Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Arrisco em dizer que o Torcedor está motivado (ou é só saudade)

Uilson - f

Mesmo respeitando as opiniões divergentes, com toda sinceridade, tirando a falta de reposição – que vamos sempre cobrar –, os resultados do sub-17 no torneio sub-20, da Copa São Paulo, e desta categoria, na Flórida Cup, não servem de parâmetro para o que será a temporada de 2017. Para cumprir o compromisso contratual com a competição nos Estados Unidos, o Galo foi obrigado a mandar um time alternativo, no caso o sub-20.

Alguns jogadores dessa categoria, representando o nome do Clube Atlético Mineiro no torneio internacional, apresentaram bom desempenho. Mencionei ontem Jesiel, Leonan e Capixaba, além do goleiro Uilson (foi brilhante), um dos profissionais que mesclaram o time na competição. Os demais do grupo principal nem por isso. Patric, Lucas Cândido e Carlos foram duramente criticados pelos Torcedores depois da partida. Não sem razão. Já o sub-17, que disputou uma categoria superior, em que pese a desclassificação, acabou deixando uma impressão de razoável a boa.

E mais: prefiro ser eliminado dessa Copa São Paulo, da qual somos tricampeões, e não trazer a segunda conquista da Flórida Cup que iniciar o ano cheio de expectativas e terminar sem comemorar absolutamente nada, como foi em 2016. Todos os Atleticanos que ouvi nos últimos dias são unânimes: as reposições da zaga e de volantes são para ontem, não dá para esperar Roger Bernardo em julho. No ano passado, aqui no blog, muito foi dito em postagens e nos comentários sobre a necessidade de um zagueiro. Privilegiaram outros setores e o preço foi alto no final da temporada. Não dá pra repetir o erro.

Erazzo - treino 11-01-17
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Agora, com a volta do Eduardo Maluf, não podemos admitir que os dois setores fiquem à míngua, nem mesmo nos primeiros jogos do ano. Esses jogadores já deveriam estar participando da pré-temporada. Quando chegarem já terão uma semana ou até mais de atraso em relação aos companheiros. Portanto, Maluf, ajude essa massa que tanto torceu e enviou boas energias durante boa parte do ano passado, contrate, JÁ, os reforços que o time Atleticano tanto necessita. Dia 28 bate à porta, temos de começar vencendo e convencendo.

Nem vou entrar no mérito das preferências sinalizadas pelo novo treinador. Não é minha função escalar o time, pois quem recebe para isso é Roger Machado, embora não me sinta inibido em dar meu pitaco. Como bem disse um leitor aqui deste espaço Atleticano. Ricardo (não tenho o sobrenome) sentenciou: “Ah, pelo amor de Deus, Cazares e Pratto no banco para jogar com Maicosuel e Clayton … Sem comentários”. Aqui, comentamos, sim. Não deu pra entender, mas quem sabe, já que não temos acesso à Cidade do Galo, os dois escolhidos tenham se apresentado com um futebol diferente do que conhecemos, notadamente o último.

Por fim, antes que seja tarde, um pitaco final. Não me lembro, jamais e em tempo algum, de uma reapresentação com tantos atletas no Departamento Médico. Além do Victor – insisto que é compreensível e foi uma fatalidade –, muitos outros ainda não podem atuar. Além dele, temos Leonardo Silva, Otero, Yago, Eron – que deve seguir em novo empréstimo – e ainda Erazo, que sentiu as mesmas dores que o deixou de fora em vários jogos na temporada passada. Não dá pra entender.

O Atleticano, em meio a tudo isso, com um ou outro mais pessimista, segue acreditando no time. As primeiras imagens deixadas pelo treinador Roger Machado e a volta de Eduardo Maluf são a mola propulsora desse novo ânimo. Tomara que seja um anúncio de uma temporada de grandes conquistas.

 

17 thoughts to “Arrisco em dizer que o Torcedor está motivado (ou é só saudade)”

  1. Prezado Eduardo! Acompanhei apenas alguns minutos dos jogos do Galo na Copinha, tive uma boa impressão do Marquinhos e Vinícius. Mas este não é o motivo do meu comentário, vamos lá: Também vi o jogo do Villa Nova MG, gostei de alguns jogadores como o lateral direito, pergunta-se porque o Atletico não contrata jogadores de equipes pequenas para reforçar as categorias de base? Os times de SP e Flamengo faz muito isso. Veja o Santos tem garotos de todos os cantos do Brasil. Será se existe alguém no Galo que proíbe fazer isso? Alguém deve estar levando um por fora para colocar os “garotos” dele?

  2. Quem é mais útil/jogador Marlone (26 anos) ou Elias (31 anos)? Se o Diretoria estava disposta a pagar R$ 10 Milhões ao Corinthians, são os mesmos R$ 10 Milhões (3 milhões de Euros), que o Sporting de Portugal pede para liberar Elias (noticia do Terra). Na minha opinião Elias.

  3. Durante duas décadas de 90 e 2000, sempre no início de temporada tínhamos um time mediano e sem estrelas, sempre perdendo o mineiro para o Cruzeiro, na copa do Brasil sendo eliminado no inicio da competição por times medianos, no brasileiro brigando para não cair, tendo caído uma vez e Libertadores era um sonho distante. HOJE no começo de temporada temos um dos melhores elencos do Brasil, com alguns jogadores mundialmente conhecidos, somos um dos favoritos em todos torneios que vamos participar e vamos para a quinta libertadores seguida já tendo ganhado uma vez. Para aqueles que estão reclamando vcs são felizes e não sabem.

  4. Caro rabino. Vou complementar a matéria do superesporte de hoje sobre as várias alternativas dos “curingas” do plantel do Galo. Cada qual joga em 2 ou mais posições. Vou complementar o PATRIC:
    Patric – lateral-direito, lateral-esquerdo, armador e ponta ( Mas: porteiro, segurança, gandula, aparador de grama, distribuidor de camisas, preparador físico, diretor, presidente, olheiro…..cozinheiro, nutricionista, secretário e mais uma infinidade de ocupações: menos jogar futebol!!!!

  5. Caro Eduardo, mais uma vez peço licença para discordar do texto. Isso tem sido frequente, é verdade. Cada qual com sua opinião, respeitosamente expressamos, ao meu ponto de vista, algumas diferentes formas criticar. Sim, caro Eduardo e demais Atleticanos, eu critico sempre que julgar existir elementos para tanto. Diretoria, jogadores, técnicos, torcida. Eu critico, sim. Não sou otimista inveterado conforme alguns comentarista do blog já insinuaram. Pedi a saída do Levir, fui contra a vinda do Aguirre, critiquei a demora em dispensar o Marcelo, a quem elogiei a contração. Critico, sim, mas procuro fazer uma análise do contexto, e luto para conter minha passionalidade. Cada um o faz a sua maneira, e respeito. Mas não concordo. Por isso, aqui farei nova crítica a linha adotada pelo blogueiro deste o fim da temporada passada. Lamentações e previsões nebulosas, para, do nada, reaparecerem clichês e mantras. É o que percebo. A começar pelo título, que sugere a existência de motivação, OU SÓ SAUDADE. Entenderam? Eu também não. Nos dois primeiros parágrafos, uma análise quanto a participação do Galo nas competições da Flórida e de São Paulo, para concluir logo depois que prefere ser eliminado em ambas do que iniciar o ano cheio de expectativas e terminar com frustações. Além da inexistência de causalidade, na minha opinião, o pensamento de agora vai de encontro as críticas feitas nos textos passados, que previam vexames em ambos torneiros. Preocupações exageradas? Resignação com os resultados? De certo, análise pura e plena não é, visto as críticas ao Patrick, Carlos e Lucas Cândido, devido ao desempenho no primeiro jogo, de uma equipe mesclada com jovens, que iniciou treinamento a menos de 10 dias da estreia. Nem o Messi!
    Continua o texto relembrando o erro de opção da Diretoria nos setores reforçados no ano passado, reiterando a necessidade de contratações, para ontem(!) de zagueiros e volantes, não admitindo, com a volta do Diretor, a carência dos setores até então. E cita comentário de um atleticano quanto a escalação do Roger, NA PRIMEIRA SEMANA DE TREINAMENTO, reforçando que “ aqui, comentamos, sim”. Me desculpe a pretensão da adaptação à frase, para torna-la real: Aqui, cornetamos, sim! É isso, mesmo! Basta ver a sequência, que não se furta em dar “pitaco” no DM. Eu não resisto em perguntar: da relação de jogadores mencionados, quantos estão realmente contundidos? Quais se contundiram esse ano? O texto termina indicando que a “as primeiras imagens deixadas pelo Roger e a volta do Maluf são a mola propulsora desse novo ânimo”. Confesso, não consigo entender. Se há um pedido ao Diretor para que se contrate “JÁ” e um “comentário” relatando inexistência de entendimento quanto a escolha do treinador por Maicosuel e Clayton à Cazares e Pratto, não compreendo onde estão os motivos que propulsionam esse “novo ânimo”. No texto, não os vi.
    Penso que a Diretoria está trabalhando, que o trabalho da comissão técnica está muito incipiente, que os jogadores contratados só podem ser avaliados após 4, 5 partidas, assim como o próprio time. Então, continuo indagando: pra que tanta ansiedade? Pra que tanta lamentação? Pra que tanta cobrança?
    Saudações alvinegras!

    1. Prezado Souza, concordo com tudo que vc disse. Discordo apenas de vc querer a saída do Levir e ter comemorado a contratação do horroroso marcelo, que foram exatamente as ações que prejudicaram nosso 2016. Fora isso, tá certinho. SAN

    2. Prezado Souza, boa tarde!

      Compartilho sua opinião e faço das suas, as minhas palavras, precisas em cada vírgula!

      Estou começando inclusive a dar uma desanimada de ler os textos do Eduardo, e você explicou precisamente o motivo!

      Saudações alvinegras!!!

    3. Souza: concordo com Vc em 99% do seu texto. Discordo apenas no último parágrafo (Penso que …”. A inercia do Presidente é preocupante. Muitos pensam que o Roger será o “salvador da pátria”. Discordo! Começou pedindo a contratação do Marlone. Ficou claro que desconhecia o elenco com quem iria trabalhar. Como Ele (Marlone), temos Carlos e Yuri do mesmo nível técnico e, Maicosuel e Clayton, superiores tecnicamente. O CAM não recursos financeiros para contratar. O Felipe Santana veio de graça (6 meses parado). O Danilo veio na base de troca e (dizem) mais R$ 600 Mil. O outro Roger, vem de graça, final de contrato. Portanto, se não vender o Prato ou Fred, vamos ter que contentar com o atual elenco. A não ser que apareçam pechinchas. Pegunto? Por que, estão pagando os salários do C. Eduardo e Ronaldo Conceição até hoje? Só pode ser falta de dinheiro para pagar as multas rescisórias. No meu entendimento o Roger (técnico), embora elogiando pelos jogadores (não são bobos, muito pelo contrário), está dando uma de “professor pardal”. Ruim por ruim, o Erazo e melhor do que o Gabriel (será que vamos voltar ao tempo do Márcio Canelada?) Luan de volante, é emergência. Agora Maicosuel e Clayton de armadores em detrimento ao Cazares? Ele (Roger) está armando um “fora Roger” logo na primeira derrota. A proposito, muitos Atleticanos estão pulando fora do GnV, devido a falta de retorno.

  6. Eu continuo a dizer: Não há motivos para a torcida do Galo se desesperar por falta de volantes no plantel. Temos o Rafael Carioca e o Lucas Cãndido (para emergência) como primeiros volantes. Para segundos volantes, o Luan e o Otero podem ser lançados alí e jogarão com mais qualidade e raça que a grande maioria de volantes do futebol brasileiro. É somente dar ao Roger tranquilidade de usar o rural e a sul-minas para efetivar e testar.

  7. O nosso grande erro de inicio e querer sempre ser comparado ao demais times do futebol brasileiro, contratamos jogadores de qualidade, já temos 4 contratações definidas, no meu ver precisamos sim de uma coisa muito simples, que os jogadores façam o que devem em campo, jogar futebol que sabem muito bem, simples assim. Maluf não joga so contrata e define em conjunto com diretoria e técnico, ontem se abriu a janela de transferência, manter o foco e cobrar mais participação de uma equipe, formar um time e assim. Saber montar um time coeso e com o coletivo como base, como dizem os mosqueteiros um por todos e todos por um, o nosso objetivo e vencer, e honrar o nome de minas, saudações atleticanas…

  8. Estive fora destas páginas dando um passeio com a família na terra do Fernando que por sinal anda afastado daqui. Deve estar em férias também. Li todas as crônicas e comentários desde o dia 4 e fiquei impressionado com o mosaico de opiniões convergentes e divergentes em tudo que se relaciona com o meu Galo. Comentários que mostram a beleza da diversidade de pensamento, da liberdade de expressão e, sobretudo, o amor e paixão pelo Galo. Respeito a opinião de todos os que demonstram preocupação e até pessimismo com a viagem do nosso Galo por este ano 2017. Isso é reflexo da inoperância da diretoria e das decepções em 2016. Também estive assim e demonstrei minha revolta aqui mesmo. Mas, respeito à parte, vou fincar pé no posicionamento dos Atleticanos racionalistas e até exageradamente otimistas. Antes do início dos trabalhos é temerário opinar. Prever resultados bons ou ruins não faz parte de nossas tradições atleticanas. Nascemos para torcer pelo Galo e independente dos resultados continuaremos a torcer com a mesma paixão. Os comentários pró e contra a situação atual mostram isso. Todos querem o mesmo. O bem do Atlético. Todos torcem para o bom êxito neste ano e ninguém, nem em pensamento falou em desistir do Galo. Repito o que disse outro dia. Deixem o Carlos jogar na sua verdadeira posição. Não tentem fazer dele um multi-atleta. Respeitem a sua limitação e veremos o quanto ele vai nos alegrar neste ano, principalmente se jogar com o Elder. Façam um trabalho psicoregenerativo com o Lucas Cândido ele é bom jogador e precisa perder o medo de se contundir novamente. Acho que com o Roger ele vai crescer. Infelizmente não podemos esperar muito da base do Galo. É muito mal dirigida e as infelizes declarações de seu diretor cujo nome nem vale ser mencionado fazem-nos perceber que dali não vai sair nada de bom tão cedo.

  9. Caro Eduardo e companheiros leitores, como todo atleticano estou perplexo pela falta de contratacoes nos setores mais necessitados (zaga e volantes), achei mesmo q com 45 dias (dezembro e janeiro) ja teriamos as nossas contratacoes. Todo torcedor esta batendo nessa tecla e sabe de cór as posicoes q o time precisa mas nao sabemos o motivo pelo qual as contratacoes nao vêm. Confio q vamos ter anuncios de jogadores ainda em janeiro mas difici de segurar o coracao e a preocupacao com restante do ano. Aqui é galoooo

  10. Vamos parar de procurar problemas e inventar motivos para a temporada não dar certo, essas contusões são resquícios do ano passado, o único que se lesionou esse ano foi o Erazo, que por sinal também veio de um final de temporada 2016 muito infeliz, o que está sendo noticiado por toda a imprensa é que o inicio de trabalho do Roger é muito forçado e exigente fisicamente, e está sendo elogiado em demasia pelos atletas, o Fred chegou a declarar que esse é o melhor inicio de trabalho de toda a sua carreira. vamos parar de mimimi, Sub 17 perder para sub 20 e sub 20 perder para Bayer, não é demérito nenhum. O Galo vem forte para 2017 e as contratações tão reivindicadas para a defesa estão sendo tratadas pela a diretoria, eu acredito.

  11. Os chinelos ano passado deixaram o Galo de chuteiras vazias em campo e isso fez imensa falta na soma dos pontos. 🙁
    Muita gente optando pelo DM a ficar no banco de reservas. 🙁
    Cabrito

  12. Bom dia Eduardo ! eu estou muito confiante esse ano , temos um elenco com peças que ao meu ver se encaixam em qualquer time do brasil .pecamos o ano passado por falta de um treinador que montasse um time coisa que o Roger pelo que vem mostrando está determinado a fazer . acredito que juntando o elenco que é forte com essa determinação do treinador vamos ter muito oque comemorar no final do ano .uma frase antiga que se encaixa bem ( jogador não desaprende a jogar futebol )e o elenco tem vários (como o Clayton) que já mostrou que sabe jogar por isso acredito sempre AQUI È GALO P……

  13. Resumo dá ópera caro Dudu é o seguinte:- continuamos com um time (plantel) desequilibrado,isto é fato! Lógico que irá ter reposição,até lá continuaremos com os dois setores onde se ganha jogos e CAMpeonatos com a mesma fragilidade que tínhamos no ano passado. Pelo noticiário e postagens de setoristas com credibilidade – são poucos diga-se- os treinamentos tem sido bons e isto é um ponto positivo,ano passado nem isto tivemos. Acredito num bom ano para o GALO mas sem as reposições e upgrade nas posições onde já éramos carentes vai ter de ser na raça já que mágico o Roger não é …SAN
    -Ps: já que falastes em base(dá até arrepio falar dá nossa) está sendo ventilado o nome do Bruno Henrique Corsini – volante que está nos gambás, sábias que foi dispensado do CAM? Atou pelo sub-20 e 23 em 2010 – subiram Jheyme e Jackson – e ele foi para a lusa e depois para os gambás. De novo o diretor de bases do CAM está certinho ” nossa base não foi feita para revelar…” para o GALO não ,para os outros sim…! SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *