Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Agora o Galo vai!!!

Ontem, desde os primeiros momentos do dia, era perceptível a mudança de astral do Atleticano. Eu, na minha bipolaridade, estou entre os mesmos que demonstraram relativa euforia com o bom empate na Colômbia. Ainda não deu pra tomar o embalo desejado, afinal – ao que estamos acompanhando – o time ainda está em formação. Melhor assim, que – lamentavelmente – nem depois de um bom resultado perceber gente que não melhora o humor. Coitados! Parece que quanto pior, melhor. Conheço dois ou três que – sistematicamente – apostam contra. A intenção clara é de se vangloriar no “eu avisei”. Triste!

Pois bem, disse time em formação, pois saíram alguns jogadores dos anos anteriores, chegaram novos e – pelo noticiário – ainda estamos ameaçados de perder mais um ou dois profissionais. Pior, para concorrente direto, ambos. Um é nosso, Allan; já o outro, Pedrinho, é emprestado e o Shakhtar Donetsk – evidentemente – não irá fazer graça nenhuma ao Galo. Quer é vender o jogador. Já, no caso do volante, se os verdes paulistas querem, que desembolsem muito dinheiro. Gosto do futebol de ambos.

O empate, que mencionei no título de ontem, teve “sabor de vitória”, uma vez que enfrentamos todo tipo de dificuldade. Viagem longa, altitude, jogadas violentas sob o olhar de um árbitro chileno covarde, saímos atrás no placar por uma fatalidade (erro coletivo), mas ainda assim buscamos e conseguimos o empate. Por pouco, mas por pouco mesmo, voltaríamos com a vitória. Agora é lotar o Mineirão, com capacidade reduzida, pois a Minas Arena prioriza sertanojo ao futebol (Luan & Santana). Vencer, convencer e habilitar para a fase de grupos da Libertadores.

Melhor que o bom resultado na Colômbia, a meu juízo, foi ver um time bem diferente de partidas anteriores. Comprometimento, vontade e luta não faltaram. Disse ontem que os dois volantes foram bem, acrescentaria o Lemos e Saravia. Duas boas contratações, que alguns chegaram a criticar. Na ocasião, me lembro, aqui e em lives disse para que aguardássemos. Estão correspondendo. O time todo esteve bem, talvez quem tenha atuado abaixo da expectativa foi o Hulk. Nem por isso podemos dizer que foi mal.

E, já no sábado, temos semifinal do Mineiro lá em São João del Rey. Que venha o Athletic, aquele que ano passado – frente ao time de BH preferido do prefeito da cidade – optou por jogar em Belo Horizonte. Digo isso, pois o tal de Nivaldo – useiro e vezeiro de provocações – postou vários vídeos polemizando com o Galo em 2022. Aqui tem memória, nobre alcaide. Nessa temporada, sua excelência anda muito caladinho. Que tá havendo?

Que venham Athletic e Millonarios nessa sequência e que o Galo mantenha essa reação e crescimento demonstrando em terras colombianas. Afinal, passando por ambos, ficamos habilitados à final do mineiro e fase de grupos da Libertadores. Temos um bom elenco e essa partida mostrou boa evolução. Se o treinador manter Allan e Otávio na volância, terá ainda Zaracho pra compor esse meio. Ainda poderá optar pela sua preferência por um quarto meio campista ou até mesmo ousar com o terceiro atacante.

Antes de fechar a resenha de hoje, me permito uma dica e sugestão. Fui, ante ontem, ver o jogo na “Espeteria do Rei9”. Vale a pena conferir. Sob o comando da Nélia e Mário Sérgio, irmã e sobrinho do eterno Rei, fica na Avenida do Contorno número 3940, em Santa Efigênia. Funciona de terça a sexta, entre 18h e 1h; aos sábados de 11h até 1h e aos domingos de 11h às 20h.

Tem um delicioso espetinho com diversas opções, variadas porções e – evidentemente – muitas marcas de cerveja e ainda o chopp. E de quebra fazer uma selfie numa das paredes do bar, onde até o banheiro é preto e branco.

*fotos: 1) Pedro Souza/Atlético; 2 e 3) arquivo pessoal

25 thoughts to “Agora o Galo vai!!!”

  1. boa tarde Eduardo e massa. ainda é muito cedo para dizer agora o galo vai…. enfim depois de quase 10 jogos o galo teve um jogo pegado e vontade de ganhar pena que o Hulk perdeu 2 gols que é difícil de perder se não tínhamos ganhado na Colômbia. espero eu que a diretoria não caia de comprar o passe do Pedrinho e por favor libera rapido para o Palmeiras. e se o Palmeiras oferece 10 milhões de euros vendem rapido. e se puderes livra de umas barcas furadas vendem. doam.Allan Kardec.quem deveria pagar o salário dele é Rodrigo Caetano foi ele que contratou. Ademir. sascha.igor Gomes allan pescador e Patrick e Edenilson que furada o galo entrou. aff.vai galooo.

  2. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Como diz o mestre, espera-se que o time “mantenha essa reação e crescimento demonstrando em terras colombianas” no jogos contra Athletic e o Milionários. penso que se o elenco entrar focado teremos duas vitórias polpudas. sobre o Allan gostaria de disser: em que pese ser um jogador importante no grupo, mas se for do interesse dele ir para o parmeiras, desde que o valor para o clube seja compensador, a diretoria deve vendê-lo, a fim de que uma possível insatisfação venha contaminar o grupo. Não gostei da postura do Allan na sua última entrevista e penso que ele já decidiu ir para os porcos.
    Quanto ao Pedrinho, o clube francês do Lille já vai levá-lo para Europa, é perda garantida.
    Será que haverá reposição diante da enorme falta de dinheiro consumido pela dívida monstruosa do Atlético?

  3. Prezados Amigalos
    A meu ver um time tem a obrigação de contar com 3 ou 4, no mínimo, jogadores em evolução- da base ou não-. Ta na hora de montar um time base e mandar embora alguns pseudo craques como Vargas, Kardec( que roubada), Sacha, Hyoran, Nathan Pescador , Igor Gomes e algum outro come e dorme ou atleta que joga pra renovar contrato.
    O time tá evoluindo, principalmente no que tange a competitividade. O Galo atual morde mais, só temos que atentar para o número de cartões. Ainda gostaria de trocar essa cambada que citei por um zagueiro bom na bola aérea e imposição fisica, um craque no meio de campo , camisa 10 que também seja brigador e um reserva, se não a altura, pelo menos próximo do Hulk. O resto tá bom.
    Um abraço a todos
    Em tempo: tenho uma foto, tirada na Vila Olímpica, do Rei com meu filho, na época com 2 ou 3 anos,no colo. Ele hoje é conselheiro do Galo e está com 45 anos

  4. Bom dia amigalos, acho que o Galo está muito mal gerido financeiramente,vender o Allan,e segurar um Pedrinho que não joga nada, é muita burrice pro meu gosto,alguns jogadores custam caro e não dão nenhum retorno,ex,Alan Kardec,Nathan pescador, se for vender o Allan que seja uma alta, esse Pedrinho tá avaliado em 100 milhões, então o Allan vale 200 milhões

  5. Por qualquer ângulo que se enquadre o Mineirão , a sua essência e razão de ser é o futebol, a finalidade precipua da sua construção e reforma. E como tal tornou-se um monstro sagrado , palco das paixões do big one dos esportes. Só que não ! Na próxima quarta-feira , num certame de vida ou morte para o Galo, a capacidade de público do estádio será decotada em cerca de 16 mil ingressos para atender evento de SERTANOJO como bem caracterizou o nobre Guru. É mais do que absurdo. É sacanagem.

    1. Permita-me um contraponto, amiGalo Jorge Luiz. Não é um absurdo e não é uma sacanagem. Existe um contrato que, até onde sei, está sendo integralmente cumprido pela Minas Arena. Essa, sim, é a grande dificuldade. Se o Estado quebrar o contrato (é simples e fácil, acredite), como ficará a moral dele para instituir outra PPP em assuntos de maior relevância? O CSA-MG, através do seu dono, do qual a imprensa não cansa de babar ovo, também “quebra” esse contrato na hora que quiser: basta colocar R$ 500 milhões na parada e virar dono do estádio até 2037. Mas tem que negociar com a Minas Arena que, não se esqueça, BANCOU TODA A REFORMA. Nada é tão simples quanto parece, não é mesmo? Abraços!

      1. Bem trazido à baila, prezado Teobaldo, o contrato Estado x Minas Arena, que convalida à segunda priorizar a preferência e a utilização do espaço a seu bel prazer, ou na proporção de seu gasto/investimento. E é exatamente aí que a nossa inocência de torcedor supõe que o Estado poderia resguardar o Futebol , um cadim que fosse, dos absurdos e sacanagens nomeados. Abraço atleticano

      2. Concordo integralmente, o cara comprou o CSA a preço de banana ( pagou ? ), quer virar dono do Mineirão ( que é um bem público) e quer ditar regras como se tivesse um currículo invejável em gestão de futebol. E a mídia continua babando.

  6. ÂNGELO ,

    lembra do Spencer , campeão em 71?
    Amigo de infância , sempre conversamos sobre futebol .

    Ele endossa o meu argumento que foi o melhor ELENCO que algum time poderia ter para disputar um torneio.

    Nenhum destaque individual ( exceto LÔLA , genial , mas que teve a infelicidade da contusão no início do certame , contra o Santos ) , nenhuma sobrecarga sobre este ou aquele setor .

    Mas , veja como são as coisas :
    quem montou aquele timaço de bola e não tem o reconhecimento devido nem pela imprensa nem pela torcida?

    Dorival Knippel , Yustrich , o Homão !

    Foi ele quem “lapidou” Dario , por exemplo , e trouxe “a base” em peso para o “profissa” .

    Spencer tem toda essa história pra contar .

    Inclusive a alteração cirúrgica feita por Telê em conversa no banco com ele , que opinara sobre como o São Paulo estava “batendo” :
    decidiram que Spencer entraria pra segurar a bola próxima da área pra receber as pancadas dos zagueiros e provocar faltas .

    Não deu outra :
    lembra do gol do Oldair ?

    Enfim : reminiscências , nessa “seca” de treinadores que vivemos , mas que hoje são considerados PROFESSORES .

    Quando muito , acertam ao praticarem o ÓBVIO , ou seja , orientam os jogadores com a célebre expressão :
    CADA QUAL COM SEU CADA QUAL !

    1. “Quando muito , acertam ao praticarem o ÓBVIO…”

      Um detalhe, Barata: Eles só fazem isso no intervalo do jogo, para provar que são “jênios” e conseguem “mudar o time”.

      1. TEOBALDO ,

        o Rei da genialidade nesse quesito era/é Sua Magnificência o MANSO, um dos maiores marqueteiros à beira de um gramado que eu já tenha visto .

        Quantas vezes “guardava” um titular da posição para o lançar com o jogo em andamento ?

        Era tiro e queda : locutores e comentaristas iam à loucura com suas análises sobre “como sabe fazer a LEITURA do jogo esse Cuca”.
        “É um Leão de vestiário” .

        Era tudo uma piada , super divertido .

    2. Caro Barata!
      Estamos no mesmo barco e sempre prestigiamos a arte no futebol! Sou partidário de que a arte supera o brucutu. Mas hoje em dia, ao que penso, não existem joias como antigamente. Tive o privilégio de conhecer o Homao e sei o quanto foi especial, inclusive muito me ensinou quando estava no juvenil do América, sob o comando inicialmente de Biju e posteriormente com o Crispim. Mas naquela época, além de jogadores refinados, tínhamos aqueles que compunham a orquestra, embora não tocassem habilmente os instrumentos. Mas o tempo hoje é diferente. Quizera ter um Toninho Cerezo, um Ezio, um Danival, um Ângelo, um Vanderlei à disposição, mas não temos. O nível atual dos jogadores disponíveis, me leva a acreditar que o nosso meio-de-campo, com Allan, não deve nada aos outros meios-decampo dos demais times. Quizera sempre ter e ver a magia dos craques do passado, mas infelizmente não temos. Sei que você assim como eu, já chupou muitas laranjas e sabemos perfeitamente a diferença entre o futebol do passado e o atual. Hoje privilegia-se muito mais o preparo físico em detrimento da habilidade. Aqueles que possuem um pouco de técnica, sobressaem e acredito que a obediência tática do Allan, aliada à técnica do Otávio e do Zaracho, é o melhor meio-de-campo disponível no galo. Aguardo ansiosamente oportunidade para conhecer pessoalmente o amigo e relembrarmos os tempos bons que não voltam mais. O Chicao que veio do. São Paulo e que jogou no galo, tem a característica semelhante a do Allan e compôs um bom meio-de-campo do galo. Sei que você está de acordo de que o Allan não é perna de pau, apenas diverge para que se possa ter um bom embate . Somos atleticanos, partidários de um futebol vistoso e de uma boa prosa..
      Um orte abraço e vamos trazer Cerezo de volta, e assim não haverá discordância.
      Foi muito bom os seus argumentos, mas não invalidam reconhecer que o galo está bem servido com o Allan.
      Como você sempre diz: cada qual com o seu cada qual. Mas pode ter certeza, no dia que o Allan não jogar bem, será por mim criticado ,assim como qualquer outro jogador. Cada jogo é um jogo e cada jogo nos propicia a oportunidade de análise.
      Não podemos viver só do passado…

      1. ÂNGELO ,

        de forma alguma eu vivo do passado , eu o tenho ( o passado ) como referência .

        Problema do ALLAN é que ele ACREDITA que é craque , quando não passa de um jogador mediano.

        Observe , Professor ÂNGELO, a colocação dele na marcação : ele NÃO ROUBA uma bola em condições de municiar o meio campista .

        Quantas vezes você já o viu indo pra cima de adversário que já sofre uma marcação de um companheiro?
        Be-a-bá do futebol esperar a sobra daquela marcação para então dar o bote .

        Mas , não , ele atropela tudo .

        Só mais uma :
        quantas bolas chegam nele e ele definitivamente não sabe o que fazer com ela , limitando-se a recuar , tocar pro lado , retardando TODAS as possíveis jogadas .

        Enfim , se tiver alguém que diga a ele pra controlar a sua intempestividade , pode até ser .

        Acho que jogava bem no Fluminense , se não me engano .

        Mas , aqui , crendeuspai , é só correria e pancada .

  7. Bom dia amigos do Galo. Ainda insisto que o Rubens tem que ter lugar neste time, seja na sua posição de origem ou no lugar o Dodo, não entendo a teimosia de treinador. Sabemos que os zagueiros do NOSSO GALO são de boa estatura, Lemos mede 1,87, Fuchs 1,90, Jemerson 1,84 e o Réver 1,92, então as falhas constantes nas bolas aéreas só podem ser por erros de posicionamento, pois se observarmos os lances dos gols de cabeça sofridos por nossa zaga, vamos ver que os caras que estão fazendo gol de cabeça, não estão precisando nem saltar para concluir.

  8. Bom dia Massa e Guru

    Na mosca meu caro, o clima ontem aqui neste espaço, depois de longo tempo foi de otimismo e confiança, não só pelo resultado, mas principalmente pelo futebol praticado.
    Mas nem este otimismo e bom clima, serviu para afastar aqueles que preferiram priorizar as críticas à diretoria e aos 4R´s. Não se discute o direito de quem preferiu a crítica , mas o assunto em pauta era o jogo.
    Já disse aqui que confio na diretoria e nos 4R´s, mas que este apoio não é incondicional e eles como qualquer um erram. Prova disto, é esta questão que vem se arrastando do empresário que nos empurrou um monte de tranqueiras.
    Da grana que recebemos 24 milhões foram direcionadas para o imbróglio com o empresário, mas não sei se cairão no bolso dele agora.
    Importe salientar que mesmo nos empurrando um monte de draga, não se discute o direito do empresário de receber. Sorte dele foi achar um bando de incompetentes, idiotas e sem noção para negociar.
    Criticar a diretoria é um direito de qualquer torcedor, mas seria mais justo se estes que criticam, pelo menos procurassem conhecer a origem do rombo.
    Quem vcs acham que contratou Erasmo, Mansur, Leandrinho e outras dragas? E as dívidas na fifa que foram pagas, quem foram os causadores?
    Insisto, a diretoria atual e os 4R´s erram e vêm errando sim em algumas questões, mas a parcela de culpa no atual rombo me parece muito insignificante em relação às merdas feitas por diretorias passadas.
    E detalhe, nem em 2013 e 2014, quando ganhamos a liberta e a copa do Brasil, éramos vistos como um dos melhores elencos, como nos dias atuais.
    Em resumo: dar a Cesar o que é de Cesar! Se me fiz entender.

    1. “Mas nem este otimismo e bom clima, serviu para afastar aqueles que preferiram priorizar as críticas à diretoria e aos 4R´s…” O zé da caixa alta manda lembranças, amiGalo JBHGALO! Certamente os 4R erram, mas, dizem, colocaram R$ 350 milhões na brincadeira. E por isso só, têm o meu respeito, mesmo que depois apresentem a conta. Mas o fato é que, quando precisamos, a grana estava lá. Abraços!

      1. Amigalo Teobaldo

        Segundo o velho ditado, “o pior cego é aquele que não quer ver”.
        Me permito fazer a correção deste ditado sob minha ótica: o pior cego é aquele que vê, mas não sabe o que está lendo.
        No caso dos críticos, eles não se dão ao trabalho de ao menos saber a qual período se refere a dívida do clube e quais foram as diretorias que nos jogaram neste buraco sem fundo. Buraco este que está sendo tampado pela administração atual.
        Tem dívida da atual diretoria? tem sim, mas qual o percentual desta dívida em relação ao todo?

  9. Bom dia! O Galo esta entrosando, vai melhorar a cada jogo! Mineirao reduzido para a Massa por causa de um Show de um cantor que em minha opiniao e de gosto discutivel!

  10. Bom dia, todos! Me chamou muito a atenção no jogo de quarta, a ausência do Pedrinho, que nem entrar no decorrer do jogo entrou. Será que ele já está indo mesmo embora? Amanhã vamos ver, se ele jogar beleza, caso contrário já era. Outra questão, será que o Zaracho voltou? Com todo respeito, mas uma semana de ausência ela morte do cunhado é um pouco demais.

  11. Bom dia!
    Quanto ao último jogo eu não diria “empate com sabor de vitória” mas “empate com sabor de poderia ser melhor”. Digo isso porque o time do Galo mostrou domínio no meio campo e conseguiu explorar os lançamentos que Dodô e Jemerson conseguiram deixar Hulk e Paulinho, respectivamente ma cara do gol. Já o gol que levamos foi realmente uma falha coletiva. Jemerson não saiu do chão, Edenilson inexplicavelmente se afastou do jogador e Everson ainda não entendeu que a pequena área é dele.
    Em relação a Edenilson e Patrick, acredito até que possam ajudar muito ao time mas por enquanto não merecem a titularidade.

  12. Sobre o Allan, o Atlético o adquiriu por 3,5 milhões de euros em 2020. A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, admitiu o interesse no jogador. A saída de Allan parece real e iminente.

    Allan, 26 anos, tem contrato no CAM até o fim de 2025, contrato este renovado em 25 de março do ano passado, no dia do aniversário do Clube.

    A pedida inicial do Palmeiras seria na casa de 9 milhões de euros.

    Quanto a Pedrinho, o jogador, que tem contrato até junho com o Atlético, também seria interesse do Palmeiras. O jogador veio do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em razão da guerra naquele país.

    A saída dos dois jogadores tem potencial para enfraquecer o elenco atleticano e reforçar o Palmeiras, um concorrente direto em três competições de importância.

    Sobre o elenco, penso que falta ainda no Atlético um centroavante de boa definição para deixar o time com melhores condições de chegar e brigar nas disputas mais pesadas. Sascha e Kardec não têm dado conta dessa missão no Atlético, principalmente na falta do Hulk que pode se lesionar.

    Se o Atlético não trouxer esse centroavante e saindo Allan e Pedrinho, sem reposição a altura, o elenco atleticano pode espanar e não corresponder à altura quando as competições apertarem.

    A tendência percebida é de saída de Allan e Pedrinho e não chegada de um bom centroavante.

    Eis, portanto, uma preocupação real: o enfraquecimento do elenco justamente agora que o time começa a responder bem em campo.

    Preocupante…

    1. Eh, Ernest, pelo que eu estou entendendo esse Palmeiras não sabe nada de futebol… entrega logo esse dois pernetas, Galão, vamos passar a manta* nesses caras!!!

      * e a manta da massa, heim, blogueiro? Trocadilho infame, mas genial. Abraços!!!

  13. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Ao que parece, o time começa a dar liga. Aos poucos o Coudet vai ajustando o esquema, e os jogadores começam entender o que deseja o professor. Como disse ontem, o meio-de-campo é a alma do time e Otávio, Allan e Zaracho possuem todas as condições de se tornarem um dos melhores meio-de-campo do Brasil. Todos, sem exceção, jogadores da prateleira de cima. A defesa, com a volta do Arana, ganhará a formação ideal e tentaria Hulk, Paulinho e Sasha ou Pavon como trio de frente. O time está tomando a forma que agrada a nós torcedores
    Sigamos…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *