Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Ao Cuca o que é de Galo

A mim, seguramente, foi o primeiro final de semana sem Galo que passo com absoluta leveza. Jogamos e vencemos na sexta-feira, assegurando – sem riscos – a liderança do Mineiro. Assistimos da tribuna de honra à luta dos demais pelas outras três vagas na decisão da competição. Equipes tradicionais do interior do Estado e até emergentes, junto a duas da capital, com um tentando mostrar porque retornou à série A do Brasileiro e outro em escaldada decadência.

Mesmo aprisionado em casa, com as regras impostas para conter a pandemia, utilizo as redes sociais e veículos de imprensa para acompanhar o Galo e o sentimento do Torcedor. Imperioso é admitir que estamos num momento de ajustes, onde se admite fazer testes para a definição de elenco para a temporada. Os principais jogadores tiveram um curto período de férias como o campeonato teve início imediato, o Galo utilizou de jovens valores que mostraram qualidade e motivaram ao Torcedor.

Nesta última partida, que marcou a (re)estreia do vitorioso Cuca no comando do time, alguns – como eu – esperavam a volta de todos os titulares, outros queriam a permanência do time alternativo que brilhou nas quatro primeiras rodadas. Ao ser anunciada a escalação, como falamos ontem, foram três que disputaram todos os jogos, dois que participaram em algumas partidas e seis entre os que estavam liberados.

O desentrosamento foi perceptível e por pouco não saímos atrás no placar. Aos poucos, com a paciência que muitas vezes falta ao Torcedor – de qualquer time – os jogadores se encontraram e no embalo do estreante Nacho marcaram os três gols da quase goleada. Relembrando que ele fez o primeiro, deu assistência ao segundo e sofreu a penalidade do terceiro. No segundo tempo o treinador ainda trocou cinco jogadores, creio que para dar ritmo e buscar a melhor escalação para os próximos compromissos.

Amanhã, ao que foi divulgado, haverá reunião entre Governo e FMF para avançar sobre essa eventual paralisação do futebol em Minas Gerais. Que os atores desse encontro estejam iluminados e tomem a melhor decisão. Obedecidas, claro, as questões sanitárias e respeito à ciência, aliado aos interesses econômicos e de lazer e entretenimento da população.

Se for continuar ou parar, se houver interrupção qual seria o prazo, enfim, de uma maneira ou de outra, além do Mineiro, logo ali em abril começa a Libertadores. O sorteio será dia 9 próximo e os jogos a partir do dia 20 do mesmo mês. A Conmebol já sinalizou, se houver impedimento de jogos em algum país, as partidas deverão ser realizadas noutro território da América do Sul que não tenha veto à sua efetuação.

Em meio a isso, seguindo ou não o Mineiro, Cuca tem de definir o elenco que vai trabalhar. Fazer suas 11 escolhas para o time titular, diferente de tempos recentes, quando a cada partida uma surpresa – muitas delas verdadeiras aberrações – e buscar aquilo que o Torcedor quer. Títulos. Desde o regional, passando pelos nacionais e de volta a Libertadores, vencida sob o seu próprio comando.

Se o mineiro continuar, ainda que haja uma curta paralisação, fundamental será o nosso apoio às experiências – aquilo que chamamos de laboratório – para a definitiva montagem do elenco. Sigo, daqui dessa minha insignificância, ainda querendo dois ou três reforços e sonhando com essas conquistas. O futuro irá responder se valeu a pena.

Boa semana a todos amiGalos! E a elas, as Atleticanas que embelezam a Massa, torcendo logo pela vacina e a volta aos estádios.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

32 thoughts to “Ao Cuca o que é de Galo”

  1. Sampaoli saltitante tomou uma sapecada hoje. 3×0 no lombo. Tomara (antes que o time dele acorde) que ele veja a necessidade de reforçar seu time e leve pra lá Bueno, Allan, Nathan, Sasha…ah, e pode levar também um goleiro que saiba jogar com os pés.

    Decepcionado com o Cuei. Podia ter sapecado uma goleada histórica nas kengas mas ganhou só de 1×0.

    Nacho já mostrou a que veio, Zaracho começou a mostrar. Que depois da parada Hulk mostre também. O que eu espero dele? Os cortes pra dentro e chutes potentes pra dentro das redes, além de faltas batidas com potencia em direção ao gol. Nada mais que isso, espero dele.

  2. Assisti a entrevista dele. Foi muito lúcida e inteligente. Levantou a questão dos jogadores e funcionários de clubes pequenos que recebem um ou um pouco mais de salário mínimo. Me fez refletir sobre o quanto o futebol brasileiro é desigual. Vale à pena assistir.

  3. Caros,

    Certos velhinhos, boas IDEIAS, Ñ são VELHACOS com certeza, deixa-se claro, tão saudosos dos bons tempos de antigamente qnd nego beijava a camisa e o beijo nera de crocodilo, ñ. Fazem de tudo para confundir a si próprios, como se VERSÕES engolissem FATOS!

    CUCA é o melhor treinador do NOSSO GALO da Era Mineirão, cabeça a cabeça com o mestre Telê, q ficou + ou – 5 anos no Galo, entre 70 e 75 > em 73 ensaiou no São Paulo > e “SÓ” ganhou 1 (um) Brasileiro e 1 (um) Mineiro > Cuca “SÓ” ganhou 1 (uma) Libertadores e 1 (um) Mineiro > há controvérsias, segue >>>

    ( tem uma PÁ aí a afirmar q quem venceu a LA13 na HORA EXTRA foi Gilberto Silva (bom jogador) no vestiário, dia 24.7.2013 > ADORO a família SILVA, muitos BRASILEIROS são SILVA, esse GS aí é um Silva MÁGICO > qnd voltou da Europa esse IDOLO incontestável q hj cobra HE do NOSSO GALO foi pro Grêmio > viu a BURRICE q fez, sentiu onde tava rolando o CIFRÃO e veio de SONSO assumir o VESTIÁRIO do NOSSO GALO! Um idolaço!!! Crüzës!) > engraçado, Tardeli, O NOVO, faz o mesmo movimento > foi pra China, usando o NOSSO GALO, qnd volta, vai pro onde? > ô pessoalzim q sabe FAREJAR o cheiro de um CIFRÃO meninim, novim, viu, sô! Fazer o q?)

    Deixa queto!

    E o CUCA ñ pode ser mercenário? Ou vacilão > o q mais falta?

    LEVIR, O Burrinho, p.ex., ñ ABANDONOU o clube em 2007, na PT Inicial da RETOMADA pós queda, para ir para o Japão atrás da Independência financeira:? E qnd voltou? Na reta final do BEM BOM, por acaso? Ñ, tenho q impressão q retornou para JOGAR A PA DA CAL (respeitando sempre as VIÚVAS!)…

    Então ñ sobra ninguém?

    CUCA MERECE A CHANCE!!! O cara é bom de serviço, já demostrou AQUI mesmo (respeitando sempre GILBERTO SILVA e, CLARO, as viúvas – ñ posso me esquecer delas!)

    Fala comigo, Zé! > O vacilo do CUCA, único ñ, o maior aliás > CUCA é vacilão mesmo, tá na cara > Um sujeito q acredita em NOSSA SENHORA só pode ser vacilão > EU TB SOU > Viva os Vacilões q acreditam em NOSSA SENHORA! > o maior foi o SETEMBRO NEGRO > mais q o tal 6 X 1 > estória mal contada (NOSSO GALO já teve 2 prá 3 ou 4 chances de devolver o placar, etc e nas finais da CdoBr14) > Marracos?, um vacilo de muitas línguas > verdadeira bronca é com JOGADOR DE FUTEBOL Alcaguete, dito CAGUETE > PIOR Q TORCEDOR do Clube do Futuro > (qnd ganha, ganha todo mundo, qnd perde é SILVESTRE) > e a péssima preparação q o CLUBE bancou durante o Br13?…

    Outra: 3 dias após vencer a LA, NOSSO GALO foi a campo para enfrentar as MARIOLAS, q tavam voando > aquilo foi CRIME e ninguém chiou OU ligou, (Ñ há por parte da torcida do ANO QUE VEM e do NOVO e dos VELHINHOS nenhuma critica, pq ñ se importa com nada) > ok, na época tavamos todos ANESTESIADOS, a LA! Bom, aí nego fala de PLANEJAMENTO! > Vcs se lembram do q aconteceu?

    Uma obs histórica > PAULO CURY é muito, mas muito MAIOR q RICARDO GUIMARÃES dentro do Clube Atlético Mineiro > Quem é Ricardo Guimarães dentro do NOSSO GALO perto de PAULO CURY? Um empresário bem sucedido? Oh! é de causar inveja!!! Ui!!!

    NELSON CAMPOS > ELIAS KALIL > https://www.youtube.com/watch?v=aUHALiZONfY > PAULO CURY infinitamente MAIOR q o minúsculo (cuidar dos bastidores do Brasileirão, ñ permitir GARFOS acintosos, vetar certos e determinados árbitros e REFORÇAR o elenco QUALITATIVAMENTE e ñ quantitativamente…O objetivo é a conquista do BRASILEIRO! Sem esse alvo, sem essa OBSESSÃO e cobiça, nada feito! Vice campeonato brasileiro, 3º, 4º lugar, vaga em Libertadores, Construção de Estádio, estátua na frente da sede para os MECENAS > e outras FÍRULAS!

    VIVA os TORCEDORES(?) q ñ são TORCEDORES de Clube do Futuro (q clube é esse?)!

    Na minha OPINIÃO os cartolas devem sem mais COBRADOS (a conta vai chegar e qnd chegar NOSSO GALO deve DOBRAR a aposta): PQ NOSSO GALO TÁ ESTACIONADO? (A parte a pandemia!)

    Abs!

  4. Meu caro Teobaldo,

    Acrescentaria o Zé Ricardo, com os dois, fecha às contratações , dispensa os que já sabemos não tem a mínima condição de vestir o manto.
    Agora, será que o mequinha vai negociar com o Galo, sempre fez jogo duro esse micróbio verde!!!
    Abraço, Galo sempre!!!

    1. Robson, querido, grato pela leitura, mas negociar com o Coelhinho Pompom é dar a ele uma importância que ele não tem. Basta pagar a multa contratual e mandar o Micróbio Verde chupar prego.

  5. Boa tarde xará e amigalos!
    Realmente estamos aguardando a definição dos 11 titulares para o restante do Ruralito e para a estreia na Libertadores. Nacho Fernandes e mais 10! Quanto à defesa parece que vamos do instável Igor Rabello na zaga e do fraco Mariano na direita(parece que é o preferido de Cuca). Até hoje os dirigentes do Galo não perceberam que temos uma enorme deficiência defensiva que pode nos custar CARO na Libertadores….

  6. Salve massa e Guru !

    A paralisação do futebol é um assunto polêmico e de debate acalorado! A corrente a favor se apega no fato de que a pandemia está cada dia mais descontrolada. Estão certos. Há outra corrente que defende o não paralisação, já que existem protocolos rígidos e que a empregabilidade e sobrevivência de várias pessoas estão atreladas ao futebol (vide comentário do amigalo Barata). Tb estão certos.
    Então meus amigos não existem nem o errado nesta questão! O que precisamos é de gente com sensibilidade e visão para tratar do assunto como deve ser tratado.

  7. Bom dia,Guru ! Acho que continuarei só lendo suas deliciosas cronicas.Os comentários estão cada mais ácidos e chatos,parece que não é cronicas de “AQUI É SÓ GALO”.Como torcem contra,como guardam rancores do passado e o do presente.Sou das antigas,vestiu a camisa do GALO e deu sangue,são meus ídolos.Quando o GALO perde,aparecem muitos comentários para malhar,quando ganha,postam poucos comentários,mesmo assim para ressalvar defeitos. GALO sempre,um feliz domingo a todos amigos GALO.

  8. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos sem jogo do Galo para alegrar o domingo.

    Não tem jeito, domingo sem Galo não é domingo normal, ainda mais quando a opção de futebol é entre o segundo maior de Minas e um antigo rival do Galo quase encerrando as suas atividades. Terceiro colocado contra o quinto. Isso é jogo?

    Um domingo sem graça para todos nós e que a semana comece com a boa notícia de continuação do campeonato.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO, SEM ADVERSÁRIOS EM MINAS E PRONTO PARA CONQUISTAR O BRASIL E O MUNDO.

  9. Bom dia a todos Amigalos e à todas Atleticanas que embelezam o blog!
    Leve domingo de outono sem jogo do Galo,leve também é a minha sensação de ver os escanteios e faltas serem aproveitados, para quem já reve Eder,Nelinho,Ronaldinho e tantos outros.Ver o cracasso Hyoran pegar a bola,dar três ou quatro passos pra trás ,imitar Cristiano Ronaldo e dar aquele traque na bola era difícil viu. Na minha opinião era melhor a defesa se postar corretamente e devolver a bola pro adversário,assim não correríamos o risco de contrataques.
    Saudações Atleticanas!

  10. Sobre a paralisação do futebol o que temos com mais destaque é a discussão sobre a abstinência que NÓS viveremos sem bola rolando.

    Queiram , por gentileza , procurar o vídeo com a declaração do goleiro do Sergipe para que possam entender o quanto a insensibilidade tomou conta de nossas mentes .

  11. bom dia Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. quando um jogador é craque não tem nada de conhecer o futebol dar tempo para conhecer o futebol ou entrosar digo este jogador é nacho Fernandes. nacho Fernandes num jogo mostrou que vai dar muitas alegrias a massa atleticana não esconde no jogo e se movimenta muito. agora estamos lixados com lateral direito juntado Guga e mariano não dar meio lateral direito. rsrs.no meio do campo temos calebe e zaracho porque o péssimo Allan nem para reserva serve. jair é simplesmente reserva. e na zaga precisamos urgente de um zagueiro para jogar com Júnior Alonso porque rever e Gabriel e Bueno são jogadores para serie C.sera que a diretoria não enxerga que no mequinha tem o messias que seria este zagueiro que podia vim para o galo ou vai deixar para o Bahia ou Ceará abre olho caetano. nos 3 goleiros para mim o Everson éo pior um verdadeiro frangueiro. então cuca não aprende com erros do pardal se não a corneta vai piar. agora não sabemos quando o galo vai voltar a jogar por causa dos incompetentes. aff.otimo domingo a todos amigalos. vai galooooo.

  12. Vejo, dia após dia, torcedores do Atlético (eu, inclusive) clamando por um zagueiro alto, veloz, forte e com boa técnica na saída de bola. Dito isso, deixo registrada a minha indignação pelo fato de o meu time nem sequer cogitar fazer uma proposta ao Coelhinho Pompom (o tal Micróbio Verde) para ter o excelente Messias, um jogador já conhecido por todos nós e perfeitamente adaptado a Belo Horizonte. E ainda tenho que engolir Bueno (Ruim-eno, bem entendido), ex-Rever, Igor Rabelo (Boneco de Olinda) e Gabriel ( o anjo da guarda dos adversários).

    Alguém, por piedade, poderia explicar a esse pobre ignorante futebolístico, porque o Atlético não faz uma mísera proposta para tirar o Messias do Coelhinho Pompom?

  13. Acho que a nossa melhor opção, como técnico, era o Cuca mesmo. Porém, também recordo das duas ” desmobilizações” que ele provocou : Quando poderia ter rebaixado o rival e até evitar o 2 títulos brasileiros seguintes deles. E, no Marrocos, quando anunciou que estava indo para a China, antes do torneio.

    1. Acho que o cuca não está à altura das pretensões do Atlético. Simplesmente um mercenário de caráter duvidoso e meio covarde nas explicações do caso Berna.
      Por mim, preferia qualquer outro, no aspecto profissional o que ele fez em Marrocos é imperdoável e no aspecto pessoal, jamais deveriam contratar um técnico com essa nódoa na sua vida.

    1. É revoltante como tratam os nossos irmãos do interior do estado. RURAL no maior menospreso. Que pena,as vezes vivem muitíssimas vezes melhor do que qualquer um na capital. Ehhh. Sem falar que a maioria das vezes,quem humilha deste jeito tá passando fome ou servindo de escravo na capital. Kkk.

  14. BOM DIA A TODOS.
    É COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIO E UM EXAGERO PROIBIR A REALIZAÇÃO DE JOGOS DE FUTEBOL , QUE PELO QUE VEMOS , RESPEITAM TODOS OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA A REALIZAÇÃO DAS PARTIDAS.
    EM UM MOMENTO DE GRANDE DIFICULDADE , COM AS PESSOAS PRESAS DENTRO DE SUAS CASAS , AINDA OUSAR TIRAR O PRAZER , A PAIXÃO E A DIVERSÃO DAS PESSOAS , AÍ JÁ É DEMAIS.
    NÃO CONCORDO DE FORMA NENHUMA COM A SUSPENSÃO DAS PARTIDAS DE FUTEBOL .
    ESSES GOVERNANTES ESTÃO EXAGERANDO E PASSANDO DOS LIMITES.
    PROIBIR REALIZAÇÃO DE JOGOS DE FUTEBOL , MAS OS TREINAMENTOS DOS TIMES VÃO CONTINUAR , QUAL A LÓGICA DISSO???
    VOLTANDO AO MAIS IMPORTANTE E FAZENDO UMA ANÁLISE SOBRE O PLANTEL DO GALO , OBSERVO QUE TEMOS DE 15 A 16 JOGADORES EM PLENAS CONDIÇÕES DE SEREM TITULARES .
    NÃO PRECISAMOS DE MAIS CONTRATAÇÕES , À EXCESSÃO DE UM GOLEIRO.
    NO GOL ESTÁ A NOSSA GRANDE CARÊNCIA.
    O PALMEIRAS FOI O GRANDE CAMPEÃO DO ANO PASSADO , COM O SEU GOLEIRO OPERANDO VERDADEIROS MILAGRES .
    SEM ESSA FUNDAMENTAL PEÇA , VAMOS TER GRANDES DIFICULDADES PELA FRENTE.

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos então aguardar,ansiosos, a segunda-feira para a decisão do futuro do campeonato mineiro. Que o bom senso prevaleça, considerando todas as variáveis possíveis. Domingo sem jogo do galo é como se não houvesse domingo. Com mais de 80 anos, já recebi a primeira dose da vacina com a segunda prevista para maio. Que todos se vacinem para que a normalidade volte a imperar! Com relação ao plantel, acredito que com a vinda de um bom zagueiro e de um bom goleiro, o atlético estará completo.
    Um bom domingo para todos!
    Hoje e sempre, GALO!!!

  16. André Curi ajuizar mais uma ação de cobrança contra o Galo. Ele cobra o pagamento da comissão de DEZ POR CENTO DO VALOR LIQUIDO da venda do Marcos Rocha para o Palmeiras , DEDUZIDOS AS CONTRIBUIÇÕES AS ENTIDADES ESPORTIVAS LIGADAS AOS ATLETAS E ATÉ VALORES DO MECANISMO DE SALÁRIOS DA FIFA. Comissão de DEZ POR cento do valor líquido para empresário? Esse cabe uma investigação pelo Grupo Especializado de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público. Rastreiem essas comissões. Totalmente dezarrazoada essa comissão de DEZ POR cento. Com dizem lá em Araxá: nesse angu tem caroço.

    1. Prezado Domingos Sávio
      Realmente não entendo essa comissão. Acho que aí está o grande golpe dos dirigentes corruptos. O cara é empresário de jogador, leva para outro time e o Galo paga comissão? Quando quer vender um jogador porque não negociar direto com o outro time? Não consigo entender a necessidade de pagar comissão de vendas a quaisquer corretores. Talvez algum participante deste blog me esclareça. Um abraço

      1. Boa noite,

        Eis a pergunta:
        – O agente trabalha para quem?
        – É o agente de quem?
        Respondendo chegará a resposta: o jogador.
        Na hora de assinar o contrato o clube se rende as vontades do jogador.

  17. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. O Cuca foi o líder da desmobilização que provocou uma das maiores decepções da minha vida: tínhamos todas as condições de rebaixar o rival e todos sabem o que aconteceu. Pois bem: temos um time infinitamente superior, se jogarmos com a vontade que o time alternativo estava jogando podemos aplicar uma goleada histórica no rival e afunda-los de vez. Então eu peço que todos os integrantes do Conselho Gestor convoque o Cuca e exijam dele ” mobilização total” para a partida do dia 03 de abril. Nada de fazer três a zero e acomodar. Temos plenas condições de aplicar uma goleada e o time deve se empenhar pra isto. E esse papo de é clássico, na atual circunstância não se justifica. Temos um time infinitamente melhor e não podemos perder em vontade e aplicação na partida. Que o Tardelli, Vítor, Léo Silva expliquem para o Hulck, Nascho, Vargas, etc a importância de um 9×2 nessa partida. Se falhamos em jogar esse povo na segunda divisão agora temos a oportunidade de ” fechar a tampa do caixao” delas. Uma goleada para o Galo será o golpe final que precisamos aplicar para concluir a derrocada delas. Então que esse time seja conscientizado e se mobilize para esse jogo. Para mim qualquer resultado que não seja um Vitória por placar mínimo de 4×0 é inaceitável. Derrota será vexame das proporções do Ingazeiras. Alguém tem de mostrar para o Cuca a tal da parceria digital que elas fizeram com o Raja Casablanca “. Isso daí se responde com goleada em campo E aí senhores do Conselho Gestor exijam do Cuca mobilização total e mostrem para os jogadores a importância de sapecar os parceiros digitais do Raja.

    1. Concordo com seu comentário, Domingos Sávio, inclusive partilho sua indignação com o tal CUca, que por mim não passaria na porta da Sede de Lourdes. nem pra ir ao Diamond Mall. Ainda mais agora, pois, ao que parece, o babaca vai insistir com Éverson Chama-gol. Quanto a golear o nosso ex-adversário, esqueça. O tal CUca tem dívidas de gratidão com eles. Vai fazer no máximo 2 e passar a “valorizar a posse de bola evitando que os nossos meias pisem na área”.

      ps.: “valorizar a posse de bola evitando que os nossos meias pisem na área” é uma homenagem ao Barata.

      1. TEOBALDO ,

        rindo muito aqui …
        Você foi perfeito na lembrança .
        Fez uma ótima “leitura” dos comentários.

        Abraços e bom domingo .

      1. Prezado Barata. Nós que somos das antigas lembramos do Jorge Valença ali na lateral esquerda e de outros jogadores que não afirmavam em clássicos. Até o Obina entendeu o espírito desse jogo. Agora achar ruim cobrar empenho de quem ganha um milhão e meio por mes( Hulck) , 900 mil ( Vargas) e 600 ( keno) é de lascar. Esse Nascho num jogo de Mineiro pediu a bola o tempo todo, se movimentou e jogou os noventa minutos. Então que os demais se empenham de verdade. É o mínimo que essa turma tem condições de fazer. E o técnico pode ajudar escalando o Zaracho no lugar do Alan, sumindo com Mariano. Pelo menos, acho que não corremos risco de três zagueiros contra esse péssimo time delas. A hora é de passar o trator. E não podemos deixar o cavalo passar arriado.

      2. É de entristecer. As vezes servindo de escravo ou passando fome na capital mas humilhando que tem o privilégio de morar bem no interior. As vezes ainda nasceu no interior ou tem família por lá. Ehhjh

    2. Espero que neste jogo o Tardelli jogue, ele sabe muito bem o que significa uma vitória deste tamanho.
      Lembro muito bem em 2014 quando o Levi pediu para botar o pé no freio e manter os 3 x 0 que haviam conquistado no primeiro jogo da final da Copa do Brasil e ele não concordava dizendo “cabe mais professor, cabe mais…”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *