Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vamos acreditar e ter fé, massa!

Mar do Caribe 250x250Percebo, embora ainda haja algumas poucas resistências, um bom sentimento entre os Torcedores em relação ao encerramento da temporada. Até que tentei conversar com alguns especialistas de duas áreas, futebol e psicologia, para entender melhor a reação do Atleticano. Afinal, em que pese os inexplicáveis tropeços que nos custam agora uma melhor classificação no Brasileiro, somos o único time do Brasil entre os quatro primeiros no campeonato e também na Copa do Brasil.

Ainda assim, a cobrança é muito pesada sobre o time, diretoria e – principalmente – comissão técnica. Não vou aqui advogar em favor deste ou daquele, até porque, apesar de também reconhecer vários álibis, tenho outro número de motivos para apontar na direção contrária. Mas, no caso do treinador, ao que sei, foi campeão brasileiro duas vezes nas últimas três temporadas. Na Copa do Brasil, por outra equipe, foi o campeão no ano passado e chegou quatro ou cinco vezes na final nos últimos anos.

Com este histórico, apesar de questionar – como disse – muitas escalações e substituições na atual temporada no Galo, me curvo e me abstenho de apresentar qualquer peça acusatória. Até prova em contrário, ele deve merecer a confiança do Atleticano e devemos acreditar que podemos chegar à frente numa ou até mesmo nas duas competições em curso.

Repito, não estou aqui em defesa dele, do presidente e sua diretoria e nem de qualquer jogador que seja, mas sugerindo que tenhamos fé nesses onze jogos que nos separam do encerramento do ano de 2016. Se vamos ganhar, a não ser Deus, ninguém pode assegurar. Tampouco ser derrotista por antecipação.

Nessas partidas, o treinador não poderá mais contar com Léo Silva, que será substituído pelo eficiente Gabriel. O frio na coluna é na eventual necessidade de substituir zagueiro. Com Gabriel no banco, que, a meu ver, deveria ser titular, não havia preocupação para o Torcedor. Mas, ele mesmo, Gabriel, está com dois cartões amarelos e, caso tenha – ou até seu companheiro de zaga, Erazo – que ser substituído, sentiremos pânico ao olhar para o banco. Assim como o Victor sentirá, penso!

Enfim, é isso o que temos até o final da temporada. As vendas de ingresso estão satisfatórias, pelos números apresentados ao final da tarde de ontem. Afinal, foram mais de 10 mil ingressos vendidos, somando-se a algo em torno de 5 mil GNV Black (computados aqueles que se cadastraram para duplo acesso). Acredito que teremos mais de 20 mil Atleticanos domingo no Independência.

Leo, Victor e Erazo - jogo com o Juventude - 19-10-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Uma vitória sobre o Figueirense, inquilino da zona de rebaixamento, pode diminuir a diferença sobre os clubes que estão à nossa frente. A presença do Atleticano no estádio é importante para essa meta de final de campeonato.

Antes de encerrar a prosa de hoje, duas rapidinhas.

Um torcedor, em contato com o blog, apresentou reclamação sobre ter adquirido uma camisa para presentear a esposa na Loja do Galo. Precisando trocar, foi surpreendido com o fechamento da unidade da sede. Com alguma dificuldade em conseguir informação, acabou sendo lhe dada a opção de ir até a Loja do Labareda, pois a data de troca vence hoje, sábado. Em contato com a administração do Galo, para onde encaminhei a reclamação, na tentativa de solucionar a dificuldade do Atleticano, me foi passado que o clube esperava a compreensão do Torcedor neste momento de transição da loja física.

Outro dado que não podemos deixar passar batido. Tanto a Seleção Brasileira quanto a Seleção Argentina, que se enfrentarão em Belo Horizonte no mês de novembro, estarão hospedadas no melhor CT das Américas. Assim, o Galo – apesar da CBF – acolhe o selecionado nacional e ainda o dos argentinos. Como diz meu amigo Sérgio Monteiro (filho de um ícone da crônica Atleticana de Minas Gerais, Márcio Renato), “a Torcida Atleticana é a mais argentina entre todas as brasileiras”. Estamos todos em casa. Antes da partida, os Argentinos, depois será a vez dos brasileiros. Tem gente que não aguenta!

16 thoughts to “Vamos acreditar e ter fé, massa!”

  1. Sou Galo desde que nasci.
    Conto nos dedos as vezes que não assisti a um jogo do Galo.
    Nunca senti qualquer sinal, por parte da Massa Atleticana, que indicasse sentimento de estar sendo, o nosso Glorioso time, amaldiçoado, pelo contrário, o sentimento emanado foi sempre de grande alegria, e orgulho, pelos feitos e conquistas com o carimbo e a marca registrada que só o Atlético Mineiro é capaz de produzir…
    Vejamos, são únicas e só nós a possuimos: Prá começar, Galo 9 x 2 Cruzeiro.
    Campeão do Gelo, conquista do primeiro time brasileiro a escursionar na Europa, em período de frio intenso e ganhar a maioria das partidas, contra grandes clubes de lá, título que só o Galo possui.
    GALO Vingador, várias seleção vinham jogar no Minerão…
    Jogavam contra o América, ganhavam; contra o Cruzeiro de Tostão, Dirceu Lopes e cia..
    Ganhavam.
    Aí, tinham que enfrentar o Galo Carijó, que Vingava sempre, os conterrâneos, vencendo todos os jogos, coisa de Atlético Mineiro – Galo Vingador, só nós temos este título.
    E o Escrete Brasileiro Tri Campeão Mundial?
    Pelé, Gerson, Rivelino, Jairzinho, Tostão, etc…
    A grande seleção brasileira, que dias antes de partir para o México, para iniciar a grande conquista do tricampeonato mundial, enfrenta o Galo do DARIO, “O PEITO DE AÇO”, que com o Mineirão lotado, vence o jogo. GALO, único time a vencer a seleção tricampeã mundial. Este título, só nós o temos. Coisa de Atlético Mineiro.
    Galo Geração Reinaldo, Cerezo e cia, base da seleção brasileira, time praticamente imbatível, inúmeras vezes campeão mineiro, campeão de grandes torneios internacionais, propiciando partidas inesquecíveis, verdadeiros Shows de bola…
    Não conquistou o título de 1977, mas é o único time que detem o título Vice Campeão Invicto, não perdeu para ninguém, Coisa de Atlético Mineiro, que não é impedido de deixar a sua marca, nem com as maracutaias montadas pela nossa triste cbf-zinha.
    Galo – Campeão da Libertadores – Título conquistado com a marca do Galo, alguém viu coisa igual?
    Copa Brasil – Galo Campeão, mas não sem antes reverter duas condições extremamente desfavoráveis, consideradas impossíveis de serem alcançadas: Galo 4 x 1 Corintians e Galo 4 x 1 Flamengo. Coisa de Atlético Mineiro – Título com estas marcas que dificilmente, serão alcançadas por outro time.
    Sem falar no primeiro Campeão dos Campeões do Brasil e Primeiro Campeão Brasileiro.
    Os nossos Títulos, têm marca registrada. Não são comuns, são especiais e Carimbados: “Aqui, só Galo”.
    GALÃO DA MASSA, SÓ ALEGRIA!

  2. Marcelo Oliveira se demonstrou um treinador com conceitos táticos frágeis e desalinhados com o futebol moderno. Presicamos de um treinador que saiba armar o time de forma funcional, efetiva, que a equipe jogue compactada , próxima, para otimizar a qualidade técnica dos jogadores que está desperdiçada pelo mal enquadramento da equipe. Fora o desgaste físico excessivo que os jogadores têm, quando a arruaçao tática não permite que o time se agrupe e por consequência tenha que correr menos com a bola. Marcelo é boleiro, de outra geração. Deem uma olhada no que o Tite fez na CBF e analisem o que é um treinador com conceitos funcionais .

  3. Concordo com o Eduardo Avila, me identifico como INTRUSO e, verdade seja dita, não elogio o cam, e só participo quando sinto que o Cruzeiro foi mencionado, de forma detratora, como sempre, mas tudo bem, apesar dessa minha intrusão, sempre vejo meus comentários publicados, com algumas exceções, claro.

  4. Neste final de campeonato, poderemos contar com jogadores cujo perfil, e espirito, encaixam certinho com o espírito do Galo.
    Donizetti, Luan, Maicosuel, Fábio Santos, …
    Com eles, o time vai jogar com a vontade e do jeito que todos nós esperamos, e os outros: Flamengo, Palmeiras e Santos, devem começar a passarem pelos problemas que o Galo passou.
    Quem viver, verá!
    Vai dar Galo!
    Vamos ser campeões!
    Temos uma padroeira de Peso: …
    Nossa Senhora das Graças.

    1. Se um ou outro comentário não foi publicado, a decisão é única e exclusiva do blogueiro. Portanto, não colegiado (vc e não vcs), que – conforme publicado na página principal – prioriza SÓ Galo. Quanto a comentários que – sistematicamente – trazem motivação na contra mão desta proposta não merecem sua divulgação.
      O blogueiro, dentro de uma visão Atleticana e até bastante democrática, sempre e os números comprovam a afirmação, posta quase que a totalidade do que recebe. Evidente que, comentários que contenham expressões e/ou intenções que fogem ao propósito não terão espaço aqui, podendo buscar noutra praça guarita a sua verdadeira intenção.

  5. Eu afirmo ,De Ávila, se o Atlético ganhar seus 7 jogos que restam ( tarefa difícil ,ms perfeitamente viável ) , serpa o campeão brasileiro de 2016 !
    Faça essa palavra chegar aos jogadores, Rabino ! Mais do que nunca, o sucesso depende apenas da nossa fé !

  6. Pode parecer louco o que vou dizer ,mas é perfeitamente possível o Galo ser campeão deste ano . Ele terá confronto direto com Flamengo e Palmeiras em casa e uma tabela mais tranquila do que as dos dois concorrentes . O nosso único jogo muito complicado é contra o Coritiba ,no Paraná. Fora esse ,temos até a total obrigação de ganhar .
    Se ganharmos os sete jogos, com toda certeza , chegaremos a frente do Flamengo e muito provavelmente do Plameiras . Esse título só depende de nós e está ainda bem possível. Vamos,Galo !
    E você , meu amigo De Ávila , eu te peço para fazer chegar esta mensagem aos jogadores .

  7. Desculpa Eduardo, mas provas contra o trabalho do Marcelo Oliveira existem várias. Os números da defesa as exibições do time.
    Ele não tem mérito algum, principalmente se for avalair o trabalho dos concorrentes.
    Temos que ir no estádio, acreditar. Mas tbm enxergar a incompetência, não somos mais aquele time q qualquer coisa estava bom pra gente.
    Com esse elenco, não adianta pedir pra fé..
    Fé não vai compensar a falta de competência.

  8. Eduardo,
    Escrevo-lhe pela primeira vez. Seus comentários são sempre muito válidos . Parabéns. Quanto ao nosso Galo, eu desde o princípio disse aos meus amigos que o Marcelo não tinha esquema de jogo. Eu percebi isso principalmente no Palmeiras. O Mauro Cesar da ESPN alertou a todos que Marcelo não tinha qualqueresquema no time paulista. Pelos comentários que vejo no seu blog hoje é quase unanimidade que o Marcelo é fraco, não dá treinamento tático, não temos UMA jogada ensaiada, muito triste. Em vista disso eu acho que mesmo que ganhemos qualquer um dos dois títulos, temos que trocar de treinador em 2017. Não podemos sofrer tanto em 2017 com essa boa equipe porém sem comando.

  9. Eduardo, bom dia.
    O atleticano, neste fim de outubro, está tomado por sentimentos conflitantes. Raiva e frustração por ter botado tanta fé na temporada de 2016, raiva e frustração por ter piamente ter acreditado que 2016 seria a solidificação, a afirmação dos bons anos anteriores, repleto de conquistas, jogos épicos que transcenderam as montanhas de Minas e ganharam o mundo; enfim, na nossa cabeça; este ano, teria que ser forçosamente o início de uma nova era de conquistas, de consolidar nossa subida de patamar, teria que ser, na nossa cabeça e coração, a cereja do bolo.
    Não foi isto que aconteceu, o time não engrenou, o futebol se apequenou, aquele prazer de ver um time partindo prá cima de todos, com velocidade vertiginosa, triangulações, jogadas bem ensaiadas e melhor executadas, deu lugar a um ajuntamento individualista moroso, previsível e apático, sem compromisso com vitória, principalmente com títulos.
    Aí, meu caro Eduardo, é que entra a complexa e tortuosa necessidade de dar nome aos bois, atleticanos que somos ,seres pensantes que somos, doa a quem doer, a hora não é de tumulto, de caça às bruxas, nem de ficar em cima do muro vendo a incompetência dominar e nada fazer, isto sim, é um tiro no pé, é fazer exatamente o que nossos adversários querem que façamos : nada.
    Diariamente, na mídia, em todas as mídias, vemos e ouvimos notícias dos outros times que estão na disputa conosco pelo caneco, os porcos e mulambos se mobilizando sem tréguas, para buscar o título ;, ontem o tal Bandeira ( tem este nome porque só dá bandeira), reinvidicou junto à cbf(só de escrever esta sigla, meu estômago embrulha), horários iguais aos jogos do palmeiras. Perceba, estimado Eduardo, a sutileza ou a falta da mesma, pois ao agir assim , mostra que ,apesar de estarmos a poucos pontos atrás, está polarizado entre eles, NÓS NÃO EXISTIMOS, SOMOS CARTA FORA DO BARALHO, O FUTEBOL MEIA BOCA APRESENTADO POR NÓS ATÉ AGORA, NÃO NOS CREDENCIA À NADA.
    Então , alguém é responsável, da preparação física ( ??), ou treinamentos táticos( ??), ou omissão de que manda e delega tarefas.
    O outro sentimento que predomina no ateticano, que se sobrepõe ao da raiva e frustração é a expectativa – esperança, somos crédulos por natureza, está no nosso dna. E é uma expectativa misturada com o medo de mais uma vez ficar no meio do caminho, agonizando na praia, perigando ressuscitar o complexo de vira lata, que julgávamos morto e enterrado.
    E a esperança teima em sobreviver, agora que os campeonatos se afunilam, agora que tudo se decidirá, o ateticano sonha acordado, em sua mente passam filmes desfilando aquele futebol que a todos encantou, com volúpia, técnica apurada, sangue nos olhos, gana de conquistas, o time jogando como equipe, solidariedade dando lugar ao individualismo, zagueiros atentos e não jogando em linha, laterais avançando e cobertos por companheiros, meio de campo marcando de verdade, destruindo jogadas e municiando o ataque, centroavantes cumprindo seu ofício de balançar as redes. Neste fim de temporada, o atleticano que nunca desiste e não aceita o fracasso, sonha acordado com tudo isto. Não, ele não está sonhando com o Barcelona, ele está sonhando ´com nosso galo mesmo, só que bem treinado..Eu acredito.

  10. Quando eu vejo a convocação de um Rafael Carioca para a seleção; um Douglas Santos (que foi embora), um Paulinho que é banco no time chinês, só por estes exemplos pode-se concluir que o futebol brasileiro há muito tempo deixou de ser o que era. No Galo os exemplos são mais grosseiros: Léo Silva, Vitor, Robinho, Fred, Carioca, Júnior Urso, Pratto todos estrelas cadentes explicam tantos vexames ocorridos em 2016. Um time caríssimo, com alto custo mensal, um CT de dar água na boca de todo mundo, um treinador meia-boca, o DM que demonstrou – e continua demonstrando – toda sua incompetência. O presidente não pode ser culpado porque fez a coisa certa, ou imaginada certa. Mas não foi feliz. O Galo tinha tudo para ganhar todos os títulos do ano. Não vai ganhar nenhum. O limitado time do Palmeiras será o campeão folgadamente e o Galo, só com muita sorte poderá sonhar com o outro título, bem menos importante. Pelo menos é nisso que “eu acredito.”

  11. Muito eficiente sua observação, acompanho diariamente nosso time e se não fosse um elenco tão caro e isso traz a nescessidade de títulos, a nossa equipe está muito bem, o q realmente preocupa são essas contusões q assolam nossos jogadores, e muito preocupante isso, quanto a jogos perdidos ditos como ganhos faz parte de uma competição, mais volto a frizar sua explanação quanto ao nosso time foram perfeitas até mais e um forte abraço

  12. Se Gabriel ou Erazo se machucarem será um Deus nos acuda! Imaginem Ronaldo e Edcarlos… Pois bem , falemos do vereador. Este é o momento chave do ano . É preciso ter personalidade para cobrar o grupo e o treinador . Chame o Dm, a preparação física e a fisiologia , faça um pedido para não errarem mais. Deixemos as críticas para depois, podemos chegar bem nas duas frentes. Vamos ter mais atitude Nepomuceno! A hora é agora. Daqui a algum tempo como gostaria de ser lembrado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *