Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A fé inabalável do Atleticano

A reação do Atleticano foi divergente em relação ao empate com o Boca Juniors. Embora perceba que a maioria criticou a atuação da equipe, boa parte da Torcida entende que o empate em Buenos Aires foi um bom resultado. Não só por ter sido na casa do adversário, invocando o histórico do Galo e também do Cuca na Libertadores.

Alguns lembraram dos jogos de ida em 2013, com derrotas para o New Old Boys e na final para o Olímpia – ambas por dois a zero – com a reversão em casa e a vitória nas penalidades. Houve quem invocasse que o treinador, ano passado pelo Santos, foi a Buenos Aires e trouxe o empate sem gols – como agora – pra depois bater ao mesmo Boca por três na partida de volta.

Estou entre, num misto de crítica e de confiança, aqueles que entendem que se o time fosse mais ousado teria voltado com a classificação assegurada dessa partida. Creio, entretanto, que na próxima terça-feira – sem sofrimento no tempo normal e descartando penalidades – vamos assegurar a vaga e esperar outro argentino na próxima fase. Superando o Boca vamos pegar quem passar na partida entre River Plate e Argentinos Juniors. Haja Los Hermanos pelo caminho, mas foi assim em 2013 que eliminamos o NOB nas semifinais.

A Libertadores segue com seis brasileiros e igual número de argentinos, ainda dois paraguaios e um equatoriano e outro chileno. Na próxima fase serão apenas oito clubes a seguir na luta pelo título. Nada para o Galo foi tranquilo, exceto a Copa do Brasil de 2014 – apesar das derrotas para o Corinthians e Flamengo nas partidas de ida – pois os demais adversários foram vitórias na ida e na volta. Na própria Libertadores que conquistamos, tivemos empates indigestos com o Tijuana lá e cá (dia de São Victor) e as derrotas que mencionei acima.

Tenho total e absoluta confiança de que vamos mostrar uma grande apresentação na terça-feira e carimbar nossa passagem de fase. Como também acredito que no sábado, mesmo sendo no Itaquerão, vamos trazer três importantes pontos para nos manter na briga pelo topo do Brasileiro.

É fundamental que nossas boas energias sejam envidadas através de uma conspiração junto ao universo, para chegar aos nossos jogadores, comissão técnica e dirigentes. Aquela mística do “eu acredito” foi determinante na conquista dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. Foi essa simbiose que nos levou a tantas conquistas. Sem, entretanto, proibir ou impedir eventuais críticas que julgamos necessárias. Afinal, as considerações neste sentido, têm o único propósito de fazer as coisas serem vistas, elaboradas e corrigidas.

Pra cima deles, Galo! Que venham Corinthians, Bahia e Paranaense pelo Brasileiro. De novo o Bahia na Copa do Brasil. E os argentinos Boca e depois River ou o outro Junior, pois aqui é Galo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “A fé inabalável do Atleticano”

  1. A Conmebol está fazendo uma grande pressão na arbitragem, o Sérgio Coelho, via imprensa, deu declarações à respeito. Na minha opinião tem q se fazer algo oficial! Bastidores decidem campeonatos! O Boca está p Conmebol o mesmo que o flamengo p CBF. Então….
    SAN

  2. Eu ainda não entendi porque empatar fora de casa, SEM TORCIDA, pode ser considerado um bom resultado, se teremos que ganhar obrigatoriamente o jogo de volta, em casa, TAMBÉM SEM TORCIDA. Se alguém puder explicar eu prometo que tentarei entender. Grato!

  3. A torcida Atleticana não cobra nada além daquilo que ela pode cobrar, um time de futebol que a represente dentro de campo…

    Um time bom, bem treinado e que mostre serviço ganhando jogos e vencendo torneios é o sonho de todas as torcidas mundo afora, portanto, com a nossa não é nada diferente…

    Elogiar ou criticar o time tbm faz parte de todas as torcidas e não é só aqui que têm os cornetas, nada disso, esses existem aos milhões e milhões em todo o mundo, seja lá pra qual time torce…

    Portanto, bola pra frente e acreditar sempre que em breve, o nosso CAM será um clube totalmente sanado de dívidas e com times que nos represente dentro de campo conquistando os torneios mais importantes dentro e fora do Brasil!!!!!

  4. Concordo com suas ponderações, Sr. Eduardo. Embora não seja um resultado de todo ruim, poderia ser “n” vezes melhor, com uma vitória, não? Abraços de um atleticano prestes a completar 75 anos.

  5. Bom dia,

    Gostaria de abordar o golpe que a CONMEBOL esta tentando arquitetar em favor do Boca Jr., é o mesmo modus operantes da CBFLA, pune os árbitros em lances duvidosos com o intuito único de mandar o recado para os demais, a todos fica a mensagem: ” Se errar tem que ser pró Boca” ao contrário não será tolerado.
    O jogo do Fluminense ocorreu erro da arbitragem e ninguém citou nada.
    Voltando ao lance, o Nathan era absoluto e só não cabeceou a bola porque foi deslocado, não havia outro motivo para não cabecear.
    E o pênalti para o Palmeiras, que vergonha, a bola bateu na coxa e depois no braço ainda recuado e junto ao corpo, mais não era o Boca e ninguém vai falar nada.
    O Barata disse que ninguém sabe o que teremos em campo no sábado, cara amigo todos os Atleticanos sabem, se você não sabe, vou te contar: Tch:e Tch:e + 10.
    Boa quinta feira a todos

  6. boa tarde Eduardo e massa.seo cuca pardal continuar a por a equipe segurando empates ou quando estiver ganhando de 1 a zero a retrancar a equipe vamos ser eliminado em todos campeonato. até hoje ainda não acredito que este mesmo pardal foi campeão com o galo doido em 2013 a pois tinha Ronaldinho Gaúcho e companhia. a Conmebol suspendeu o arbitro do primeiro jogos então galo abre o olho que o boca Juniors ja esta fazendo pressão. não acredito que esta fantoche diretoria vai pagar 500 mil reais a são Paulo pelo 25 jogos do peladeiro tchê tchê a como gosta jogar dinheiro no lixo. a galo não aprende com erros do passado. vá galooo.

  7. Bom dia xará e amigalos!
    A falta de regularidade desse time do GALO é que deixa o torcedor preocupado com o restante da temporada. Nunca se sabe como o time irá se comportar no próximo jogo. Isso sempre é uma interrogação na vida do atleticano. Espero empenho e determinação na próxima partida contra o Boca e 1x 0 está ótimo desde que a atuação seja segura e convincente. Não existe favorito nas oitavas da Libertadores. Ontem o River empatou em casa depois de estar perdendo para o Argentino Juniors e vai decidir fora. Galo tem time para chegar nas quartas de final e passar de fase. E aí Cuca????????

  8. Um belo texto, que , acredito, ressume o pensamento da grande maioria dos atleticanos , eu me incluo nesta maneira de ver o que acontece atualmente no galo. Porém , meu lado corneta não aceita, de forma alguma, apresentações péssimas como foi esta partida contra o meia boca , onde tivemos medo de buscar a vitoria que nos ofereciam de bandeja, pelo desmantelamento do time adversário , pela fase ruim e turbulenta que passam. O pior foi ver no jogo, uma disposição muito maior deles em buscar a vitoria. Acredito, sinceramente , que terça proxima jogaremos diferente e buscaremos a classificação , acredito muito. Porém, pra quem acompanha futebol a muitas decadas como acompanho , é muitissimo perigososo apostar todas as fichas numa partida. O gol qualificado, um gol do boca juniors pode botar tudo a perder. Principalmente do nosso lado emocional que não é nosso forte , jogadores destemperados e sem equilibrio emocional, com um treinador a beira do campo , inconstante e muitas vezes, desequilibrado emocionalmente falando. Penso muito nisto e procuro afastar estes pensamentos, prefiro pensar que entraremos amassando, pressionando e lutaremos ate o ultimo minuto pela vitoria, sem dar chance ao rival. O jogo contra os gambas deve ser encarado com muito respeito e vontade de tres pontos , é fundamental irmos para o jogo de terça com astral lá em cima

  9. Felizes os tempos nos quais a gente esperava um jogo do Atlético pelo simples prazer de torcer e assistir a uma boa partida de futebol .

    Hoje consulta-se tabela , faz-se conta de chegar , projeta-se pontuação , recorre-se aos astros , joga-se com regulamento , faz-se uso de bordões e … seja o que Deus quiser, porque o que teremos em campo será absolutamente uma incógnita !

    Ninguém , em sã consciência , sabe o que está reservado para o próximo jogo .

    Está é a realidade , nua e crua , do estado atual das coisas pelos lados do CT .

    1. Bom dia. Discordo em uma pequena parte: “o que teremos em campo será absolutamente uma incógnita !” Teremos covardia, tchau tchau e zé cartão.

  10. Bom dia a todos!
    Caros colegas, o Galo tem que apresentar um futebol que ainda não apresentou sob o comando do Cuca se quiser sonhar com o título da libertadores. Se passarmos pelo Boca enfrentaremos River ou Argentinos Juniors. Ontem assisti ao primeiro tempo de jogo entre os argentinos e, caso o Galo avance teremos uma enorme pedreira pela frente. Se jogar principalmente contra o River tentando administrar o resultado, como tem sido os jogos sob comando do Cuca, ficaremos pelo caminho.
    Atrair o todo poderoso River para o seu campo de defesa será uma loucura. Ontem, no primeiro tempo, brincaram de perder gols, mesmo com o Argentinos pressionando.
    Para o jogo de sábado uma mescla entre titulares e reservas será bem vinda. Poupar Nacho, Hulk, Zaracho e Marino, o restante tem que jogar. Dá para montar uma boa equipe para enfrentar o curintia lá em Itaquera. Éverson, Guga, Alonso e Natan Silva, Dodô, Jair, Franco, Natan, Hyoran, Savarino e Vargas, esse time enfrenta o corinthians e é capaz de trazer os três pontos..

  11. Bom dia Massa e Guru,

    Poupar jogadores ou não poupar? Thats is the question!

    Para uns, influenciados pela abstinência de título do brasileiro, devemos escalar o que temos de melhor no jogo contra os gambás, para outros a prioridade é a liberta, então time misto neles!
    Para mim, o bom senso indica que estamos há um jogo de passar de fase na liberta e não só continuar na luta pelo título, mas garantir mais uma cota gorda para os cofres do clube (estamos precisando muito). Já no brasileirão, um resultado negativo contra os Gambás poderá ser recuperado em outros jogos.
    Por fim, indiferente de quem vai ser escalado (titulares ou reservas), o que precisa estar em campo no próximo no jogo é o futebol que tanto tem faltado no time do cabelo de boneca. Simples assim!

    Caro Guru, a fé do torcedor continua inabalável, mesmo com o futebol apresentado pelo time de Cuca e suas invencionices!

  12. Bom dia!!!

    Imaginem se o Galo vence o Boca, na volta, por 3 a O, fora o chocolate, com três gols de Hulk e com direito a pedido de música no domingão, em plena terça-feira?

    É meus caros, o clima de oba-oba e “já ganhou” tomariam tanta conta da Torcida, com potencial de contaminar o time, que o pior inevitavelmente aconteceria pelos lados da Cidade do Galo!!!

    Toda vez que se instalou clima de oba-oba no Atlético o que se viu foi grande decepção e frustração tomarem conta da Torcida pela derrota que sempre chegou montada no Caballo p@#@gu@i@, este equino apocalíptico anunciador das grandes frustrações acontecidas na história atleticana.

    É certo que, no Atlético, os triunfos e conquistas não vêm sem sofrimento…

    Fato!!!

    Como o Atlético será campeão, então já tomei minha segunda dose de vacina de “sei não” para preparar a minha alma, o meu espírito e o meu coração para muito sofrimento.

    Eis a sina atleticana, vencer e triunfar com sofrimento.

    E teria melhor técnico no mundo do que Cuca para tanto?

    Claro que não e por isso a Diretoria contratou o cara certo, o Rei da Sofrência, para abrir o Mar Vermelho e conduzir a Nação Atleticana rumo a Terra Prometida.

    Então, meus caros, títulos e triunfos no Atlético só na base do choro e ranger de dentes…

    E vamo que vamo!!!

    Aqui é o Galooooo, p@##@@@!!!

    Seremos Campeões!!!

    Vamoooooo Galooooo!!!

  13. Bom dia!
    Inexplicavelmente (?) Tchê tchê vem jogando todas as partidas e é insubstituível pelos critérios desse pseudo treinador. Até aqui foram 24 partidas desse péssimo jogador. O problema maior é que ao completar 25 partidas desse embuste, o Galo vai ter que desembolsar 500 mil reais pra o S Paulo. Além disso se o jogador cumprir metas contratuais o Galo será obrigado a pagar pelo jogador, 23 milhões de reais. Estão ou não estão querendo sacanear o Galo?
    Estão achando que o Galo é esgoto. Conceição, Bolt, tchê tchê…ê Galo que não aprende!

    1. Pois é, Galoberto!
      Tche tche se permanecer vai sair caro demais pro Galo. Cadê a tal da austeridade? Além de ser um jogador meia boca, as cifras não batem com as metas estipuladas. Tô achando que o Cuca deve tá puxando uma % gorda aí nessa transação. Certamente tem treta pesada nessa história. E o Galo pra variar, fica postando inutilidades nas redes sociais, quando deveria explicar isso em detalhes. falta ainda muita transparência nessas decisões. Depois fica mendigando a gente pagar pra ser sócio torcedor, sem poder ir ao campo, mas pra bancar um tche tche da vida. É de cair o khu da bunda.
      Saudações!!

      1. Saudações, Marcelo Araújo!
        Um absurdo essa história de tchê tchê!
        Diretoria e Cuca empurrando esse engodo goela abaixo da torcida.
        Pergunta se os sãopaulinos querem esse traste de volta!?

  14. Prezados amigalos, ótimo dia a todos

    Eu, em sã consciência, prefiro mil vez ter confiança em um time bem treinado, que não jogue com um regulamento debaixo do braço, do que ficar na base da fé.
    Enquanto a diretoria não entender que temos um técnico incapaz de treinar a equipe, resta seguir na fé.

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O que me preocupa são as oscilações do time do galo. Ora faz um jogo convincente e outra faz jogo apagado. É a gangorra, como já foi dito aqui, que nos coloca em sinal de alerta. Mesmo nas vitórias, cabem críticas, desde que o time não nos tenha agradado. As nossas críticas são de alertas para que se corrijam o que entendemos de errado, mesmo sabendo -se que a responsabilidade no campo de jogo seja do treinador e jogadores. Não somos donos da verdade! Cada qual com a sua razão, mas as críticas são sempre buscando melhores benefícios para o time do galo. O que muitas vezes não entendo, na minha santa ignorância, a insistência com jogadores, que comprovadamente não acrescentam nada ao time do galo. Somente porque foi contratado por indicação do treinador?
    Estaremos sempre com o Galo em qualquer situação, mas não arredamos pé de nossas convicções.
    Se o time nos agradar, críticas elogiosas, caso contrário o nosso desconforto.
    Cabe ao Cuca ser o termômetro do nosso humor quanto ao futebol praticado pelo galo.
    Hoje e Sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *