasco!
    Demorou agir e parece que, para ele, Patrick é o Ronaldinho. 🙁
    Jesiel mostrou segurança e vontade. 🙂
    Lucas Cândido é um peso morto! 🙁
    Carlos é omisso e vive a esperar, e quando chega, ele mata de canela ou fura. 🙁
    🙁

  11. Bom dia! Este desanimo e pessimismo por parte de vários torcedores, são causados pela própria diretoria, que quando não é omissa, faz um tanto de bobagem, gastando mais do que pode para ganhar títulos e não ganha. Falar de alguns jogadores do elenco, é chover no molhado. Chega! Falar desse tal de André Figueiredo (Coordenador da base), me perdoem, já a muito tempo tem provado para todos que não dá, menos para a diretoria. Alguma coisa deve ter por traz disto!? Ficar contando com os nossos jogadores da base, chega perto do ridículo, aproveitar quem? Parem com isso de Lucas Cândido, Carlos, Capixaba, Jessiel, dessa barca toda. Mais quantas chances terão que dar principalmente ao Carlos e Lucas Cândido?! O cara quando é bom ele entra, mostra personalidade e joga, o resto é consequência. Também estou muito pessimista para 2017. Do contrário, que este grupo nos mostre outra realidade, pois vai ser como sempre, no final do ano, não ganhamos nada ou quase nada, e ainda tem aqueles que batem palma e canto o hino. Parece ser sadomasoquismo! Acordem galera! Abraços, Vander

  12. Têm razão vários colegas atleticanos ao dizer que Carlos, Patric e Lucas Cândido não têm qualificação técnica para vestir a camisa do GALO. Eu incluiria também o Clayton, e até gostaria de saber porque a Diretoria insiste em mantê-lo no elenco. E viva o Galo!!!

  13. ” Ai manda um time sub 20 para Florida !Até ai tudo bem ! Mas ai coloca o Patrick para avacalhar os moleques ! Pior ainda, vamos entrevistar o diretor do Atlético ! Andre Figueiredo ! Estava mas perdido que cachorro que caiu do caminhão de mudança ! Premiarão ele pela incompetência total na base do Galo ! É desanimador !!!!

  14. Rabino. Use seus “feitiços e sua paranormalidade” para fazer chegar até o treineiro Roger a sugestão de escalar o zagueiro GABRIEL de volante. O Gabriel tem qualidades, mas não pode ser zagueiro, pelo seu porte físico inadequado para o futebol de hoje. Se ele for escalado de volante num primeiro treino não sairá mais do time. Que esse Roger Machado se atente… Te manca, Roger. Seja criativo…Pare de mesmice se não você cai rapidinho!!!!

  15. Bom dia Eduardo. RIDICULO a camisa do GALO ontem, tem que pegar o ordinário que desenhou essa camisa, amarrar ele no pirulito da praça 7 e chicotear ele durante o dia todo e depois jogar sal. Abraços e AQUI É SÓ GALO

  16. Vários times do Brasil querem o Carlos. Ele é artilheiro. A torcida do Galo não tem paciência com a base. A defesa sobressaiu porque o adversário pressionou o tempo todo. O time não conseguiu jogar porque se juntou há 10 dias e jogou contra uma equipe de nome e com jogadores de seleção alemã. O time do Galo não é uma equipe mas um ajuntamento. Achei uma temeridade mandar essa turma prá lá, mas ainda assim foi ótimo resultado. Tinha medo de tomar de 7 a 1.

  17. Gostei da meninada no jogo de ontem. O problema desse time é o mesmo problema do time titular: ninguém chuta a gol. Os piores jogadores em campo: Patric, Lucas Cândido e Carlos. Por aí se pode deduzir porque o Galo produziu tão pouco em 2016. Urgente: mandem o Carlos pra tonga da mironga do cabuletê. Eta nego ruim!

  18. Só uma coisa o Pratto não pode ser reserva do Galo… se virem e achem um lugar pra ele… Não podemos queimar um jogador esse nívil… o Roger ganha muito para resolver esse problema…..

  19. Caro Eduardo, eu acho que a preocupação maior deveria ser com quem tá saindo. Digo isto, porque acho que o Pratto não deveria sair. Ta certo que futebol é negócio e o clube precisa de dinheiro, mas acho que no cenário atual, o argentino é imprescindível para a temporada. Posso estar sendo simplista na seguinte ideia, mas acho que seria interessante considerar: tentar negociar o Fred, já que teve seu nome citado em possível interesse da China. Pode ser que o jogador não queira sair do Brasil agora, mas talvez por um salário que compense ele mude de ideia. Além do Fred, ao que me parece Erazo também teve seu nome ventilado para negociação, acho que também deveria ser colocado em pauta, já que entre Erazo e o jovem Jesiel ( ou até mesmo o Gabriel ), eu prefiro os pratas da casa. Um terceiro jogador a ser negociado, seria Clayton ou Carlos. Não vejo espaço para os dois no grupo. Então, digamos que uma negociação desses 3 jogadores, somados, renda entre 8 a 10mi de euros (sem contar a economia com os salários), já seria um valor bem considerável para tentar manter o argentino comandando nosso ataque. Principalmente porque com esse esquema intenso e compacto do Roger, acho que o Pratto fará muito melhor trabalho do que os demais atacantes. Para o meio estamos bem servidos (desde que o Roger consiga realmente compactar o time) com Luan, Maicossuel, Otero e Cazares. Se vier reforço para a zaga e volantes, que seja realmente com paciência e eficiência na busca, porque não adianta trazer só pra compor grupo, que seja para chegar e ser titular.

  20. Seguir em frente. lave lembrar que se inicia hoje abertura para contratação de fora do Brasil, tanta cobrança com 3 dias de preparação, nesta hora temos que ser mineiros, calma e bom e vamos comer pelas beiradas, deixa imprensa do eixo dizer que querem, sempre foi assim, temos excelente equipe, mas temos que formar um time, se não houver tantas baixas este ano e temos que trocar algumas peças que sempre serão eternas promessas. Colocar Lucas Candido em outra equipe, nada acrescenta ao elenco, estamos trazendo jogadores de estilo de pegada forte. aqui e galo

  21. Primeiro, Carlos, Patric e Lucas Cândido não são jogadores para o GALO. Segundo, precisamos de volantes e zagueiro pra ontem mas Anderson é brincadeira de mau gosto. Terceiro, gostei da escalação do Roger no 1º treino do Galo, mas nota-se a falta de volantes que esta dificultando a escalação de um time titular nos treinamentos. Quarto, falar em comprar todo mundo fala, então que peguem a grana venham a BH e paguem a multa ai pode sair. Quinto, com certeza o Galo precisa vender um jogador e esse jogador com certeza será o Pratto. Sexto, antes que os pessimistas encham essa página ontem foi Flórida Cup, time sub-20 e não Libertadores e sétimo torço pras MARIAS e pessimistas torcedores do GALO a partir de 2012 sumirem desse blog duvido que esses torcedores de self ja sentaram alguma vez nas arquibancadas de concreto do velho mineirão, tomando sol na cara, tomando o velho copão de cerva, comendo o velho tropeirão nos marmitex de alumínio e empurrando o GALÃO num jogo de série B. Saudações Alvinegras.

  22. O André Figueiredo tem razão, ontem não vi nenhum jogador no time do Galo. Por questões humanitárias o clube deveria pagar um curso profissionalizante para a maioria dos esforçados jovens. Os únicos que tem alguma chance são o Jesiel e o Uilson, mesmo assim para compor elenco. Impressionante a total incapacidade com o básico: passe, chute, cabeceio, colocação. A furada infeliz no final coroou uma decepção. Se tivesse levado de 5 mas apresentado alguma coisa tudo bem. Do meio de campo para frente nenhum tem futuro.

  23. Capixaba jogou muito! Não teve esta de respeitar adversário famoso, foi pra cima. A defesa esteve bem. O meio campo não conseguiu sair jogando e o ataque apesar da rapidez não conseuiu finalizar. Bom trabalho do Giacomini, fez limonada com um punhado de limões.

  24. Preocupar-se com o Campeonato Mineiro e exigir o título como obrigação, serve apenas para pressionar o novo comando técnico e diretoria, além de jogar para a torcida! Cuidado, nobre Eduardo! Torneio que só vale para quem não aspira outros títulos, como as outras 2 equipes de BH. Repito, deixem o Roger trabalhar, deixem a equipe evoluir, o torneio começa com menos de 1 mês de trabalho e a torcida já quer o time voando? O campeonato vencido de antemão? Se para ganhar uma Libertadores ou um Brasileiro ou uma Copa do Brasil, devemos abdicar ou tratar o Rural como experimento, que assim seja. Menos cobranças e mais apoio! E muito apoio para a nova comissão técnica.

    1. Excelente, Lucas! Campeonato Mineiro o GALO tinha que jogar com o sub 20. Não vale nada e a Massa não deve fazer a menor questão de ganhar essa porcaria. Provincianismo valorizar essa competição que sequer deveria existir. Apoio ao Roger. Quem está acompanhando os treinos do GALO percebe que aquela preguiça e incompetência do marcelo e de sua comissão técnica ficaram pra trás. Os tempos são outros e os resultados (os que realmente importam, não campeonato rural), virão. SAN.

    2. Gostaria que alguém aqui, que tem mais contato do que eu na Cidade do Galo: e o tal do zagueiro Cáceres, que jogou na Juventus e no Barcelona, que tem 29 anos e foi oferecido? Pq ainda não fechou? Quanto aos volantes, se não contratar, escala com 3 zagueiros, soltando mais os laterais. Ah, pelo amor de Deus, Cazares e Pratto no banco pra jogar com Maicossuel e Clayton… Sem comentários

    3. Que o Roger tenha todas as condições de trabalho.
      Na realidade torcedor nenhum quer ver o rival ficando com um título que estava em disputa entre ambos.
      Portanto precisamos entrar pra ganhar tudo.
      Poupar jogador é bobagem: vide o campeonato brasileiro de 2016, que em função de pouparmos jogadores para a Copa do Brasil, terminamos em quarto lugar.
      Se não fosse a desistência dos clubes mexicanos em disputar a Liberdadores de 2017, a gente estria disputando uma pré-libertadores.
      Vamos com tudo, em todo e qualquer jogo: Não podemos passar pela vergonha novamente de sermos goleados pelo Tricordiano dentro da nossa casa, como aconteceu ano passado.
      Estou muito otimista, desde que a diretoria esteja cobrando a vontade e raça dos jogadores em todo e qualquer jogo.
      Muito simples.
      Elenco a gente tem de sobra.

    4. Caro Lucas, como nobres representantes da maior torcida de Minas Gerais, mesmo que a contra a gosto, sou obrigado a discordar de ti e concordar com o amigo barbudo, a quem, pela primeira vez vi, num show de Zeca Baleiro na rua Rio de Janeiro. Nosso atual presidente, diferentemente do anterior é lento, um burocrata e agora divide a realeza com uma pequena secretaria.
      Acredito sim no trabalho do Roger, não obstante tenha recebido críticas de um gremista recalcado num passado recente em post por mim publicado.
      Agora, convenhamos??? Quem chegou??? O Zagueiro?? Vc o o conhece??? Fez um gol im portante na carreira???!! Um volante que chega como prestação das casas bahia??? Daqui ha 6 meses?? E afinal, quem é esse volante??? Melhor que o General???
      Permanecemos provincianos… Alienados ao eixo RJ, SP… Lamentavelmente, estamos ficando sim para trás… Muitos querem a permanencia do Pratto, mas eu prefiro o tendão de Aquiles direito do Tardelli. Nepomuceno errou com o Aguirre, persistiu no erro com Marcelo e… Nós, como bons Atleticanos, não brigamos entre nós, mas, nos permitimos ao direito de discordas uns dos outros pra dizer: Acorda Nepomuceno!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *