Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Acabou a fase de experimentos

Depois de cinco rodadas, sendo que em três delas, o treinador pôde ver e avaliar as alternativas que dispõe no grupo, a partir de agora passa a aplicar aquela máxima e legado do R10. “Quando tá valendo, tá valendo!” Entre mais de 15 jogadores alternativos aos principais do elenco, nessa altura o treinador já tem de ter uma avaliação definitiva sobre “o que separa os homens dos meninos”. Ninguém poderá reclamar falta de oportunidade, uma vez que entre todos do elenco, apenas cinco não atuaram nessas primeiras partidas da temporada.

Nenhum deles, entretanto, necessitaria dessa (re)avaliação dos demais e as oportunidades nos jogos até o momento. Matheus Mendes e Gabriel Delfim, goleiros, são as opções para as terceira e quarta vagas da posição. Otávio chegou agora e sua contratação já define que será aproveitado. Assim como Pavón – se confirmar – são os reforços para 2022. Vargas e Keno, que não atuaram, pertencem ao elenco multicampeão do ano passado, não precisando testes para avaliação de continuidade.

Já entre os que foram utilizados, alguns não mostraram eficiência para justificar aproveitamento – pelo menos nesta temporada – devendo ser emprestados ou liberados. Aos jovens, ainda inexperientes, justifica amadurecimento em equipes menores para aproveitamento no futuro. Outros, que sejam felizes noutras plagas. Cada um de nós tem sua avaliação pessoal, mas a opinião que decide sobre esse assunto é do El Turco, Caetano e presidente Sérgio.

Se digo que encerrou o momento de experiências, subtendido está que hoje – no Horto onde o Galo fez história – só cabe um resultado. Vitória! Nos cinco jogos pelo mineiro com três boas vitórias e dois escorregões – empate (Vila Nova) e derrota (URT) – já tivemos as chances de erros na competição. Que nesse clássico de hoje, historicamente o maior entre os clubes mineiros, nosso time titular recoloque a casa em ordem e avance em busca da vaga na fase final.

Não sei quais as opções que o treinador deverá fazer, uma vez que poupou 16 profissionais na viagem para Patos (três deles por questões física/médica), já entre os 13 restantes, deverá escolher os 11 titulares.

As dúvidas, creio, estariam entre Godín, Nathan Silva e Rever, quais dois entrariam jogando. Acho que Godín e mais um dos outros dois. Também se a formação 4-4-2 ou 4-3-3. Se a primeira, quem atuaria com Hulk? Ademir ou Savarino? Se a outra, ambos entrariam e Nacho seria o sacrificado? Considerando Keno e Otávio, já que Vargas continua fora, no máximo seriam opções de banco. Sejam quais forem as escolhas do El Turco, temos elenco e time suficientes para vencer e bem ao coelho, atualmente a segunda força do futebol mineiro.

Por fim, mais uma vez, quero rogar aos amiGalos deste espaço por uma boa convivência pelo bem do nosso interesse maior. Até prova em contrário, aqui somos todos Torcedores do Clube Atlético Mineiro e não buscamos nada além das vitórias e títulos do nosso time do coração. Sendo assim, como acredito, não cabe – diferente de onde se disputa a vaidade – nada diferente que sugira agredir e não divergir. A divergência é saudável, as agressões – ao contrário – são brochantes a quem busca boa convivência. “Eu não quero ter razão, quero é ser feliz”, orienta Ferreira Gullar.

Ah! Pra fechar em ambiente elevado, ai seguem meus onze preferidos para o jogo de hoje: Éverson; Mariano, Nathan Silva, Godín e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Ademir e Hulk. E, de olho no apito, aguardar quanto tempo essa juizada vai dar de acréscimos nos jogos de interesse da FMF!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Acabou a fase de experimentos”

  1. Fim de primeiro tempo.
    Juiz fdp!
    Já podemos ver o dedo do treinador, ou seja, time desorganizado, mal escalado e não entendo a insistência com Nacho. Morto em campo.

  2. Bom dia,

    Hoje tem Galo, e é o titular.
    Dia de torcer e comemorar.
    Meus caros amigos, concordo com o Eduardo, não vamos agredir uns aos outros, nosso objetivo é sempre o mesmo, ver nosso time ganhar e ser campeão.
    Não sou exemplo para ninguém, até mesmo porque quase sempre não consigo ficar quieto e sempre me manifesto, no contraditório, porém, o respeito tem que ser o tom da conversa.
    Não comparem o Barata com o Viana, isso é ofensa de mais.
    Pior do que chamar de Maria.
    Ser polêmico num espaço deste é até um combustível necessário para se manter aceso os debates, tão necessários quando não temos o Galo jogando.
    Sou sincero em dizer que quando estou sem tempo de ler os comentários todos sou seleto em meia dúzia e os dele sempre estão incluídos, não concordo com todos, mas respeito sempre e me divirto as vezes.
    Quanto a minha escalação de hoje, estou com o Eduardo.
    Espero que nosso treinador esqueça a vontade de manter o 4-2-4, apesar que com dois volantes tipo Allan, Jair e Otávio fica bem mais fácil de sucesso.
    Vamos hoje ter uma ideia do quanto podemos esperar da equipe para semana que vem contra o Flamengo, quero ganhar deles onde for e do jeito que for.

    Bom sábado a todos!

  3. Eduardo de Avila, o que vou falar aqui não tem nada a ver com a coluna bem escrita por você.
    não sei se você tem conhecidos no marketing do Atletico,mas estava pensando aqui,no Estadio Mrv teria que ter ,pelo menos um “busto” em homenagem a duas pessoas,fundamentais na nossa história, são eles Mangabeira,que criou o galo como mascote do nosso time,o marketing mais perfeito de todos os tempos,o unico clube no mundo que quando se fala o mascote é imediatamente reconhecido. e o outro homenageado seria Vicente Mota,autor do Hino,sem duvida um dos mais bonitos que se tem. o que você acha,Eduardo!?? Abraços

  4. Bom Dia! Ao que parece os titulares, campeões brasileros e da CB, estão em campo hoje. Das experiências feitas, acho que muito pouco – quase nada – foi aproveitado. Apenas para avaliação de que alguns (jogadores) não merecem vestir a camisa preta e branca – inclusive a de número 9 – que já foi usada pelo Rei(naldo). Acredito na vitoria. Todavia, qualquer outro resultado, pode começar, sinalizar – no meu entendimento – o erro da diretoria na contratação do atual treinador.

  5. Bom dia!!!

    O Galo é ou não é o 1′ Campeão Brasileiro?

    Claro que sim!!!

    Se não em 71, com certeza em 37!!!

    Dá-lhe Galooooooooooooo!!!

    E também Tri!!!

  6. Ainda quero ver Savinho, Castilho, Neto, Felipe Felício e até Rubens sendo testados no time principal. Calebe, em minha opinião, foi testado e aprovado no time principal. Nada de “time alternativo” pra testar a molecada, porque aí é sacanagem.

  7. Bom diiiiiiia, Eduardo e demais alvinegros!!
    Depois de cinco testes e inúmeras experiências, finalmente o El Turco deve colocar o que tem de melhor pra encarar o Coelho.
    Keno deve voltar, e com isso o galo ganha mais ofensividade do lado esquerdo.
    Alguns garotos ainda devem ter oportunidades, mas de agora pra frente, é um verdadeiro vestibular pra quem sonha ficar entre o elenco principal. No último jogo, percebi que faltou ambição e vontade de alguns.

    Pra cima deles Gaaaaaaaaalo.

    Abraço a todos.

  8. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    CONCORDO PLENAMENTE COM ESSA ESCALAÇÃO DO NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO SOBRE OS 11 TITULARES. ESSA É A MELHOR.
    EL TURCO AGIU CORRETAMENTE AO USAR O MINEIRO PARA ESSES TESTES , QUE FORAM MUITO IMPORTANTES PARA SABER COM QUEM PODEMOS CONTAR.
    DESSA BASE POR EX. NINGUÉM FOI APROVADO , UM BANDO DE CANELEIROS .
    SAVINHO , CASTILHO , VÍTOR MENDES , ECHAPORÃ , PODE EMPRESTAR TODO MUNDO.
    É URGENTE UMA REFORMULAÇÃO COMPLETA DESSA BASE ATLETICANA , QUE NÃO REVELA NINGUÉM HÁ MUITOS ANOS.
    ESTÃO JOGANDO DINHEIRO FORA COM ESSES PERNAS DE PAU.

  9. Bom dia Massa e Guru

    Permita-me discordar meu Guru, cinco jogos são muito pouco para avaliar os jogadores que querem um lugar ao sol. Quantos minutos jogou neto? E Savinho? E Castilho?E Felipe Felício?
    Mas é assim mesmo, para mim, este pessoal deveria ser emprestado e ai sim em outro clube com sequência de jogos poderiam ser devidamente avaliados.
    Mas vida que segue e de agora pra frente sai as experiências e entra a continuidade do trabalho. Meu apoio a El Turco continua, mas só espero que ele não repita os erros cometidos nos times alternativo.
    Vamo Galo!

    1. Concordo contigo, JBHGALO! À exceção dos jogos contra o CSA-MG e uma possível final, esse o Campeonato Rural só deveria servir para testar e preparar o elenco para o restante da temporada. Entretanto, isso não alivia a OBRIGAÇÃO, ainda mais nas atuais circunstâncias, desta conquista, pois em caso contrário, será FABRICADA UMA CRISE. A partir do exposto, concluo: RURAL É MUNDIAL!!!

  10. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Começa hoje a avaliação de El Turco. Coelho, Urubu e CSA, os tres proximos adversários. Se esse turco, perder dois desses jogos, vai voltar para onde veio. Até aqui , ta devendo. Aquela passividade no banco de reservas nao costuma dar certo no Galo.

  11. Bom dia!
    El Turco não aparecendo com tchê tchê e ou colocando Fábio Gomes do lado de Hulk, já vai ajudar ( não atrapalhar) bastante.
    Boa a escalação do blogueiro, mas eu deixaria Nacho sempre como opção de segundo tempo até ele recuperar sua forma física. Portanto, do meio pra frente eu entraria com
    Allan
    Jair
    Zaracho
    Ademir
    Hulk
    Keno
    Galooooooooo

  12. Bom dia. Ainda acho que hj é o dia do grande teste antes do dia 20. Mesmo que tenhamos em campo praticamente o time do ano passado, o esquema do treinador ainda cabe avaliação. Os relacionados p o jogo de Patos de Minas, dava clara noção, de que se precisasse mudar peças, o banco não dava conta. Deu no que deu. P hj, temos farto material humano, praticamente todos a disposição e opção p mudar qq esquema tático. Penso que , dependendo do resultado, pode se , aí sim, colocar uns meninos da base p aí sim serem avaliados junto a jogadores que dêem a eles a opção de receber uma.boa bola e fazer uma jogada interessante. O torcedor quer avaliar a garotada, num pasto, com time todo modificado e sem receber uma bola que preste. Calma gente. Ano passado ,começamos c várias dificuldades e acabamos só na alegria. Um jogo de cada vez. Caso o resultado não venha, deve se repensar o plano.

  13. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Hoje é o dia de avaliarmos o que nos espera neste ano. O “El Turco ” tem afirmado que o time está bem treinado. Vamos portanto, aguardar.
    Oportuna a sua mensagem quanto à convivência pacífica neste blog. Somos todos atleticanos e queremos o melhor para o Galo!
    Hoje e sempre…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *