Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Agosto ameaça cinzento e volta a despertar

Não bastasse aquela camisa cinza, agourenta, no primeiro tempo o Galo foi irreconhecível. Prefiro a P&B, e na impossibilidade, apenas a branca. Ainda bem que, assim como frente ao Bahia, Cuca mostrou que sabe trabalhar com os jogadores no intervalo da partida. Com duas alterações o time teve outro comportamento e assegurou a virada, sendo a oitava vitória consecutiva, assumindo a liderança isolada do campeonato brasileiro.

Foi uma rodada magnífica, tendo como destaque o nosso resultado. O treinador poupou alguns jogadores, como Mariano, Alonso e até em parte da partida o Savarino. Teve ainda os desfalques do Vargas, suspenso; Arana, voltando com o ouro olímpico no peito; Zaracho, Rafael e Marrony machucados. O último sendo, inclusive, negociado para o exterior.

Para quarta-feira, em Buenos Aires, frente ao River Plate e pela Libertadores, o treinador poderá contar com os três que foram preservados e ainda Arana, Zaracho e Vargas. Todos se juntam à delegação hoje em Porto Alegre. A confiança do Torcedor é o primeiro requisito para as grandes conquistas.

Ontem, diferente de jogos passados, dei uma lida nas minhas redes sociais. Prefiro não fazer isso antes de redigir nossos posts diários, evitando interferências no texto que divido com o leitor. Precisamos melhorar nossas expectativas. Eu também sou emocional, mas não me entrego antes do fim do jogo, menos ainda na escalação. Cruzes!

Nosso primeiro tempo foi muito ruim. Talvez pelas alterações que estão sendo necessárias em função da maratona puxada que estamos enfrentando, o time estava muito desencontrado. Nem ameaçou o gol do Juventude, que num contra ataque ao final dessa etapa fez um tento inesperado até para o próprio time mandante. Passes errados e lançamentos descalibrados. A bola ia longe do jogador que deveria receber o lançamento.

Enfim, na volta do intervalo com Savarino e Nathan nos lugares de Tchê Tchê – esse vem sendo sempre substituído – e Hyoran – que pouco apareceu – deu mostras que buscaria reverter o placar. E assim a virada aconteceu. Hulk, que disposição – depois de perder lances que não são de seu feitio – empatou e nos acréscimos o prata da casa, Nathan Silva, garantiu a vitória. Depois do segundo gol, que saiu aos 46 da segunda etapa, confesso que passei a achar os acréscimos demorados. Foram ainda mais seis longos minutos. Valeu! O time, no segundo tempo, foi bem. Destacaria a boa evolução do Dylan nas mãos do Cuca. Vencemos, pontuamos e somos líderes em pontos e aproveitamento.

Se o time esteve mal no primeiro tempo, mesmo com a vitória, não vou deixar de registrar. O árbitro, um tal de André Luiz de Freitas Castro – lá de Goiás –, no dia dos pais permitiu que homenageássemos sua mãe. Laterais invertidos, dois no caso, com o jogador adversário já se posicionando para a reposição Atleticana. Critérios desiguais na marcação de faltas e até na aplicação do amarelo, além de uma dupla penalidade a favor do Galo ignorada pelo senhor do apito. Foi lamentável, mas parece que no intervalo alguém alertou a ele desse descaramento e voltou para o segundo tempo como deve ser sempre. Imparcial! Será que foi repreendido pela chefia? Não descarto!

Por fim, dois tempos que acho que merecem nossa reflexão. Sou crítico também de diretorias, na atual acho que erraram a mão nas demissões do começo de gestão, mas reconheço avanços em setores que me motivam a fazer essa sugestão ao Atleticano. Antes, diria que – ao meu entendimento – os advogados Lásaro e Lucas fazem muita falta. Eles não perdiam uma ação no STJD. E na comunicação, com a saída do Domenico, seu antigo auxiliar – que assumo minha recíproca dificuldade de relacionamento – atrapalha a boa relação que deveria nortear, a bem do Galo. Pois bem:

1) A diretoria, pontualmente, entrou e conseguiu autorização para jogar com público. Apesar disso, respeitando o acordo feito entre clubes e CBF, vai seguir sem venda de ingressos. Direito assegurado, desde que respeitado por todos.

2) A adesão ao Galo Na Veia é uma via de mão dupla. Assegura renda aos cofres Atleticanos e benefícios aos Torcedores que aderem a um dos quatro planos. As mensalidades são de 10, 20, 30 e 55 reais. Esse valor é diluído na temporada. Preferência e desconto na compra de ingressos e – no de maior valor – uma camisa oficial. Abrace essa ideia. https://galonaveia.atletico.com.br/faq

*fotos: Pedro Souza/Atlético

49 thoughts to “Agosto ameaça cinzento e volta a despertar”

  1. Só não gostei do título de sua crônica!
    Tempos cinzentos, nunca mais!!!! Nem dois minutos na Libertas (apesar desta camisa de mau gosto, como o título utilizado pelo blogueiro).
    Dá-lhe Galo!!!
    Grande abraço!

  2. Depois de um Galo ifHood frouxo e perdedor contra o Bahia (F), embora classificando-se na Copa do Brasil, um Galo forte e vencedor contra o Juventude, em Caxias do Sul.

    Sob a horrenda camisa cinza de treino, Galo medíocre e derrotado no primeiro tempo (1 a 0), Galo raçudo e vitorioso na etapa final (2 a 0).

    Guga (limitado, não acerta um cruzamento); (per)Igor Rabello (driblável e entregador); Allanprado cartãonista Zinho (se acha Allan Nacho e atrapalha o real) e tChotChô – amados cabritinhos peladeiros do treinador -;  inútil Hyoran.

    Mudanças acertadas de atitude e de atletas, no intervalo, impulsionaram o Galo ao empate e ao triunfo.

    Sai a dupla de volantes acéfalos do treinador, e o time aumenta a produtividade. (Atleticanos preferem outra dupla, entre Jair, Zaracho, Alan Franco e Neto, mais técnicos e criativos.)

    Jair, Savarino e Sasha (assistência a Hulk) colaboraram para a empenhada virada do Galo. Dodô e Dylan, em evolução, também ajudaram. Nacho, assistência a Nathan Silva.

    Nathan Silva, enfim, uma revelação da base atleticana. Com ele na zaga, 8 partidas no BR e 8 vitórias seguidas (a de ontem, graças ao seu gol nos acréscimos).

    No Dia dos Pais, somados esses 3 pontos, o Galo assume a liderança do BR, na 15a rodada.

    Uma trípla vitória: a própria e as derrotas dos concorrentes Porco e Urubu da CBFlobo (que levou quatro sacis a zero nas redes do Maracanã).

    Galo, não amarele, não escorregue como no passado, mantenha-se firme, cantando no cume do poleiro das competições!

    Excelente, verdadeira e esperançosa entrevista do Cuca no pós-jogo.

    Treinador e jogadores, atuem na 4a contra o River Plate com raça, ambição e equilíbrio, em busca do sucesso na Libertadores. A Massa torcerá energizando a Buenos Aires alvinegra.

  3. Boa noite a todos!
    Estou muito feliz com a liderança, este ano estamos vencendo adversários que historicamente são pedras no nosso sapato.
    Acho que campeonato de pontos corridos dá pra ganhar mesmo tendo um goleiro ruim como titular, as copas não acredito.. Ontem o moço entrou com bola e tudo ,foi salvo pela condição irregular do jogador do Juventude.

  4. Boa tarde Eduardo.

    Estava aqui analisando os comentários de hoje. Sinceramente achei muito pouco pela vitória significativa que tivemos ontem, afinal somos líder.
    Agora fico imaginando se tivéssemos sido derrotados quantos comentários esse espaço teria hoje???
    Será que é mais fácil criticar e falar mal do que tecer um elogio?
    Sinceramente tenho a impressão que alguns torcedores são adeptos daquela politica de quanto pior melhor. Ou será que é vergonha de assumir que o Time e o Cuca até o momento está fazendo um bom trabalho?
    Fora Cuca, Fora Allan, Fora Mecenas kkkkkkkk. Acho que estão com saudades daquele time do Sampoli que quando precisava firmar mesmo fazia 2gols mais tomava 3.

    Vida que segue…

  5. Nathan está jogando o fino da bola resolveu o problema da zaga do galo. Hpje com essa zaga que o Cuca montou resolveu um problema grave que o time tem e que é uma herança maldita do Sampaoli que é essa insistência em recuar bola para o goleiro quando Alonso e principalmente quando o Rever está em campo isso não foi visto no jogo de ontem

  6. LEONARDO ,

    claríssimas as suas observações.
    Eu fico impressionado como se comenta sobre um jogo e o padrão é sempre o mesmo , destacando-se a atuação do jogador sem atentar para seu melhor posicionamento e onde e como ele pode render um bom futebol .

    O Cuca é simplesmente HORROROSO, ele não consegue enxergar que está tirando o potencial do Nacho ( que está mal, errando muito passe ) .

    Por isso a alternativa de jogar a toalha e deixar o time se virar em campo é a melhor coisa que o ESTRATEGISTA tem feito .

    É o esquema Vai Quem Quer !!!

  7. bom dia Eduardo e massa. enfim mas uma Vitória espetacular do galo apesar de não jogar nada no primeiro tempo. ontem Everson frangueiro ias levar um frango histórico. igor rabelo parece mais um cone joga nada. Guga flamerda. Hyoran. sascha. Nathan e tchê tchê deveria ser proibido de jogar no galo uns verdadeiros peladeiros de várzea. Nathan zagueiro o melhor zagueiro do galo. Hulk simplesmente o homem do jogo em vários jogos o melhor. nacho Fernandes esqueceu o futebol na Argentina depois do vírus não esta jogando nada. borrero simplesmente fraco perdeu 2 gols que até meu bisavô fazia. rsrs.enfim somos líderes uma pena que a diretoria não trouxe reforços principalmente goleiro para ser titular. reservas para Hulk e nacho Fernandes. que venha o River plaite. segue o líderrrrrrr.a galo nos deixa sonhar. vá galooooo.

  8. Boa tarde a todos! Sigam o líder e calem o choro! Mas, estou inteiramente com o Eduardo em seu comentário: O juiz de ontem deu náuseas e não é porque o Galo virou o placar e ganhou a partida que a diretoria deveria se calar como fez ontem! O pênalti no Dodô foi claro e ainda teve um outro na sequência do lance em cima do Hyoran. Em outro lance perto da área, chutaram covardemente o Guga e o soprador medíocre deu vantagem e não aplicou falta! Deu um cartão amarelo para um jogador nosso no segundo tempo e em lance idêntico no primeiro, não mostrou o cartão pro jogador do Juventude. Ou seja, apitou o jogo com a camisa do Papo por baixo. Graças a Deus, vencemos apesar da péssima arbitragem, mas o mais absurdo por mim foi o Sr. Wagner Reway (árbitro de vídeo) que já nos garfou outras vezes em campo e que é carioca, embora agora esteja a serviço da Comissão de Arbitragem Paraibana, não ter revisado o lance e ter deixado o pênalti escandaloso sem ser marcado! “VARGONHA”!!!!
    Sobre o jogo, Cuca tem substituído muito bem, mas escalado pessimamente. Tem que parar com essa palhaçada de que com o Galo tem que ser sofrido! Se escalar mal na quarta e inventar o apadrinhado Tchê2, Hyoran e outras aberrações, vamos tomar sacode na Argentina! Uma coisa é virar jogo contra o Juventude e classificar contra o poderoso Bahia, com todo respeito a esses times, outra é enfrentar o renomado River Plate! Então, Cuca, escale o que tem de melhor ou seja o time do segundo tempo de ontem, com a entrada de Mariano no lugar de Guga, Alonso no de Rabelo e Arana no de Dodô e ponto final! Fala pro Everson entrar ligado para não engolir frango em Buenos Aires! Vamos ver se jogamos pra valer desde o primeiro tempo pra conseguir um bom resultado já no primeiro jogo, que nos dê um pouco de tranquilidade pro segundo jogo e mais estímulo para detonar o Palmeiras no sábado! Eduardo, por falar em Departamento de Comunicação e o Médico? O Keno quebrou a perna? Tem dois meses que o cara tá no estaleiro, pelo amor de Deus, uai!

  9. MARCELO ,

    a movimentação do Sasha para receber e tocar de volta para o Hulk foi perfeita , jogada de quem pensa pra fazer a coisa certa .

    Ele é inteligente .
    O que me assusta é ver que quase ninguém comenta sobre .

  10. Bom dia xará e amigalos!
    Vitória suada! GALO não jogou nada no primeiro tempo e como bem disse o colega amigalo nosso time sofre da “Síndrome de um tempo só” ou seja, joga bem no primeiro tempo e mal no segundo ou joga mal no primeiro tempo e bem no segundo. Ano passado sofremos da “Síndrome da defesa de peneira”. Mesmo assim ninguém é perfeito e o que importa é que estamos em primeiro lugar na tabela e nossos concorrentes ao título do brasileirão levaram no lombo. Como é bom ver o “classificadaço” levar de quatro!!!! Voltando ao jogo de ontem Hulk mais uma vez fez a diferença. Minha preocupação com essa boa fase de nosso superherói é a convocação dele e de Arana para a “Selecinha” de Tite para o banco de reservas e desfalcar o GALO no jogo de volta da Copa do BrasiL contra o Fluminen”C”. Portanto, vislumbramos mais uma sacanagem a vista da Confederação Brasileira de Falcatruas. No mais é partir para Buenos Aires e encarar los argentinos com SABEDORIA e EFICIÊNCIA!!!!!!!!!!

  11. Segue o líder. Prá começo de conversa , o verdadeiro atleticano não esmorece nunca , apoiamos at´e mixirica, se precisar.´´E um desprazer imenso, ligar a tv pra ver nosso galo e ver hioran pronto pro jogo.Duro, nathan, hioran e o afilhado destoam deste time , estão ali por esperteza de algum “empresário”, sempre dando um jeito de jogar e nos prejudicando, prejudicando o time. Nacho , jogando nada , nadica de nada , ontem , como num jogo dias atras, foi agraciado como melhor em campo. Ele mesmo ficou encabulado, errou tudo no jogo e ele sabia disto. Quarta feira, esperamos que desencante, pra apagar a ultima e tenebrosa partida contra o meia boca juniors. Encerrada a coreneta, muito feliz com a liderança e o espirito, atitude do time. No maraca, ontem, mais alegria. renato gaucho novamente, como faz todo ano,, após o choque de realidade , duro choque, diz que estão cansados com tres competiçoes, blablablablabla´Fará, com certeza, como no ano passado, quando dirigia o gremio, eliminou o time nas tres e depois foi eliminado

  12. Bom dia massa e guru

    Confesso que não entendi o título da resenha de hoje meu Guru, só se for pela cor da camisa usada.
    Vejo que a maioria taxou o primeiro tempo como ruim o que discordo, ou então assisti a outro jogo.
    O inusitado esteve em campo pois se não pudemos fazer o primeiro gol num pênalti claro, o adversário deu um único chute a gol numa jogada de chutão despretensioso pra frente.
    A crítica pelo primeiro tempo pode até ser justa, porém prefiro exaltar a perseverança na busca da vitória no segundo tempo.
    Que assim continue…

    Alguém anotou a placa da carreta vermelha que atropelou um bando de urubu aí?

    1. Jogos de agosto. Paranaense, Bahia e Juventude. Todos eles fizemos um primeiro tempo cinzento. Quanto à camisa, sou tradicionalmente pela preta e branca listrada.

  13. Bom Dia,

    Estamos líder! Espero que este fardo não pese em nossos ombros.
    Ontem realmente parece que foi um dia encomendados aos papais atleticanos.
    Quanto ao jogo, temos primeiramente que ressaltar o excelente gramado, melhor do que o do Mineirão.
    Digo isto para poder ressaltar o fato que me deixou preocupadíssimo, primeiramente os erros seguidos de passe do Nacho, perdeu a bola em todas as partes do campo, inclusive na defesa, também o gol perdido.
    O Hulk que tem inúmeros qualidades, o domínio de bola é uma que ele não possui, não foi pelo gol perdido ontem, mas venho seguidamente vendo essa falhas em outras partidas.
    Sito estes dois porque pela avaliação do torcedor eles podem, mas outros não.
    O jogo demonstrou a diferença clara de qualidade, velocidade e recuperação de bola do Nathan em relação ao Igor Rabello.
    O fato do Cuca não acertar na escalação e o baixo rendimento do time no primeiro tempo está criando um fator positivo no grupo, por incrível que pareça, que é o fato dos reservas estarem sempre entrando e mudando a cara do jogo, queira ou não, isso faz o grupo mais forte e homogêneo, todos se sentindo parte do time e responsáveis pelo resultado.
    Diferentemente do que no passado ressente que quando um jogador entrava no final dos jogos apenas com a finalidade de enrolar tempo ou dar a tal “minutagem”, aff.
    Assistíamos os mesmos entrando parecendo que estavam passando por problemas de dor de barriga e cara de quem comeu e não gostou.
    Como disse o Cuca ontem, esse time ainda tem muito o que evoluir, e é isso que incomoda o torcedor, mas da mesma forma nós motiva e da esperanças.
    Até aqui aos trancos e barrancos estamos passando as fases das competições, na espera da tão clamada engrenagem perfeita.
    Que venha um bom resultado na quarta feira.
    Duas coisas que não tem como não mencionar:
    – viva o choque de realidade que os urubus tomaram ontem.
    – Que venha Diego Costa, esperamos por ele que muito prazer, que venha ser feliz aqui no Galo.
    Boa semana a todos!

  14. Saudações atleticanas!!
    Rodada ontem foi perfeita pro Galo!!
    Eu prefiro jogar mal e vencer do que fazer aquela baita apresentação e não levar os 3 pontos. No brasileiro o que realmente importa é somar pontos.
    Nathan Silva superou o seu mestre, irmão mais velho, Werley, com louvor!!
    Hulk pra variar, resolvendo o imbróglio.
    Se eu fosse o Menin, dobrava o bicho pra cada vitória, reforçava ainda mais o elenco com mais um goleiro bão, um zagueiro pra acompanhar o nathan silva que está jogando muito, e mais um volante experiente, pra devolver o tchetche.
    Vaaaaammmmmmmmoooooooooo Gaaaaaaaaaaaaaaalllllllo.

  15. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    A 15ª Rodada:

    Rodada perfeita para o Galo que pulou da 2ª
    para a 1ª posição na tabela.

    O CAM tem 2 pontos a mais do 2º colocado, o Palmeiras, o próximo adversário, no Mineirão, sábado 14, às 19 horas.

    O G6 terminou com o Atlético 34, Palmeiras 32, Fortaleza 30, Bragantino 28, Flamengo 24 e Athletico 23.

    Os jogos do G6 ficaram assim: Juventude 1 x 2 Atlético; Palmeiras 2 x 3 Fortaleza; Sport 0 x 0 Bragantino; CAP 1 x 2 SP; e Flamengo 0 x 4 Internacional.

    O Flamengo, que tomou uma sapatada magnífica do Inter, em pleno Maracanã, tem dois jogos a menos. Se vencesse os dois jogos chegaria a 30 pontos, 4 pontos abaixo do Galo, o que é ótimo.

    Antes, no sábado, o Fortaleza venceu o Palmeiras e jogando com menos um, por expulsão, desde os 20 minutos do 2ºT. Um feito e tanto para o Leão do Pici.

    O Galo tem o 5º melhor ataque com 23 gols e a 1ª melhor defesa com 11 gols tomados.

    O melhor saldo de gols é do Atlético com 12 gols, ao lado do Palmeiras que também soma 12 gols de saldo.

    O melhor aproveitamento na competição, de 75%, é do Alvinegro que tem 11V, 2E e 3D.

    Aliás, o Galo foi o time que mais vitórias teve até agora, 11 em 15 jogos.

    O time chegou a 11 jogos de invencibilidade e somou 8 vitórias consecutivas, algo raríssimo na vida do Galo em termos de Brasileirão.

    Mesmo com tantos resultados positivos, restam duas grandes preocupações do atleticano.

    Uma, o desempenho do time que tem deixado o torcedor com pulgas atrás das orelhas.

    Sei não…

    Outra desconfiança, com a arbitragem, que atuou muito mal e prejudicou claramente o Atlético ao menos em três lances claros, e numa delas em pênalti claríssimo não dado em Dodô.

    Será que os alegados “erros” já não são indicativos do efeito mão grande a conspirar em desfavor do Atlético para começar a minar o BR21?

    Sei não!!!

    O presidente do Atlético, Sérgio Coelho, no mínimo deveria jogar uma garrafa de água gasosa na cabeça de alguém da comissão de arbitragem para rechaçar qualquer mínima tentativa de armação contra o Atlético a partir dos chamados “erros de arbitragem” que não podem mais ser recebidos em Lourdes como algo normal.

    Erros crassos de arbitragem, em época de tecnologia VAR a disposição de suas excelências, os árbitros, são anormais.

    O presidente também deveria cobrar a publicação do áudio do VAR para que a interpretação do pênalti não assinalado fosse conhecida do público e de todos, a bem da transparência da arbitragem.

    Não dá para confiar nesses caras…

    Transparência já!!!

  16. Deixando o horroroso Cuca de lado, quero ressaltar a alegria de ser líder no Brasileirão. Somado a isso, a satisfação de termos finalmente um xerifão na zaga, e ele é cria do Galo. Não é um Luizinho, mas é forte, rápido, se antecipa muito bem e é um craque de cabeça. Salve, salve, Nathan Silva! Agora precisamos de um outro zagueiro pra jogar ao seu lado. Quem sabe esse outro não esteja na base também? Enquanto esse outro não vem, prefiro o Réver ao seu lado. Alonso é muito fraco. Igor Rabelo é lento. Embora seja ele melhor que Alonso, ontem demonstrou falta de ritmo devido ao longo período fora do time.
    Gostei também de Dodô, Jair e Calebe, além do salvador Hulk.
    Ah… gostei também e muito do Tchê Tchê, quando ele saiu. Gostaria muito que ele não voltasse nunca mais. Mas aí é querer demais de um teimoso e burro que come unhas.

    1. Boa tarde, prezado Ernest. Por acaso já se inteirou dos prêmios e bônus que integram o contrato desse tal tchê tchê? Contrato caracu. O jogador e o detentor do seus direitos (e parece que outros mais) entraram com a cara e o Galo entrou com o…

  17. Eu estou achando estranho como quase ninguém está levando em consideração a maratona que o Galo enfrenta.
    Ora, o Galo não está jogando bonito, e nem poderia… é jogo em cima de jogo.

    O Galo tem “descansado” nos jogos, freio de mão puxado, vamos apenas o necessário.
    O que poderia fazer, ainda mais com desfalques?

    A verdade é que tem um monte de gente esperando a próxima rodada, quando o Galo finalmente vai cair… mas não cai.

    Entre River e Palmeiras, na minha opinião, Palmeiras é prioridade.

  18. Opa! Bom dia Paulo.
    8ª vitória consecutiva no Brasileirão, é o recorde do GALO na era dos pontos corridos. Nosso Clube havia alcançado essa sequência em 1977 e em 1986. O recorde até o momento pertence a um time gaúcho_ 9V seguidas em 2020_ e já ganhamos dele este ano, o Internacional.
    PS: 1977 foi doído prá daná,em 20 jogos foram 17 V – 3 E e 0 D . Quem acompanhou aquele timaço sabe como ele jogava fácil e é difícil até hj entender como perdemos aquele CAMpeonato invictos, talvez pelo fato do regulamento vigente na ocasião ser do mesmo naipe de quem o fez,ou seja, ridículo!
    Forte abraço
    Uma ótima semana
    Saudações Atleticanas e vivas ao GALO!

  19. Bom dia Amigalos!
    O único jogador, neste momento, matador é o Hulk. Oportunidade chega, ele não treme. Bola na rede. Ontem, por exemplo, o Nacho, Savarino, Borrero perderam muitas oportunidades de marcar o gol. Contra o Bahia, outras oportunidades perdidas.
    Estou na esperança que o Vargas possa surgir como outro Matador, na libertadores e Copa do Brasil.
    O Sasha está fazendo uma bela parceria com o Hulk, neste momento. O Savarino e , depois, o Nacho que faziam as trocas de passes rápido, com o Hulk, estão em baixo nível.
    Feliz com os resultados e confiante na evolução do time.
    Quando Nacho, Savarino, Vargas e Keno estiverem em alto nível, a turma de primeiro escalão, dos Vingadores, estará Completa.

  20. BOM DIA A TODOS.
    A QUEDA DE PRODUÇÃO DE KENO (NESTE ANO) , QUE ESTÁ MACHUCADO E DE SAVARINO ESTÁ RELACIONADA COM O ESQUEMA ADOTADO POR CUCA.
    ESSES DOIS PONTAS SEMPRE JOGARAM ABERTO , MAS CUCA EMBOLOU PELO MEIO.
    NOS ÚLTIMOS JOGOS NÃO SEI NEM QUAL A POSIÇÃO OCUPADA POR SAVARINO , MEIA ??? CENTRO AVANTE ???? PODE SER TUDO , MENOS PONTA.
    A INSEGURANÇA DO EVERSON CONTINUA A MESMA , É UM GOLEIRO COM POUCOS RECURSOS TÉCNICOS , BOLA CHUTADA DE LONGE CONTRA O GALO É PÊNALTI.
    ENFIM , SOMOS LÍDERES.
    O TÍTULO SÓ DEPENDE DO GALO.
    NÃO PODEMOS DEIXAR ESCAPAR ESSE BRASILEIRÃO.
    A HORA É AGORA.

  21. Bom dia a todos!

    São 8 vitórias seguidas no difícil campeonato brasileiro, um dos mais tumultuados da história para o Galo, tanto pelo momento de pandemia em que estamos passando, o que apertou muito o calendário, como pelo bom desempenho em termos de resultado nas três frentes em que disputamos e estamos vivíssimos. Desde abril o Galo não sabe o que é semana cheia de treinamentos, é quarta/domingo desde então. Os resultados têm sido maravilhosos, tendo sido campeão mineiro, líder da fase de grupos e aguardando o jogo das quartas da Libertadores, aguardando o jogo das quartas da Copa do Brasil, líder do Brasileiro. E tem atleticano falando que o Cuca é o pior técnico do Brasil. Isso sim é ser chato.

    Concordo que ele tem feito escolhas ruins, mas já pararam pra pensar na maratona de jogos que o time está jogando, sem descanso e praticamente sem treinamento, por ter praticamente tempo só pra recuperar a parte física dos jogadores? Ele precisa saber gerir a parte física, que seja descansando os jogadores por 45 minutos, e na minha opinião tem feito isso muito bem. Imagina toda essa maratona com o time voando e sapecando todo mundo? Nenhum time consegue isso. O classificadaço já tomou uma sapecada ontem. O Palmeiras perdeu pro Fortaleza em casa. Aí o técnico entra com um time um pouco diferente, poupando algumas peças, e vem gente falar que ele só corrigiu o erro que ele cometeu. Mas parou pra pensar por quê ele fez isso?

    Vamos apoiar o time, a fase está excelente, mesmo que dê pra melhorar alguma coisa. Quando o Galo perder algum jogo importante estou até com medo de ler os comentários, porque ganhando está assim.

    Já devem ter um texto pronto,
    pra quando o time perder, ser o primeiro a jogar aqui no Canto.

  22. Bom dia a todos!
    Eduardo, a camisa cinza é maravilhosa. Desde que a minha chegou foram 11 jogos, 1 derrota frente ao Bahia, dois empates frente ao Boca e o restante só vitórias. Ela tem trazido sorte.
    Sobre o jogo, o Galo deixou muito a desejar no primeiro tempo e um pouco no segundo. Ontem fizemos o segundo gol nos acréscimos, não precisava disso tudo. Um pouco mais de vontade no primeiro tempo e um placar de 2×0 no intervalo poderíamos cozinhar o jogo no segundo tempo e ganhar sem todo esse sofrimento.
    Ontem assistindo uma live do Fala Galo, vi que há uma grande expectativa e confiança na contratação do Diego Costa. Como disse ontem, se confirmar a contratação com um salário de quase dois milhões por mês, acho muita loucura. Caso o valor seja abaixo, é uma contratação gigante.
    Um time com a escalação tendo Éverson (minha preferência é o Rafael), Mariano, Natan, Alonso e Arana ou Dodô, Allan, Zaracho, Nacho, Hulk, Keno ou Arana e Diego Costa, é para colocar medo em qualquer adversário e em qualquer terreno.

    1. Caro Emerson,

      Sobre a Camisa Cinza, embora bonita, achei-a sem graça por não encarnar a alma atleticana.

      Pareceu-me uma Camisa de Treinos.

      Deveria ser utilizada apenas para amistosos.

      Para jogos oficiais, para mim, apenas duas camisas: a Listrada, clássica, a número 1; e a Branca, alternativa, que poderia ser usada ontem pelo uniforme listrado do Juventude.

      Quanto a escalação, meu pitaco (4-3-3):

      Everson;

      Mariano, Nathan, Alonso e Arana;

      Allan, Nacho e Hulk.

      Savarino, Vargas e Keno.

      Ps: Vejo Hulk mais um ponta de lança do que centroavante.

      Hulk não joga enfiado na área entre os zagueiros; antes, gosta de voltar para achar, por trás, nas arrancadas mais à direita, o caminho para chutes mais de longe e para as boas assistências.

      Sobre Nacho, vejo-o mais um armador clássico (camisa 8) do que ponta de lança (camisa 10).

      E essa do Cuca encher o meio para povoar o setor tirou de Nacho o espaço para criar.

      Nacho corre como barata tonta, trombando com Tchê Tchê, Jair e Hyoran, e ao tentar fazer de tudo acaba não fazendo nem uma coisa (armação) nem outra (ações ofensivas) por falta de espaço.

      Para jogar com esse trio no meio (Allan, Nacho e Hulk) convém segurar os laterais para que joguem menos como alas (atacando) e mais como laterais (defendendo).

      Ademais, com três atacantes (Savarino, Vargas e Keno) não precisa soltar tanto os laterais para atacar, como fazia Sampaoli. Basta que subam na boa, como faziam os grandes laterais do passado, para não desguarnecer a linha defensiva.

      Penso que o time atleticano está com o desempenho ruim pelo meio campo desorganizado, meio bagunçado e muito congestionado.

      1. Prezado Ernst!
        Obrigado por seu comentário.
        Acho que o meio campo sem o Tchê² mas com a presença do Allan e Zaracho dá mais liberdade para o Nacho poder armar a equipe e chegar mais inteiro para finalizar jogadas. Com a entrada de Zaracho o Vargas iria para o banco e nosso melhor finalizador, Hulk, continuaria de falso 9.
        Tenho receio do trio formado por Savarino, Vargas e Keno, visto que, Savarino e Keno tem atuado mais trazendo a bola para meio e não para as beiradas como era com Sampaoli, com isso, iriam bater cabeça Nacho, Hulk, Savarino e Keno.
        Caso tenha uma mudança de posicionamento do Savarino e Keno jogando pelos lados, sua visão com Hulk mais recuado colocando o Nacho saindo de trás e Vargas de centroavante fica muito boa. Fica super ofensivo, todos os jogadores teriam que se doar na defesa também.

  23. Vamos seguindo com vitórias que, para mim, é o
    que conta , realmente , o resto é assunto para os
    cornetas , como eu , que adoram uma resenha .

    E vamos a ela :
    Cuca é assombradamente um horror , para dizer
    o mínimo .
    Saber “trabalhar” jogador e lançar seguidamente
    um time totalmente “quadrado” em campo é sua
    especialidade maior, e as mudanças , previsíveis .

    O Atlético estava sem alguns titulares ?
    O adversário também , em mais quantidade que
    nós , e a gente não conseguiu arrumar NADA pra
    cima deles , e conseguimos tomar um gol de um
    ataque que tinha Chico Kim , Sorriso e Bóia .
    Crendeuspai , cruzcredoavemaria !!!
    É PRACABÁ !!!

    E aí veio a MÁGICA :
    alterações a partir da “leitura do jogo” ( arghh ! )
    que transformou o time em um amontoado de
    jogador peladeiro , tendo o Nacho assumido até
    mesmo a lateral esquerda por momentos .

    Melhor assim , pois no esquema Vai Quem Quer
    os caras ficam soltos pra jogar .

    Eu estou apavorado com a incapacidade crônica
    desse que se diz treinador .

    p.s.
    Dentro de suas limitações, o Sasha , novamente ,
    melou mais uma pro Hulk .
    Provavelmente foi mais uma visão “desenhada”
    nas mentes da dupla Abbott e Costello

    1. Salve atleticanos e grande Barata!
      Haja casacha pra ‘guentar’ o sasha. Mas é a segunda assistência dele pelo que lembro: contra o baea e contra o juve ontem. Já o hyoran é que é esconjuro, pé de pato mangalô três vezes; sai pra lá com esse gato, sexta-feira treze!!
      Os antis podem rogar praga que nosso santo tá forte, ainda mais com são victor acompanhando a turma pra ficar postando no instagramas durante o jogo.
      E o everson ontem entrando pro gol segurando a bolsa. Foi por pouco viu.
      Enfim, mais três pontos na sacola, contra um time que sempre deu trabalho.
      Hulk esmagando, Nacho se recuperando da covid, e o restante da tropa marchando atrás, com o sargento Cuca comendo até a ponta dos dedos.
      Se eu fosse o Menin, dobrava o bicho pra cada vitória, reforçava ainda mais o elenco com mais um goleiro bão, um zagueiro pra acompanhar o nathan silva que está jogando muito, e mais um volante experiente, pra devolver o tchetche.
      Vaaaaammmmmmmmoooooooooo Gaaaaaaaaaaaaaaalllllllo.

    2. Prezado José Eduardo Barata, ótimo dia

      Cuca é um lixo como técnico. Ele além de escalar mal, acaba com o futebol de alguns jogadores, vou citar apenas alguns exemplos:
      Nacho, sofre em campo para receber alguma bola em condições para armar jogadas dos inúteis Allan e Tchê2;
      A função de atacante do Hulk só aconteceu após a confusão na escalação do Sasha e Vargas, a torcida já vinha pedindo a tempos o Hulk como centroavante;
      Hyoran, Nathan, Dylan e outros sendo escalados a cada hora em uma função, isto faz com que o atleta não produza de forma satisfatória e a torcida tende a critica-los;
      Montagem do meio campo com o Inúteis Allan e Tchê2, sacrificando o ótimo futebol de Zaracho que deveria atuar com segundo volante e aí poderia entregar bolas em condições para o Nacho armar as jogadas do meio campo.
      Etc. etc. etc.
      Fora Cuca já.

      1. Olá Leonardo,

        Sinceramente eu não entendo essa fantasia de que o Cuca “deu sorte” em escalar o Hulk como centroavante somente pelo fato do erro “Sasha/Vargas”. O Hulk tem 35 anos, quase 20 como profissional e nenhum técnico conseguiu perceber isso será? Não acho que foi uma “descoberta” do Cuca e muito menos que foi sorte ele ter achado essa posição.

        Em relação ao Allan, apesar de eu também ter sido um crítico dele, acho que já está na hora de reconhecer os méritos. Ele vem sendo um dos jogadores mais regulares do time e isso já tem um tempo. Apesar de eu concordar que com Allan e Tchê Tchê, o Zaracho cai muito de rendimento, mas aí o erro está na escalação do Tchê Tchê, só que ao que parece o Cuca já está perdendo a paciência com ele também.

  24. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Atlético líder isolado e paralelamente as derrotas dos queridinhos do eixo. espero que um vez na liderança que ela permaneça até o final do campeonato para isso , o Cuca tem que rever suas escalações. Alan e Tche Tche devem ser concorrentes entre si para uma vaga no time titular e não pasta duas vagas. Jair é o nosso melhor volante e não pode ser reserva. Chega de entrar com time torto em campo para concertar o problema no segundo tempo.
    contra o River ,espero um Atlético mais bem arrumado e eficiente no setor ofensivo e no meio de campo. Não pode ter a postura como foi diante do Boca, pois o time do River é muito melhor que o Boca, e por isso temos que apresentar um rendimento bem maior para poder superá-los. Avante Galo e Saudações Atleticanas.

  25. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Muito boa a Vitória em que pese não ter sido um bom jogo. O galo sofre da síndrome de um só tempo de jogo. Ou joga razoavelmente bem no primeiro ou no segundo tempo. Jamais em ambos.
    O que queremos é a constância durante todo o jogo e isto, ao meu ver, está longe de acontecer. Ontem, de um primeiro tempo medíocre, com as substituições, tivemos um segundo tempo aceitável.
    Mas o que importa ,neste momento, é que não vemos ninguém na nossa frente . Até quando?

  26. Bom dia, Canto do !
    Primeiro tempo ruim porque o Cuca insiste com a entrada de cinco jogadores de meio campo- Allan, Tchê Tchê, Hyoran, Borrero e Nacho. O Hyoran jogando de ponta esquerda não rende e o Borrero de ponta direita, uma vez ou outra consegue uma jogada de profundidade. Time fica embolado no meio. Tem que contar com a passagem dos laterais para chegar a linha de fundo- o Dodô ainda cria boas jogadas, mas o Guga não acerta um cruzamento.
    Acho que pelo menos um atacante de velocidade tem que entrar- que seja o Echaporã ou o Savinho se o Keno e Savarino não puderem jogar.
    Sobre o Savarino como tem entrado mal nos últimos jogos, não busca a linha de fundo mais, só quer jogar por dentro.
    Antigamente os pontas serviam para quebrar as linhas defensivas dos adversários, hoje quem joga naquele setor fica de assistente dos laterais.
    Tá na moda também colocar o canhoto para jogar pela ponta direita. O Savinho tem potencial para ser um bom ponta esquerda, mas parece que foi treinado na base para jogar pela direita. Esse menino vai ser queimado no Galo, assim como o Nikão – que craque não é, mas jogador razoável, canhoto que poderia compor o elenco e era nosso, mas o melhor é gastar milhões com os Nathan, Hyoran ,Clayton.
    O Cuca agora é o gênio do segundo tempo. Tem que manter isso aí viu Cuca, nosso gênio incompreendido.

  27. Chato chato chato ficar falando de arbitragem todo jogo. Qual não é minha surpresa vendo que independente do jogo sempre é gasto um parágrafo para criticar arbitragem. Vamos parar com essa mania de atribuir nosso fracasso sempre a um complô. Isso é coisa do time verde do horto.
    O galo assumiu a liderança por mérito próprio. Todos os campeonatos que ganhamos foram assim. Pare de falar de arbitragem todo dia. Chato demais isso.

    1. Querido! Vencemos ontem e assumimos a liderança. Onde viu fracasso?
      O árbitro foi péssimo no primeiro tempo. Em minha avaliação, respeito a sua e nem por isso me credencio a condenar seu pensar.
      Melhor, entendo, registrar na vitória que – como já vivenciei – nos assaltos do passado.
      Sejamos felizes, ainda que não concordando. Não acho chato quem discorda. Simples!

  28. Bom dia!
    Não acho que Cuca saiba trabalhar com os jogadores no intervalo. Ele somente consertou a burrada que fez na escalação. Hyoran e tchê tchê. Até quando…

    1. GALO ROBERTO ,
      na quarta foi o Tchê de ponta .
      Ontem , o Hyoran .
      O Dylan , pela ponta vinha rendendo , aí
      entra o Savarino pra embolar no meio .

      Sinceramente , é pavoroso esse Cuca !!!!!

  29. Caro Eduardo,bom dia.
    Concordo com os comentários a respeito do time,mas discordo a respeito da relação com a antiga diretoria.Penso eu que nada perdemos com as saídas do Dr.Lázaro e do Lucas e tampouco do Domenico,pois além de serem de alto custo para os padrões nacionais,foram bem substituídos.No mais um forte abraço Atleticano.
    GALO Sempre

  30. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos felizes como eu com a liderança do Brasileirão. Talvez não dure muito porque o nosso Galo tem dificuldade com a pressão da liderança, mas não importa. Somos líderes e como tal vamos comemorar enquanto durar.

    Como pai e avô eu não poderia ter um dia dos pais mais auspicioso. Na véspera, recebi um presente nordestino com a vitória do Fortaleza sobre o Palmeiras, de virada no Allianz Parque, o que diminui um pouco a dor de ter perdido para eles na primeira rodada. Aquilo não foi zebra, foi competência do time cearense. Mas, bom mesmo foi o domingo com a vitória de virada sobre o Juventude, o que me anima, pois, o Galo já venceu dois gaúchos lá na terra deles e eu sempre digo que o Galo só será campeão novamente quando vencer os gaúchos lá. Se neste ano eles têm três times, melhor ainda. Dois já foram para o saco e o terceiro será na última rodada quando o Galo já será campeão. E o Galo completou oito vitórias consecutivas no Brasileiro, coisa que só o JOSÉ ROBERTO poderá nos dizer se já aconteceu e quando.

    E para deixar o domingo perfeito o Inter sapecou um 4×0 no Flamengo lá no Maracanã, o que mostra que a magia do RG não é tão poderosa quanto parecia. Para mim, derrota do Flamengo é quase tão linda quanto vitória do Galo. Palmeiras perdeu, Flamengo perdeu e o Galo venceu fora de casa, de virada e assumiu a liderança. É a tríplice coroa da rodada.

    Vamos, meu Galão da massa. Só faltam 23 jogos no brasileiro, 6 na copa do Brasil e cinco na Libertadores para a festa ser completa. Dá para tirar de letra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *