Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Juiz de futebol deveria usar a analogia

Tem situações que poderiam ser evitadas, caso o bom senso fosse utilizado. No meio futebolístico, a lamentável arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro, na partida entre Uberlândia e o segundo colocado no Campeonato Mineiro, repercutiu no Brasil e até em algumas partes do mundo. Ele, árbitro FIFA e oficial de apoio judicial, talvez bacharel em Direito, deve saber sobre a possibilidade de, em sua defesa, declarar impedimento e suspeição, a fim de evitar especulações acerca de sua conduta.

Digo isso, pois o Código de Processo Civil, por meio dos artigos 134 a 138, possibilita aos juízes de Direito alegar impossibilidade de exercer suas funções em ações contenciosas. Nas partidas de futebol, por analogia, a tese poderia ser aplicada, de modo que os árbitros pudessem se reservar. Corre à boca miúda, e isso pode ser verificado nas redes sociais, que Ricardo Marques Ribeiro foi estagiário ou assessor de destacado desembargador e dirigente de um dos clubes da capital. Nada mais correto que ele solicitasse não arbitrar partidas desse time. O instituto da suspeição é próprio para ser usado por pessoas ilibadas, íntegras e honestas.

Apesar de frequentes críticas e manifestações públicas em função dessa circunstância, Marques continua trabalhando e seu desempenho, não raras vezes, coloca sua dada parcialidade em pauta. Em 2008, numa partida do Galo com o Villa Nova, no Castor Cifuentes, o mineiro deixou todos perplexos e irritados. O Galo teve um jogador expulso, Agustín Viana, em meio a uma distribuição exacerbada de cartões para nossos jogadores. Em contrapartida, quando Danilinho saiu de campo sangrando pela boca, os adversários não tiveram o mesmo tratamento e cartões não foram aplicados. Ao final, em entrevista à imprensa, lembro-me perfeitamente o que ele disse: o atacante usava aparelho nos dentes, por isso o sangramento.

Crédito: UAI/EM

Tempos depois, em 2010, na semifinal entre Ipatinga e o mesmo time de ontem, sua arbitragem, principalmente no primeiro tempo, foi duramente questionada. A equipe do interior saiu vitoriosa e jogou a final do Estadual frente ao Galo. Naquela ocasião, os comentários foram implacáveis e numerosas foram as críticas, mas Ricardo elegeu um chargista da capital para reagir às generalizadas e incontáveis ponderações a respeito de seu trabalho. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais decidiu favoravelmente ao árbitro, condenando o profissional de imprensa. Penso que o árbitro deveria, há muito, ter solicitado seu afastamento de jogos do time de lá da Lagoa da Pampulha. 

O Galo manteve o veto ao seu trabalho por consideráveis seis anos, em 2016, porém, numa resolução discutida reiteradas vezes, Ricardo voltou a apitar nossos jogos. Ontem, questionamentos vieram à tona, em relação à penalidade mal marcada e a momentos de interpretações questionáveis. Tivesse o árbitro, desde o início de sua carreira ou até mesmo nas eventuais polêmicas do passado, para sua preservação, alegado impedimento ou suspeição, ele e nós estaríamos livres de eventuais especulações.

Parto do princípio de sua total isenção, preferindo creditar as falhas do juiz a eventuais erros de leitura. Caso o diagnóstico seja esse, não temos razões para discutir o assunto que em nada engrandece à evolução do futebol. Depois do “perdão”, o Atlético resolveu reaquecer o veto anterior. Era melhor não ter suspendido aquilo que era histórico. 

Reitero: minha convicção sobre as pessoas, independentemente de suas crenças, leva em consideração o princípio de equidade moral e ética. Admiro, sobretudo, aquelas que se declaram impedidas de se manifestar sobre assuntos que possam lhe causar qualquer tipo de constrangimento. Vida que segue, acredito no cidadão Ricardo Marques Ribeiro, mas não gostaria de vê-lo apitando jogos do Galo. É o que penso.

 

49 thoughts to “Juiz de futebol deveria usar a analogia”

  1. Nossa este mesmo árbitro na primeira rodada do campeonato mineiro no Mineirão no jogo Villa Nova 1 X 2 Cruzeiro, e prejudicou em varios lances o Villa Nova a favor do Cruzeiro, um cidadãos desse deve ser punido da arbitragem brasileira, se eu tivesse videos de erros deste indivíduo entraria na justiça comum contra seus erros em favor ao Cruzeiro, extranho que nunca erra contra.

  2. A diretoria do cruzeiro afirmou que não daria declaração pública sobre a questão do veto do árbitro feita pelo Atlético. Eles estão certos. Nada de declaração pública. Esse é um assunto que tem de ser discutido internamente e com toda a descrição. Tipo : “Xiiii, Benecy, descobriram nossa ideia. Qual o plano B”? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. O Atlético agiu certo ao questionar o árbitro na FMF. Mais do que conseguir seu afastamento é necessário deixar claro que essas coisas não estão passando despercebidas e que o Galo estará de olho no comportamento desse rapaz nas próximas atuações. Reclamar depois que “a vaca foi para o brejo” não adianta nada. Então, parabéns à diretoria do Galo por ser proativa.

  4. Andrade pode esperar uma bela vitória do Galo Sábado, para os jogos em casa o Atlético está muito bem, e o Mineirão também é nossa casa e nosso salão de festas.
    Precisamos conquistar essa mesma estabilidade nos jogos fora de casa, e com alguns ajustes com certeza vamos conseguir.
    Galooooooooooooooo
    5×0 para o Galo tá bom!!

  5. Sábado é dia de clássico. É preciso VENCER! Em termos de tabela vale nada, porque as posições já estão definidas. Porém, vale muito para a sequência de Libertadores neste mês. Naquele jogo de início do ano, o time andou em campo e não deu um chute sequer a gol. Agora, passados dois meses de trabalho, é INACEITÁVEL aquela postura. FOCO, RAÇA E DETERMINAÇÃO. Todos precisam se doar ao máximo, brigar por cada bola, tem que competir… A torcida acredita e espera uma vitória convincente. A Libertadores vem aí, vamos ver o que podemos esperar dela. Acabou a pré-temporada, agora é pra valer!

  6. AmiGalo Eduardo…
    Eu, que pessoalmente citei o Pedro Henrique, reitero e repito minhas palavras de respeito a ele. Eu disse textualmente “o que lhes deve dizer respeito deve ser dito no blog do EDUCADO RAPAZ PEDRO HENRIQUE”
    Espero que não tenha fica nenhuma impressão para ele, o citado, nem para você, nem qualquer outro leitor do blog, Atleticano ou não. Ao PH me referi com todo respeito ao qual ele por seu jeito se faz merecedor…
    Bati com o pé no chão pra enxotar daqui o pessoal maria que entra e entrou neste blog para dar palpite… Porque, afinal das contas, Aqui é Galo!!!
    Saudações Atleticanas

    1. Entendi. Não quis fazer referência a você, caro. Só aproveitei a citação para alertar. Pois, acredite, daquele momento até agora cessaram as invasões. Pelo menos em comentários.

  7. Caro Eduardo, como o texto com um apontamento histórico. O jogo ente Vila x Galo, ocorrido em 2008, foi vencido pelo Galo, por dois a zero. Chamado à época de “clássico centenário”, em virtude do centenário de ambos os clubes aquele ano, teve como um dos protagonistas o próprio Augustin Viana, que abriu o placar com um belo gol, e foi expulso no segundo tempo, pelo juiz em questão, o outro protagonista.
    Alías, quanto a esse árbitro, figura alvo da coluna de hoje, o que mais me absurda não são as “coincidências” históricas em prol de certo clube. O que me indigna é que o mesmo é o indicado pela CBF à apitar copa do mundo na Rússia, foi eleito pela imprensa mineira, pelo segundo ano consecutivo, com o melhor árbitro de minas. Me revolta o esforço de parte da imprensa em amenizar os erros sempre cometidos por esse arbitro à favor daquele time.
    É fato que é um apitador desempenho ruim. É histórico que erra sempre em favor de um e contra outros.

    1. Fi-lo. Agradeço novamente sua observação. Lembro-me de ter voltado de Nova Lima “P da vida” e ouvindo a entrevista sobre o aparelho nos dentes. Foi mais marcante que o jogo e seu resultado. Gosto de leitor atento.

  8. Eduardo, o juizinho em foco usou a analogia sim. Para ele se o Galo está ganhando todas porque não usar esse fato para ajudar o time dele a ganhar também? Analogia é isso. Usar um fato consumado e firmado no direito para julgar um outro semelhante. Só que no caso em tela a semelhança é mera ficção. Por isso é preciso distorcer o fato, jogo Uberlândia X Purpurina para fazer analogia com o time do Galo. Analogia ficcional.

      1. Obrigado, Galodamata. Clarice Lispector era realmente cheia de surpresas, mas, facilmente decifrável. Benjamim Moser que o diga. retribuo o forte abraço acrescido da certeza de uma grande vitória no sábado. Aqui é Galo e sem surpresas.

  9. Eduardo, bom dia! Falar de arbitragem aqui no Brasil é chover no molhado. Cada dia, eles cometem erros, ajudando uns e prejudicando outros. As falhas na arbitragem não tem fim.
    Devemos agora é focar no clássico que sempre começa na semana anterior e termina na semana posterior, por isso, já respiramos o clássico.
    Clássico se ganha é na garra, com sangue nos olhos e o coração na ponta da chuteira. Sábado é decisão, espero que o Roger contamine nossos atletas com esse espírito de vitória.

  10. “O instituto da suspeição é próprio para ser usado por pessoas ilibadas, íntegras e honestas.”
    Sábio xará, o futebol pode ser considerado uma analogia da vida atual em nosso país.
    Se nem “importantes” juízes de direito em evidente situação de suspeição se admitem assim, o exemplo está dado ao árbitro de futebol.
    Coisas de caráter.

  11. Bom dia, Canto do Galo!
    Para início de conversa vou repetir: Canto do Galo. Aqui é Galo. O que estão fazendo marias infiltradas neste espaço? Discutindo o que não lhes interessa. Sim, porque o que lhes deve dizer respeito deve ser dito no blog do educado rapaz Pedro Henrique…
    Mas eu vou responder a voces, mariada, que veio fuçar aqui: sabem porque a mafia não interpela a comissão de arbitragem? Preciso responder? Preciso dizer que gambá não tem o direito de reclamar contra mau cheiro?
    Outra coisa que preciso responder demais é aos que dizem que o nosso campeonato não vale. Primeiro não vale quando ganhamos. Segundo, desde quando mandar na própria casa deixou de ser a coisa mais importante e sagrada? Aos que chamam os Campeonatos Regionais, razão de ser a rivalidade que é o combustível vital do esporte, eu digo: se você for da máfia, tudo bem seguir conversa fiada lançada por senador biônico… Mas se você for do Clube Atlético Mineiro, por favor, conserte o corpo!
    Por fim, que matéria notável! Elegância, conhecimento e sutileza. Por isso comanda o blog. Xingar, xingamos nós… Você, Eduardo, como dizemos na minha terra, “tirou o papo sem ofender o pescoço”
    Saudações Atleticanas

    1. Caros, especialmente ao amiGalo Rubens Bispo, tenho o maior respeito pelo companheiro Paulo Henrique. Não o conheço pessoalmente, ainda vamos nos encontrar, e toda e qualquer tentativa de agressão a ele será desprezada aqui no nosso espaço. Ele, PH, como eu aqui temos a difícil missão de conduzir os blogs dos nossos times de coração, sabemos o quanto isso é – em alguns momentos – penoso. Entretanto, tanto ele quanto eu, fazemos com dedicação. Diante disso, reitero um pedido que já fiz anteriormente. Evitem, a qualquer pretexto, invadir o espaço dele que é feito com toda dedicação. Respeito. Evidente que, lá como cá, tratamos – cada um – sob a visão de torcedores que somos a respeito do nosso time.
      Creio que Paulo Henrique, como eu faço daqui, joga todas as tentativas de agressão na lixeira. Eventualmente, com critério (raramente por distração), até deixo uma ou outra escapar. Faz bem ao bom debate, desde que sem a carga do ódio ou rancor. Hoje, a cada dois posts aprovados, um outro cai na lixeira. Não entenderam até agora que, em momento algum, tive a intenção de colocar em dúvida a conduta do árbitro. Ao contrário, como o mesmo lida diariamente com assunto relacionado ao direito, apenas sugeri utilizar de um instrumento legal e legitimo de preservação.
      No mais, o que nos interessa é o nosso Galo. Afinal, “aqui é SÓ Galo, por#@!”

  12. Está certo em acreditar na pessoa, mas Eduardo, como você mesmo citou este rapaz erra reiteradamente à favor do Tremense e contra o Galo. Que ele é Maria e trabalhou com um desembargador/conselheiro delas todos sabem também. No fim das contas, este árbitro vai mudar de federação, continuar apitando normalmente. Quando se aposentar, depois de prejudicar muitos times, vai ser comentarista de arbitragem em uma TV. Já vimos este filme, só o ator era outro, Márcio Rezende de Freitas.

  13. Bom dia Eduardo e amigos ATLETICANOS. Quanto ao camisa 12 das marias que apitou o jogo contra o Uberlândia, o que tem que fazer é todos os times do interior de Minas mais GALO e o mequinha proibir ele de apitar os jogos deles, seja contra qualquer clube. Quanto ao jogo de Sábado a diretória tinha que propor ao jogadores um valor de 50 mil para todo o elenco por cada gol marcado. E no jogo da semi ou da final caso elas chegarem lá, dar o mesmo tratamento que eles estão nos dando agora. Abraços e AQUI É SÓ GALO.

  14. Eu assisti o primeiro jogo deste Juiz ou Árbitro, em um jogo do Galo contra o Villa Nova, em Nova Lima, isto há muitos anos. Deste este primeiro jogo, vi com esses olhos que Deus me concedeu, que ele já era péssimo. E além do mais, depois de uns dois anos já foi para a FIFA. Ele tem costas largas, padrinhos fortes, pois trabalha com um DESEMBARGADOR DE JUSTIÇA NO TJMG, que é CONSELHEIRO DO TIME AZUL, senta na mesma sala do DESEMBARGADOR, algo estranho no ar.

  15. É mas no jogo contra o America ele beneficiou seu time, o Elias deveria ser expulso com 30 minutos de jogo após fazer a segunda falta desclassificante , não recebeu nem amarelo.

  16. Não vai sobrar arbritos (Juízes) em M.G…..o pessoal do Atlético ou tá de brincadeira, ou tá tentando esconder algo mais sério (dividas) ! Me ajuda ai vai………Se toda vez que um juiz errasse para o Atlético contra um time do interior de Minas, e o Cruzeiro fizesse a mesma coisa, os jogos do Atlético teriam que ser tipo “pelada”, sem juiz…rsrsrsrs

    1. Responsabilidades, [más]intenções são iguais , elas não mudam … até em “peladas”… e olhe que existem peladas e pelaaadas ! Abraço

  17. Ele junto com o ar Márcio Eustáquio Santiago , que bandero o jogo contra a Urt, são manjacos a amos de 10 anos e não sei como a diretoria do galo deixa esses dois participaram de jogos do galo .

  18. Esta passividade do povo Brasileiro é um dos ingredientes que fomentam a corrupção neste país. Existe alguma dúvida de que Márcio Resende de Freitas apitou para o Corinthians nas finais do Brasileiro contra Internacional e Galo? Existe alguma dúvida de que José Roberto Wright apitou para o Flamengo, contra o Galo, no jogo em Goiânia? Existe alguma dúvida que este senhor, Ricardo Marques Ribeiro, apita para o desesperado Cruzeiro? Vamos, sempre, ignorar os fatos e deixar que estes energúmenos se beneficiem da nossa complacência? Pelo amor de Deus…chega !

  19. Já sabemos que para parar o Galo, quando seu time é uma seleção, recorrem sempre a esses subterfúgios.
    Temos, nessas condições, de realizarmos marcação serrada, mas sabemos que estamos sobrando, temos mais uma vez, um grande time e só podemos perder para nós mesmos. Vamos concentrar, jogar sério e dentro de nossas características: raça, luta, respeito…
    Tenho certeza, que com seriedade, não vai ter para ninguém este ano, só precisamos saber, que jogo se ganha é jogando, é no campo. Vamos nos unir e partir com vontade para cima dos adversários.
    Veremos a prova neste próximo sábado.
    Se somos bons, só precisamos jogar com vontade e seriedade.
    União de todos os jogadores em torno do nosso grande objetivo.
    A Padroeira está nos protegendo.
    Galo, a massa acredita e apoia!!!
    Vamo que Vamo…
    Dá-lhe Galão da Massa!
    Este ano, se Deus quiser, mais uma vez, só vai dar Galo!

  20. Boma dia, Eduardo e galera atleticana, líder, invicta, absoluta, com 100% de aproveitamento, defesa menos vazada e ataque mais positivo. Querem mais? Sábado teremos. O Pablo quer 5×0 eu quero 6×0 e você? Eduardo, bela crônica e ótima aula sobre o instituto da suspeição. Tô com medo da concorrência. Mas, esse cara, juiz padrão FIFA tem mais é que cair na real e parar de torcer para time ruim. Assim ele não precisará comprometer a sua carreira revertendo resultados em favor do seu time. Aqui é Galo. Este é o Canto do Galo. Aqui só nós temos vez, voz e razão. Saudações ao mundo atleticano.

  21. Bom dia a todos gostaria de manifestar que o profissional deveria ser profissional mesmo apitando uma partida de seu time ou defendendo alguem, porém este profissional apitou tambem Argentina x Chile e o penalti marcado foi duvidoso, acho tambem que o próprio se fosse sorteado tivesse a honra de dizer não.

  22. Caro Sr. Eduardo. O Sr. deveria se preocupar em usar seu espaço nessa mídia para falar do seu clube, ou então ser imparcial e citar por exemplo quando o seu clube foi beneficiado vergonhosamente na primeira rodada do campeonato com uma penalidade INEXSISTENTE, aliás não só uma penalidade o que é muito comum em jogos do seu clube.
    Forte abraço!

    1. A penalidade mais escandalosa foi aquela contra o América. Vergonhosa, diga-se. Tem outros exemplos, como no dia que chamaram Minas de “aldeia”, mas o que trago no texto – pra quem sabe entender e tem discernimento – é uma reflexão sobre princípios contidos na legislação e que podem e devem ser aplicáveis na situação. Sequer faço acusação ao mencionado árbitro.

  23. Credibilidade é tudo! Todo apitador é tbm um torcedor, o problema é que alguns entram em campo com a camisa do seu time em lugar do uniforme da arbitragem. Quer torcer,que vá para a arquibancada! O histórico das “arbitragens” deste cidadão já não é bom em jogos internacionais,que dirá nos locais,ainda mais envolvendo interesses benecinianos . Agora! Por que cargas d’água retiraram o veto já existente? Se havia um , o histórico de suas atuações já inspirava certa/muita cautela… A este cidadão – suas arbitragens,digasse- o benefício da dúvida sempre lhe será negado. ..?GALO
    _ Parabéns pela bela crônica Eduardo,uma das melhores até então. Não pelo assunto em si ,mas sim pela clara explanação clara da ideia nele contido. Parabéns,caro!

  24. Não me admiraria se por acaso o bandeirinha fosse um tal de Márcio (esqueci o sobrenome), que tem os pés tão azuis que quando as smurfetes ganham, a esposa dele fica feito louca gritando nas ruas do novo progresso…. Lado outro, achei o ápice da demonstração do “tremor”, vetarem à nossa torcida a entrada de bandeiras e instrumentos de som.

    1. Márcio Eustáquio Santiago, que bandero o jogo contra a URT e prejudicou o galo novamente como se costuma a mais de 10 anos e a diretoria do galo deixa .

  25. A diretoria atleticana está fazendo tempestade em copo d’água. Até a rádio Itatiaia, famosa, por ser defensora do galo pelos cruzeirenses, ontem na hora do almoço, viu carga do defensor do Uberlândia no atacante cruzeirense. Tem medidas jurídicas que são desnecessárias e só levantam a poeira. Não aceitar que ele apite jogos do interesse do galo é uma coisa, condená-lo socialmente por questão, no mínimo, duvidosa pelo exposto acima é outra coisa. Abraços.

    1. Só para constar o Sr. Emanuel Carneiro é atleticano mas “brigou” a direção do Galo quando o então presidente Kalil, em uma reestruturação do quadro de funcionários dispensou parentes dele. A coordenadora de esportes Úrsula Nogueira é cruzeirense assumida, tanto que existe foto dela com camisa do Pirangi em jogo da copa do mundo… O Júnior Brasil é cruzeirense e fazia um programa esportivo em um TV daqui junto com o Léo Burguês onde ele era o representante do Pirangi… e vários outros que ocupam cargos na direção dessa rádio… então não venha falar que essa emissora “defende” o Galo porque isso é uma mentira usada pelos torcedores do time da Enseada das Garças para ocultar a proteção que essa emissora dá ao time deles.

      1. Assim como o LuGalo também não escuto esta rádio há alguns anos, mais precisamente desde a demissão do Lélio Gustavo (por ser o melhor comentarista mineiro e pela forma injusta da demissão). Mas a direção desta rádio vem atuando contra o Galo repetidamente e propositalmente. Estão tentando recuperar a torcida rival porque foram rotulados de Itatigalo. Recebo áudios de amigos que também são contra essa rádio e ontem mesmo ouvi um comentarista deles criticando o Galo por ter solicitado a exclusão do árbitro do Mineiro.
        Enfim, está chegando a Rádio Super com uma equipe excelente, acho que será a melhor opção para transmissões sérias e imparciais. Já contrataram o Pequetito que além de ser o melhor narrador é o único não atleticano que conseguiu emocionar a Massa. Contrataram também Arthur Morais que também é da torcida do rival, mas sempre respeitou o Galo e fez um trabalho sério. Agora pra fechar o pacote estão tentando levar o Roberto Abras para ser o setorista do Galo.
        Obs.: Atualmente não escuto os jogos pelo rádio, raramente, mas quando ouço é pela 98 FM. Apesar de ser mais zueira, pelo ao menos eles são parciais assumidos, não como na outra rádio que escondem seus times.

  26. Quando vejo que esse sujeito é árbitro FIFA, cada vez mais acredito que esta entidade é uma das mais corruptas do mundo. Acho que é, devido a bons serviços prestados através de resultados arranjados assim como o Wright. Depois das declarações do Bené nada mais me surpreende do lado de lá. Abre o olho GALO.

  27. Eduardo. Bom dia! Em relação ao Exmo. Sr. “APITADOR” em questão que, como Juiz de futebol, me recuso a dizer seu nome, parabéns pela colocação e perfeito entendimento da questão! Posicionamento digno de Desembargador! Voto com o relator! Me preocupo é com a passividade da Comissão de Arbitragem! Será que não tem dedo de “maria” nessa questão?!?!

  28. Esse sujeito jamais poderia apitar jogos do Galo… até hoje não entendo o que levou a direção do Galo a suspender o veto…. Eu me lembro muito bem do que ele fez no jogo time da Enseada das Garças x Ipatinga… foi um dos maiores roubos da história do futebol mundial, quem duvida basta procurar no Youtube assistir à partida…. Além de não poder apitar jogos do Galo deveria ser impedido de apitar jogos do Pirangi e jogos que interessem diretamente a esse time… Errar uma vez a gente até perdoa mas errar sistematicamente e sempre a favor do mesmo time é má intenção no mínimo…. é o que penso…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *