Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vencer e convencer é a única alternativa

Além da necessidade da vitória e recuperar dos tropeços das primeiras rodadas, o Galo tem ainda que mostrar muito futebol, só assim vai motivar o exigente Torcedor. Digo isso, baseado no que ouço por onde andei nos últimos dias, refletido na venda de ingressos para o confronto de mais um sábado à noite. É sacanagem dessa gente, organização e televisão, com o Galo. Comprovadamente1

Tenho de repetir, terceiro jogo em casa, todos eles no sábado às 21 horas. Nesse nem se pode culpar a bolinha, que acho ser uma delas quente e a outra gelada nos sorteios, é maracutaia oficial da tabela. O que serve de argumento aos que, como eu, desconfiam inexistência de lisura e igualdade de tratamento entre os clubes federados. Isso, pelo histórico, compromete a tv, a cbf e seus órgãos como arbitragem, stjd e – como no caso – a tabela. Lembram de 2012, um tal Virgílio, adiou quatro jogos propositalmente no Engenhão, depois do primeiro que interessava – seria Galo e Flamengo – cancelou os demais. Isso é maracutaia.

E sempre foi assim, será que um dia vai mudar? Em 2021, tentaram, mas houve reação e não conseguiram levar adiante a tentativa. Foi juizinho errando em jogo do Galo, por exemplo com o xará de Goiás, depois que levantamos a voz – dei minha pequena colaboração na ocasião e sei da importância do vídeo e de outras ações – os caras assustaram e deixaram a coisa fluir com naturalidade. No ano seguinte, sempre é bom lembrar, numa ação conjunta dessa gente, a tv fez aquela palhaçada sobre penalidades.

Tudo pra nós é mais difícil, neste momento além disso que é histórico, ainda temos o treinador que teimou e fez o Galo perder pontos irrecuperáveis. Portanto, em razão disso tudo, hoje é dia de vencer e convencer. Se sair com um resultado favorável e jogando bem, seguramente na quarta-feira – pela Copa do Brasil e frente ao Corinthians – o Atleticano irá lotar o Mineirão. O Torcedor atual, diferente da minha geração, é muito mais exigente. Na minha época, com times fraquíssimos, lotávamos o estádio e fazíamos os jogadores honrarem a camisa preta e branca. Cada vitória inesperada e inacreditável.

Temos tudo para vencer na noite de hoje, o Internacional – do Mala Menezes – ao que parece vem bastante desfalcado. Cada qual com seus problemas, nós também temos muitas ausências – a maioria no DM que somadas às maluquices do Chacho – têm comprometido uma boa sequência. Já nem arrisco, como fazia, em apostar nos onze escolhidos.

Entretanto, claro está, que o esquema utilizado frente ao Alianza e Cuiabá, foi muito mais efetivo. Três zagueiros, um deles fazendo o lado direito e lá na frente também três atacantes. Vamos esperar o que o treinador prepara para essa noite. É bom Coudet considerar que será no Mineirão, não tão cheio quanto o Galo merece, mas onde ele reclamou dos apupos de Torcedores ao final do jogo com o Libertad.

Pra cima deles, Galo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Vencer e convencer é a única alternativa”

  1. NESSA MÁFIA DESCOBERTA PELA POLÍCIA FEDERAL DIZEM QUE TEM APOSTA PARA TUDO :::::
    —-QUAL JOGADOR SERÁ SUBSTITUÍDO?????
    —-QUANTOS CARTÕES AMARELOS????????? VERMELHOS??????
    —–FULANO VAI TOMAR CARTÃO AMARELO…………
    —-QUAL A ESCALAÇÃO??????
    —–ESCANTEIOS……….
    —–PÊNALTIS ……..
    JOGADORES , TÉCNICOS DE FUTEBOL , JUÍZES E BANDEIRINHAS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NESSE ESQUEMA CRIMINOSO PRECISAM SEREM AFASTADOS DO FUTEBOL .

  2. BOM DIA A TODOS……
    E ESSA MÁFIA DAS APOSTAS HEIN?????
    JOGADOR GANHANDO 80.000,00 PARA FAZER PÊNALTI , 100.000,00 PARA SER EXPULSO , 60.000,00 PARA RECEBER CARTÃO AMARELO…………
    IMAGINA AGORA COM OS JUÍZES DE FUTEBOL ……… QUANTO GANHARÃO POR EXPULSÃO , POR MARCAÇÃO DE PÊNALTI , POR CARTÕES AMARELOS ??????????
    QUE ESCÂNDALO , QUE URUCUBACA ESSA………..

  3. Torcer e rezar, e muito, é só o que nos resta. Tenho esperança hoje, até porque, além de jogar em casa, temos pela frente um Inter que ainda sofre os efeitos do seu ex-técnico, exatamente o nosso!

  4. Bom dia xará e amigalos!
    Se o esquema com três zagueiros funcionou porque mudar contra o time do treinador dançarino??? Aguardar a escalação do GALO é sempre uma agonia. COUDET adora mexer a receita do doce. Uma vitória hoje vai retomar a confiança do time para as outras competições. Me ajuda aí COUDET!!!!

  5. Que choradeira por arbitragem. O blogueiro coloca o Atletico-MG como vítima de tudo e de todos. Se assumissem os fracassos talvez não teriam tão poucos títulos e histórias pra contar. Olhe pra dentro e encontrará o verdadeiro culpado. Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de errado. Difícil mesmo é olhar pra dentro e ao menos enxergar os próprios erros.

    1. Tem um ditado que só tem couro grosso entende. “Quem bate esquece, quem apanha não esquece”.
      No caso de seu cornetário, fica explícito duas coisas. Curiosidade alheia e mãozinhas de pelúcia, ambas com a similaridade de comadres nas janelas.

      1. No caso de seu comentário, fica explícito duas coisas: A primeira é que não tem educação e a segunda é que não tem capacidade de ouvir o contraditório, parece uma criança birrenta que não aceita ser contrariada! Você não contesta o que foi escrito, somente ataca quem escreveu, técnica de quem não tem argumento!

        1. A recíproca é absolutamente verdadeira. Nisso acordamos! Nem tudo é divergente, embora nossos times não tenham qualquer similaridade.

    2. Interessante como a MARIADA está presente e atuante nos Blogs depois de três anos na Série B. A soberba começa de novo…..parece que não aprenderam.

  6. Aproveitar a lembrança do Titular sobre procedimento de torcedor das antigas pra dizer que pra gente o que bastava e importava era saber que tinha jogo do ATLÉTICO no dia .

    Preocupação ZERO sobre o que não fosse o time que entraria em campo , que todo torcedor sabia de cor e salteado , e o adversário .

    Ninguém ‘tava nem aí pra técnico , DM , TV , o escambau .

    Quando o enfrentamento era com times do Sul havia uma expectativa diferente , porque eles jogavam um futebol que se valia da força física como nenhum outro no país .

    Era muito divertido !

    Hoje virou essa changuana danada , ou , como quer a modernidade , essa “falazada” sem fim .

    ‘Bora pro jogo , pra ver o time do HULK jogar e regaçar esse Inter do Dançarino .

  7. O INTERNACIONAL

    O Inter, do técnico Mano Menezes, um retranqueiro-mor, vai a campo com time alternativo. Mano gosta de um rodízio e é adepto da prática de rodar o time, o que tem provocado a ira da torcida colorada que anda cuspindo marimbondo com o treinador.

    Desfalques, entre lesões, suspensões e rodízio: Alan Patrick, Renê, Rodrigo Moledo, Gabriel, Aránguiz, Jean Dias, Johnny e Campanharo.

    O time provável: Keiller; Igor Gomes, Mercado, Nico Hernández (Vitão) e Thauan Lara; Matheus Dias, Rômulo (Baralhas), De Pena (Baralhas), Mauricio e Pedro Henrique; e Alemão.

    O Inter está no mesmo bloco do Atlético em pontuação (7), porém está em 11º lugar enquanto o CAM está na 8ª colocação.

    Enquanto o Atlético fez 7 gols e sofreu 5, o Internacional fez apenas 4 e sofreu 6. O saldo do Galo é positivo (+2) e o Inter negativo (-2), o que explica a diferença grande na colocação de um para o outro na tabela de classificação.

    Jogando em casa, o Inter venceu duas (2 a 1 no Fla; e 1 a 0 no Goiás) e perdeu uma de 0 a 2 para o Furacão na última rodada.

    Como visitante, empatou uma (1 a 1 contra o Fortaleza) e perdeu a outra (2 a 0 para o SP no Morumbi).

    Como o time vem em queda no desempenho e jogando mal, parte da torcida colorada está esperando uma goleada para o Galo e queda do treinador…

    Como falou um internauta torcedor do Inter: “…vai poupar, vai perder e vai cair. A dúvida é quem será o substituto?”.

    O time gaúcho tem jogado melhor no 1ºT e tem tido queda acentuada no 2ºT das partidas, tanto é que isso foi diagnosticado como problema pela direção do Clube que na 5ª feira, após derrota para o CAP em casa (0 a 2), demitiu o preparador físico…

    Em suma é isso. O momento do time é ruim e de queda no desempenho, não sendo improvável a queda do treinador em caso de derrota acachapante para o Galo.

    Se fosse para apostar, apostaria que o Galo vence bem e o Mano cai…

    Agora é com o COUDET…

    Ixiiii…

    1. ERNEST ,

      suas postagens pré jogo me lembram as matérias do Diário da Tarde , Estado de Minas , com a ficha técnica dos adversários .

      São muito boas !

      1. BARATA,

        Resenhar sobre o GALO e o futebol é bom demais…

        E o bom da resenha é fazer amigos…

        Mesmo não conhecendo a você e os demais do Canto do Galo, com exceção do Ávila e do Domingos Sávio, é como se eu conhecesse a todos AmiGalos daqui há bastante tempo…

        Vida longa ao Canto do Galo que algum dia pra frente poderá oportunizar um encontro para uma resenha presencial regada de uma boa cerveja e bom churrasco…

    2. Caro ERNEST!
      Já que o INTERNACIONAL vem com Mercado, vamos logo fazer a FEIRA e enfiar logo uns três!
      O caminho das pedras você já deu, o time do Inter, antecipadamente.
      Vamos que vamos…

  8. Bom dia Massa e Guru

    Pedir coerência ao entregador de camisas é perda de tempo e hoje certamente seremos surpreendidos com a tal minutagem, rodízio e outras baboseiras que usam para justificar a atitude do técnico.
    Alguém sugerir que Hulk assuma o comando dentro de campo e talvez ai esteja nossa solução, porque se depender do comandante que está fora. Tamo fu…
    Vejo cobranças à todos no clube, passando por pelos 4R´s,diretoria, técnico e até a tia do cafezinho, mas e nosso Departamento médico?
    Os caras entram lá e já se tornam residentes e ninguém tem noticia de recuperação de jogador. Coisa estranha, o Jair foi pro Vasco e parou de machucar. Hummm!

  9. Espero pelos 3 pontos. Exigir agora exibição, já acho pedir demais p um treinador teimoso. Mierda. O time tem todas as condições de vencer. Em casa, tem que fazer valer a força da torcida, que aliás é muito maior que o time, que se vale muitas vezes de jogadores descompromissados e sem vontade.
    Vamos galo, vamos reagir. Foco é vontade de vencer. Só isso aí já seria uma grande atuação.

  10. Bom dia, Eduardo e Massa!
    O impressionante nessa história de jogos do Galo em casa, no sábado à noite é que nós reclamamos mas nossa diretoria parece omissa, ou seria conivente na maracutaia? Sei não. É tanta trairagem, tanto Judas que nem dá pra confiar.
    Não espero nada do Coudet. Estou acreditando, como sempre alertou o amiGalo Barata, no comando de Hulk.

  11. Prezados Amigalos
    Sinto um marasmo da torcida. Uma indiferença preocupante. Já vivi isso antes quando achava que não ia dar certo, mesmo empurrando o time na arquibancada. Parece que, pelo menos com quem converso, inclusive em grupos de bate-papo, a turma ta esperando pra ver alguma coisa acontecer antes de se engajar novamente na corrente da vitoria
    como em 2021. Na minha opinião é só não inventar muito, insistir nessa formação com 3 atrás e o Patrick indo e voltando ( não serve para enfrentar times com pontas agudos) e o Pavon bem aberto, também indo e voltando quando necessário . O Hyoran joga no primeiro tempo e colocamos outro jogador no segundo, que pode ser o Igor Gomes ou Edenilson. Da para sermos competitivos.
    No mais vamos fazer a dancinha voadora no fim do jogo.
    Hoje é dia de vitória.
    Um abraço a todos

  12. Prezados, bom dia. Coudet usou, em absolutamente todos os jogos desde que ao Galo chegou, o mesmo esquema de jogo. 4-1-3-2. Muda os jogadores que por sua vez, possuem características diferentes. Apesar de Coudet ter usado 3 zagueiros de origem, jamais jogou com uma linha de 3 atrás. Fuchs jogou como lateral direito (como já havia feito, em alguns jogos, Otamendi em sua curta passagem pelo Galo). A linha defensiva sempre foi formada por 4 jogadores. Qdo jogou Mariano, lateral defensivo pela direita (ou Fuchs), na esquerda entrou Rubens ou Patrick (ofensivos). Qdo jogou Saravia (ofensivo) pela direita, entrou Dodo (mais defensivo) pela esquerda. Pavón, apesar de atacante de origem, sempre jogou com Coudet na linha de 3 do meio campo, onde já jogaram Edenilson, Pedrinho e Zaracho. Obviamente, com Pavón, o time ataca mais, pois é característica individual do jogador, atacar. Ele tem fôlego impressionante, ataca e volta pra marcar o tempo todo, merece a titularidade, se levantar a cabeça antes do último passe, ficará ainda melhor. Pra hj: Everson, Fuchs, Lemos, Jemerson e Patrick; Battaglia; Pavón, Zaracho e Hyoran; Hulk e Vargas. Um ótimo fim de semana pra todos e um feliz dia das Mães para as que frequentam este espaço e para as Mães dos que por aqui comentam. SAN

  13. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 06/38 – Internacional (casa) – Deu resultado o esquema em Cuiabá com 03 zagueiros, 02 cobrindo a LD. E o Patrick foi bem na LE, tanto na marcação, quanto no lançamento a Vargas, que repassou, pelo alto, pra Hulk sofrer o pênalti.

    E Pavón é muito titular. Jogou demais e foi elogiado até na Argentina. Maurício Lemos joga muito e volta.

    Penso que não precisa de 03 zagueiros contra o “Saci” poupando titulares. É a chance prá encostar no G4.

    A Massa quer ver marcação alta e sufocante desde o 1º min. Sem direito a vacilos na defesa, pois os “reservas” podem ser velozes e querem mostrar serviço. Defender bem é meio caminho andado para as vitórias. É o óbvio.

    Nossos pontos perdidos: 03 (casa) e 05 (fora), num total de 15/114 pontos disputados. “Vencer, vencer, vencer” em casa, Gaaloôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *