Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A teoria da conspiração

Sou, confessa e assumidamente, um crente de que existe sim interesses estranhos nos resultados dos jogos – consequentemente – títulos das competições organizadas pela CBF. E isso já vem de décadas. Agravados, sim e muito, a partir da “parceria” com a televisão. É o meu pensar, embora não possa taxativamente afirmar apenas por convicções em detrimento de evidências e comprovações. Sigo desconfiado.

A emissora, que tem evidentemente como prioridade sua receita comercial, interfere até mesmo na tabela dos campeonatos. Datas e horários não condizentes com o ritmo e interesses dos torcedores, vale dizer, os “telespectadores”. Em síntese, para essa gente – organizadora e detentora dos direitos de transmissão –, o futebol é única e exclusivamente “business”, que se danem quem imagina ou sonha com paridade no tratamento recebido.

Só para relembrar, ao que minhas recordações me trazem, antes mesmo de a TV entrar e influenciar nessa questão, o Galo já era vítima de situações até hoje mal explicadas. Decisão do Brasileiro nos anos de 1977, 1980 e 1999. Todos esses jogos finais com motivos para nossa total desconfiança na lisura e intenção da organização. Na era dos pontos corridos, 2012, 2015 e 2020, igualmente nos permitem expor nossa desconfiança.

Além destes mencionados, todos relacionados ao Brasileirão, o Atleticano não se esquece – por exemplo – da lambança do Serra Dourada (Libertadores), capitaneada por José Roberto Wright. Toda vez que o ex-árbitro explica aquela vergonha, tropeça nas justificativas – eu já li e ouvi no mínimo três versões dadas por ele que são divergentes. E o Simon, naquela Copa do Brasil, favorecendo ao Botafogo. Eles e tantos outros, coincidentemente, depois da merda feita, se tornaram comentaristas de arbitragem dessa suspeita televisão. Vou acreditar que por “mera coincidência”.

Pois que, em 2021, ao que estamos vivenciando no momento, desde já trago aqui minha desconfiança. Nosso Galo, além de liderar – com folga – o Brasileiro, segue bem nas Copas Libertadores e do Brasil. Isso incomoda, sabemos! Recentemente, num empate com o Fluminense – que anotou um gol em penalidade inexistente – presenciamos o juiz dar parcos acréscimos e ainda terminar a partida antes do fim desse tempo extra com o nosso time em ataque promissor.

Embora ainda no meio de campo, Hulk, com a pelota, tinha pela frente um zagueiro e o goleiro. Afoita, apressada e açodadamente o árbitro encerrou o jogo. Ontem à noite, pela série B, o carioca Vasco empatou (1 a 1) em casa com o vice lanterna Brasil de Pelotas. O árbitro deu oito minutos de acréscimo e depois adicionou outros três. Os gaúchos seguraram o empate. Quase entra pela madrugada na espera do gol vascaíno.

Dias depois, frente ao mesmo adversário e pela Copa do Brasil, outra penalidade inexistente foi assinalada, entretanto, isso foi insuficiente para evitar a vitória Atleticana. Tudo isso, com a conivência e silêncio da mesma imprensa que dias antes encheu o “velho saco” reclamando de uma justa expulsão de jogador do Palmeiras na partida com o Galo. Vale dizer, vencemos por dois a zero e naquele momento do jogo já tínhamos a vantagem de um gol no placar. Coniventes e/ou cúmplices dessa situação.

Pois que, na última quinta-feira – numa partida do mesmo time carioca mencionado acima – frente ao modesto Juventude, mais fatos estranhos se sucederam na arbitragem. O empate em um gol, só foi conquistado graças a um tento mal anulado a favor do time do interior gaúcho. A falta de critério, aliada a desconfiança do torcedor, provoca situações que desmoralizam a arbitragem.

Um juiz mineiro, apitando jogo do Grêmio, teve seu cartão amarelo arrancado das mãos por um atleta do time gaúcho. O lance decorreu pelo fato de um jogador adversário – Cássio, goleiro do Corinthians – ter sido poupado de expulsão pelo fraco juiz da partida. E, esse lance cômico, mostrado ao Brasil todo, também não mereceu punição da arbitragem. Limitou-se a tirar do bolso um cartão adicional da cor amarela e sinalizar como se dissesse: “não faz mal, tenho outro”. Um deboche!

Pois que, assim caminha a arbitragem nacional. Fraca ou tendenciosa? Ao torcedor é lícito sim, colocar em dúvida a real intenção dos mediadores. Se estão ou não cumprindo determinações superiores. Qual o real interesse da TV e da CBF diante desses bons acordos comerciais na transmissão e final das competições? Não afirmo nada, mas me permito ao sagrado direito que me oferece a Santa Ira em colocar minha desconfiança quanto à lisura e interesses que desconhecemos.

*imagens extraídas das redes sociais

23 thoughts to “A teoria da conspiração”

  1. Saudações alvinegras do Planalto Central.

    Uma coisa que temos que ter em mente, lamentavelmente, é que nossos melhores e históricos times – capazes de ganharem tudo – sempre tiveram a companhia de algum esquadrão urubuzento ou curintiano (FlorminenC em 2012 foi exceção) de nível similar ao nosso. Maior, nunca. E para que não houvessem surpresas “desagradáveis” para a turma da politicagem por detrás do futebol, as atuações das arbitragens foram sempre ‘suspeitas’ (para os outros, porque para nós foram ilícitas, de mau caratismo e que nunca fizeram questão de esconder a diferença de critérios para sempre nos prejudicarem).

    Daí alguém fala: “mas o Cruzeiro ganhou 3x o Brasileiro de pontos corridos, é só mimimi seu”. Acontece que basta olharmos que não tinham concorrentes à altura naqueles anos (exceto 2013 e 2014, onde o concorrente era o Atlético, que priorizou a Libertadores e a CB, que ainda não tínhamos). Então, para sorte deles, não havia muito o que a CBF pudesse fazer, pois os próprios clubes do Eixo do Mal não ajudavam. Quando tiveram o Curintia, até hoje o pessoal do lado mais fresco da Lagoa reclama da arbitragem tendenciosa. Sem falar na final deles com o Vaxco de 1974, que quase se iguala em mau caratismo com a nossa final de 1980.

    E agora, cá estamos novamente com o melhor time do país e temos o Império do Mal no calcanhar. A diferença é que em 1980 éramos nós que vínhamos bem e eles iniciaram a sala de troféus sobre nós. Agora são eles que estão há alguns anos indo bem e NÓS é que vamos iniciar a derrocada do Império do Mal ESTE ANO.

    Desculpem o texto muito grande.

    Abs

  2. Saudações alvinegras do Planalto Central.

    Tive o desprazer de ler uma coluna de um desses chamados “comentaristas nacionais” na página da detentora dos direitos de tv do brasileiro. Um comentarista famoso pelas estatísticas que apresentava no campeonato inglês, já foi engolido pelas (ocultas ou nem tanto) intenções da dupla RG/CBF. Fiz o seguinte comentário por lá:

    É incrível como, no Brasil, a imprensa de alcance nacional só se indigna quando os seus favoritos são prejudicados. E nem sei se foi o caso do Vasco. Quando são beneficiados (99,99% dos casos) ficam quietinhos e não dão um pio sequer. Indignação seletiva é tão hipócrita quanto os critérios duvidosos da CBF para orientar suas competições.

    Lamentável. Hipócritas.

    1. Amorim, tudo bem, meu caro? Se vc for o Roberto Amorim, que organizava o bolão do campeonato brasileiro, assistimos a final da Libertas lado a lado, vc articulou a compra dos ingressos. Nos conhecemos por meio de um amigo em comum. Na entrada do Minera comentei com o Leo Bertozzi e o Mario Marra, amigos seus, que ganharíamos nos pênaltis. Quanto aos “comentaristas” da grande mídia, prefiro não saber o que “pensam”, pra não passar raiva. Como disse Bogart no clássico Falcão Maltês: “se eu me importasse com eles, os desprezaria”. Sugiro a todos os amigos Atleticanos que façam o mesmo. Eles não merecem nem nossa indignação. Nosso Galo está no caminho certo. Temos ótimo elenco, um treinador vencedor e relevante em nossa história (para desespero de alguns, se tudo der certo, ao final do ano será o mais relevante desde 1908). Sigamos no bom caminho! Grande abraço. SAN. PS: Eduardo, o Edu Guerra, companheiro de futebol de mesa, irmão do Beto, me disse esses dias que ninguém sabe mais sobre o Galo do que vc! SAN 2

      1. Um pouco de exagero dele, tenho sim – ainda – uma boa memória e mais de 50 anos de presença nas arquibancadas. Interessante, quando entro numa resenha sobre o assunto, parece que o chip é ativado a muitas lembranças que estavam apagadas voltam à tona. Em resumo, falar de Galo me alimenta e estimula. Pra cima dessa gente, Gaaalooo!

      2. Meu felizardo Rodrigo Barros, sim sou eu mesmo!!!! Dia memorável aquele que vivemos, não? E ainda te dei carona as 2 da manhã até a Afonso Pena com Bahia, porque você queria ir para a Praça 7 e eu precisava descansar para voltar para Brasília! hehehehe. E sobre o seu comentário, concordo com você. Tenho tentado praticar esse “desinteresse”, mas aquino DF é difícil não ter contato com o que pensam – seja pela tv ou pelos colegas do trabalho.

        Saudações Alvinegras do Planalto Central.

  3. Espero que o Tite não coloque os jogadores do Galo ora jogar mesmo não, senão ele vai estragar os nossos craques. Ô selecinha que joga feio!!!

  4. Bom dia, Eduardo e amiGalos!!
    Final de semana sem jogo do Galo é osso, como não tem futebol outros assuntos tomam conta dos noticiários…
    A entrevista do Rafael Menin foi muito bacana e realista, hoje temos um custo fixo de 300 milhões ano, ou seja estamos no fio da navalha.
    Eduardo busquei a receita do Galo ano passado e me assustei tirando os empréstimos o Galo faturou somente 129 milhões, ou seja um prejuízo de no mínimo 171.00 milhões no ano.
    Como disse bem o Rafael Menin tudo está atrelado ao desempenho em campo se formos bem da para fazer uma receita de 350 a 400 milhões fácil com os estádio pronto de 450 a 500 milhões nos deixando em uma situação tranquila.
    Mas se o time vai mal não fazemos 300 milhões nunca, aí a conta não fecha e o prejuízo fica perigoso…
    Por isso temos que torce como nunca para o time ir bem, ganhar títulos, faturar nas premiações, vender bem os jogadores, revelar jogadores da base, vira uma engrenagem totalmente positiva.
    Na minha opinião esses anos 2021 e 2022 são fundamentais para o futuro do Galo…
    Se formos bem vamos fechar positivo e com a inauguração do estádio melhora ainda mais, se formos mal papai Menin vai ter que injetar mais dinheiro e as coisas ficam cada vez mais difíceis…
    Por isso é torcer até contra o vento e vamo que vamo, vai pra cima deles Galooooooooooo…
    Que papaido céu nos ajude, estamos no fio da navalha, foi uma cartada arriscada um all-in mas era necessário!!
    Saudações

  5. Bom dia,

    Alinhado com o texto tenho também minhas suspeitas.
    Fico também estarrecido com a cara de pau dos comentários sobre os erros da arbitragem.
    Parece advogados, justificando o injustificável.
    Na semana dos pênaltis contra o Galo e a favor do Fluminense, ouvi varias vezes, “pênalti só marcados pela arbitragem brasileira”, essa sim foi o fim da picada.
    Um comentarista argentino num programa na TV brasileira fez até chacrinha com os brasileiros pelos pênaltis mencionados e justificados desta forma.
    Não concordo apenas quando o Eduardo diz não ter coerência nos erros, para mim o que mais existe é coerência, afinal só erram a favor dos mesmos.
    Seja em tempo de acréscimo, seja em pênaltis marcados ou não, seja em critérios contrários nas marcações de faltas, a coerência é sempre a favor primeiramente para as equipes cariocas, depois de São Paulo e sempre contra o Galo.
    O dito contra tudo e contra todos é um dos mais corretos na historia do Galo, e creio que assim será sempre.
    O adiantamento do julgamento do Cuca também coloco nesta lista.
    Quando assisti o jogo do Fluminense percebi que os jogadores já estão nitidamente tirando proveito dessa mãozinha dos arbitros, é um cai cai sem fim, e o cone é o maestro das florzinhas.
    Chega a dar nojo.
    Final de semana sem Galo não é o mesmo.
    Espero ainda um setembro de Galo.
    Vamos torcer muito ainda.
    Bom Sábado a todos!

  6. Bom Avila. Bom dia a todos. Lá em Araxa os antigos ensinam que ” galinha na manguara não tem preço “. Ai fica o Senhor Rafael Menim alardeando que o Galo tem de vender jogador na janela de dezembro para fechar o orçamento. E tem até os jogadores na prateleira de vendas: Arana, Savarino e Guga. Essa estratégia favorece aos compradores . Pra que ficar anunciando que precisam de vender…

  7. Contra as “forças do mal” e todo tipo de vilania, precisaremos contar com nossos super heróis em campo, comandados por SuperNacho, incrível Hulk e Diego “Coisa” Costa. Fora a blindagem extra campo, com Caetano, Stival e diretorias antecipando possível tramoia. Já ganhamos dos protegidos da Conmebol, agora, é vencer os queridinhos da madrasta e da madrinha rica. Assim é o Galo! Com muita raça e orgulho pra vencer! Mas eu quero é o BR!!!!!

  8. Bom dia!
    Em se tratando dessa famigerada arbitragem somado aos interesses escusos dessa tv lixo, estou sempre de acordo com o nobre, democrático e Edu…cadíssimo Ávila!
    Por essas e outras, penso que a comissão técnica atleticana, deveria fazer um trabalho ultra motivacional, quando o Galo fosse enfrentar qualquer time do eixo, pra passar o trator sem dó em cima desses favorecidos pela orcrim.
    Nós sempre disputamos um campeonato a parte com os “blue…zinhas” até destruí-los. Penso que nunca mais se levantarão. Acho que passou da hora de fazermos o mesmo com esses times que por décadas estão sendo beneficiados por forças descaradas do inferno.

  9. bom dia Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. estamos calejados e roubados a décadas pela lixo cbflixo.etc.mas discordo em uma parte perdermos o brasileirão mas fácil de todos tempos ano passado pela culpa do pardal sampaoli e suas tropas de peladeiros. aquela derrota pelas equipes rebaixadas Góias. bostafogo e Vasco da Gama nos fez perder o brasileirão. culpados os incompetentes sampaoli e suas tropas de peladeiros. e só estava disputando o brasileirão isto que me irritou eu e milhões de torcedores desta massa gigantesca do galo espalhado pelo mundo afora. esta paragem espero eu que não faz mau o galo que entra pilhados nos jogos e de cara vamos jogar contra o Fortaleza que nos tirou 3 pontos no Mineirão e espero que descontamos e vencemos. ótimo sábado a todos amigalos. a galo não nos decepcione mais. vai galoooooo.

  10. Não vamos ser sonsos e fingir de ingenuos e bobos. Esta emissora extrapola o futebol , esta emissora que despeja lixo diariamente na vida do brasileiro, usa o futebol , um de seus tentaculos, populista e fascinante , somente visando lucros , lucros, vendas, lucros, nada mais que isto. A sua rede afiliada, passa por cima de todo regionalismo e coloca goela abaixo do povo, a sua grade de programação.No país da impunidade, navegam num mar tranquilo, num céu de brigadeiro , com a conivente omissão e vista grossa do judiciario. A SUA ANALISE DA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO É BASEADA EM FATOS, ACONTECIMENTOS REAIS , Á VISTA DE TODOS, ROUBALHEIRA, MARACUTAIAS E SACANAGENS , NO CASO DO FUTEBOL, EM CONLUIO COM ESTA cbf. Os ultimos tempos estão tão promissores que o brasileiro, assiste, extasiado , a derrocada, o declinio destes dois lixos , que serão , se Deus quiser, extintos , no futebol, parece, que preparam seu canto do cisne, sua ultima tacada para favorecer, a todo custo, na marra, corinthians e flamengo , anotem

  11. “I nóis inda paga eis pá sê robado”,caro amigo temporão. Esse é o deboche!
    Falar de arbitragem brasileira é como regar canteiro de chuchu em dia de temporal,dizer o quê de uns cabocô q conseguem ridicularizar uma ferramenta q torna(ria) o esporte um pouco menos confuso,digamos assim, fazendo dela um instrumento p endossar a picaretagem q existia sem ela. Qto a televisão,bem, ela faz parte da picaretagem e isso tem peso, não precisa ir muito longe,os caras tem acesso as imagens da cabine da ferramenta antes mesmo do lance ser validado ou não. Um escárnio q não tem data p acabar!
    Saudações Atleticanas

  12. Bom dia, Massa e Guru

    “No creo en brujas, pero que las hay, las hay”,

    Pois é Guru, sinceramente não gosto de comentar sobre arbitragens e favorecimentos, mas que existem, não tenho dúvidas.
    E vou citar aqui uma situação atual. A emissora em questão vem perdendo espaço no meio esportivo, pois já perdeu a libertadores, os jogos da seleção, a fórmula 1, o campeonato carioca entre outros. O que foi divulgado agora: a emissora irá priorizar e transmitir mais jogos dos seus já protegidos Flamerda e Gambás. Não restam dúvidas de que o objetivo é bater de frente com as transmissões de suas concorrentes, então quanto mais estes dois protegidos se derem bem, maior será a audiência da famigerada emissora.

    Entonces las bujas estan cercas!

  13. Bom dia a todos!
    Os jogadores do Galo voltaram aos treinos na cidade do Galo. Alguns treinam com outros jogadores, no caso do selecionáveis. Esse tempo parado servirá para além da recuperação física, a recuperação dos lesionados.
    Li ontem que Jair deve estar liberado para o jogo contra o Fortaleza e que Rafael também já treina livremente com o grupo e deve fazer parte do elenco principal nas próximas partidas.
    Dois grandes reforços para a reta final da temporada.
    Aliada a isso, teve uma entrevista do Caetano e do Rafael Menin afirmando que a folha salarial, mesmo com a contratação das estrelas Nacho, Hulk e Diego Costa, está na casa dos 14 milhões, cerca de 6% acima do valor que era gasto em dezembro passado. Um elenco mais qualificado e com pouca elevação nos custos.
    Outro ponto que vale ser mencionado é a qualidade nas contratações feitas pelo Caetano. Quando na saída do Mattos, eu fui um dos que critiquei a diretoria por aquela postura, eis que o Caetano chegou com muita desconfiança e faz, até o momento, um grande trabalho. Negociou alguns jogadores que pouco entravam em campo e trouxe 04 grandes reforços, Nacho, Hulk, Dodô e Diego Costa.
    Qualificou muito o elenco, desfez de peças que não eram muito aproveitadas e fez as grandes contratações cotadas acima.
    Como um bom mineiro, vamos comendo pelas beiradas para, quem sabe, beliscarmos pelo menos um dos títulos em disputa.

    1. Boa tarde para todos!
      Todo mundo sabe que flamerda e ganbá sempre foram os grandes favorecidos e os outros do eixo vem logo atrás, por que o demais clubes não se juntam e fazem um manifesto contra essa roubalheira toda? Soa como perrgunta retórica. Porque todos só pensam em si mesmos e nunca no coletivo.

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A resenha é boa para demonstrar o quanto fomos prejudicados por arbritagens tendenciosas. A pergunta é a seguinte: como parar tais desmandos? Se os erros continuam a acontecer em Favor, principalmente do eixo Rio-são Paulo é porque os dirigentes dos demais clubes aceitam passivamente tais situações. Só se diminui os erros de arbitragem com a instituição do profissionalismo. Carreira de árbitros. Sempre foram tendenciosas as arbritagens. Quem não se lembra no campeonato mineiro do Cidinho bola nossa? O profissionalismo dos árbitros poderá, pelo menos, diminuir a incidência de erros.
    Hoje e Sempre, Galo!!!

    1. Desculpe -me, Angelo, por discordar de sua opinião sobre o Dr. Alcebíades Magalhães Dias. De fato, aquele era um homem de personalidade indiscutível. E ficou marcado por isso. Com ele não tinha fingimento ou que tais. Num jogo do nosso Galo, quando houve dúvida de quem era o lateral, virou para o Afonso e disparou: A BOLA É NOSSA! Batemos o lateral, fizemos o gol e ganhamos o campeonato! É ninguém reclamou! Oxalá tivéssemos uns 20 Cidinhos apitando nesse brasileirão! Sonho meu, sonho meu! Abraços!

  15. É bom ficar esperto com arbitragem isso é fato.
    No jogo contra o Palmeiras tem que ser árbitro estrangeiro, ontem esse Felipe Melo deu uma declaração que me deixou ainda mais com sangue nos olhos disse “se não fosse
    o Var o Galo não teria eliminado o Boca” claramente menosprezou nossa classificação é nossa força, segundo ele se fosse o Boca era muito mais difícil.
    O que é seu tá guardado meu amigo!!

    1. Boa tarde,

      Duas coisas tem que ser levado em consideração nas palavras do Felipe Melo.
      – Ele esta sendo especulado com reforço no Boca Jr
      – Já foi declarado pela diretoria que não será renovado seu contrato, então ele está tentando justificar com outras idiotices além do futebol, essa sua permanência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *