Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Xô, cbf … saia fora da minha horta

Desde a noite de terça-feira, logo ao final de mais uma vergonhosa atuação da selecinha, a saída do fraquíssimo Dorival tomou conta das resenhas esportivas. Ontem passei o dia recitando essa versão da “poesia que a professora ensinava”, de Silvio Romero, e que embalou a infância escolar de muitos Atleticanos dos tempos que as escolas e as mestras eram respeitadas.

Você, cbf, não ajudou a plantar, colher, aterrar e cortar. Agora quer vir aqui, mais uma vez, sacanear com o Galo? Jamais! Vazei pr’oce! Casquei fora! Vapo! Sou dos Atleticanos que desde tempos atrás deixou de torcer por esse time sem vergonha em verde e amarelo, situação que atualmente vem se consolidando não só aqui no meio da Massa e sim por muitas torcidas pelo Brasil. A cbf é um lixo e sua direção responsável por toda essa situação. O resultado 7 a 1 e outros são indicativos da podridão dentro daquela instituição.

Toda ação tem reação. Foram anos de sacanagem contra o Galo. Títulos de 1977, 1980. 1985, 1999, 2012 para ficar nos principais. Ah! E a vergonha nacional do Serra Dourada. Tabelas elaboradas de acordo com o interesse de cariocas e paulistas – nessa ordem -, arbitragem medonha, stjd tendencioso e muito mais. E os salários da diretoria, desde o presidente, vices (um enorme e verdadeiro colegiado subordinado às ordens do rei) e outros cargos para surfar com a turma de seu interesse. Chega! Se enveredar por aqui meus dedos disparam junto ao coração acelerado e magoado.

Sempre que é anunciado uma convocação fico torcendo contra a escolha de todo e qualquer profissional do Galo para essa marafunda oficial. Já que não curto esse antigo escrete que orgulhava aos brasileiros, igualmente e jamais quero Atleticano no meio desse covil. Nem médico eu cederia, mas é uma decisão pessoal, assim como de jogadores em aceitar a convocação. Não é do meu tempo, mas o Mário de Castro me orgulha, recusou convocação e disse que só vestia uma camisa. A do Galo!

Aliado dessa pocilga, a mídia do eixo adora crucificar jogador fora desses dois estados. Cerezo, por exemplo, foi o culpado por estes pernósticos da eliminação em 1982. Ninguém fala do frangüeiro Valdir Peres, imposto pelos paulistas. Na Copa seguinte, foi a vez do Elzo, esses pilantras da mídia carioca esquecem que o Zico perdeu a penalidade da classificação. E é assim que seguiram destruindo o futebol brasileiro para beneficiar os interesses de cariocas e paulistas. Agora Arana é a bola da vez. Jogasse ainda no Curíntia esses babões dessas mesmas emissoras teriam outra avaliação.

Recentemente vieram aqui e nos tiraram o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, um dos pilares dessa fase recente e vitoriosa do Galo. Teve situações, como em 2012, que o treinador de plantão – Mano Menezes – desfalcava o Galo em toda convocação para prejudicar no campeonato nacional. Intento alcançado em favor do fluminenC, esqueceram dos nossos jogadores. Agora começam a especular o nome do Cuca. O paranaense estava sendo massacrado por todo canto, foi só reassumir nosso comando que resgatou sua imagem de treinador trabalhador e como é uma combinação perfeita – Cuca/Galo – já começam a querer quebrar esse encanto. Vai te ph….!

Aqui não, canarinho! Aqui é Galo!

Em tempo: A Atleticanidade não se explica. Sente! Cuca já disse que aqui chega funcionário e sai torcedor. Hulk, o melhor jogador em atuação no futebol brasileiro, endossa essa afirmação. Que depoimento. Vale a pena ler e reler.

Imagens: UAI/EM

8 thoughts to “Xô, cbf … saia fora da minha horta”

  1. Se alguem realmente tem o direito de criticar este pífio time que muitos chamam de seleçao brasileira somos nós torcedores (o povo). Como disse o colega acima, culpados de tudo isto são as federações e os clubes que permitiram que a CBF que nunca foi santa se tornasse uma casa de vadiagem. Pensem, somente a titulo de comparação no que a seleção tem hoje e no ela tinha nos anos de 1994 a 2002 onde se chegou a tres finais seguidas de copa do mundo vencendo duas e vendendo uma, se tinha cafu, ronaldinho, o fenômeno, rivaldo, romario e muitos outros que ja eram consagrados antes mesmo das copas, olhem bem esta geração de hoje, não há luz no fim do tunel. Eu ja amei muito a seleçao brasileira ( não tanto quanto amo o galo), mas sim chorei de tristeza, chorei de alegria, mas ja faz tempo que ela não significa nada mais para mim. CBF, federações, clubes, imprensa, patrocinadores de jogadores, empresarios de jogadores, jogadores pé de chinelo (uns neymar da vida) patrocinadores da seleção que inclusive fechou o maior patrocionio de sua historia com a nike, todos estes e mais alguns acabaram com amor que o brasileiro tinha por sua seleção que tanto nos encantou, e tantas alegrias nos trouxe, ja faz alguns anos que não passa de um arremendo, lastimável.

  2. De qualquer forma teremos q ser gratos a cbf w nos deu brasileirão de 1937 encima do escrete da marinha. Ou seja já somos tri. Queiram ou não. Ehhh. Abracos a todos.

  3. Bom dia Mestre Eduardo e AmiGALOS:
    Primeiro parabenizar o nosso amado clube, um pouco atrasado, mas para o GALO todos os dias é dia de dar os parabéns. Muito tem se falado sobre a situação que se encontra o nosso GALO hoje, com salários em dia, estádio próprio, elenco forte, CT de primeiro mundo e com empresários que administra o clube que são atleticanos e não precisa roubar do clube para si próprio. Antes lembro que o time não tinha onde treinar, se não me engano, treinava no campo da Frimisa, jogadores não queria vir para o GALO pois os salários sempre atrasava, jogadores dispensados de hotel por falta de pagamento e hoje tudo mudou e tenho certeza que vai mudar mais ainda, para melhor, com um elenco mais forte, com a marca mais forte e se tornando um clube respeitado fora da América do Sul. Sábado começa o brasileirão, onde todos os jogos são difíceis e contra o Grêmio, que sempre nos da trabalho, mas mesmo o jogo sendo na casa deles, acredito na vitória, o segredo é pontuar sempre fora, com os melhores time ao menos 1 ponto e com os times de menor elenco, os 3 pontos e ganhar todas em casa, ai é correr para o abraço

  4. Salve Massa e Guru

    Sinceramente Guru ,este amontoado da CBF só passa vergonha e é reflexo de tudo que acontece nesta podre entidade, acobertada por uma imprensa vagabunda que tb, mama nas tetas desta vaca.
    O que em tempos atrás seria um orgulho a participação de Arana, hoje tem sido um suplício, porque ele está é se queimando jogando com estes caras. Então o melhor é nem ir. E ainda aparece torcedor por aqui cobrando a convocação de Hulk. Para né?
    Aliás sobre Hulk fica apenas uma pergunta: até onde este cara vai?
    Monstro dentro e fora de campo!

  5. Bom dia Ávila e demais Atleticanos (as).

    Leio as ‘ótimas’ resenhas e comentários todos os dias, mas muito raramente tenho ânimo para opinar sobre assuntos do Galo, CBF e futebol em geral. Mas hoje tive um impulso para participar desse privilegiado espaço de debates sobre nosso amado time.

    Antes parabenizo os 117 anos do nosso glorioso Galão da Massa!

    Como não querer interagir após mais um vexame da “selecinha da CBF”? E, também, por mais uma injustiça cometida por jornalistas contra jogador do Galo?

    Eu sou fanático apenas por Deus!
    O Galo é uma das minhas maiores paixões desde criança.

    Além das más interferências do “eixo” contra o Galo, o que mais atrapalha o sucesso constante do time é a deficiência administrativa, técnica e psicológica.
    São coisas difíceis de resolver!

    Arana não jogou bem ontem porque o time inteiro esteve mal; e a razão para isso é, ao meu ver, o repetitivo erro de convocar 99% de jogadores “estrangeiros”.
    Enquanto isso não mudar, muitos vexames virão.

    Dia 29/03/25 Galo estréia contra o sempre perigoso e tradicional Grêmio. Acho que faremos bom jogo; e uma vitória no primeiro compromisso será muito bem-vinda.

    Nosso time está montado e algumas “peças” virão para fortalecer. Cuca sabe o que precisa ser feito. Confio nele!

    Atleticanos (as)…. preparai vossos corações, pois grandes batalhas nos esperam nesse 2025 (dentro e fora das 4 linhas).

  6. Aplausos às 27 federações e aos 40 clubes das duas divisões _ A e B _ pelo q fizeram ao futebol brasileiro,digno de dó. Aos clubes vaquinhas de presépio,daqui p frente sem reclamações qtº ao calendário apertado,ao juiz q irá assoprar o apito e se seu time for roubado/prejudicado em favor dos mesmos de dempre, lembrem-se que vocês legitimaram e pediram por isso. Pensava eu com meus botões q depois daqle maravilhoso 7×1 não teria outro maior,e não é q aconteceu um 40 x 0 imposto pelos próprios associados. Fogo amigo q chama,que beleezzaaa…Depois a vaca deita e não sabem o porque !

  7. Estava demorando. Aviso ao cuca: não admitiremos de forma alguma , dividir ele com a selecinha vexaminosa , fale não , um sonoro não para estes pilantras mafiosos da cbf. Eu tinha certeza que este dia chegaria , pois no Brasil não existe treinador mais capacitado que ele. Farão de tudo pra resgatar a credibilidade deste time de empresarios , não medirão esforços. Ainda bem que existem os lacradores , de um episodio ocorrido a dezenas de anos,devidamente julgado e absolvido ( no primeirissimo mundo culpado vai pra cadeia, não importa se tem dinheiro ou poder) . Virão com tudo, pode esperar.

  8. Bom dia Avila. Bom dia a todos. A Carta do Hulck retrata a vitória de um Brasileiro nesse país rico, porém desigual. O Hulck venceu, parabéns, merecido, mas quantos não tem a mesma sorte? Ano passado fui até Guarujá e como sou um cara conversado, fui prosear com um vendedor de bujingangas e vi a história de um nordestino que partiu para São Paulo acreditando em días melhores, porém acabou escravisado pelo dono das bujingangas a troco de merrecas. O sonho dele ter seu próprio carrinho ,parar de ser empregado, mas mesmo que conseguisse comprar não teria como trabalhar pois , a praia ” tem donos”. Na verdade milicias e o crime organizado tomaram parte de grande parte do nosso país, onde até travestis e prostitutas tem de pagar ” pedagio” aos donos das ruas para ” trabalharem”. Uma tristeza que fingimos não enxergar. Esses baleiros dos sinais, tudo sob o controle dos ” patroes”. Podem ter a certeza que a história maravillosa do Hulck é uma exceçao, neste país marcado pela injustiça social e impunidade de ladroes do dinheiro público. O Brasil, na minha opinião, o que não significa nada, é o paraíso onde jorram privilegios para uma elite desumana as custas da miseria de seus semelhantes. Sigamos..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading