Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A barbárie nas resenhas da semana

Disse aqui nos dias que antecederam a decisão que o clássico, segundo o Emanuel Carneiro (como ele tem feito falta no jornalismo esportivo, volte!), dura duas semanas. A anterior ao jogo e a seguinte. Esse tem uma particularidade. A pancadaria ao final do jogo, onde nossos jogadores (falo de Galo) demonstraram uma valentia inversamente proporcional à covardia durante o jogo. Posso até colocar no plural, esse time tem sido covarde em jogos sequenciais ao longo das últimas temporadas. Foi assim que perdemos três (agora quatro) finais que tínhamos condições de vencer. Todas!

Em 2024 para o flamídia (Copa do Brasil) e Botafogo (Libertadores). Ano passado para o Lanus (Sul-americana) e agora para o csa/MG numa das piores partidas que já pude assistir ao longo da minha vida. No Mineirão e em tantos outros estádios de futebol que o Galo me levou aqui em BH, no interior de Minas, noutros estados e até países das Américas do Sul e Central, além do mundial no Marrocos. O que presenciamos anteontem foi algo que foge a todo limite de tolerância e aceitação. Tanto em relação ao desempenho das equipes (a outra que se dane, me ocupo com a minha, mas foram dois times medíocres) quanto pela barbárie – de péssimo gosto – que os babacas que estavam em campo nos brindaram.

Ontem, por onde passei, filando prosas em fila de caixa ou tomando meu cafezinho, ninguém falava da vitória ou derrota. Viu aquela porrada que o fulano deu? E aquela que o sicrano tomou? E o beltrano? Que coisa horrível! É um recorte perfeito do que estamos vivendo nos tempos atuais noutras áreas da vida e do cotidiano, que deveríamos conviver como foi até tempos recentes. Divergir com respeito! O radicalismo atingiu o futebol, o torcedor no domingo estava se comportando com dignidade, até que o péssimo exemplo veio dos gramados. Assim como na vida real, o confronto é incentivado por interesses distantes do torcedor como a população que é colocada em guerra por falsos líderes políticos e religiosos. Falo de maneira abrangente, tanto no Brasil quanto no mundo. O interesse das pessoas – no caso aqui do torcedor – nenhuma importância tem para os atores dessa guerra campal.

Entre meus amigos, menciono aqui dois Atleticanos da gema, a decepção sugeriu desabafo nas redes sociais. Afonso Borges, produtor cultural e gestor do projeto “Sempre um Papo”, recomendou algo interessante. Não de nós torcedores, seja do lado de cá ou de lá, mas dos donos dos clubes – já que agora essa é a regra – e dos atletas milionários que vestem as duas camisas mineiras. Post ilustrativo acima. Merecemos sim um pedido formal de desculpas, aos torcedores e sociedade em geral, dessa vergonha de repercussão nacional e internacional. As duas torcidas, na mais bonita disputa nas arquibancadas – mostrando ser viável clássico meio a meio – faziam uma festa bonita até que um atacante agrediu o goleiro Atleticano, o infeliz reagiu e resultou nas cenas tristes do fim de domingo e de campeonato. Os responsáveis, jogadores e dirigentes, precisam se desculpar e penitenciar pelo ocorrido.

Paralelo a isso, agora vou reproduzir Atleticanamente, o desabafo do amigo Sérgio Augusto Carvalho. Ele, Serginho, por anos e anos, foi o representante da vitoriosa revista Placar em Minas Gerais. Elevou o futebol mineiro independente de ser Torcedor do Galo, nas páginas áureas daquela publicação semanal. Nos encontramos com frequência e ele costumeiramente pergunta sobre minha expectativa com o time. Na condição de otimista, brinco que vamos dar a volta por cima, mas o time vem me desmentindo. Ele postou nas redes sociais uma interessante reflexão. Essa estorinha do Sergio Augusto está na cabeça do Torcedor do Galo, ainda que não tenho se dado conta. Segue abaixo.

“Um homem resolveu que queria ter uma fábrica de calçados. Construiu um belo prédio, comprou maquinário de alta tecnologia e todo equipamento necessário para fazer sucesso. Foi ao mercado e comprou couro sintético frágil que parecia genuíno, cadarços fracos, borracha falsa misturada, solas de papelão e linhas de pelo de gato! Contratou operários entre contumazes desempregados locais. Para comandar a fabricação dos produtos, foi à Europa e trouxe um profissional renomado em calçados que trabalhava na Alemanha e para os “Armani” da vida que ditavam a moda e comandavam o mercado europeu. Depois de um mês de trabalho na produção dos seus calçados, o homem começou a receber protestos e reclamações da qualidade dos produtos: rasgavam, arrebentavam, descosturavam e descolavam. Resolveu, então, trocar o comandante da fábrica. Trocou e, depois de dois meses, as reclamações continuavam. Por fim, teve de fechar a fábrica. Essa fábula tem alguma semelhança com a trajetória do Clube Atlético Mineiro???

*imagens: 1) iStock; 2) redes sociais

30 thoughts to “A barbárie nas resenhas da semana”

  1. Boa tarde! Vi agora o vídeo do Barba chamando a torcida e, confesso que fiquei com dó dele. Esse camarada entrou numa fria do tamanho do mundo, ele nao tem culpa de nada, parece uma pessoa do bem e parece bem intencionado. Mas nao tem insumos para produzir nada de bom, seguirei torcendo por ele para que dê certo.

    Abs

  2. Foi a melhor coisa que eu vi nos últimos anos , o Atlético tem que aprender a voltar ter ódio do Cruzeiro esses caras são mal carater vivem humilhando os atleticanos mesmos com a falência deles.Esse clube precisar voltar a ter a raça e alma que o torcedor canta no estádio, quem mandou o cristian largar no joelho no Everson e o otário do Romero dá uma voadora no cara e sem Falsidade duvido que alguém aqui nesse Blog aguentaria esses merdas fazendo o que fizeram o Tal do Kaio Jorge fez um camisa provocando a torcida aquele boca de sapo.

  3. Palavras do barba que esta no Jornal (…) Temos que dar a cara. Temos que mostrar a cara, colocar o peito. Este caminho recém-começa comigo. Quem não corre não vai jogar. Hoje, foi muito evidente: eles correram mais. Nem necessitamos dos dados de GPS. Se viu. É isso”.

    Eu só não consigo entender é como um jogador entra em uma Final de campeonato e não corre, ou corre errado e por isso logo cansa. Mas isso passa também pelo treinador, se corre errado é porque esta desorganizado. Vejamos o trabalho para ver se são só palavras ou se vamos ver mudanças de fato. Só sei que alguem vai ter que correr para o Hulk e o Scarpa.

    1. Boa tarde Luciano,

      Se me permite, o único jogador que corria no meio campo do GALO e fazia gol de fora da área era o Rubens. Depois que ele foi vendido, a coisa piorou muito.

      Ps. Não estou dizendo que ele era craque, conforme alguns desavisados possam pensar.

      Abraço.

  4. Concordo plenamente com a análise do texto. O que vimos foi realmente vergonhoso, tanto pela qualidade do jogo quanto pelas cenas lamentáveis no final. O torcedor, que faz sua parte nas arquibancadas, não merece esse tipo de espetáculo.

    Sobre o desempenho do time, vejo muita gente apontando o dedo principalmente para o Hulk. Claro que ele também tem responsabilidade na má fase, até porque é a principal referência técnica do time. Mas reduzir o problema a um único jogador é simplificar demais algo que claramente é estrutural.

    O Galo hoje tem um problema coletivo evidente. O time não tem padrão de jogo, a construção é lenta e previsível, e muitas vezes a única jogada parece ser recuar a bola até o goleiro para tentar um lançamento direto para o ataque. Assim fica difícil para qualquer atacante render.

    Além disso, o próprio Hulk já não tem a explosão física de alguns anos atrás, o que é absolutamente natural. Sem alguém jogando próximo a ele, sem aproximação e sem variação de jogadas, ele acaba isolado entre os zagueiros. Nesse cenário, pode colocar qualquer outro jogador ali que o resultado provavelmente será o mesmo.

    Antes de transformar um jogador em bode expiatório, talvez o mais urgente seja rever esquema tático, forma de jogar e mudar algumas peças do elenco. Sem isso, dificilmente o time vai reagir.

  5. Bom dia. Como tenho certa tendência em contrariar, quero deixar registrado: nunca vi, em 2 dias, o Atlético ser tão bombardeado – torcedores de internet, comentaristas venais, especialistas de araque, velhos em barbearias, analistas de nada, repórteres de matérias copiadas, clickbaits mentirosos, desconhecidos de todo naipe, oportunistas variados, etc., etc. – e até atleticanos assustados e amargurados, que, sim, existem; até já existe uma versão – inventada – do que Lyanco “teria dito” para o tal de Cássio… e todos se aproveitando de nossas dificuldades administrativas e esportivas. Quero dizer que, mesmo concordando com parte das críticas e das frustrações, comigo gente deste tipo não se cria; meu sangue alvinegro não aceita críticas que não sejam respeitosas ao Galo e contributivas ao clube, que é exatamente ao contrário de grande parte do que estou vendo. E, para não esquecer, minha opinião sobre a brigaiada de domingo: Everson reagiu mal e desnecessariamente ao que o marginal adversário quis fazer com ele, até para atrasar o jogo, e estando nós perdendo o jogo, avultou-se como uma apelação – mas foi uma reação apenas corolário do que estes bandidos de camisa azulada fizeram em campo: cotoveladas e tapas na nuca dos nossos – a exemplo, o feito por aquele marginal que apertou a mão machucada de Ivan Romàn no último jogo -, rasgaram Cissè, praticaram trocentas e tantas faltas, e provocações variadas – que culminou com aquele ataque criminoso, em bando, ao Everson. Com todo respeito, essa é minha opinião – a responsabilidade é destes marginais azulinos; basta olhar e verificar quem tem apresentado comportamento marginal ao longo dos jogos -; e Everson não está, nem de longe, nesta lista, e foi correto em se manifestar lamentando o ocorrido, mas absolutamente sem aceitar a culpa indevida e injusta; e até a “ida para a seleção” é dada como perdida – como se algum dia tivesse essa possibilidade… Com todo respeito, onde estiver, mesmo minusculamente e sem possuir poder, não transijo nem um segundo em refutar veementemente esta onda, oportunista, de criticar o Atlético como está sendo feito – e nisto vai a defesa, justa, dos que vestem hoje nossas cores. E queria lembrar aos atleticanos: se não formos nós buscarmos justiça para o Galo, ninguém fará. Pelo contrário.

  6. Everson único culpado. Agrediu covardemente é tem q ser punido internamente. Poderíamos no abafa final consegui o empate. Dá uma de Santo colocando terco é rezando é só pra APARECER.

  7. Caro Eduardo e massa,
    Bom dia! Saudações alvinegras.
    Concordo 100% ” esse time tem sido covarde em jogos sequenciais ao longo das últimas temporadas.”
    Se tivessem a coragem para jogar, correr, lutar esportivamente, não precisariam dela para batalha barbárie dentro do campo.
    Ê Gaaloooooo!
    Abs

  8. Prezado Ávila, bom dia
    Tenho dito há algum tempo que a alta gestão do Atlético, deveria ao meu ver, ter feito uma grande reformulação no elenco a partir da saída do Bataglia do GALO, pois existe a tese de que ele saiu por ter percebido um elenco de jogadores frouxo, que não se comprometiam com a vitória, essa tese tem todo o sentido uma vez esse time não apresenta nenhuma vontade de ganhar, o novo treinador já manifestou em sua entrevista que não percebeu vontade por parte de alguns jogadores.
    Vão esperar até quando?
    A fábula do calçado de certa forma ilustra a realidade de nosso time de coração.

  9. Voltando pra falar de futebol

    10 jogos. Este é o prazo limite pro Barba mostrar a que veio, se não mostrar, a bata dele já irá assar.
    Ao que parece, em apenas 2 semanas, ele já identificou a podridão neste elenco, cheio de jogadores veteranos que um dia jogaram bola e outros meia bocas e pés de ratos que esta porcaria de SAF trouxe.
    espero que ele tenha culhão, de tirar os figurinhas carimbadas e resolva dar oportunidade, pra quem ainda não as teve.
    Tá na hora de coisas nova, tá na hora de mexer o doce, tá na hora de mexer nas vagas garantidas no time. Então para o próximo jogo minha sugestão seria uma mudança radical:
    Everson, Alan Franco (não tem outro), Lyanco, Ruam e Lodi, Tomas Peres Patrick e Victor Hugo, Cuello, Cassierra e Minda.
    É um risco danado colocar tanta gente nova na equipe, mas entre o risco de ver de novo Hulk,Bernard e Igor Gomes em campo que nos envergonharam no último jogo e esta gente, fico com a segunda opção.

  10. Bom dia. Foram os funcionários de duas empresas privadas brigando…Bonito em Sr. Menin…marca Clube Atlético Mineiro no lixo, na sargeta…Seria bom se esses dois empresários tomassem alguma atitude, alguma multa pesada pra uma intituição de caridade…quem vai pagar os danos as marcas neste final de semena? Viraram saf mas o clube não saiu deles…administração empresarial é so lenda…ainda reina mazelas dos velhos clubes…

  11. Bom dia xará e amigalos. O DuduGalodoido resumiu ontem no programa do Frossard que o elenco atual do GALO acostumou com o FRACASSO. Ele foi cirúrgico na análise. Normalizaram o derrotismo com futebol apático e sem nenhum esforço pra vencer. Esse é o retrato deste elenco, do água de salsicha do Paulo Bracks e da SAF. El Barba deve estar perdendo noites de sono.

  12. Se o Everson tinha um pouco de possibilidade, por menor que seja, de ser convocado para a seleção. Com essa atitude, essa possibilidade se evaporou por completo. Assuma as consequências agora.

  13. Foi cenas lastimáveis após o jogo, que por sinal muito ruim. Mas se o jogador do cruzeiro tivesse acertado a cabeça do jogador everson com aquela entrada desleal, hoje provavelmente estaríamos lamentando por uma morte durante a confusão. O jogador Kaio jorge pisou no Atleta Hulk com ele no chão, depois na maior cara de pau, pediu desculpa, isso foi aflorando o nervo de todos jogadores, o Matheus pereira estava o tempo todo jogando o juiz contra os jogadores Atleticanos, vejam o detalhes do jogo e observam. na minha modesta opinião deveria se punir a todos independente da cor da camisa.

  14. IMPUNIDADE?!!

    A briga entre os jogadores foi tecnicamente uma rixa (briga generalizada no mínimo entre três pessoas), com lesões corporais, que poderão ser considerados criminosas, mesmo que infrações de menor potencial ofensivo (crimes com pena máxima não superior a 2 anos).

    Se será certo que no Mineirão terá uma estrutura judicial de plantão, o JECRIM (Juizado Especial Criminal), com autoridades responsáveis como Delegado de Polícia, Promotor Público, Defensor Publico e Juiz, além de tropa da PM com comando responsável, a pergunta a ser feita será qual ação policial/judicial deveria ser tomada na esfera pública em relação às agressões?!!

    Ou o JECRIM é seletivo e só existirá para o zé povinho, o torcedor, e não para os jogadores enquanto casta inalcançável pela Lei porque serão endinheirados e estarão fora da ação policial/judicial, afinal estamos no Brasil e por aqui tudo é relativo e depende…

    Aliás, para que serve o JECRIM existente no Mineirão, apenas para recepcionar “torcedores zé povinho” ou fazer valer a Justiça sob o princípio constitucional “todos são iguais perante a Lei”?!!

    O Comandante da PM responsável pelas Operações de Segurança deveria ter, no mínimo, feito um Boletim de Ocorrências, o famoso BO, para o JECRIM a fim de que o Delegado de Plantão acionasse o Promotor Público, o responsável pela Ação Penal, avaliar a situação para fins de demandar o Juiz de Plantão decidir, claro, ouvindo as defesas das partes para fins de contraditório e ampla defesa…

    Foi feito ao menos um BO da confusão?!!

    Se a ação não foi feita, e é o que parece, espera-se que o JECRIM do Mineirão acorde e convoque todos os envolvidos pela briga generalizada para responder perante seus atos perante a Justiça…

    Basta requerer as imagens e será possível individualizar condutas e chamar cada qual na responsabilidade que lhe cabe…

    A ver…

  15. Só de ter sido uma barbárie inédita no futebol brasileiro – 23 expulsões -, por si só já deixa mácula indelével na história dos dois clubes, infelizmente! Pedir desculpas, como sugerido pelo blogueiro, será o mínimo que os DONOS deverão fazê-lo, juntamente com os jogadores! Segue o jogo, torcendo pelo Galo enquanto vivermos ou, agora acrescento, até quando tivermos estômago para irmos em frente. O vôlei está, talvez, chegando perto de tomar bem mais o meu tempo, até porque, nesse esporte dos mais civilizados, tem um VAR praticamente incorruptível!

  16. Pior de tudo é não assumir o erro. Everson não teve a grandeza de reconhecer que foi o estopim de tudo que aconteceu. O tempo de jogo já tinha acabado, ele é muito experiente. Ele não foi agredido, não adianta brigar com as imagens. Caráter se comprova quando é preciso.

  17. Salve Massa e Guru

    Tivesse a policia Militar invadido o campo e fizesse com os jogadores o que ela faz com os baderneiros das arquibancadas e nos confrontos nas ruas, nada desta vergonha teria acontecido.
    Mas esta classe de jogadores de futebol são intocáveis e se acham acima do bem e do mal.
    Estes bandidos travestidos de jogadores, são os mesmos que influenciam as crianças.
    Pior são traíras e covardes pois dos dois lados, jogadores traiçoeiramente agrediram pelas costas.
    Se fosse frente a frente seriam mais homens, mas agredir traiçoeiramente é coisa de marginal.
    Imagina se a pancadaria fosse estendida às arquibancadas? Brincaram com o perigo e catástrofe.
    Enfim, estes jogadores (de ambos os lados) representaram muito bem o futebol de merda que é o futebol mineiro atual.
    E detalhe, até agora nenhum dos dirigentes vieram a público se explicar.
    Tão bandidos quanto os que estavam em campo.

    1. A maioria desses jogadores brasileiros são marginais, se não tivessem habilidade futebolísticas, muitos deles estariam no crime organizado ou estariam assaltando nas ruas. Nunca foram exemplo para ninguem. Mas aqui no nosso país, onde há inversão de valores, quem tem fama e dinheiro pode tudo e é visto como exemplo a ser seguido.

  18. A minha impressão daquele jogo, que a duras penas consegui voltar pra assistir o segundo tempo, foi imensa. Que jogo ruim , que jogo feio, como foi ruim assistir aquele festival de horrores ; duas equipes mediocres , recheada de jogadores milionarios, protagonizando aquela porcaria sem fim. Li no seu comentário, caro Eduardo , o mesmo sentimento , Repulsa, revolta ,não podemos aceitar este tipo de coisas , estes vagabundos, com os bolsos recheados de dinheiro, com certeza, à noite se reuniram e comemoraram aquela pouca vergonha.

  19. Bom dia,

    E como tem a ver com o que o nosso Galo vem vivenciando.
    Nosso carrascos hoje vestem preto e branco e outros dizem tem o coração nesta cor, porém o mesmo não se curva diante da força da mão que não abre.
    Como diria meu pai ao se referir aos país que proibiam seus filhos(as) de sair e se socializar, “Quando você fecha a mão para segurar com muita força o que está no interior sai entre os dedos”
    Resumindo e adequando ao nossos donos, segura com tanta força que o que sai não dá nem para aproveitar, assim vamos enchendo de papelão e couro de má qualidade para tentar fazer disso um produto rentável, que na maioria das vezes só dá prejuízo, prejudica a marca e afastas os compradores fieis a marca.
    Voltando a briga, no momento são os 46 pontos, amanhã tem Internacional e nossa briga agora é achar um meio de campo que possa representar com o mínimo de qualidade e vontade o nosso Galo.
    Eu que não tenho nada além de palpite, vontade e acreditar sempre iria nesse próximo jogo com a seguinte escalação: Everson, Preciado, Lyanco, Ruan, Lodi, Pérez, Franco, Victor Hugo, Scarpa, Cassierra e Hulk.
    Deixando para o segundo tempo a entrada do Dudu ou Cuello, se necessário alguém para descansar o Lyanco, Cauãn Soares para parte do segundo tempo no lugar do Hulk e Renier como opção para Cassierra se não demonstrar bom jogo.
    O Eduardo Barba tem que mexer o doce porque o melado está agarrado.
    ,

    Eu iria

    1. Esse elenco é uma bosta jogadores velhos e cansados com um monte de perebas.
      Para piorar torram milhões em contratações caras e duvidosas ano passado Rony e Junior Santos esse ano Allan Minda e Cassierra esse Siga é uma piada kkkkkkk
      Para salvar o Galo tem que fazer uma limpa e acertar nas contratações só assim para termos paz!!!
      No jogo de quarta o recado tem que ser claro mudar o time afastando os bois cansados
      Everson, Preciado, Lyanco, Tressoldi, Lodi, Tomaz Perez, Allan Franco, Scarpa, Vitor Hugo, Minda, Cassierra, Esse é o time menos pior, tem que mudar e testar os contratados vamos ver se presta já tenho minas dúvidas!!

      1. Bom dia Pablo. Se o Galo nao desapegar do Hulk e do Bernard não vai a lugar nenhum! O Hulk é dono do time. Tá jogando bulhufas e maior salário do elenco. Como tem cadeira cativa, o resto do elenco sabe como a banda toca. E que domingo passado tenha sido a última partida do Igor Gomes pelo Galo! Renovação já! Esse Eduardo Domingues vai ter coragem de barrar o Hulk??

        1. DS tem gente neste time que precisa sentir o cheiro do banco e o Barba sabe quem são.
          Se ele terá culhão? Não sei mas é a b…. dele que ficará na janela!

  20. Futebol ruim e porradaria. Difícil alguém com o mínimo de sensatez aturar. Eu não quis ver replay daquilo. Houve uns status: aquele Mateus Pereira tava provocando, o tal do Cristian já tinha feito uma cera parecida antes do final. Só que Everson pegou ar demais. Possesso. Ajoelhou sobre o cara, fechou o punho e junto despejou cobras-e-lagartos. Deu-no-que-deu.

  21. Que vergonha este time do Galo.
    Time sem raça, sem vontade.
    E depois que perde, vem aquelas falas de desculpas esfarrapadas .
    A torcida está cansada deste roteiro é de ser trouxa.
    Cansei e larguei. Voltarei qto ver uma gestão séria e termos um time com raça.

    1. Everson foi covarde e ainda prejudicou o time. Poderíamos no abafa conseguir o empate. Precisa:ser punido internamente. Apanhamos na bola e na pancada. Vexame de um sujeito q entra em campo com o TERÇO na mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading