Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um time em cada partida

América do Sul 300x250Sou dos tempos em que a meninada decorava a escalação do seu time, que, via de regra, durava quatro, cinco e mais anos, com uma ou outra alteração pontual. De tempos para cá, com a Lei Pelé, depois a do Zico, que também chegou a ser ministro de um dos governos, a coisa tomou outro rumo e os salários dispararam.

Me lembro que, numa noite com meu pai na fazenda ouvindo o noticiário de uma emissora do Rio de Janeiro, um determinado ponta esquerda do time dele – Flamengo e o nome do cara era Arilson – renovou seu contrato e meu pai comentou: “Eu levo um ano para ganhar o que ele vai receber num mês”. Aquilo ficou na minha cabeça por tempos, uma vez que o meu pai – fazendeiro – levantava cedo e cuidava do gado e plantações numa modesta propriedade rural.

Hoje, se ele estivesse aqui, nem sei como iria reagir. Sei que o que eu ganho é muito mais que a renda dele que criou oito filhos. Mas, pelos salários atuais, eu levaria dez ou mais anos para receber o que muitos dos meus ídolos recebem num curto espaço de tempo. Não quero aqui criticar os salários deles, longe de uma pretensão desta ordem, mas o que mais me deixa perplexo são as constantes alterações nas escalações.

Do time do Galo, campeão da Copa Libertadores de 2013, restam Victor, Marcos Rocha, Leo Silva e Leandro Donizete. Só tem três anos e oito jogadores daquela equipe que ganhou o maior título da nossa história já tomaram rumo. Jogadores da base eram cuidadosamente lançados no time principal e quando estreavam – de tão esperados – sua escalação comemorada pelo torcedor. Vi Zico sendo lançado no time do Rio e acompanhei – passo a passo – Reinaldo em suas primeiras partidas, lançado nada menos que pelo Telê Santana.

Por falar no Rei, duas informações. Hoje, 7 de setembro, completa exatos 45 anos que Barbatana trouxe aquele garoto lá de Ponte Nova. Outra: daqui poucos dias, o blog ainda vai trazer detalhes, iniciando as comemorações dos 60 anos dEle, será lançada sua biografia.

Pois bem na base atual, quando surge alguma revelação, o clube já vem sendo assediado por empresários e clubes europeus. Deixando de lado essa questão de jogadores formados no clube e pensando só no Galo neste ano de 2016, vejamos. Até outro dia o time titular começava com Victor, Marcos Rocha, Leo Silva, Erazo e Douglas Santos. Quem joga hoje? Victor deve ficar de fora, então vamos de Giovanni, Carlos César, Gabriel, Edcarlos e Fábio Santos. Nenhum dos titulares em campo.

Victor depende de avaliação e sua presença é difícil. Rocha e Erazzo estão no Departamento Médico, ao lado de quase dez outros companheiros. Leo Silva está suspenso e Douglas Santos foi vendido. Entre os volantes, os titulares seriam Rafael Carioca e Leandro Donizete. O primeiro tem chance de jogar, uma vez que deve chegar no meio da manhã em Belo Horizonte. Donizete faz companhia a Rocha e Erazo. Vamos de Lucas Cândido. Até gosto dele.

Lucas CAndido treino 06-09-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Dali pra frente seria Maicosuel, Robinho, Pratto, e Fred. Deles, três estão garantidos, mas o argentino não chegará a tempo. Servindo às seleções de seus países, ele e Otero – que seria a opção – não estão nem nos planos do treinador pela inviabilidade temporal. Quem vai entrar, acreditem, será Carlos Eduardo. Só de pensar nele em campo, me dá sono. Assim como ele.

Ainda assim, o Atleticano acredita numa boa vitória sobre o Vitória e nos três importantes pontos para a sequência da competição. E mais, que nas próximas rodadas o DM nos livre das constantes baixas. Afinal, o que está acontecendo? A Torcida quer e merece saber!

11 thoughts to “Um time em cada partida”

  1. Alguém viu o jogo da Argentina? O Pratto fez o primeiro gol. Daquele jeito. Trombando, chutando o ar, chutando a canela do adversário, incapaz de dar um drible, horroroso, o pior em campo. Adorei o gol dele. Fica mais fácil vender essa tralha.

  2. Nós precisamos ser racionais, o Carlos teve cem chances e nunca jogou nada, o Clayton teve no mínimo dez chances e não desenvolveu nada, agora quais chances o Carlos Eduardo teve? Três jogos entrando no final com o time perdendo. Hoje é a chance real dele, vamos apoiar e torcer por ele, pois hoje sim entrando de cara com a companhia de Fred, Robinho e Mago, tenho confiança que ele jogará bem.

  3. Acabei de ler uma matéria sobre o Datolo, o fim do seu contrato e a incerteza se vai renovar ou terá ciclo encerrado no Galo, eu particularmente gosto mt do ffutebol do Datolo, acho q esse período fazendo reforço muscular possa ter sido um fator importante para uma possível renovação com o Galo, desde que as lesões nñ aconteçam mais até dezembro e reapareça o bom futebol do Datolo, acredito que ele serà muito útil ainda esse ano!!!! Força Galo!!!!!

  4. Gostaria de expressar minha indignação aos comentários de um jornalista mineiro não atleticano(flamenguista) sobre o Galo, é nítida a má vontade deste jornalista com o Galo em seu blog chegando ao ponto de chamar o 3º colocado do brasileiro de medíocre e ao mesmo tempo elogiando o campeonato feito pelo outro time da lagoa que está brigando para não cair.

    1. Faço minhas, as suas palavras Marcelo Antonio Lima. Um carioca bairrista, que deveria estar em uma cidade do rio, e não aqui em Minas. Além do mais, suas colunas são cópias fieis umas das outras, sempre com assunto repetitivo.

  5. O presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, é o famoso “devagar, quase parando”. Deu prá gente Diego Aguirre de “presente” no início do ano e agora assiste, impassível, o fato de que o elenco do Atlético é maior no departamento médico do que em campo. E sobre o Carlos Eduardo, em quem ninguém confia, quem o contratou?

  6. Compare dm. do Galo com de outros clubes.No. de jogadores parados e o tempo parado. Os números irão mostrar que tem coisa errada no dm.

  7. Entendo que enquanto não implantar o ganho por produtividade, a situação somente vai piorar, uma vez que jogando ou não jogando o salário é o mesmo.

  8. Pois é hora de entrar com Dátolo. Meudeus, esse recondicionamento não tem fim? Aposto que ele tb deve estar a fim de mostrar serviço, este ano não saiu nadica de nada dali.
    Xará, vc citou Carlos Eduardo, eu cochilei aqui!
    Me ajuda aê, Marcelo!

  9. Canelas de vidro! Os “meninos” do Galo precisam é sair com putas menos fogosas, pois tinha um Guilherme só, agora tem um monte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *