Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A vida e as competições continuam

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

A sexta-feira foi marcada por uma grande comoção no esporte nacional, especialmente em Minas Gerais, e ainda mais por Atleticanos, por conta do sepultamento do inesquecível Eduardo Maluf. Na véspera, dia de seu falecimento, foi emocionante presenciar e participar de minutos de aplauso em homenagem à sua memória. Aconteceu no Estádio Independência, antes do início da partida entre o Galo e o Flamengo, na decisão da Copa do Brasil Sub-20. Mais de dez mil Atleticanos em reconhecimento ao que o ex-diretor fez pelo futebol brasileiro, mineiro e do nosso time do coração.

Ontem registrei aqui neste espaço que conheci Maluf ainda nos tempos de Valério de Itabira. Depois, ele veio para Belo Horizonte e trabalhou – em duas oportunidades – nos times da capital. Foi em sua segunda passagem no Atlético que Eduardo Maluf se consagrou e entrou, definitivamente, para a história do clube, onde marcou a memória dos Torcedores. As conquistas da Libertadores, Recopa, Copa do Brasil e vários títulos mineiros têm sua presença, marca e assinatura em nossas páginas imortais. Que lá do céu Maluf nos proteja!

Como a vida continua, além daquela partida do sub-20, o Galo já encara no final de semana o Vitória da Bahia – em Salvador – buscando sua recuperação na tabela de classificação do Brasileiro. Pela decisão da Copa do Brasil de juniores, tivemos todas as oportunidades de sair à frente e ter folga para o segundo e decisivo jogo, no Rio de Janeiro. Mas, aqueles fatores extracampo, aliados a uma enormidade de gols perdidos, acabaram deixando o placar em empate por um gol em Belo Horizonte. Além daquela bolinha viciada da CBF, que sempre coloca o Galo fazendo o segundo jogo de mata-mata na casa do adversário, a atuação da arbitragem (trio mineiro, acreditem) foi altamente em benefício dos cariocas. Pênalti não marcado, outro assinalado e depois reconsiderado, entre outras lambanças, sempre em desfavor do Galo.

Vida que segue, na próxima semana vamos invadir o Rio de Janeiro e tentar apagar a mancada dos mineiros. Só que no jogo de volta a arbitragem será carioca, onde – costumeiramente – os critérios são do “in-dubio” pró Rio. Enquanto isso, os profissionais embarcam na tarde de hoje rumo a Salvador. O que todo Atleticano espera é a apresentação de um grande futebol e a vitória sobre os baianos. Vencer, ainda que por um a zero, mas jogando com seriedade e comprometimento.

A nossa sequência é dura até o final do ano. Ao final deste mês e início do próximo, teremos de volta os jogos pelo sistema mata-mata da Copa do Brasil e Copa Libertadores.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Pela copa nacional, a primeira partida será em Belo Horizonte e a decisão com o Botafogo no Rio de Janeiro. Coisas daquela “bolinha” que mencionei acima. Ano passado, com direito à TV anunciar antes do sorteio, o Galo jogou a primeira em casa e foi depois até Porto Alegre.

Como o regulamento da Copa Libertadores e a organização da competição não são de responsabilidade da CBF, o Galo – neste torneio em função de ter feito melhor campanha – decidirá sempre em casa a cada nova fase.

Para amanhã, finalmente Fábio Santos será obrigado a ter um descanso e ceder lugar a outra alternativa para a posição. O jogador vem de uma sequência de jogos desgastante, que vinha comprometendo seu desempenho em campo. Outros estão no limite, digo isso pelo que estão produzindo em campo, como os casos de Robinho e Fred.

O calendário é cruel e os maus resultados com o Fluminense e Ponte Preta impedem a possibilidade de priorizar esta ou aquela competição. A cada partida, uma nova guerra. Vencer o Vitória é fundamental na perseguição às primeiras colocações. Que assim seja, para, na quarta-feira, a Massa motivada lotar o Horto frente ao Atlético Paranaense.

22 thoughts to “A vida e as competições continuam”

  1. André Figueiredo confirmado como superintendente no Atlético. Precisamos confiar em todos, presidente e demais pessoas que trabalham lá. Move-os primeiro que tudo o mesmo que nos une: o amor pelo Galo.
    Vamos ficar atentos e uns com a ajuda de todos pensar, opinar, cobrar…
    Aqui é Galo!

  2. Otimista sempre, mas confesso que estou muuuito preocupado com o jogo de amanhã. Isto porque vamos ter na defesa Alex Silva, Erazo, Felipe Santana e Danilo. Precisa falar alguma coisa? Acho que deveríamos amanhã ser mais conservadores e jogar atrás, porque esta defesa precisará de muuuita proteção.

  3. boa tarde Eduardo,perdemos um grande diretor de futebol,maluf,mais a vida segue,agora e contratar um diretor de futebol que entenda de contratações,etc,agora eo vitoria no caminho não sera fácil,mais sou galoooooooooooooooo.

  4. Boa tarde caros atleticanos! Se não vencermos o lanterna do campeonato, que equipe venceremos? Cabe ao Roger saber administrar o desgaste da equipe. Afinal, temos ou não temos um grande plantel? Bica Bicudo!

  5. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Pare de chorar de arbitragem Eduardo, de nada adiantará se nossos Diretores não estão nem aí. Até no “cuspe à distância” você chora. Que culpa tem o juiz se erramos passes prá cacete e erramos feio nas finalizações que poderiam originar em gols? Como diz o Muricy “a bola pune”.
    Amanhã é dia de mais um jogo sofrido; é que o Galo não gosta de dar uma trégua aos seus Torcedores. Será que é uma prova que todo Atleticano tem que passar nesta reencarnação? Oh Galo, jogue com raça, intensidade e traga para Minas uma bela vitória, mas pelo amor de Deus, sem sofrimento.
    Um Time recheado de craques ajuda bastante, mas se não tivermos jogadores OPERÁRIOS mesclados, não dá liga também.
    No Brasileirão, todos Clubes citados como favoritos estão penando, principalmente Palmeiras e Flamengo que estão gastando rios de dinheiro. Exceção do Grêmio que está fazendo um bom início de campeonato.
    Concordo com o AmiGalo Luciano, às vezes precisamos de jogador chinês para ajudar os craques a mostrarem o seu talento. Mas que não me venham com os “Mexericas” da vida.
    Quanto ao novo Diretor de Futebol: Alexandre Matos.
    Puts… falei abobrinha prá cacete… reconheço.

  6. A todos um bom dia!
    O que sinto mais falta no nosso esquadrão dos dias de hoje, não é uma defesa sólida, porque isso nos últimos dez ou mais anos não tivemos; nem um meio de campo brilhante porque isso nem me lembro quando tivemos; muito menos um técnico de respeito, só de Tites, Autuoris, Rotis, Marcelos e etc me lembro; De ataque não sinto falta, porque rotineiramente temos os melhores atacantes do Brasil; Goleiro não vou nem falar, porque não sou imparcial neste quesito; falta sinto mesmo é daquela marcação forte que fazíamos nos últimos anos. Sempre marcávamos bem alto, na defesa do adversário e quando eles chegavam ao meio de campo, nunca tinham opção fácil para passar a bola. Hoje, infelizmente, estamos órfãos de Pierres, Donizetes, Réveres e outros, mas apenas o Adilson de leão de chácara não vai dar. Todos ficam reclamando da idade dos nossos soldados, mas prefiro muito mais a velhice do Robinho e Fred do que a mocidade (quase) do Carioca e do Elias (se continuar sendo apenas uma surpresa para o nosso ataque). OU VOLTAMOS A MARCAR FORTE OU VAMOS CONTINUAR SENDO, apenas, FORTES CANDIDATOS.
    PS. Ninguém precisa me lembrar do Cuca e nem do Ronaldinho, mas para mim um nos abandonou quando mais precisávamos, o outro deveria ter uma estátua na frente do nosso estádio, por ter elevado o patamar do atlético em nível mundial e nos dar tantas alegrias (que eu também não lembrava antes dele).

  7. Bom dia Eduardo! Vida que segue! Agora vamos homenagear o grande Maluf com uma vitória em Salvador. E agora temos outro dilema no Galo. Quem trazer para ocupar este importante cargo na diretoria? Há um boato que o André Figueiredo da base deve assumir, mas torço para que seja apenas boato. Eu sugiro que tragam um ex técnico. O Grêmio melhorou muito com o Valdir Espinosa como diretor, e muito do bom trabalho do Renato Gaúcho passa por ele. No Atlético Paraguaio tem o Autuori no cargo, no Vasco por muitos anos Antônio Lopes. O Galo precisa de um cara “boleiro” pra lidar com o elenco que montou. Mas não vejo um nome competente no mercado hoje.

  8. Vítor, Marcos Rocha, Léo Silva, Gabriel e Fábio; Carioca, Adilson, Elias, Cazares; Robinho e Fred. Vítor, Alex, Felipe, Erazo, Danilo; Roger Bernardo, Yago, Luan, Otero; Valdívia, Rafael Moura… Temos ainda o Rodrigão (gostei demais dele), o Jesiel, o Leonan, o Ralf, o Marlone e o Geovani…
    Dois times, previamente escalados para manter vivo e palpitante o assunto do enfrentamento da maratona de jogos…
    Mas este registro eu o faço apenas para manter minha opinião original, pois vindo para cá li uma opinião contrária do Jorge 19… e me bandeei pro lado dele… Já esta idéia dos dois times me vem como temerária…
    Que eu não entendo nado de futebol eu já sei há muito tempo. Mas é um caso sério de Maria vai com as outras que irrita demais quem tem que conviver diuturnamente com isso, no caso eu…
    Devia ser proibido meu acesso aqui: lugar de Maria é o blog azul calcinha.

  9. Bom dia amiGALOS!!!
    Teoricamente o jogo de amanhã é para vencer, o Vitória é o lanterna do campeonato tem só um pontinho, não ganhou nenhuma partida e tem o pior ataque um golzinho em 5 jogos.
    Se o Galo almeja alguma coisa nesse campeonato tem que vencer o Vitória ainda mais pelos tropeços em casa.
    Que o “junta junta” do Roger tenha gás para correr os dois tempos e que pelo menos Robinho e Fred sejam preservados.
    No mais 1×0 é goleada no Brasileiro o que importa é os 3 pontos, jogando feio o bonito que tragam os 3 pontos para casa.
    Saudações!!!

  10. Bom dia Senhores. Ontem analisando algumas escalações de clubes no brasileiro eu fiquei intrigado. Você vê o Grêmio tendo Geromel, Ramiro e Luan o resto é chinês…o Corinthians dois bons laterais e Rodriguinho e Jadson, o resto é japonês o Botafogo e Coritiba não tem nenhum destaque nem plantel e são todos times competitivos que nem revezamento fazem com seus jogadores….aí pego o nosso Galo recheado de bons nomes, faz revezamento e o DM ainda fica cheio e o time ainda mata a gente do coração…. aliás esse nosso DM quando se vai pra lá só se sai por reza brava e logo volta….mas enfim, tamo devendo e não dá nem pra falar que é treinador pq olha quem são os dois treinadores dos times que estão na ponta….que nessa sequência de 5 jogos que busquemos pelo menos 13 pontos pra equilibrar o tempo perdido nós 5 primeiros.

    1. Luciano, concordo com você em tudo que disse. Entretanto este clubes tem uma coisa que falta ao Galo: Comprometimento dos jogadores., vontade de ganhar. Apenas isto. Assino em baixo tudo o que você disse.

  11. Tá na hora do Galoooooooooo esquecer que joga fora de casa, pensar que aquele retângulo verde é o do Independência e partir pra cima do lanterninha do campeonato. Respeitar o adversário não é jogar pra ganhar de 1×0, é ganhar de 6 ou mais, como fez o Grêmio no meio da semana. A torcida devia ter o direito de saber quem está no limite do CK e saber quem vai jogar e quem vai ser poupado, tivemos que jogar com uma zaga que não joga há muito tempo e isto nos deixou preocupados, mas enfim já são três jogos sem tomar gol. Mas o ataque está mais pra ataque de asma, precisamos ser mais incisivos. Mas que não venham com poupar o time inteiro, no máximo três ou quatro jogadores, assim melhoramos o entrosamento. Quero ver dinamismo no time, com isso os resultados não serão tão sofridos. Maluf se foi, foi um grande diretor, mas agora quem fará o trabalho dele? Ainda precisamos de peças pontuais. Galoooooooooo!!!

  12. Pelo relato dqls q conviveram com o Maluf a perda é grande. Além de conhecer os “bastidores” do mundo futebolista,era tbm um grande gestor de grupo- Josué em 2000 e GALO que o diga- . Vamos ver quem irá ocupar este cargo , pipocam boatos q o diretor das categorias de base é forte candidato , acho que não têm cacoete e nem competência p/ tal ,muitos “ss” e pouco manejo de cintura para um cargo de suma importância em um Clube gigante igual é o CAM ,em minha opinião muita areia p/ seu caminhãozinho! Vale uma menção ao Nepomuceno q manteve o cargo em aberto, em respeito e por td q o Maluf contribuiu pela retomada de crescimento do CAM. Atitude monstra… presidente,monstra! Qto ao GALO q faça um bom jogo , conquiste os três pts e boa sorte ao Danilo,q ele faça bem o papel de lateral pq desde q chegou ao CAM foi td menos lateral…
    _Abençoado seja o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO time de preto e favelado com as mesmas cores e mesmo nome desde SEMPRE…???GALO ….Bom dia à todos!

  13. Bom dia a todos.Vamos ver se nós sexagenário consigamos participar dos jogos em nossa futura arena,que ajudará muito o nosso Estado. Hoje temos que vencer o Vitória com muitos gols.

  14. Pois é vida que segue. Vamos a Bahia enfrentar o Vitorinha, e como tudo para o Galo tem que ter uma dificuldade a mais, não é que o jogo vai ser no Barradão? Tem problema não, vamos ganhar lá. O time terá muitos desfalques, mas é incrível como os problemas médicos no galo são tratados a sete chaves, como se fossem a senha secreta do tesouro. Ninguém sabe nada e não há expectativa de volta de nenhum dos lesionados. Semana que vem tem o sorteio da liberta, e ai? Com quem poderemos contar? Quem serão os jogadores que substituíram e completaram a lista de inscritos?
    Para o jogo dna Bahia, se eu fosse o Roger entraria com Marrone de titular, para que ele fizesse o teste de ou vai ou racha. Não pode um jogador que ele indicou, e o clube se esforçou em trazer, ficar na reserva praticamente como última opção. Tá me lembrando um famoso Cadu.

  15. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos ainda extasiados com as notícias da casa nova. Alguém falou algo parecido com meu estádio, minha vida? Parece que eu li isso por aqui. Pois é, que todos nós possamos ver este sonho realizado. Amanhã o Galo vai enfrentar um Vitória que representa duplo perigo na vida do Galo. Um dos perigos é o fato dele estar na zona de rebaixamento. E como todos nós sabemos o Galo adora ajudar os mais fracos. Todo ano perde pontos preciosos contra times nessa situação e esta é sem dúvida uma das causas do Galo não ser campeão. Pode-se dizer que é o complexo de super-herói do Galo. Ou como me disse um amigo certa vez o Galo faz a imitação de Cristo. Tá sempre ressuscitando alguém. O outro perigo já mencionado por nós em outro comentário e que também contribui para a abstinência de título é o fato do Vitória ser time nordestino e o jogo ser no nordeste. Os pontos que o Galo perde no nordeste são frustrantes e cooperam para afastá-lo do título. Todo ano é a mesma coisa. E nem adianta a gente ficar torcendo pelo contrário porque parece que o Galo tem prazer em nos contrariar. Ê Galo, enquanto você não aprender a ganhar de qualquer um em qualquer lugar vai ser difícil a gente gritar campeão. Eu disse que o Galo não vence na Bahia nem comprando os orixás. Depois eu disse para ele esquecer os orixás e fazer oferendas para a mãezinha e investir no exú que é mais garantido. Disse-me um entendido que um exú é só um orixá melhorado. Uma espécie de chefe de grupo de orixás. Se o cara é chefe melhor ainda. Estamos no Brasil, e nada mais fácil do que lidar com chefes, líderes, assessores, governantes e afins. Basta uma generosa propina e estamos arranjados. Vamos Galo, mais um conselho: Nada de acarajé, vatapá, caruru e moqueca com camarão. Cuidado com a boca e a barriga. Um arrozinho com feijão no prato e no campo e tá tudo bem. Vitória sobre o Vitória não é pleonasmo é necessidade. Eu sou Galo na cabeça, na veia e no coração.

    1. Salve Paulo,bom dia. Então! O slogam do plano p/ aquisição das cadeiras cativas “meu Estadio minha CASA foi em um comment publicado por mim; uma brincadeira apenas… abraço e bom fim de semana ??? GALO

  16. Bom dia, Rabino e nação Atleticana! Ao Maluf, o meu muito obri9ALO e q Deus lhe receba com toda sua graça. O 9ALINHO mantendo o mesmo rítmo leva essa. O 9ALÃO amanhã só tem um resultado p aliviar as tensões e dar descanso aos jogadores: VENCER, VENCER, VENCER. Depois 4a é outea pedreira, mas em casa, onde é obrigado a ganhar. Haja vista q a situação em q hoje nos encontremos foi devido a falta de vitórias em casa. Será q o Patric do Roger vai finalmente estreiar na lateral? VAAAMMMÚUUUU 9AALLLÔOOOOOO!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *