Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

13 de maio: estreia no Brasileirão e confiança no título

    Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Começa, hoje, dia 13, o longo caminho em busca do título do Campeonato Brasileiro. Na vanguarda, foi nosso o primeiro título de campeonato envolvendo clubes de diferentes estados brasileiros e a condição de primeiro time brasileiro a pisar em solo europeu. Numa campanha vitoriosa, abrimos caminho para outros times nacionais. Pioneirismo, vanguarda e hegemonia são marcas do Clube Atlético Mineiro.

Apesar dos desfalques de Marcos Rocha e Leonardo Silva e de todo contexto favorável ao Flamengo, o Galo precisa se impor. Serão 38 rodadas. Nelas, a sacanagem vai correr solta. Será necessário, à nossa equipe, superar tudo e todos.

Carlos César e Felipe Santana são os nomes elencados para substituir titulares de peso. O primeiro entra no lugar de Rocha, grande destaque dos dois últimos jogos. Ofendido e agredido por uma minoria de “Torcedores”, o camisa 2 foi um monstro na conquista do título mineiro. Não deu confiança ao desatino e mostrou compromisso com o clube e os verdadeiros Atleticanos. Já Leonardo Silva, o grande capitão, é líder dentro de campo.

Carlos César e Felipe Santana têm características diferentes. Dois jogadores voluntariosos. O lateral direito tem saúde de um touro, apoia o ataque e já marcou gols importantes na função. Santana apresenta-se instável, com registro de uma única boa partida no ano. Oscilante demais, até então. Tomara que faça grande atuação.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

O resto do time deverá ser o mesmo que começou a última partida da decisão Estadual. No meio, Adilson, Rafael Carioca e Elias. Este, com mais liberdade, ocupa espaços do campo e aproveita as oportunidades. Marcou gols frente ao Sport Boys e também no clássico de Minas Gerais.

Gabriel se firmou. Victor é sinônimo de segurança, possibilita tranquilidade a todos. Fábio Santos, talvez o ponto mais vulnerável, dará a volta por cima e mostrará o grande futebol da temporada passada. A Seleção lhe fez mal, como também a Carioca e a Robinho, já recuperados. Pedalada e Fred estão lisos no ataque. É gol de um com assistência do outro. Que assim continue.

Até dezembro, rodada a rodada, iremos levar nosso apoio, incentivo e enviar boas energias aos jogadores que nos conduzirão ao título. Nosso humor vai oscilar, é verdade, e nossa bipolaridade será exposta. Vamos rir, comemorar, reclamar, chorar e espero, ao final, festejar. De minha parte, prometo não esmorecer e menos ainda me entregar.

Anos atrás, num dos momentos de ira com o Galo, distribui tudo que tinha, até camisas. Aprendi e nunca mais faço isso. A dor de uma eventual derrota jamais irá alterar minha condição de Atleticano. Pode me tirar uma noite de sono, mas a normalidade sempre retorna. Será assim, com essa fé, que alcançaremos a taça desejada pela Massa. Temos, ainda, Copa do Brasil e Copa Libertadores. É foco total e parceria constante entre Galo e Torcedor.

31 thoughts to “13 de maio: estreia no Brasileirão e confiança no título”

  1. Teve um lance, que na minha opinião, foi no mínimo duvidoso de pênalti no Robinho…..nada foi comentado na transmissão…..que lixo

  2. O resultado foi importante, jogando contra um concorrente direto, fora de casa, é importante não perder….O Galo hoje tem uma postura tática muito bem definida, percebe-se que muda jogador e todos entendem bem o que o Roger está pedindo, enfim, tá evoluindo a olhos vistos, todos devem estar percebendo a vontade da Mídia, eu digo todas, que o Fla seja campeão…em todos os canais, a cobertura do Sportv do jogo e o pós jogo da Fox e da ESPN, vergonhosa, tendenciosa 100%, portanto, a torcida tem que estar 100% unida com o time, com o técnico e fazer a diferença nos jogos em casa principalmente, vamos fazer o time vencer os jogos no Horto, vamos jogar junto o tempo todo, como tem sido, que assim, poderemos colher coisas boas e o êxito no final do ano.

  3. Eduardo, boa noite.
    Gostei do jogo , mesmo com altos e baixos , parece que definitivamente o espírito atleticano voltou , o espírito aguerrido do galo forte e vingador, buscando sempre o gol, prensando o adversário, emudecendo a torcida adversária e sobressaindo o grito da nossa massa, em menor número, porém , se destacando. Falar do jogo em si, ressaltar o ganho com a entrada de cazares , que ao que parece , está mostrando que ouviram nossas preces e o estão monitorando , o Atlético so tem a ganhar , jogador incisivo, definidor , craque , tenho certeza, nos dará muita alegria.
    O time, a despeito da melhora subastancial do 6 últimos jogos está naquela fase tipo ir se ajustando aos poucos , posicionamento , etc. Gostei hoje do felipe santana , no início seguro , não comprometeu , gabriel muito bem novamente , não o culpo pelo gol , gol que é a cara deste flamengo , uma bola alçada na área , que entrou, coisas do futebol.
    A sensação que fica é que este time tem muito que melhorar, porém está caminhando para isto, Otero é reserva para segundo tempo , cazares é imprescinível , até termos um 10 armador , maicossuel continua devendo.
    O que me interessa no momento , é a disposição, a entrega.
    Terça, no horto , tá valendo e muito , precisamos de um bom resultado com gols, muitos gols , o godoi cruz credo deverá vir fechadinho.
    Terça feira é festa, é dia de libertas, é dia de confirmar nossa ascensão, a confiança voltou, vamos Galão da massa, confirmar o primeiro lugar do grupo.

  4. Este é o Galo que queremos. Raça, vontade, destemor em qualquer campo em que atue. Um time que não se intimida com torcida e campo adversário. Que luta do primeiro ao último segundo do jogo sem perder a vontade de vencer. Parabéns, Victor, Gabriel, Felipe Santana, Carlos César, Fábio Santos, Adilson, Carioca, Elias, Otero, Robinho, Fred, Cazares, Maicosuel, Rafael Moura, vocês honraram o nome de Minas nesta partida. Lutaram, lutaram, lutaram e encheram de orgulho o coração atleticano. Agora só faltam 37 decisões. Continuem assim, anulem os favoritos e massacrem os menores. Parabéns especial para o Roger o grande comandante dessa turma de valentes e equilibrados jogadores.

  5. Bom demais, acabei de ver o jogo e o galo não decepcionou, jogou muito e não venceu o jogo graças ao Rafael Vaz. Parabéns jogadores. O início não poderia ser melhor!!!!!

  6. Quando o zagueiro do Flamengo tirou em cima da linha a segunda bola do Cazares eu pensei que após a virada (que estava se desenhando) eu ia voltar ao blog cheio de marra e dizer que tínhamos goleado por 4×1, os dois do equatoriano precisando ser computados… Depois o jogo azedou pra nós, eles tiveram chance de ganhar… Ao fim das contas, por causa do terço final do segundo tempo, ficou de bom tamanho pra nós, desde que no jogo da volta os três pontos venham sem discussão… Esta é a fórmula do título nos pontos corridos: 3 em casa, 1 lá fora, de vez em quando 3 lá fora…
    Time do Galo tá jogando muito. E eu só vejo progresso com o correr do tempo. Adilson, não obstante alguns sustos, firmou o meio campo. Felipe Santana tem muita raça. Gosto dele. Mas tenho medo dele. Muito medo. Elias, Casares e Robinho: PQP…

  7. Não que o empate com o Flamengo seja um resultado ruim, mas já foi suficiente para vermos que o time continua jogando muito abaixo do que pode produzir. Jogadores mal posicionados em campo e alguns que definitivamente não tem lugar nem no banco do nosso Galo, como é o caso do Carlos Cesar e do Felipe Santana. Quanto ao Roger, sem comentários.

  8. Boa noite Massa!!!
    É este futebol que queremos do nosso GALO, o time todo foi muito comprometido com a partida,fazendo com o jogo ficasse fácil. O time jogou com alma e faltou aquele gol pra sacramentar a vitória.Um empate que temos que comemorar sim pois foi contra um time candidato ao troféu e foi na casa deles.Saldo positivo e temos de enaltecer ao Gabriel e o Santanão que não se abateram no gol do fla que voltaram para o 2° tempos antenados.Roger foi muito bem,fez o simples e não comprometeu.
    Por fim ótimo domingo com as mamães e semana que vem tem mais!!!!

  9. É seu jadirsu !13/05/80 se repetindo? Valeu GALO ! Fora de casa , contra 16 … belo resultado…
    Bora ganhar essa bagaça ! RAÇA RAÇA GALOOOOooooooô

  10. Boa Tarde Ávila e Massa Atleticana,
    Temos um bom plantel titulares e reservas, porém podemos ficar excelentes com 3 reforços pontuais, nada mais que isso. Desde 2015 nosso ponto mais vulnerável é a zaga, para este setor o galo pode contratar o B. Rodrigo, o Miranda ou o Messias do mequinha, para o meio precisamos de um 10 clássico, que podem ser o Éverton Ribeiro, o Lucas do PSG e o Thomas do Santa Cruz é bom de bola e é novo, no ataque precisamos de um velocista e para ocupar esta posição, o meu preferido é o Diego Tardelli. Abre o olho Nepomuceno, o que já é ótimo, pode ficar excelente!.
    No mais, estamos com a faca e o queijo na mão para grandes conquistas neste ano, nas competições do segundo semestre, teremos um 2017 muito, mas muito próspero!. #HonramosonomedeMinasnocenárioesportivoMundial!.

  11. Bem falado, Ricardo de Alfenas…
    Golear o Mingau é um dever cívico! Tão imprescindível que Mixirica & Cia já enfiaram 6 no lombo daquele carniceiro…
    Eu fico pensando que se o Time do Mixirica fez seis, este atual podia muito bem sem esforço lascar 18, que seriam divididos meio a meio com o Tímido Povo, 9 pro Mingau outros nove (de novo) pro São Caetano das Minas Gerais… Ou seria demais pruma única semana?
    Um abraço, AmiGalo! Saudações. Vamo pro jogo.

  12. Oi Eduardo e amigos Atleticanos, boa tarde!
    A nossa estréia tinha que ser exatamente hoje, dia 13 e 13 é GALO.
    Renasce a mesma expectativa de campeonatos anteriores, gritar É CAMPEÃO.
    Precisamos quebrar este jejum sem conquistar o Brasileirão. O Galo é grande demais e a sua Torcida nem se fala. Chegou a hora, é AGORA.
    Porém, precisamos corrigir fatores que foram DETERMINANTES para perdas de títulos em temporadas passadas, principalmente nesses últimos 3 anos, quando morremos na praia.
    Poderia ressaltar alguns fatores, tais como:
    – pífio aproveitamento FORA DE CASA;
    – defesa fraca, uma das mais VAZADAS;
    – DESATENÇÃO nos minutos iniciais de cada partida;
    – departamento médico sempre LOTADO.
    E outros fatores a mais que no momento me passam desapercebidos. Acredito que Roger e sua comissão já tenham detectado tudo isso e principalmente, estejam corrigindo.
    Ponho muito fé no Galo nesta temporada. Temos um bom elenco, experiente e “cascudo”.
    A volta de Victor, a formação com três volantes deram maior segurança ao sistema defensivo.
    No ataque, Fred e Robinho são jogadores diferenciados.
    Temos tudo para fazer uma boa estréia e principalmente, um ótimo campeonato.
    Como diz o Caixa: o Mingau não vai AGUENTAAARRR.

  13. Eduardo: ontem tivemos aqui em Patos de Minas, solenidade de entrega de medalhas pela 45a. Subseção da OAB/MG aos advogados que são destaque, dentre eles o famoso Kakay, que é aqui de nossa cidade. Nada a ver, senão o fato do presidente da OAB-MG terminar seu discurso falando no time das marias. Além de uma estrepitosa vaia, ele foi deselegante numa solenidade oficial que contava com a presença de todas as autoridades municipais, e constrangeu a todos os advogados e convidados presentes, falando em time de futebol num evento oficial.

  14. Amigalos, quando eu insisto em falar de equilíbrio emocional eu quero me referir ao que acabei de assistir agora no campeonato alemão. O Bayern mesmo sendo campeão há duas rodadas joga com o time titular completo e não admite a possibilidade de ser derrotado. Hoje, jogando fora de casa contra o vice líder Leipizig chegou a estar perdendo por 4×2 já no segundo tempo. Equilibrado, não se deixou abalar pela farra da torcida adversária e nem pela empolgação do adversário. Calmamente foi recuperando o controle do jogo e construindo uma vitória que só veio depois de muita luta no último lance do jogo. 5×4. Vitória da qualidade, sem dúvida, de um grande time. Porém, de pouco valeria tanta qualidade sem o espírito de luta aliado ao equilíbrio capaz de fazer prevalecer a qualidade. No ano passado nosso Galo foi o reverso disso. Time qualificado, porém apático e desequilibrado em suas emoções. Espero que neste ano o Roger saiba mudar essa nossa escrita. Não somos penta vice campeões à toa e nem só por culpa de terceiros. Nosso desequilíbrio foi fundamental em várias de nossas derrotas. Que hoje nosso time saiba construir uma vitória em um jogo que demonstre desde o início que não está na estrada para passear. Vamos Galo. Receba o espírito do Bayern e cale a euforia dos flamenguistas. Você está vivo. Bica bicudo.

  15. Rubens Bispo, isso não é intuição, é o desejo de todo Atleticano, a vontade de lavar a alma, deixar uma marca que mostre sempre nossa indignação pelo que fizeram ao nosso time, para beneficiar o Flamengo.
    Esses atos desonestos, trouxeram um enorme prejuízo ao nosso Galão da Massa.
    Portanto, toda vez que pudermos aplicar uma goleada no Flamengo, estaremos aliviando um pouco, a nosso revolta, pelo que essa quadrilha: CBF, Flamengo e Globo, aprontaram sobre nós.

  16. Bom Dia Ávila e Massa Atleticana,
    Meu amigalo Eduardo e demais amigalos e amigalas desta nossa “blogosfera” galista, realmente nós somos pioneiros e desbravadores do futebol nacional em terras estrangeiras, fomos lá na Europa e trouxemos a taça de Campeão do Gelo, feito histórico, épico, sensacional!. As torcidas de todos os grandes cariocas, foram receber a delegação atleticana, no aeroporto do Galeão(podia ser Galão) no rio!.
    A formação e escalação do time para o jogão de hoje me agrada, porém quero muito ver o Danilo na esquerda, para que o jogador não seja “queimado”, sendo escalado para jogar no meio, fora de posição.
    No mais é deixar a urubuzada do Framerda, comerar precoce, antes do jogo, pois o galão já afiou as esporas e vai chegar lá e créu!, colocar água no chopp deles, hoje em pleno maraca lotado, urubu vai virar galinha!!!!…rsrsrs…É como aquela música: “É hoje o dia da alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar!”. Vamos Gaaaaalllllloooooooô!. #HonramosonomedeMinasnocenárioesportivoMundial!

  17. Bom dia a todos. Vamos ganhar o Brasileiro com garra,determinação e raça. Poderíamos ter rebaixado nosso rival naquela marmelada, que não aceito até hoje. Aqui é GALO…

  18. Saudacoes alvinegras. Somos a maior torcida fora do eixo Rio São Paulo. Já encostamos no Vasco e estamos indo rumo a quinta colocação. Isso porque ficamos mais de 20 sem ganhar nada. O Gigante acordou. Bica Bicudo

  19. B om dia a todos, nada melhor que começar o dia e o inicio de um campeonato com:
    Nós somos do Clube Atlético Mineiro
    Jogamos com muita raça e amor
    Vibramos com alegria nas vitórias
    Clube Atlético Mineiro
    Galo Forte Vingador

    Vencer, vencer, vencer
    Este é o nosso ideal
    Honramos o nome de Minas
    No cenário esportivo mundial

    Lutar, lutar, lutar
    Pelos gramados do mundo pra vencer
    Clube Atlético Mineiro
    Uma vez até morrer

    Nós somos campeões do gelo
    O nosso time é imortal
    Nós somos campeões dos Campeões
    Somos o orgulho do esporte nacional

    Lutar, lutar, lutar
    Com toda nossa raça pra vencer
    Clube Atlético Mineiro
    Uma vez até morrer
    Clube Atlético Mineiro
    Uma vez até morrer

    Nós somos campeões do gelo
    O nosso time é imortal
    Nós somos campeões dos Campeões
    Somos o orgulho do esporte nacional

    Lutar, lutar, lutar
    Com toda nossa raça pra vencer
    Clube Atlético Mineiro
    Uma vez até morrer
    Clube Atlético Mineiro
    Uma vez até morrer
    Clube Atlético Mineiro
    Uma vez até morrer
    GALOOOOOOOOOOOOOOOOO

  20. Levantei hoje e à mesa do café confidenciei: “Tou achando que o Galo vai golear o mingau hoje!”
    Estou relatando isto pra seguir na minha linha de raciocínio que desde ontem está me levando a pensar nestas coisas, Galo campeão de cara pra trás e começando hoje com goleada e tudo…
    O Jorge 19 já foi ficando com um pé atras: “Vai achando…”
    Eu também tou achando estranho esta intuição minha, mas o fato é que ela ta aqui… Não sou nem cartomante nem idiota de pensar em facilidades no maior campeonato do mundo… Mas eu não posso fazer nada contra minha intuição!
    Saudações Atleticanas

    1. Rubens, o seu pressentimento é o mesmo meu. Esse ano o Galo leva o título! O resto é otimismo seu, kkkkkkkkk. Esse ano o campeonato vai ser muito equilibrado, como disse, moleza mesmo vamos ter só contra as marias. Mas a gente gosta mesmo de ganhar quando é difícil. Então tá do jeito que a gente gosta.
      Campeonato começando no dia 13? Excelente sinal! É o Galo nas cabeças. Vamos buscar nossa taça!
      Um abraço.

  21. E hoje! Treze de Maio! Nossa Carta de Alforria afinal?
    Não exatamente, porque não estamos nem nunca estivemos escravizados. Mas que estamos sim com sede e fome de levantar este caneco do Brasileiro que nós levantamos pela primeira vez em 1936, ah isto estamos e muito…
    Foi isto mesmo que leram e que eu escrevi e convém não esquecermos nunca: Campeão dos Campeões do 1936. Que era aquilo? Um torneio nacional com os campeões de quase todas ou todas as federações da época, início do profissionalismo… O Atlético, após eliminar o Fluminense, fez a final contra a Portuguesa, então campeã paulista e venceu por 3×2 após estar perdendo de 2×0… Kafunga, Florindo e Quim; Zezé Procópio, Lola e Bala; Alfredo Bernardino, Paulista, Guará, Nicola e Resende…
    Eh Galo!
    Quatorze anos depois o primeiro Clube brasileiro a ser conhecido na Europa. Levantamos taça. Nós somos Campeões do Gelo.
    O nosso time é imortal.

  22. Bom dia Eduardo e amigos do blog!!
    Começa hoje um dos campeonatos mais difíceis do mundo, sempre no começo do Brasileirão podemos colocar pelo menos 10 postulantes ao título.
    Com o passar das rodadas vai afunilando, é um campeonato de Regularidade e Equilíbrio emocional.
    É um campeonato de metas na qual considero as 10 primeiras rodadas importantíssimas, 30 pontos disputados e o time que quer ser campeão tem que conquistar pelo menos 20 pontos.
    O Brasileirão é um campeonato muito difícil e “perigoso”, ano Passado o Internacional teve um ótimo inicio de campeonato nas 10 primeiras rodadas conquistou 20 pontos com 6V 2E 2D inclusive vencendo o Galo no Beira Rio.
    Porém o time desandou e acabou rebaixado faltou “equilíbrio emocional” bem lembrando pelo nosso amiblog Paulo Silva.
    O time ta bem montado, bem treinado o que vai decidir vai ser o “emocional”.
    Principalmente no jogo de hoje com arbitragem “suspeita” o time tem que estar focado em jogar futebol e esquecer os erros da arbitragem.
    O Maraca vai ta lotado, a festa foi preparada para uma vitória dos mulambos, que isso sirva de motivação e que o Galo cante alto colocando água no chopp deles.
    Bica Bicudo, aqui é Galo!!!
    Saudações!!

  23. Começa hoje nossa longa jornada rumo a um título que está entalado em nossa garganta. Isto porque várias vezes, principalmente nos últimos anos, estivemos perto de conquista-lo, e por vários motivos, deixamos escapar de nossas mãos. Em vários campeonatos, os títulos nos foram tirados por arbitragens tendenciosas, e por interferências externas beneficiando nossos concorrentes. Mas também, e principalmente nos últimos anos, perdemos o título para nós mesmos. Falta de foco, deficiência de elenco e a falta de equilíbrio foram determinantes para este jejum que nos vem incomodando.
    Espero que neste ano, com um elenco qualificado e cascudo e principalmente focado desde o começo, tenhamos mais sorte. E nada melhor que começarmos hoje com um bom resultado, porque quanto mais se pontuar no começo, mais gordura tem para se queimar na reta final.
    VAI PRA CIMA DELES GALO!!!!

  24. Bom dia, Eduardo! Chega domingo, mas, não chega a hora do jogo! Nossa!!!! Que falta o GALO nos faz!!!! Incluiria no blog de hoje a raça e o futebol do Otero, a velocidade do Maicossuel, a classe do Cazares e, porque não, a inteligência e a competência do Roger que, com muita humildade e sabedoria, escutou a MAIOR DE MINAS e, finalmente, mudou o esquema de jogo colocando o GALO nos trilhos e acabando com a arrogância de certos “treineiros dançarinos”!!!! Kkkkkk!!!!! Tenho certeza que, diante da ‘urubuzada”, jogando com o espírito GALISTA da recente final que merecidamente vencemos, daremos hoje o primeiro passo para nosso SEGUNDO título do Campeonato Brasileiro!!!! YES, Y CAM!!!!

  25. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos preparados para a maior conquista do Galo neste século. A Libertadores já foi conquistada e a CB também. Falta esse Brasileirão. A espera acabou. É hoje que começamos uma jornada de trinta e oito decisões. É uma corrida de regularidade. Não vale tropeços e bobeadas diante de times de pouca expressão. Contra os grandes e os privilegiados pelas forças externas é cabeça fria, equilíbrio emocional e bola no chão com técnica apurada. Não será fácil, mas, esta é a nossa história. Muita luta, muita raça, muito suor e se for preciso muito sangue. Nunca conquistamos nada com facilidade e nem queremos isso. Lutar, lutar, lutar. Essa é a nossa marca. Vencer, vencer , vencer esse é o nosso ideal. A massa de atleticanos estará sempre presente em todas as partidas, seja em corpo, seja em espírito, nossa alma estará clamando por vitória. Nosso hino diz que NÓS somos do Clube Atlético Mineiro. Isso significa que somos plurais. Eu sou e tu és e ele é do Clube Atlético Mineiro. Mas, individualmente, no singular somos muito pouco. NÓS somos do Clube Atlético Mineiro. NÓS temos e gritamos o único grito de guerra em qualquer estádio do mundo. Nosso grito é gutural e vem de dentro do coração. Não é uma cantilena igual a das outras torcidas. Só nós podemos gritar e nosso grito faz tremer e assusta os adversários. Eles mesmos confessam isto. Então, prepare o seu coração, atleticano, nós vamos gritar muito mais neste ano. VAMOS MOSTRAR COM NOSSO GRITO QUE O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NO PLANETA BOLA. Aqui é só Galo. Aqui é vida e vida sem Galo não é vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *