Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vamos falar de solidariedade

Na verdade essa expressão de sentimento e compreensão com o próximo, se mistura com a Atleticanidade. A resiliência e resignação do Torcedor do Galo, por si só, me garantem nessa afirmação. Diferente de algumas torcidas, o Atleticano – que já foi agredido física e moralmente -, é superior a tudo isso e segue seu caminho em busca do equilíbrio nas relações. Basta relembrar quebradeira na nossa casa por duas vezes – ao que parece – pelos mesmos atores e prejuízos técnicos e títulos ao longo da história por ação danosa e de interesse da organização das competições e da transmissão. E seguimos!

Pois bem, ontem, eu e milhares de Torcedores acordamos cedinho e fomos para o estádio do Galo. Foram 36.871 Atleticanos, que pagaram de 10 a 20 reais, para uma arrecadação de 666 mil e 90 reais. Ingresso barato, considerando a média dos valores cobrados. Perguntaria algum desatendo: “O jogo decidia o que? Quem era o adversário?” Nada disso, treinamento normal, como teria sido no Centro de Treinamento comandado pelo Milito. Só que, em apoio ao Rio Grande do Sul e aos gaúchos, com renta totalmente revertida à causa daquele povo sulino.

O Instituo Galo, dirigido pela primeira dama Atleticana – Maria Alice, esposa do presidente Sérgio Coelho -, já havia repassado cem mil reais à mesma causa. Ainda já encaminhados água e leite, através de doações recebidas. Essa ação social e solidária não é novidade nessa gestão do Galo. Desde que assumiu, nosso presidente Sérgio – notório e dedicado às causas sociais – deu vida a essa atividade dentro do Clube Atlético Mineiro. O casal, auxiliados por uma valorosa equipe de voluntários, tem assistido e atendido milhares de pessoas em Belo Horizonte e Minas Gerais. Agora rompeu as fronteiras mineiras e foi até o sul do Brasil.

Além dessas contribuições mencionadas, outras doações aconteceram e ainda continuam sendo recebidas pelo Instituto. O jogador Hulk, um gigante dentro e fora dos gramados, junto com sua família enviou outros 100 mil reais. O Galo – ao que soube – acresceu em um milhão de reais. Donativos foram recebidos na entrada do estádio, água e alimento não perecível, que serão encaminhados para o Rio Grande do Sul. Quem foi ver o treino se emocionou com tanta solidariedade e vivenciou uma atmosfera muito positiva.

No início do treinamento, jogadores em volta do círculo central e torcida nas arquibancadas – após o minuto de silencio – ouviram o hino daquele estado. Durante o treinamento o Torcedor que lotou as cadeiras, entoando gritos de apoio aos gaúchos e músicas Atleticanas, vibrava com cada jogada e gols. Fossem do time com camisa rosa ou verde. Ao final, como se comemorando título, aplaudiu a volta olímpica dos jogadores. Tudo em nome dessa expressão afetuosa e elevada: solidariedade.

Voltei para casa, confesso, com o mesmo sentimento que retorno de um grande jogo do Galo. Sei de gente que comprou ingresso para não ir, outros que compraram para repassar, entre tanta demonstração de humanidade. Mas, diferente disso, uma situação me tocou na alma e no coração. Saindo da nossa Arena, andando com meus passos que já estão lentos, ouço uma menina ao telefone. Conversando com alguém ela dizia ter ido mas não conseguiu entrar. Vestida de maneira simples a jovem pré-adolescente, humilde como boa Atleticana contava vibrando que – apesar disso – conseguiu doar a quantia do ingresso para a campanha. Segui em lágrimas e com vontade – faltou um empurrão – de voltar e dar um beijo na mocinha.

Parabéns dona Maria Alice! Parabéns presidente Sérgio Coelho! Parabéns Instituto Galo! Parabéns Milito! Jogadores! Diretoria e comissão técnica! Investidores do Galo! Parabéns Massa Atleticana! Termos duas coisas em comum. Ambas antecedidas pela expressão amor. Amor pelo Galo e Amor pela Vida! Cantamos em todos os jogos que “o Galo é o time do amor”. Aqui é Gaaalooo!

Solidariedade e Atleticanidade, juntas, explicam a razão de ser “o orgulho do esporte nacional”!

*fotos: 1) Pedro Click/Atlético; 2 e 3) Daniela Veiga/Atlético

21 thoughts to “Vamos falar de solidariedade”

  1. Convido a todos a conhecer as ações sociais da família Coelho (Sérgio Coelho, irmãos, filhos e demais auxiliares). Bastam procurar na Internet a ASSOPOC, uma associação filantropica fundada por ele, em 1996, que cuida de centenas de pessoas menos favorecidas e necessitadas. Vale uma boa reportagem! Abraços grandes amiGALOS.

  2. Convido a todos a conhecer as ações sociais da família Coelho (Sérgio Coelho, irmãos, filhos e demais auxiliares). Bastam procurar na Internet a ASSOPC, uma associação filantropica fundada por ele, em 1996, que cuida de centenas de pessoas menos favorecidas e necessitadas. Vale uma boa reportagem! Abraços grandes amiGALOS.

  3. Felizmente neste final de semana tivemos um ar fraterno para respiramos em um momento de tanta confusão neste mundão . No sábado o Galo fez um golaço de solidariedade lotando a Arena MRV e neste domingo de Dia das Mães muitos puderam abraçar ou lembrar deste ser admirável que doa todo amor diariamente a quem colocou neste mundão cada dia mais louco . Sigamos com resiliência e respirando este ar fraterno nos momentos oportunos …

  4. Linda manifestação de solidariedade do nosso clube do coração. Nosso exemplo transcende as 4 linhas do campo p mostrar que o futebol é muito mais que um esporte. Que este capítulo triste que acontece hj com.o.povo gaúcho será exemplo de respeito que jogadores e a CBF devam ter uns para com os outros. Realmente, quando a água baixar, seja feita uma faxina no futebol brasileiro.

  5. Faltam palavras para tudo que foi feito pelo nosso CAM em prol do Rio Grande do Sul e seu povo!!!

    Milhões de palmas a todos os envolvidos, inclusive a MASSA Atleticana… Parabéns!!!

  6. Será que não tem como retirar este time do Atlético do campeonato brasileiro feminino para evitar mais vexames , pois está na lanterna com 1 pt em 10 jogos ou seja em 30 pts possíveis…
    Afinal é a marca do Atlético sendo desvalorizada

  7. Bom dia,

    Feliz dia das mães a toda massa atleticana.
    Foi realmente lindo, apesar de assistir pelo YouTube, me contagiou imensamente.
    O melhor a se fazer é realmente doar a quem você tem a certeza que vai utilizar da forma correta e fazer chegar ao destino.
    O testo é uma homenagem a está atitude tão digna do nosso Galo.

  8. RECEBI ESSA MENSAGEM QUE ESTOU REPRODUZINDO.
    DO MARCUS VINÍCIUS LANNA, QUE ESTÁ MORANDO NO CANADA. AGRADEÇO A GENTILEZA E REITERO, PROCURO EXPRIMIR AQUILO QUE APURO DA NOSSA ALMA ATLETICANA.
    OBRIGALO, AMIGALO!
    OBS: ESSAS CONSIDERAÇÕES, QUE MUITO ME ESTIMULAM, POSTEI NOS COMENTÁRIOS DE ONTEM E DE HOJE.

    Frequentemente tento comentar, mas nunca consigo. Sempre dá um erro e meu comentário jamais é publicado. Já tentei em vários navegadores diferentes e nunca dá certo. Não sei se é porque moro no exterior.

    Meu caro, Eduardo! (Permita-me a intimidade, embora nos conhecemos apenas pelo grupo de Whatsapp).

    Que texto magnífico! Você colocou no papel todo o sentimento que tenho em relação ao Milito e ao momento que estamos vivendo! Eu adoro os seus textos, mas o de hoje está ainda melhor! Talvez pelo fato de estar carregado de uma das virtudes mais nobres que o ser humano pode ter: a gratidão!

    Como já te disse lá no grupo, os seus textos me dão vontade de lê-los umas cem vezes!. Já estou na terceira desse de hoje. E, sem querer ser chato e invasivo, no parágrafo das frases em mineirês, eu acrescentaria “cê é fi di quem?!”

    Saudações Atleticanas!!!

    VAMU, GALO!!!

  9. “O que o Galo realizou foi de uma grandeza imensa”; “O Galo será meu segundo time do coração”; “Tenho certeza de que todos os gaúchos hoje tem uma admiração pelo Atlético Mineiro”; “O Atlético deu uma prova de sua grandeza”; “sei que no hino deles diz jogamos com muita raça e amor, amor também pela
    humanidade”; “Eu estou apaixonado pelo
    Galo”. Extraído de dezenas de canais gremistas e colorados se manifestando pela ações de solidariedade da direção atleticana e da Massa para com a tragédia Riograndense. . Suporte material (arrecadação e donativos) e afetivo simbólico , com a exibição das cores e o hino daquele Estado, mais o incentivo do Galão da Massa envolto em sua bandeira. Eles se sentiram representados e abraçados . Cabe sensibilidade e emoção e gratidão e reconhecimento e aplausos pela ideia e sua execução . A solidariedade espontânea e alentosa que comove homenageados e homenageantes. O futebol oxigenado.

  10. Salve Massa e Guru

    Mesmo não podendo ir fiz questão de contribuir com este ato de solidariedade.
    Neste momento de angustia, o futebol cede lugar para o abraço ao povo gaúcho, nossos irmão.

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Belíssimo texto, caro Ávila. O atleticano é a expressão pura da solidariedade. Feliz dia das mães para todos, e mãe expressa Maior Amor que Existe.
    Hoje e sempre, galo!!!

  12. Emocinante o que assistimos ontem , um feito de solidariedade e humanidade patrocinada pelo nosso amado clube , que representando o nosso valoroso povo mineiro e mostrou ao mundo suas caracteristicas principais : compaixão com os irmãos sulistas, vitimas de uma hecatombe sem precedentes , vivendo uma tragedia que marcará para sempre a existencia de milhoes de pessoas , afabilidade , civilidade. O que mais importa : uma ajuda concreta , valiosa , que seguirá em boa hora para o Rio Grande do Sul . Atleticanos, povo mineiro , presidente Sergio e esposa, Hulk , aceitem os parabens por tamanho ato de solidariedade , e dizemos isto com os olhos marejados de lagrimas , lagrimas autenticas e emocionadas pela grandeza e beleza deste sublime ato de amor , neste mundo tão conturbado. Estamos todos arrebentando de orgulho , obrigado aos envolvidos , Deus , com certeza vai nos retornar . Emocionado , novamente diendo , com os olhos marejados de lagrimas , SIGAMOS .

    1. Belo texto de nosso blogueiro, Belo comentário do senhor, e Bela atitude da Massa e de nosso Galão querido. Precisamos de mais sensibilidade e ações nesse sentido, para ajudar na reconstrução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *