Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O copo meio cheio do Rubens Menin

Dando sequência, hoje é a vez do amiGalo – lá de Bom Despacho, mas radicado em Uberaba – que é conhecido por Neneth (ou Nenete), companheiro de peladas e infância do dileto Domingos Sávio. Num texto desabafo, Neneth cobra o Galo protagonista, anunciado ao final das conquistas de 2021. Assim seja!

O copo meio cheio do Rubens Menin

Ernest Soares

Rubens Menin, pelas mídias sociais, fez um balanço e listou pontos positivos (“meio copo cheio”) e negativos (“meio copo vazio”) da Temporada 23. Otimista, Menin destacou: “(…) artilheiro, terceiro artilheiro, melhor dupla de ataque, defesa menos vazada, melhor campanha do segundo turno, tetra do mineiro, reconhecimento do título de 37, time bem engrenado para o próximo ano, base forte com seis atletas convocados para a seleção brasileira, sete atletas da base no elenco principal, SAF, inauguração da Arena MRV e dívida zero da Associação…”. Falar o quê?

A despeito de tudo isso, estimo que a Massa, a Torcida mais chata do Brasil, não quer saber de copos meio cheios ou meio vazios que não enchem o pandulho do Torcedor que anda faminto de conquistas e sedento por Taças, convenhamos.

Senhor Ruben Menin, o mineiro, o conhecido rural, visto como obrigação pela Massa, só terá o devido valor se ao menos mais uma Taça de grande importância também for conquistada na temporada (LA, CB ou BR), como aliás o Palmeiras vem fazendo ano após ano, para ficar num exemplo inspirador a ser seguido.

Caso Vossa Senhoria resolvesse pedir ao Padre Torga, que tinha o dom do aconselhamento, uma lição, ele certamente lhe diria: “Sua Excelência, o Torcedor Atleticano, não quer saber se a mula é manca, ele quer é rosetar”.

Em outras palavras, o padre está lhe dizendo que o Torcedor Atleticano não quer saber de copos, ele quer saber das Taças.

Que na próxima postagem o senhor não mais fale de copos, artilharia, defesa menos vazada e outros feitos; ao contrário, preferível será Vossa Senhoria levantar, doravante, em silêncio, as Taças conquistadas no final de cada temporada como ato de prestação de contas, por promessa, de sua pessoa à Massa.

A Massa entenderá neste gesto silencioso Vossa Senhoria dizendo “eu falei, eu disse pra vocês, agora toma aí, cachorrada!!!” e geraldinos e arquibaldos lhe carregarão na cacunda da Cidade do Galo à Praça Sette, como outrora faziam com o grande Ubaldo.

Bom lembrar que Ruben e Rafael Menin foram quem trombetearam um Atlético protagonista no futebol nacional, continental e quiçá mundial, no pós-SAF. E protagonismo no futebol, Vossas Excelências, é sinônimo de Taças conquistadas.

Quanto ao fim melancólico da temporada 23, resultante das vexaminosas derrotas-livramentos para o rival e para o Baêa, restará ao Atleticano quebrar este copo meio vazio e soltar o grito ainda preso e engasgado na garganta: “GALÔ!!!”.

Menos copos e mais Taças, insistirá o Padre Torga!!!

Eu acredito!!!

foto: Atlético

31 thoughts to “O copo meio cheio do Rubens Menin”

  1. Outro Atleticano, bom de escrita, este Ernest. No dia em que Atleticano aceitar “copo meio cheio” com certeza, o Sargento Garcia prende o Zorro. O desrespeito com a torcida Atleticana passou dos limites.

  2. Penso que se caetano quer ir embora, que leve “gil” com ele. Brincadeiras a parte, quem quer ir embora, pois que vá, nada pior que empregado insatisfeito, alem disto caetano fez boas coisas, mas tambem foi o culpado pelas piores, como a vinda de coudet por exemplo, ele trabalhou com coudet no inter, sabe que ele não passa de um chiliquento, prometeu mundos e fundos a ele para vir e olha no que deu, sem falar na fantastica multa contratual. Valeu pelo G4, mas ja disseram que não havera reformulaçao (que eu sinceramente acho necessaria), entao teremos um 2022 + 2023 = 2024. O ultimo a sair que apague a luz.

  3. Boa tarde, Ernest, Ávila e Massa,

    Ótimo texto, Ernest, sintetizou tudo que difere a vontade da Massa contra os desejos dos empresários (donos).

    Que 2024 seja com menos copos vazios e mais taças, menos promessas e mais realizações.

    Que os anseios de Geraldinos e Arquebaldos se concretizem: o Galo raçudo e vingador de volta.

  4. BARATA,

    Ainda estou desinformado sobre a Bolsa de Valores…

    Se vai dar certo ou não, o tempo dirá…

    Mas você, conhecedor das profundezas da História do Clube, já está antevendo que o futebol é uma coisa e bolsa de valores é outra coisa…

    A César o que é de César, ao Futebol o que é do Futebol…

    Pelo seu oráculo, a bolsa de valores naufragará num copo meio vazio…

    Isto?

    1. ERNEST ,

      isso que eu postei foi o que li nas redes sociais .

      Os caras falam aquelas coisas que eu não entendo nada , de levar a SAF pra Bolsa , e lá as ações valorizam e o resultado financeiro banca o melhor time do mundo , e mais um monte de tranqueiras …

      Pra mim , como disse lá atrás , o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO acabou , já era .

      Mas tem torcedor que tem achado tudo isso uma maravilha , a pontuar uma grande agremiação para fazer frente aos maiores do mundo da G18 .

  5. Desses caras que se tornaram DONOS do clube o que se tem são narrativas , conversa fiada .

    Li por aí que o Guimarães quer implantar um “sistema único de se jogar , do infantil ao profissional” .

    Não conseguem formar um elenco razoável no time principal e vem
    com essas ideias , que por incrível que pareça , são acolhidas por essa nova torcida que se forma do Atlético S/A .

    É PRACABÁ !

    Os caras n

      1. ERNEST ,

        na época do Barbatana , com a colaboração do Zé das Camisas e do Wilson de Oliveira , eles fizeram o inverso :
        levaram para o profissa o jeito de jogar dos infantis/juvenis que eles montavam .

  6. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Ernest Soares. Uma pena que o blog está chegando ao fim queria eu conhecer Eduardo pessoalmente um dia quando for ai no Brasil. Mas vá ficar uma lembrança muito boa de mais ou menos 6 ou 7 anos com vários amigalos virtuais espalhados por minas gerais e outros estados. Tem um ditado antigo tudo tem o início meio e fim. Sobre o menin o principal dono do Galo ele pensa muito pouco 3 lugar é muito pouco por ter a segunda ou 3 folha salários maiores do Brasil com vários refugos e ex jogadores bois cansados. O problema que temos continuar com 99 porcento destes bois cansados em 2024.aff. espero eu que caetano vaza para o corinthians e leva seus amigos bois cansados. Rsrs. Vá Galooooo.

  7. E agora , ERNEST , os caras estão a condicionar a entrada na Bolsa de Valores para fortalecer o Caixa .

    Esses caras são uma piada !

    E outra :
    grana , sem competência para gerir o futebol , não leva a NADA .

    Haja vista o PSG , com Messi , Neymar e M’Bappe que não foi a lugar algum .

  8. Salve Massa , Ernest e Guru

    Show de bola a resenha de hoje, cheia de expressões que há muito tempo não ouvia, e que tenho certeza a rapaziada de hoje, nem sabe o que é.
    Tão show como as expressões, é esta chamada no curé (tb sei de algumas expressões Ernest), ao dono da SAF, que só aparece quando a situação está contornada. Quando o bicho tá pegando, todo mundo some.
    Por isto, gosto tanto da Leila que mesmo sendo a única Presidenta de clube, tem coragem de dar a cara a tapa.
    Para trocar os copos pelas taças na próxima temporada, como sugerido pelo escriba de hoje, será necessário planejamento e atitude e para mim a coisa já começou errada a partir da indecisão se Rodrigo Caetano vai ou não permanecer.
    RC é um cara de caráter, trabalhador e comprometido, mas se há possibilidade dele mudar de clube, então porque ele está participando do planejamento, se não há garantia de que ele colocará em prática, o que está sendo planejado?
    Vamo lá Menin, resolve logo esta bagaça!

      1. Ernest

        Se sua previsão estiver certa, será que ele não vai levar as negociações que está fazendo no momento para o novo clube?
        Pelo caráter de RC acho que não, mas…

  9. Disse o filósofo “O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são.”
    Copo meio cheio é a casseta. Esse ano ficou marcado como o ano em que CAM, enquanto instituição representada pelos seus dirigentes e conselho , faliu. O CAM enquanto um sonho de um grupo de jovens , que fundaram o clube em 1908 se foi . Findou nas mãos do capital que “ergue e destrói coisas belas”. Tem que ter estratégia , como bem disse Rubens Menin, e lá em 2013 começou a gestar a Arena MRV, o futebol veio de bônus. O Conselho amansado avalizou nesses anos todos, as dívidas que se avolumaram e ficou de joelhos ao capital decretando o fim de uma era. O clube foi engolido por tubarões do mercado, e agora o CAM se tornou um quimera com pessoas que são donas e veem o clube como um negócio e um Galo das arquibancadas, de uma torcida ímpar, com toda sua raça, que manteve o clube em pé nessas décadas de desmando. Torcida que é o maior patrimônio da instituição e a única capaz de manter a chama que foi acesa em 1908 por aqueles jovens.

    1. PAULO SOARES,

      “…Copo meio cheio é a casseta…”…

      O BARATA também pensa exatamente como você argumentou…

      “…Esse ano ficou marcado como o ano em que CAM, enquanto instituição representada pelos seus dirigentes e conselho , faliu…”…

      Com outras palavras o DOMINGOS SÁVIO fala que 2023 terá sido o ano divisor de águas para o ATLÉTICO…

      Oremos!!!

      1. Oremos, Ernest!
        Salve o Galo Forte e Vingador
        Salve Massa Atleticana

        Salve Ernest, Domingos Sávio e José Eduardo Barata que nos brindaram com textos nesses últimos dias
        Salve Paulo Silva, Roberto Caldeira, GalodaMata e todos que por aqui estiveram falando de nossa paixão
        Salve grande Eduardo Ávila pela resiliência desses anos do blog
        Salve a todos que comentam e juntos com Eduardo construíram esse espaço de debate democrático
        Salve Canto do Galo

  10. Bom dia Avila. Bom dia Ernest. Permita-me a este sujeito ” forgado ” acrescentar que nas páginas amarelas da revista Veja, o Rubens Menin, foi direto ao ponto: seu objetivo é colocar as ações do Galo na Bolsa de Valores. Então, será que ele comprou os 75% do Galo, para vender posteriormente na bolsa de valores? E será que as ações colocadas a venda na bolsa de valores podem ser adquiridas por Flamenguistas? Matutando sobre isto, lembrei do que disse Padre Torga ao Avila quando este o questionou sobre a expulsao da sala de aula. Mas Padre, eu não fiz nada! Padre Torga foi direto: nao fez, mas pode fazer! Será que o Menim, pode vender ações do Galo para Flamenguistas e Cruzeirenses? Aquele treim de time mais simpático do Brasil já era uma preparacao para estes novos tempos? Finalizando Ernest, o brilhantismo de seu texto, mostra que a Dona Ilma Avarenga nossa professora de Portugues, semeou em terreno fértil. Parabéns mesmo! Ainda bem que eu escreveu antes. Coitado de quem irá escreveu depois. O Barata me falou no PV que depois deste texto de hoje, você vai substituir o Avila, a partir de janeiro. Aí você já tá querendo demais, pois como dizia Padre Torga, quem nasce para lagartixa, não chega a jacare. Kkkkkk Abraço

    1. DOMINGOS SÁVIO,

      O ÁVILA é insubstituível. Na sexta-feira ele será o colunista do último dia…

      Ansioso estou pela coluna derradeira…

      Depois disso, o ÁVILA só poderá ser visto em três lugares: no Canal do Breno Galante, na cadeira cativa da ARENA no Setor Oeste Inferior e em Araxá…

      Sigamos…

  11. Murilo quase caiu do seu catre qdo ouviu o disse-me-disse gerado pela postagem do menin no X. Primeiro ele questionou consigo p sigo: “que po##@ de X é isso caceta,será q a mrv tá entrando no ramo de fast food e vai lançar o primeiro bauru sabor concreto? Desse tô fora! Ñ vou dar uma de passarinho q come pedra, mas é nunquinha, pô! Após a rádio peão carcerária dar a real p ele sobre do q se tratava o tal X,Murilo voltou ao de “sigo p consigo” e deu seu pitaco,afinal ele tbm faz parte da Torcida mais chata do Planeta,logo ele q cornetou o Tele Santana contribuindo p a saida dele ,ñ seria um (bi)milionário o qual pensou q estava a sacanear o melhor sanduíche do mundo,q iría passar em branco de seu trompete. “Colé mermão!? O q queremos levantar são CAMpeonatos e não só disputa-los. Veja a realidade dos concorrentes,q subirão e muito o sarrafo na próxima temporada, igual vc enxerga a economia da Argentina meo fiiií !!! Enquanto outros times comemoram conquistas empilhando canecos, e querem mais e mais, os donos do nosso comemoram defesa menos vazada,artilheiro, pipipipopopó…QUERMES ganhar CAMpeonatos grandão, meo bom! Principalmente o mais difícil do Mundo que é o BR, ser protagonistas da po##@ toda,tocar terror nos camisa feiona, etc,etc …tendeu ou quer que desenha? ”
    Como dizia Padre Décio Zandonaide_ tbm sou Salesiano com muito orgulho,ou pensa que é só océis!?_ nos torneios de futebol de salão nas Olimpiadas comemorativas ao nascimento de Dom Bosco: ” Temos que ser sempre os protagonistas e não meros coadjuvantes!
    Abraço Ernest!

      1. Diiiiviiiinhão! Não só é devoto_ corrigindo_ de são fudêNcio como tbm foi meu professor de “língua pátria” no ginasial_ quem ñ sabe atualmente a matéria se chama português_ e a razão de ele ser devoto fervoroso de são fudêNcio, é que seu time do coração é o botafogo. É de fπd€r,ou, de ajoelhar na tábua de tampinhas de creme dental no canto da sala de aula com a cara voltada p a parede,sem recreio,com a carteirinha de estudante retida, advertência por escrito e tudo mais.Torcedor do botafogo? Que penitência,bicho!
        Abraço.

    1. Boa tarde!
      Com todo respeito às cãns do Mininzão.
      Acho que ele viaja muito na maionese.
      Primeiro vieram com o tal Galo Business.
      Depois falar que a arena dele é a melhor do mundo.
      Depois vem com aquela que o CAM só não seria o maior do mundo por causa do midiático carioca e o Real Madrid.
      A rádio dele fica falando que de não sei quantos anos prá o Atlético foi o time que mais pontuou nos campeonatos brasileiros.
      Ora, Sr. Menin!!! A torcida não quer saber de estatísticas, números, gráficos, projeções e copos e o escambau.
      A torcida quer títulos importantes.
      Parabéns, Ernest!
      Abraços!
      Evandro,por um descuido, o meu comentário saiu como resposta ao seu.( Fiquei com preguiça de escrever tudo de novo)
      Abraços!

      1. Sem problemas amigo Reinaldo o conteudo , igual o meu, e de milhoes de atleticanos neste mundo de Deus , é um recado claro a estes tubarões das finanças : não queremos estatisticas insossas , queremos um time forte disputando titulos , queremos manter nossa tradição e respeito aos torcedores , lembrados somente pra pagar as contas , Somos galo e vigiaremos nosso clube , se nosso clube tiver dono , somos nós , que fazemos parte desta massa

  12. Em 2021 , “o ponto fora da curva”, ouvimos ,quero dizer, a torcida do galo, a massa , talvez, no calor do ano magico e maravilhoso , promessas, projeções , afirmações , de que o protagonismo do galo seria uma constante , doravante e permanentemente , disputando titulos em todas as competiçòes , time que mostraria , ao Brasil e ao mundo, seu poderio. Diariamente, martelando nas midias , os mecenas otimistas esbanjando promessas neste sentido. E , o que se viu , no tragico ano de 2022 , na esteira do ano 2021 , COM A FACA E O QUEIJO NA MÃO , a continuidade do festivo ano de 2021 foi o ano da ressaca , do fim de feira, da implantação da terra arrasada , da incompetencia , dos desmandos, da má gestão , do desmonte de um time vencedor , abrindo mão de jogadores de nivel e aportando aqui refugos , edenilsons, kardecs, pavons , patricks , enfraquecendo o time . Quando raramente cobrados , os repentinamente sumidos mecenas, agora investidores , saíam com esta pérola : ganhamos tudo em 21 , nenhum time continua com esta pegada. Mentira atrás de mentira , manchetes diarias de dividas , noticias horriveis do clube, a tonica desde 2022 , onde deixaram o clube largado às traças e imperou a politica da terra arrasada , abrindo mão de todas as competições , com eliminações vexatorias , com um futebol piofio , pobre e ridiculo. Deitaram nos louros de 2021 e deixaram a barca sem comando , 2022 e 2023 , vergonhosos . Copos meio cheios, copos meio vazios , conversa de buteco pra boi dormir , incompetencia grossa e amadorismo , foi o que se viu , foi a ruptura e quebra de confiança nos mecenas , até então , os salvadores da patria atleticana , MUDANÇAS JÁ , sem conversas , pra ontem

    1. EVANDRO PEREIRA,

      Bem lembrado sobre o desmonte do elenco pós-21…

      Outra coisa: o Padre Torga iria gostar de sua frase, “conversa de buteco pra boi cansado dormir…”…

      Boa!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *