Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A vitória e a contratação

Não seria diferente, afinal os dois assuntos tomaram conta das redes sociais e das resenhas nos bares, botecos e cafeterias em todo o território Atleticano e na periferia do Galo. Afinal, num momento tão crítico e a Massa – com razão – reclamando do desempenho da equipe, saltamos sete posições e entramos na zona intermediária da tabela de classificação. Com exceção dos dois primeiros colocados, que tem sete pontos a mais que o nosso time, afirmo que do terceiro em diante estão todos até o 11º embolados nesse meio de tabela.

Lógico que considerando o fato de sete jogos em 38 significar ainda menos de 20% dessa totalidade. Tudo pode mudar, os de cima caírem e os de baixo crescerem. O alento a nós Atleticanos é que deixamos o desconforto da região perigosa, ainda que por apenas dois pontos acima do primeiro na zona da degola. Entretanto, convenhamos, quero acreditar que o pior já passou. Embora ainda não tenhamos enfrentado nenhum entre os clubes que estão à nossa frente, o DM começa a esvaziar e em menos de um mês – se os gestores agirem – vamos poder contar com reforços necessários.

O jogo frente ao Juventude foi bom, ainda que existam amiGalos que queiram insistir no caos. Ruim foram as derrotas para Grêmio e Santos, sendo que no primeiro – como neste último – abusamos em perder gols. Some-se a isso, empates em casa com São Paulo e Vitória, como com o Mirassol na casa do adversário. Apenas duas magras vitórias, Botafogo (BH) e Juventude (RS), sendo essa a primeira fora de nossos domínios desde de setembro do ano passado pelo Brasileirão.

Ocorre que a partir de agora serão – pelo BR – três jogos em Belo Horizonte, ainda que o segundo dessa sequência seja com mando do rival regional. Ao que me lembro, o fato de ser com torcida contrária, não tem sido motivo para abalar a tradição Atleticana. Vide final do campeonato mineiro do ano passado e o jogo do turno no estadual da atual temporada. Dum dum, por 3 a 1 e 2 a 0. Além desse ainda vamos receber Fluminense e Corinthians. Nove pontos possíveis, porque não? Em meio a isso, dois jogos pela Sula e outro na Copa do Brasil. Momento de embalar. Depois dessa sequência, no primeiro dia de junho, Ceará em Fortaleza que neste momento está três posições e dois pontos à nossa frente.

Daí pra frente, ao que esperamos e – com atraso – deverá acontecer será a chegada de reforços pontuais. Dizia que precisávamos ainda de três ou quatro contratações, diante do que estamos vivendo, passei a sonhar com mais seis ou sete caras novas. Para brigar por titularidade, claro. Afinal, como em 2021, são três frentes sem poder priorizar qualquer delas. Foi assim naquela ocasião e vencemos as duas nacionais – BR e CB – tendo sido semifinalista da LA. Elenco encorpado e com opções ao treinador. Coincidentemente o mesmo Cuca.

Que venham logo essas definições. Laterais (um de cada lado), zagueiro, volantes (plural) e meia. Atacante, com a confirmação do Dudu, agora resta esperar que dê o retorno esperado por quem bancou e acredita no seu potencial. Que ele seja o definidor e faça esse time não perder tantos gols como tem ocorrido. E mais! Deixar a zoação por conta de nós Torcedores. Jogador, comissão técnica e diretoria não tem que se meter nessa rusga de arquibancada. Até votei no 92 para a camisa dele, mesmo sabendo ser pura dissimulação o fato de ser seu ano de nascimento. Mas jogador profissional não tem de provocar adversário e tampouco torcida do outro lado da lagoa. Tem de jogar e mostrar resultados. São pagos, e muito bem, para isso. A curtição é nossa que pagamos ingressos, compramos produtos e assinamos sócio torcedor e até cativa. Pra cima deles. Gaaalooo!!!

*fotos: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) fac-símile TV Galo

27 thoughts to “A vitória e a contratação”

  1. Qdo estava no Cruzeiro este tal de Dudu era velho e ex jogador e agora vai virar craque e solução? Realmente é melhor estes caras venderem o clube pra tem vontade de investir…

  2. “Prosa bonita, prosa bem feita, prosa formosa”

    Passando pra deixar um alô pro camarada Galo de Prata e dizer que sigo por aqui, acompanhando a resenha da turma, mesmo que mais na espreita do que metendo o bedelho. Aliás, o Galo de Prata utilizou a expressão VOYEUR em um dos meus raros comentários… e, quer saber? Gostei da alcunha! Se o nobre blogueiro permitir, passo a assinar assim minhas poucas interações por aqui.

    Aproveitando a deixa, sobre o Hulk: ele é o nosso super-herói, sem dúvida! Mas acho bastante sensata essa ideia de repensar a função dele em campo. A idade chega pra todo mundo, até pros ídolos. Abraços, Galo sempre!

  3. Boa tarde MASSA!

    Um bom tempo não venho aqui comentar, mas acompanho o blog e algumas vezes os cmentários.

    Vamos lá. Jogo de 2a contra o Juventude, fui dormir com taquicardia. A muito tempo o 9ALO não me provocava isso. Só mesmo o 9ALO para me fazer isso. No final da narração o Caixa disse que parecia que tinha corrido um maratona, no meu caso, que faço corrida de rua e participo de algumas corridas, tendo já feito duas maratonas e várias meia maratona, posso afirmar que nem ao fim das minhas corridas eu fiquei como fiquei na 2a. O bom é que vou adiar o cardiologista por mais uns dias.

    Jogo sofrido, demonstrando que boa parte não tem condições de ser titular ou de fazer parte do plantel. Dizem que investem 30 mi/ano nas divisões de base. Com esse investimento não conseguem formar um resrva (ou regra 3) melhor que o Caio Paulista? Então pode acabar com a base.

    O que dizer do CIGA! Pra mim é: FUJA.

    Mas mesmo com toda dificuldade, o que valeu foram os 3 ptos. Agora é partir rumo ao topo. Garantir a SA e CB e concentrar no brasileiro. Iremos agora pegar times que estão no nossa frente, se os nossos atacantes não colocarem os pés nas formas, será um sofrimento enorme.

    Vamô que vamô! BOOORRRAAAAAAA 999AAAAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!

  4. Olá amigos da bola!

    Contra o Juventude, o Galo do Cuca, deixa de fazer ligação direta, volta a tocar a bola em velocidade, e vence…… BOM FUTEBOL É ISSO. CUCA MUDOU….. QUE CONTINUE JOGANDO ASSIM.

    Principalmente no primeiro tempo, Galo jogou muito, como deve ser…..

    Scarpa precisa jogar sempre nesta posição, como foi contra o Juventude.

    Precisamos de um centroavante matador, estilo Jô, estilo Diego Costa etc…

    DUDU VAI JOGAR MUITO PELO GALO, ASSIM COMO FEZ RONALDINHO GAÚCHO…

  5. Boa Tarde,

    Concordo com as ponderações com relação as provocações por isso mesmo para não ser contraditório votei no ano de nascimento do Dudu.
    E digo mais, só por aquele gol que decretou o rebaixamento das marias ele já será bem vindo por mim no Galo, esquecendo é claro o de 2021 quando eliminou nossa oportunidade de ir as finais da libertadores.
    Quanto ao Hulk, sua presença deixa alguns jogadores em segundo plano, principalmente o Scarpa que por personalidade tem a característica de protagonismo, isso ficou claro quando o Rafael Veiga se contundiu no Palmeiras (melhor fase no futebol brasileiro) e nas vezes que o Hulk não joga, melhor em campo.
    Então é normal a equipe travar quando o Hulk trava.
    Cabe ao treinador ter a percepção do momento e substituir para o descanso, coisa parecida com essa dessa semana de “recondicionamento”, para inglês ver.
    Sua melhor atuação veio depois da semana que ficou de fora, então é o caso de passar a jogar menos minutos e exatamente naqueles mais cruciais.
    Neste momento considero que o Cuca em função da situação está exigindo demais do Cuello, Rubens e Ronny com relação a minutagem em campo, temo por contusões, tive um desânimo tremendo quando falaram que o Cuello não jogaria contra o Juventude, pelo menos até a parada para o mundial esses dois tem que aguentar firme.
    Em pensando no que escrevi, amanhã é dia de fazer resultado e poupar todos que puder, assim dando mais oportunidade a outros jogadores como João Marcelo, Patrik e Junior Santos.
    Pensando no Brasileiro uma vitória em cima do Fluminense e depois sobre o rival pode nos colocar definitivamente na briga pelo G4 de novo.

  6. Dudu sim… Dudu não… vai dar certo… vai dar errado… o cara ainda joga bola… o cara não joga mais nada… é do bem… é do mal… e toma questionamentos.

    Não têm mais volta e agora já é jogador do nosso GALO.

    O Cuca conhece, sabe como fazer o cara jogar, vai achar uma posição para ele no time, vai testar, vai dar voto de confiança e por aí vai.

    Vou acreditar que mesmo em baixa e desacreditado pode ajudar e dar alegrias para todos os Atleticanos… não tenho escolhas nesse momento… quem sou eu na fila do nosso CAM mas acho que a torcida deve apoiar e dar força… vai que o cara realmente quer dar a volta por cima… já tivemos vários que aqui chegaram desacreditados, como renegados e até ganharam a Libertadores.

  7. Assino embaixo do que diz o blogueiro democrático, com a ressalva de que torço, e muito claro, para que Dudu dê certo no Galo, porém, sendo realista, ainda vou aguardar pelo menos as três primeiras partidas dele com nossa camisa. Quero crer que algum DONO, mesmo sem entender de futebol, tenha dito pra ele: aqui será sua última chance! Fazendo uma comparação meio absurda, é bom lembrar da advertência que um ex-presidente disse para Ronaldinho quando saiu do Flamídia. Claro, que guardadas as devidas proporções, uma vez que Dudu não dá pra engraxar as chuteiras do ídolo mundial!

  8. Bom dia xará e amigalos. Nobre Guru, caos neste momento é a defesa do GALO. Até o “idoso” Nenê fez o que quis com a defesa do GALO no último jogo. A volta de Lyanco é pra ontem. Alonso(bom jogador) continua em péssima fase. Nosso time completo sem desfalques realmente tem possibilidade de melhorar o rendimento. E as contratações tem que acontecer. Esse elenco precisa de volantes de qualidade e pelo menos mais um bom zagueiro. Quanto ao Dudu vamos aguardar a estreia. To aguardando também a estreia do Junior Santos….

  9. Até agora estou sem entender a contratação do Dudu. Menos ainda a relativamente alta aceitação por parte da torcida.

    Se for só por provocação, não faz nenhum sentido, dado o salário milionário do cara.

    Só resta torcer mesmo pra dar certo. A esperança é que o cara jogue bem com o Cuca. E que o Cuca demore a sair do Galo!

  10. O ÁVILA entendeu que “(…) o jogo frente ao Juventude foi bom, ainda que existam amiGalos que queiram insistir no caos…”…

    O DOMINGOS SÁVIO está entre os que andam insistindo no caos…

    Ontem o DS disse que o gol do SCARPA foi um “gol cagado”. Nas entrelinhas ele está dizendo que “esse Time vai cair”…

    Embora eu ache que não caia, entendo que o DS esteja certo em dizer que o Time deve buscar primeiro os 45 PG no BRASILEIRÃO e o que vier depois disso, se vier, será lucro…

    Concordo plenamente!

    Aliás, o SCARPA, na entrevista ao final do jogo pra TV, disse algo que explica o “gol cagado” dele. Ele disse que “o futebol é incerto e imprevisível” e que às vezes o que define uma partida é a incerteza, a imprevisibilidade, o imponderável…

    SCARPA comentou que perdera um “gol certo”, mas fez um “gol incerto” naquilo que definiu a partida. Para o DOMINGOS SÁVIO a vitória resultou de um “gol cagado”…

    O “Gol Cagado” do Domingos Sávio, nobre ÁVILA, é um indicador do humor da Massa que anda, grande parte dela, ressabiada tanto com o Time, que quando vence vence com “gols cagados”, quanto com a chegada de DUDU…

    DUDU?!!

    Com Camisa 92?!!

    Mamãe me acode!!!

    O Padre Torga dirá: “toda arrogância será castigada!”…

    Eu Acredito!!!

    1. Oh Ernest, o dia 18 de maio vai ser um divisor de águas. Se o Galo ganhar do Cruzeiro, vai poder pedir música no fantástico: Serão três NABAS seguidas com a torcida só do Cruzeiro no Mineirão. Aquele 3×1 do Milito. O 2×0 do Mineiro deste ano. Eu vou comemorar com mais um Triplete! Agora se o Galo sucumbir seguirei a receita do Teobaldo: esculachar os Quatro Rs, no blog do Eduardo de Ávila. Apareça em BH para comemorar o Triplete sobre o Cruzeiro. Pago o chá de camomila!!!

  11. Salve Massa e Guru

    Respeitado a opinião daqueles que pensam o contrário, o escriba está certo na carraspana (olha eu ai pegando carona no amigalo DS de novo), daqueles que viram o caos na vitória contra o Juventude.
    Se foi este caos como alguns propagara, imagina se tivéssemos empatado o ou até perdido?
    Mudando de assunto, ontem o dia foi agitado pela contratação de Dudu, jogador contestado, marrento, polêmico e de quem parte da torcida espera muito pouco.
    A seu favor o fato de Cuca ter contribuído para sua contratação, ou seja, veio com o aval do técnico.
    Mas uma coisa tem me preocupado: Dudu é empresariado pelo tal André Cury, figura carimbada e que nos causou muito prejuízo no passado enfiando um monte de bonde no Galo. Pior enfiou uma dívida de mais de 60 milhões de comissões.
    Pensei que depois de pagar esta dívida, finalmente fecharíamos a porta pra este cara. Só que não.
    Olho vivo Galo. Vá que esta vinda do Dudu, venha acompanhada de mais um bonde!!!
    Sobre Dudu? Tomara que o raio caia no mesmo lugar!!!

    1. Prezado JBHGalo, falando em carraspana, sobrou até para o Ângelo. Rindo até 2050, da coragem do Barros e do Teobaldo em confrontar o entendimento, não a pessoa do Ângelo, que, na minha opinião merece o respeito equivalente ao Padre Torga.

  12. Dudu chegou, vestiu o uniforme, beijo o escudo, falou que está realizando um sonho de criança, beijou o escudo, falou que vai dar tudo de si e disse que o melhor amigo dele no futebol é o Lyanco.

    E eu? EU ACREDITOOOOOOO!!! EU, ACREDITOOOOOO, EU ACREDITOOOOOO…

  13. Bom dia.

    Pitacos…

    Mais um jogador para o nosso nem tão seleto grupo dos salários milionários. O problema não é a falta de dinheiro e sim como esse dinheiro é gasto.

    Interessante essa pequena janela em junho, pois em caso de necessidade extrema, pode haver uma combinação entre os clubes. Um clube rescinde o contrato com o jogador e o outro já o contrata imediatamente, conforme aconteceu agora.

    Antigamente, a turma mafiosa do outro lado da lagoa, não ia perder dinheiro igual eles fizeram com o Dudu. Apesar de tudo o que aconteceu entre clube e atleta, eles iriam faturar uma grana nessa saída do atleta, ainda mais com grêmio e o GALO interessados.

    Sigamos pois adiante…

  14. Bom dia, eu pergunto: quantos reforços realmente necessários seriam contratados com o valor gasto em 3 anos (!!!!) de contrato com o Dudu, jogador veterano, em franca decadência, que há pelo menos 2 anos não joga em alto nível, criador de caso, que acabou de fracassar grosseiramente no adversário?
    O número da camisa fecha a estupidez com chave de ouro. Essa história, para mim, ridícula, de ficar provocando adversário, nos diminui. Pros rivais, apenas o desprezo, a partir do momento que começamos a falar demais sobre, a provocar, significa que nos importamos. Não existe provocação maior e mais certeira que o silêncio e o desprezo. O jogador, que jamais deveria ter sido contrato, deveria usar outra camisa, até porque o 9 x 2 é um resultado histórico do nosso Clube, e ele nada tem a ver com essa história. Lamentável! SAN

    1. Caro, há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada._ Sun Tzu_. Te falar uma parada; como está custando caro o golpe dado por um grupo de pulhas ao Maior Movimento Cultural e Imaterial de um Povo q já existiu em Minas Gerais e no Planeta lá em 23/07/2023.
      O GALO virou um time satélite dos menins, lamentável!
      Temos de aprender a arte de ignorá-los,difícil ,mas necessário.
      Forte abraço e Saudações Atleticanas

  15. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos: Eduardo de Ávila, infelizmente, não tem guardado fidelidade aos ensinamentos de Padre Torga, o responsável pelo seu primeiro Livramento. O icônico mestre sempre dizia aos seus alunos: quem alimenta grandes expectativas, deve se preparar para lidar com as frustrações.

    Seis contratações? Não creio! Teremos, na minha opinião, a metade. Um zagueiro, dois meio campistas.

    Laterais? Na direita é Saravia e Natanael, com Gabriel Menino como estepe.

    Na esquerda: Arana e Caio, com Rubens e Alonso de estepe.

    Que venham as contratações! Mas a VAN do Ernest Soares precisa partir rumo ao aeroporto de Confins, levando para longe da cidade do Galo: Bernard, Palácios, Cadu, Igor Rabelo, Fausto Vera.

    Por fim, eu desconfio que o Rubens será vendido na janela do meio do ano! A conferir!

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Ontem, o DOMINGOS SÁVIO, lançou uma questão que merece reflexão: “O Hulk em campo trava o jogo do galo”? Ao que parece, caro Sávio, como você mesmo respondeu, o Hulk centraliza muito o jogo e prende muito a bola, dificultando um jogo mais coletivo e rápido. Estamos há muitos anos na Hulk dependência. Outrora, o Hulk tinha explosão imparável, o que permitia uma centralização maior, sendo que a bola no Hulk, era solução, hoje, nem tanto. Mas nós sabemos que a idade pesa e com ela, “ando devagar porque já tive pressa”. O Hulk, já não possui a explosão anterior fazendo o jogo correr em “banho maria”. Sem o Hulk em campo, e sem a necessidade de centralização do jogo, as peças parecem mais soltas, livres, permitindo variações de jogo, tornando o jogo mais rápido. Apesar da idade, o Hulk ainda é fator decisivo no galo. Precisa, ao meu ver, colocá-lo como um centroavante fixo, porque ele tem porte físico e capacidade técnica para ocupar essa posição, com o Scarpa, Cuello e agora o Dudu, alternando como sendo atacante. Mas o ideal, seria contratar um “especialista” para a posição, hoje carente no futebol brasileiro. Poucos times jogam com centroavante fixo. Lembro-me apenas do flamengo, que joga com o Pedro sempre na área, sem a necessidade de voltar. Quem sabe uma nova função dada ao Hulk poderia suprir o jogador de área? O que precisamos mesmo, é prepararmos para jogarmos sem o Hulk, porque a conta da idade já chegou e não podemos exigir mais do “super homem”. Talvez entrando no segundo tempo, com o time adversário mais desgastado, o Hulk possa continuar a ser fator decisivo no time do galo. É como vejo.
    Abraço.
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Bom dia Ângelo. Obrigado pela resposta. Eu penso da mesma forma. O Hulck pode ser muito decisivo se jogar mais perto da área. Se for preservado de alguns jogos. Mas aí tem o EGO do ser humano. Ele quer ser o dono do pedaço. E como líder do time: fica voltando para buscar o jogo. Tentando ser o armador do time. Quer que todas as jogadas passe por ele. Na minha opinião, o que o Toninho de Juiz de Fora, qualifica como asneira e o Teobaldo como irrelevante, o técnico e os jogadores tem de entender o ocaso da carreira do Hulck. Obrigado Ângelo, você está para os participantes do Blog, como Padre Torga para os alunos do Colégio Salesiano de Araxa. Um oráculo! Abraço

    2. Amigalo Ângelo
      Bem observado, mas mais do que prender bola, o que mais tem prejudicado Hulk, são as reclamações tirando-o do foco na partida.
      Pior que ele sabe disto, mas não consegue se corrigir.
      Mas ainda é o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro há 4 temporadas e detalhe com 38 anos. Monstro!!!!

    3. Nobre ÂNGELO,

      Concordo muito com a tese do HULK como centroavante…

      Escala o Time num 4-2-3-1, com o Hulk na frente sem a obrigação de voltar, e o restante dos caras que corram pelo Hulk, pelo Time e pela Massa…

      Do meio pra frente, hoje, eu escalaria de volantes FRANCO e RUBENS; e os três meias com SCARPA, RONY e CUELLO…

      Na recomposição SCARPA e CUELLO voltariam mais pra fechar com os laterais a linha de contenção no jogo sem bola…

      RONY ficaria para puxar contra-ataques com o HULK parado e esperando na boa…

      Essa do HULK pegar a bola, pô-la debaixo do braço, bater todas as faltas, todos os escanteios, todos os laterais, ser o capitão da reclamação e ficar caindo pra chamar a falta que ele, ou vai bater ou vai reclamar, se o juizão não cair na engalobada, tá travando, sim, o Time como falou o DOMINGOS SÁVIO…

      O Time com Hulk é travado…

      Fato!!!

      Concordo plenamente contigo e o DS…

    4. “Prosa bonita, prosa bem feita, prosa formosa” Passando pra deixar um alô pro camarada Galo de Prata e dizer que sigo por aqui, acompanhando a resenha da turma, mesmo que mais na espreita do que metendo o bedelho. Aliás, o Galo de Prata utilizou a expressão VOYEUR em um dos meus raros comentários… e, quer saber? Gostei da alcunha! Se o nobre blogueiro permitir, passo a assinar assim minhas poucas interações por aqui. Aproveitando a deixa, sobre o Hulk: ele é o nosso super-herói, sem dúvida! Mas acho bastante sensata essa ideia de repensar a função dele em campo. A idade chega pra todo mundo, até pros ídolos. Abraços, Galo sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading