Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Segunda-feira sombria na Cidade do Galo

_Promo USA 300x250Depois da semana de paralisação, quando a Torcida esperava um início de semana com boas novas, as informações são exatamente na contramão da expectativa. Além do veto a Leandro Donizete, parceiro de Rafael Carioca, volantes titulares, o Galo ainda teve a baixa do atacante Carlos, este por um período seguramente mais longo.

Na proteção à defesa, sem poder contar com a dupla titular (ainda sonhamos com a possibilidade do Carioca), as opções passam a ser Lucas Cândido e Yago, uma vez que até o Júnior Urso não sai da enfermaria. O outro volante, Eduardo, já deixou a equipe e agora está no Internacional. Se tínhamos quase uma dezena de opções para o setor, agora estamos na conta do chá para escalar o time.

Torcendo pela possibilidade do Rafael Carioca chegar a tempo de jogar, o Atleticano na véspera de jogo importantíssimo, não sabe quem o treinador terá à disposição. Insisto que uma operação especial deveria ser feita para ter além do Carioca, os outros dois que servem aos seus países: Pratto, pela Argentina, e Otero, pela Venezuela. Ambos seriam fundamentais para o jogo com o Vitória, uma vez que, com a contusão de Carlos, a opção no treinamento foi a utilização de Carlos Eduardo.

Longe de querer promover um debate acerca da escolha, mas, convenhamos, um dia depois de entrar na frequência do treinador em relação ao Clayton, ver seu nome ser preterido para uma eventual escolha, me deixa tenso. Além de Clayton, finalmente Datolo – se é que escolheu mesmo ficar no Galo – seria a meu juízo melhor opção que o até agora inofensivo Carlos Eduardo.

Se os problemas fossem apenas neste setor, já seria um grande desconforto, mas e a zaga? Sem Leonardo Silva, suspenso, e Erazo ainda no departamento médico, confesso que torcia por Gabriel ao lado do então titular Ronaldo. Não é que o treinador optou pelos dois que tinha dúvida para jogar ao lado do então titular, deixando o Ronaldo de fora. Até que acho assim a melhor opção, Gabriel e EdCarlos, mas então por que o outro vinha atuando? Razões que a própria razão desconhece.

treino 31-08-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Mesmo sem entender a motivação que levou o treinador Marcelo Oliveira às opções do treinamento de ontem, seguimos daqui – a Torcida Atleticana – confiante em que tudo vai se encaixar e dar certo. Se bem que, reitero, não seria nada mal que Carioca, Pratto e Otero chegassem, descansassem e jogassem. Tardelli fez isso em 2014 e foi fundamental para o Galo superar o poderoso Corinthians, cujo treinador dançou comemorando antes da hora, e acabou bailando no momento decisivo daquela competição.

Pelo menos no gol, todos estão disponíveis: Victor, Giovanni e o medalha de ouro Uilson. Sobre as contusões, motivações e consequências se têm mesmo a ver com a Flórida Cup, para 2017 nossa presença foi confirmada. Abordaremos o assunto.

18 thoughts to “Segunda-feira sombria na Cidade do Galo”

  1. Eduardo, ainda não entendi a contratação do Carlos Eduardo. Muito estranha. Eu me pergunto: Será que não há ninguém na base igual ou melhor? Se não tem pra que serve a base? Comer, beber, dormir e fazer papel de paisagem? Outra é essa da zaga. Não entendi e nunca vou entender cabeça de treinador. O Ronaldo que vem jogando, não tão bem, mas jogando e com isso com ritmo, vai para reserva. Edcarlos, voltando de contusão, e Gabriel, que ainda não deu as caras, vão para o jogo. Entendi não. Se alguém souber desenhar, por favor fique a vontade. A não ser que haja algo que não sabemos. Yago e Lucas Cândido, esse uma pena as duas contusões no joelho, era promessa forte, me parece que dão conta do recado, até por que o Vitória é muito fraco. Mas como sabemos, é nessas horas que o 9ALO mata nós do coração. E o que falar do departamento físico. O Carlinhos esta lá fazendo o quê? Mas enfim, vamos que vamos. Avante 9ALO!!!! Todos juntos. Por que: AQUI É 9ALO, POR…!!!!

  2. É fato que a técnica de preparo fisíco no GALO está errada. Em quantidade de jogadores machucados acho que sem dúvida estamos em primeiro lugar no Brasileirão. Agora, colocar Carlos Eduardo de titular contra o Vitória só pode ser piada do Marcelo Oliveira. É melhor escalar alguém do time júnior do que este pereba aí!!!!!!!!!!!!!!!!! Sinceramente temos que acreditar, mas está ficando cada vez mais difícil ganhar este Brasileirão de 2016 que no meu entendimento é um dos mais fáceis de se ganhar tendo em vista a mediocridade dos times….Saudações Alvinegras!!!!!!!!!!!!!!

  3. Sem meias palavras, a preparação física vai tirar o título do GALO. O Donizete foi poupado a semana toda e só agora descobrem o estiramento muscular. Carlos machuca treinando… Jogador atua dois jogos e já apresenta dores musculares. Alguém precisa cobrar da Diretoria, que possa ser o elo da torcida com os dirigentes. O que está acontecendo no Galo? Nunca saberemos, porque lá ninguém se importa em esclarecer as coisas para a torcida.

  4. Essa carniça de preparo fisico do Galo vale nada , Guilherme jogador vice me contusão no corintia joga direto , continuar com isso vai ganhar nada . Muito tambem culpa do Aguirre começou errado se nao concertar vai ficar atpe o final do ano nessa bagaça de contusões

  5. O preparador físico do Vasco, do Vasco, é considerado o melhor do Brasil. Até uns dois meses atrás fizeram uma reportagem mostrando que o Vasco não tinha nenhuma lesão muscular no ano!!!! Agora me fala: porque ninguém foi lá ver o trabalho do camarada!!! O que tem de tão diferente lá? Será que nossos profissionais se acham os melhores do mundo e não tem mais nada à aprender?

  6. Que tipo de preparação física é feita no Atlético?Em todo treinamento aparece um jogador quebrado, nem lutador se machuca tanto assim, tá estranho.

  7. Realmente o excessivo número de contusões na temporada não pode ser creditado apenas ao acaso. O preparador físico do Aguirre foi alvo de muitas críticas no Internacional e o preparador atual do GALO, que acompanha o Marcelo, tbm foi bastante criticado em seu período na enseada das garças. Acho que os problemas passam por aí. Quanto as opções do nosso treinador, entendo que Edcarlos é melhor que Ronaldo e que Gabriel precisa jogar pra vermos se corresponde à expectativa da Massa. Quanto a escolha de Carlos Eduardo ao invés de Clayton, me soa indiferente. Ambos foram mal quando jogaram. Acho prudente não escalar o Dátolo desde o início. Ele deve voltar aos poucos, pra não ter nova contusão muscular. Concordo que o GALO deveria tentar trazer o Lucas Pratto para o jogo (depende de quanto tempo vai jogar hoje pela Argentina). Quanto ao Otero, não vale o esforço, é outro que foi mal em todas as oportunidades que teve. Yago, volante do GALO, fazia muitos gols quando jogava na base e é bom jogador. Acredito no garoto. É isso, contusões em série e campeonato equilibrado ao extremo. Vai ser difícil, mas se fizermos as escolhas corretas, dá pra ser campeão. SAN

  8. No meio de tantas notícias indesejadas do que está acontecendo com o Galo, pelo menos tivemos duas boas notícias: a Argentina convocou o Lucas Quentinha, e nos livramos dele por uns dias e o Carlos, o Inútil, fraturou o pé, ficando livres dele por tempo maior. Dois belos reforços para os próximos jogos.

  9. A contratação de que o Galo precisa mesmo é dos fisiologistas da seleção brasileiro de vôlei masculino, que em 2 dias recuperaram o Lucarelli de uma fisgada e o colocaram em quadra. O melhor, é claro, seria evitar os problemas musculares, mas como isto parece ser proibido, é preciso investir em quem recupera rápido, caso contrário, vamos ter que disputar o campeonato médico, jogando contra os times dos internados do Madre Tereza, Mater Dei, Felício Rocho, Vera Cruz, etc. No Corinthians o Guilherme não machuca. Por que só machucava no Galo?

  10. Olá Eduardo, otima matéria! O que mais me deixa incomodado é que nessa sequência absurda de lesões que vivemos esse ano não vimos nenhuma declaração da diretoria e nem da comissão técnica dando alguma explicação para a torcida. Desse jeito fica muito difícil acreditar em título semnpoeer contar com o time mais de uma rodada seguida. Seria uma boa eles darem uma explicação para a torcida. Vocês jornalistas são a nossa voz no CT. Cobrem por nós um esclarecimento e uma previsão do que está (ou não esta) sendo feito para corrigir esse problema terrível! Queremos explicações! Está faltando feijão na alimentação dos atletas? O campo do CT está prejudicando? Os aparelhos da academia estão estragados? O que se passa?
    Abraço

    1. Assino embaixo de tudo o que o Luiz Campolina disse . E digo mais : torço demais mesmo para que o Galo seja campeão brasileiro este ano ,mas nem o título, caso ele venha , pode encobrir esse tema sobre as razões de tantas lesões entre os nossos atletas .

  11. Concordo com o Alberto. As estratégias de preparação física deveriam ser revistas. O DM não tem nada a ver com isto. Ele só conserta o que já estragou. Prevenção é da preparação física. Com tanta tecnologia disponível na Cidade do Galo e tanta lesão acontecendo, alguma coisa precisar ser “repensada”. Se tivéssemos com time completo a TRÍPLICE COROA SUPREMA seria nossa (Florida Cup+Copa do Brasil+Brasileiro).

    1. Sim, não podemos mais chegar em jogos decisivos com meio time no DM. No turno fizemos jogos contra Grêmio, Vitória, Sport e Cëc (sequência que poderia ser promissora) com um time inteiro com problemas clínicos. Infelizmente no segundo turno, estamos no mesmo caminho.

  12. Bom dia… Pré-temporada disputando um torneio não é a melhor opção, mas creio que seja mesmo o preparador físico o responsável por tantas contusões; Corinthians e Fluminense também disputaram e não sofreram com lesões igual o Galo.
    E se me permite, uma pequena correção: o outro volante disponível é Yago e não Yuri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.