Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Apelando a padre Torga e a espiritualidade

 

A que ponto chegamos! Não sou, pelo menos tento não ser, supersticioso e tampouco apelo para forças ocultas quando o assunto é futebol e o nosso time do coração. Entretanto, dois amiGalos – dando nomes: Otto Levy e Domingos Sávio –, vem inundando minha caixa de mensagens afirmando que o Galo só vai vencer no dia que eu me render ao padre José Torga Couto. Como sabem, professor de matemática dos meus tempos de colégio salesiano e disciplinário rigoroso naquela ocasião. O nome dele só veio a destaque nesse espaço quando contei que ele tinha mania de colocar aluno para fora da classe antes de a aula ter início. E justificava sentir que o estudante ia perturbar a lição. E passou a ser mencionado, especialmente pelos dois, entre outros frequentadores deste cantinho Atleticano.

Nunca apelo para a espiritualidade em assuntos pragmáticos como esse e na fezinha que faço nas loterias da caixa (não me arrisco nessa furada de bets), mas a situação anda muito desconfortável. Diante disso, tenso e aceitando qualquer desafio para tirar o Galo dessa condição, apelo ao padre Torga e seus anjos e santos da igreja católica. Igualmente a Deus e Jesus, bem como aos espíritos superiores do kardecismo. Ambos, Pai e Filho, entre os evangélicos. Na umbanda aos orixás. Também no candomblé aos ancestrais e divindades. Com isso num misto de humor e brincadeira com dúvida e temor pelo que pode nos esperar, rogo principalmente aos jogadores. Eu quero é raça do time todo. Comprometimento e que honrem essa camisa que representam dez milhões de Torcedores.

Hoje, pela péssima campanha que estão fazendo, vamos ter um – talvez o pior – entre os menores públicos na casa de shows dos dois principais acionistas da saf Atleticana. Tudo isso, resultado da pífia temporada, onde nos meteram nessa encrenca de eliminação da Copa do Brasil e a necessidade de vencer hoje para seguir na Copa Sul-americana. O outro brasileiro, FluC, foi eliminado ontem em casa. Como se não bastasse, estamos na 15ª e arriscada colocação no Campeonato Brasileiro. Agora, caros profissionais que consomem quase 30 milhões mensais de folha de pagamento, honradas pelos donos do clube, que contrataram acreditando no desempenho de cada anúncio comemorado. Só nos (lhes) restam um caminho. Vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal. Convencer. Passar hoje pelo Bolívar e garantir vaga na semifinal em busca do título. E no BR, reação já!

 

Afirmo, sem medo de errar, se hoje não vencer no tempo normal – ainda que se classifique numa vergonhosa penalidade – no sábado o público será ainda menor. E não adianta essa promoção de compre um e leve dois. Torcedor, seja ele Atleticano ou não, se faz presente com time e elenco que honrem a camisa do clube. No nosso caso, em passado nem tão distante, éramos muito mais presentes que nos tempos atuais. Com formações modestas, onde o amor e o comprometimento eram muito superiores aos 1,8; 1,7 ou 1,6 milhão de salários mensais. Muitos desses que sequer brigam por vaga na titularidade. Acomodados! Pior, tanto conformados quanto diretores do Departamento de Futebol e os donos que acreditam (phode?) termos um elenco qualificado.

Pois que, no jogo de ida lá na casa do adversário de hoje, depois de abrir – sem mérito – dois a zero no primeiro tempo, o time voltou do intervalo como se tivesse comido uma feijoada naqueles 15 minutos de descanso. Logo no início, uma das síndromes que atormentam, tomamos um gol de bola alçada na área, similar a tantos outros em jogos nesta e na temporada passada. Depois, com um jogador a mais, encolheu e cedeu o empate. Foram necessários duas penalidades juvenis para ceder a oportunidade de voltar com a classificação encaminhada. Por sorte a primeira cobrança parou no travessão, senão poderíamos ter voltado para o jogo de hoje com a necessidade de vencer por dois gols de diferença. E, se perder a vaga, nem me arrisco a prever a reação da Massa.

Elenco melhor que o adversário temos, ninguém questiona, mas – tanto o Bolívar quanto outros times que enfrentamos – vem demonstrando muito mais vontade de vencer que o nosso Galo. Esse tem sido o nosso roteiro. Sampaoli tem a difícil missão de incendiar esse elenco. Precisa fazer o Lyanco entender que ele não é o Pit Bull que parte da Torcida homenageia. Esse era Pierre, que não enfeitava e não entrava na onda da provocação do adversário. E Donizete. Que dupla! Alonso necessita voltar a ser o capitão de 2021, Arana igualmente, Scarpa no meio onde é muito mais produtivo, Hulk acertar seus tiros certeiros ou mesmo aquelas cavadinhas mortais. Não quero o Galo só como retrato de parede em formações do passado, ainda tenho muito espaço para posters no meu atelier onde faço lives e redijo essa coluna diária e outros textos. Me ajuda aí quem possa nos proteger. Raça, raça, raça!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Apelando a padre Torga e a espiritualidade”

  1. Causa preguiça ler escritos mencionando esse “padre Torga”, ainda que para descontrair o nebuloso, carregado, depauperado e denso ambiente que se verifica pelas nossos flancos. O negócio para o Galo é bater a meta de corte de 47 pontos. Esqueça o resto!

  2. Retornando ao espaço democrático, depois de breve viagem, igualmente estou apelando para que TODOS os deuses e santos façam este time nosso jogar bola, o que não faz há tempos, embora acredite que saibam jogar, pois, do contrário, não teriam currículo minimamente indicador de que souberam tocar bem na bola algum dia, ainda que num clube mequetrefe.

  3. Bom dia,

    Já que é assim podemos então dizer que com na venda do Paulinho seus orixás também nos deixaram, levou tudo para tentar fazer ele jogar de novo.
    Superstições por superstição, espero que alguém que frequente a Arena leve um saco de sal grosso e espalhe pelo gramado, no nosso caso um saco de 60kg.
    Quanto ao jogo de hoje e nos demais acredito que o Sampaoli tem que mexer o doce, temperar esse time com um pouco de base e regar com bastante banco de reservas.
    Assim eu iria de João Marcelo hoje (sei que não é base), colocaria pela esquerda o Bernard e na direita o Hulk, Scarpa centralizado, Fausto, Alan Franco e Menino (Preguiçoso) revezando com Igor Gomes(Faltoso) no segundo tempo, e Arana. Atrás 2 zagueiros, os disponíveis.
    Não Esquecendo do Everson e o terço que depois que roubaram na Argentina o Galo ainda não ganhou mais, xô superstição.
    Galo 3 X 0 e eu na do “Tanaka”, só bebendo para acompanhar, podendo ser pouco (sem sofrimento) ou muito como de costume (com sofrimento).
    Bom jogo a todos e haja fígado com esse Galo.

  4. Superstições à parte, caro Ávila, nosso Galão está necessitando de uma ajudinha do além. Não ganha de ninguém. Será que hoje seremos eliminados da Sul-americana? Torço com fé, mas, confesso-lhe, não tenho convicção alguma numa vitória. Essa incompetnte diretoria mandou o Cuca vazar, e contratou um zé-ninguém para treinar o Galo. Oxalá meu pessimismo seja vencido por uma convincente vitória.

  5. Agora vai mesmo, com a benção do Pe Torga não tem adversário que segure o galão da massa. Estou torcendo para o Bernard fazer um a zero aos 49 do segundo tempo. Se não for sofrido, não é Atlético MG.

  6. VTNC diretoria!

    Ávila, Padre Torga virou figurinha carimbada neste espaço e a simples citação do famoso e atleticano (por aderência) clérigo é o melhor da resenha.
    Só ele mesmo para nos tirar desta draga e nos livrar deste inferno que é o time nos dias de hoje. Será que estamos pagando penitência?
    A dúvida é se ele sozinho vai dar conta de nos tirar desta lama, portando o apelo à todas as entidades citadas indiferente da religião é extremamente válida e salutar.
    E de quebra que esta ajuda se estenda para o Brasileirão tb. Nunca precisamos tanto, como agora.

  7. Muito tempo que não dou um pitaco na escalação kkkk então vamos lá, como o esquema é 3 zagueiros eu iria com Lyanco, Tressold, Vitor Hugo, ala direita Scarpa Volantes: Alexsander e Allan Franco, ala esquerda Arana ponta de lança Renier Atacantes Hulk e Bernard esse é meu time 2×0 gols de Hulk e Bernard

  8. Bom dia xará e amigalos. EU ACREDITO, NO PADRE TORGA!!!! GALO 1 X Bolívar 0. Gol de Hulk com o costumeiro sofrimento que esses jogadores milionarios nos proporcionam.

  9. Bom dia, prezados Atleticanos

    Como esperado o público será menor . Boa parte da Massa está decepcionada e triste. Quem for deve acolher, apoiar, incentivar. O time tá precisando da força das arquibancadas pra sair deste momento ruim.

    Tomara que os jogadores estejam mais focados nas decisões visando os acertos.

    E, principalmente, que estejam menos nervosos, menos pilhados com o juiz e mais corajosos pra tentar as jogadas e buscar a vitória.

    Este elenco precisa reencontrar a alegria de jogar futebol. Com a eliminação do FluC (ontem) somos o único brasileiro na Sula.

    É fazer ressurgir o “Galo Forte Vingador”. Rumo à classificação, Gaaalôoo.

  10. O que esperar desse time do GALO atual???

    Já estamos no fim de Setembro e de bom mesmo, dentro de campo, não chega a talvez 5 jogos que podemos dizer, o time foi bem e mereceu a vitória.

    E nessa toada, já nem espero muita coisa, basta vencer o jogo de hoje para seguir na SULA… vale gol de canela, de nuca, de bunda, não interessa, a vitória se faz necessária para aliviar o péssimo, horroroso e melancólico momento.

    Não temos escolha em acreditar que o Sampaoli vai dar um jeito nesses caras para pelo menos, se “unirem” dentro de campo e correrem atrás da vitória que nos interessa.

    OBS.: aí os “fodas” da SAF fazem promoção de ingressos somente para os sócios torcedores… porquê não fazem isso também para o torcedor comum, aquele que faz parte do povão Atleticano mas não consegue ser “sócio”… porquê não???

    Discriminação???

    Não posso acreditar que isso é possível!!!

    Com a palavra o fodão (só que não) do CEO!!!

  11. O TIME DO BOLÍVAR

    Los Celestes foram adquiridos pelo CITY GROUP em 2021 e chegam a BH acreditando na vitória. Fizeram treinamentos em campo de grama sintética do outro lado da Lagoa e treinaram muito cobranças de pênaltis…

    O TIME PROVÁVEL

    Carlos Lampe; Jesús Sagredo, Miguel Torrén, Santiago Echeverría e José Sagredo; Leonel Justiniano, Robson Matheus e Carlos Melgar; Daniel Cataño (Patito Rodríguez), Damían Batallini e Martin Cauteruccio…
    Desfalques: Gariglio (suspenso);
    Dúvidas: Echeverría (ZAG)… 

    JOGO PERIGOSO 
    Na Temporada 25 o ataque do Bolívar tem sido extremamente eficiente. São 92 gols em 38 jogos, numa média alta de 2,42 por jogo. Na Sula, a média ofensiva permanece alta, com 2.4 gols marcados por partida (12 gols) … 

    A ESTRATÉGIA DO ENTRENADOR
    Flavio Robatto deve baixar o bloco, num ferrolho 5-4-1 sem a bola, e buscar transições rápidas para contra-atacar e achar um gol…

    Com foco na aplicação defensiva vai fechar a casinha atrás, estacionando um ônibus na frente da meta de Lampe, para fazer passar o tempo e cozinhar o Galo que não tem conseguido avançar no último terço nem com reza braba, ÁVILA…

    RETROSPECTO DO BOLÍVAR NO BRASIL

    Em 20 jogos perdeu 18, empatou um e venceu apenas uma partida…

    Mesmo assim é jogo casca de banana pelo FATOR SELEGALO, digo SELESAF (ou ELENCO RACHADO), mesmo que o Victor Baggi diga que “o elenco é perfeito e não tem grupo rachado”…

    DECISÃO POR PÊNALTIS

    Se a partida terminar empatada será decidida nas penalidades máximas (Hulk, Scarpa, Menino, Igor Gomes e Everson)…

  12. Ontem assistir o jogo do Fluminense, mais uma favorito caiu ontem, amassou o Lanús no primeiro tempo poderia ter goleado mas futebol tem dessas coisas e o caminho ficou mais fácil para o Galo basta querer né Galo!
    Como joga bola o Serna e o Acosta fui pesquisar quanto o Flu pagou e fez um ótimo negócio pagou 27 milhões nos dois enquanto aqui pagou 80 milhões em Rony e Júnior Santos por isso agente crítica tanto a diretoria os caras conseguem cagar o time e endividar ao mesmo tempo cagam rodando fazem duas merdas ao mesmo tempo contrata jogador errado e caro é pra cabar

  13. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Ufa, agora vai. Galo 3×0. Vamos encerrar o ano campeões da Sulamericana e com uma vitória maiuscula no dia 25 de outubro. Chega de sofrencia! O que está faltando no time do Galo é os jogadores seguirem os ensinamentos de Padre Torga aos seus alunos do Colégio Salesiano de Araxa: Disciplina e Esforço! Com esse binômio as vitórias serão atingidas ! Viva o Galo! Viva Padre Torga! ALVISSARAS!

  14. Bom dia. O jogo será duríssimo, quem está acompanhando a mobilização dos bolivianos para essa partida sabe que eles farão o “jogo da vida” (coisa mais brega). Penso que o título da Sulamericana é muito importante e não tem esse papo furado, essa groselha de abandonar a disputa pra focar no brasileiro. Temos que levar à sério nossa única possibilidade de título relevante na temporada. Não sei que serão os 3 zagueiros, Lyanco e Vitor Hugo devem jogar, mas quem será o terceiro? Fausto Vera, Román, Franco? Sei que sem o horroroso Natanael nossas chances aumentam (volta logo, Saravia!). Que Jr Santos, Rony e Dudu permaneçam sentadinhos no banco o jogo todo. Por fim, público zero só causa impacto qdo a torcida que vai ao campo faz a diferença. Com os bunda moles que frequentam o campo hj em dia, tanto faz 10, 20 ou 40 mil. Saudades do Horto e do velho Mineirão. GALO SEMPRE. SAN

  15. Vou tentar ser otimista e que hoje seja o jogo da virada, o jogo da virada de chave.
    Já tivemos essa oportunidade de virada de chave eliminando o todo-poderoso flamengo, e mesmo assim esse time ratiou.
    Que seja hoje o início de uma sequência de vitórias 2×0 para o Galo gols de Bernard e Hulk sai pra lá zica!
    Vamos para 4 vitoriosa seguidas vamos ganhar do Bolívar, Mirassol, Juventude e Sport pensamento positivo.
    A diretoria fez promoção de ingressos ontem dos 15 mil vendidos + 15 mil cortesias e hoje ingressos com 50% de desconto, agora sim vamos lotar a Arena massa e empurrar o time vai dá bom pensamento positivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading