Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Confiança, essa palavra danada

Paulo Peixoto

O dicionário Aulete da língua portuguesa define a palavra confiança como um “sentimento de quem confia em algo ou alguém”. Ou ainda como sendo a “boa opinião que as pessoas têm em relação a alguém ou algo”. Essa palavra expressa também “sentimento de respeito, de harmonia e entendimento”. Essa é uma palavra danada, de extremo valor e de suma importância para as relações sociais e privadas que mantemos ao longo das nossas vidas.

No domingo passado, dia em que vimos mais uma sopa sendo dada para o azar, me vi perguntando a mim mesmo se eu tinha confiança nesse Galo do Cuca. Então refleti sobre isso, até como anteparo para os duros jogos que teremos pela frente, afinal, todo esforço é válido para estressar menos com o nosso time – se é que isso é possível.

Qual a relação que tenho com o Galo atualmente? Será que tenho a devida confiança no trabalho que vem sendo feito (algo) pelo nosso treinador Cuca (alguém)? Eis a questão que me fiz. E a resposta que me dei ficou um tanto em cima do muro. Fui incapaz de ser objetivo a mim mesmo.

A questão pode até ensejar um bom entendimento psicológico para decifrar o meu sentimento, a minha hesitação. Mas não vou dramatizar tanto, não. É o sentimento de torcedor do Galo de quase seis décadas que fala. Se falta confiança total, é sinal de que faltam ainda coisas para o Cuca resolver ou para mudar o meu entendimento.

Meu sentimento é de parcial confiança. Eu confio, por exemplo, no Hulk, no Allan, no Mariano, no Nacho, no Arana, mesmo sabendo que eles são falíveis. Eu confio na capacidade do Cuca em realizar um bom trabalho com esse grupo, mas desconfio do trabalho realizado até aqui quando me lembro, por exemplo, de como foram os jogos contra o Boca, o Bahia e o Juventude.

Quando vejo o Galo dando tanta sopa para o azar ao abrir mão de atacar o adversário tecnicamente inferior para cadenciar o jogo e buscar vencer se preservando para as duras partidas que temos pela frente, coloco em dúvida essa capacidade que tenho de confiar plenamente no trabalho do time e no treinador.

Ao mesmo tempo não tenho como fechar os olhos para as tantas vitórias que acumulamos no Brasileirão (segue o líder!) e nas classificações para a Copa do Brasil e Libertadores. Temos visto o time sair de situações de sufoco e inferioridade para a vitória. E isso demonstra a confiança do grupo na capacidade do trabalho deles. Então, lá no fundo, eu também confio na competência que o Cuca tem para conduzir esse grupo à glória. Ou será que isso é apenas torcida e não confiança?

Cuca deve confiar muito no seu taco, no seu trabalho e nos seus jogadores. Que bom se for isso mesmo, porque entrar cadenciando a partida, sofrer gol e ter que correr atrás do prejuízo deve ser um exemplo de total confiança. Mas tantas aventuras repetidas é muito pro meu coração. Por isso vi na entrevista dele no pós-jogo de domingo uma resposta direcionada a mim. Disse ele: “Às vezes a gente quer ser perfeccionista, (quer) que ganhe com naturalidade, com tranquilidade, e o campeonato não é assim”.

É verdade. E isso tem nome: ansiedade, que, segundo o Aulete, é uma “inquietação ou impaciência causada por algum desejo ou vontade”. O campeonato é duro, os adversários são duros. Entendo. Mas e os riscos constantes a que o time é submetido por causa da cadência com o meio-campo povoado e somente um atacante na frente?

Cabe então a pergunta: foi sorte ou foi fruto do trabalho a vitória de domingo? Eu diria que a sorte que tivemos foi fruto do trabalho, da busca, da perseverança. Mas nem sempre isso vai acontecer, especialmente com adversários com mais capacidade técnica e mais camisa. Contra o Boca, por exemplo, ficamos dependentes do Everson na cobrança de pênaltis porque faltou bola nos 180 minutos.

Penso que Cuca deve buscar um meio termo nesse negócio de cadenciar e atacar. Vai ter dias em que a coisa não vai fluir bem e, numa dessas, vai-se o trabalho para o ralo. Ele também sabe disso, deu pistas na entrevista de domingo. Mas vamos em frente assim mesmo, porque está dando certo, foi a sua mensagem.

Eu sei que o trabalho avança firme, que temos somente cinco meses de esforço sendo realizado, que o time demonstra evolução. Mas para que correr tanto risco? Cuca sugere que o desgaste físico excessivo precisa ser evitado. Daí eu compreendo o porquê dele cadenciar o jogo. Mas mesmo assim vivo um dilema. (Aulete: situação problemática para a qual há duas saídas, contraditórias e igualmente insatisfatórias, gerando indecisão, escolha difícil).

Amanhã iniciamos contra o River Plate, em Buenos Aires, mais uma etapa de partidas complexas em que não só a capacidade tática e técnica do time devem estar bem. Será preciso ainda boa dose de sabedoria para lidar com eventuais ambientes hostis. Tomara que não, tomara que o futebol prevaleça e que o Galo vença essa nova etapa da Libertadores.

Primeiro será o River, depois o Palmeiras, depois o River novamente, depois o Fluminense pela Copa do Brasil e Brasileiro. E mais jogos duros virão nas fases seguintes, assim espero. O Galo não pode hesitar tanto. Precisa fazer com que sua torcida confie mais nele. O terceiro sentido da palavra confiança demonstrado pelo Aulete tem muito a ver com a torcida: “sentimento de respeito, de harmonia e entendimento”.

A confiança é mais do que torcer, é passar boas energias. É algo como o Eu acredito entoado em 2013. Precisamos desse sentimento em 2021. Vai, Galo!

34 thoughts to “Confiança, essa palavra danada”

  1. Antes que as preocupações aumentem muito, destaque-se que o Boca eliminou o River na semana passada na Copa da Argentina.

    Acho que o Cuca vem dosando bem o Galo. É daqui pra frente que o bicho pega. Se chegasse com o time estourado, bau, bau! Correu riscos? Correu, mas compensou. Só espero que nos próximos jogos ele não gaste o 1º tempo todo em dosagem baixa. Vai até os 30m, daí pra frente põe pra quebrar!

    E tira a defesa da área, pô! Atacante perto do goleiro, risco de penalty / falta perigosa. Melhor firmar na intermediária e criar alguma folga.

    Acho o Cuca muito melhor que o Sampaoli. Jogando contra time fechado, a chance de marcar algum gol era perto de zero. Os Amigalos se esqueceram, mas qualquer jogo com uma linha de 5 mais 1 linha de 4 era o suficiente para matar o ataque, levá-lo a zero. E quanto mais o gringo se desesperava, mais gols o Galo tomava. Não tenho a menor saudade da figura!

    No mais, vamos, Galôôôô!!!!!!!!!

  2. Não confio no trabalho do cuca e tenho certeza da mediocridade do everson.
    Estamos líder do BR, ótimo que assim continue de preferência tb na última rodada.
    Estamos na Libertadores e Copa do Brasil, que bom, tomara que vençamos tb estas. Confio nisso plenamente? Não.
    Assim, amanhã ou depois se a maionese desandar não vou infartar, pois já sei que o o covarde do cuca e a peneira do everson uma hora vão fazer a conta chegar.
    Tomara que eu me engane completamente, mas não sou alienado para char que estamos em ótimas condições com esse técnico e com essa peneira que apelidam de goleiro.

  3. LEONARDO ,

    Tchê de ponta , Hyoran só não jogou no gol , Alonso com toda aquela velocidade deslocado pra lateral , Zaracho que matou a pau com o Lucas e o Gênio acabou matando seu futebol pois não achou o seu lugar , e por aí vai…..

    O Estrategista dabe mrsmo .muito de bola !

  4. VITAL ,
    a torcida NUNCA foi tão corneta ?

    Desculpe , mas você não deve ter frequentado arquibancada , porque lá na muvuca as opiniões mudavam a cada minuto de uma partida

  5. Boa tarde amigos do Galo. Ontem, a soberba levou o Flamerda à uma goleada histórica diante do Internacional no Maracanã, ter o melhor elenco não significa vitória, conquistas e títulos. O NOSSO GALO está se tornando uma equipe equilibrada, com boas alternativas de escalação e esquemas táticos, o time está em evolução.

  6. bom dia Eduardo e massa. amanhã teremos uma das maiores pedreiras pela frente um verdadeiro campeão sul-americano. mas sou mais galo. se o cuca pardal continua confiando no tchê tchê. Hyoran e Nathan uma hora a vaca vai para o brejo. estou muito otimista com a equipe do galo mas estou com pé atrás ano passado disputavam só o brasileirão e simplimente pardal sampaoli e jogadores pipocaram na hora errada. e para mim foi o brasileirão mas fácil de todos tempos. e tem jogos do galo que dar pesadelos de assistir de tanto ruim o futebol apresentado. exemplo. boca Juniors. Bahia. juventude. então cuca e jogadores amanhã veremos se a equipe tem colhoes para ser campeão se jogar retrancado prepara a goleada na Argentina. a galo nos deixa sonhar. vai galooo.

  7. BOM DIA A TODOS.
    ACHO QUE CUCA ESTÁ FLERTANDO COM O PERIGO , DESAFIANDO O TEMPO DO JOGO.
    TODO JOGO SÃO 90 MINUTOS E NÃO 45 , É ISSO QUE CUCA PRECISA SABER.
    E DE REPENTE 45 MINUTOS BEM JOGADOS NÃO SEJA TEMPO SUFICIENTE PARA DESFAZER 45 MINUTOS MAL JOGADOS.
    NA MINHA OPINIÃO O JOGO É UM SÓ E ASSIM DEVE SER ENCARADO , TANTO NO PRIMEIRO COMO NO SEGUNDO TEMPO.
    NÃO VAMOS BRINCAR COM A SORTE , CUCA.

  8. Como podem enaltecer um cara como o Cuca ?

    Escala tudo errado , jogador fora de posição, o time não rende nada , depois o “ixperto” bota os caras que mais ou menos fazem o arroz com feijão e dos microfones vem o aplauso para o gênio da lâmpada .

    Ou a turma gosta de ser enganada ou não entende p* nenhuma de futebol .

    O time só joga quando o espírito peladeiro entra em campo e os caras jogam livres , leves e soltos .

    E isso não tem nada a ver com Cuca!
    Definitivamente NÃO !!!

    1. José Eduardo Barata, ótima tarde

      Corretíssimo, o mágico de Oz escala errada, treina o time mal, etc. O time está ganhando aos trancos e barrancos pela huckdependência ou a qualidade de alguns jogadores do elenco.
      Vou manifestar aqui novamente sobre a queda de rendimento do Nacho, que é um grande jogador, seu baixo desempenho está diretamente ligado aos péssimos Allan e Tchê2, que não consegue fazer a dar um simples passe para frente, assim fica complicado para um armador desenvolver seu trabalho. Basta ver o seu desempenho quando joga Jair e Zaracho.
      Este plantel nas mãos de um técnico de verdade estaria voando, como foi o flamerda com o técnico português.

    2. Prezado Barata. Concordo. Não vejo um padrão de jogo se repetindo a cada partida. Não vejo evolução tática e um time coeso. Vejo a cada partida, senão golpes de sorte, somente o talento individual conseguindo os resultados. Você não vê a mão dodo treinador, igual vemos no Fortaleza, no Bragantino e até no Palmeiras. O que eu vejo é somente a covardia e a mesmice, além de uma insistência que beira a sacanagem ou outra coisa pior.

  9. Prezados Atleticanos,
    acho que os últimos suspiro daquela torcida apaixonada que torcia contra o vento foi em 2013/14. Aquela torcida que, mesmo sem títulos e com times horríveis, nunca de deixou de acreditar e confiar.
    Textos como esse deixam o autor numa situação muito confortável, se perder entra o famigerado “eu avisei”, se ganhar, “ganhou apesar de…”. A razão sempre estará com o autor. Estatisticamente, é um muito melhor apostar da derrota do que na vitória. Apenas um ganha e outros times estão disputando e com grandes elencos.
    Cuca é um excelente treinador, vitorioso e hoje um dos melhores senão o melhor do Brasil. Mas o cara toma porrada desde o anúncio de sua negociação. Não, ele não era o meu nome preferido para substituir Sampaoli (outro que era duramente criticado diuturnamente), mas não por ausência de qualidade técnica ou por qualquer eventual deslize que tenha feito há mais de 3 décadas, simplesmente não era devido a grande mudança no estilo de jogo, além do fato dos jogadores do elenco tenham sido contratados pensando no que Sampaoli entendia melhor. Pois está aí, o cara chegou, está fazendo um excelente trabalho, ainda que não ganhe nada, mas isso não é suficiente. Ficamos cá, sentado no alto de nossas cadeiras atrás do computador, julgando que o trabalho não está bom APESAR DOS RESULTADOS.
    Ora, somente resultados nos trarão títulos. E eles estão vindo, mesmo com convocações para Copa América, Olimpíadas e surto de Covid.
    Quero ganhar tudo? Claro! Mas tenho a exata noção que é muito difícil. Se não ganhar é terra arrasada? Não! O momento do Galo é mágico, temos grandes jogadores no elenco, técnico vencedor, estamos liderando o brasileirão, vivo na Copa BR e Libertas, além de sermos campeões mineiro, estamos construindo estádio próprio, temos metade de um shopping, melhor CT da América Latina e uma gestão profissional que vem equalizando as dívidas, somos a maior torcida digital do país, manto da massa é sucesso e comentado no mundo inteiro!
    Qual a dificuldade de confiar?
    Sou do tempo que, quando erámos confrontados pelos cruzeirenses sobre a ausência de títulos, estufávamos o peito e dizíamos : “quem gosta de título é cartório, eu gosto do Galo”! Claro que gosto de títulos, claro que quero ver o Galo sempre campeão, mas, naquela época, sequer podíamos sonhar e nem por isso deixávamos de acreditar, de confiar, de amar…
    Enfim, estamos vivendo uma época de ouro e os títulos virão naturalmente.
    Não sei se é a ausência de estádio, mas a torcida do galo nunca foi tão corneta.

    1. “Sou do tempo que, quando erámos confrontados pelos cruzeirenses sobre a ausência de títulos, estufávamos o peito e dizíamos : “quem gosta de título é cartório, eu gosto do Galo”!”

      Antigamente quando o Galo ganhava a gente procurava cruzeirense pra zoar. Hoje em dia, temos que procurar “atleticanos”, que parecem torcer pela derrota. Incrível.

  10. EVANDRO PEREIRA ,

    o Cuca não me contraria .
    Ele engana você .

    Você viu o Santos jogar ?
    O time azul dos anos 60 ?
    O São Paulo de Telê e Cerezo ?
    O Atlético de Yustrich / Telê ?
    O Ajax/Holanda do Michels ?
    O Atlético de Barbatana ?
    O Atlético de Procópio ?

    Cuca ?!?!?

    Cada qual com seu cada qual !!!

    1. Caro Barata,

      Tem algum treinador recente que te agrada? Porque você sempre recorre a um passado mais distante quando cita algum treinador. Eu acompanhava o Canto com pouca frequência, mas a partir do começo do ano passado eu comecei a acompanhar quase que diariamente. Lembro que você também nunca gostou do Sampaoli e agora do Cuca. Quando o Sampaoli ganhava, era porque colocou os jogadores onde eles deveriam jogar, zagueiro de zagueiro, lateral de lateral, etc. Em relação ao Cuca, sua visão é parecida. Até quando o Hulk começou a desencantar, segundo sua visão, foi por um erro do estagiário responsável pela divulgação das escalações. O Cuca, então técnico da conquista mais importante do Galo, que você também diz que foi graças ao Gilberto Silva, vem quebrando todas as marcas do Galo no Brasileirão, inclusive, marcas que eram dele mesmo há 9 anos e que nenhum outro dentro desse período conseguiu superar (vitórias em sequência, vitórias fora de casa em sequência, dentre outros números que não vou lembrar), o time forte em todas as frentes que disputa, algo que não lembro quando aconteceu, se é que aconteceu (quartas da Libertadores, da CB e líder do BR simultaneamente). Apesar das críticas, que eu também tenho, você consegue ver algum mérito? Pois só vejo críticas da sua parte. E isso quando o time tá ganhando. Imagina a hora que perder, porque uma hora vai acabar acontecendo. Como você disse acima, a turma está sendo enganada ou não entende p* nenhuma de futebol? Será que não tem um meio termo?

    2. Vi todos eles, Barata. Vi a revolucionaria laranja mecanica, com cruiff , sei que não é assim que se escreve , assisti de camarote as brigas de Yustrich com joão saldanha, comecei a gostar de futebol vendo o time azul e torcer contra foi um pulo, era covardia na epoca, a superioridade deles , daí, graças a Deus , me tornei atleticano, a melhor escolha da minha vida . Reputo Babatana , ao lado de Telê como um dos melhores tecnicos que conheci. A safra dourada do nosso clube com Reinaldo , Cerezzo, Lola, Paulo Isidoro, Marcelo , Luisinho , e mais, favoreceu também , outra “fornada” aquela é dificil. Concordo com suas criticas , Barata, também critico muito , mas agora é o que temos, não vão mudar. Abraço amigo

    3. Outros tempos amigo, não da para comparar times e jogadores do passado com os de hoje.
      Tudo mudou, a bola só não deixou de ser redonda mais mudou, as chuteiras mudou, preparação física mudou. Cada qual em seu tempo, hoje o Galo não joga bonito mais tem resultados, acho que é melhor assim. Se formos campeão a forma que joga será simplesmente esquecido…

      Mais, cada qual com seu cada qual!!!

  11. Bom dia. Penso que independente da competição o galo tem que colocar pressão no adversário, e dominar. Aproveitar qualquer vacilo. Tem que ser fatal. P nós torcedores, que não estamos dentro da cabeça do cuca, imaginamos o tempo todo qual a estratégia a ser adotada. Claro que o treinador tem a sua. É infalível? Não. Mas ele tem a sua filosofia e ninguém vai mudar isso. Só espero que , além dessa estratégia, os jogadores correspondam. Sem vacilos nos primeiros minutos de jogo, sem vacilos nos últimos minutos. Concentração total, matar o adversário nos momentos em que eles vacilarem. Estamos vivos em 3 competições. Pode ser muito, mas temos que estar fortes nas 3. Deixar p descansar abraçados nas taças. Jogos duros pela frente. É hora de mostrar a que viemos. Toda sorte do.mundo, toda raça do mundo, toda sabedoria do mundo ao GAAALOOOO.

  12. Estamos disputando 03 competições, num jogo de xadrez imprevisível. Os adversários e nós torcedores, não sabemos como o Galo irá comportar dentro de campo. Muito poderio ofensivo ou muito retrancado ou outras estratégias que não tenho conhecimento. Na época do Sampaoli era mais fácil para nós e adversários (Grandes ou Pequenos). Pra frente e avante. Por isso, muitas vezes perdíamos para times pequenos. Agora, no mesmo jogo, muda a estratégia de acordo o tabuleiro.
    Galo do “Maluco Cuca Beleza”. Metamorfose Ambulante. Eu prefiro ter Galo com essa metamorfose ambulante e ganhar os jogos duque ter aquela velha e mesma estratégia de antes.

  13. Cuca é tão estavel emocionalmente , tão firme como um prego no angú. Fato. Cuca entende de futebol, contrariando Barata e outros, ele entende muito, gostem ou não. Fato. Cuca escala mal. Fato. Cuca substitue bem, fato. Cuca muda os rumos de uma partida no intervalo. Fato. O time de Cuca somente joga um tempo. Fato . Este time, apesar de tudo , está conseguindo resultados extraordinarios nas tres frentes. Fato. Com a preocupante trajetoria de trancos e barrancos , jogo após jogo , e a incomoda sensação de que a maionese vai azedar qualquer hora. Fato. Sem a hulkdependencia, sem sua efetividade, gols e assistencias , já teríamos ficado no caminho. Fato. Nacho, jogador diferenciado, excelente jogador, não está jogando nada ,Fato. Jair não pode ficar fora do time.Fato. tche tche , allan (está jogando bem) e zaracho, no meio , matam a criação, nada criam .Fato.. Keno precisa volatar, o Keno de 2020, não podemos abrir mão. Fato . Por fim , a Hulk dependencia é tão forte , que finalmente enxergaram isto e vão trazer Diego Costa , outro jogador que resolve a parada. Fato.

  14. O futebol deixou as arquibancadas e veio para
    os teclados .

    Impressionante como se tornou assunto para
    tratados de tese e mestrado .

    É muita filosofia pra mim , teoria demais , nada
    de prático .

    Arrumaram uma história agora que vem sendo
    sub-repticiamente contada que o Atlético vive
    síndrome do derrotismo .

    É PRACABÁ !!!

    E os mesmos agentes transformaram técnicos
    de futebol em personagens bíblicos , capazes
    todos eles de operarem milagres que irão nos
    levar ao Nirvana , como se a vida de cada um
    de nós rolasse como uma bola em campo .

    CRENDEUSPAI !!!

    1. E eu me pergunto. Esses doutores e mestres sabem dominar uma bola. Têm visão periférica? Conseguem dar mais de 50 embaixadas? Pracabá!

  15. Bom dia a todos!
    O sarrafo subiu e agora o Galo terá que mostrar se de fato tem capacidade para ser campeão.
    A partir de amanhã os jogos grandes começam, e se o Galo mantiver esse futebol que vem apresentando passaremos muito sufoco e teremos que ter muita sorte para avançar de fase.
    O time do River é muito melhor do que o do Boca, do Bahia, e de inúmeros times brasileiros que o Galo enfrentou.
    Vale ressaltar que o Galo não conseguiu se impor totalmente a nenhum adversário sob o comando do Cuca e igualou por baixo contra esses adversários.
    O River gosta de pressionar o time rival o tempo todo e se o Galo ficar atraindo o adversário para seu campo de defesa, abdicando de atacar ou usando exclusivamente os contra-ataques, sofreremos demais para conseguir a classificação.
    Por outro lado, se o Cuca conseguir extrair do elenco toda capacidade que tem, poderemos trazer um ótimo resultado da Argentina.
    Chegou a hora de ver se estamos de fato preparados para ser campeão.

  16. O atleticano realmente é um caso aparte de exigência, o time é líder do brasileiro, classificado na copa do Brasil e libertadores e ainda não estão satisfeito. Já imaginou se o nosso próximo adversário fosse o Vitória BA ? Só não podemos esquecer que do outro lado tem outro time que dá a vida para ganhar do maior de Minas. Abraço !

  17. Estendendo o raciocínio sobre confiança, eu, como deixa transparecer o PAULO PEIXOTO, também fico indeciso. Não sou fã do Cuca, logo, confiar nele é difícil. No entanto, como não elogiar o trabalho realizado até aqui? Isso não implica confiança. Está mais para a área da gratidão e agradecimento. Ora, porque eu tenho que ter confiança no Cuca ou até mesmo no time? O que a minha confiança fará dentro de campo?

    Quem precisa ser confiante e incisivo é o treinador para que ele transmita aos jogadores essa postura afirmativa e estabeleça entre eles o elo necessário para gerar força, vontade, entendimento, agressividade atacante, colocando em prática o pleito do hino: Lutar, lutar, lutar.
    Só com muita confiança isso é possível. Confiar eu não sei se confio. Desejar eu desejo muito. Esperar, no sentido de ter esperança eu estou há décadas esperando. Porém, sou consciente de que não importa o que eu sinta, prevalece sempre os sentimentos do treinador e time.

    A mim, resta apenas torcer. Nada mais.

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Como bom mineiro, sou desconfiado!
    Como bom atleticano, confio desconfiando!
    Confio nos atletas do galo, mas desconfio das estratégias de jogo.
    Até agora valeram as vitórias, muitas das quais sem convencimento.
    Hoje e sempre, galo!!!

  19. O dicionário Aulete da língua portuguesa define a palavra confiança como um “sentimento de quem confia em algo ou alguém”. Ou ainda como sendo a “boa opinião que as pessoas têm em relação a alguém ou algo”. Essa palavra expressa também “sentimento de respeito, de harmonia e entendimento”. Essa é uma palavra danada, de extremo valor e de suma importância para as relações sociais e privadas que mantemos ao longo das nossas vidas.

    Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    ObriGalo, JOSÉ ROBERTO, pela pesquisa e resposta sobre a invencibilidade do Galo. Realmente, aquele time do Galo de 1977 era tudo de bom que o futebol é capaz de oferecer. Naquele jogo decisivo contra o São Paulo eu quase morri lá no Mineirão. Foi quando descobri os meus problemas cardiológicos que me impedem de assistir os jogos desse Galo de hoje. A perda daquele título, com um time invicto e com mais de dez pontos à frente do adversário é sem dúvida uma das coisas mais bizarras do futebol.

    Eu atribuo aquela perda ao então presidente do CAM e demais diretores, que não souberam conduzir com serenidade a questão da suspensão do Reinaldo. Deixaram-se levar pelas bravatas do presidente do São Paulo e esqueceram de cuidar do emocional do time. Esse desequilíbrio emocional acompanha o Galo há décadas e já perdemos títulos e jogos importantíssimos por causa disso.

    Espero que amanhã o time seja adequadamente preparado para enfrentar as pressões que virão da imprensa e torcida argentinas, pois, vão tentar tumultuar o ambiente para desestabilizar o nosso time. Time por time, o titular do Galo é superior ao do River. Basta encarar com serenidade, equilíbrio e muita gana para que um bom resultado seja alcançado. O Galo precisa aprender a blindar o time e a deixar as questões extra campo fora do campo de jogo.

    Espero um time confiante em si, com respeito ao adversário, mas com harmonia e entendimento entre os seus setores, mostrando que a confiança estabiliza as emoções e conduz ao sucesso.

    1. Pois não Paulo,tamo aqui as ordens!
      Tbm estava no Mineirão ali entre a Charanga do Júlio e a T.O GALO Prates. Como ainda cheirava a cueiro nesta época o coração aguentou firme,mas a incredulidade de como conseguimos perder aquela taça dura até hoje. Concordo com vc q faltou malandragem aos diretores na época,chamo isto de falta de força nos bastidores e por incrível q pareça é fato recorrente até os dias de hoje. De toda forma aquele foi um dos maiores GALOS q tive a oportunidade de ver jogar disso não tenho dúvidas.
      Força ao GALO em terras portenhas q jogue bola nos dois tempos e não seja covarde em um deles como vem acontecendo ultimamente. A covardia as vezes pune…
      Saudações Atleticanas e vamos pela vitória sempre…. Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *