Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A relevância de ter um grande elenco

Para a partida de hoje, em Governador Valadares – frente ao Democrata local -, o Galo vai com importantes desfalques. Éverson, Mariano e seu imediato Guga, Zaracho e Hulk. Alguns deles quase unanimidade (só não afirmo isso, por ser burra essa possibilidade) – estão fora da delegação que seguiu para o interior em busca da oitava vitória em dez jogos do campeonato estadual. É bom salientar que boa parte desse sucesso, se deve ao bom ambinete na Cidade do Galo.

O goleiro, com dores na região torácica, será mais uma vez substituído pelo Rafael que renovou contrato nessa semana. Já os dois laterais, pelo lado direito, o primeiro por contusão e o segundo cumprindo suspensão, irão obrigar o treinador a improvisar naquele setor. Ao que ouvi, parece que Tchê Tchê saiu na frente para assumir a posição. Gostaria muito que El Turco testasse Neto naquele lado do campo, mas nem foi relacionado. O volante já atuou improvisado de zagueiro e saiu se muito bem. Pode estar ali a solução tanto reclamada por parte da Torcida.

Já o argentino meio campista, agora liberado do DM, voltou aos treinamentos, porém ainda será preservado para a temporada que se inicia à partir da reta final do estadual e em abril com as competições mais importantes. Finalmente o ídolo e símbolo de luta dessa equipe atual, artilheiro e peça chave no time do Galo, por ter contraído covid. Deverá cumprir o isolamento social, podendo ficar fora – inclusive – da partida da última rodada.

São desfalques, que se não tivéssemos um interessante banco de reservas, causaria enorme preocupação da comissão técnica e dos Torcedores. Como disse, Rafael substitui Éverson e Tchê Tchê – a meu contragosto, pois preferia o Neto – na lateral direita; já no meio campo – acredito na manutenção do trio Allan, Jair e Nacho; porém lá na frente ele vai de Keno e mais dois. Ademir e Vargas seriam os meus preferidos, porém o treinador tem escalado Savarino e Fábio Gomes. Além deles, ainda viajou Sasha, que tem mostrado mais eficiência que o Gomes.

Convém registrar algo interessante para o Galo, o Democrata praticamente não disputa nada. Sem chances de entrar no G4 (tem 11 pontos e o quarto colocado 18, faltando apenas dois jogos (seis pontos) para o encerramento da fase classificatória. Se não teria motivação para a parte de cima, tem cinco pontos à frente do Z2 (Pouso Alegre e Uberlândia) e ainda supera Tombense, Patrocinense e URT.

Poderia se empenhar, no caso em busca da permanência entre os classificados para a disputa da desinteressante Copa Inconfidência. E, talvez, vaga para a série D do Brasileirão. Já o Galo, apesar dos desfalques, poderá ter na rodada, a consolidação da primeira posição que dará vantagem nas semifinais e numa eventual final, tão e somente a escolha do uniforme, do vestiário, localização do banco de reservas. Se houver empate, penalidades. Que regulamento! Tudo bem, foi decisão do arbitral e a fmf – detentora do mando de campo – irá designar local e protocolos para a decisão do estadual. Tal qual da tal Supercopa.

É bom reafirmar e registrar, que apesar de o Galo ser bicampeão mineiro, a tabela de responsabilidade da fmf, obrigou o nosso time a ter apenas cinco mandos de campo e seis jogos como visitante. Já os dois outros times de Belo Horizonte, o América – que luta para se consolidar na segunda força dos mineiros -, e o novo CSA (aquele que o treinador que invade campo, mesmo suspenso e diz que existem muitos erros contra o seu time e não é normal), ao contrário seis vezes como mandate e cinco na condição de visitantes.

Esquece ou finge não se lembrar que nos jogos com Caldense e Democrata, seu time marcou o gol da vitória – nas duas ocasiões – com generosas e até suspeitas prorrogações em cada partida. Em Poços foram cinco e depois mais três minutos. Já em Belo Horizonte com o adversário do Galo hoje, foram oito e mais um. Coincidentemente, nos dois jogos, os dois gols, saíram no segundo exagerado acréscimo. Frente ao Vila Nova, também em BH, houve essa mesma aberração e a incompetência do ataque do treinador invasor de campo, não conseguiu marcar o tanto desejado gol da vitória.

O Atleticano não é bobo, caro uruguaio que agora diz que não disse aquilo que está na súmula. Ele e alguns de seus jogadores motivaram cartões vermelhos ao longo dos jogos dessa fase classificatória, seria parte desse esquema que tentam criar uma narrativa fajuta e mentirosa. Tenha dó, jogo é jogado e lambari é pescado. Curta o seu bom momento de terceira ou quarta força do futebol mineiro e pense na difícil missão nas longas viagens da Segundona.

No mais, aqui é Gaaalooo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “A relevância de ter um grande elenco”

  1. Roger flores, comentarista do spotv e ex- maria, disse e mostrou por imagens que a bola toca no tornozelo do Huck e o zagueiro NÂO ACERTA A BOLA, atinge as pernas do atacante do Galo, portanto parem de buá buá buá, penalti claro e marcado corretamente, palavras do comentarista. Exceto o buá que é por minha conta.

  2. Boa tarde para todos!
    A gente que já jogou bola,mesmo que de forma amadora, sabe quem é bom de bola até pelo domínio do jogador, esse Neto me parece bom de bola,tem bom porte físico, boa técnica, bom condicionamento físico, mas os “jenios” preferem Tchê Tchês, por isso o futebol tem tantos e tantos “jenios” que passam a vida inteira no futebol, muitos até têm chances em grandes clubes com grandes elencos e não ganham titulo algum, não revelam jogadores promissores e ainda não dão retornos financeiros aos clubes. Vamos de Tchê Tchê então né? Fazer o quê?
    Saudações atleticanas!

  3. BOA TARDE.
    AMIGALOS INSISTEM EM PEDIR JOGADORES DA BASE.
    EU JÁ DESISTI HÁ MUITO TEMPO.
    ESSA BASE DO GALO É MUITO RUIM E DE LÁ NÃO SAI NADA QUE PRESTE.
    ESSA ITATIAIA TÁ PARECENDO A GLOBOLIXO .
    NÃO OUÇO MAIS A ITATIAIA.
    QUANTO AO JOGO DE HOJE , O QUE PODEMOS ESPERAR É MAIS UMA VITÓRIA .

  4. VEJO PELOS COMENTÁRIOS DOS AMIGALOS QUE MUITOS NÃO ESTÃO ACREDITANDO NO TIME. O QUE ESTÁ HAVENDO? SERÁ QUE É POR CAUSA DO TREINADOR QUE TEM MEDO DE COLOCAR EM CAMPO OS JOVENS TALENTOS COMO O CASTILHO E O NETO, ALEM DO ZAGUEIRO? PRA QUE TROXERAM OS CARAS DE VOLTA SE ESTAVAM BEM LÁ? AGORA JÁ NÃO DÁ MAIS TEMPO. OU O CARA É BURRO OU INSEGURO. NÃO SEI SE OS JOGADORES SENTEM ISSO (DEVEM SENTIR) MAS O TORCEDOR PERCEBE.

  5. Bom dia Massa e Guru

    É meu Guru, semana cheia de polêmicas e campanhas para desqualificar todo o trabalho que vem sendo feito em nosso Galo. A começar pelas acusações mal caratistas da imprensa do eixo sobre favorecimento ao nosso time, culminando com a não menos mal caratista “brincadeira” da sucursal mineira da emissora lixo, tendo um bobo da corte como protagonista. Tudo em busca de holofote, pois o Galo hoje é quem dá ibope.
    Até torcedor Maria, na falta do que fazer, tem vindo aqui tirar uma casquinha e literalmente subindo nas tamancas, tentando te agredir. Parabéns pelo seu discernimento e paciência com estes incautos.
    Mas há um ditado que diz: “praga de urubu magro, não pega em cavalo gordo”, vida que segue, e como venho dizendo, se em tempos atrás éramos alvo fácil desta canalhice, hoje temos voz e não vamos deixar ninguém usar nosso Galo de trampolim.
    Pra cima da Pantera!

  6. Impecável postagem, blogueiro! Já está virando lugar comum. Pare com isso, meu amigo! Mudando de pau pra cavaco, e com sua permissão, gostaria de enaltecer a participação dos amiGalos na segunda postagem de ontem. Uns se manifestaram contra a Rede Globo, outros contra a ItatiGalo, mas todos UNIDOS numa só direção: NÃO PERMITIR QUE SEJAM PERPETUADAS SAFADEZAS CONTRA O NOSSO GALO e nem mesmo protecionismos a quem quer que seja, mesmo por piedade aos mais fracos. A Rede Globo sentiu o golpe e desculpou-se pela grosseria cometida, cinicamente, todos nós sabemos, mas isso já é um sinal de que a nossa VIGILÂNCIA está fazendo efeito. Em relação à tal “Rádio de Minas”, não vamos aliviar até que eles sejam devidamente enquadrados. Abraços!

    1. Tamo junto Teobaldo!
      A Tal Rádio virou um antro de Marias. Mas vou adicionar mais um veículo aqui. O tal Superesportes também virou uma sucursal do time do Gorducho.

  7. Bom dia!
    Time sem Everson, sem Zaracho, sem Hulk e ainda com Rafael (que nunca fez uma partida boa pelo Galo), Tchê Tchê e Nacho, o que eu posso esperar? Esperar que eu erre em minhas previsões tal qual o péssimo e imbecil casa grande.
    O treinador nem sequer relacionar o Neto e ainda levar tchê tchê, revela que o cara não conhece porcaria nenhuma e é só mais um teimoso e pragmático.
    De qualquer forma estarei torcendo pelo Galo!

    1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
      Temos time de sobra para conquistar os 3 pontos, pois temos um grande e qualificado plantel. Quem entrar tem que dar conta do recado.
      Hoje e sempre, Galo!!!

  8. Só um recado: CHUPA MARIA.

    Falando do galo, pelo jeito neto e Castilho só terão oportunidades em caso de extrema necessidade. Depois da última opção. Pq então trazer jogador que estava crescendo e amadurecendo em outros times p comer banco aqui? O cara desmotiva, pq ele quer jogar. Assim não dá. Esse treinador tá me cheirando a burro, e burro SEM sorte.

  9. Hoje é um ótimo jogo para testar alguém na posição do péssimo Nacho Fernandes, e de iniciar Ademir como titular. Temos poucos jogos pela frente, para tentar recuperar o futebol de 2021

  10. Bom dia, Eduardo. Ontem li alguns comentários de cruzeirenses por aqui que você liberou e por isso resolvi escrever hoje. Pode ficar tranquilo que não sou daquele tipo que ataca. Afinal tenho muitos amigos e parentes atleticanos também e é legal zoações com respeito de ambos os lados. Sobre a polêmica maior que já dura quase uma semana vou dar meu pitaco aqui. Para mim não foi pênalti. Embora ache também que o Oliveira foi imprudente. O motivo de eu achar que não foi pênalti é que há imagens que mostram que nosso zagueiro toca primeiro na bola e só na bola para só depois tocar na perna do Hulk, que malandramwnte já está dobrando o joelho. Sobre seus argumentos de que o Atlético já foi muito roubado na história eu concordo. Contra o Flamengo nos anos 80, mais recente na decisão contra o Corinthians num pênalti escandaloso que o Márcio Resende que era um ótimo juiz não deu. Enfim, o Cruzeiro também já foi roubado na história. Em 1974 contra o Vasco foi uma aberração. Mas hoje os tempos são outros. O VAR é uma ferramenta muito importante que deveria ter em todos os jogos do mineiro. Nesse campeonato mineiro dos times da capital ninguém foi mais prejudicado que o Cruzeiro. Teve gol mal anulado com o Mequinha. Wellington Paulista chutou a cara de um nosso jogador e não foi expulso. Contra o Atlético um pênalti duvidoso que o juiz mal colocado marcou no susto. Sobre os acréscimos dados nos jogos que o Cruzeiro ganhou, resta lembrar também que o Atlético só marcou o gol da vitória também com acréscimos generosos. Então é isso meu comentário. Que nos encontremos na final e que não tenha tanto problema de arbitragem.

    1. Caro Adriano, antes de tecer minhas considerações, quero registrar minha alegria em recebe-lo neste espaço. Tenho muitas pessoas queridas, que como você, torcem para seu mesmo time. A curtição, assim como seu post, é gostosa e saudável. Tive um irmão, que infelizmente já partiu, que foi – depois de papai e mamãe – a pessoa mais importante na minha vida pessoal e profissional. Também era adversário e nem por isso deixamos de viver a reciprocidade e o amor de irmãos de sangue.

      Dito isso, agora pra você gentil Adriano, o Torcedor Eduardo – como todos – eventualmente excede nas colocações. Mas o jornalista é cidadão mineiro lamenta a situação que estão vivendo. Minas Gerais será mais respeitada com times fortes. Já postei sobre esse meu pensar aqui no blog. Foi imediato ao rebaixamento, que imaginei – assim como o Galo – fosse vapt vupt.
      Por fim, caro e saudável adversário se todos fossem iguais a você – que como esse blogueiro de plantão tem nome, sobrenome e cara, seria legal esse bom debate.
      Em tempo: foram duas penalidades. No Hulk, não assinalada no primeiro tempo (uma cana de gato) e a marcada com total convicção.
      No mais, assim como você disse, na final (caso cheguemos) a gente faz esse tira teima. Recentemente a cbf e tv investiram nesse desafio, o multi campeão foi lá e ganhou a Supercopa.
      Abraços companheiro. Vamos, se der, marcar uma prosa num cafezinho.

      1. Obrigado, Eduardo pelas suas palavras. Quanto ao lance da cama de gato no Hulk do primeiro tempo, se o juiz marca pênalti ali acho que não haveria tanta reclamação quanto ao lance que foi marcado. Talvez até por isso ele tenha marcado o pênalti no final do jogo porque ele deve ter ficado com o lance do Hulk do primeiro tempo na cabeça achando que poderia ter errado e aí, na minha opinião, acabou errando de novo ao marcar o pênalti que acho que não foi. Então foram dois erros da arbitragem.
        Para encerrar minha participação neste espaço atleticano, será uma honra para mim um dia tomarmos um café para falarmos de futebol.
        Abraços.

    2. Prezado Adriano,
      Permita-me discordar. Se o jogador toca primeiro a bola e depois o adversário, é comete falta. O juiz apitou certo.

    3. Meu caro,Adriano Pereira!
      Os acréscimos de 8 minutos do clássico não foi porque houve um choque grave entre três jogadores e o centroavante do seu time saiu até de ambulância para o hospital???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *